Ir para conteúdo

MOCHILÃO BOLÍVIA/PERU/CHILE 32 DIAS COM GASTOS - DEZ2014/JAN2015


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, galera!

Minha viagem não foi planejada com muitos meses de antecedência, fui eu e mais meu primo só, com cara e coragem.

Como foi meu primeiro mochilão, o que mais me deixava preocupada era a grana, e a maioria dos relatos que vi por aqui, não tinha os gastos detalhadamente e preços recentes. Então, bora colaborar! Durante a viagem fui anotando todos os gastos por dia e cidade.

Comecei a planejar a viagem somente em setembro, aí comprei a passagem (somente de ida, pois mal sabia o roteiro que ia fazer e quanto dias exatamente iria durar) em outubro por milhas no cartão, mas meu primo comprou pela decolar e foi 350 reais+taxas, aproximadamente 600 reais, saindo de São Paulo em direção a Santa Cruz de La Sierra com escala em Assunção. No meio da viagem, compramos a passagem de volta, que saiu uns 550 reais (com taxas),e eu novamente paguei só as taxas.

Compr ei uma mochila da Quechua de 50L na decathlon, paguei 249,00 e achei mto boa! Além de uma bota, uma mochilinha, uma capa de chuva para a mochila e uma toalha nabaiji (daquelas que secam rápido, sabe?!)

 

GASTOS ANTECIPADOS

R$ 249,00 - Mochila Quechua forclaz 50l

R$ 169,00 - Bota Quechua (mais barato pq foi da sessão infantil! ahaha calço 34)

R$ 24,90 - Mochila Quechua Arpenaz 15l ultralight

*R$ 39,90 - Capa de chuva p/ mochila da Quechua até 50L

R$ 24,90 - Toalha Nabaiji

 

TOTAL: R$ 507,70

*Aconselho comprar uma capa de tamanho maior que a mochila, caso a sua já nao venha com capa, pq durante a viagem acabei amarrando muitas coisas na mochila e depois não dava pra colocar a capa direito, pois não cabia! ::putz::

 

Agora vamos ao relato! Anotei somente os gastos, não fiz um diário ou coisa do tipo, então vou tentar colocar aqui o que eu lembro de forma mais clara e simples possível.

 

DIA 21/12/2014: SÃO PAULO/ ASSUNÇÃO

Meu primeiro vôo saiu de São Paulo (GRU) em direção à Assunção as 14h15 e o segundo de Assunção para Sta Cruz, só na manhça do dia 23. Ou seja, teria um dia em Assunção.

Desembarquei em Assunção umas 16h30, não havia pesquisado nada, hostel, restaurante, etc. Saímos do aeroporto em busca de um lugar pra ficar e... surpresa! O aeroporto é no meio do nada, se eu não me engano há uns 35km da cidade, e ainda por cima era domingo, o unico restaurante/boteco que encontramos, estava fechado. Voltamos pro aeroporto e dormimos no último andar, por incrível que pareça, não eramos os unicos, havia algumas pessoas com saco de dormir e tals, na mesma situação que a gente.

Troquei 30 reais (viraram 48 mil guaranis) que acabei usando para comer, e dps acabei gastando com mais umas coisas pra não ficar guardando guarani.

 

GASTOS DO DIA

23 mil guaranis: pizza

5 mil guaranis: água

 

TOTAL: 28 mil guaranis

 

22/12/2014: ASSUNÇÃO/ SANTA CRUZ DE LA SIERRA

Acordei, comi, terminei de gastar os guaranis e embarquei para Sta Cruz. Cheguei em Sta Cruz por volta do meio dia, como não tinha dinheiro em moeda local, acabei trocando no aeroporto mesmo (DON'T DO IT!), troque o mínimo possivel, pois o cambio é péssimo. Estávamos a procura de um taxi do lado de fora,que cobrou 60 bolivianos pela corrida até a Estação bimodal, quando um bolíviano disse que a van dele passava pelo centro. Pegamos a van/microonibus do lado de fora do aeroporto, que nos deixou no outro aeroporto, o El Tropillo, que fica dentro da cidade, e de lá pegamos um taxi até a estação bimodal.

Compramos a passagem de Sta Cruz para La Paz de Onibus (semicama) para as 19h, nesse tempo almoçamos perto da estação bimodal mesmo, tomamos uma ducha na estação (é gelada, bem gelada!) e fomos andando até a praça 24 de setembro, só pra conhecer/passar tempo... Nada demais, não vi nada que valesse a pena passar um dia ou mais em Sta Cruz. O centro da cidade é bem limpinho e mais organizado do que a parte que conheceria se ficasse só ali perto da estação.

 

GASTOS DO DIA

3mil guaranis: agua

2 mil '' : coca cola

5 mil '' : bolacha maisena

10 mil '' : absorvente

25 mil '' : pin (no cartão de credito!! vou deixar pra contabilizar no final todos os gastos do cartão, então nao vai entrar nos gastos do dia!)

17 bs: almoço

3 bs: ducha

6 bs: van Viru Viru -> El Tropillo

4 bs: internet

10 bs: taxi El tropillo -> Estação Bimodal (foi 20bs a corrida)

160 bs: ônibus Sta Cruz -> La Paz

3 bs: uso do terminal

6 bs: água

1 bs: banheiro

2 bs: linha

2 bs: agulha

 

TOTAL: 20 mil guaranis e 214 bs

 

23/12/2014: LA PAZ

No caminho até La Paz, o onibus faz algumas paradas, desça em todas, pois não há banheiros (ou qdo tem, tá trancado) nos onibus da bolivia! Foram 18h de viagem, não tínhamos reserva nessa cidade (assim como em nenhuma outra), um taxista fora do terminal queria 20 bs na corrida até o centro que era há 10 min a pé da estação, estávamos a procura do loki hostel (bem indicado em La Paz), mas não achávamos e por indicação de uma galera que acabamos conhecendo em Sta Cruz, fomos parar no Wild Rover Hostel. Fiquei em um quarto compartilhado com 20 camas. O hostel tinha bar que funcionava até as 2 da manha (ou seja ninguem dorme antes disso), festa todo dia, banheiros que apesar de compartilhados semore estavam limpos, chuveiro bom e quente.. Amei!

Acabei ficando no hostel esse dia e não saimos pra conhecer a cidade, só a parte que a gente ja havia visto de tanto procurar lugar pra ficar! Dps das 2 a.m., a galera agitou uma balada que chama Mythology, e acabei indo no embalo. Não pagava nada pra entrar, porém não havia ningupem também hahahah As pessoas na balda eram as mesma do bar do Wild Rover + alguns loucos do Loki (hostel que também tinha bar em esquem semelhante ao wild rover!)... Vale lembrar que dá pra entrar nos bares do wild rover e do loki, mesmo sem estar hospedado lá, só deixar o nome na porta, passaporte e o nome de algum amigo que esteja hospedado (invente, sempre tem um gringo chamado john!)

 

GASTOS DO DIA

2 bs: banheiro

9,50 bs: lanche

20 bs: salgadinho

2 bs: internet

45 bs: diária no wild rover

14 bs: hambúrguer

12 bs: refrigerante

18 bs: vodka

10 bs: taxi mithology

 

TOTAL: 132,5 bs

 

24/12/2014: LA PAZ

Esse foi o dia de andar pela cidade, fechar passeios e pechinchar muito! Fomos procurar em um grupo de 7 brasileiros, e quanto mais gente melhor, sai mais barato pra cada um e consegue negociar bastante o preço. Fechamos o Dowhill biking + chacaltaya +vale de la luna com a mesma empresa, fica no andar de cima de uma galeriazinha que tem entrada numa ladeira bem famosa, n lembro o nome agora... (chama El solarium, not sure!). A bike tinha só uma suspensão, com freios hidráulicos.

 

DICA DO DIA: Feche passeios em grupo, junte os amigos recém feitos no hostel e vá.

