Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Bolívia, Chile e Peru (com gastos) – maio de 2015 (22 dias)

Postado
  • Membros

Meu povo,

depois de mt planejamento, enfim fiz o mochilao mais famoso do site e retorno aqui para agradecer e auxiliar a galera que tanto me ajudou a montar essa viagem. :D

ROTEIRO

O roteiro real foi esse, mas claro que não foi o inicial. Devido a cancelamento de vôo, bloqueio na estrada e etc.. o roteiro foi se refazendo durante a viagem. Por isso fica a dica: se possível, faça um roteiro menos apertado para que, caso aconteça algo (e provavelmente irá acontecer), vc não deixe de visitar um local que planejou por meses.

06 de maio – Rio de Janeiro – Santa Cruz

07 de maio – Santa Cruz – Sucre – Potossi – Uyuni

08 de maio – Salar

09 de maio – Salar

10 de maio – Salar – San Pedro

11 de maio – San Pedro – Calama – Arica

12 de maio – Arica – Tacna – Arequipa

13 de maio – Cânion Del Colca

14 de maio – Cânion Del Colca

15 de maio – Arequipa – Cusco

16 de maio – Cusco

17 de maio – Vale Sagrado

18 de maio – Cusco – Águas Calientes (via hidroelétrica)

19 de maio – Machu Picchu – Águas Calientes – Cusco (via hidroelétrica)

20 de maio – Cusco – Puno

21 de maio – Ilha de Uros

22 de maio – Puno – Copacabana – Ilha Del Sol

23 de maio – Ilha Del sol – Copacabana – La Paz

24 de maio – Downhill na estrada da morte

25 de maio – Chacaltaya

26 de maio – Passeio pela cidade e compras

27 de maio – La Paz – Santa Cruz – Rio de Janeiro

ROUPAS, ACESSÓRIOS, COSMÉTICOS..

Se vc nunca mochilou por locais com temperaturas tão próximas de zero (e até mesmo negativas), vai gastar uma grana nesse item (foi o que aconteceu cmg :mrgreen: ). Nos meses que antecederam a viagem deixei boa parte do salário na Decatlhon (loja de artigos esportivos).

Vou colocar aqui alguns itens que acho que são importantes levar, mas que fique claro que há pessoas que vão com o que tem no armário e não ouvi nada sobre turista brasileiro que morreu congelado por lá não ::lol4::

- Mochila Cargueiro. Não há a possibilidade de se fazer uma viagem como essa de mala de rodinha. Enfim.. possibilidade há, mas será um incomodo. Eu fui com a minha velha de guerra Carmpon 68L da Trilhas & Rumos.

- Mochila de Ataque – comprei uma da Quéchua de 20L que aguentou mt bem a viagem.

- Segunda pele – comprei calças e blusas e achei ótimo. São itens que não ocupam mt espaço na mochila e que vc vai usar quase que diariamente.

- corta vento – no salar venta demais, um vento congelante, valeu mt a pena levar. Eu comprei um mais bonitinho que até usava como casaco nos lugares que não ventava.

- bota de trekking – eu comprei e achei bom ter um calçado mais quente e robusto para tantos dias. Fui com a bota nova e fui fazer um trekking de 18km e acabei tendo bolhas nos pés, então tentem amaciar o calçado antes da viagem, ou evitem terkking mt longo rs

E aconselho a levarem um outro calçado fechado, pode ate ser um tênis simples. Eu levei apenas a bota e chinelo, quando tive o problema com bolhas tive duas opção: ou congelava os pés de chinelo ou apertava os pés na bota. :shock:

- Fleece – comprei e usei bastante, pois eles esquentam bem, mas acho que um moletom pode ficar no lugar desse item.

- Calça legging – meninas levem mais de uma! Dá pra usa sozinha, dá pra usar embaixo da calça jeans.. levem!

- Saco de dormir – eu levei e usei no salar e nas viagens como travesseiro, não acho essencial, mas se vc já tem um, leve. O saco não pesa e vc pode amarrar na mochila.

- Óculos de sol – essencial! Apesar do frio, faz um sol do caramba. 8)

- Protetor solar e labial – essencial tb e use em quantidade absurdas. Cheguei no Rio e a primeira frase que ouvi foi: Nossa! Como vc ta preta!

- Hidratante – nunca tive a pele tão seca. O negócio ficou tão ruim que até bepantol nas pernas eu usei.

