Ir para conteúdo

Uyuni - Machu Picchu - Atacama | 40 dias (2014/2015)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

sucre-uyuni.JPG.1a845ed050ce116cd2e7c49e8157342d.JPG

 

De Sucre a Uyuni a viagem de ônibus foi bem tranquila. Estrada bonita, solzão, poeirão na bagagem, etc.

 

Tomamos um café da manhã 'ok' e mantivemos a barriga conformada com lanchinhos de viagem. A essa altura ainda tínhamos a feira do Brasil na mochila (esqueci de mencionar que minha mãe e tias mandaram 5kg de lanche com medo da gente passar fome e isso durou uns 15 dias nas costas de Dilla). Mas chegando a Uyuni eu já tava mastigando a poeira pra sentir um gosto diferente de biscoito. A ideia era achar um hostel, deixar as coisas, comer e fechar o tour. Tudo na teoria foi lindo, pode olhar nosso roteiro pré-viagem.

 

Conhecemos um grupo de brasileiros gigante no ônibus, uns 8 meninos, e enxergamos um potencial desconto no tour do deserto de sal! Só que não! HAHA

A confusão já começou pra escolher um hostel. Pirangueiras que somos, só queríamos o mais barato. Eles queriam o mais barato com wi-fi.

Gente, o alô pra mainha é antes do Uyuni, por favor. Até pq essa história de wi-fi é balela, nunca funcionou! ¬¬

Conseguimos dois quartos compartidos por 30 BOL pra cada um, engulam o choro. Mas daí começaram a discordar dos tours, cada um com uma ciência, queriam encontrar as famosas agências citadas em guias de viagem, Lonely Planet... Só que tínhamos uns 40 minutos até as agências fecharem as portas.

Minha cabeça já explodia de fome (de comida de verdade) e os 8 marmanjos discutiam. Mas discutiam mesmo, discordavam e defendiam pontos de vista embasados pela revista 4x4 [grifo meu], sem previsão de acordo... E o frio chegando nas minhas pernas!

Olha, vou te contar, um saco viajar encangado com uma galera gigante numa viagem dessas. O grupo se dividiu, se perdeu (como é possível, a cidade só tem dois quarteirões???) e eu perdi foi a paciência. A metade do grupo que tava comigo e Dilla aceitou entrar nas agências mais próximas e fomos super bem atendidos pela senhorinha da Expediciones Sajana. Nos explicou tudo e ainda cobriu o preço das agências anteriores. Tinha um casal de gringos chegando e eu abordei, claro, pra saber como tinha sido. Recomendações fresquinhas de que o tour tinha sido fantástico e o guia super prestativo.

QUERO ESSA! Já tinha até esquecido da fome. Porra de Lonely Planet! HAHAHA

O que mais li aqui foi sobre a sorte ou azar de contratar uma agência em Uyuni, e como não ia fazer diferença alguma pagar mais caro no fim das contas. Decidimos seguir o coração, muitos pagaram mais pra ter o mesmo ou MENOS do que o que foi oferecido no tour da nossa agência amada <3

Daí chega a outra metade do grupo perdido questionando o carro (chama os guias, chama os carros, mata a cobra e mostra o pau), a discussão não tinha fim na calçada pq 'o carro da agência tal era mais novo e cobravam apenas 100 bolivianos a mais'... FLW VLW GALERA, vamos fazer o tour aqui mesmo, beijão pra vocês, tô satisfeita!

Entramos, pagamos 700 bolivianos e corremos atrás de um pollo com papas fritas pois eu já estava branca!

 

Os meninos fizeram o roteiro parecido com o nosso e daí em diante nos encontramos em outras cidades. Depois que a confusão das decisões passou, acho que eles se divertiram com aquele grupo imenso hahaha, mas eu tava de boa com minha dupla nessa função.