 

GASTOS DO DIA

6 bs: água

14 bs: almoço

70 bs: 2 camisetas

5 bs: chaveiro

22 bs: creme pra pentear

380 bs: bike + chacaltaya + vale de la luna

25 bs: papas y pollo

45 bs: wild rover

 

TOTAL: 567 bs

 

25/12/2014: LA PAZ

Marcamos o Dowhill biking para esse dia, mesmo sendo Natal e outros feriados, nada para por causa disso. A van passaria par anos pegar no hostel as 8h30, na realidade passou as 9h15. Seguimos para o lugar onde iniciaríamos o percurso. O guia deu algumas instruções, recebi casaco corta vento, calça, capacete e luvas. São cerca de 63km somente de descida, 20 km no asfalto (que dá uns 40 min) e outros 43km (não sei exatamente o tempo, mas acho que umas 2h30min +-) na Estrada da morte, que é um caminho de terra com pedras.

Já tinha almoço incluso, e foi por volta das 15h. No onibus, distribuiram alguns lanches, mas pouca coisa, as 15h meu estomago gritava por comida. Por isso tome um café da manhã reforçado!

O almoço foi bom, acho que o melhor que eu comi na bolívia, pois não tinha só pollo con papas.

Chegamos no hostel no fim da tarde.

 

10987669_869038993118304_5027162608119658636_n.jpg?oh=bb4fdf55bf1b9e36f232b629beeb0252&oe=558BC030

Trecho asfaltado

10891947_729092307210623_8965887323177718585_n.jpg?oh=f1777563ea0b20dd70c4c76e485c49ee&oe=55865079&__gda__=1434497189_bee283747e2651c3368873fb6ea940b3

Trecho da ''morte''

 

GASTOS DO DIA

25 bs: Entrada na estrada de la muerte

19 bs: lanche

45 bs: Wild rover

 

TOTAL: 89 bs

 

26/12/2014: LA PAZ

Nesse dia, fizemos o Chacaltaya + Vale de la Luna. A van atrasou novamente, foi bom que deu tempo pra tomarmos café da manhã. O caminho que o onibus faz é semelhante ao da estrada de la muerte, digo, acidentado igual, uma ruazinha estreita na beirada de um penhasco. Nessa época do ano, que é verão, o onibus vai até uma parte e depois subimos até o pico a pé, mas para quem for em outras épocas a caminhada pode ser mais longa, pois o onibus não sobe até onde deveria por causa da neve. Não há paradas para almoçar, o onibus para em um armazem na cidade, mas ele é muito caro! então compre lanches, bolachas, snacks em geral com antecedencia!

Foi uns 50 min de subida até pico, havia uma outra montanha ao lado que era um pouco mais alta e dava visão para o outro lado, fiquei com medo de não dar tempo de voltar e não fui, mas teve meia duzia que foi e achou incrivel. Se não fosse a altitude essa mesma subida levaria 20min. A situação era que a cada 10m eu fazia uma parada para contemplar a paisagem (vulgo respirar! kkk :lol: ). Até tentei não parar, e o resultado foi que quase desmaiei, minha pressão abaixou de repente, visao turva e td mais. Pra quem tá habituado com os 760m de altitude de Sp, não fica nenhum pouco fácil estar em 5.400m em poucos dias... Foi até surpreendente eu não passar mal. Algumas pessoas ficaram dias com dor de cabeça, outras vomitavam, ficavam mal de vdd por causa da altitude!

Aconselho a tomar Sorojchi pills, vi um pessoal que tomou e ficou mto bem, como você não sabe se vai passar mal ou não, é bom para prevenir.

Nesse dia masquei muita folha de coca, também serve, ou dizem servir, na verdade nao vi diferença, mas se até as tcholas mascavam coca lá, pq eu não mascaria hahahaha ::otemo:: É amargo, odiei hahaha preferia tomar o chá, assim dava pra adoçar bem!

O passeio pelo Chacaltaya se encerrou umas 14h, e aí era opcional ir ou não para o Vale de la Luna, o preço do pacote era o mesmo, só teria que pagar a entrada no Vale. Eu resolvi ir e achei bem sem graça quando comparado ao Chacaltaya, 15 min basta lá, mas deu pra tirar umas fotos bonitas hehehe Aconselho ir!

Na volta, passamos perto de um teleférico que estavamos morrendo de vontade de andar, aí pedimos pro onibus parar perto do teleférico, maior furada! O teleférico é o transporte publico usado por eles, porém ainda estava em desenvolvimento, a maioria das linhas só estavam no projeto, e não havia nenhuma estação proximo ao centro da cidade. Entramos nele e descemos na estação seguinte, pois as outras eram mais afastadas da cidade. Na volta acabamos pegando um taxi que cobrou 12 bs na corrida, quase não acreditei... Foi uns 20 min de taxi de onde estávamos até o wild rover, de tão longe, e o cara cobrou 12! Me senti roubada por todos os outros taxistas bolivianos depois disso.

Mandei lavar minhas roupas nesse dia, pq né! Quando fiz minha mala, dps conto detalhadamente o que levei, coloquei roupa para uma semana. No hostel havia serviço de lavanderia por 10 bs o kg, mandavam pela manhã e retirava a noite.

 

Dica do dia 1: MASQUE FOLHA DE COCA!

Dica do dia 2: Não pague mais do que 15 bs numa corrida, seja para onde for em La Paz! Chore, negocie, se te cobrarem 20 pergunta se faz por 10 e feche por 15! Se tem algo que dá pra economizar é taxi

10885312_848559135166290_500927079887655899_n.jpg?oh=de60abc74d82f0def1d1505b64d17b9e&oe=557E4813&__gda__=1434361042_8c7c81f74f8b7e96e802589e1cf52e61

 

GASTOS DO DIA

15 bs: Entrada Chacaltaya

15 bs: Entrada no Vale de la luna

35 bs: Snacks no armazém

34 bs: jantar no wild rover (caro, sim, mto caro! mas tenho gastrite e depois de tanto frango frito com batata frita, já não tava dando mais pra economizar na comida)

20 bs: lavanderia

5,5 bs: suco

3 bs: teleférico

4 bs: taxi do teleférico até wid rover

45 bs: wild rover

 

TOTAL: 176,5 bs

 

27/12/2014: LA PAZ /COPACABANA

Nesse dia, acordei tarde e fiz check out só as 13h! DON'T DO IT! Se vai pra copacabana, levante cedo pra aproveitar o dia.

Pegamos um taxi até o Cemitério (20bs a corrida, me senti extorquida mas foi o mais barato q consegui), pois pe de onde saem onibus e vans para Copacabana.

Passamos no primeiro lugar, que tinha para as 14h mas tava 35bs, aí fomos andar para ver se achavamos mais barato e quando voltamos (10min dps) ja nao tinha mais para as 14h, nem para as 14h30. Acabamos comprando só para as 15h que ja estava se esgotando também.

No caminho, tem uma parte que todos tem que descer da van, pois ela atravessa o titikaka de balsa e as pessoas vao de barco. Não perca sua van de vista!!!

Chegamos em Copacabana por volta das 19h. AQUI COMEÇA O PERRENGUE!

Não tínhamos reserva e todas as pessoas que pretendiam passar o ano novo em cusco, vindo do sul, tinham no roteiro dormir na Isla Del Sol no dia 28, para pegar onibus noturno dia 29 para Cusco e chegar na cidade dia 30. Ou sejam dia 27 tava todo mundo em Copacabana!! A cidade estava lotada, andamos até as 23h30 atras de hostel desde o centro até os lados mais sombrios de copacabana e tudo o que via e ouvia era ''no hay habitaciones''. Até achei uma, por 200 bs o quarto doble as 21h, as 23h30 qdo voltei, esse quarto já nao existia mais.

Já estavamos em 5 (encontramos mais 3 pessoas de Lima na mesma situacao) debaixo de chuva, sem lugar pra dormir. Estávamos caminhando para a praça, a fim de pegar um taxi que nos levasse atpe algum lugar mais afastado e/ou fora da cidade para dormirmos, quando uma moça ofereceu ajuda... Disse que conhecia um lugar por 40 bs que com certeza teria vaga e nos levaria até lá. Confesso que quando começamos a entrar pelas quebradas de Copacabana, tive medo de ser uma enorme furada e ser assaltada, na minha mente de gente criada na cidade grande não havia porque uma mulher x, andar uns 6 quarteiroes a noite, na chuva, no escuro, para nos ajudar e tudo na maior boa vontade. Pois era boa vontade mesmo, nem dona do lugar ela era e o lugar existia! Era um salão de festas (Palácio dos cristais, ou algo com cristais no nome) com um hostel em cima. Mas para nossa felicidade, havia casamento e com a chuva torrencial, toda a galera do casamento ficou hospedado no hostel, ou seja: no hay habitaciones! A moça implorou pro carinha dar um jeito só pra gente nao ficar na rua, e ele disse que resolveria por 20bs. Fechamos, óbvio, a unica coisa em questao naquelas horas era um teto, cobertor e chuveiro com agua quente... segundo ele, teria tudo isso, e teve, só nao como a gente esperava.

