Ir para conteúdo

Bogotá, Cartagena e San Andres - Abril 2015


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Depois de tantas informações úteis obtidas aqui no Mochileiros estou fazendo meu primeiro relato. Resolvi colocar apenas algumas informações que considerei relevantes, para que o relato não fique tão chato ou repetitivo, diante de tantas outras fontes aqui. Ainda, ressalto que cada viajante possui um perfil, então aqui estão as minhas opiniões e experiências exclusivamente pessoais. Alguns podem achar útil, outros não. É a vida ::kiss::

 

Passei cinco dias em cada cidade (Bogotá, Cartagena e San Andres), saindo de Brasília e voando pela Copa Airlines entre os dias 3 e 18 de abril. O voos foram pontuais e considerei o serviço de bordo muito bom. Para Bogotá e Cartagena, acho que uns dois ou três dias são o suficiente para se conhecer os principais atrativos.

 

BOGOTÁ

 

Troquei uns Obamas no próprio aeroporto, e a cotação estava igual a das casas de câmbio espalhadas pela cidade (mais ou menos 2.320). Para reais, achei de 720, em uma casa de câmbio bem no desembarque (quando você sai na porta, a última loja a direita). Essa cotação também foi imbatível. Paguei 25 mil pesos de taxi para o centro, e me hospedei na famosa Zona T. Muitos bares e opções de restaurante para quem gosta. Recomendo.

 

Considerei a cidade extremamente segura. Tem polícia, exército ou seguranças particulares em toda parte, e olha que andei bastante!!! :-D Utilizei o transmilênio para me deslocar ao Centro e achei o sistema bem tranquilo. Você compra um cartão magnético na estação e carrega com os créditos necessários. Só cuidado com a hora do rush porque é aquele sufoco!!! Se estiver muito cheio preste atenção se vai conseguir sair do ônibus em sua estação pois, se não estiver perto da porta já era. ::lol4::

 

Além da Zona T, com suas lojas e restaurantes, fui ao centro, e recomendo (para quem não gosta tanto de museu quanto eu) o Museu do Ouro (3 mil a entrada) e o Museu Botero (gratuito). No mais foi aquela visita básica ao Centro (Candelária) e ao Cerro Monserrate. Fiz todo esse percurso no centro a pé mesmo. Não vi nada de muito interessante no Cerro Monserrate, além da fantástica vista da cidade. Subi de teleférico (mais concorrido) e desci de funicular (mais rápido). O preço é o mesmo, já podendo comprar a ida e a volta junto.

 

DSC01967.JPG.1f6954efb5f67be71f5f275d036db303.JPG

 

Como estava na cidade no domingo de Páscoa, aproveitei também para ir à famosa feira de pulgas de Usaquén. Como estava na zona T e vi pelo mapa que a distância era de uns 4 km resolvi ir e voltar a pé mesmo, dispensando táxi. Para quem gosta de caminhar é muito tranquilo. E para a mulherada, essa feira é o paraíso do artesanato, badulaques e "pra que isso". :mrgreen: Os preços também são bons, mas ressalto que, devido à cotação do real frente ao peso colombiano, a viagem deve ficar um pouco mais cara, mas nada que impeça de viajar. Para comer, vi pratos desde uns 15 mil até uns 30 mil, em média. Ah sim: o que falam do Andres DC é realmente verdade. O ambiente é show de bola e a comida excelente. Devo ter pago uns 50 reais pela comida e suco, já que não bebo mesmo. ::toma:: Para quem toma umas biritas os drinks são caaaaaros...

 

Ainda, fui à Catedral de Sal em Zipaquirá (ou só Zipa, para os íntimos). Peguei um Transmilênio até a estação Portal Norte (a última de um troncal) e peguei um ônibus para lá. Tranquilo. Chegando lá deve-se andar uns 15 minutos até chegar à entrada propriamente dita, já que ela fica nos limites da cidade. Mas depois que inventaram o smartphone com GPS e Google Maps não tem erro. Lá existe vários "combos" com a entrada à catedral propriamente dita e outras atrações auxiliares. Comprei apenas para a catedral e para o "caminho do mineiro", no qual se explica como a galera que trabalhava nas minas extraia o sal. Não é aqueeeeeeeeela aula sobre geologia ou história, mas achei bastante divertido.