 

mc-pollo-feliz.JPG.437f25e5e1c09582c333534449393434.JPG

 

Nesse fim de dia passei muito mal. Fome, estresse, cansaço, altitude e batata frita com molho de óleo. Chegando no hostel eu só queria um banho quente, deitar, apagar a luz e dormir... Banheiro padrão boliviano, com fios soltos e água pingando hehe. Frio da gota, foi a hora de usar meus lençóis (os de lá não eram lavados há alguns carnavais). Aí um grupo de israelense aparece pra fazer o social na janela do quarto da gente. Galera, se existiu algum sentimento xenófobo em mim foi nessa ocasião. Não foi o único episódio envolvendo BARULHO e ISRAELENSE, inclusive. Depois dizem que brasileiro faz zoada na Disney. Ninguém aperta mais a mente que os israelenses na América Latina, viu? PQP, FALE BAIXO AE, NA MORAL, BOY

 

uyuni-quarto.JPG.de9f0b67b9c26de641d5c1bdf98c1d35.JPG

 

Um antialérgico básico de calmante e eu consegui apagar depois das 22h. Foi o único dia que rolou bad cmg, mas Dilla não escapou da dor de barriga na Bolívia, é normal. No dia seguinte acordamos super cedo pro desayuno: pão de chola gelado com atum enlatado na rua. Né brincadeira não, é quebra dente mesmo. Mas quem come galeto de rua, come pão de chola de rua também (e come sorrindo!).

 

uyuni-desayuno.jpg.c452b52d27865ccd8a4be4bea15b9051.jpg

 

Como falei antes, a cidade é minúscula. O monumento do Dakar é bem facinho de encontrar, mas tem outro no primeiro dia do tour bem maior no meio do deserto (aquela primeira foto do relato).

 

uyuni-dakar.jpg.5c29cef6f5cb11727625e2f68de99071.jpg

 

Marcamos as 10h lá, mas a saída atrasou pras 11h. No nosso carro uma brasileira com seu marido peruano e um outro casal de russos. Sendo que o casal Brasil+Peru só falava português e espanhol, o russo falava espanhol e inglês, já a russa só inglês (e russo qnd falava só com o marido). A confusão mental que foi falar espanhol, traduzir pro inglês e pensar em português eu não consigo explicar, apenas sentir... O caminho foi todo assim, metade do carro ria, a piada era traduzida e a outra metade podia rir tb. No final do tour eu e Dilla já sabíamos brindar e xingar em russo, o mais importante.

 

Comecei a viagem dizendo "Hola, que tal" e "No comprendo" HAHHA, mas na primeira metade da trip já estava apta ao portunhol. Dilla fala espanhol, me ajudava sempre, e eu falo inglês. A dupla perfeita pra esse carro inclusive: pergunta em espanhol, réplica em inglês, tréplica em português.

Inglês resolve muita coisa na vida de uma pessoa em qualquer lugar no mundo, mas aprender o básico do idioma de destino é o mínimo né, galera? Livrinho de espanhol no bolso, por favor! Até pra sentir a viagem chegando, simule as situações de compra e pedidos de ajuda na rua. Na hora, pode falar feio! Ninguém vai te julgar como trouxa, pelo contrário. Sempre gostavam do meu esforço pra falar espanhol hahaha.

 

Parte essencial de uma viagem, a comunicação foi o motivo do sucesso desse tour. Nosso guia era o dono da agência e seu filho guiava o carro que seguia a gente. Éramos um comboio, bom pra segurança de todos. Não sei se o filho era tão bom quanto o pai, com 20 anos de profissão e muita disposição. Tudo que o russo perguntava, ele respondia. De química a geomorfologia! E o russo era curioso, viu, vou te contar... Acho que toda aquela imensidão teve muito mais graça com uma boa aula.

Eu não conseguia pregar os olhos com aquele cenário dia após dia, cada curva uma formação, uma vegetação, água, sal, pedra, terra, céu. Depois desses dias no Salar de Uyuni sabia que seria difícil algum outro cenário arrancar um WOW! de mim. É muito lindo! Quero voltar com ele alagado em janeiro :~

Mas também encontrei gente que se cansou da natureza por causa desse tour, achou monótono, perdeu a graça... A verdade é que você passa a maior parte do tempo DENTRO do carro, sempre indo pra algum lugar. As paradas mais longas são ao meio dia para almoçar, mas no geral a gente teve de 15 a 25 minutos em cada ponto. Por mim eu ficaria o dia inteiro em cada pico, mas daí duraria uma semana. Não adianta chorar pro guia, é assim mesmo. Aproveite cada minutinho pras fotos, mas também pra largar as câmeras e contemplar. Parece papo de hippie, mas com todo aquele silêncio é impossível não respirar fundo e pensar o quão pequenininho somos.

