Minha hora de contribuir com os mochileiros fazendo o meu relato da minha trip para o Leste Asiático. Como a gestação do meu relato demorou nada menos do que 9 meses , não lembro de muitos custos e alguns outros detalhes, mas certamente tenho boas dicas, concentrando nas partes mais relevantes.
Primeiro algumas dicas de ordem geral:
Mala: Se você for fazer um mochilão, por favor, vá com um mochilão!!! Em muitos lugares, em especial nas ilhas, malas de rodinha mais atrapalharão do que ajudarão. Meu mochilão de 45L saiu do Brasil pesando incríveis 9,5Kg, levei apenas 1 calça (ta, alguns dias ela ficou imunda, 2 calças não é má ideia), e somente 1 moletom. De resto basicamente bermudas e camisetas. É tranquilo de encontrar locais para lavar roupa, utilize esse serviço e poupe suas energias com uma mochila enorme. Atenção: Mas se você for visitar o norte do Vietnam, você pegará dias frios. Em meu passeio por Halong Bay senti falta de mais roupa!
Clima: Nessa época faz calor por lá, de noite a temperatura cai um pouco, mas nada frio. Como sou do Sul (Florianópolis) não senti frio, com exceção de Halong Bay .
Dinheiro: Para esses 29 dias eu levei US$ 1.500 dólares em cash + cartão de crédito (Visa e Master). Os cartões até são bem aceitos na maioria dos lugares, mas muitas vezes eu precisei de dim-dim. Se fosse novamente levaria mais cash e usaria menos o cartão para evitar imprevistos. Vale lembrar que as cidades da ásia estão entre as mais baratas do mundo para fazer mochilão, o dinheiro rende!! http://www.elhombre.com.br/20-cidades-mais-baratas-para-fazer-um-mochilao/
Livros: Eu gosto muito de ler, recomendo para quem for viajar para lá ler o livro: A nova guerra do Vietnã e qualquer livro sobre o budismo, ambos podem ser encontrados nos sebos e vai enriquecer muito a experiência de vocês na Ásia. Eu usei a http://www.estantevirtual.com.br/
Vamos à viagem: a trip começou em Fortaleza para mim (estava por lá a trabalho) e até chegar no meu primeiro destino, Ho Chi Minh - Vietnam, foram mais de 36 horas de viagem!! Voei até Bangkok pela Qatar Airlines, uma excelente companhia aérea, na companhia do meu parceiro Pablo. Dps encontraríamos o Chaim e a Flavinha, mas dps falo sobre eles.
Já na primeira parada internacional, conexão em Doha, a primeira história para contar. Estava com algumas vitaminas C no bolso, desde Fortaleza, pois estava meio resfriado. É claro que por estar em Fortaleza e empolgado com a viagem eu até esqueci do resfriado, dos comprimidos e da prudência . Ao passar pela revista do nada simpático povo da imigração de Doha, sou pego com os comprimidos no bolso. Resultado: fui carregado para uma salinha fechada, colocado de costas e um bando de árabe berrava qq coisa q eu não entendia atrás de mim, tentei explicar em inglês o que estava acontecendo mas não tive sucesso... Dps de chegar um supervisor que também ficou me xingando (eu presumo que era isso), me jogaram pra fora da sala e dei no pé , sem as vitaminas, é claro!!
day 1 14/dez/2013
Chegando em Bangkok é necessário, antes de mais nada, passar no Health Control e preencher um formulário. Nesse momento também apresentei minha carteirinha de vacinação contra febre amarela, apesar de ter a impressão que se eu não mostrasse essa carteirinha não me seria cobrada. Feito isso é só passar pela imigração (cerca de 1h) e carimbar o seu passaporte para ter 90 dias de livre circulação pela Tailândia.