 

 

CARTAGENA

 

Fiquei hospedado no Bairro Getsemani, a uns 10 minutos de caminhada do centro. Assim, li em alguns relatos que o local era meio perigoso, mas depois de estar lá vi que não era assim. É um bairro mais "normal", com as pessoas trabalhando e vivendo normalmente, e não em função do turista. E como as casas e pessoas são mais simples, dá uma falsa impressão de "perigo". Fiz quase todos os percursos a pé e não vi nenhum problema. O calor também é bastante, mas suportável (e olha que vi turista brasileiro reclamando do calor de lá... afff - e era de Recife). Os taxis saindo e chegando do aeroporto custam 10 mil pesos.

 

Achei o centro de Cartagena interessante pela história, mas o trânsito lá dentro e a quantidade de vendedores tirou um pouco aquela áurea que eu tinha da cidade. O passeio pelas muralhas é muito bacana e vale um dia inteiro só para percorre-las. Acho que Cartagena é para quem quer ver a cidade mesmo ou atrações históricas próximas, pois praia mesmo é muito fraca. Fui ao bairro de Boca Grande e não vi nada de mais. A praia é ruim (se comparado com Nordeste e Caribe) e os vendedores são irritantes. Cheguei a ser cercado por uns 10 oferecendo passeios, comida e qualquer coisa que possa ser vendida, e eles não saem do seu pé em hipótese alguma. A praia não possui ao menos um calçadão para se caminhar. Resumindo: uma péssima pedida. Só para quem tem tempo e quer conhecer mesmo.

 

10406904_847096052023457_3306699087800888142_n.jpg.5f804e18933ad6d71b55f8a1cc11e330.jpg

 

Em Cartagena eu fiz o passeio para a Playa Blanca (Isla Baru) direto. Fiz só esse mesmo e não me arrependo, já que os outros achei bem pega turista. Ah sim, queria ir para a Isla del Encanto mas não deu tempo (e dindin, já que custava uns 130 mil :lol: ). Para mim só estes dois valem a pena. A manha para comprar os passeios é a seguinte: não se desesperem para comprar os passeios antes ou pagar adiantado a "reserva". Muitos vendedores, por exemplo, oferecem os passeios para as Islas del Rosario e Playa Blanca perto da Torre do Relógio por 60 mil, e pedem um adiantamento de 20 mil. Não perca seu tempo. Na frente da entrada da cidade está o Muelle de Los Pégasos, de onde saem os barcos todos os dias para os passeios. Lá tem uns guichês com várias empresas, uma ao lado da outro. Ignore os trilhões de vendedores que lá estão, vá direto nas portinhas e compre seu passeio diretamente. Paguei 40 mil para a Playa Blanca direto, ida e volta, com almoço (meia boca, mas ta valendo... rsrsrs). Então os 20 mil a mais era a comissão do vendedor... ::putz:: Os passeios saem umas 8h30/9h00 da manhã, então prepare a farofada e compre o passeio do dia mesmo. E não fique com medo de não ter vaga, pois barco é o que não falta.

 

Esse passeio para as Islas del Rosario e Playa Blanca é assim: o barco sai lá pelas 8/9hs, para na Playa Blanca, para quem vai ficar só lá, e vai para um tal de aquário onde tem que pagar mais uma grana para ver os golfinhos e tal e coisa, quem não quiser fica esperando. Ai esse barco volta lá pelo meio dia para a Playa Blanca de novo, e a galera toda desce, voltando todo mundo lá pelas 15 horas. Então quem quiser curtir logo a praia (foi o que eu fiz) já desce logo na Playa Blanca e pronto. E mais: quando o barco chega aparece um sem número de vendedores/ajudantes/pessoas legais querendo te ajudar a descer do barco/descarregar suas coisas/etc, tudo isso para ganhar um trocadinho em cima de você. Então desca do barco com suas coisas dignamente ::lol3:: e vá caminhando pela praia mesmo até encontrar o seu lugar ao sol. Vai caminhando sem medo de ser feliz que você acha um lugar bem tranquilo para aproveitar as águas cristalinas o dia todo sem ser extorquido. ::tchann:: Detalhe: na volta o "capitão" da lancha arrocha sem dó e você vai voltar molhado. Então guarde seus pertences em sacos estanque ou de plástico mesmo... rsrsrs

 

GOPR0809_1428710502844_high.JPG.4c58f892d303ce907f90da0d02a38d81.JPG

 

Outro ponto interessante é o Castelo San Felipe de Barajas, bem próximo ao centro. A entrada custa 17 mil, e você gasta umas duas horas para conhecer. Fui também no Convento da Popa, mas só pela vista da cidade mesmo, já que o local não tem mais nada o que fazer, além de visitar o próprio convento. Vá de taxi, porque o local de subida é meio perigoso, segundo informações locais. Paguei 40 mil para duas pessoas ida e volta. Li aqui valores entre 20 e 30 mil, mas negociei com uns 10 taxis e não consegui esse preço de jeito nenhum. :roll:

