Ir para conteúdo

Comportamento perante não-mochileiros


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Uma coisa que acho interessante saber sobre vocês, ja q este forum restrito, em tese, é integrado apenas de viajantes independentes c/ relativa experiencia no assunto.

Antigamente, quando me deparava c/ alguém que curte viajar (de forma menos aguda que eu, claro) e qdo o fazia era atraves de agências/guias/pacotes/etc, tendia a entrar em debates infrutiferos que nao raramente deixavam uma sensacao desconfortavel de ambas as partes: eu por considerar o preço estupidamente absurdo pago pela outra pessoa, e a tal pessoa me taxar de "doida-bicho-grilo-hippie" por me submeter a riscos desnecessarios c/ uma mochila e guia na mao. Tem coisas q me doem a alma e era necessario argumentar, q aquilo é totalmente dispensavel e q depois do surgimento da net vc vai a qq canto, etc. E isso deixava a outra pessoa c/ a impressao de ter um chapeu em forma de cone na cabeça e nariz vermelho no nariz. E me julgavam superior ou diferente por isso, acho.

Hoje mantenho uma postura moderada, relativamente distante. E tem funcionado de forma bem satisfatoria. Se alguem me disse q fez a Trilha Inca pela Pisa Trekking ou com a vovô Estela Barros e me diz q fez o melhor negocio da vida eu apenas discordo e encerro o papo. Praticamente nao falo de mochilagem fora do ambito pessoal e do grupo correlato, apenas qdo sou indagado a respeito. Hj procuro compreender q ninguem é obrigado a mochilar, q isso é uma opcao pessoal, e assim me preservar de desgastes q julgo completamente desnecessarios.

 

E vcs, tem essa mesma sensacao qdo entram no merito dessa questao c/ gente fora da área?

Link para o comentário
  • Respostas 55
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Jorge ... minha opinião é "cada um, cada um", hehehe.

 

Eu já viajei de agência (Pisa Trekking inclusive) e hoje viajo mais de forma independente mas de maneira nenhuma descartei definitivamente contratar um pacote na próxima trip.

Nós todos aqui sabemos que "mochilar" demanda muita energia e responsabilidade antes e durante a viagem, muitas pessoas não tem condições ou não estão dispostas a "gastar" esse tempo para isso... por isso pagam para que alguém, com isso perdem muito, mas ganham em segurança, praticidade e conforto por exemplo.

Muitos não tem habilidade pra isso (paciência, curiosidade, jogo de cintura, etc) então "se não sabe, contrate alguém que saiba que vai ficar melhor e mais barato".

 

O duro é quando os caras não querem pagar por isso vêem encher nosso saco aqui nos fóruns, hehehe.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho que todo "mochileiro" passa por isso, principalmente no meu caso que já estou com 30 anos, canso de ouvir: "mas você não está muito velho pra essas aventurinhas não?". A vontade que eu tenho é de voar no pescoço do cabra, mas atualmente respiro fundo e digo apenas que é uma opção. Defendia a "mochilada" da mesma forma que defendia o uso da maconha e percebi que só eu me irrito, eu nào vou mudar a cabeça de ninguém e ninguém vai mudar a minha.

Minha vida de viagens começou ainda criança com meus pais me levando em viagens "pacote" e naquela época era maravilhoso, mas aquele lance de conograma de saida, de chegada não me agradava e foi ai que ocmecei a odiar a CVC, etc... hoje meu lema é "cada qual na sua cama".

 

ab

Link para o comentário
  • Colaboradores

eu viajo independente desde os meu 15 anos de idade. A unica vez qe viajei pela CVC, achei muito legal apesar de ter pago um pouco caro, mas nao tive opçao, fiz um cruzeiro.

Ainda prefiro muito mais as viagens independentes, pois alem de voce ir conhecendo os detalhes do destino, durante sua pesquisa de planejamento, tem oportunidade de trocar experiencias com quem ja foi, e com as pessoas que moram no local, aprende a se virar, um novo idioma, etc. Eu acho muito escroto chegar em um lugar (por uma agencia, por exemplo) e nao saber absolutamente nada a respeito dele, como ja pude presenciar pessoas em várias ocasiões.

