Olá viajante!
Bora viajar?
Quando eu decidi mochilar e escolhi 24 dias entre Bolívia, Peru e Chile!
- Respostas 33
- Visualizações 6k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
AnaCarolineRamos 12 posts
-
Thuran 3 posts
-
Isabelli Vasco 2 posts
-
ericap 1 post
Oi mochileiros!!
Este é meu primeiro relato do meu primeiro mochilão!
Obrigada ao site Mochileiros.com, aos colaboradores, relatadores e incentivadores!
Bom, eu amo viajar e a escolha destes países para o primeiro mochilão foi:
1) O sonho de conhecer Machu Picchu, Atacama e Salar do Uyuni;
2) E claro o custo x benefício x aventura
Vou tentar relatar aqui da maneira mais didática possível.
Referente aos valores, vou tentar especificar da melhor forma possível. No começo anotava tudo, depois do quinto dia... esqueça!
Eu me chamo Ana e sou de Curitiba - PR, viajei com um grande amigo de BH.
Nossa viagem aconteceu entre 16/06/2014 a 09/07/2014, confesso, na última semana meu corpo já não correspondia aos meus comandos! Hehehe
Roteiro:
15/06 - Curitiba x SP [ônibus pq, época de Copa as passagens de avião estavam UM ABUSO!]
16/06 - SP x Sta Cruz x La Paz
17/06 - La Paz
18/06 - La Paz
19/06 - La Paz [E o primeiro perrengue!]
20/06 - La Paz x Copacabana x Isla del Sol
21/06 - Isla del Sol x Puno x Cusco
22/06 - Cusco
23/06 - Cusco
24/06 - Cusco x Águas Calientes
25/06 - Machu Picchu x Cusco
26/06 - Cusco x Arequipa
27/06 - Arequipa
28/06 - Arequipa x Tacna x Arica x San Pedro do Atacama
29/06 - San Pedro do Atacama
30/06 - San Pedro do Atacama
01/07 - Tour Deserto do Atacama - Salar do Uyuni
02/07 - Tour Deserto do Atacama - Salar do Uyuni
03/07 - Salar do Uyuni x Uyuni
04/07 - Uyuni
05/07 - Uyuni x La Paz
06/07 - La Paz
07/07 - La Paz
08/07 - La Paz
09/07 - La Paz x SP x Curitiba
Custo total de viagem:
Passagem bus até SP: R$ 75,00
Hostel em SP: R$ 60,00
Passagens aéreas: R$ 1.318,00
Grana utilizada na viagem: R$ 3.136,00 [ Levei U$ 1.500,00 que troquei em Ctba por R$ 2,34. Sobrou U$ 160,00 no final da tripa AMÉM!
]
Valor total gasto: R$ 4.589
Passagens:
Gente, mochileira de primeira viagem né!
Vi um preço bom de SP x Sta. Cruz de La Sierra e em Março/2014 comprei pela Gol a passagem por R$ 756,00.
Depois de rever o roteiro, conversar com uma amiga que havia feito Sta. Cruz x La Paz de ônibus decidi ir de avião de Sta. Cruz para La Paz, minha primeira cidade.
Então, ACHO, que saí no prejuízo, pq comprei pela BOA (super recomendo) a passagem Sta. Cruz x La Paz por R$ 279,00.
Sendo que eu poderia ter comprado as passagens de SP x La Paz diretamente pela BOA, ia sair acho que uns R$ 900,00! Pra aprender!
[Dica] Para comprar as passagens pela BOA vc pesquisa as passagens pelo site deles e envia um e-mail para emissoes@boa.bo, eles irão te enviar o valor já em R$ para depósito. Você faz o depósito e envia o comprovante pra eles eee eles te enviam o comprovante da compra para o check in! Simples, fácil e ótimo preço! Recomendo²!
Começando a viagem:
15/06 - Curitiba x SP
Fui de busão pra SP, de Ctba leva aproximadamente 6 horas!
Fui pensando na viagem, nas expectativas, aquela emoção, não acreditando em tudo que estava por vir
É que eu sou POUCO ansiosa!!!!!
Já havia reservado um hostel em SP, o Green Grass Hostel pela bagatela de R$60,00
Viva a Copa!
Mas né, ok! Cheguei por volta das 18hr, encontrei com o Gui que tbm foi de busão de BH x SP, fomos pro hostel de metrô! Super fácil e rápido!
Domingão, saímos dar uma volta na Paulista, comer alguma coisa e voltar pro hostel dormir, ou tentar dormir!
16/06 - SP x Sta Cruz x La Paz
Acordamos cedo e #partiu Guarulhos!
Nosso voo era para as 11:05 de SP mas acabou atrasando e chegou em Sta. Cruz 13:30 (aproximadamente no Brasil 14:30).
O voo Sta. Cruz x La Paz seria 15:00, deu certinho o tempo de passarmos pela imigração, nos encontrarmos no caos boliviano
e decolarmos para La Paz!!!
Ao chegar em El Alto, senti que havia tomado umas boas doses de tequila!!!
A tal da altitude começou a me dar as boas vindas, catei o mochilão da esteira, sentei em algum lugar, dei umas respiradas, comecei a rir igual uma idiota. Depois de alguns minutos já me sentia melhor, trocamos o dinheiro pro táxi no aeroporto (aqui vale lembrar: só troque o dinheiro pro táxi, pq o câmbio não é bom e eles ainda te cobram uma taxa!). Na porta do aeroporto ficam os táxis estilo Rio! Caros e não baixam o preço por nada... fomos andando, andando e um sr. boliviano nos abordou juntou mais duas senhoras que também precisavam de um táxi e #partiuLaPaz. Pagamos 15bls cada um, sendo que os taxistas "oficiais" queriam 30bls de cada!