Um bom grupo conta bastante, é com eles que você vai passar a maior parte do tempo e isso pode estragar a trip. No nosso caso ganhamos grandes amigos de presente.

 

uyuni-grupo.JPG.e0b523ef8d67859d7890a612aac11a2a.JPG

 

>>>>>> UYUNI - Dia I

 

No primeiro dia você vai no cemitério dos trens, acho que dava até pra ir andando. É muito perto.

O lugar rende fotos legais e talvez com menos gente seja possível sentir a vibe do lugar. Quando chegamos tava lotado de gente posando, pulando, caminhando nos trilhos... Fizemos o mesmo com os 20 minutos que tivemos, empolgadíssimas haha.

 

uyuni-cemiterio-01.jpg.dc20d75e9f44b8413fa0c430011c5c7d.jpg

uyuni-cemiterio-02.jpg.e0c5e5630fbd341ee100d73215f133ce.jpg

598dc40ea1626_uyuni-cemitrio-03.jpg.0823664f2bdd5feefd9a794899647ec9.jpg

uyuni-trilho.jpg.9a2bb1fd6a0dcb1748372a90afe69103.jpg

 

Invejei um pouco quem tava por conta própria ao longo do caminho. Sempre ficavam o tempo que queriam, também não tínham que esperar ninguém. Mas só vi esses corajosos no primeiro dia. Tem que ter um carro apropriado e alguém que conheça o caminho pra seguir muito além, deve ser muito fácil se perder.

 

Depois do cemitério é que você dá de cara com 12.000km de branquidão. De dentro do carro a gente já enxergava alguns espelhos dágua pq tinha chovido um pouco, mas isso foi só no início (uma pena). Pedimos poucas vezes pro guia parar durante o tour, mas ele sempre parava na boa, bastante compreensivo com nossa inquietação. Esse primeiro dia é o único que você fica no salar mesmo, viu? Tudo branco, fotos em perspectiva, fotos em cima do montinho de sal (não pode)... Depois é terra.

Também paramos numa feirinha com artesanato caro e coisas que você vai encontrar em todos os mercados bolivianos e peruanos (caneta de lhama, pingente). Gastamos um trocadinho lá na agonia! hahaha

 

O almoço foi junto daquele monumento do Dakar e das bandeirinhas. Aí é onde temos mais tempo pra tirar as fotos com briquedinhos.

Quanto maior a miniatura que você levar, melhor. Levamos uma coleção mini de dinossauros e penamos pra conseguir as fotos. Melhor levar um só e maior. Com a canon era terrível focar, daí fomos com a compacta. Parece mais fácil do que é na real, viu? O sal a primeira vista é seco, mas se vc senta, a água passa pra roupa hahaha Daí vc fica lá deitada com a cara no sal, o sol não te deixa enxergar direito, as coisas começam a ficar umidas... E acabou a diversão, vamo comer que é melhor (e a comida tava ótima). Boa sorte e paciência pros próximos :D

 

Encontramos duas brasileiras, pernambucanas que se chegaram por causa da nossa bandeira <3

Somos da mesma cidade e temos vários amigos em comum, mas deixamos pra nos conhecer no deserto boliviano e matar todos de inveja com essa história hahaha.

 

