Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Guatemala – Belize – México (22 dias)

Postado
  • Membros

Segue o meu relato de viagem por esses três países- Guatemala, Belize e o México, essa viagem realizei em Janeiro deste ano(2015), durante o planejamento inicial pretendia completar a América Central pois no ano passado já havia passado por Panamá e Costa Rica( relato- cuba-costa-rica-e-panama ), então iria começar pela Costa Rica pelo lado do Pacifico que ainda não tinha visto e chegaria no final da Viagem na Guatemala ou Belize, porém para 20 e poucos dias iria ficar bem corrido e minha maior motivação era conhecer a Guatemala , principalmente para ver Tikal e o Semuc Champey. Nesse meio tempo um amigo meu me disse que iria para Cuba e México em Janeiro, então comecei a pensar em fazer esse roteiro e encontrar com ele no México, as datas bateram e então fechei as passagens, de início pretendia voltar para o BR de Cancun mas as passagens estavam por um preço absurdo então comprei a volta pela Cidade do México e inclui umas cidades(Palenque, São Cristobam de Las Casas, etc.) entre a Península Yucatan e a Cidade do México, mas seria tb muito corrido e ainda passaria umas 2 ou 3 noites dormindo no ônibus, logo decidimos nos primeiros dias que estávamos no México que iriamos comprar um voo de Mérida para a Cidade do México e aproveitar um pouco mais a Peninsula Yucatan e alguns dias na Capital.

Fiz muitas pesquisas para montar o roteiro e esses relatos abaixo me ajudaram muito:

panama-costa-rica-guatemala-e-mexico-maio-junho-de-2014

24-dias-5-paises-de-panama-ate-belize-muito-sol-e-diversao

mochilao-junho-13-df-oaxaca-palenque-merida-pdc-cancun-fotos

mexico-15-dias-e-6-estados-df-puebla-oaxaca-chiapas-yucatan-quintana-roo-com-fotos

viagem-pela-america-central-costa-rica-guatemala-belize-e-mexico

Então basicamente ficou assim:

Guatenama: Antígua, Lago Atitlan, Lanquim- Semuc Champey, Flores- Tikal.

Belize: Caye Caulker

México: Cancún, Isla Mujeres, Tulum, Vallodolid, Mérida e Cidade do México.

Os Câmbios que peguei em média foram:

Guatemala U$1 = 7 Quetzales

Belize U$1 = 2 ‘’Belizenhos’’

México U$1= 14 Pesos

GUATEMALA

Dia 01 – Voo Sp- Cidade da Guatemala

Meu voo da Avianca saiu as 09:00 da manhã pontualmente com destino a Bogotá, HUB da Avianca, de lá peguei um voo até El Salvador e outro voo até a Cidade da Guatemala, cheguei as 21:00 do horário local( 4 horas a menos que SP)

Pretendia ir para Antigua nesse dia, mas já sabia que o voo chegaria tarde e seria meio complicado, então acabei reservando um hostel perto do Aeroporto só para dormir e no outro dia partir cedo para Antigua. Hostel Los volcanos, eles oferecem shuttle na faixa para o aeroporto , porém quando cheguei tentar ligar e não consegui contato, então fui atrás de um táxi no balcão oficial, ficou 6 dólares a corrida até o hostel.

Dia 02 – Antígua

Levantei cedo , tomei o típico café falcatrua da América Central e voltei para o aeroporto com shuttle do hostel e de lá peguei a van para Antigua por 10 dólares, a van deixa você onde quiser, tinha pego referência do hostel El Hostal, cheguei lá e só tinha mais uma cama disponível, dei sorte. Diária 90 quetzales. Check in somente a tarde, então fechei na recepção o Tour para o Vulcão Pacaya(10 dólares) as 14 h e o transfer no outro dia para San Pedro no Lago Atitlan(10 doláres).

Dei uma volta na cidade, muito bonita, merecia mais um tempo de minha parte, almocei e voltei para o Hostel para aguardar a van para ir ao Vulcão.

