Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Karolinne

Duvida sobre roteiro - Suíça + leste europeu

Posts Recomendados

Olá, sou nova aqui. Comprei as passagens aéreas e só depois li alguns tópicos que recomendam a compra da passagem após organizado certinho o roteiro e deslocamentos internos. Como não adianta mais chorar pelo "leite derramado", preciso agora da ajuda de vocês para me ajudar a organizar o melhor roteiro.

 

Perfil dos viajantes: Casal "não-baladeiro" (o que significa que os dias serão bem aproveitados pq dormimos e acordamos mais cedo)

 

Data da viagem: Setembro/2015

 

Aéreo: Chegada dia 07/09 em Genebra e retorno dia 24/09 por Budapeste

 

Planejamento:

 

07/09 (segunda-feira) – Chegada em Genebra

noite livre

 

08/09 (terça-feira) – Genebra

 

09/09 (quarta-feira) – Trem para Montreux cedo para pegar o trem do chocolate – Retorno ao final da tarde e volta para Genebra

 

10/09 (quinta-feira) – Trem para Berna (+- 2horas) /acomodação

 

OU

 

Trem para Lucerna (+/- 3 horas) /acomodação

 

11/09 (sexta-feira) – Trem para Interlaken e dia dedicado para chegar a Jungfrau (Topo da Europa) e volta para Berna ou Lucerna

 

12/09 (sábado) – Trem para Zurique (+-1 hora) e acomodação

 

 

13/09 (domingo) – Zurique

 

14/09 (segunda-feira) – Trem para Viena – sair cedo: aproximadamente 8h de viagem e acomodação

 

15/09 (terça-feira) – Viena

 

16/09 (quarta-feira) - Viena

 

 

17/09 (quinta-feira) – Trem de Viena para Praga – sair cedo: aproximadamente 4 a 5h de viagem e acomodação

 

18/09 (sexta-feira) – Praga

 

19/09 (sábado) – Praga

 

20/09 (domingo) – Trem de Praga para Budapeste – sair cedo: aproximadamente 6 a 7h de viagem e acomodação

 

21/09 (segunda-feira) – Praga

 

22/09 (terça-feira) – Praga

 

23/09 -

 

24/09 – Retorno ao Brasil cedo

 

Dúvida 01: No dia que “sobrou”?

 

a) aumentar um dia na Suíça em Berna ou Lucerna (a depender da dúvida do ponto 2) para conhecer com mais tranquilidade

 

b) aumentar um dia na Suíça em Zurique

 

c)aumentar um dia em Praga para conhecer de “bate e volta” Cesky Krumlov OU fazer de Cesky Krumlov uma parada entre Viena e Praga pernoitando no local

 

d)aumentar um dia em Viena para fazer um “bate e volta” a Bratislava (Eslováquia)

 

 

Dúvida 02: Trocar a base “central” da Suíça de Berna para Lucerna (isso implicaria um atraso de 1h no passeio para Interlaken e um deslocamento mais longo de Genebra, mas mais opções de outros passeios)

 

 

Preciso das opinões quanto as essas dúvidas e também sugestões para adequação/adaptação do roteiro.

 

Muito obrigada.

Compartilhar este post


Link para o post

Ola Karolinne,

 

Muito bom seu roteiro, não vejo problemas em comprar primeiro a passagem aérea. Eu mesmo costumo primeiro comprar a passagem observando as promoções e depois monto o roteiro interno e eventuais conexões.

 

Se tivesse que modificar algo no seu roteiro, colocaria uma noite em Salzburg entre sua viagem de Zurich a Vienna, alem da cidade ser muito bonita, ter otimos bares e restaurantes e muito agradavel para se caminhar a noite.

 

Alem disso deixaria no maximo 2 dias para Praga o é mais que suficiente.

 

alem disso, optaria por:

d)aumentar um dia em Viena para fazer um “bate e volta” a Bratislava (Eslováquia)

 

abs !

Compartilhar este post


Link para o post

Obrigada pela sugestão Makiley, vou pesquisar passagem de trem para Salzburg.

 

Ah, e são dois dias em Praga mesmo (tirando o dia da chegada que é um domingo), é que errei na hora de digitar o planejamento, nos dias 21 e 22 onde tem Praga, deveria ser Budapeste.

Compartilhar este post


Link para o post

Olá, Karoline!

Fiz uma viagem muito parecida com a sua em março/2015. Eu colocaria esse dia a mais na Suíça! Acho que vale a pena você conhecer Berna e também Lucerna, pois as duas cidades são lindas (cada uma delas dá para conhecer em 1 dia; Lucerna eu conheci em uma tarde, pois de manhã fui ao Monte Pilatus). Acho que também compensa pelo menos passar uma tarde em Gruyeres. É muito perto de Montreaux, uma hora e meia de trem. Gruyeres é uma vila medieval maravilhosa, totalmente diferente das outras cidades que você conhecerá na Suíça. Gruyeres tem o segundo castelo mais visitado da Suíça (só perde para o de Chillon, em Montreuax). O trecho entre Montreaux e Montbovan pode ser feito no trem panorâmico e é lindíssimo (o caminho de trem entre Montreaux e Gruyeres passa por Montbovan) Eu deixei só um dia para Zurique e achei suficiente. No meu blog (www.andecomigo.wordpress.com) faço descrições detalhadas das cidades que conheci na Suíça, dicas de compra de passagens de trem, shuttle, lê lá! Boa viagem!