Ficamos em um salão fechado, as cobertas eram finas, o chuveiro era aquela tênue linha entre o que é morno e o que é frio, e o colchão era de palha! ::lol4::::lol4::::lol4:: Sim, palha!!!

Resultado, foi a noite em que passei mais frio na viagem inteira ::Cold:: ,mas não dormi a rua e em vez de gastar 200bs gastei 20bs para dormir, há um lado bom nisso tudo hahahaha

 

DICA DO DIA: Reserve hostels em datas próximas ao reveillón

 

GASTOS DO DIA

1 bs: chiclete

35 bs: onibus La Paz -> Copacabana

5 bs: taxi hostel -> cemitério

1,5 bs: barco para atravessar titikaka

4 bs: internet

20 bs: teto para dormir

 

TOTAL: 66,5 bs

 

28/12/2014: COPACABANA

AQUI CONTINUA O PERRENGUE. Acordamos tarde, perdemos a hora. Todos os passeios para Isla Del Sol saem as 8h30 (norte e sul) ou as 13h30 (sul). Chegamos na agencia as 8h45 (shit!)

Aproveitei a manhã livre para reservar hostels em puno e em cusco ::otemo:: = trauma da ultima noite vs medo de acontecer de novo, e também comprar passagem para Puno as 18h30.

Deixei minha mochila na agencia, assim como minhas blusas de frio, sol tava estralando e me deixar enganar pelo ''del sol''. Resultado? Fui na parte superior do barco, com um vento desumano que só faltava me carregar, passei frio. ::Cold:: Além de que quando estávamos para embarcar, o cais cedeu... Por sorte ninguém se feriu e por muito mais sorte, eu não fui parar na água.

O barco sai as 13h30, chega na ilha, teoricamente, as 15h, aí temos uma hora lá e volta as 16h para chegar em Copacabana as 17h30. Teoricamente porque o barco que eu fui estava com um motor quebrado e o outro funcionando muito mal ::otemo:: Cheguei na ilha 15h30, que foi o tempo de subir as milhares de escadas ate as fontes e descer novamente. A essa altura, a galera implorava para ficar mais tempo, e bem que eu queria também, porém havia problemas maiores. Se o barco saisse mais tarde, não estaria as 18h30 em Copacabana, perderia o onibus para Puno, perderia o dinheiro da reserva feita em puno, teria que remarcar a reserva em Cusco, não faria o passeio em puno no dia seguinte e, portanto, cortaria Puno do roteiro ou não chegaria em Cusco para o ano novo!

O barco saiu 16h20 da ilha, o motor saiu uma fumaça assustadora e fez um parada de 10 min em umas ruinas ainda na ilha. Foi o tempo que levou para eu ter a brilhante ideia de mudar para um outro barco que também estava parado no cais. Cheguei em Copacabana as 18h10, mas não tinha o ticket daquele barco, isso me custou mais 20bs. ::putz:: Corri para agencia para pegar minha mochila e consegui pegar o onibus! Meia hora depois ele fez uma parada na fronteira, na qual encontrei um conhecido de La Paz, que também estava na Ilha e me informou que o barco em que eu estava, para minha felicidade, havia quebrado.. A grande maioria das pessoas tinham onibus para Puno ou Cusco e perderam. Quase dei um gritinho de alegria, meus 20bs não foram em vão! ::otemo::

A migração peruana estava sem eletricidade e literalmente a luz de velas. O onibus foi sair já era 22h. Cheguei em Puno 00h30, um carinha ofereceu os servicos da agencia dele e fechamos tudo ali mesmo, o passeio para o dia seguinte e o onibus noturno para Cusco.

Fui sacar no caixa eletronico e o cartao foi rejeitado, quase chorei nessa hora. Medo de um perrengue ainda maior e dessa vez sem dinheiro. Meu primo tinha 30 soles que cambiou na fronteira.. foi esse o dinheiro que demos de entrada e o resto no dia seguinte.

Os taxis em puno suponho que cobram taxa fixa, pois perguntei pra varios lugares e pra todos a resposta foi ''5 soles'', apenas quando falei em ir para o hostel mas parando na praça das armas (onde tinha caixa 24h) que a resposta subiu para ''10 soles'', ou seja, 2 corridas de 5, uma até a praça e a outra da praça ao hostel.

Consegui sacar (uhuuul!).

Reservamos quarto compartilhado no Quechuas palace hostel, acabei compartilhando com meu primo, não tinha mais ninguém no quarto :lol:

Vou colocar as contas de Puno no dia de amanhã, creio que fica mais organizado

 

DICA DO DIA: Acorde cedo! Mochilão não foi feito pra dormir muito, nem bem!

 

GASTOS DO DIA

2,5 bs: papel higiênico

6 bs: água

40 bs: ônibus Copacabana -> Puno

30 bs: Isla del Sol, parte Sul

20 bs: café da manhã

20 bs: barco

21 bs: snacks

 

TOTAL: 139,5 bs

 

29/12/2014: PUNO

Fim dos perrengues, Puno foi a maior mordomia. Dormi bem, cobertas de sobra, aquecedor, banho quente, café da manhã com presunto, queijo, sucos naturais, yogurt e pão frances (entenderás que isso é café da manha bom! brasileiro é mal acostumado com aquele banquete no café da manha dos hoteis brasileiros).

A van passou para nos pegar as 7h15, fechamos um passeio da Ilha de Uros + Ilhas Taquille.

O guia sabia tudo e explicava tudo em ingles e espanhol. Não lemro quanto tempo dá de uma ilha até a outra, só lembro que a volta das ilhas taquile pra puno dá 3h/3h30.

Achei a Ilha de Uros bem interessante (fedida também!), mas a ilha taquille bem mais bonita e legal. Tive o melhor almoço da viagem até então, sopa de quinoa com truta assada. Dá pra nadar no titikaka na ilha taquille, portanto vá de roupa de banho por baixo. Pegamos onibus as 22h para Cusco, compramos semicama, o cara se enganou e acabou sendo cama, outro nível ahhaha

 

10408784_848563001832570_2796050609228413561_n.jpg?oh=1994f20093d355376c6e33bc6e22d923&oe=5586FA6A Ilha de Uros

1396028_848333118522225_6880590860174952759_n.jpg?oh=ee241ffd88f0543d9e8cb9515bee7f3d&oe=558A1930 Ilha de Uros

 

GASTOS DOS DIA:

35 soles: hostel Quechua Palace Hostel

5 s: taxi rodoviaria -> hostel

10 s: barca de uros

2 s: propina para menininha da barca

30 s: onibus Puno -> Cusco

50 s: Ilha de Uros + Ilhas Taquille

1 s: uso de terminal

20 s: almoço na ilha taquille

2,5 s: água

14,5 s: jantar (pizza na plaza de las armas)

2,5 s: taxi plaza de las armas -> rodoviaria

2 s: banheiro

 

TOTAL: 174,5 s

 

30/12/2014: CUSCO

Chegamos em Cusco as 5h da manhã, fomos direto ao hostel que havíamos feito a reserva ''Inka Club Hostel'', antigo Che Lagarto. Não achei tão bom quanto o Wild Rover, a limpeza do banheiro não era diária, não havia bar e o Wifi não pegava no meu quarto. ::grr:: Achei que o preço tava muito acima do que deveria ser, mas era perto da praça das armas e a essa altura não tinha mais hostel disponivel perto da praça das armas. Fizemos check in somente as 10h, mas desfrutamos de computador e sala de tv nesse tempo. Marcamos de encontrar uns amigos feitos em La Paz para almoçar no mercado San Pedro, lugar que não me agradou muito, apesar de ser beeem barato! A noite fui no Loki, festinha boa mas com cerveja quente, e depois no Mama Africa, uma baladinha maneira na praça das armas.