Pegamos as malas e estávamos dentro do aeroporto de Bangkok (muito maior e mais organizado do que qualquer aeroporto do Brasil ). Eu e o Pablo já tínhamos comprado pela internet a passagem para Ho Chi Minh - Vietnam pela Vietnam Airlines (http://www.vietnamairlines.com). O Vôo partiria em 7h, por isso tentamos adiantar o vôo, mas mesmo tendo um vôo antes com assentos disponíveis, não nos permitiram antecipar. Parece que essa política é com todas as companhias de lá, pois em outro momento tentamos a mesma coisa com a Air Asia e não conseguimos.
O que tínhamos a fazer então era esperar, dormimos em um banco do aeroporto e acordamos agradecendo que ninguém roubou nossas mochilas .
Ho Chi Minh
Dps de um vôo tranquilo pela Vietnam Airlines, chegamos em Ho Chi Minh de noite. Antes de pegar a mala precisaríamos tirar o visto.
Lembrando que para o visto é necessária uma "pré-autorização" tirada em um site ainda no Brasil (uns US$ ai de posse da pré-autorização e das fotos você paga mais uma taxa no aeroporto para o visto (US$ 45 se não me engano) e pronto!
A área para pegar o visto tinha pouca gente, mas nem por isso estava tranquila. Os atendentes estavam super ríspidos e não falavam um "hello" em inglês, simplesmente pegavam teu passaporte e sumiam em umas salas aeroporto adentro. Tinha gringo literalmente chorando que já tinha entregue o passaporte a 3 horas e nada. Comigo demorou 1h e fui embora.
Na saída troquei uns dólares e fui pegar um taxi.
Dica importante: sempre, eu disse SEMPRE pesquise antecipadamente os preços de taxis e compras na rua, além disso, nunca, eu disse JAMAIS aceite o primeiro e o segundo preço que os asiáticos te oferecem. Lá funciona assim: a pessoa te oferece algo com um preço X, você logo devolve um X/10. Dps de alguma negociação você fará sua compra a um preço de X/2. E o pior não é isso, é que depois você irá conversar com outro mochileiro que pagou a metade do que você pagou!! É impossível saber o preço das coisas por lá!
Dps de negociar com uns 4 taxistas, conseguimos pagar os 200k dongs que acreditava ser justo. Fomos para o hostel Khoi que já tínhamos reservado por uns US$8.
A dica é se hospedar próximo as District 1. Esse hostel era um pouco mais longe mas quebrou bem o galho, pessoal muito atencioso.
Bom, era a primeira noite na Ásia e quase meia noite, o que fazer??? Balada é claro!!!! Eu e o Pablo já tínhamos concluído que a melhor maneira de se adaptar ao fuso era tomar um porre gigante e dps bastava acordar, olhar o relógio e pronto.. o corpo iria aceitar a hora que marcava o relógio! dito e feito!
Tentamos ir a America Discotheque, que estava fechada, terminamos no Go2 que fica em uma rua bastante movimentada de bares e baladas.
Apesar de termos caminhado bastante em busca de algum lugar que não tivesse muito turista não encontramos nada. O jeito foi entrar na Go2, que sem muita demora tocou Michel Teló (nossa, essa foi pra me matar!! ). Mas para nossa surpresa além de muitos gringos, tinham muitas vietnamitas gatas!!
Doce ilusão, com o passar do tempo começamos a notar um certo comportamento estranho das vietnamitas, que por fim descobrimos que elas não estavam ali pra se divertir, e sim pra trabalhar!!! garotas de programa... o negócio foi voltar pro hostel com o dever cumprido de ficar bêbados.
Day 2 15/dez/2013
Acordamos ao meio dia, devidamente adaptados ao Fuso de 9h com relação ao Brasil, compramos o passio para os túneis Cu Chi, e fomos almoçar no centro de Ho Chi Minh. Comemos uma entrada, e um arroz típico com carangejo e uma cerveja em um ótimo restaurante a um preço irrisório (145k dongs algo como R$15 por pessoa).
Visitamos o palácio da reunificação, nada de especial na visita sem um guia. De lá partimos para o museu da guerra, esse sim chocante. Para quem gosta de história e não se sente mal com cenas fortes, ele é imperdível. São 3 andares com a história da Guerra nua e crua. Fiquei arrepiado em diversos momentos e deixei escapar uma lágrima ao ver a famosa fotografia da criança correndo nua fugindo de um tanque americano.