Compartilhar este post


Link para o post

O ideal seria ter o roteiro mais ou menos definido antes de comprar as passagens, pois muitas vezes você descobre que se voltasse 1 ou 2 dias depois, ainda dentro da promoção de passagens que conseguiu, seria possível viabilizar mais uma cidade muito interessante e que não vai ser possível por causa de 1 dia que está faltando... Este é um dos problemas mais comuns que o pessoal tem ao postar os roteiros aqui no site. Mas como você mesmo falou, agora não adianta mais chorar sobre o leite derramado e o jeito é partir para fazer o que for possível.

 

Se o seu principal objetivo na Suíça é visitar Jungfrau/Topo da Europa, recomendo mudar o seu planejamento da Suíça, pois mais de metade dos dias o Jungfrau fica encoberto por nuvens ou neblina, e pagar mais de 200 euros por pessoa para subir até o Topo da Europa e não conseguir ver nada devido a neblina ou nuvens é de doer no bolso de qualquer um e você vai ficar o resto da viagem ::putz::::putz::::putz::::putz::

 

A melhor abordagem para subir as montanhas da Suíça e ter certeza de que vai conseguir ver algo alem de nuvens e neblina é montar uma base numa cidade central, de onde você pode visitar as cidades de seu interesse e as montanhas em no máximo 2 horas de trem. Neste caso você fica hospedado na cidade base por uns 3 ou 4 dias, com a programação meio em aberto, se o tempo abrir, você corre para a montanha, se o tempo estiver meio feio, você faz um bate-volta a alguma cidade do seu interesse.

 

Quando estive na Suíça, fiz a minha base em Berna, de lá visitei Lucerna, Zurique, Lausane/Évian-Les-Bains e Zermatt/Matterhorn como bate-volta de 1 dia. Dos 5 dias que fiquei lá, somente em um dos dias Jungfrau ou Matterhorn estavam com tempo bom, nos outros dias sempre estavam encobertos. O que eu fazia era olhar a previsão do tempo toda noite, e no dia seguinte bem cedinho, acordava entrava na internet e confirmava a previsão do tempo e dava uma olhada nas webcams das montanhas para ver como estava o tempo lá em cima, assim consegui ir no único dia que fez tempo bom e aproveitar a vista espetacular.

 

Se fosse seguir a minha sugestão de fazer uma base em algum local, eu faria o seguinte: Já no dia 08/09 a noitinha ou 09/09 de manhã pegar o trem para Berna, e fazer uma base lá por 4 dias, 1 dia para fazer bate-volta a Montreux, 1 dia para Interlaken, 1 dia para Lucerna e outro para Berna, e de Berna. No dia 12 a noitinha, ou dia 13 de manhã cedo, você vai a Zurich, passa o dia lá, e no dia 14 pega o trem para Viena...

 

O que fazer com este dia "sobrando", eu acompanharia a sugestão do makiley de incluir Salzburg entre Zurich e Viena, pois indo de trem, obrigatoriamente você vai já vai ter que passar mesmo em Salzburg. Ai aproveitaria para quebrar uma longa e cansativa viajam de mais de 8 horas em 2 viagens mais curtas...

Compartilhar este post


Link para o post
Olá, Karoline!

Fiz uma viagem muito parecida com a sua em março/2015. Eu colocaria esse dia a mais na Suíça! Acho que vale a pena você conhecer Berna e também Lucerna, pois as duas cidades são lindas (cada uma delas dá para conhecer em 1 dia; Lucerna eu conheci em uma tarde, pois de manhã fui ao Monte Pilatus). Acho que também compensa pelo menos passar uma tarde em Gruyeres. É muito perto de Montreaux, uma hora e meia de trem. Gruyeres é uma vila medieval maravilhosa, totalmente diferente das outras cidades que você conhecerá na Suíça. Gruyeres tem o segundo castelo mais visitado da Suíça (só perde para o de Chillon, em Montreuax). O trecho entre Montreaux e Montbovan pode ser feito no trem panorâmico e é lindíssimo (o caminho de trem entre Montreaux e Gruyeres passa por Montbovan) Eu deixei só um dia para Zurique e achei suficiente. No meu blog (http://www.andecomigo.wordpress.com) faço descrições detalhadas das cidades que conheci na Suíça, dicas de compra de passagens de trem, shuttle, lê lá! Boa viagem!

