Olá viajante!
Bora viajar?
Mochilão pela Bolívia, Chile e Peru. Abril de 2014. Menos de 1300 dolares (Segue planilha em dollar))
- Respostas 93
- Visualizações 21.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Willian C A Reis 56 posts
-
ClnandezRJ 4 posts
-
Luka Izzo 2 posts
-
Thalita JCV 2 posts
Somente após um ano da minha viagem resolvi partilhar minhas experiências. Tentarei puxar pela memória o começo da viagem, pois do resto tenho algumas anotações.
Pesquisei bastante, inclusive aqui no fórum, sobre onde ir, onde ficar, itinerário, preços etc. Fiz uma planilha considerando todos os custos e quase tudo saiu como planejado. Meu roteiro seria: Rio de Janeiro > Santa Cruz > Sucre > Potossí > Uyuni > San Pedro > Arequipa > Ica > Paracas > Hucachina > Cuzco > Puno > Copacabana > La Paz > Santa Cruz > Rio de Janeiro.
31/03/2014 - RIO DE JANEIRO.
Meu voo partiria as 8h da manhã para Santa Cruz De La Sierra. Então passei a noite num Hostel em Santa Tereza, o Villa Leonor que fica próximo ao Santos Dumond.
Tempo de viagem: aproximadamente 6 horas
Empresa: Gol
01/04/2014 - RIO DE JANEIRO > SANTA CRUZ DE LA SIERRA (Bolívia)
Chegada em santa Cruz por volta das 14:30h. Atrasei o relógio em uma hora, portanto eram 13:30h. No aeroporto há uma casa de câmbio, troque somente o necessário para chegar ao Terminal. Não entre em qualquer táxi antes de negociar o preço. Vão cobrar uns 60 "morales" mas negocie bastante. Se não conseguir pelo menos uns 30% de desconto vá de Bus. Se informe no aeroporto a respeito: sai por uns 5 morales. Como éramos dois fomos de táxi mesmo.
O terminal é o equivalente a Rodoviária no Brasil. Lá é o Terminal Bimodal, pois além do bus tem o trem. Na Bolívia não há monopólio de linhas, portanto várias empresas oferecem passagens para os mesmos trechos em horários diferentes. Não economize pois a maioria dos buses são um lixo. Vá pela Copacabana ou Bollívar (semi-leito) se o seu destino for Sucre. No terminal o câmbio é melhor do que no aeroporto, aproveite o troque bastante dinheiro. Não me lembro o preço da passagem, mas enquanto esperava pelo bus aproveitei o pão de queijo que é oferecido no terminal pelos vendedores ambulantes. Mas não vale a pena estocar, pois viram uma borracha depois de um tempo. Aproveite o comércio próximo ao terminal e se abasteça de protetor solar, shampoos, papel higiênico, aspirinas, biscoitos para a viagem, etc. Bus partiu por volta das 16:30.
Tempo de viagem: aproximadamente 15 horas
Empresa: Copacabana, Mopar, Bollivar, Danubio Azul, etc.
Horário: vários
Preço: 10 a 15 dólares em média.
OBS: Infelizmente as empresas permitem que todo tipo de vendedor ambulante suba nos buses. Pior é que antes de vender costumam fazer um longo discurso sobre os benefícios do seu produto. As únicas que sobem e descem rapidinho são as vendedoras de saltenhas. Viagem longa e cansativa. Os pontos de parada são uma tristeza. Locais deprimentes, banheiros sujos e crianças trabalhando noite a dentro. Se arriscar comer alguma coisa será por sua conta e risco. Chegada em Sucre na manhã do dia seguinte.
02/04/2014 - SUCRE (Bolívia)
Sucre, antiga capital administrativa do país, não vale a pena perder tempo lá. Cidade de passagem para Potossí. Isso se você tiver sorte o que não foi o nosso caso. Se tudo tivesse saído como planejado, pegaríamos o bus pela Trans Emperador. Viagem que levaria cerca de 4 horas, porém havia a maldita greve dos mineiros que bloqueou várias estradas. Na Bolívia, sempre que os interesses dos mineiros de Potossí é contrariado, eles bloqueiam as estradas.
Não havia prazo para o bloqueio acabar. Vários turistas perdidos no terminal não sabiam o que fazer. Eu e meu amigo ficamos o dia todo vagando pelos arredores. Encontramos alguns brasileiros que haviam chegado um dia antes e dormiram na cidade. Aproveitei para comer uma saltenha numa padaria. Foi minha primeira e única, pois não gostei do molho. Comprei algumas frutas e castanhas pois até então eu havia me alimentado muito mal. Observando o movimento no terminal percebi uma muvuca próxima a um guichê externo de uma empresa - Villazon. Eles ofereciam uma rota alternativa para Uyuni dando uma grande volta volta passando por Tupiza no sul do país. Comprei as passagens e partimos por volta das 18:00h.
Tempo de viagem: aproximadamente 11 horas
Empresa: Villazon
Horário: 18:00h
Preço: (mais ou menos 100 bls).
OBS: Passamos por alguns trechos onde haviam vestígios do bloqueio. A viagem era para Villazon, fronteira com a Argentina mas devíamos descer em Tupiza. Adivinha só? Fomos parar em Villazon. Chegada às 5 da manhã. Bus de volta para Tupiza eu não tinha ideia, pois aquele lugar estava fora das minhas pesquisas, mas haviam umas vans oferecendo o trajeto. Negociei 25 bolivianos. Entramos na van que não partiu imediatamente. O motorista estava aguardando aparecer mais gente. Dentro da van haviam duas bolivianas conversando e percebi que elas haviam acertado o preço de 12 bolivianos. Fiquei puto, mas não criei caso na hora. Após uma hora de viagem chegamos em Tupiza aí sim fui confrontar o motorista. Ele fez cara feia, chamou outro cara que comprovou que o preço era 25, mas fiquei firme e disse pra ele chamar a policia pois o máximo que eu pagaria seriam 20 o que já seria muito mais do que ele cobrou dos passageiros bolivianos. Ele bufou mas pegou a grana e partiu. Bus para Uyuni só partiria por volta das 13:30h.
03/04/2014 - TUPIZA > UYUNI (Bolívia)
Pelos meus planos eu já deveria estar em Uyuni, mas isso só ocorreria no dia seguinte. A empresa foi a Trans Tupiza , o bus era terrível. A dica é vc levar algumas máscaras para poder respirar sem inalar muita poeira. Poucas estradas na Bolívia são asfaltadas e a combinação de poeira e clima seco detona suas narinas. A foto acima mostra o naipe do local que paramos para uma refeição. O arroz foi servido a mão.
A estrada era trilha do Bolívia Dakar. Depois de muito sacolejo, poeira e cansaço chegamos em Uyuni no dia 04/04/2014, no meio da tarde.
Editado por Visitante