Ir para conteúdo

Nós - Você sabe fazer?


xaliba

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Tava respondendo o topico do canivete e me ocorreu falar de nós, mas como era off topic resolvi abrir esse aqui.

 

eu acho q tao util quanto ter um canivete e uma faca de cozinha boa de aproximadamente um palmo, mas leve, eh ter um pouco de corda de varias espessuras pra fazer reparos e pendurar coisas. A mais grossa q eu levo eh um cordin de escalada q eh fino e leve mas aguenta ate um pouco mais q o peso do meu corpo, pra pendurar uma rede, a mochila pesada, ate me pendurar em algum lugar se precisar - nunca precisei -, mas ja improvisei balanco pra crianca e fiz a festa da menina em um trampo de guia, essas coisas. Mas uma corda eh absolutamente inutil se vc nao souber fazer nós. Aprenda a fazer nós.

 

eu por ja ter andado muito no mar aprendi muitos nós com pescadores e são extremamente úteis pra minha vida em geral. Ao contrario dos nós de escalada - q são muito bons, mas para escalada, e fora da escalada acho q a maioria dos nós de escalada são pessimos - pelo simples motivo q nó bom eh nó q eh facil de fazer e fácil de soltar, o q nao significa q o nó nao prenda adequadamente. Mas antes dos escaladores me esculacharem aqui vou defender meu ponto de vista. Eh q na escalada em geral os nós ficam constantemente em uma alternancia de tensao e afrouxamento e assim, como os nós funcionam na base do atrito, qdo nao ha tensao vc ´desfaz´a funcao do nó e ele nao funciona, a corda corre e o escalador pode morrer. Portanto pra escalada, logico, os nós adequados sao os nós de escalada. Mas isso faz eles serem muito dificeis de serem soltos, inclusive acontece com frequencia q, se submetido a muita pressao, ele passa a se chamar nó de faca, pq so faca da jeito.

 

Em barcos, em geral, as cordas estão sempre sob tensao, portanto os nós uma vez feitos ficam sempre armados, e seguros, e qdo se retira a tensao eles sao removidos facilmente. Com esses nós vc remenda cordas, amarra as coisas no carro, prende o q for em o q for. Com corda suficiente e um lugar adequado pra usa-la, eu amarro qquer coisa em qquer coisa de forma totalmente segura e q eh facinho de soltar, mas so se eu quiser, se nao, a parada fica totalmente presa la.

 

Tem muito nó q eu sei fazer mas nao sei nome, vou citar alguns q eu sei o nome.

 

Entao, so pra deixar claro mais uma vez, nunca use esses nós para escalada a nao ser q um escalador te fale pra usar.

 

1 - o mais importante de todos. Lais de guia.

2 - nó de prender cordas de diâmetro diferentes (se vc analizar atentamente vera q eh o mesmo principio do no de rede e do lais de guia) e eh otimo pra prender cordas de diametros iguais tb, solta facim, facim - se vc quiser!

3 - volta de fiel ou nó de porco.

4 - nó de caminhoneiro - eh um dos meus preferidos - pra amarrar coisas na caçamba do carro, ou qquer coisa q precise de extrema firmeza e tensao.

 

bom, os outros q eu sei nao conheco o nome... mas tem mais uns 4 ou 5. (arremate de corda, emenda de corda sem fazer nó - pra ela poder passar em uma polia ou buraco estreito q um no empediria a passagem - mas so serve pras cordas antigas, nao funciona em cordas com alma - variacoes do caminhoneiro, e ate alguns nos da escalada, entre eles o 7 e um q vc prende a corda pelo meio, faz o rapel e la de baixo solta a coda todinha, esse eh show, tiro o chapeu - mas so funciona em superficie redonda, se fizer isso em superficie quadrada vc danca).

