Ir para conteúdo

55 dias no leste Europeu (Abril - Junho)


Posts Recomendados

  • Membros

Salve companheiros mochileiros, estou regressando após um longo período ausente do fórum. Fiquei muito tempo sem poder viajar por longos períodos, mas felizmente esse ano poderei aproveitar o primeiro semestre inteiro para viajar!

Infelizmente como não possuo dinheiro suficiente para ir viajando por ai a ermo, montei o roteiro de viajem que pretendo seguir em meu primeiro mochilão pela Europa.

 

Fiz a opção pelo Leste Europeu por dois motivos:

1 Meu perfil de viajem (gosto de visitar locais mais rústicos, com muita história e pouco explorados pelo turismo tradicional)

2 É mais barato que o oeste europeu ::otemo::::otemo::

 

A data eu escolhi devido às temperaturas já estarem mais quentes entre abril e junho, já que não poderei ir no verão europeu.

 

Ainda estou bem indeciso com algumas coisas do roteiro (este é o primeiro esboço) mas pelas minhas experiências anteriores, acredito que seja viável

Espero que vocês possam me ajudar com dicas e/ou críticas a respeito do trajeto, coisas que eu deixei de fora e que valem a pena a visita (claro, dentro do roteiro possível) ou outros apontamentos.

 

Segue o Roteiro:

 

Serão 55 dias, a maior parte dos trajetos tentarei fazer por via terrestre (trem) exceto os mais longos e aqueles que indiquei. Para estes vou tentar comprar a passagem aérea com antecedência.

 

O itinerário será o seguinte:

 

Saida de São Paulo 15/04

 

Chegada em Istanbul 16/04

 

Istanbul 3 dias

Atenas 2 dias

Sofia 2 dias

Pristina (kosovo) 2 dias

Podgorica 2 dias (resolvi tirar essa cidade do roteiro e usar os dois dias reservados a ela em algum outro local que eu goste muito)

Sarajevo 2 dias

Zagrebe 2 dias

Veneza 2 dias

Roma 4 dias

trecho percorrido de avião

Bruxelas 3 dias

Amsterdã 3 dias

Berlin 4 dias

Praga 3 dias

Viena 3 dias

Bratslava 1 dia

Budapeste 2 dias

trecho percorrido de avião

Varsóvia 2 dias

trecho percorrido de avião

Moscou 4 dias

trecho percorrido de avião

Istanbul (apenas para pegar o voo de volta)

 

Notem que eu deixei 8 dias livres para o transporte e alguma mudança ou atraso!!

 

Retorno a são paulo em 11/06

 

O orçamento para esta viajem, fora as passagens de ida e volta do brasil é de R$ 18.500,00 (aproximadamente 100 Euros por dia)

 

Agora preciso da opinião e ajuda de vocês....

 

Agradeço a todos desde já

Abs

7417.jpg.901f4ee6712cb22f42138842009f4a68.jpg

Link para o comentário
  • Membros
Olá,

 

Acho que a parte de Istambul até Veneza você não vai conseguir fazer de trem, vai ter que ser de ônibus mesmo, pois acredito que não haja trens ligando estas cidades de uma forma rápida e eficiente. E de Istambul a Atenas, acho que seria melhor ir de avião também...

 

Oi Adriano,

Eu imagino que este trecho deve ser realmente o mais complicado...

De resto você teria mais alguma dica a respeito das cidades?? Estou pensando seriamente em retirar "Sofia" do roteiro e acrescentar mais uma cidade na Itália, ou até mesmo estender a rota a Londres e Dublin (acrescentando mais 5 dias na viajem, mais alguns daqueles que tem de bônus, para estas cidades). Você acha uma boa??

 

E com relação ao orçamento?? é viável??

 

Obrigado.

Link para o comentário
  • Membros

Valeu pelas dicas Adriano,

Depois de algumas pesquisas e leituras pelo fórum fiz algumas alterações no roteiro, tirei alguns lugares do leste europeu e acrescentei Londres e Dublin.

Além disso, resolvi nao comprar passagem de ida e volta pela turquia, já que a diferença de preços não ficou muito grande, vou voltar direto de moscou.

Também aumentei para 60 dias o total da viagem.