 

GASTOS DO DIA:

4 s: taxi rodoviaria ->hostel

36 s: diaria no Che Lagarto

4 s: chaveiro

15 s: camiseta

5 s: café da manhã

3,5 s: club social

1,5 s: lenço de papel

19 s: própolis (tosse desde dia 21 e não levei remedios, LEVE REMEDIOS!)

*9 s: lavanderia

17,5 s: jantar (pizza)

4 s: almoço

1,5 s: água

1 s: bolacha

**7 s: pisco

8 s: cerveja

 

TOTAL: 136 s

*Há lavanderias expresso (2h pra lavar) por 3kg o kg em Cusco

**Teor alcoolico do pisco = 40%, equivale a tequila e é mais barato que vodka. Comprei pisco e sprite que o próprio carinha do boteco misturou e ainda acrescentou umas gotinhas de limão! Boa opção pra quem pretende se embriagar e não tem muito dinheiro a gastar com cervejas.

 

31/12/2014: CUSCO

Um dia perdido em Cusco. Se tivesse fechado passeios no dia 30, poderia ter feito moray ou outras ruínas que não conheci. Nesse dia, depois de muita pechincha, e estar em um grupo de 8 pessoas, fechei o Machu Picchu de van por 75 dolares(estudante), 95 dolares (normal) para 3 dias/2noites. Estava cerca de 250 dolares para ir de trem, e nao havia mais passagens para comprar, somente com agencias. Se voce pretende ir de trem, compre pelo site antes (acho que chama peru rail) e a entrada do Machu Picchu e também Huayna Picchu!! Entrada pro Huyana Picchu não pode ser comprada na hora, me arrependo de não ter programado essa parte com antecedencia e também de não ter feito a trilha Inca 4 dias/3 noites (tava uns 200 doláres).

Aconselho a todas as pessoas a fazerem a trilha inca + Huayna Picchu. O Huayna Picchu tem uma visão da cidade do M.P. privilegiada, dá pra ver a forma de Condor, achei incrível! E quanto a trilha,todos que fizeram voltaram acabados, tem dia que sao 6h praticamente só subindo escada, mas vê tanta coisa incrivel no caminho que já chega lá em cima não achando o Machu Picchu tudo isso.

Na mesma empresa, fechei também o city tour pelas ruinas proximas ( Sacsahuaman, tambomachay e qenco) por 15 soles e o vale sagrado (pisac, ollantaytambo e chinchero) não me lembro ao certo por quanto, mas acho que foi 25 soles +20 do almoço.

Eu não tenho carteirinha de estudante internacional, usei a da atlética da minha facul, pq a da unifesp mesmo nem data de validade tem! E consegui estudante no M.P. e também no boleto turistico sem problemas...

O boleto turistico é necessario para fazer o vale sagrado e as ruinas, se voce for fazer os dois compre o geral, se for fazer só o vale sagrado ou só as ruinas, compre o parcial. O geral normal custa 130 soles e o parcial 70 soles; O geral para estudantes custa 70 soles e o parcial 40.

No começo da noite comprei pulseirinha pra entrar no mama africa e nesse dia estava 70 soles, me arrependo e muito! A praça estava lotada, meia noite e todo mundo dando as sei lá quantas voltas na praça, varias baladas diferentes, umas de rock, reggae, eletronica e a maioria de graça. Só a Mama Africa que estava super faturando no ingresso.

 

GASTOS DO DIA

36 s: Che Lagarto

18 s: Mc Donalds (almoco)

15 s: Mc Donalds (jantar, tava uma fila gigantesca em todos os lugares nesse dia, só mc donalds era realmente rápido)

70 s: Mama Africa

10 s: bebida

10 s: cachecol de alpaca

282 s: Machu Picchu + Vale Sagrado + City tour com ruinas proximas

 

TOTAL: 408 bs

 

01/01/2015: CUSCO

Marquei as ruínas próximas para esse dia, pois o passei começava só 13h30 e ia até umas 19h. Ou seja, não iria perder a hora como poderia acontecer com qualquer coisa marcada para manhã do primeiro dia do ano.

Acordei antes do almoço pois a reserva era só para o dia 30 e 31, precisavamos fazer check out até meio dia e procurar um outro hostel para ficar. Deixamos as mochilas no Che Lagarto, conseguimos cama no Wild Rover e levamos só a noite as mochilas para o wild rover.

A primeira parada foi no Monastério em Cusco, depois Sacsayhuaman, onde comprei o boleto turistico (ahh, detalhe: o desconto só vale para estudantes de até 25 anos !! no caso, meu primo tinha 26 e nao conseguiu). Em seguida, tambomachay e Qenco, que são bem mais sem graça que a primeira.

 

DICA DO DIA: Não tome a água da fonte de Tambomachay! Há quem tome e fique ruim por mais de uma semana

 

GASTOS DO DIA

5 s: Entrada no monastério (estudante), 10s o ticket normal

10 s: almoço KFC

8 s: jantar

24 s: wild rover

 

TOTAL: 37 s

 

02/01/2015: AGUAS CALIENTES

A van passou para nos pegar bem cedo, foram 7h de viagem numa estrada nada boa até a Hidrelétrica, com parada para almoço( ja incluso) em Santa Maria. Da hidrelétrica até Aguas Calientes foram cerca de 2h15min de caminhada, a maior parte pela linha do trem, cansativo, mas nem tanto, deu pra ir de boa. Encontramos com o guia na praça, o qual nos levou até o hotel, bem simples, quarto doble com ducha caliente e wifi (necessário para sobrevivencia!) Jantamos em um restaurante na ladeira principal de A.C. (incluso também). Foi sopa de quinoa de entrada + 4 opcoes de prato principal: pollo, lomo, tortilla (vulgo omelete) ou spaghetti.

Dormimos em Águas Calientes.

 

DICA DO DIA: Tenha sempre o número da agência ou da pessoa com quem fechou passeio!

 

GASTOS DO DIA:

4 s: ligação (quase perdemos a van por termos mudado de hostel)

4 s: coca cola

 

TOTAL: 8 s

 

03/01/2014: MACHU PICCHU

Despertei 4h para sair as 4h30 para subir o Machu Picchu a pé. Há a opcao de subir de ônibus, custa 10 doletas e mais 10 para descer dps.

Ainda estava escuro, mas havia bastante gente indo pro mesmo lugar. Cheguei na entrada do Machu Picchu as 6h15, ainda estava um pouco nublado, mas já tinha amanhecido. A subida não é nenhum pouco facil. Foi 45 min andando do hostel até o inicio da subida e dpos mais 1h subindo escada! Um degrau baixo, outro alto e outro gigantesco, nessas 1h incluo as paradas que fiz para respirar e beber aguar hahaha.

O guia nos esperava as 6h30. Foi contando as historias de alguns lugares e as 8h30 já estava livre para ir onde quiser. Subimos até o pico onde se tira a clássica foto com visão panoramico do Machu Picchu, nos aventuramos por uns lugares e pronto, já não havia mais o que fazer lá. Começamos a descida as 11h30 e em 1h120 min já estavamos no hostel, bem mais rápido que a subida. Cheguei e dormi, tava dormindo em pé enquanto o guia contava as historinhas. Acordei umas 15h, fui as aguas termais imaginando ser tipo Poços de Calda, Rio Quente e tals! kkkkkk A agua era quente, mas também era turva, suja, tinha nada de cristalina igual as aguas termais brasileiras. Esqueci de levar meu biquini e acabei tendo que alugar um lá na porta, pq nem tinha do meu tamanho pra comprar. Dormi em águas calientes.

 

DICA DO DIA: Pizza familiar só alimenta uma família de 2 pessoas.

 

GASTOS DO DIA:

20 s: 4 bandeirinhas daquelas de costurar na mochila

11 s: bolachas

10 s: entrada nas aguas termais

3 s: aluguel do biquini

22,5 s : jantar (pizza+drinks)

 

TOTAL: 66,5 s

 

04/01/2014: ÁGUAS CALIENTES/CUSCO

Saí as 11h de águas calientes, caminhei mais 2h e pouco dnv até a hidrelétrica, onde almoçei em uma tenda lá perto. A van saiu as 14h15 com destino a Cusco.