uyuni-feira.jpg.8e66ebf5c7461850b19dd0a00a4e4a0c.jpg

uyuni-carro.jpg.5163af26a5f015fec2c99e11989ed0ab.jpg

uyuni-teto-01.jpg.96b38405eaea35fa8676416544cc96ac.jpg

uyuni-teto-2.jpg.e6032e5b642a512eeaed2a2d831f40ce.jpg

uyuni-pulo.jpg.a671e52fea1a1cbad2f298ae27032060.jpg

uyuni-bandeiras.JPG.a9392315babf164eedcef42c6bed2630.JPG

uyuni-pe.JPG.f1db27da215d20c3f663f45c283ac252.JPG

uyuni-perspectiva-dino.JPG.c938ce5d7ba02db4d0da9787ed2b3c9d.JPG

uyuni-perspectiva.jpg.7c569dde8c331a90c4752e11e21dcd08.jpg

uyuni-perspectiva-2.jpg.6ea7a6eca974a2f575b392570a1be19b.jpg

uyuni-p.jpg.b6a0578a9feee1f87dcc1bdb00f6eb36.jpg

uyuni-almoco-1.jpg.8aba114e7f42c1e2e124fe1a9e87cace.jpg

uyuni-dakar-2.JPG.8a06f599d3a547f639c19d11d237cca4.JPG

uyuni-sal.jpg.995be61bfb26e9a5ae38da2c87836f2a.jpg

 

 

A Gopro valeu cada dólar nesse deserto. hahaha

As fotos que melhor representam a imensidão do salar foram tiradas com ela.

Nesse primeiro dia também conhecemos a Isla de Pescado, mas decidimos não subir (e pagar as entradas de 30 BOL, se não me engano). Tava lindo lá de fora, exploramos ao redor e foi o suficiente.

 

598dc410b765e_isladelpescado.jpg.0cdb72f0b14e1c211027f3f41570f3d5.jpg

isla-del-pescado-2.JPG.fb6e85a4470f5e5cc3872af21d1afc2d.JPG

 

No final desse dia estávamos beem cansadinhos e ficamos muito felizes com o hotel de sal. O casal russo ficou num quarto e nós ficamos com o segundo casal em outro. Sempre rola essa história de gringo pagar mais caro e no nosso tour não foi diferente. Eles pagaram 1500 BOL pra ter quarto matrimonial apenas no primeiro dia e o restante do serviço igualzinho ao nosso, isso é foda. Mas enfim, o primeiro dia foi massa do começo ao fim! O jantar foi sopa de entrada, bolacha, pollo assado, pão... Comemos muito bem, ao contrário do que dizem dos tours. Sempre sobrava comida no almoço, inclusive.

o banho quente desse dia custava 10 BOL, mas pra gente foi de brinde na negociação com a agência. É sempre bom chorar.

 

hotel-de-sa-2l.JPG.a95b46f459c65f82299364138ad55370.JPG

hotel-de-sal.JPG.d95777629356f2e81be2e249d17b32c7.JPG

hotel-de-sal3.JPG.eececb0d2fa3c3f87973df1584badea2.JPG

 

>>>>>> UYUNI - Dia II

 

Esse segundo dia é lindo do começo ao fim, mas também cansativo. Vulcões, lagunas, flamingos, cenários incríveis. Pra chegar em cada ponto demorava pelo menos 2h comendo poeira no carro, mesmo com os vidros fechados. Ventava tanto que quando a gente descia a areia doía nas pernas. Eu fui muito feliz com minha calça de 10 BOL (4 reais) corta vento haha

Não era bonita, mas quebrou um super galho (é a cinza que vcs vão ver bastante pois meu figurino foi bastante limitado). Essa blusa roxa com proteção UV também foi uma delícia. Apesar de parecer calorenta, tem uma malha bem fria e protege bastante.

Achávamos que ia fazer mais calor, na real! O vento era muito forte e sempre descíamos de casaco.

 

Nosso guia distribuiu pirulito de manga pra começar esse dia, eu amei (dilla nem tanto).

 

 

uyuni-vulcao.JPG.94770c0a61a91bb80fe04aa36a98ca78.JPG

Ollague-pirulito.JPG.15b76eab99ae8c8e5a5aa2dd15842267.JPG

Ollague-pirulito2.JPG.39e99bda188c22f9fdcd450b807804ee.JPG

 

Nesse dia a gente se sente no deserto de verdade! Saca o cenário:

 

uyuni-deserto.JPG.c84a140cc7a2af86740597b04af91eac.JPG

uyuni-deserto-2.JPG.029acfec8f47e7543f167715196aa3ab.JPG

uyuni-deserto-4.JPG.31b1c7550133dcb2391ba78998af8b62.JPG

uyuni-deserto-5.JPG.007054a21ed6ed923b0b4691be622d9e.JPG

 

O almoço foi numa laguna, com os primeiros (de muitos) flamingos da viagem. A comida tava uma delícia novamente (maçã de sobremesa <3) e tivemos bastante tempo nessa parada. O cenário tem um colorido fantástico e é super silencioso. Não dá pra entrar na laguna, quando você vai chegando perto já pisa na lama preta e o cheiro de enxofre sobe!