 

 

SAN ANDRES

 

Como a ilha é pequena, foi tranquilo ir do aeroporto ao hotel caminhando (já viram que gosto de andar... kkkk). Água quente nem pensar, mas para que? Naquele calor caribenho não é preciso. Apesar de falar que a ilha é um "free shop", não vi muita coisa de interessante em termos de preço, tirando MM e algumas bebidas... ::otemo:: Mas ai vai de cada um... Achei a praia que fica no centro muito bacana, sem vendedores ou gente perturbando, e a estrutura é bacana. Só achei engraçado pois não vi nenhum daqueles "chuveirinhos" para se tirar o excesso de sal depois de um "tibum". Lá você se molha e tem que ficar convivendo com a salmoura mesmo... :lol: Por fim: a cotação no aeroporto é uma m... (2.200 dólar e 550 real). No centro tem um Banco de Colômbia (não é Banco de Bogotá meu povo!!!), no qual a cotação para o dólar estava excelente (2,370), e real não é aceito. Então cuidado para quem levar real. Melhor trocar tudo em Bogotá ou, para quem for direto a San Andres, levar dólar.

 

Para quem quer comprar os passeios, no final do calcação, de você seguir caminhando na Av. Newball vai achar umas marinas de onde saem os barcos. Tem uma que é da Porto Fino, fica de frente à praça de la barracuda. Tem um guichê lá e você compra os passeios direto. Achei que eles tem uma infraestrutura melhor em termos de barcos e pessoal. Comprei para Cayo Bolivar (160 mil), Johnny Cay (Ki) (15 mil) e Mantarrayas (20 mil). Vamos aos passeios:

 

Cayo Bolivar: aprox 30 pessoas o dia todo (sai as 8 e volta as 15) em uma ilha deserta e paradisíaca. Este é o resumo do passeio... rsrrs e o melhor oferecido na ilha. Realmente vale o preço. Algumas considerações, porém, devem ser feitas: você vai se molhar na lancha (com água do mar tá.. rsrsrs), na ida e na volta, pois o trajeto se dá em alto mar. A lancha vai vencendo as ondas e vai que vai. 1 hora pra ir e 1 para voltar. Eu achei bacana mas tem gente que fica enjoada ou não gosta da aventura. Lá também não tem estrutura alguma, além de uma tenda que a empresa monta para colocar as bebidas (bebidas liberadas e almoço incluso). Isso eles não explicam na hora de comprar os passeios. Se me perguntarem: valeu a pena? Com Certeza!!!!! Uma ilha praticamente só sua, comida, bebida, natureza, águas cristalinas e mornas. Para que mais?

 

Jonnhy Cay (qui... rsrs): aqui tem outro macete. O pessoal vende o passeio Jonnhy Cay e Aquário, porém fui apenas para Jonnhy Cay (logo explico o porquê). Sai umas 10 e volta as 13 ou as 15 (os barcos voltam esses dois horários). É uma ilhota bem próxima a San Andres. Dá para ver desde a praia principal. Achei o passeio muito bacana. De um lado da ilhota tem quiosques e estrutura com cadeiras e tal e tal. Do outro lado: nada. Assim você pode escolher entre ficar com a galera ou coçar em um cantinho de boa, sem muita perturbação. Só achar um coqueiro e relaxar (minha opção... rsrrs). Para quem vai ao tal do Aquário o passeio sai mais cedo, e chega em Jonnhy lá pelas 11, então se você for para Jonnhy Cay as 10 vai pegar a ilha praticamente vazia ::otemo:: O Aquário é para quem faz snorkel, mas é tanta gente que sinceramente não vale a pena a confusão.

 

Mantarrayas: este sai lá pelas 16 horas, e volta as 18. É praticamente o mesmo local do Aquário ::putz:: , mas eles vendem os passeios como se fossem locais diferentes. Aqui o objetivo é ver e... pegar nas Arraias, com fotos e tudo mais... rsrsrs tem uns pontos onde se pode fazer snorkeling também. Achei muito bacana. O passeio só sai essa hora porque as arraias só ficam naquela região à tarde mesmo.