Levei apenas a mochila de 15l para o machu picchu, a mochila grande ficou trancada em um quarto no wild rover e deixei a reserva feita para quando voltasse.

 

GASTOS DO DIA

9 s: almoço hidrelétrica

16,5 s: jantar (pizza)

18 s: cervejas

21 s: wild rover

 

TOTAL: 64,5 s

 

05/01/2015: CUSCO (VALE SAGRADO)

A van passou cedo para nos levar ao vale sagrado. Viagem bem mais longa e cansativa do que as ruínas proximas a Cusco.

A primeira parada foi em Pisac, em seguida Ollantaytambo e Chinchero. Retornamos a Cusco por volta das 20h.

 

10407576_858469454175258_7637495974762397818_n.jpg?oh=e146c4dc353caae9cf2cef754600f163&oe=557FA252&__gda__=1434129464_c2b30a54cad9e0ba03327e7b5d4ad970 Chinchero já a noite

GASTOS DO DIA

1 s: ligação

4 s: água

13 s: jantar

21 s: wild rover

 

TOTAL: 39 s

 

06/01/2014: CUSCO

Outro dia perdido, deveríamos ter ido direto ao terminal no dia anterior para pegar ônibus para Ica, mas estavamos cansados e acabamos ficando mais um dia passeando por Cusco. Fomos ao terminal de manhã e compramos a passagem para Ica saindo as 19h. Foi com certeza o pior ônibus da viagem. Não havia apoio para os pés, pegamos os ultimos lugares que tinha que ficava na frente do banheiro, o qual fedia muito, estava cheio de crianças, sendo que 2 revezavam entre qual conseguia chorar por mais tempo, a tampa do ar condicionada estava quebrada, então vinha um vento absurdo na minha cabeça, colocaram um seriado boliviano para passar na tv, mas era tipo um chaves da vida, que soltava aquelas risadas gravadas absurdamente altas com as quais eu acordava assustada. Nem fone de ouvido deu conta!

 

DICA DO DIA: Leve um bom fone de ouvido e/ou protetor auricular.

 

GASTOS DO DIA:

12 s: lavanderia

7 s: hamburguer

2,5 s: coca cola

60 s: 2 blusas de la que creio ser de alpaca

18 s: snacks

8 s: taxi terminal -> hostel -> terminal

120 s: ônibus Cusco -> Ica

1,3 s: uso de terminal

 

TOTAL: 228,8 s

 

07/01/2015: ICA - HUACACHINA

Chegamos em Ica pela hora do almoço, não havia rodoviária, era um ponto qualquer em uma avenida, fique atento para não passar da cidade! Estava a procura de internet/WiFi para saber onde ficar e/ou para onde ir. Havia conversando com uns amigo, mas não tinha mta noção, a única coisa que tinha em mente era o nome "huacachina". Almocei no Rocky, fui a uma lan house e dps segui para Huacachina naquelas mototaxi de 3 rodas (não sei qual o nome especifico para aquilo!)

Ficamos no hostel Sand and Lake, que tem bar, piscina e tals! (amei) E lá mesmo fechamos o passeio para ver o por do sol nas dunas.

O passeio teve saída as 16h30 de buguee, incluso sandboard, e retornamos as 18h30/19h.

Passamos a noite no barzinho do hostel, Huacafucking Bar, que tinha vista de frente para o oasis.

10917081_858469250841945_3442665190594898485_n.jpg?oh=3ac8cb8a1ed975c4a78525fd1f85f855&oe=55B63C08

10906509_855086207846916_8374542054899379362_n.jpg?oh=66bda73e9745ddb31cbff1680be6bcc9&oe=557AAAD7

 

GASTOS DO DIA:

15,90s: Almoço

2s: internet

2,5s: taxi ica->Huacachina (5s a corrida)

25s: sand and lake hostel

30s: sandboard+sunset Huacachina

 

TOTAL: 59,5s

 

08/01/2015: PARACAS

Levantamos as 7h, café da manhã que só ficou pronto as 9h, apesar da demora, foi muito bom para os parâmetros que estava acostumada! Hahahahaha tinha sucos, omeletes e pão francês (viva!) além de manteiga e geléia.

Comprei a passagem para Paracas na agencia em frente ao hostel, para sair as 13h. Não havia horário mais cedo. O ônibus saia do terminal da cruz del sur, no centro de Ica, almoçamos lá na frente mesmo e pegamos o ônibus rumo a Paracas. A viagem durou apenas 1h15 e para nossa surpresa tinha almoço! Marmitinhas de arroz e frango com batata assada, muito boas, como tava em situação de economia, acabei pegando e levei pensando no jantar hahahaha

Cheguei em Paracas, procuramos alguns hostels e decidi ficar no Backpackers hostel. Aproveitei o resto do dia para ir na feirinha, conhecer a cidade e fechar os passeios do dia seguinte. Procurava o pacote mais barato para Islas Balletas e Reserva Nacional de Paracas, mas gostei da idéia de fazer a Reversa de quadriciclo e foi sensacional! Saiu mais caro, porém achei que valeu mto a pena. Fechamos os dois passeios na mesma agência.

GASTOS DO DIA:

20s: Ônibus Ica -> Paracas

2,5s: taxi Huacachina -> Ica

14,90: almoço

5s: pulseiras

10s: caneca

100s: Islas Ballestas + Reserva Nacional de quadriciclo (2h)

17,5s: Backpackers hostel

 

TOTAL: 155s

 

09/01/2015: PARACAS

Às 8h da manhã estávamos na agência para realizar o passeios pelas Islas Ballestas, retornamos as 10h e inciamos o passeio de quadriciclo às 11h. Achei tudo maravilhoso, exceto a parte de não poder descer na ilha :(

O passeio de quadriciclo que fechamos foi por 2h, e não vimos as lagunitas (ou algo parecido, não lembro o nome certo!), para visitar este lugar deve-se combinar um tour de 3h com quadriciclo. Voltei para comprar o ticket no terminal da cruz del sur, com saída as 17h30 (teve atraso! só saí às 18h30)

 

GASTOS DO DIA:

17s: taxa de entrada da Reserva Nacional + Islas Ballestas

2,5s: água

17s: desodorante + álcool em gel + sabonete + pente

3s: chocolate

35s: ônibus Paracas -> Nasca*

 

10444401_858469770841893_7248918651542205449_n.jpg?oh=e6a7f2d2c94c9629d47ea58712a0a46c&oe=55796A22&__gda__=1433447595_52f658c7daa1521601ff5a84c48ffbac

Reserva nacional de Paracas

 

10898135_740799619373225_8198990670282924906_n.jpg?oh=dd7178b99cefdd1d526a9e33ffe291c2&oe=55751461

Islas Ballestas

 

TOTAL: 74,5s

*O ônibus de Paracas para Nasca passa necessariamente por Ica! Veja os preços, se vale ir pra ica e dps para Nasca, ou pegar direto. No meu caso sairia 2s mais caro ir direto, achei que valia mais a pena pagar do que ficar parado mto tempo em Ica, afinal era só 2s.

 

10/01/2014: NASCA

Cheguei em Nasca por volta das 22/23h. Jantei Salchipapas e incluirei os gastos no dia 10 para facilitar o fechamento das contas por cidade. Fiquei no Sol de Oro por 20s (40s quarto duplo, que na verdade tinha 1 cama de casal + 1 solteiro e o custo real era 60s), mas como a cidade estava vazia e o hostel tbm, conseguimos mais barato. Este hostel se localiza na Plaza de Armas. Antes disso, fui até o Pirwa Hostel, que já tinha ouvido falar em Cusco e achei que talvez fosse barato por ter quarto compartilhado e tals! Que nada, tava 30s a cama em quarto compartilhado com 8, mas que também estava vazio....

Peguei um taxi até o aeroporto as 7h30 da manhã, e lá fechamos por 60 dólares o passeio em um avião com 5 pessoas. O custo normal era 75, porém a agencia precisava de 2 pessoas logo para lotar o avião e assim poder decolar. Paguei para gorfar, mas não me arrependo! É uma coisa única na vida, não tem como ver as linhas de outro jeito e não tem algo semelhante a elas em outro lugar do mundo! Dira 25 mim o passeio, e o avião vira 45° passando 2x por cada figura para todos poderem observarem. Foi isso que me fez ficar enjoada. Comprei uma senha de WiFi por 3s no aeroporto e tomei o café da manhã por lá mesmo!