Segue o novo itinerário:

 

Chegada por:

Istanbul - 5 dias em na região.

de avião para Atenas: 97 Euros (pela Aegean Airlines)

Atenas e ilhas gregas - 5 dias

Sarajevo/Dubrovik - 2 dias

Zagreb - 0,5 dia (apenas passagem rumo a Veneza)

Veneza - 2 dias

Roma - 4 dias

de avião até Londres: R$ 170,00 (pela Iberia)

Londres - 5 dias

Liverpool - 2 dias

Dublin - 3 dias

de avião até Bruxelas: 65 Euros (pela Aer Lingus)

Bruxelas - 2 dias

Amsterdã - 3 dias

Berlin - 5 dias

Praga - 3 dias

Viena - 2 dias

Budapeste - 2 dias

Varsóvia - 2 dias

de avião para Moscou: 200 Euros (pela Air berlin)

Moscou - 4 dias

S. Petesburgo - 3 dias

retorno a moscou e Brasil.

 

Assim como no outro roteiro, deixei 5 dias livres para eventuais mudanças.

Estou prestes a comprar as passagens, só preciso confirmar a locomoção entre algumas cidades, por exemplo:

 

A melhor maneira de chegar de Istanbul a Atenas e de Atenas a Sarajevo

O avião entre Dublin e Bruxelas

E o trajeto entre Budapeste/Varsóvia/Moscou (a melhor maneira de se fazer)

Se puderem me ajudar com isto vai adiantar muito minha vida hehehehe

 

Abs

rota.jpg.ce3b10870543835dd7769ef6486a44fb.jpg

Link para o comentário
  • Membros

Eu pesquisava um roteiro de 50 dias por lá, ficando mais tempo pela Grécia, chegar por Atenas, seguir de bus até Istambul, e de lá, ou subir em bus via Sofia 1N, ou pegar um lowcoast. Cidades alvo: Budapeste, Bratislava, Cracóvia, Viena, cesky Budejovice, Praga, Dresden, Berlim, e a partir destas alguns passeios por locais próximos.

Tinha pensado em começar por Holanda e Bélgica, mas cortei após pesquisar os preços de hospedagem, fora do meu $$.

Na Grécia, não encontrei quase nada sobre transporte de bus, não há trem para sair do país, mas tem bus entre Tessalia e Istambul, e como incluiria Meteora, seria uma boa opção. Recomendo que também dê uma prévia pesquisa em valores de hospedagens, se o seu orçamento é econômico... Particularmente, acho que seu roteiro está bem espalhado pelo mapa, o que aumenta bastante o custo de deslocamento. Prefiro focar uma área e explorar mais as diferentes opções. Também adoraria conhecer toda A Europa, mas não dá para fazer isto de uma vez só, pq se acaba perdendo várias lugares de grande interesse, a menos que o objetivo seja contar países e carimbar capitais. Os trens são rápidos, mas em geral mais caros. Tentaremos alguns deslocamentos em bus, que em alguns casos, nem demora tanto mais.

Concordo com um outro comentário, pesquise bem antes de comprar sua passagem aérea, e os 5 dias que tem de folga no roteiro, tente distribuir entre as etapas que terão vôos internos para não correr o risco de perder a data de um voo ou ou só chegar na cidade para correr para o aeroporto...

Boa sorte.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Marco! Irei realizar uma viagem parecida em abril e estou enlouquecendo com a questão do transporte rsrs

Fui à Rússia em 2012 e acredito que 100 euros por dia não sejam suficientes, por mais que o dinheiro deles esteja desvalorizado o país é caríssimo para o turismo! Se prepare para gastar um pouco mais que o planejado rsrs

Se você não tiver interesse em entrar no Museu Hermitage 3 dias em São Petesburgo serão suficientes, caso contrário eu acrescentaria mais uns dois! ::love::::love::

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Galera, finalmente fechei (mais ou menos) o roteiro e comprei as passagens... Ao invés de 55 dias, dei uma estendida :D:D Serão 67 dias. Segue a data e o roteiro:

 

27/04/2015

Sao Paulo - Roma

Roma 4 dias

Veneza 2 dias

Milão 2 dias

Lion 3 dias (tenho amigos a visitar ::otemo:: )

Paris 4 dias

Londres 5 dias

Bruxelas 2 dias

Amsterdam 3 dias

Berlin 5 dias

Praga 2 dias

Viena 2 dias

Budapeste 3 dias

Zagreb 2 dias

Litoral da Croácia 3 a 4 dias

Sarajevo 2 dias

Belgrado 2 dias

OŚWIĘCIM 2 dias

Varsóvia 3 dias

Moscou 5 dias

St Petesburg 3 dias

Moscou - São Paulo 02/07/2015

 

Deixei uns 6 dias livres para o transporte... talvez não seja suficiente, mas o roteiro é bem flexivel!!