 

uyuni-deserto-3.JPG.f968110844036953785baf8076ba477e.JPG

uyuni-deserto-6.JPG.6f9f4a3e1e19515a1de6decaaad37a40.JPG

uyuni-deserto-7.JPG.ae63c9def42a229b497f5f9cf23e2ab0.JPG

uyuni-deserto-8.JPG.91f6090b7e65bc8fad1f6c6f35a2b07a.JPG

uyuni-deserto-9.JPG.1c7e9de66a7a32c96211756413d4542d.JPG

 

AS PRIMEIRAS ALPACAS DA MINHA VIDA, VENHAM CÁ, AMIGUINHAS, NÃO CORRAAAAAAM

 

Uyuni-alpacas.JPG.558bdfffc2a8d0a62f514f43e6fcb026.JPG

 

Nosso guia também tinha folha de coca. Confesso que nesse dia botei pra fora da janela! Negocin estranho da gota, melhor tomar o chá. Esse sim a gente tomou a partir de então, sempre que possível. Não é lenda, ajuda até na ressaca.

 

coca.jpg.866af47e91afa1bdcd86b3aad509d8a4.jpg

Depois de comer, seguimos estrada passando pelas Lagunas Hedionda, Charcota, Honda, Ramaditas e parando na Colorada. Já é a entrada do Parque Eduardo Avora, onde você paga os 150 BOL obrigatoriamente.

Aí eu vou reclamar do guia agora pq ele não quis levar a gente de carro até o mirante pela pista dizendo que era perto. Perto uma porra, a gente só não desistiu pq foi de Olinda pra ganhar. E valeu muito o esforço, que cenário incrível! O caminho tem alguns obstáculos, mas o pior deles é a altitude. Esse dia é super cansativo, implore pro guia levar. Vi altos carros chegando enquanto a gente subia ofegante. E na volta que o vento aumentava e a temperatura caía? Queria socar a cara dele! ahahahhaha

 

colorada-1.jpg.1a67d1263c73b4873f5e5645915f7191.jpg

colorada-3.jpg.9ec34946ed87c0c8bdc59be2bd2d2f1d.jpg

colorada-2.jpg.dbf4c51040f3fedf0048e6aa604d1aa2.jpg

colorada-4.jpg.74aa246dea038cd7e08866dd07111140.jpg

 

O hotel de sal é lá mesmo, entramos desesperadas pra esquentar o corpo.

No banheiro só pias e vasos sanitários, nada de ducha! É nessa hora que você faz valer os lencinhos! A água é tão gelada que até pra lavar o rosto você se arrepia. Os russos ficaram putos pq o guia disse que o banho seria nas termais do dia seguinte (e com razão, já que eles pagaram uma grana alta). Por outro lado, a gente que sempre esperava o pior, achávamos tudo normal. Pelo menos tinha piaaa! Baseado nos relatos que vi, isso foi um luxo. O quarto dessa vez foi pra todo mundo e essa noite fez frio de verdade.

No jantar o guia abriu um vinho-vinagre, mas o que fez a gente dormir bem direitinho foi a vodka do russo! Desceu muuito bem, obrigada.

As 21h estávamos na cama cheirando a bunda de bebê, pois as 4h do dia seguinte estaríamos de pé. Do lado de fora do quarto, um grupo de gringos conversavam um pouco alto e o russo pegou ar. Ele já tava puto com o fato de não ter banho, do jantar ter saído as 20h, da grana que ele pagou a mais que todo mundo... Tive pena da galera lá de fora com o grito que ele deu. hahahaha

Foi tipo "vocês querem calar a bocaa? eu tô tentanndo dormir aqui nessa porra". Exatamente o que eu queria ter feito com os israelenses antes, mas achei meio ridículo. Enfim o silêncio se fez!

 

>>>>>> UYUNI - Dia III

É o dia que a gente acorda mais cedo e passa mais frio. Os geysers só soltam o fumaceiro cedinho, por isso todo mundo vai na mesma hora lotar o lugar.