Saindo de lá fomos caminhando ao longo da Dong Khoi com uma cerveja na mão, uma rua requintada com várias lojas de grife. Passear por essas ruas e observar a arquitetura e o povo do Vietnam já é um turismo e tanto. Achei um povo muito sorridente, trabalhador, e de bom coração (mas evite ser enrolado por um deles, pois isso te fará ter uma opnião contrária a minha.. hehe). Mas a maior diversão mesmo é observar e atravessar as frenéticas ruas do Vietnam. São dezenas de carros e milhares de motos buzinando e andando em zig-zag em ruas sem qualquer sinalização!!! Percebi que para atravessar a rua tinha uma técnica: feche os olhos, tenha fé e vai!!!!! (pelo menos foi o que eu fiz e deu certo) veja a foto abaixo.
No fim de tarde fomos ao sky bar na bixteco building. Único lugar muito caro do Vietnam mas vale a pena pela linda vista legal de toda a cidade.
Já meio embriagado caminhamos pelas ruas lotadas do district 1, (sempre com uma lata na mão) conversamos com locais, observamos o tráfego por mais um tempo, passamos por dentro do Ben Thanh market, onde não tive coragem de arriscar em comer em um dos lotados bares. Nesse market o Pablo comprou uns quadros muito show por 30 dólares (preço inicial 60 dólares ). No fim passamos por uma praça lotada com um show teenager onde pudemos Interagir com todo mundo e até subir no palco com aqueles japas e ficar dançando como 2 gringos idiotas.. hahahah
Day 3 16/dez/2013
Saimos cedo para visitar os Túneis Cu Chi. Muito interessante estar no local onde ocorreram os principais combates da guerra do Vietnam. Mais interessante principalmente pq na excursão tinham muitos americanos e pudemos conversamos bastante sobre o sentimento dos americanos sobre a guerra. Por outro lado os Vietnamitas respeitam bastante os americanos, e os enxergam como um povo próspero que está levando prosperidade ao Vietnam (muitas empresas americanas vem se instalando no Vietnam desde a abertura do mercado nos anos 90).
Depois de todo o passeio e muitas fotos, ainda pude atirar com uma metralhadora M60 (aquela do Rambo), o Pablo deu uns tiros com a tradicional AK47. O engraçado é q tinha um vietnamita acompanhando os tiros ao ar livre, ao perguntá-lo se era seguro aquele monte de arma ao ar livre ele respondeu que agora com ele vigiando era, mas antes quando ninguém vigiava acontecia de algum doido se matar...
A noite tínhamos um vôo para Hanoi (a capital do país). O aeroporto é bem longe e tivemos que usar todas nossas táticas para negociar o taxi (dividimos 17 dolares entre os bolsos meu e do Pablo e fomos tirando e mostrando ao taxista, ao negociar a corrida, aos poucos até terminar com exatos 17 dolares, o preço justo, eu acho.. hehe). Deu certo. Detalhe que o taxista não falava inglês e não entendia as letras do alfabeto ocidental. Confiamos pois ele reconheceu o símbolo do hostel.
Foi aqui que encontramos o terceiro parceiro da viagem, o Chaim, que já estava dando a sua volta pelo Vietnam. Passamos a noite no Hostel, pois o objetivo era ir na famosa Halong Bay na manhã seguinte!! Trata-se de um tour de 2 dias e 1 noite em um barco que navega em um arquipélago com montanhas que brotam do meio do mar, é uma das 7 maravilhas da natureza, com razão!!
Day 4 17/dez/2013
Halong Bay
O passeio para Halong Bay foi fechado pelo Chaim no próprio Hostel e custou 120 dólares. Esse tour do Hostel tem um barco próprio que só vai mochileiros (ao contrário de vários outros que vão muitos casais), com direito a muita bebida e festa pesada! Saímos de Hanoi de manhã para embarcar ao meio dia em Halong Bay. Navegar por entre aquelas ilhas é algo indescritível, o barco se movimentando em silêncio e a cada segundo tinha a impressão de que mudava a paisagem. Todos estavam sentados em silêncio observando aquela cena. Demais!
