Ir para conteúdo

Relato de Viagem Chile – Atacama, Santiago, Região dos Lagos - Outubro 2014


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Gente, eu sempre viajo sozinha, quero dizer, parto do Brasil sozinha, mas ao longo encontro sempre pessoas tão maravilhosas que preenchem todo o percurso. Mas vou focar aqui e dar dicas sobre o que achei util saber :D

 

Não pode esquecer de levar: Aspirina, hidratante, soro fisiológico, agasalho corta vento, biquini ou sunga (Laguna Cejar e Ojos de Atacama).

 

Passagens

Comprei as passagens de ida pela TAM usando milhas, os trechos Rio x Santigo ida e volta sairam por 25000 milhas. Já o trecho Santiago x Calama ida e volta paguei 500 reias.

Trechos de onibus: Sempre pesquise entre as agências, não aceite os preços abusivos da Turbus, a JetSur tem ótimos buses e tarifas muy amigáveis. Portanto, percorra toda aquela gigantesca e feia rodoviária de Santiago até encontrar preços decentes para o seu destino.

 

San Pedro do Atacama

Ao chegar no aerporto de Calama eu tinha mil dúvidas, me perguntava como faria pra chegar em SPA, se deveria parar em Calama e comprar água, pois todos diziam que tudo era incrivelmente caro em SPA. Mas no avião, conversando com alguns mineiros (da mineração gente, não de minas gerais ;), eles me orientaram que o melhor a fazer era ir direto pra SPA, porque lá tinha tudo, e que essa história de ir pra Calama comprar provisões era furada.

Então ao desembarcar eu peguei um transfer da transvip, paguei ida e volta por 20 mil CLP, a viagem foi tranquila, durou cerca de 1:30h, mas eu estava tão cansada que só acordei quando chegamos.

Eu tinha reservado o Hostel Juriques (calle Toconao) pelo Hostel World, e estava tranquila quanto a tudo, porém quando cheguei ao endereço vi um imóvel, de janelas tapadas, todo fechado e trancado, eram 7 horas da manhã. Eu e toda minha delicadeza, demos a volta pelo quarteirão até encontrar uma segunda porta, uma pesada e grande porta, que tinha algo escorando ela por trás, minha delicadeza empurrou a porta até esta ceder, e assim eu entrei no Hostel. (Pausa, eu estava um tanto puta, um tanto chateada, e talvez até desesperada, pois a cidade não parecia nada amigável).

Ao entrar me deparei com um casal fazendo as malas, 3 gatos pretos e 3 redes. Me senti em casa! :D

Hostel Juriques - é um hostel simples, mas tem boas camas, com eficientes cobertas, tudo muito limpo (quarto e banheiro), água quente até o sol se pôr (água aquecida a luz solar), e wifi que abrangia quase toda a área do hostel, eu paguei 7 mil clp por dia num quarto compartilhado de 6 camas.

 

Alimentação: Existem várias mercearias pela cidade, onde é possivel comprar frutas, cenouras (sim, eu compro cenouras, rs), água e cookies. Ou empanadas, depende de vc. O que passa é que muitos passeios incluem desayuno e um snack, então muitas vezes eu não almoçava ou jantava. Recomendo dar muitas voltas pelas ruas e descobrir pequenos restaurantes que servem boa comida a bons preços.

 

Bebidas: É proibido beber nas ruas do Chile, nunca esqueça isso! E também é proibido vender bebida alcoolica sem que seja consumida alguma comida (em restaurantes). O que eu fiz? O de sempre, comprei vinho e fui beber no Hostel ;P

 

Quantos dias eu preciso em SPA? Depende do que vc quer fazer!

Eu estava sozinha, e sou geóloga, então queria ver rochas e afloramentos e tudo que fosse relacionado :D Mas além de geóloga sou uma p* preguiçosa, então despensei os passeios de bike e foquei nos tours. Fechei no Hostel Juriques todos os seguintes passeios por 50 mil clp. Valle da Luna e Valle da Muerte, Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama, Geysers del Tatio, Laguna Cejar e Ojos del Atacama. Não posso descrever essas maravilhas, então vou colocar as fotos!

Vale lembrar que se vc não está sozinho, existem festinhas e raves pelo deserto (bom, eu não vou sozinha em uma rave no deserto). Além tem sandboarding, andar de bike pelos sitios arqueológicos (só não esqueça da água e do filtro solar).

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Continuação...