598dc3f364d7b_1(Medium).JPG.059b927e21706435f9095f8ceaea26f8.JPG

Pegamos um transito razoável para chegar lá , então assim que entramos no parque o guia começou a puxar forte na subida para chegarmos lá em cima ainda com Luz, foi tenso, no meio pensei em desistir e desde de o começo fica um pessoal lá oferendo táxi, que são os cavalos, se me oferecessem mais uma vez tinha aceitado kkkk, porém chega um ponto que eles não sobem mais e eu pensei em ficar por ali mesmo, mas refleti uns 5 minutos sentado numa pedra e resolvi encarar até o fim, por sorte faltava bem pouco. A Subida é um pouco forte são 4 km subindo num terreno muito arenoso, deu mais ou menos 1:30 caminhando, quem tem costume de praticar exercícios não vai ter muita dificuldade, é bom ir de bota e evitar tênis.

598dc3f36b873_2(Medium).JPG.6befffe0e01f4808c5f8cc9a02a978de.JPG

A subida em si não para chegar no topo do vulcão, fomos até uma parte que tem muita lava acumulada mas toda seca, já tinha lido a respeito então sabia, mas tinha um pessoal na van que ficaram bravos pela falta da informação.

598dc3f3712cb_3(Medium).JPG.1c0f7c59de8d030f0d0db20bb4c21706.JPG

Mas foi muito legal, em alguns buracos ainda dá para sentir o calor da lava e a vista é fantástica, a região toda é cercada por vulcões, dali vimos o pôr do sol e voltamos já sem luz.

598dc3f377e44_4(Medium).JPG.d156778375dbd4e6f49fdc74f3e82d77.JPG

Quando fechei o tour a moça da recepção me disse que era furada ir à tarde para o vulcão pois a chance de pegar tempo fechado era grande, mas mesmo assim resolvi arriscar e peguei um pôr do sol fantástico lá de cima e o clima estava bem agradável.

598dc3f37cc24_5(Medium).JPG.0cf118b990f5a638e1327c2c2b080609.JPG

Dia 03 - San Pedro- Lago Atitlan.

A Van passou por volta das 08 h da manhã e chegamos em San Pedro as 12h. Tinha pegado referência do hostel Mikaso , um maluco chegou 5 minutos antes e pegou a última vaga, esse hotel fica bem no extremo da vila, andei uns 30 minutos perdido entre as vielas até achar e bater de cara kkk, daí pedi alguma indicação e o rapaz me indicou o Hotel Mikari que ficava perto, então lá fui, pensei que seria uns hostel igual porém era um hotel , bem confortável até, a diária era 35 dólares, quarto privativo com banheiro e uma bela vista para o Lago, acabei fechando pois não queria mais procurar algo morrendo de fome e carregando a mochila.

598dc3f38ea48_8(Medium).jpg.ede9404b2ea2b514d3ad92c31dab14db.jpg

Então fiquei por ali curtindo a região e tudo mais, San Pedro é um lugar onde tem mais bar, baladas, etc , em relação a outras vilas do lago Atitlan, mas eu estava meio zoado esse dia e preferi ficar o resto da tarde –noite refletindo e relaxando de frente para o lago.

598dc3f53411d_09(Medium).JPG.5e3fdbdd7cd12862557cd3e7ca38fe41.JPG

Dia 04 – San Marcos –Lago AtIitlan- Antígua

Acordei cedo e peguei o barco público para a povoado de San Marcos, é um local mais tranquilo, cheio de casas que oferecem massagem, yoga etc. Inclusive toda a região tem muitas escolas que oferecem cursos de espanhol. A Passagem custou 10 quetzales e a viagem uns 20 minutos. Tomei um puta café da manhã num hostel que tinha na viela principal e depois foi dar uma volta, depois fui até o parque do morro Tzankujil, se paga 10 quezales salvo engano para entrar e tem uma vista fantástica do lago e dos 3 vulcões além de uma plataforma de uns 4 metros para pular, quando cheguei não tinha ninguém então fiquei meio cabreiro , dei uma volta e quando voltei vi uma local pulando e tomei coragem.

598dc3f382573_6(Medium).jpg.04f6a7d6fc7ac6af8948b4220ebcc970.jpg

598dc3f387e72_7(Medium).JPG.c830e73f6982424643b5b54f6944cfc1.JPG

O que mais me impressionou em San Pedro e San Marcos é quantidade de Hostel/Hotel e Bar em que os proprietários são gringos.

Já Era quase 11 h, então peguei o barco de volta para San Pedro e fechei na agência o Retorno a Antígua que sairia as 14h pelo mesmo preço da Ida.

