Membros mariokn Postado Abril 10, 2015 Membros Postado Abril 10, 2015 Gostaria de relatar 2 impressões que tive a respeito de Bueno Brandão, uma da primeira vez que fui com minha namorada (hoje minha esposa) em 2002 e neste retorno em abril/2015 no feriado de Páscoa com ela e nosso filho. Lembro muito pouco, praticamente nada, da primeira vez que fomos. Recordo que a estrada que liga Socorro a Bueno Brandão não era asfaltada, ficamos hospedados no hotel Central e do detalhe que mais nos marcou e influenciou nossa opinião a respeito da região. Apesar das belas cachoeiras, encontramos muito gado nas proximidades, próximos mesmo, a ponto de vermos grandes quantidades de fezes de gado nas beiras das cachoeiras e nas “prainhas” delas. Por este motivo lembro que praticamente não entramos nas cachoeiras e também nunca mais tivemos vontade de retornar à cidade. Estávamos sem programação para este feriado então pensei em levar nosso filho de 3 anos para acampar, dormir pela primeira vez ao ar livre, numa barraca. Queria um lugar próximo a SP, capital, com várias cachoeiras e trilhas tranquilas e Bueno Brandão veio à mente. A má impressão que ficou da primeira vez ainda era forte e não foi fácil batermos o martelo por Bueno Brandão. Destino definido, escolhi a Arrelaros Pousada para acamparmos. O valor seria (“seria” e daqui a pouco explico o motivo) R30/pessoa/dia/sem café da manhã. Saímos cedo de casa e no caminho começaram as surpresas, boas surpresas. A estrada de 30km que liga Socorro a Bueno Brandão está asfaltada e um asfalto bom, pista simples. A Arrelaros Pousada fica no Km18. Bem sinalizada e fácil de chegar. Descarreguei o carro e comecei a montar a barraca tentando envolver nosso filho na tarefa. A barraca é antiga, uma Falcom 3 da Nautika, da época que minha esposa e eu ainda fazíamos algumas trilhas mais puxadas. Fácil de montar e 10 min depois já estava pronta. E quem diz que meu filho quis entrar na barraca? Entramos para ele brincar um pouco e nem 2 minutos pediu para sair. Quando falei que dormiríamos nela não quis saber, começou a pedir para voltar para casa. Conversa vai, conversa vem deixamos para decidir o que fazer mais tarde. Fomos visitar as cachoeiras. A primeira foi a do Felix que era bem pertinho da pousada. Pagamos R5/pessoa e entramos pela parte de cima. Não lembro de ter pago naquela primeira vez, em lugar algum (mas acho que pagamos, tanto faz). As boas surpresas continuaram. Nenhum gado nas proximidades, nenhum cocô de gado perto da cachoeira. E como criança alguma pode ver água, nosso filho logo pediu para ficar de sunga e cair nágua. Desta vez entrei com gosto. Tudo de bom poder curtir a exuberância da natureza e ainda mais na companhia da minha esposa e nosso filho. Foi a cachoeira que mais nos agradou pois forma uma prainha excelente para as crianças brincarem, tanto que voltamos no dia seguinte. A água das cachoeiras é bem turva, não é nada cristalina como em outras regiões. Acredito que seja devido às características do solo, arenoso, barroso, sei lá. Ou até mesmo devido às pastagens dos gados. Mas como desta vez não vi gado por perto e o que os olhos não veem o coração não sente, foi só curtição. Depois fomos à cachoeira do Luiz. O caminho é a partir da cidade, sentido Munhoz. Senti falta de indicações para as cachoeiras. A do Luiz é exceção, o caminho todo é bem sinalizado, mas tem uma explicação. Eles possuem uma estrutura excelente no local. É como um parque. Paga-se R8/pessoa para entrar, tem um restaurante self service muito bom, playground para as crianças, tirolesa, tudo muito bem cuidado. Elogiei mas farei um comentário pessoal, opinião