 

Antigamente eu era mais radical quando uma pessoa me perguntava: "to pensando em comprar um pacote de turismo pelo nordeste, o que voce acha?". Aquilo me doia os ouvidos. eu tentava convencer de todo jeito a pessoa a pesquisar na internet, e ir independente. algumas vezes o pessoal acabava se arrependendo de ter ido falar comigo, tipo: "que cara mala, será que ele é doido? viajar sozinho por 30 dias num lugar desconhecido, sem conhecer ninguem?!! " e por ai vai!!...

 

tem um coroa que trabalha comigo e era adepto a cvc. Um dia ele tava comprando um pacote pra serra gaucha que era um absurdo. Em 10 minutos mostrei pra ele que ele podia fazer a viagem por 40% do preço da agencia. tudo pela internet, mas tudo porque ele me deu liberdade pra mostrar e provar minha opinião . ele agora nao quer nem ouvir falar em cvc.

 

concluindo: Jorge, hoje adoto a mesma postura que voce, também nao perco tempo tentando convencer uma pessoa a ir ou nao ir independente. se ela quer uma ajuda pra ir independente, perco o meu dia inteiro ajudando, sem problemas. se ela quer so minha opinião, dou e nao tento mais convencer disso ou daquilo, só passo uma listinha com uns links pra - caso se interesse - veja por si só que é mais economico e legal viajar independente. Parei de arrumar brigas, aprendi a respeitar e aceitar a apinião alheia.

 

a gente vai ficando velhinho e aprendendo.. uma postura moderada é bastante prudente.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho q nunca cheguei a realmente discutir isso com quem nao curte. Sempre viagei muito, uma acampada aqui, um carnaval ali, muita viagem a trabalho - mas mergulhando ou indo pra mata atlantica ou amazonia, pra lugares 'legais', mas mochilada hardcore eu comecei a fazer depois dos 30. Talvez ja com maior maturidade nunca tive esse tipo de sensacao. Claro q sinto o mesmo com quem viaja cvc, ou mesmo pisa trekking. Acho q 'mochilar' no sentido de programar tudo e nao dar um centavo do meu dinheiro a uma agencia, a nao ser q seja necessario - como fazer a trilha pra machu picchu - vem do fato de eu ter pouca grana e querer ficar o maior tempo possivel curtindo minha viagem. Eu sou freelancer e nao tenho tempo de ferias, eu simplesmente escolho qto tempo quero ficar se tiver grana pra isso, e pra fazer durar o maximo, tenho q gastar o minimo. Fiz agora em janeiro uma trip de 3 meses. Ano q vem quero fazer uma de 6, e como nunca ganhei muito dinheiro na vida mas ja curti muuuito, isso comecou por uma necessidade financeira mas hoje eh uma necessidade filosofica. Por principio eu quero planejar tudo, quero me meter nas 'robadas', experimentar o extremo, a comunicacao com as pessoas locais. Cvc ou pisa pra mim eh andar de papa movel ou de submarino, mas eu quero andar de bike ou a peh ou mergulhar com meu proprio corpo. Em geral as pessoas admiram minhas historias, me acham louco, mas pq no fundo eles adorariam ter coragem de ter feito e vivido o q eu vivi, entao me respeitam muito.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Em geral as pessoas admiram minhas historias, me acham louco, mas pq no fundo eles adorariam ter coragem de ter feito e vivido o q eu vivi, entao me respeitam muito.

 

Mas sinto que quando conto as estórias a galera fica balançada, só falta coragem mesmo e pra justificar essa falta de coragem, neguinho te chama de louco...

 

acontece o mesmo comigo. as pessoas no fim ficam adimirados com as histórias, ai vem aquela pergunta: "voce fez tudo isso mesmo?" respondo com um simples: "fiz sim, uai, por que não? qualquer um pode fazer!" sem discussões a mais.

concordo com voces dois... assino em baixo.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Em geral as pessoas admiram minhas historias, me acham louco, mas pq no fundo eles adorariam ter coragem de ter feito e vivido o q eu vivi, entao me respeitam muito.

 

Mas sinto que quando conto as estórias a galera fica balançada, só falta coragem mesmo e pra justificar essa falta de coragem, neguinho te chama de louco...

 

acontece o mesmo comigo. as pessoas no fim ficam adimirados com as histórias, ai vem aquela pergunta: "voce fez tudo isso mesmo?" respondo com um simples: "fiz sim, uai, por que não? qualquer um pode fazer!" sem discussões a mais.

concordo com voces dois... assino em baixo.