- Meia, touca, luva.. – itens mega importantes. comprei td por lá. Uma parte em Sucre e outra em Uyuni. Fora os itens bonitos que fui comprando nas demais cidades.. rs

GASTOS

Eu levei td em espécie:

1160 dólares (sobraram $50 que gastei no Duty Free)

600 reais (que não gastei, cambiei apenas R$20 em Puno, pois tava com Soles contados e tive que cambiar para ficar mais na cidade devido a um bloqueio na estrada).

Dá para gastar menos? Óbvio que sim! Eu gastei isso, mas fiz diversos trajetos de taxi, fiquei hospedada em rede famosinha de hostel, nao cozinhei em nenhum momento, bebi cerveja diariamente..

Saí do Rio de Janeiro com as passagens de ida e volta pra Santa Cruz compradas – R$688 (promoção da gol)

E com a passagem de Sucre – $54 (Amaszonas)

Fui cambiando e pagando passeios, hospedagem e deslocamento no caminho (além dos presentes).

ALIMENTAÇÃO

Eu sou meio avestruz, como de td. Comi desde em mercados municipais, daqueles onde as comidas ficam expostas, até restaurante de chef renomado. E tiveram os dias em que eu não aguentava mais e comi em rede de fast food. O negócio é tentar achar os locais mais “confiáveis” e ter disposição estomacal para conhecer a cultura local.

VIAJAR SOZINHA

Eu inicialmente ia fazer o roteiro sozinha, comprei as passagens e me preparei. Só que foram aparecendo pessoas, tanto aqui no mochileiros, quanto durante a viagem. A verdade é que vc só fará a viagem sozinha se quiser, em tds os locais havia mts mochileiros, mts brasileiros e mt gente fazendo o mesmo que vc.

Não deixe de ir por receio de ir sozinha ou algo do tipo. Vá!!!!

Enfim.. a viagem é incrível, vc vai passar por paisagens únicas, conhecer pessoas do mundo inteiro, culturas totalmente diferentes, se divertir, se estressar e no final td vai ter valido mt a pena e vc vai ter uma experiência incrível. ::love::::love::

Editado por Visitante

• Respostas 90
  • Visualizações 21.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Nesse dia dá pra dormir um pouco mais, o ônibus passa no hostel umas 9h da manhã. O passeio é primeiro pelo Chacaltaya e depois pelo Valle de La Luna.

Esse foi um dos passeios onde mais encontrei brasileiros, algo como 70% da galera do ônibus.

O ônibus faz uma parada na estrada, onde as pessoas descem para tirar fotos, eu tava com mt frio, o máximo que consegui foi fotografar da janela do ônibus mesmo.

598dcc1950f2e_mochilao20151135.jpg.16327ac0ec83b377d73850bfa9b727d0.jpg

Quanto mais próximo vai ficando, mais a temperatura cai e o ar fica rarefeito, esse é um dia para tirar da mochila td aquela parafernalha que vc usou em Uyuni.. :lol:

A estrada é estreita e sinuosa. Por várias vezes achei que o ônibus ia despencar com a galera :shock:

O ônibus nos deixa na estação de esqui e de lá vamos subindo até o primeiro cume, de lá ainda há um outro, mas eu não cheguei até o outro, pois estava morta.

Essa subida até o cume é algo curto, mas, para mim, pareceu uma meia maratona. A todo momento eu tinha que parar e dar uma respirada.

598dcc1956069_mochilao20151147.jpg.29f7e52f06bde182602e29aa2095c388.jpg

Quando fui não havia muita neve, mas dá pra tirar várias fotos.

20150525_114358.jpg.6e06492e016e311487deb04e408aac6f.jpg

598dcc1988c35_mochilao20151152.jpg.62b3a708ea511b18895a1f5cba579abb.jpg

598dcc195aed2_mochilao20151154.jpg.8cd8e4be97b4705c54c1eb8482dafc31.jpg

598dcc195f28d_20150525_114036(1).jpg.6a6decb3e748ede45e6a2a311129e753.jpg

A altitude me pegou realmente, entrei no ônibus me sentindo mt mal, acabei que nem fui ao Valle. O ônibus entre Chacaltaya e o Valle passa pelo Centro de La Paz, os que não desejam fazer a segunda parte do passeio, podem descer.

Já era o 20º dia de viagem, eu estava passando mal e realmente cansada.