e gosto meu, prefiro tudo mais natural, menos “pavimentado”. Antes de voltarmos para a cidade passamos na cachoeira Santa Rita que fica bem perto. Voltamos para a pousada e tivemos que decidir o que fazer, como dormiríamos. Desistimos de dormir na barraca e como a pousada estava vazia, pegamos um chalé e tudo resolvido. Chalé super simples por R$70/diária/pessoa/com café da manhã. Descansamos o final da tarde e a noite saímos para passear no centro da cidade e jantar. Eu havia pego algumas indicações de restaurantes aqui no mochileiros, o Cumpadi, Villa Bueno, Cheiro Verde, restaurante do Luiz, Pizza na Pedra. O Cumpadi só abre no almoço, nem quisemos procurar o Cheiro Verde pois estávamos com fome, fomos direto para o Villa Bueno bem em frente à igreja principal. Restaurante ajeitado, atendimento atencioso e comida boa a la carte, farta e barata para os padrões de São Paulo (uma parmegiana, arroz, fritas, salada, pedimos um pouco de feijão para nosso filho, para 2 pessoas R32). No dia seguinte fomos à cachoeira Machado II, também próxima da pousada. Paga-se R5/pessoa e até a cachoeira pega-se uma trilha tranquila. Chegamos na parte de baixo da cachoeira. O volume dágua era pouco devido à estiagem mas ainda assim ela mostrava sua imponência. Brincamos um pouco e fomos para a Machado I. Ela fica do outro lado da estrada, sentido Bueno Brandão e também paga para acessá-la, R5/pessoa. É uma cachoeira larga com grande volume de água. Abaixo dela forma uma piscina rasa e dá para ficar bem tranquilo. Fomos almoçar na cidade, no restaurante Cheiro Verde. Almoço em pleno sábado de feriado e o restaurante vazio. Estranho. Ele é simples mas bem cuidado e a comida boa, no almoço é self service e a la carte no jantar. Antes de voltarmos para a pousada fomos novamente até a cachoeira do Felix. Desta vez entramos pela trilha que leva direto à parte de baixo da cachoeira, uma trilha “pavimentada” com pneus. Como estávamos perto da pousada ficamos o final da tarde nesta cachoeira e só fomos embora quando bateu o sono no pequeno. Conforme indicações que peguei aqui, fomos jantar no restaurante Pizza na Pedra e entendemos o motivo de tantas recomendações. Tem um ambiente muito bem decorado e as pizzas deliciosas. A sobremesa que comemos, um ganache de chocolate com sorvete, fora de série. E apesar de tudo não tinha um preço exorbitante. Chegamos por volta das 20h e o estacionamento estava tranquilo. E com o passar do tempo o restaurante foi enchendo. Quando saímos havia uma boa fila de espera. Os restaurantes foram outra grata surpresa e o Pizza na Pedra foi a cereja do bolo. Esta viagem foi boa para revermos a impressão que tínhamos a respeito de Bueno Brandão. Mudamos totalmente nossa opinião e já planejamos um retorno. Quem sabe com uma turma de amigos pois um lugar assim deve ser divulgado para o máximo de pessoas. Citar
Membros Adriano Camolez Postado Maio 17, 2015 Membros Postado Maio 17, 2015 Olá, maravilhoso o seu relato, isso nos deixa muito feliz. Quando voltar por aqui e quiser conhecer mais das belezas de nossa região, como as cachoeiras mais bonitas que ficam mais distantes e de difícil a acesso, nos procure. Será um prazer levar você, sua família e seus amigos para passar por momentos inesquecíveis em nossa cidade e contemplar de paisagens magníficas. Segue o link para contato: https://www.facebook.com/BuenaventuraReceptivo?ref=bookmarks Grande abraço! Citar
Membros top_dog Postado Junho 16, 2015 Membros Postado Junho 16, 2015 Caramba, e eu achando que de bom em bueno brandão, só as coxinhas!!! Com certeza entrou na lista!!! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.