Ok, pode ser perigoso? Pode! Pode dar errado, pode! Mas eu juro que sou assim, se eu sinto que tá dando certo eu me jogo mesmo!
Chegamos em La Paz, olhos brilhando. O taxista nos deixou na Plaza San Francisco e com o mochilão nas costas fomos procurar um hostel?! NÃO! A gente saiu andando, observando, achando aquele lugar o máximo! As cores, as pessoas, o trânsito LOUCO!
Andamos pela Calle Sagarnaga e suas ruas transversais até que o mochilão nas costas pesou e decidimos encontrar o hostel pré-escolhido. Ladeira abaixo, ladeira acima, um mapa (bem torto conforme percebemos depois) comprado, chegamos ao Wild Rover.
Não fiz nenhuma reserva de hostel para essa viagem então chegando lá conseguimos um quarto com 8 camas por 64bls. Sobre o hostel, bem... se você curte festa, curtição, ingleses, e não se importa com barulho pra dormir: eu indico!
Eu sou sincera a dizer que não curti pelo fato de: dormir com um som alto na cabeça não me agrada! Hehehe ainda mais que na primeira noite a altitude estava me pegando, a dor de cabeça era forte e o enjoo também! Outro ponto negativo é que dos três dias que fiquei lá o saldo de banho quente foi: ZERO! Imagina você chegando cheio de barro no cabelo da Estrada da Morte eeee banho frio, congelante naquele frio que é a Bolívia... pois é!
Hoje eu ficaria no Loki, Loki, Loki de olhos fechados!
::otemo::
Jogamos nossas coisas no quarto, tomamos banho e saímos jantar. Como a fome era grande na rua compramos alguns pães por míseros bls para comer enquanto procurávamos um restaurante. Andamos, andamos e resolvemos parar no Sol & Luna. Bom, este restaurante e os outros que tem nesta redondeza são bem turísticos (restaurante Indiano, Italiano, Japonês....) tomamos nossa primeira Paceña jantamos e #ricos gastamos 46bls cada! [No começo, três primeiros dias gastávamos 30 a 40bls em cada refeição depois caiu pra 20, 15 e no fim era: o que tiver mais barato hehehe]
Voltamos para o hostel, revi o roteiro e o que faríamos no outro dia e depois tentei dormir...
17/06 – La Paz e os passeios
Acordamos tarde visto que a festa no bar do hostel deve ter acabado umas 5 da matina! E só depois disso que realmente apaguei na cama... quando acordei tinha um cara dormindo no beliche do lado com aquelas bolsas de água para mochila de hidratação pendurados no beliche! Hahaha....
Tomamos café e partimos para a Sagarnaga trocar dinheiro e fazer a pesquisa em algumas agências para fechar os passeios para os próximos dias.
Conseguimos trocar U$1 por 6,94bls.
Almoçamos, conversamos sobre os preços dos passeios e voltamos a X-Treme para fechar:
- Downhill na Estrada da Morte: 380,00 bls
- Chacaltaya + Valle de la Luna: 70bls + 30bls de entrada (15bls para cada)
Depois disso fomos andar por La Paz.
Perto da Sagarnaga fica a famosa Calle de Las Brujas, nela as Cholas vendem materiais exóticos como as Lhamas empalhadas. Ouvi dizer que essas Lhamas são fetos abortados e que eles são utilizados em construções, o pedreiro só começa a construir se tiver uma dessas Lhamas enterradas no terreno, doido não?!
Depois descemos até a Plaza San Francisco e entramos na Igreja. Para visitar a parte “museu” precisamos pagar 10bls. Não pode tirar foto das salas onde ficam os quadros e a história do local que antigamente foi um Mosteiro dos Freis Capuchinhos. Eles eram os responsáveis pela fabricação do vinho. É um local bem interessante mas bem mal cuidado viu... infiltrações, quadros caindo aos pedaços... triste!
Quando estávamos na parte de cima da igreja, onde ficam os sinos (e por favor, não os toquem!) uma guia que estava guiando uns turistas perguntou pro Gui de onde éramos, quando ele falou “Brasil” ela logo nos convidou para participar da visita! Sim, eles amam brasileiros e ganhamos uma visita guiada free!
Saindo da igreja voltamos ao hostel assistir o jogo do Brasil pq né, a gente sai da Copa mas a Copa não sai da gente.... escutamos os ingleses falarem mal dos brasileiros, ignoramos e depois saímos para o Mirado Killi Killi... era perto do hostel, fomos andando.
Eu quase morri pq né, eu sedentária + altitude + escadas: queria chorar! Hehehe
A vista do Mirador é MUITO LINDA! A vontade era ficar lá olhando as luzes da cidade se acender!
Voltamos e fomos a Calle Jaén, dizem que é a mais bonita da cidade e realmente: É LINDA! Como era tarde tudo estava fechado museus, lojas, etc...
Na Calle Jaén paramos em uma pizzaria para jantar e conversar. Eu não anotei o nome do local mas era muito bonito e com música brasileira boa (sim, pq desde que chegamos só escutávamos Araketu... nada contra quem gosta!). Comi uma pizza com linguiça de Lhama, forte! Foi meu primeiro e único contato com a carne do bichinho tão bonitinho hehehe! Pagamos 45bls pela pizza e bebidas!
Voltamos dormir cedo para curtir bem o Downhill na Estrada da Morte no outro dia!!!

[Prometo logo logo continuar este relato!]