O cheiro de enxofre domina cabelos e casacos! A gente até brincou por lá, mas muita gente não aguentou o frio e voltou pro carro. Aqui a bateria da Gopro acabou em segundos, tava geladoo! A ideia era passar 20 minutinhos e seguir rumo as águas termais, tudo cronometrado pq as vans saem da fronteira boliviana as 9h. Mas daí os russos se empolgaram, sumiram, atrasaram e restou pouco tempo pras termais.

 

geyser-3.jpg.9f27cd821fcb8767639a34e92ed9a931.jpg

geyser-2.jpg.0faccd329a3a6e29fbaf7ff86785fb53.jpg

geyser.jpg.a815a4887bc28c54a9a7db78533bb0fd.jpg

 

Eu QUASE não consigo entrar nessa parada.

Velho, que frio da porra. Sempre julguei quem relata que deixou de fazer alguma coisa pelo frio, deu pra entender a sensação. VOU CONTINUAR JULGANDO pq eu entrei!!! O////

É uma vez na vida, gente, que porra nenhuma! Dilla entrou de vez, eu fiquei chorando ainda na borda, descalça no chão gelado de pedra. Não sei o que aconteceu, uma espécie de choque térmico, talvez. Qnd eu botava o pé na água quente, não aguentava de dor. Todo mundo assistindo meu escândalo pra aceitar a água quente... Demorei pra me acostumar, são 37/38º. Com o atraso dos russos, nosso tempo ali ficou curtinho e eles mesmos desistiram de entrar. Acho que em 15 minutos no máximo estávamos saindo dali, tremendo pra nos enxugar e botar uma roupa. Antes disso conhecemos uma gaúcha que morava na Bolívia pra estudar agronomia. Ela contou que já tinha feito o passeio com o Uyuni alagado, me matando de inveja, e que agora levava a mãe pra conhecer <3

Ai gente, amei a ideia de voltar pra levar a mãe. O passeio foi muito menos roots do que eu esperava, com pouca preparação piscicológia mainha toparia. Eu acho que o passeio vale muito a pena pros coroas sem problemas de pressão hahaha.

 

termais-uyuni-0.jpg.1d025a8464ee14475c6400b63fc3daae.jpg

termais-uyuni-2.jpg.1f8a8d3007b80f01c6135b2ebd221e75.jpg

termais-uyuni.jpg.8d366e0829f08a38969ab08f423cc409.jpg

termais-3.jpg.e63b66ccfed2a8d6ee581c7ad431c856.jpg

 

A "piscina" é muito pequena, não espere mergulhar e dar cambalhotas. Se você for fazer a Inka Jungle até Machu Picchu, vai ter como recompensa melhores águas termais. O que faz todo meu esforço de entrar no tanque do Uyuni parecer ridículo. Não foi, essa é um trip de se testar limites e ser recompensado com o melhor que a natureza pode oferecer. Foi uma crescente de doideira pra atingir os melhores picos por mais de 40 dias :P

 

Vocês notaram a mudança de figurino? HAHA

Não é tão calor quanto dizem esse tal de deserto. As fotos no sol podem enganar... Quando o dia vai acabando, o vento vai ficando mais forte, a temperatura vai caindo... E olhe que essa não é a época de frio. No último dia, na fronteira com o Chile, o frio irrita! É o lugar mais alto né, pense num vento sem pausa. Nosso trâmite foi bem rápido, mas tivemos que aguardar geral entrar na van pra partir. De lá até a entrada chilena são mais 40 minutos no máximo. Aí você vai tirando a roupa aos pouquinhos até descer do carro e desejar estar de biquini na sombra. É uma loucura, tão pertinho, mas extremamente diferente. O Deserto do Atacama é o deserto mesmo, aquele que a coca-cola parece miragem nas ondulações do horizonte que queima.

