Ir para conteúdo

11 coisas que aprendi viajando de moto sozinho


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ola Fábio Araújo de Aguiar , tudo bem?

 

Tem viajado muito Solo? aproveite e nos conte onde foram estas viagens.

Conte algumas historias que ocorreram e compartilhe o aprendizado acima tendo as historias vividas como pano de fundo na narração das incríveis experiencia que adquiriu ao longo do tempo.

 

Grande parte da minha vida Motociclistica foi viajando Solo, assim como você!! me identifiquei com todas experiencias que citou acima, aguardo as histórias para comparar e também compartilhar as minhas.

 

Forte abraço.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Excelente, Fábio! Parabéns pelas experiências! Sempre digo que a sensação de viajar sozinho é impagável, e de moto então, deve ser um nível ainda mais bacana de intimidade consigo mesmo.

 

Estou estudando as possibilidades de fazer uma viagem sozinho de moto por toda a américa do sul. Falei sobre isso nessa postagem: projeto-de-mochilao-por-todos-os-paises-da-america-do-sul-2016-t114943.html

 

Mas fico meio receoso com os "poréns" de uma viagem de médio/longo prazo com moto e sozinho. Ter uma moto facilita muito com relação a liberdade de transporte, sem mencionar os belíssimos lugares que posso encontrar e parar pelo caminho. Por outro lado, eu não posso descansar no ônibus enquanto viajo, estaria sozinho caso algo acontecesse, teria de aumentar a atenção aos planejamentos para pegar as estradas e rotas certas, além de fazer a manutenção da moto no caminho.

 

Ainda vou pesquisar muito a respeito, para chegar a essa decisão de partir como piloto ao invés de passageiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

11 Verdades, ja fiz duas viagens grandes, uma de 15 dias e outra de 24 dias de imersão em minha mente, a gente esquece do mundo, ja não sabe mais que dia da semana é tem a rotina tocada pela luz do sol, enquanto tem sol estou na estrada, quando ele se deita eu me deito tambem.

o relato de minhas duas viagens estao nos links abaixo:

 

8500km e 15 dias

http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br/2013/12/1-2-e-3-dias.html

 

13000km e 24 dias

http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br/2014/12/1-dia-guaramirim-sc-rio-grande-rs-806km.html

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Fábio,

 

Primeiramente, muito bacana as 11 coisas que vc aprendeu viajando de moto sozinho.

 

Eu recentemente troquei o carro, por moto (coisa de gente solteira rsrs) e não vejo a hora de criar coragem pra pegar algumas estradas e fazer essa imersão no mundo das 2 rodas solo.

 

L


endo seus relatos minha mente foi longe, assim como o Filipe comentou, eu tbm tenho alguns receios (medo) de um passeio de moto sozinho, pois é preciso conhecer algumas manutenções básicas na motoca.

Mas, acredito que em breve faço uma loucura dessas, e quem sabe começarei aos poucos.... Um passeio de 1 dia, depois um passeio de 1 final de semana e futuramente passeios de semanas.

 

Abraços

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros
11 Verdades, ja fiz duas viagens grandes, uma de 15 dias e outra de 24 dias de imersão em minha mente, a gente esquece do mundo, ja não sabe mais que dia da semana é tem a rotina tocada pela luz do sol, enquanto tem sol estou na estrada, quando ele se deita eu me deito tambem.

o relato de minhas duas viagens estao nos links abaixo:

 

8500km e 15 dias

http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br/2013/12/1-2-e-3-dias.html

 

13000km e 24 dias

http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br/2014/12/1-dia-guaramirim-sc-rio-grande-rs-806km.html

 

spygtba deixa eu perguntar, estou lendo seu relado cara e bateu umas dúvidas...Você montava sua barraca em qualquer lugar? Tipo, "to cansado...vou passar aqui e dormir." E dormia ali mesmo? No meio do nada? Tinha algum cuidado ou atenção na hora de escolher o local?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
1. Fique consigo mesmo

Viajar sozinho de moto lhe dá a oportunidade de ficar sozinho consigo mesmo. Havia muito tempo que não tinha essa oportunidade e isso foi muito bom.

2. Liberte sua mente

Viajando de moto, sem precisar conversar com ninguém por horas, você tem umA excelente oportunidade de libertar sua mente de tudo e deixar apenas a estrada e o que ela revela em foco. Isso traz uma paz interior que, imagino, só os monges consigam em suas meditações mais profundas.

3. Não se prenda a horários, regras e itinerários

Sim, é importante você criar um itinerário e ter um "norte" em sua viagem, mas como você está sozinho, você pode decidir ficar mais tempo em uma cidade que gostou ou sair antes para um novo destino. Pode mudar sua rota para conhecer algo que não havia previsto ou só soube da existência naquele momento. Esse tipo de liberdade é impagável.