 

e com o tempo tb vc aprende q certos nós funcionam melhor em certos tipos de cordas e nao muito bem em outros, o diametro tb influi. Uma licao dessas eu aprendi caindo da rede com um nó q sempre funcionou. Como assim???? Pois eh, a corda e o diametro nao eram adequados para o tipo de nó.

 

Procure se informar a respeito deles.

 

E muito importante, todo nó tem uma logica, a forma como a corda gera atrito em si mesma para o nó fazer efeito. Entenda os nós, pois se vc só decorar, amanha ja esqueceu! Um pedaco de corda sempre a mao eh otimo pra praticar, saber fazer o nó de bate-pronto eh o objetivo final. Inclusive vi uma vez uma definicao interessante de marinheiro - aquele q domina totalmente os nós e o uso das cordas e eh capaz de faze-lo ate de olhos fechados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra

E aí, Xaliba, tranquilo?

 

Belo tópico, mas vou ousar discordar de ti. Aprendi que o bom nó é firme e abre fácil. E tirando vezes que os submeti a trações verdadeiramente extremas, não tive grandes dificuldades. O lais de guia é um clássico, mas tem uma maneira fraca e outra forte (eu nunca sei quem é quem), e há um risco dele correr. Daí prefiro o 8. E o 8 no meio da corda, uma variação, pode sofrer trações tanto do laço quanto dos outros lados da corda. Aliás, é nó pra cordada....

Acho indispensável uns 2 metros de bom cordelete pra ir pra algum lugar onde algo possa quebrar, rasgar, romper, dar errado. O Ogum refez minha mochila no PP usando cordelete.

Agora, seria ideal umas figuras de nós, né? pra galera poder identificar e fazer. Escota, direito, 8, lais de guia, carioca (o que vc chama de caminhoneiro), fiel.

Também é bom pra quem vai pra área de montanha saber montar prussik.

Mas a iniciativa da discussão é muito boa! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
E aí, Xaliba, tranquilo?

 

Belo tópico, mas vou ousar discordar de ti. Aprendi que o bom nó é firme e abre fácil. E tirando vezes que os submeti a trações verdadeiramente extremas, não tive grandes dificuldades. O lais de guia é um clássico, mas tem uma maneira fraca e outra forte (eu nunca sei quem é quem), e há um risco dele correr. Daí prefiro o 8. E o 8 no meio da corda, uma variação, pode sofrer trações tanto do laço quanto dos outros lados da corda. Aliás, é nó pra cordada....

 

Fala cacius, cara, acho q aqui vc nao discordou de mim, exatamente, nó bom eh firme e abre facil, exatamente ao contrario da maioria dos nós de escalada, pq eles sao justamente feitos pra nao abrir facil, eles sao firmes, mas nao abrem facil. Como vc disse, nao teve GRANDES dificuldades. Eu estou falando de nós com dificuldade zero, um unico movimento e o nó esta desfeito! Claro q tem situacoes q eu emendaria uma corda com um 8 tb, por exemplo numa cordada como vc colocou muito bem. Por isso eh importante conhecer qto mais melhor. Com relacao ao lais de guia, olha, ja usei muuuito lais de guia e ele NAO corre se estiver constantemente sob tensao. Em situacoes como no alpinismo, de tensao e afrouxamento, sim, dai ele corre mesmo, por isso q eu aconselhei nao usar nenhum nó q eu citei para escalar. Eu comecei a aprender sobre eles (nós de maneira geral) em um curso de escalada. Me achei o maximo, mas conforme fui tendo experiencias no mar, descobri q, para a maioria dos propositos da vida, ao menos da minha, os q os pescadores usavam eram infinitamente mais praticos e rapidos de soltar, e funcionavam! Ja vi suprimento de agua doce e diesel (os dois toneis mais importantes qdo se sai no mar para varios dias) ficarem presos na amurada do barco por nós q qquer escalador ia surtar de ver, inclusive se eu mesmo nao tivesse testemunhado isso nao acreditaria q os caras usariam um nó tao simples pra prender essas coisas tao importantes, e nao era em parati na baia de ilha grande, era em alto mar na costa do ceara, distante da terra, sem abrigo nenhum, completamente rodeado por mar, sem terra a vista, onde sopram os ventos alisios e onde quem nao tem a manha fica gorfando por 2 dias seguidos de tanto q chaqualha, de um tanto q nao dava nem pra dormir! por 15 dias - mas eles funcionavam e os toneis nem se moviam! Eu imagino q vc tenha essa 'cabeca' do escalador, a resposta q vc me deu foi com o paradigma do escalador na cabeca, e nao me entenda mal, nao estou criticando os escaladores, estou mostrando novas possibilidades. Eu falo q os de escalada sao pouco praticos, fora de propositos de escalada e seguranca extrema em q sua vida depende de uma corda, por conhecer, por experiencia mesmo.