Voltei para a cidade com uma carona que a moça da agencia de aviação arrumou. Comprei o ticket de Nasca para Arequipa saindo as 15h. Pechinche, chore e procure bastante, o preço da cruz del sur tava 95s e fechei por 75s na Oltursa.

 

DICA DO DIA 1: Tome Dramim.

DICA DO DIA 2: Espere no aeroporto até que apareça alguem que necessite de você! Isso tornará tudo mais barato. Quero dizer com isto que, as vezes as agências fecham com um grupo de 4 pessoas para sair as 9 da manhã, sendo que cabem 5, e se sobrar lugar eles acabam tendo lucros menores, aí acabam te oferecendo um preço mais barato para ir no avião deles.

 

GASTOS DO DIA:

20s: hostel

6s: salchipapas + refri

3s: WiFi

2,5s: bolacha

3s: salgado

4s: água

3s: coca cola

5s: taxi

60 US$: vôo

25s: taxa paga ao aeroporto

5s: película de cel(a minha havia estragado)

2s: frutas

75s: ônibus Nasca -> Arequipa

 

TOTAL: 153,5s

 

11/01/2015: AREQUIPA

Cheguei em Arequipa por volta das 1h/2h da manhã (10h de viagem +-). Peguei um taxi do terminal até o Wild Rover (again! ::hahaha:: ).

Aproveitei o dia para conhecer a cidade, não há nada demais que mereça mais do que um dia. Dá pra ir ao Mirante Yanahuara e visitar o Monastério Santa Catarina, que acabei não indo, pois custava 40s a entrada. Fechei o Canyon del Colca de 2d/1, mas de bus! não era o trecking. Me arrependo!! Vale muito a pena o trekking, mas tem que estar habituado, pois alguns amigos fizeram e acharam mais difícil do que a trilha inca, fecharam o treckking por 95s e ainda ficava hospedado num oasis mto top! Enquanto eu fiquei num hostel bem mais ou menos.

Fui a rodoviária e já comprei a passagem pra 2 dias dps, assim que chegasse do Canyon.

 

DICA DO DIA: FAÇA O CANYON DEL COLCA TREKKING DE 2 DIAS!!! Super me arrependo de não ter feito! Só não faça caso tenha algum problema respiratório, asma, bronquite ou algo mais sério, pois pode ficar complicado até demais fazer o trekking e acabar não aproveitando

 

GASTOS DO DIA:

6s: água

15s: KFC

60s: Canyon del Colca

5,5s: pulseiras

8s: taxi

13,90: pizza hut

38s: Wild rover (2 diárias)

20s: ônibus semicama Arequipa -> Tacna

 

TOTAL: 137,5s

 

12/01/2015: CANYON DEL COLCA

O ônibus passou para nos pegar às 8h. Fizemos umas 3 paradas no caminho, para fotos, até chegar em Chivay, onde almoçamos. Era buffet com vários pratos típicos, mas eu sou mto fresca pra comida e a única coisa que gostei foi a sopa!

A tarde teve passeio até as aguas termais, que achei bem mais ou menos! Muito melhor que a de águas calientes, mas nada perto de poços de calda Hahahaha

O jantar foi em um restaurante a la carte, bem parecido com o anterior, teve danças e músicas típicas.

10906477_858469074175296_711161947473613553_n.jpg?oh=d3b37b61d757e3e899eeac40371f7f9c&oe=557F1626

pampa canahuas

1619171_754091598044027_8500003864594654274_n.jpg?oh=8aa518eb60fce64b5cced361948069f5&oe=557A6CB8

Jantar

 

GASTOS DO DIA:

28s: almoço

40s: taxa do canyon (não há desconto para estudantes que não são nativos)

22s: jantar

 

TOTAL: 90s

 

13/01/2015: CANYON DEL COLCA

Acordei cedo rumo a cruz del condor, e por volta das 9h já estávamos lá. Teve paradas em alguns vilarejos, nos quais dava para tirar aquelas típicas fotos com lhamas e gaviões Hahaha (eu adorei, não tenha medo!)

O almoço era um buffet em Chivay novamente, mas como eu não gostei, fui andando até a praça da cidade e comi um x-burguer por lá, voltei de naqueles taxi/triciclo ate o restaurante, pois não daria tempo de voltar andando!

Cheguei em Arequipa no final da tarde, meu jantar foi Burguer King e parti rumo a São Pedro de Atacama.

 

10502403_858470407508496_80043780974342184_n.jpg?oh=793d3689b72109768dc5bc016b4e45c2&oe=557630CE

Algum lugar x voltando da Cruz del Condor

 

 

GASTOS DO DIA:

4s: propinas por fotos

1s: taxi (estávamos em 3)

13,20s: almoço

13,90s: BK

5,5s: chocolate quente

2s: uso de terminal

2s: taxi Wild Rover -> terminal (6s a corrida)

5s: água

 

TOTAL: 19,5s

 

14/01/2015: ARICA/TACNA/CALAMA

Peguei o ônibus as 22h e cheguei em Tacna por volta das 4h da manhã. Fui no outro terminal, do outro lado da rua, e fechei um taxi (que na verdade é um carro) por 15s para cruzar a fronteira, chegando até Arica. Cruzamos a fronteira em Arica, chegando ao terminal por volta das 6h da manhã, mas que foi pra 8h pois o fuso horário era diferente. Não havia ônibus diurno para Atacama, em uma única agência, consegui um onibus para Calama saindo as 11h e de lá tentaria a sorte até São Pedro.

Cheguei em Calama por volta das 19h, e o ônibus nos deixou em um terminal próprio. Perguntei lá mesmo e na rua, onde poderia encontrar passagem para São Pedro e me indicaram uma avenida bem grande que tinha uma agencia de bus seguida da outra, umas 5 no mesmo quarteirão. Por sorte, em uma delas (Tur Bus) tinha um ônibus saindo as 21h15 do terminal da Tur Bus, que por sinal não era ali. Peguei um taxi até o terminal, os taxis tem preços fixos de acordo com a hora e a linha, funcionam tipo ônibus. Olhe no teto do taxi por onde ele passa. Comi um hot dog no terminal memesmo e desembarquei em São Pedro 00h30. Cidade cheia, cara, escura, sem lugar pra ficar, muitos hostels com recepção fechada, comecei a sentir aquele cheirinho de perrengue! Hahaha

Estava andando pela rua, quando um bom moço disse que tinha um camping com barraca, colchão coberta, ducha e pá, por 10mil pesos/pessoa. Foi aí que passei a noite, tinha até WiFi e piscina, chamava EtnoLackar. Porém, era carinho né 10mil equivale a uns 20 e poucos reais, para ficar num camping!

 

GASTOS DO DIA:

15s: taxi fronteira

12k pesos: ônibus Arica -> Calama

0,5k: salgado

0,25k : banheiro

0,2k: uso de terminal

2,7k: ônibus Calama -> SPA

0,7k: taxi ate o terminal

1,590k: hot dog + refri

0,3k: internet

 

TOTAL: 15s e 15.540 pesos chilenos

 

Obs: Alguns amigos ficaram em um hostel do lado direito na calle tocopilla (qdo vem pela Caracoles), um pouco depois do bar de esquina que tem música ao vivo, não sei nomes, mas se perguntar alguem vai saber te informar! E estavam pagando 8k pesos na diária, foi o hostel mais barato que soube.

 

15/01/2015: SÃO PEDRO DE ATACAMA

Aproveitei o dia para conhecer a cidade e acabei alugando bike para fazer o Vale de La Luna. Não faça isso, ou faça se tiver muita deposição e estiver acostumado com bikes! Hahaha não aconselho mas gostei. O banco das bikes são duros, tem muita subida na ida, o sol está a pino as 15h, as rajadas de vento atrapalham a pedalada, mas fora tudo isso, sobrevivi e no dia seguinte fiz passeio de bike de novo! hahaha ::otemo::

Saímos as 15h para fazer o passeio de bike, são aproximadamente 18km, ou seja 36km no total!!! Há quem não vá até o final, algumas pessoas vão só até as cavernas de sal e dps voltam... mas eu me desafiei a fazer tudo e acabou sendo maravilhoso no fim das contas. Voltei as 20h30, tinha que devolver a bike até as 21h, então infelizmente não vi o por do sol no vale de lá luna, como fazem nos passeios de bus. O por do sol é as 21h!

