Olá viajante!
Bora viajar?
Featured Replies
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.
A better way to browse. Learn more.
A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.
Bora viajar?
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.
Tava respondendo o topico do canivete e me ocorreu falar de nós, mas como era off topic resolvi abrir esse aqui.
eu acho q tao util quanto ter um canivete e uma faca de cozinha boa de aproximadamente um palmo, mas leve, eh ter um pouco de corda de varias espessuras pra fazer reparos e pendurar coisas. A mais grossa q eu levo eh um cordin de escalada q eh fino e leve mas aguenta ate um pouco mais q o peso do meu corpo, pra pendurar uma rede, a mochila pesada, ate me pendurar em algum lugar se precisar - nunca precisei -, mas ja improvisei balanco pra crianca e fiz a festa da menina em um trampo de guia, essas coisas. Mas uma corda eh absolutamente inutil se vc nao souber fazer nós. Aprenda a fazer nós.
eu por ja ter andado muito no mar aprendi muitos nós com pescadores e são extremamente úteis pra minha vida em geral. Ao contrario dos nós de escalada - q são muito bons, mas para escalada, e fora da escalada acho q a maioria dos nós de escalada são pessimos - pelo simples motivo q nó bom eh nó q eh facil de fazer e fácil de soltar, o q nao significa q o nó nao prenda adequadamente. Mas antes dos escaladores me esculacharem aqui vou defender meu ponto de vista. Eh q na escalada em geral os nós ficam constantemente em uma alternancia de tensao e afrouxamento e assim, como os nós funcionam na base do atrito, qdo nao ha tensao vc ´desfaz´a funcao do nó e ele nao funciona, a corda corre e o escalador pode morrer. Portanto pra escalada, logico, os nós adequados sao os nós de escalada. Mas isso faz eles serem muito dificeis de serem soltos, inclusive acontece com frequencia q, se submetido a muita pressao, ele passa a se chamar nó de faca, pq so faca da jeito.
Em barcos, em geral, as cordas estão sempre sob tensao, portanto os nós uma vez feitos ficam sempre armados, e seguros, e qdo se retira a tensao eles sao removidos facilmente. Com esses nós vc remenda cordas, amarra as coisas no carro, prende o q for em o q for. Com corda suficiente e um lugar adequado pra usa-la, eu amarro qquer coisa em qquer coisa de forma totalmente segura e q eh facinho de soltar, mas so se eu quiser, se nao, a parada fica totalmente presa la.
Tem muito nó q eu sei fazer mas nao sei nome, vou citar alguns q eu sei o nome.
Entao, so pra deixar claro mais uma vez, nunca use esses nós para escalada a nao ser q um escalador te fale pra usar.
1 - o mais importante de todos. Lais de guia.
2 - nó de prender cordas de diâmetro diferentes (se vc analizar atentamente vera q eh o mesmo principio do no de rede e do lais de guia) e eh otimo pra prender cordas de diametros iguais tb, solta facim, facim - se vc quiser!
3 - volta de fiel ou nó de porco.
4 - nó de caminhoneiro - eh um dos meus preferidos - pra amarrar coisas na caçamba do carro, ou qquer coisa q precise de extrema firmeza e tensao.
bom, os outros q eu sei nao conheco o nome... mas tem mais uns 4 ou 5. (arremate de corda, emenda de corda sem fazer nó - pra ela poder passar em uma polia ou buraco estreito q um no empediria a passagem - mas so serve pras cordas antigas, nao funciona em cordas com alma - variacoes do caminhoneiro, e ate alguns nos da escalada, entre eles o 7 e um q vc prende a corda pelo meio, faz o rapel e la de baixo solta a coda todinha, esse eh show, tiro o chapeu - mas so funciona em superficie redonda, se fizer isso em superficie quadrada vc danca).
e com o tempo tb vc aprende q certos nós funcionam melhor em certos tipos de cordas e nao muito bem em outros, o diametro tb influi. Uma licao dessas eu aprendi caindo da rede com um nó q sempre funcionou. Como assim???? Pois eh, a corda e o diametro nao eram adequados para o tipo de nó.
Procure se informar a respeito deles.
E muito importante, todo nó tem uma logica, a forma como a corda gera atrito em si mesma para o nó fazer efeito. Entenda os nós, pois se vc só decorar, amanha ja esqueceu! Um pedaco de corda sempre a mao eh otimo pra praticar, saber fazer o nó de bate-pronto eh o objetivo final. Inclusive vi uma vez uma definicao interessante de marinheiro - aquele q domina totalmente os nós e o uso das cordas e eh capaz de faze-lo ate de olhos fechados!