Cheguei em Antígua a noite e fechei a Van para levar até Lanquim no outro dia, 18 Doláres.

Voltei pro el Hostal , tinha feito uma reserva antecipadamente, porém me colocaram em outro quarto que ficava ao lado da rua e foi terrível de dormir, barulho a noite toda.

Dia 05 - Antígua- Lanquin

Viagem longa, quase 10 h, com duas paradas. Cheguei quando já estava escurecendo em Lanquin e fui para o Hostel El Retiro, bem bacana fica na beira do Rio, quarto coletivo sem banheiro por 50 quetzales. Disseram que teria banho quente, mas dos 3 chuveiros perto do quarto só 1 tinha água quente e era quase uma goteira, haha, no último dia desencanei e tomei banho frio mesmo. O hostel oferece uma janta por 60 quezales, tem que reservar antes e as 19h é servido para todos, quase todo mundo do hostel come lá, é um momento legal para confraternizar. Achei um pouco caro pela comida, não era lá essas coisas. A intenet é pago a parte é lembro que era caríssimo.

Dia 06 – Lanquin – Semuc Champey

O hostel oferecia um tour para ir até o Semuc Champey por 190 quezales, incluindo a entrada do parque, o parque é bem longe do Hostel que estava mais perto da cidade. A aventura começa no hostel quando vamos num pau de arara até quase a entrada do parque, daí guardamos as coisas, cada um pega uma vela e o guia nos conduz por dentro de uma caverna alagada , quase 2 horas lá dentro e saímos pelo mesmo lugar que entramos, depois pulamos num balanço muito loco para dentro do rio e logo depois descemos um trecho do rio em uma boia, de volta ao ponto inicial é oferecido pros malucos que quiserem pular de uma ponte com uns 6 metros de altura, hehe, essa eu passei.

598dc3f53b3de_200(Medium).JPG.d74eef6b23c6e06b5f76bd1239b321f3.JPG

Almoçamos num local bem improvisado e caseiro por 40 quetzales perto da ponte, não tinhamos outra opção, a comida estava boa mas digamos que as condições era '' amigável'', finalmente partimos para a entrada do Semuc Champey, subimos o mirante e depois fomos curtir as piscinas com o guia indicando os locais pra pular, entrar numas minis cavernas e tal, foi muito legal.

598dc3f3a5825_11(Medium).JPG.1a1296f01c83884e24964c79db30f0a7.JPG

Como Havia lido num relato aqui era um tour bem sem noção, hahaha, mas deu tudo certo, os pulos são opcionais e a parte mais tensa foi a caverna, muitos trechos que não davam pé, algumas escadas de metal bem estreitas e a única iluminação disponível era a vela em nossas mãos. Tem muitas pedras pontudas no chão da caverna, quem tiver aqueles sapatos especiais para água vai ser bem tranquilo, eu fui de chinelo e o guia amarrou ele no meu tornozelo com uns barbantes. Depois encontrei com um pessoal durante a viagem e eles disseram que entraram descalços e machucaram bem os pés... então é bom ir preparado.

598dc3f47d44c_12(Medium).JPG.9e6198691fec755ec32a8ec7517aba82.JPG

O Semuc Champey é realmente fantástico, as fotos não conseguem mostrar como realmente esse lugar é, sem palavras. Mas como todo bom tour quando o negócio começa a ficar legal é hora de ir embora...

598dc3f396847_9(Medium).JPG.8c422d5381fce5b699358562b53f9688.JPG

598dc3f39dc5f_10(Medium).JPG.72770645d26c4a70f7d7f16b5bdbbb65.JPG

Cheguei no hotel com uma puta fome e já era noite, tomei um belo de um banho frio e nesse dia não reservei a janta, fui até a cidade achar um lugar para comer, gastei 40 quetzales e comi bem melhor, só é meio tenso a estradinha até a cidade durante a noite, mas foi tranquilo.

No hostel fechei minha ida para Flores por 100 quetzales para o próximo dia.

Dia 07- Ida para Flores.

Mais uma longa viagem, 10 horas dentro das malditas vanzinhas apertadas e finalmente chegamos na Ilha de Flores, tinha pego referência do hostel Los Amigos e a maioria do pessoal que estava na van foi pra lá também. Eles têm muitos quartos com várias opções, fiquei num coletivo com 4 camas e sem banheiro por 50 quetzales.