 

 

Por fim, tirei um dia para alugar um carrinho de golf (Mula kawasaki - 120 mil com "gasosa" incluida). Muito tranquilo de andar e com a vantagem de se parar em qualquer lugar e ficar o tempo que quiser. Fiz o sentido anti horário da ilha. No lado oeste, há muitos pontos gratuitos de acesso para mergulho. Então vale muito a pena. Agora, já achei o West View e a Piscinita autênticos pega turista, já que eles cobram pela entrada (4 mil cada), mesmo que você só queria tirar uma foto e ir embora. É a mesma coisa com o Hoyo Soplador (eu achei que estava mais para fiofó soprador, mas enfim... kkkkkk). Um buraco no meio das pedras soltando um jato de água, e milhões de turistas fazendo fila para serem molhados, e dezenas de barracas vendendo coisas e gente perturbando para vender e "vigiar" o seu carro. Na minha avaliação é o típico lugar pega turista, feito simplesmente para as pessoas pararem ali e serem extorquidas. Como eu digo, é um ponto turístico fabricado. A ilha possui lugares muuuito mais interessantes.

 

Seguindo a estrada, estão as praias de San Luis e Rocky Cay, ai sim lugares legais. Só parar o seu carrinho em algum lugar legal e curtir a praia, sem pressa. Estive em lugares nos quais não havia ninguém, e aquela sensação de ser o "dono da praia" é muito legal. :lol: Em rocky Cay é possivel ir caminhando, com água até o peito no máximo, até uma ilhota próxima. Achei também muito interessante.

 

GOPR1374_1429131963941_high.JPG.c85b752fc823bb525a196287011559ba.JPG

 

RESUMO DA VIAGEM: a Colômbia é um país com ótima gente, ótima comida e ótimos lugares para se conhecer. Aproveitem e espero que gostem das informações!!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom o relato! ::otemo::

 

Estou com pretendendo ir em setembro fazer 4 dias Bogotá, 3 dias Medellin, 4 dias Cartagena e 4 dias San Andres. Podendo alterar, rs.

Você falou que necessita menos dias pra cartagena e Bogotá, você indica alguma alteração?

 

Fala dicas de locais pra ficar em cartagena e san andres.

 

Realmente não vale muito a pena as compras na ilha como falam por aí?

 

Sou EXATAMENTE IGUAL a você, disposto a conhecer as cidades a pé!!! FAço isso em todo lugar que vou. No máximo pego um ônibus ou metrô.

 

Outra dúvida, em san andres, nesse dia que você pegou o carro e fez tudo por conta própria você levou seus susuprimentos? (mochila, comida, roupa, toalha...) as praias são totalmente deserta sem nem uma barraquinha? E o sol? :shock:::mmm:

 

Sou de Recife tb, rs.

Estamos em maio e já estou ansioso que chegue setembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Anderson,

 

Se você gostar muito de praia pode tirar 1 dia de Bogotá ou Cartagena e "colocar" em San Andres. Em Cartagena pode ficar no Centro Histórico mesmo ou no bairro Getsemani. Eu fiz minhas reservas pelo Booking mesmo. São muitas opções. Em San Andres procure algum local perto do aeroporto ou no centrão mesmo, fica mais fácil para se deslocar.

 

Quanto às compras em San Andres, eu mesmo não vi vantagem, mas em compensação já li relatos e conversei com pessoas que gostaram muito (enfim...). Ah sim, caso queira comprar eletrônicos ou mesmo uma GoPro, achei os preços um pouco salgados. Acho que a GoPro 4 Silver estava uns 500 dólares na Riviera... nas outras lojas não olhei mas não recomendo comprar tendo em vista os inúmeros relatos de falsificações e outros problemas com eletrônicos, quando comprados em lojas como a Multidigital ou outras "Multis" da vida. ::ahhhh::

 

Ainda em San Andres, no dia da volta na ilha foi o estilo farofa mesmo... kkkk. Peguei uma mochila com umas bebidas, salgadinhos e similares e pé da estrada. Do lado leste da ilha há praias sem ninguém e outras com infraestrutura. Minha sugestão é sair cedo, dar a volta completa (deve gastar umas três horas), e depois do almoço voltar para os lugares que gostou mais. Não tem erro. Tendo gasolina no carrinho não tem problema! :lol:

 

O lasca é esperar até a viagem, mas a preparação dela as vezes é tão bom ou até melhor que a própria viagem. kkk

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom seu relato!!

 

Estou indo pra Colombia em agosto/setembro (BOG - CART - ADZ) e já estou na maior ansiedade!!

 

Como vou fazer o mesmo roteiro que você e devo ficar entre 15 e 20 dias fazendo praticamente os mesmos passeios, poderia me dizer quanto gastou, fora as passagens?

 

Como fez os aereos entre estas cidades?

 

Obrigada desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...