Mudei de camping, por questões financeiras, fui parar no Los Perales (fica na tocopilla, há uns 2 quarteirões da Caracoles, gostei da localização). A diária no Los Perales é de 5 mil para adultos e 3 mil crianças, cono não tínhamos barraca, o dono arranjou uma cobrando mil a mais. No camping tinha cozinha, e como na cidade era tudo mto caro, o jeito que teve pra economizar, foi cozinhando! Investi no macarrão, uma hora com salsicha, outra com hambúrguer e assim por diante... hehehe

Os pratos mais baratos custavam 4/5mil, e cozinhando saía nem mil pesos.

Há inúmeros passeios para fazer no Atacama: geysers, lagunas altiplanicas, pedras Rojas, laguna cejar, vale de la luna, vale de la muerte, petroglifos, quebrada del diablo, pukara de quitor, lagunas termais... Os geysers e a lagunas já iriamos ver qdo fossemos para o uyuni, a laguna cejar estava 30k pesos a entrada!! (até novembro de 2014 custava 3k, mas parece que tava tendo problemas por conta de excesso de protetor solar, contaminação de água, aí subiram o preço com o intuito de diminuir o numero de visitantes temporariamente - foi o que ouvi, não sei a procedência dessa informação), era mto quente para lagunas termais, vale de la muerte era para fazer sandboard q ja tinha feito em Huacachina, pukara era ruína inca, sendo que já tinha visto mil ruínas no peru... o que mais me interessou foi Pedras Rojas, mas que não tinha grupo para o dia seguinte, ai acabei fechando Petroglifos com Quebrada del Diablo e Tambo de Catarpe de bike com guia!

Fechei o Uyuni mais ou menos no mesmo esquema do avião de Nasça! Precisavam mais da gente do que a gente deles, faltava 2 pessoas para fechar um carro... Encontramos preços por 90k, 95k, 105k, sendo que era td a mesma coisa, e essa agência até então desconhecida fez por 83k!

Mais tarde ouvi umas histórias de que não era bom economizar, pois o carro poderia quebrar, capotar, etc e fiquei com medo, pois não havia pesquisado nada da agência. Alguns amigos fecharam pela Estrela del Sur por 105k! Dei uma sorte imensa, pois a agencia que fechamos era terceirizada e fizemos o tour do uyuni pela mesma estrela del sur, pagando bem mais barato ::otemo::

 

DICA DO DIA 1: Caso faça Vale de La Luna de bike, leve 2L de água.

DICA DO DIA 2: Protetor solar não basta para ficar 5h debaixo do sol do deserto, cubra-se! Coloque camiseta dry fit de manga comprida, boné e óculos.

 

1888622_754092921377228_4145241954278084416_n.jpg?oh=ef51b7b83a10d48711ed6bc03733cd31&oe=558D9116

Em cima das cavernas de sal

 

GASTOA DO DIA:

10k: camping EtnoLacker

1k: pulseira

875: mercado almoço

850: mercado jantar/café da manhã

5k: bike vale de la luna (sem guia! o trajeto é fácil, não da pra se perder)

20k: petroglifos + quebrada del diablo

200: impressão da passagem de avião

1,8k: Gatorade (1L)

1,2k: frutas

7k: 1 chapéu + 1 boné

83k: uyuni

2,5k: entrada estudante vale de lá luna após as 15h (os preços diferem; para não estudantes era 3k)

5,5k: camping Los Perales

 

TOTAL: 138.925 pesos chilenos

 

16/01/2015: SÃO PEDRO DE ATACAMA

Saí para os Petroglifos às 9h da agência, retornei 12h30. O trajeto é plano e bem fácil, indico muito fazerem esse de bike! Na ida passei pela Quebrada del diablo, aí fomos até os Petroglifos e na volta paramos no Tambo de Catarpe (uma espécie de pukara, só que plano... a vista é maravilhosa!). Os petroglifos, atualmente, só dá pra fazer de bike, pois há uns 2 anos atrás teve um terrremoto e a trilha se perdeu... resultado? uma montanha de pedra a ser escala até chegar nos petroglifos.

A noite fiquei sabendo de uma rave no deserto (É proibido festas na cidade de São Pedro e beber nas ruas chilenas, pasmem!) e um barzinho de musica ao vivo, tive que conferir! ::otemo::

Barzinho: fica na tocopilla com a licancabur,;fecha às 1h; não pode ficar em pé, precisa ter mesa; fila de espera gigantesca; nao entrei e por isso nao indico.

Rave no deserto: ''caracoles à meia noite, apenas siga o fluxo'' foi o que me dissera, deu certo; leve sua bebida; gringos e moradores de São Pedro curtindo a cidade, a vibe, o deserto; fogueira; violao; é ilegal; aparece policia, mas não da nada; entre na onda = MELHOR NOITE/MADRUGADA DA MINHA TRIP. Super indico!!!!

 

1505386_863435800345290_226749266594246330_n.jpg?oh=4438918b25b7995389f5a22156d45ef3&oe=5573BC4F

A caverna com os petroglifos é bem no alto dessas pedras

 

GASTOS DO DIA:

0,9k: queijo+molho

3,775k: higiene pessoal (sabonete, etc)

5,5k: camping Los Perales

1k: chaveiro

6k: camiseta fem

7k: caneca + chapeu

2,6k: snacks

1,5k: 6L agua

 

TOTAL: 28.275 pesos chilenos

 

17/01/2015: UYUNI TOUR

Van passou para buscar as 7h. Parada na imigração e dps começamos a aventura no 4x4!

Passamos por Geiser + aguas termais + infinitas lagunas, tantas que eu (de ressaca, morta, sem dormir) já não tava nem mais querendo sair do carro! kkk

Paramos as 15h no hostel, almoçamos, fomos para laguna colorada e retornamos por volta as 17h. Havia ducha quente, mas não é em todos! ::otemo::

CLIMA NESSA EPOCA: Sol com vento gelado, vulgo frio; Corta vento + fleece dá conta do recado durante o dia. A noite fez em torno de 0ºC, recomendo levar um vinho em vez de mais blusas; ocupa menos espaço, é mais barato e mais gostoso.

Geisers: Diferentes, fedidos e incríveis, vale a pena.

Aguas termais: uma piscina rasa natural com agua fervendo em um lugar de ventos frios.

Lagunas: todas lindas, mas cansa.

 

Almoço: salsicha, pure de batatas, tomate, coca cola e água.

Café da tarde: Bolacha agua e sal, rosquinhas, chá e água.

Jantar: Macarrao com molho vermelho, coca cola e água.

 

10933859_862712047084332_1925229278692445786_n.jpg?oh=92ab1bb0f8cb77abe72d9f310f910c56&oe=55B62815&__gda__=1433433773_d3b1bbe2ba17a049d06cbec08b5c5086

 

10924717_863434330345437_601818709873248168_n.jpg?oh=6fd4412168cfb9a1457254ec70028c2c&oe=5577C817 Laguna Colorada

DICA DO DIA 1: Não leve 5l de água, leve 2l

DICA DO DIA 2: Leve uma mochila consigo com snacks, agua, sunga/biquini, toalha, papel higienico; sua mochila grande irá em cima do carro.

DICA DO DIA 3: Leve um pen drive com musicas que te gusta, irá cansar de ouvir musicas chilenas/bolivianas/backstreet boys

 

GASTOS DO DIA:

150bs: entrada

15bs: ducha caliente

6bs: aguas termais

TOTAL: 171 bs

 

18/01/2015: UYUNI TOUR

Saída as 8h.

Passamos pelo deserto de siloli (arbol de piedra e tals) + outras infinitas lagunas(honda, hedionda, canapa, etc)

Paramos a tarde em um armazém, mto caro por sinal.

Chegamos ao hotel de sal por volta das 16h (amey! ::love:: )

Café da manhã e da tarde: bolachas de agua e sal, rosquinhas, chá e agua

Almoço: Arroz, atum, milho, tomate, batata palha e coca cola.