É o hostel mais agitado de flores e talvez seja realmente a melhor opção, o bar é bem legal e estava lotadaço nesse dia pois começou a chover a noite. Além da cachaçada eles têm muitas opções para comer.

598dc3f4831c8_13(Medium).jpg.185cfaf69b095aaa707666ae03950388.jpg

598dc3f488b0a_14(Medium).JPG.32e17dd36be66399d9cf94f423f338fc.JPG

Tem uma agência no hostel que tem preços melhores que de outras pela ilha, vale a pena negociar ali.

Fechei o Sunset tour para ir até o Tikal e o ônibus para o Belize por ali mesmo.

O transporte mais o guia ficou 90 quetzales e em tese teria que pagar mais 250 quetzales para entrar no parque, mas durante o caminho na van o guia explicou que a agência tinha um ‘’acordo’’ e a entrada ficaria por 150 quetzales, esse é o preço para a entrada regular , o sunset e o Sunrise tem um adicional de 100 quetzales , totalizando os 250 Q.

O ônibus para o Belize custou 100 quetzales, e a saída é as 5 da manhã , tem outras opções mais tarde porém já não ia ser num ônibus, ia ser aquelas malditas vanzinhas....

Dia 08 – Flores- Tikal

Não estava muito a fim de ir ver o Sunrise no Tikal pois teria que acordar as 3 da manhã e por muitas vezes o tempo fica fechado. Tem a opção de ir um pouco mais tarde saindo as 5 da manhã que já não pega o nascer do sol mas tem aquela beleza de ver a floresta acordando e um outro tour as 13 h para ver o Sunset, acabei decidindo ir à tarde, daria para dormir bem e curtir a ilha pela manhã. Amanheceu chovendo então o pessoal que foi ver o sunrise não deve ter visto nada, depois abriu o sol e fiquei feliz por ter decidido ir à tarde, SQN pois voltou a chover legal tb no fim do dia e eu não vi o pôr do sol no Tikal...

598dc3f48ec57_15(Medium).JPG.0cbbdf85eb7dfcb34e15926f9e0ba240.JPG

598dc3f4b8b05_16(Medium).JPG.df01f07556ddc37994c902cf2021808d.JPG

Tikal é fantástico foram as ruínas Maias que mais gostei da viagem, é muito grande, precisaria de uns 2 dias para ver tudo com calma.

598dc3f4bee69_17(Medium).JPG.a85baa5034f443e52fd581d8886df750.JPG

Retornamos a flores por volta das 20 h e me preparei para ir ao Belize no outro dia.

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Membros

Super bacana tua viagem! Obrigado pelo relato!

Comparando, eu consegui economizar mais em alguns lugares como Guatemala (onde me encontro atualmente, fazendo o mesmo percurso ao México). Dá pra achar Hostels de 40 a 50 Quetzales a noite, e se vc dispensar o conforto dos shuttles oferecidos pela inúmeras agências, paga bem menos indo com os chicken buses, ainda que seja chato esses pinga pinga na estrada. A diferença é grande, como 60 a 70% mais em conta.

Tenho que corrigir teu conceito de que o inglês é idioma oficial unicamente do Belize. Na América Latina há outros vários países anglófonos, como Trinidad e Tobago, Guiana, Barbados etc.

Postado
  • Membros

Também quero deixar a dica pros mochileiros, de que indo ao Guatemala, tem que ir a Semuc Champey! Vale muito a pena, é lindo! é uma reserva que eles chamam de monumento natural. O tour do dia vale em torno dos 25 dolares com entradas e almoço inclusos. Mas o guia é super dispensável, e vc pode andar pelo parque ozinho, as trilhas estao indicadas. Terá de pagar 50 quetzales para entrar em Semuc Champey, e mais 60 para a Gruta, que é privada (muito massa. leve lanterna e calçados "molháveis" (nao chinelo), a galera do tour pago passa com vela).

Para ir por sua conta. melhor se hospedar nos poucos que estao bem perto, como Hotel Portal de Champey e Las Marias. Eu fiquei no Utopia Eco Hotel, dormitório 50 Q / noite, mas o preço é menor se fica em uma rede . Desde Utopia, caminhei uns 2.5 Km até a reserva e passei um ótimo dia sem guias.

• 3 meses depois...
  • 10 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.