Resolvi pesquisar o valor das passagens aéreas, ficar 18h no ônibus (podendo ficar mais dependendo de imprevistos na estrada) não era o que eu mais desejava naquele momento. :lol:

Acabei comprando o trecho La Paz x Santa Cruz, por 453 bolivianos, pela Amazonas.

Comprei na agencia dos passeios, na Colca.

O que percebi nessa viagem é que as agencias de turismo compram as passagens, tanto terrestre quanto aérea. Algumas vezes cobraram uma pequena tx, mas em grande parte daz vezes, a venda foi feita pelo preço real da passagem. Não sei qual a vantagem que ganham nisso, mas eu utilizei esse serviço em diversas cidades do Peru e da Bolívia, principalmente quando tinha preguiça de ir até a rodoviária apenas para comprar passagem.

Editado por Visitante

Postado
  • Autor
  • Membros

Esse foi um dia tranqüilo. Fiquei parte da manha e da tarde pelo mercado da bruxas e arredores, comprando lembranças e conhecendo mais da cidade.

20150526_095032.jpg.6a59a6d1dfcc65eba77932bce8086d7a.jpg

Como falei anteriormente, deixei para comprar uma parte das lembranças em La Paz, na expectativa de ser mais barato, mas me arrependi. Achei os preços e a qualidade melhores em Cusco.

Mas vale mt a pena dar uma volta pelas ruas de La Paz com calma.

Nesse dia almocei no Subway, paguei 20 bolivianos.

20150526_101644.jpg.33183846009b383b7fdd864923846c58.jpg

20150526_100258.jpg.2afe0ce84d922a22bc72e9ea8c8062e9.jpg

20150523_175254.jpg.eb4ab7c04e28a8d2f6f606dbb27f69ec.jpg

Editado por Visitante

Postado
  • Autor
  • Membros

Esse dia foi apenas pulando de aviao em aviao :mrgreen:

o taxi do WR La Paz ate o aeroporto foi 70 bolivianos, o aeroporto fica bem longe. Pedi o taxi pelo hostel mesmo e acordei o valor com o proprio motorista.

meu povo,

é isso! a viagem vale a pena cada minuto. vai conhecer lugares incriveis, passar por experiencias inesqueciveis e conhecer pessoas especiais.

espero ter ajudado e qlqr dúvida é só falar que tento auxiliar da maneira que for possível.

e que continuemos na estrada!!! ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros
Eai Marcela, tudo bem??

Quem é vivo sempre aparece... Parabéns pelo relato e pelas fotos, que viagem legal!!

Grande Abraço!

Fala, Junio!

saudade daquele lindo por do sol que presenciamos na rambla, lá em Montevideu.

como vc ta?

esse mochilao foi bem legal mesmo :D

um beijo

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Parabéns pelo relato!!

Estou querendo fazer um parecido só que com mais dias no Atacama... acredita que levando uns 1300 dolares dê pra incluir mais 1 ou 2 dias no atacama com passeios?

Obrigado!!

Postado
  • Autor
  • Membros
Parabéns pelo relato!!

Estou querendo fazer um parecido só que com mais dias no Atacama... acredita que levando uns 1300 dolares dê pra incluir mais 1 ou 2 dias no atacama com passeios?

Obrigado!!

Olá, Fabio!

Acho que com esses 140 dólares a mais dá pra ficar mais 1 ou 2 dias no Atacama, talvez só nao role de fazer os passeios mais caros, mas sabendo escolher no que gastar, rola sim. :P

Postado
  • Membros

Pois é, então quero pegar os mais must see entende? Alguns dos passeios que já vi aqui no fórum, preciso elencar...

Acredito que vou no mesmo mês que você foi (estava muito frio?), o tempo estava mais bonito que alguns relatos de Agosto que era o idealizado por mim.

O Cañon del conca acho que vou pular devido a não ter o preparo físico desejado kkk, sugere algo de passeio pra colocar nestes dois dias? Pensei em ir lá pra Huachina no Oásis...

As passagens estão em torno de R$ 1250 até Sta Cruz/Bol pela Gol, vamos ver se aparece alguma promo pra eu bookar. rs

Obrigado!

Postado
  • Autor
  • Membros
Muito bacana seu relato. Estou indo no dia 06/02 e li ele inteiro em alguns minutos ::otemo::::otemo::

Abraços!

Obrigada, Rodrigo!!

Boa viagem!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.