Ir para conteúdo

5 dias no Rj- com fotos- viagem em Família


Posts Recomendados

  • Membros

Queridos mochileiros, faz um tempão que quero escrever aqui sobre alguma viagem feita, mas geralmente voltamos das férias com muitos afazeres e acabamos não escrevendo. No entanto, como forma de agradecimento, resolvi contar a viagem que fiz em família durante 5 dias no Rio de Janeiro. Eu já conhecia o Rio, havia ido duas vezes com meu namorado (em finais de semana), mas desta vez fomos eu, meu namorado, minha irmã e mãe. Para minha irmã e mãe tudo foi novidade, pois elas nunca haviam ido. Para minha mãe então, foi realizar um sonho e eu fiquei muito feliz por ela.

 

Sobre aeroportos: Eu aconselho a descer no Santos Dumont. O Galeão é maior, mas é muito longe da cidade (uns 20 km). Isso pode parecer pouco, mas eu sempre acho uma dificuldade achar o ônibus que vai do Rio para lá e acabo pegando táxi, o que, enfim, não é a saída mais econômica.

 

Sobre transporte público: achei o Rio bem equipado de ônibus e metro. Inclusive os ônibus são bem melhores que se São Paulo e com mesmo preço. Quase todos os ônibus que vi tem ar condicionado. Sobre os metros: cuidem que passa mais de um sentido na mesma plataforma do metro, isso pode atrapalhar dependendo do caso.

 

Sobre estadia: : Em geral achei os hotéis do Rio carinhos. Eu desta vez queria não ficar em hostel por conta da minha mãe. Ai eu reservei um flat no Booking por um preço bom. O local cancelou minha reserva. Aí reservei outro, que cancelou de novo. O terceiro que reservei não atendia as ligações. Resolvi desistir e entrei em contato com o booking que me deu um prazo para esperar. Aguardado o prazo, sai procurando outros e acabei reservando onde tinha ficado da outra vez, chama-se Casa do Abacateiro (eles tem página no face, no booking), fica no Botafogo, que é bem central para quem quer dar uma passeada pelo centro. O preço é razoável (50 reais no quarto coletivo, 70 no privativo) e o atendimento é bom. O legal é que eles combinam tudo pelo face mesmo, o que possibilita que não se gaste em telefone. Da próxima vez quero ficar em Ipanema porque adorei aquele bairro.

 

Os preços no Rio:: Não sei se é por ser gaucha e por aqui realmente se comer barato, mas acho o Rio caro para comer. Aliás, li numa pesquisa que essa é a reclamação de muitos turistas por lá. Eu aconselho a procurar, porque é possível achar coisas mais baratas. Nós achamos risoto por catorze reais e Shoarma por 20 reais (bem grande e bom). Além disso, tem os mercados que tem preços bons.

 

Relato em si:

Primeiro dia: Nosso voo em Porto Alegre foi cancelado. Ele ia para o Galeão. Aproveitando a situação troquei para o Santos Dumont que é várias vezes mais fácil de ir para o hostel. Agora, cuidado, já li aqui e verifiquei mesmo, que eles poem uma tabela do lado das esteiras das malas onde põe o preço para os bairros. Para o Botafogo era 50 reais. A questão é que botafogo é bem perto do aeroporto. Sai com a intenção de pegar um ônibus, mas no final pegamos um taxi mesmo, só que gastamos apenas 20 reais.

Chegamos meio tarde no hostel (entre 15 e 16 hs) e saímos pela volta mesmo para mostrar o bairro para elas. Aconselho fortemente a ir ao shopping Bota Fogo, subir ao setimo andar e se deliciar com a vista do Pão de Açúcar. Era a terceira vez que fui lá, mas, como encanta. É maravilhoso ver aquele local te recebendo quando chega no Rio. Minha mãe e irmã adoraram. Tiramos fotos e atravessamos a rua para ver a Praia de Botafogo de perto. Pena que é poluída e tem um cheiro bem ruinzinho, mas é linda. Quando anoitecemos voltamos ao shopping para comer e fomos dormir, pois estávamos bem cansadas pelo transtorno da viagem. Ah, quem vem de Porto Alegre para o Rio se optar pelo Santos Dumont não tem voo direto. Mas eu aconselho, pq se gasta mais uma hora em conexão te livra da hora do translado, além do que é a descida lá é divina.