 

 

Estou me convencendo mesmo a aumentar um dia na Suíça, toda pesquisa que faço e os relatos que leio falam de locais incríveis que me dão mais vontade de conhecer. E para conhecer com mais tranquilidade é melhor aumentar um dia lá. Ah, Gruyeres faz parte do roteiro do trem do chocolate que pretendo fazer, esse trem para primeiro em Gruyeres , onde se conhece uma fábrica de queijo e tem parada para o almoço por lá com tempo para ir ao castelo (segundo os relatos que li), acho que vai ser uma forma rápida, mas boa para conhecer a vila.

Li seu blog, ótimas dicas. Qualquer dúvida vou perguntar lá. Obrigada!!

Compartilhar este post


Link para o post
O ideal seria ter o roteiro mais ou menos definido antes de comprar as passagens, pois muitas vezes você descobre que se voltasse 1 ou 2 dias depois, ainda dentro da promoção de passagens que conseguiu, seria possível viabilizar mais uma cidade muito interessante e que não vai ser possível por causa de 1 dia que está faltando... Este é um dos problemas mais comuns que o pessoal tem ao postar os roteiros aqui no site. Mas como você mesmo falou, agora não adianta mais chorar sobre o leite derramado e o jeito é partir para fazer o que for possível.

 

Se o seu principal objetivo na Suíça é visitar Jungfrau/Topo da Europa, recomendo mudar o seu planejamento da Suíça, pois mais de metade dos dias o Jungfrau fica encoberto por nuvens ou neblina, e pagar mais de 200 euros por pessoa para subir até o Topo da Europa e não conseguir ver nada devido a neblina ou nuvens é de doer no bolso de qualquer um e você vai ficar o resto da viagem ::putz::::putz::::putz::::putz::

 

A melhor abordagem para subir as montanhas da Suíça e ter certeza de que vai conseguir ver algo alem de nuvens e neblina é montar uma base numa cidade central, de onde você pode visitar as cidades de seu interesse e as montanhas em no máximo 2 horas de trem. Neste caso você fica hospedado na cidade base por uns 3 ou 4 dias, com a programação meio em aberto, se o tempo abrir, você corre para a montanha, se o tempo estiver meio feio, você faz um bate-volta a alguma cidade do seu interesse.

 

Quando estive na Suíça, fiz a minha base em Berna, de lá visitei Lucerna, Zurique, Lausane/Évian-Les-Bains e Zermatt/Matterhorn como bate-volta de 1 dia. Dos 5 dias que fiquei lá, somente em um dos dias Jungfrau ou Matterhorn estavam com tempo bom, nos outros dias sempre estavam encobertos. O que eu fazia era olhar a previsão do tempo toda noite, e no dia seguinte bem cedinho, acordava entrava na internet e confirmava a previsão do tempo e dava uma olhada nas webcams das montanhas para ver como estava o tempo lá em cima, assim consegui ir no único dia que fez tempo bom e aproveitar a vista espetacular.

 

Se fosse seguir a minha sugestão de fazer uma base em algum local, eu faria o seguinte: Já no dia 08/09 a noitinha ou 09/09 de manhã pegar o trem para Berna, e fazer uma base lá por 4 dias, 1 dia para fazer bate-volta a Montreux, 1 dia para Interlaken, 1 dia para Lucerna e outro para Berna, e de Berna. No dia 12 a noitinha, ou dia 13 de manhã cedo, você vai a Zurich, passa o dia lá, e no dia 14 pega o trem para Viena...

 

O que fazer com este dia "sobrando", eu acompanharia a sugestão do makiley de incluir Salzburg entre Zurich e Viena, pois indo de trem, obrigatoriamente você vai já vai ter que passar mesmo em Salzburg. Ai aproveitaria para quebrar uma longa e cansativa viajam de mais de 8 horas em 2 viagens mais curtas...

 

Adriano, qual o mês vc esteve na Suíça? Vc usou o Swiss Pass? Valeu a pena?

 

Sobre a imprevisibilidade do tempo, de fato, eu não tinha parado para pensar nisso. Vou aumentar meu período em Berna em mais um dia. Sua sugestão foi muito boa, obrigada! Vou fazer algumas alterações no roteiro.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu no seu lugar reconsideraria algumas coisas e colocaria Zermatt no seu roteiro.

Se não tiver pesquisado sobre Zermatt, faça isso de imediato, qualquer coisa posso tirar dúvidas, se quiser, claro.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu cheguei a ler sobre Zermatt, mas fiquei em dúvida em como adequar ao roteiro. E continuo com muita dúvida. Quanto mais eu leio, chego a conclusão que "é muita Suíça para poucos dias". Se vc poder me ajudar, agradeço muito.

Compartilhar este post


Link para o post

Bom, eu pelo menos achei Zermatt o lugar mais fantástico da Suíça.

Possuindo uma infinidade de lugares para visitar. Eu tiraria alguns dias de Genebra/Berna/Zurique pra visitar Zermatt.

São belas cidades, mas cidades como muitas vistas na Europa, mas um lugar como Zermatt não se vê em lugar nenhum do mundo.

Compartilhar este post


Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...