 

Boa ideia das figuras, depois q coloquei fiquei pensando q deveria ter colocado umas ilustracoes ou links. Vou ver se edito o post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Xaliba, no stress.

Vi que tu pegou bem o espírito da minha resposta (construtiva, pra colaborar) e rebateu no mesmo sentido. Isto é ótimo.

Realmente já fiz escalada em rocha, mas atualmente minha forma física quase perfeita (perfeito é esfera) me relega a outras atividades.

Minha "nóia" com o lais de guia é a possibilidade dele abrir quando tracionado lateralmente...

Realmente o pessoal do mar tem a manha com cordas, pq pra eles é tão sobrevivência quanto pra um escalador. E realmente existem nós que aparentam fragilidade e não são, vide o nó de fita, a única coisa que pára em fitas de nylon... e é ridiculamente simples!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Galera só para reforça, nó para escalada é uma coisa, nó para uso geral é outra. Ninguém precisa fazer um oito para prender uma corda na caçamba do carro ou a rede. Quem quiser aprender nó para escalada o ideal e fazer um curso. Melhor nem entrar nesses méritos aqui, se não confunde tudo quem não sabe nada de nó.

 

Geralmente acabo usando esses:

1 - Lais de guia;

2 - volta de fiel ou nó de porco;

4 - nó de caminhoneiro ou carioca;

5 - nó de arremate, não sei se é esse o nome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Excelente tópico!

 

Não me pronuncio quanto a escalada, porque não percebo nada do assunto, mas sempre que faço travessias ou caminhadas mais pequenas, levo sempre um rolo de cisal. Dá um jeito enorme!

 

Normalmente uso apenas 5 nós (não conheço mais nenhum :P )

 

1 - Nó direito

 

n_direito_alc.gif

 

2 - Nó de Correr

 

correr.gif

 

3 - Lais de Guia

 

no_lais_de_guia_1.png

 

4 - Nó de porco

 

fiel2.jpg

 

5 - Nó de Escota

 

DoppelterSchotstek1.png

 

 

EDIT: Adicionei o nó de escota, visto que há uns anos costumava usá-lo, mas entretanto esqueci-me dele. Graças a este tópico voltei a encontrá-lo ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

xaliba meu velho,

 

com uma corda e uma faca, você está bem acompanhado! vou defender os escaladores, eu mesmo em vias técnicas de maior dificuldade sempre uso o lais de guia para me encordar (só que o duplo) se não ele corre! mas o que quero dizer é que temos que ter intimidade com os equipos que garantem a nossa vida, desta forma, saber uma boa quantidade de nós pode nos salvar a vida. e no montalhismo, assim como no iatismo, escotismo, exercito, etc. esses nós acabam por se repetir... a vezes mudam de nome. mas o básico que você valou se repete ( http://www.caoquira.com.br/adestram/montanhi/montanhi.htm ). o Cassius lembrou do prussik, vou lembrar também do UIAA que serve para rapelar, esses são específicos para escalada. Mas existem outros bons, como o nó de pescador, ótimo para emendar a corda, sem falar no catau que serve para isolar um ponto puido na corda, o oito, etc.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...