DSCF4895.JPG.b0ca2fedce094e003ea6eb14e49fd219.JPG

 

 

Segundo dia: Bondinho do pão de açúcar e Praia Vermelha

No segundo dia, meu namorado chegou e havíamos combinado que quando fizesse sol iriamos andar de bondinho e ver o Pão de Açucar. Como tinha sol nesse dia, fomos. É bem tranquilo de ir do Botafogo para lá, fomos a pé e não pegamos fila (!). Acho que é porque era dia de semana. O preço é 62 reais, não sei se farei logo novamente, mas digo, vale muito a pena. A vista é maravilhosa. Sobe duas vezes, uma para o Morro da Urca e outra para o Pão de Açúcar. A vista do Morro da Urca já era legal, mas o do Pão de Açúcar era incrível. Puxa, acho que nunca vi nada igual. A Praia de Copacabana com o Rio a sua volta é maravilhosa. Um conselho que dou é levar água lá em cima, dá sede e os preços por lá são carinhos demais. Gastamos bastante tempo lá em cima, depois almoçamos no shopping Botafogo e fomos na Praia Vermelha. Não quero reiterar preconceitos por aqui, mas fiquei chateada com um taxista que nos passou a pena no Rio. Pegamos taxi para ir e voltar, mas o segundo taxista nos passou a perna. Pegamos na avenida principal onde era só ir reto para descer na Praia Vermelha, mas o cara resolveu entrar dentro do botafogo, dando várias voltas sem necessidade. Resultado: pagamos o dobro pela corrida. Fiquei furiosa, mas não quis discutir. Enfim, é bom ficar de olho porque safados tem em toda parte.

Eu já havia lido que a Praia Vermelha é mais para famílias e realmente havia pouca gente, mas eu não gostei muito do local. A água era muito fria e havia sujeira na praia. Enfim, foi bom para conhecer, mas não recomendo. Muito melhor a Ipanema ou o Leblon.

DSCF4943.JPG.0205123ac9a3bfbe66b737bd63e7d6d0.JPG

DSCF4968.JPG.2e5a3fecbcbf3f9fa3a8917273fd9d4b.JPG

 

 

 

 

Terceiro dia: Biblioteca Nacional e Praia de Ipanema e Leblon

No terceiro dia decidimos que de manhã daríamos uma caminhada pelo centro para ver o teatro municipal e entrar na Biblioteca Nacional. Para ir lá é só descer na Cinelância (estação de metro) e caminhar um pouco. Infelizmente não consegui fazer a visita guiada a Biblioteca por ser sábado (dia de semana dá para fazer, é só entrar e pedir para entrar na próxima), mas fomos numa exposição sobre o exílio de comunidades judaicas que estava no segundo andar da biblioteca. Com vários documentos de época, relatos pessoais e imagens a exposição estava muito interessante. Ficamos lá um bom tempo, depois caminhamos pelo centro e voltamos para o Botafogo porque de tarde iríamos à praia. Desta vez não fui, mas recomendo, para quem puder, ir na Confeitaria Rocco, que é antiga e super tradicional na cidade.

À tarde fomos à Ipanema e finalmente entramos no mar. Que mar verdinho, que maravilhoso, puxa, amamos aquela praia! Eu super recomendo para quem gosta de uma água limpa e uma praia bonita. Só aconselho a cuidar para não ir fundo, de uma hora para outra tu percebe que a beirada virou um lugar que não dá pé. Como somos todos muito fissurados pelo mar, acabamos gastando a tarde por lá e à noite estávamos acabados para ir à Lapa como planejávamos. Comemos no hostel mesmo e fomos dormir.