4. Sinta-se parte da paisagem

Já viajei muito de carro, mas só quando viajo de moto me sinto parte da paisagem. De moto você sente o clima, a umidade, os cheiros e tem toda a sensação de que você faz parte do ambiente em que stá inserido.

5. Você não precisa dar satisfação a ninguém

Coma na hora que quiser, como o que quiser, pare para olhar uma paisagem que achou interessante ou simplesmente deixe pra parar depois. Viajando sozinho só precisa agradar a você mesmo e por isso tem total liberdade para fazer o que quiser e na hora que quiser.

6. Se permita experimentar coisas novas

Como você está totalmente livre, você pode experimentar uma comida diferente, uma bebida diferente... Só não passe seus próprios limites.

7. Conheça pessoas diferentes das que convive todos os dias

Viajando pelas estradas passei por muitas cidades bem pequenas, lugarejos, que me permiti parar para tomar um refrigerante e conversar com alguém do local, e percebi o quanto o ambiente, o local e a cultura nos faz diferentes, nem melhores nem piores, mas diferentes e que essas diferenças são necessárias para sobrevivermos no ambiente em que estamos inseridos.

8. Obtenha novos conhecimentos

Na estrada, um certo momento, parei em um lugarejo e perguntei a um senhor quanto faltava para chegar a uma cidade no meu itinerário e ele me respondeu "duas léguas". Entendi que ele não sabia dizer em quilômetros e só vim descobrir que uma légua é o equivalente a 6 KM depois que cheguei ao meu destino e procurei no google. Nunca iria procurar sobre isso se não fosse este fato.

9. Descubra que você pode resolver os problemas sozinho

Quando a coisa apertar, você vai dar um jeito, e vai descobrir isso viajando sozinho.

10. Descubra que você pode viver com menos

Viajando de moto, você precisa levar pouca bagagem e com isso vai perceber que você pode viver com muito menos e que toda a bagagem que leva no dia a dia é, muitas vezes, pesada demais para se carregar.

11. Descubra que existem pessoas que o ajudarão sem pedir nada em troca

Deixei por último por achar o mais importante de todos os itens a cima. Na estrada, quando você está sozinho, vai encontrar pessoas que nunca lhe viram e nunca mais lhe verão, que lhe ajudarão simplesmente pelo prazer de ajudar. Comigo aconteceu algumas vezes, graças a Deus com problemas bobos, mas fiquei realmente impressionado com o altruísmo de certas pessoas, que pararam para me auxiliar sem me cobrar nada, sem pedir nada em troca. Alguns os chamam de anjos da estrada, outros apenas de pessoas altruístas, o fato é que eles aparecem, basta você precisar deles. Coisas que não se podem ser explicadas.

 

#p1168807

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
11 Verdades, ja fiz duas viagens grandes, uma de 15 dias e outra de 24 dias de imersão em minha mente, a gente esquece do mundo, ja não sabe mais que dia da semana é tem a rotina tocada pela luz do sol, enquanto tem sol estou na estrada, quando ele se deita eu me deito tambem.

o relato de minhas duas viagens estao nos links abaixo:

 

8500km e 15 dias

http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br/2013/12/1-2-e-3-dias.html

 

13000km e 24 dias

http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br/2014/12/1-dia-guaramirim-sc-rio-grande-rs-806km.html

 

spygtba deixa eu perguntar, estou lendo seu relado cara e bateu umas dúvidas...Você montava sua barraca em qualquer lugar? Tipo, "to cansado...vou passar aqui e dormir." E dormia ali mesmo? No meio do nada? Tinha algum cuidado ou atenção na hora de escolher o local?

Me surgiu a mesma duvida. To pensando em pegar a estrada percorrer o Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros
11 Verdades, ja fiz duas viagens grandes, uma de 15 dias e outra de 24 dias de imersão em minha mente, a gente esquece do mundo, ja não sabe mais que dia da semana é tem a rotina tocada pela luz do sol, enquanto tem sol estou na estrada, quando ele se deita eu me deito tambem.

o relato de minhas duas viagens estao nos links abaixo:

 

8500km e 15 dias

http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br/2013/12/1-2-e-3-dias.html

 

13000km e 24 dias

http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br/2014/12/1-dia-guaramirim-sc-rio-grande-rs-806km.html

 

spygtba deixa eu perguntar, estou lendo seu relado cara e bateu umas dúvidas...Você montava sua barraca em qualquer lugar? Tipo, "to cansado...vou passar aqui e dormir." E dormia ali mesmo? No meio do nada? Tinha algum cuidado ou atenção na hora de escolher o local?

 

 

Desculpe a demora em responder, caso não tenha lido ainda, no link tem umas dicas de como achar os melhores locais para acampar e tbm dicas sobre o que cuidar na hora montar e desmontar a barraca.

http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br/2015/01/estatisticas-e-dicas-de-viajem.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...