Jantar: Sopa, frango, batatas assadas, legumes, vinho, água, pêssego em cauda.

O almoço foi feito em uma parada no carro mesmo durante o caminho.

 

GASTOS DO DIA:

35bs: armazém

2bs: banheiro

 

TOTAL: 37 bs

 

19/01/2015: UYUNI TOUR/ POTOSI

Saímos as 5h rumo ao Salar de Uyuni. O objetivo era ver o céu escuro e o amanhecer, não vi nem um, nem outro. Atrasaram e chegamos só no amanhecer que estava encoberto de nuvens e nada se pode ver.

Café da manhã montado no salar. Passamos por uma ilha no meio do deserto. Almoço em um vilarejo. A tarde fomos ao cemitério dos trens e a parada final foi em uyuni por volta das 14h.

Café da manhã: yogurt, bolo, bolachas, rosquinhas, chá e água.

Almoço: Frango empanado, arroz, macarrao e coca cola.

10943754_757550304364823_2421801205627521748_n.jpg?oh=edbeb87f0e94a22958d7b9db5d2ee25f&oe=55BBDE76

 

Peguei um ônibus para Potosí, pois direto para Sucre só uma agencia fazia (6 de octubre) e estava fechada no momento (wtf! sdds horário comercial). Cheguei em Potosí no velho terminal. Os onibus para Sucre saem do novo terminal. Fui de van, linha I ou F passa lá, só perguntar onde pegar!

Pretendia passar a noite no novo terminal; dormi, acordei 23h45 com um carinha expulsando todo mundo do terminal; Essa joça fecha e só reabre as 4h30/5h. O plano era esperar do lado de fora até dar esse horario, pois nao valia a essa altura pagar 50bs pra dormir 4h num hostel. Para minha alegria havia uns argentinos juntos, 3 barracas 9 pessoas, coube a gente, fofo deles ::otemo:: acampamos no terreno de uma construção no outro quarteirao, no entanto passei mto frio ::Cold:: pois nao tinha saco de dormir. Aqui bateu meu arrependimento de novo por nao ter trago saco de dormir :evil:

 

GASTOS DO DIA

30 bs: entrada ilha incahuasi

35 bs: onibus uyuni -> potosi

1,5 bs: van terminal velho -> terminal novo

2 bs: banheiro

2 bs: cadeira de massagem ::otemo::

3 bs: internet

18 bs: jantar

 

TOTAL: 91,5 bs

 

20/01/2015: SUCRE

Peguei o primeiro onibus para Sucre às 6h. Tomei banho em um lugar perto do terminal. Deixei a mochila no guarda volumes e fui ver o que tinha de bom na cidade.

Nos indicaram o Parque Cretáceo e lá fomos nós. Linha 4 passa na ladeira em frente o terminal e tem o ponto final no parque. O parque em si é pra crianças, nada demais. A única coisa interessante é um paredão cheio de pegadas de dinos.

Pegamos ônibus para Sucre saindo as 18h (último horario).

-Informações úteis: fiquei sabendo por amigos durante a viagem que tem um trilha inca em sucre, que tem varias pegadas, algo mais radical do que um parque; Parece ser bacana, talvez possa valer a pena! Além disso, há vôos promocionais por umas empresas (Boa e amazon) que custam de 20 a 50 dólares de sucre para sta cruz

 

GASTOS DO DIA:

20bs: onibus potosi -> sucre

2 bs: banheiro

2 bs: uso de terminal

3 bs: van para o parque cretaceo (ida e volta)

80 bs ônibus sucre -> santa cruz de la sierra

5 bs: salgado

4 bs: croassaint

3 bs: coca cola

6 bs: guarda volumes

2,5 bs: uso de terminal

 

TOTAL: 127,5 bs

 

21/01/2015: ONIBUS (pois é! kkk)/ STA CRUZ DE LA SIERRA

A estrada de Sucre a Santa Cruz é péssima, já tinha ouvido falar. Ônibus estava previsto para chegar 7h, cheguei as 13h. Motivo? Deslizamentos. Existe alguns trechos da estrada que tem placas com aviso ''Cuidado, risco de queda de pedras'' (WTFFFFF!? THIS IS BOLIVIA) O lugar vive tendo deslizamento, qualquer chuva faz o morro inteiro ir abaixo!

Em uma avenida proxima a estação bimodal peguei uma van (linha 72) até o aeroporto El Tropillo, e do El Tropillo peguei outra van até o aroporto de Viru Viru. Passei a noite no aeroporto.

 

GASTOS DO DIA:

2 bs: banheiro

17 bs: almoço

2 bs: van estacao bimodal -> el tropillo

6 bs: van el tropillo -> viru viru

1 bs: internet

5 bs: lanche

25bs: pizza

 

TOTAL: 33 bs

 

22/01/2015: SÃO PAULO

Meu vôo saía 11h com destino a Assunção. 1h de espera em Assunção e partia com destino a São Paulo e conexão em Buenos Aires (por isso mais barato, rolê gigantesco). Cheguei na minha terrinha 23h.

 

GASTOS DO DIA:

22bs: crepre

 

-----------AQUI

ACABA TODO MEU MOCHILAO COM GASTOS DETALHADOS ----------------

Vamos aos resumos, colocarei os totais do cartao, por cidade, moeda e país

 

GASTOS NO CARTÃO: 25 k guaranis + 2,7k pesos chilenos + 129,8 soles

GASTOS NA BOLÍVIA:1812 bs

La Paz: 972 bs

Copacabana: 166 bs

Uyuni tour: 273 bs

Potosí: 46,5 bs

Sucre: 107,5 bs

Sta Cruz de La Sierra: 247 bs

GASTOS NO PERU: 1866,8 s + US$60

Puno: 174,5 s

Cusco: 848,8

Águas Calientes/Machu Picchu: 139 s

Ica: 59,5 s

Paracas: 229,5s

Nasca: 153,5 s + US$60,00

Arequipa/Colca: 247 s

Tacna: 15s

GASTOS NO CHILE: 182.740,00 ps chilenos*

*Como no Chile só fiquei em São Pedro, embuti nesse valor os gatos de passagem pelas cidades de Arica e Calama.

 

Para o gasto total, conversão de moedas e tals, usei algumas aproximações, pois nem sempre peguei a mesma cotação.

1real = 2,35 bs/ 1 real = 2,39 pesos / 1 real = 1 novo sol

 

TOTAL DA VIAGEM: 3.580,00 REAIS (2mil - peru/ 780 -chile/770 - bolívia) + 507,70 (gastos antecipados) = aprox. 4.100,00 REAIS*

Bom, no total mesmo, eu gastei 3750 reais (dinheiro que saiu da conta da minha mami) +cartao de credito, mas considerando taxas do cartao vtm, taxa de saque, taxa de sei la o que, dá mais ou menos isso aí que eu botei mesmo!

 

Espero que tenham gostado, Bjs! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Comprei uma mochila da Quechua de 50L na decathlon, paguei 249,00 e achei mto boa!

 

TOTAL: 228,8 s

 

07/01/2015: ICA - HUACACHINA

 

Taimgs, qual a avaliação sobre a mochila que você comprou? Fico na dúvida em levar mochilar por conta da segurança... Mtas não tem a opção de colocar cadeado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Comprei uma mochila da Quechua de 50L na decathlon, paguei 249,00 e achei mto boa!

 

TOTAL: 228,8 s

 

07/01/2015: ICA - HUACACHINA

 

Taimgs, qual a avaliação sobre a mochila que você comprou? Fico na dúvida em levar mochilar por conta da segurança... Mtas não tem a opção de colocar cadeado

 

 

mano, eu comprei uma quechua tbm, so q de 60 LT, tava em promoção no site da Decactlhon, e minha namorada comprou uma de 50 LT, deve ser igual da amiga aí, uma meio lilas, meio roxo, .... cara eu usei a minha e não vi falhas, ou problemas se quer, cabe mta coisa, fechei ela com saco de dormir e td mais, !! eu recomendo, tem 10 anos de garantia contra ziper, etc etc etc igual as outras por ai, eu acho q vale a pena sim !!!!! ::tchann::::tchann::::tchann::::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...