DSCF4990.JPG.61d14b9cfcef037cbdda8ebd0cccb677.JPG

DSCF4992.JPG.435112e34bd5dc8756f1e39e0e2774a6.JPG

 

Quarto dia: Jardim Botânico e Praia de Ipanema (de novo)

No quarto dia nos dividimos, eu e meu namorado fomos ao Jardim Botânico e minha mãe e irmã foram no Corcovado. Eu decidi que iria no bondinho do Pão de Açúcar ou no Corcovado, como havia ido no primeiro, eu e meu namorado decidimos ir no Jardim Botânico. Recomendo muito ir lá e tem vários ônibus que passam por lá. É lindo! Eu gosto muito do Jardim Botânico de Curitiba, mas vou dizer que esse do Rio achei ainda mais especial. A beleza arquitetônica do de Curitiba é incrível, mas o Rio tem uma beleza natural que ultrapassa quase que qualquer lugar conhecido (pelo menos para mim). Andamos um bocado por lá e mesmo assim não conseguimos caminhar por todo Jardim que é imenso. Há vários espaços diferentes, espécies de plantas e eu percebi no dia vários fazendo books fotográficos. O lugar merece.

À tarde fomos ao Leblon e praia de Ipanema onde nos encontramos de novo. Somos meio fissurados por mar mesmo e lá ficamos até escurecer. Novamente ficamos tão cansados que não nos animamos a sair de noite e meu namorado partiu no outro dia de manhã cedo.

IMG_20150308_134927251.jpg.120c414e8b261bb4c8fca609cfe210f7.jpg

10428665_870577049651404_5529081248441584646_n.jpg.89c5623d1cacf3c5f09131afc3fb0d51.jpg

 

 

Quinto dia: Praia de Paquetá e a hora da despedida.

Minha mãe queria andar de barco desde o primeiro dia que chegou no Rio. Aí nesse ultimo dia decidimos ir à Paquetá, uma ilha que fica há uns 60 minutos de barco do Rio. Para ir é fácil, é só ir em direção a Praça XV (recomendo muito passar pelas redondezas que tem museus e prédios que até então não conhecia). Se desce na estação Carioca e entre 10 e 15 minutos se chega lá onde se compra o tiket que custa 5 reais. Chegando lá, parece que saímos do Rio de Janeiro. É uma cidade do interior, onde não há carro e onde o principal meio de transporte é a bicicleta. Aliás, nunca vi tanta bicicleta num lugar só. Os moradores são hospitaleiros e lá não há violência, nem roubos. Como me disse um taxista, “para onde o cara vai fugir?” Infelizmente no dia tava chovendo um pouco, o que comprometeu um pouco o passeio. Lá há duas possibilidades de dar a volta na Ilha, uma delas é um trenzinho que custa 10 reais por pessoa a outra é uma charrete que cobram 50 e contam a história do local. Acabamos indo na primeira opção e alugamos um triciclo (20 reais a hora) para dar uma volta pela orla. O local, com exceção de algumas casas, parece parado no tempo e meio abandonado, alias, para mim, que sou historiadora, lembra muito o Rio de Janeiro da Primeira República. Sei que lá D. João VI fez seu lugar de refúgio. Não dá para fazer tantas avaliações de um local que fui só um dia, mas me incomodou um pouco o cheiro ruim que vem da orla e a falta de estrutura do local. É legal conhecer, mas não sei se voltaria, pois o Rio tem uma infinidade de coisas para conhecer.

Cuidem o horário de volta das barcas! A gente acabou se desligando e precisando voltar umas 13hs descobrimos que o horário da próxima barca era só 14 e 40. Resultado: correria com o coração na mão porque nosso voo saia do Galeão. Deu tudo certo e nos despedimos do maravilhoso Rio de Janeiro.

IMG_20150309_120848639.jpg.34b5140664e209fffb604f101ada013d.jpg

598dc581b6dbb_IMG_20150309_121351304(1).jpg.a6d0c37e2e7b0c1aa7338e0921e954dd.jpg

Ultimas dicas:

Site sobre Ilha de Paquetá http://www.ilhadepaqueta.com.br/turismo.htm

Adoro esse site, tem ótimas dicas:

http://www.viajenaviagem.com/2012/07/rio-turismo-de-metro

DSCF4923.JPG.3cae530c76ed386fea0746930a0bcf64.JPG

DSCF4957.JPG.2152ba7f4befd0e0692df63413a79f86.JPG

DSCF4976.JPG.15f23f1e6b94e674fe74747794890f33.JPG

IMG_20150309_121345934.jpg.10aefbbd78a043be3a671388ae4bc8ba.jpg

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...