 

assino tb.. afinal, mochilar requer desprendimento e desapego 'a tal zona de conforto q o povo ta habituado..

mas e ai, alguem ja foi confundido com bicho-grilo-riponga na trip? nao raramente, durante minhas andanças alguem vem e me pergunta : e ai, o q vc ta vendendo? ::lol4::

hippie.jpg

Link para o comentário
  • Membros de Honra

A qto tempo atras eu não sei, mas deve dar quase 2 dezenas de anos, eu também viajei por agencia.

Não era essas Pisa, CVC.

Era uma bem fuleira e sei que hoje em dia essa agencia virou uma ONG e atualmente só faz viagens com crianças carentes.

Pelo menos tá fazendo algo de bom e util. Bato palmas para eles.

 

Mas na época que viajei, deixamos de fazer algumas coisas porque dentro da trip tinha um pessoal muito lento. Não chegava a ser velho, mas esse pessoal atrasou a trip e com isso deixamos de visitar um ou outro ponto que poderiamos ter ido.

 

Aquilo para mim foi um divisor de aguas. A partir dali decidi me virar sozinho. Pelo menos eu não fico dependendo de alguém para fazer tal coisa ou não.

 

E hoje, olhando para trás, não critico quem usa agencia de ecoturi$$$mo.

O que eu meto o pau é no uso das informações sobre uma pico ou uma trilha.

Fica parecendo que a agencia é dona e monopoliza aquela trilha ou aquele pico.

Já tive experiencias em relaçao a isso.

 

 

É isso.

 

Acho que eu saí um pouco do objetivo do tópico, né Jorjão.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
"fiz sim, uai, por que não? qualquer um pode fazer!"

 

marcelo, pois eh, engracado neh, em teoria qquer um pode fazer, mas ter o culhao, o impeto mesmo de ir la e fazer eh o q segura as pessoas. Eh o papo da zona de conforto q o soto falou. Nessa ultima trip q eu fiz de 3 meses tinha mais ou menos um roteiro e fiz um convite a alguns amigos biologos q sei q curtiriam fazer o mesmo tipo de trip pra se alguem quisesse me acompanhar em algum trecho. Um amigo entao planejou 2 semanas de suas ferias junto comigo. Me encontraria na colombia e iriamos juntos passar pela venezuela, entrar no brasil e ele voltaria de boa vista. Mas a gente nao combinou nada muito certo. Qdo eu estava no peru indo pra colombia recebo um email dele falando, ai broder, cheguei em bogota, onde a gente se encontra? Mas como ele sabia q nao tinha planejado nada muito certo comigo 'pra se garantir' ele comprou passagem de ida e volta colombia/brazil mais uma volta de boa vista para sao paulo. O q ele pensou? Se eu nao conseguir cruzar o xaliba eu fico aqui pela colombia mesmo, se eu cruzar, dai a gente vai pra venezuela e segue o roteiro como eu ja tinha programado. Enfim, toda essa historia pra falar nem esse meu broder teria a manha de entrar num roteiro mais roots como o meu, sozinho. E nós nos encontramos e fizemos tudo e ele eh um puta companheiro de viagem, topa tudo, a gente pensa muito parecido. Tava empolgadao de me encontrar e curtir o roteiro. Tem todos os requisitos pra fazer as 'robadas' menos o impeto de ir la e fazer mesmo q nao tenha companhia. Depois ele me falou q a namorada dele falou: 'oh la hein, cuidado, o xaliba eh meio louco, fica se metendo em deserto sozinho, olha la o tipo de robada q vc vai ficar se metendo com ele!!

 

Curioso isso neh? Como a zona de conforto segura as pessoas e como o pensamento de desafia-la eh um tanto assustador. Acho q pra mim desafiar a zona de conforto eh estar na zona de conforto. Ou, pensando bem, talvez so ate um certo limite. Vcs ja ouviram falar de um ingles chamado Ranulph Fiennes? Esse cara eh o explorador vivo q eu mais tiro o chapeu. Uma das expedicoes q ele fez se chama transglobe, a volta ao mundo passando pelos dois polos! Ele foi o primeiro homem na historia a passar pelos dois polos. Essa historia eh sinistra. Esse cara tem uma zona de conforto ampla. Eu morro de inveja, mas nesse caso acho q eu sou o medroso q chama ele de louco! :)

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...