 

Uyuni-laguna.jpg.229acc30f53cd370e67dd58dfc544f25.jpg

last-laguna.jpg.a077e5960cc4898f236926913dbf9c5f.jpg

 

_______________________________________________

 

TOUR - Expediciones Sajana | Calle Cabrera

>> 3 dias e 2 noites 700 BOL

 

PRESENTINHOS

>> Miniatura de tótem 5 BOL

>> Caneta com Lhama na ponta 6 BOL

 

REFEIÇÕES

>> CAFÉ DA MANHÃ - Mercadinho | Atum 10 BOL, Bolo 9 BOL, 4 pães 2 BOL

>> Todas as refeições estavam inclusas no tour

 

ENTRADAS

>> Reserva Eduardo Avaroa 150 BOL

>> Banho Águas Termales 6 BOL

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 72
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Aeeee \o/ Adorando esse relato, e morrendo de rir com as situações hehehe.

 

"Não para, não para, não para não..." ♫ Continua contando aí que tá bom pra anotar as dicas. Já tô ansioso por Atacama.

 

Obs.: Vou pegar o Uyuni logo nos primeiros dias de abril. Alguma chance de pegar alguma parte do Salar alagada? Sempre sonhei com aquelas paisagens espelhadas.

Obs.2: O dinossauro e o cacto (achei bem legal) vocês levaram de PE ou compraram na Bolívia?

Obs.3: Calça corta vento por 4 reais? haha. Estava pra comprar meu vestuário na Decathlon aqui de Vitória, mas passei a cogitar seriamente a hipótese de deixar pra comprar tudo em Sucre. Arrisco ou não arrisco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Cara, minhas experiências com israelitas tb não são boas, sempre uns manés! Hehehe

fazer esse tour com russos deve ter sido bem inusitado !!

 

Ain, quando chegar no Atacama te conto mais da minha raiva ahhaa

E sim, o russo falava espanhol fluente. Muito melhor que o meu portunhol :/

Quando eles discutiam em russo era lindo! fiquei afim de aprender hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Aeeee \o/ Adorando esse relato, e morrendo de rir com as situações hehehe.

 

"Não para, não para, não para não..." ♫ Continua contando aí que tá bom pra anotar as dicas. Já tô ansioso por Atacama.

 

Obs.: Vou pegar o Uyuni logo nos primeiros dias de abril. Alguma chance de pegar alguma parte do Salar alagada? Sempre sonhei com aquelas paisagens espelhadas.

Obs.2: O dinossauro e o cacto (achei bem legal) vocês levaram de PE ou compraram na Bolívia?

Obs.3: Calça corta vento por 4 reais? haha. Estava pra comprar meu vestuário na Decathlon aqui de Vitória, mas passei a cogitar seriamente a hipótese de deixar pra comprar tudo em Sucre. Arrisco ou não arrisco?

 

Atacama é a próxima parada! :D

1 - Alagaaado mesmo é janeiro/fevereiro. Acho que foi triste pra tu. haha

2 - Compramos um kit:

dinos.JPG.45abb89eda4477420a0fb48d04115d04.JPG

Custou uns 20 reais no centro da cidade (onde tem lojas baratinhas em Recife).

Mas olha, não aconselho. Quanto menor, pior pra brincar. Melhor comprar um dino maiorzinho que sai pelo mesmo preço do kit.

Agora na feirrinha que a gente passa, no primeiro dia de tour, tem pra vender uns godzillas bem legais! Só não perguntei o preço :/

3 - Essa calça tava num balaio de roupa usada, na promoção. Foi uma super cagada, a gente já tinha andado muuuito atrás de algo que valesse a pena.

Não encontramos lojas a preço de banana não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

bobwolf80 e Nogy :

 

O pau de selfie é muito válido, principalmente no deserto.

Eu até pedia pras pessoas tirarem fotos pra gente e tal, mas tem MUITA gente que não consegue NÃO cortar pé, ou testa, paisagem, etc. É foda!

Em viagem virei uma fã do pau de selfie, apesar de condenar o uso desenfreado na vida real hahaha

 

PamelaValent

Não precisa trocar tudo em dólares não, fiaa! Em todos os lugares que fomos achamos câmbio para reais. No Peru especificamente valia mais a pena o dólar. Na Bolívia dava no mesmo.

Ainda que o dólar tenha disparado, é bom comprar uma parte. Subiu pra todo mundo, tá custando mais MAS também tá valendo mais, sacou?

 

Em nenhum dos casos vale a pena comprar no Brasil. Saia com real e dólar e troque no destino.

 

:*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...