 

Minha maior dúvida agora é... A melhor moeda a se levar é o EURO? devo levar um pouco de dollar também??

Valew galera ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros
Litoral da Croácia 3 a 4 dias

Sarajevo 2 dias

Belgrado 2 dias

OŚWIĘCIM 2 dias

 

No geral está razoavelmente bom, eu só vejo problemas em como você vai conseguir encaixar estes locais que destaquei sem que gaste uma fortuna ou que perca um monte de tempo no deslocamento... Mas neste item, só posso lhe desejar boa sorte nas pesquisas pois eu não saberia como lhe ajudar.

 

A maior parte do seu roteiro vai ser em Euros, então leve tudo em Euros mesmo, Euros inclusive tem aceitação melhor de que dólar em muitos países europeus que não adotam o Euro.

 

Luis, Acho que farei o trajeto entre Belgrado e OŚWIĘCIM passando por Budapest. Os outros vai ter que ser na busca mesmo!!! hahaha

Obrigado pelas dicas!

Abss!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Fique em Cracóvia, não em Oswieçin. Lá praticamente só tem Auchwitz, é uma cidade minúscula, ao passo que Cracóvia é grande e muito bonita.

 

Sobre o roteiro, é muito tempo e vc percorre muitas cidades, ficando pouquíssimo tempo em muitas delas. Esse tempo em cada cidade inclui os deslocamentos, ou os dias de deslocamento estão à parte? Se incluir, diria que tá muito corrido, e vc vai estar exausto no final. Ficar trocando de cidade a todo instante durante 67 dias vai desgastar muito mais do que vc imagina.

Link para o comentário
  • Membros
Fique em Cracóvia, não em Oswieçin. Lá praticamente só tem Auchwitz, é uma cidade minúscula, ao passo que Cracóvia é grande e muito bonita.

 

Sobre o roteiro, é muito tempo e vc percorre muitas cidades, ficando pouquíssimo tempo em muitas delas. Esse tempo em cada cidade inclui os deslocamentos, ou os dias de deslocamento estão à parte? Se incluir, diria que tá muito corrido, e vc vai estar exausto no final. Ficar trocando de cidade a todo instante durante 67 dias vai desgastar muito mais do que vc imagina.

 

Fala Joao Blz?!

Então cara, o tempo de deslocamento esta a parte, deixei praticamente 4 dias reservados para isso! mesmo assim ainda acho que pode ser pouco em vista da distância percorrida!

Quanto ao cansaço, tenho consciência que vou me esgotar neste roteiro, mas já fiz viagens mais corridas que esta e gosto deste tipo de viagem. Adoro estar na estrada mesmo! Além disso, ainda posso mudar o roteiro original, retirando alguma cidade caso sinta que vai ficar muito corrido!

 

VAlew pelas dicas

Abs

Link para o comentário
  • Membros

O roteiro parece-me globalmente bem. No entanto, Zagreb é uma cidade relativamente desinteressante comparativamente a Ljubljana ou Belgrado. Pode ficar antes em Ljubljana e sair de manhã cedo a tempo de apanhar um autocarro em Zagreb para o litoral da Croácia. Daí pode seguir para Mostar na Bósnia e daí para Dubrovnik. Daí optaria por seguir pelo litoral do Montenegro (Kotor, Budva) em vez de Podgorica.

Nós fizemos essa viagem de Istambul a Milão em 2010 e de facto o melhor transporte na maior parte dos países é o autocarro e não o comboio (alguns países têm poucas linhas, comboios lentos e com más condições). De Istambul pode apanhar o comboio ou autocarro até Salónica, daí apanhar um comboio até Skopje na Macedónia. De Skopje tem 2 opções para seguir: mini-bus até ao Montenegro (pelo Kosovo ou pela Albânia) ou comboio até Belgrado (seguindo depois para Sarajevo). Se optar por Sofia, tem o comboio nocturno para Belgrado com compartimento com camas. Chega cedinho a Belgrado e daí pode seguir para qualquer lado nos Balcãs.

Quanto aos dias, só acho que 2 dias para cidades como Praga e Viena é um pouco apertado. Se calhar retirar 2 dias a Berlim e acrescentar uma a cada uma dessas cidades.

 

Boa viagem!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...