Passamos o dia no barco, tomando cerveja e conversando, por ser todos mochileiros da mesma idade o papo fluia legal, no final de tarde um passeio de caiaque passando por pequenas cavernas conseguiu nos impressionar mais uma vez.
De noite começou a festa!!! teve uma brincadeira estilo sueca, mas muito mais sem noção, acho que a metade do barco ficou pelado na brincadeira, isso pra ficar só nas coisas mais leves. Eu como sou um santo, e bêbado que estava não entendia um ai daquela brincadeira, não participei . Detalhe que esse tour pode ser de 3dias e 2noites, e a segunda noite alguns barcos de mochileiros atraca numa ilha e aí sim é um deus nos acuda. Tinha gente voltando com o dente quebrado.. Mas essa perdemos.
Day 5 18/dez/2013
Acordamos para ver o sol nascer, estava um pouco frio , e o barco navegou um pouco até chegar a hora (meio dia) de Voltarmos para a terra e pegamos um taxi particular que tínhamos reservado no hostel. Nos custou 75 dólares para os 3, apesar de caro era necessário pois precisávamos correr para pegar um vôo ruma a Siem Riep, Camboja. O trecho de 150 km durou intermináveis 4h, o pessoal lerdo na direção. Na rodovia de lá não se pode passar de 60km/h . Comemos no Burger King pois até então comíamos somente a comida local e embarcamos ruma a Siem Reap - Camboja!
Saí do Vietnam com um aperto no coração, gostei muito daquele país e de seu povo, e ficou um gostinho de que foi muito pouco tempo por lá . A quem for para lá, não deixem de visitar também Hoi An, ouvi falar muito bem, com certeza deve ser um lugar fantástico.
Fala rapaziada,
Minha hora de contribuir com os mochileiros fazendo o meu relato da minha trip para o Leste Asiático. Como a gestação do meu relato demorou nada menos do que 9 meses
, não lembro de muitos custos e alguns outros detalhes, mas certamente tenho boas dicas, concentrando nas partes mais relevantes.
Primeiro algumas dicas de ordem geral:
Mala: Se você for fazer um mochilão, por favor, vá com um mochilão!!!
Em muitos lugares, em especial nas ilhas, malas de rodinha mais atrapalharão do que ajudarão. Meu mochilão de 45L saiu do Brasil pesando incríveis 9,5Kg, levei apenas 1 calça (ta, alguns dias ela ficou imunda, 2 calças não é má ideia), e somente 1 moletom. De resto basicamente bermudas e camisetas. É tranquilo de encontrar locais para lavar roupa, utilize esse serviço e poupe suas energias com uma mochila enorme. Atenção: Mas se você for visitar o norte do Vietnam, você pegará dias frios. Em meu passeio por Halong Bay senti falta de mais roupa!
Clima: Nessa época faz calor por lá, de noite a temperatura cai um pouco, mas nada frio. Como sou do Sul (Florianópolis) não senti frio, com exceção de Halong Bay
.
Dinheiro: Para esses 29 dias eu levei US$ 1.500 dólares em cash + cartão de crédito (Visa e Master). Os cartões até são bem aceitos na maioria dos lugares, mas muitas vezes eu precisei de dim-dim. Se fosse novamente levaria mais cash e usaria menos o cartão para evitar imprevistos. Vale lembrar que as cidades da ásia estão entre as mais baratas do mundo para fazer mochilão, o dinheiro rende!! http://www.elhombre.com.br/20-cidades-mais-baratas-para-fazer-um-mochilao/
Livros: Eu gosto muito de ler, recomendo para quem for viajar para lá ler o livro: A nova guerra do Vietnã e qualquer livro sobre o budismo, ambos podem ser encontrados nos sebos e vai enriquecer muito a experiência de vocês na Ásia. Eu usei a http://www.estantevirtual.com.br/
Vamos à viagem: a trip começou em Fortaleza para mim (estava por lá a trabalho) e até chegar no meu primeiro destino, Ho Chi Minh - Vietnam, foram mais de 36 horas de viagem!! Voei até Bangkok pela Qatar Airlines, uma excelente companhia aérea, na companhia do meu parceiro Pablo. Dps encontraríamos o Chaim e a Flavinha, mas dps falo sobre eles.