.:.

Deixando para trás o deserto, segui com o transfer da Transvip de SPA para Calama, e o agendamente deste foi um transtorno, aquele digno barato que sai caro. Eu liguei pra centrais de atendimento onde ninguém me entendia, mandei emails pra todos os endereços que encontrei e quase a beira de um surto recebi um email confirmando o transfer para o dia seguinte as 9:00 da manhã.

As 9:00 lá estava eu, descabelada e cheia de mochilas, esperando.... passaram-se 20 min, mas foram como 20 horas. Enfim o transfer chegou, eu sentei na frente e fui conversando com o motorista. Pausa para o aprendizado do dia: Se te chamarem de RICA, saiba que estão te chamando de nhumi, gostosa ;)::putz::

O aeroporto de calama é aquela coisa, não tem absolutamente nada, então eu dormi e depois no avião dormi mais... e assim foi até chegar em Santiago.

 

No aeroporto de Santiago, se não me engano T5, tem um bus que te leva pro centro, o ponto final dele é na rodoviária, pegue-o! Minha memória pode falhar, mas acredito que custou 1.500 clp.

Na rodoviária o ponto final fica de frente pra turbus, espie os preços, e depois percorra cada guichê até encontrar um valor decente para o seu destino final (caso fique em Santiago – vc pega o metrô, fácil, rápido e barato – 2.000 clp). Meu destino era Pucón, e a Turbus conbrava algo em torno de 54.000 clp, eu rodei até conseguir pela JetSur por 12.000 clp.

Entre as 5 horas de espera eu vi uma rodoviária semelhante a do Rio, com mendigos, vendedores ambulantes e vento gelado. Quanto mais gelado ficava, mas eu me arrependia de não ter pego um TurBus, e se esse JetSur fosse um sacolão da vida? Mas não era! O onibus era aquecido, tinha lanche, coberta, filme e reclinava muito bem. Foram ótimas horas de viagem, 8 precisamente.

 

Pucón

 

Cheguei em Pucón por volta das 7 da manhã, chovia e ventava muito! O hostel que eu tinha reservado não tinha dado qualquer resposta, então sai de porta em porta até encontrar vaga no Nativa Hostel por 7.000 clp. E o fato de ter encontrado este Hostel mudou completamente os meus rumos e direções, até então eu ficaria 2 dias em Pucon, fiquei 6....

 

O onibus da JetSur me deixou no terminal da JAC, e por ali eu fui procurando os hostels, o que não falta em Pucon são hostels, mas eu verdadeiramente recomendo o Nativa, pois lá eles te adotam como uma familia, e quando vc dá por si, está na mesa cortando tomate enquanto alguém ferve o vinho e as risadas soltas rolando.

 

Lá no Nativa, o Benny, o dono, me deu umas dicas válidas de como chegar sozinha as Hot Springs, Caburga e parque HuerqueHue, para chegar nesses lugares em frente a JAC rodoviária tem um pequeno terminal de buses, micro buses (mas não os subestime). As 8:30 sai o bus pro parque Huerquehue, as 13:30 para as HotSprings (Los Pozones), a qualquer horário para Caburga, este ultimo passando pela praia negra e praia blanca. Se não me engano a passagem custa 1500 clp.

mapa.jpg.bf18c35e9578fb058802586e537fd982.jpg

Eu não consegui ir no parque Huerquehue, todos os dias eu acordava me arrumava e estava chovendo e ventando tanto que desistia, ou perdia o onibus. Em Caburga eu andei pela praia Negra, junto com um cachorro negro que me fez companhia e dividiu empanadas comigo. Nessa manhã chovia tanto, que em Caburga só tinha eu e o cachorro.

A tarde, segui o conselho do Benny e fui a Los Pozones, vc pode pagar a ida e volta logo na ida, e o último bus pra voltar é as 18:30 (não perca esse onibus!!!!). Los Pozones é magnifico, são diversas piscinas de água aquecida ou não, com cachoeiras ao lado. É lindo, estava chovendo e frio, mas o calor das aguas era suficiente. Como sempre eu fiz um bom amigo por lá, e seguimos explorando todas as piscinas. Nesse mesmo dia combinamos de tomar uns piscos num bar na O’higgins com Palguín, lá conhecemos os guias da Florencia, e eles como adoravam brasileiros, nos conseguiram um desconto pro Rafting, pagamos 15000 clp, acredito que o valor real era 20000 clp. Acabamos fazendo rafting no dia seguinte e devido as chuvas, o rio que era nivel 4, passou para nivel 5 (Uhhhh!!! Medo e Adrenalina), mas tudo correu com muita segurança e brincadeira por parte da equipe.