Já na primeira parada internacional, conexão em Doha, a primeira história para contar. Estava com algumas vitaminas C no bolso, desde Fortaleza, pois estava meio resfriado. É claro que por estar em Fortaleza e empolgado com a viagem eu até esqueci do resfriado, dos comprimidos e da prudência
. Ao passar pela revista do nada simpático povo da imigração de Doha, sou pego com os comprimidos no bolso. Resultado: fui carregado para uma salinha fechada, colocado de costas e um bando de árabe berrava qq coisa q eu não entendia atrás de mim, tentei explicar em inglês o que estava acontecendo mas não tive sucesso... Dps de chegar um supervisor que também ficou me xingando (eu presumo que era isso), me jogaram pra fora da sala e dei no pé
, sem as vitaminas, é claro!! 

day 1 14/dez/2013
Chegando em Bangkok é necessário, antes de mais nada, passar no Health Control e preencher um formulário. Nesse momento também apresentei minha carteirinha de vacinação contra febre amarela, apesar de ter a impressão que se eu não mostrasse essa carteirinha não me seria cobrada. Feito isso é só passar pela imigração (cerca de 1h) e carimbar o seu passaporte para ter 90 dias de livre circulação pela Tailândia.
Pegamos as malas e estávamos dentro do aeroporto de Bangkok (muito maior e mais organizado do que qualquer aeroporto do Brasil
). Eu e o Pablo já tínhamos comprado pela internet a passagem para Ho Chi Minh - Vietnam pela Vietnam Airlines (http://www.vietnamairlines.com). O Vôo partiria em 7h, por isso tentamos adiantar o vôo, mas mesmo tendo um vôo antes com assentos disponíveis, não nos permitiram antecipar. Parece que essa política é com todas as companhias de lá, pois em outro momento tentamos a mesma coisa com a Air Asia e não conseguimos.
O que tínhamos a fazer então era esperar, dormimos em um banco do aeroporto e acordamos agradecendo que ninguém roubou nossas mochilas
.
Ho Chi Minh
Dps de um vôo tranquilo pela Vietnam Airlines, chegamos em Ho Chi Minh de noite. Antes de pegar a mala precisaríamos tirar o visto.
Lembrando que para o visto é necessária uma "pré-autorização" tirada em um site ainda no Brasil (uns US$
ai de posse da pré-autorização e das fotos você paga mais uma taxa no aeroporto para o visto (US$ 45 se não me engano) e pronto!
A área para pegar o visto tinha pouca gente, mas nem por isso estava tranquila. Os atendentes estavam super ríspidos e não falavam um "hello" em inglês, simplesmente pegavam teu passaporte e sumiam em umas salas aeroporto adentro. Tinha gringo literalmente chorando que já tinha entregue o passaporte a 3 horas e nada. Comigo demorou 1h e fui embora.
Na saída troquei uns dólares e fui pegar um taxi.
Dica importante: sempre, eu disse SEMPRE pesquise antecipadamente os preços de taxis e compras na rua, além disso, nunca, eu disse JAMAIS aceite o primeiro e o segundo preço que os asiáticos te oferecem. Lá funciona assim: a pessoa te oferece algo com um preço X, você logo devolve um X/10. Dps de alguma negociação você fará sua compra a um preço de X/2. E o pior não é isso, é que depois você irá conversar com outro mochileiro que pagou a metade do que você pagou!!
É impossível saber o preço das coisas por lá!
Dps de negociar com uns 4 taxistas, conseguimos pagar os 200k dongs que acreditava ser justo. Fomos para o hostel Khoi que já tínhamos reservado por uns US$8.
http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g293925-d4551141-Reviews-Khoi_Hostel-Ho_Chi_Minh_City.html
A dica é se hospedar próximo as District 1. Esse hostel era um pouco mais longe mas quebrou bem o galho, pessoal muito atencioso.
Bom, era a primeira noite na Ásia e quase meia noite, o que fazer??? Balada é claro!!!!
Eu e o Pablo já tínhamos concluído que a melhor maneira de se adaptar ao fuso era tomar um porre gigante e dps bastava acordar, olhar o relógio e pronto.. o corpo iria aceitar a hora que marcava o relógio! dito e feito! 

Tentamos ir a America Discotheque, que estava fechada, terminamos no Go2 que fica em uma rua bastante movimentada de bares e baladas.
Apesar de termos caminhado bastante em busca de algum lugar que não tivesse muito turista não encontramos nada. O jeito foi entrar na Go2, que sem muita demora tocou Michel Teló (nossa, essa foi pra me matar!!
). Mas para nossa surpresa além de muitos gringos, tinham muitas vietnamitas gatas!! 
Doce ilusão, com o passar do tempo começamos a notar um certo comportamento estranho das vietnamitas, que por fim descobrimos que elas não estavam ali pra se divertir, e sim pra trabalhar!!! garotas de programa...
o negócio foi voltar pro hostel com o dever cumprido de ficar bêbados. 
Day 2 15/dez/2013
Acordamos ao meio dia, devidamente adaptados ao Fuso de 9h com relação ao Brasil, compramos o passio para os túneis Cu Chi, e fomos almoçar no centro de Ho Chi Minh. Comemos uma entrada, e um arroz típico com carangejo e uma cerveja em um ótimo restaurante a um preço irrisório (145k dongs algo como R$15 por pessoa).
Visitamos o palácio da reunificação, nada de especial na visita sem um guia. De lá partimos para o museu da guerra, esse sim chocante. Para quem gosta de história e não se sente mal com cenas fortes, ele é imperdível. São 3 andares com a história da Guerra nua e crua. Fiquei arrepiado em diversos momentos e deixei escapar uma lágrima ao ver a famosa fotografia da criança correndo nua fugindo de um tanque americano.
Saindo de lá fomos caminhando ao longo da Dong Khoi com uma cerveja na mão, uma rua requintada com várias lojas de grife. Passear por essas ruas e observar a arquitetura e o povo do Vietnam já é um turismo e tanto. Achei um povo muito sorridente, trabalhador, e de bom coração (mas evite ser enrolado por um deles, pois isso te fará ter uma opnião contrária a minha.. hehe). Mas a maior diversão mesmo é observar e atravessar as frenéticas ruas do Vietnam. São dezenas de carros e milhares de motos buzinando e andando em zig-zag em ruas sem qualquer sinalização!!! Percebi que para atravessar a rua tinha uma técnica: feche os olhos, tenha fé e vai!!!!! (pelo menos foi o que eu fiz e deu certo)

veja a foto abaixo.
No fim de tarde fomos ao sky bar na bixteco building. Único lugar muito caro do Vietnam mas vale a pena pela linda vista legal de toda a cidade.
Já meio embriagado caminhamos pelas ruas lotadas do district 1, (sempre com uma lata na mão) conversamos com locais, observamos o tráfego por mais um tempo, passamos por dentro do Ben Thanh market, onde não tive coragem de arriscar em comer em um dos lotados bares. Nesse market o Pablo comprou uns quadros muito show por 30 dólares (preço inicial 60 dólares
). No fim passamos por uma praça lotada com um show teenager onde pudemos Interagir com todo mundo e até subir no palco com aqueles japas e ficar dançando como 2 gringos idiotas.. hahahah 

Day 3 16/dez/2013
Saimos cedo para visitar os Túneis Cu Chi. Muito interessante estar no local onde ocorreram os principais combates da guerra do Vietnam. Mais interessante principalmente pq na excursão tinham muitos americanos e pudemos conversamos bastante sobre o sentimento dos americanos sobre a guerra. Por outro lado os Vietnamitas respeitam bastante os americanos, e os enxergam como um povo próspero que está levando prosperidade ao Vietnam (muitas empresas americanas vem se instalando no Vietnam desde a abertura do mercado nos anos 90).