Os guias de lá são super simpáticos e responsáveis, eles tem passeios pro vulcão Vilarica, que não fiz pois estava chovendo muito, e diversos outros. Ficamos tão amigos que sempre passavamos lá pra perturbar o pessoal.

http://turismoflorencia.com/

 

Os outros dias que passei em Pucón foram descansando, bebendo, rindo e indo a festas. A cidade é extremamente segura e limpa, então eu praticamente não queria ir embora. Mas como sempre temos que seguir, cheguei na rodoviária certa de que iria pra Puerto Varas, mas não tinha mais vaga, só para Valdivia. Então fui para Valdivia!

 

Valdivia

 

Mas eu me perguntei, o que fazer em Valdivia? Bom, cerveja! A maior e melhor cervejaria do Chile fica lá, e mais uma vez, com outro amigo decidimos passar por lá! Pegamos um bus, acho que 020, que nos deixou em frente a cervejaria Kunstmann, lá pedimos o menu desgustação completo (é o que recomendo) e depois fomos bebendo de verdade. Como na volta já não tinha mais buses, rachamos um taxi com um casal que também ia pro centro.

No dia seguinte, acordei e fui para a rodoviária, para meu completo azar era fim de feriado no Chile, e não tinha buses pra Puerto Varas, somente para Osorno. Então segui até Osorno e de lá segui para Puerto Mont, porque também não tinha bus pra Puerto Varas (isso já estava ficando chato...). Como ser falante que sou, tagarelei pra todos que queria ir pra onde vcs sabem, rs, e o motorista com pena de mim, parou um bus vazio que viu pra Puerto Varas no meio da estrada e me transferiu pra lá. Mas como assim? Sim, assim! Eu fui, achei muita boa vontade de alguém ser tão prestativo, mas esse é o espirito natural do chileno.

 

Puerto Varas e Puerto Mont

 

Aqui eu fiquei no hostel Chimanga, 13000 clp, com ótima wifi, café da manhã digno de hotel, sala de tv, leitura, enfim, praticamente um hotel.

 

http://www.chimangahostel.cl/

 

O que fiz aqui foi caminhar e dar voltas pelo lago e admirar os vulcões, além de mais uma vez pegar um terremoto :D, mas vc também pode visitar os vulcões ou passear de barco pelo lago caso seja verão.

Existe um terminal de buses aqui onde vc pode pegar buses para Osorno, Frutillar, Puerto Mont e parque nacionais, todos custam em média 2000 clp.

Eu peguei um desses buses e passei o dia em Puerto Mont visitanto o mercado de mariscos.

Assim que voltei comprei minha volta para Santiago por 15000 clp, TurBus.

 

Santiago

 

Chegando em Santiago pelo terminal rodoviário, eu peguei um metrô e desci na estação mais proxima ao meu Hostel, que é o Kombi Hostel. Algo importante sobre Santiago é que vc pode ir para qualquer lugar de metrô, e se pode andar todo centro a pé sem qualquer perigo. Tudo o que fiz em Santiago foi assim, mas infelizmente não fiz muita coisa, pois acabei ficando doente, sorte que foi no fim da viagem.

 

Mas tirando o clássico que todos visitam, acredito que seja válido caminhar pelo bairro da Providencia, bairro Bellavista, visitar o mercado central, Palácio La Moneda, Plaza de Armas, Cerro Santa Lucia, Cerro San Cristobal, Pub Crawl, La Piojera (um bar que vende vinhos, terremotos e todas as pessoas estão sempre mucho locas! É a Lapa inteira dentro de um galpão). Lembrando que todos esses lugares ou vc chega a pé, ou de metrô.

 

E no retorno ao Rio, eu peguei um transfer por 10000 clp, é só pedir que o pessoal do Hostel sempre ajuda.

 

Qualquer dúvida, é só mandar uma mensagem. Espero ter ajudado em algo, e caso eu lembre de algo indispensável, eu posto aqui pra vcs, afinal nenhuma das minhas viagens teriam se tornado realidade se não fosse por vcs ajudando.

 

E sim, eu tenho grandes inteções de voltar ao Chile! É um país riquissimo em cultura e deslumbrante!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...