Depois de todo o passeio e muitas fotos, ainda pude atirar com uma metralhadora M60 (aquela do Rambo), o Pablo deu uns tiros com a tradicional AK47. O engraçado é q tinha um vietnamita acompanhando os tiros ao ar livre, ao perguntá-lo se era seguro aquele monte de arma ao ar livre ele respondeu que agora com ele vigiando era, mas antes quando ninguém vigiava acontecia de algum doido se matar...
A noite tínhamos um vôo para Hanoi (a capital do país). O aeroporto é bem longe e tivemos que usar todas nossas táticas para negociar o taxi (dividimos 17 dolares entre os bolsos meu e do Pablo e fomos tirando e mostrando ao taxista, ao negociar a corrida, aos poucos até terminar com exatos 17 dolares, o preço justo, eu acho.. hehe). Deu certo. Detalhe que o taxista não falava inglês e não entendia as letras do alfabeto ocidental. Confiamos pois ele reconheceu o símbolo do hostel.
Ficamos em um hostel bem grande e bem animado por 7,5 dólares para um dorm de 6 lugares: http://www.vietnambackpackerhostels.com/
Foi aqui que encontramos o terceiro parceiro da viagem, o Chaim, que já estava dando a sua volta pelo Vietnam. Passamos a noite no Hostel, pois o objetivo era ir na famosa Halong Bay na manhã seguinte!!
Trata-se de um tour de 2 dias e 1 noite em um barco que navega em um arquipélago com montanhas que brotam do meio do mar, é uma das 7 maravilhas da natureza, com razão!!
Day 4 17/dez/2013
Halong Bay
O passeio para Halong Bay foi fechado pelo Chaim no próprio Hostel e custou 120 dólares. Esse tour do Hostel tem um barco próprio que só vai mochileiros (ao contrário de vários outros que vão muitos casais), com direito a muita bebida e festa pesada! Saímos de Hanoi de manhã para embarcar ao meio dia em Halong Bay. Navegar por entre aquelas ilhas é algo indescritível, o barco se movimentando em silêncio e a cada segundo tinha a impressão de que mudava a paisagem. Todos estavam sentados em silêncio observando aquela cena. Demais!
Passamos o dia no barco, tomando cerveja e conversando, por ser todos mochileiros da mesma idade o papo fluia legal, no final de tarde um passeio de caiaque passando por pequenas cavernas conseguiu nos impressionar mais uma vez.
De noite começou a festa!!! teve uma brincadeira estilo sueca, mas muito mais sem noção, acho que a metade do barco ficou pelado na brincadeira, isso pra ficar só nas coisas mais leves. Eu como sou um santo, e bêbado que estava não entendia um ai daquela brincadeira, não participei
. Detalhe que esse tour pode ser de 3dias e 2noites, e a segunda noite alguns barcos de mochileiros atraca numa ilha e aí sim é um deus nos acuda. Tinha gente voltando com o dente quebrado..
Mas essa perdemos.
Day 5 18/dez/2013
Acordamos para ver o sol nascer, estava um pouco frio
, e o barco navegou um pouco até chegar a hora (meio dia) de Voltarmos para a terra e pegamos um taxi particular que tínhamos reservado no hostel. Nos custou 75 dólares para os 3, apesar de caro era necessário pois precisávamos correr para pegar um vôo ruma a Siem Riep, Camboja. O trecho de 150 km durou intermináveis 4h, o pessoal lerdo na direção. Na rodovia de lá não se pode passar de 60km/h
. Comemos no Burger King pois até então comíamos somente a comida local e embarcamos ruma a Siem Reap - Camboja!
Saí do Vietnam com um aperto no coração, gostei muito daquele país e de seu povo, e ficou um gostinho de que foi muito pouco tempo por lá
. A quem for para lá, não deixem de visitar também Hoi An, ouvi falar muito bem, com certeza deve ser um lugar fantástico.
Editado por Visitante