Ir para conteúdo

PRIMEIRO MOCHILÃO: Patagônia Argentina (Ushuia - El Calafate - El Chaltén), Buenos Aires e Uruguai - 20 dias - Maio/2015


Posts Recomendados

  • Membros

Salve Galera!

 

Meu nome é Jeff, moro em São Gonçalo, cidade de Rio de Janeiro.

 

Chegou a minha vez de colaborar aqui depois de tanta ajuda e informações que tive nesse site de mochileiros.com.

Depois de tantos anos adiando o sonho de fazer viagem internacional, de colocar mochila nas costas e ir finalmente consegui as minhas tão sonhadas férias e partiu!! Fui!

 

E antes de fazer a minha viagem, tinha Zilhões de dúvidas coisas de viajante de primeira viagem, o primeiro mochilão e cheio de perguntas/dúvidas comuns mas super importante: como fazer, como ir, o que levar e etc.

 

Espero poder ajudar a todos com o meu relato da minha Trip.

Vou tentar ser mais dinâmico e esclarecedor o possível.

 

Inicialmente só iria fazer viagem para BsAs por uma semana mas depois de pesquisar sobre a Argentina, descobri mais sobre a Patagônia que tanto fascina e encanta a todos.

Comecei elaborar a minha primeira viagem no inicio desse ano, pesquisei de um pouco de tudo: roteiros, clima, gastronomias, idioma: espanhol (depois dessa trip posso dizer que sou expert em portunhol ::mmm: rs ), roupas, costumes e etc.

 

Meu roteiro ficou acertado assim por 20 dias (Período 16/05 a 04/06)

 

16 a 19/05 - Ushuaia

20 a 22/05 - El Calafate

22 a 25/05 - El Chaltén

25 e 26/05 - TDP (mas acabou não dando certo)

27 a 30/05 - Buenos Aires

31/05 a 04/06 - Uruguai / Montevidéu

 

*Se reparar, é basicamente 3 a 4 dias em cada cidade.

 

Vale lembrar que esse relato é baseado de acordo com a minha experiência, ou seja, o objetivo era poder conhecer neve, fazer trekking, montanha, conhecer um pouco de tudo, bastante natureza, mais trekking e no final da trip ficar um pouco na civilização/cidade urbana.

E que não é muito aconselhável o período de Maio só para fazer trekking (o sol se põe as 17/18h e no verão vai embora as 22/23h) e ainda corre o risco de ter algumas trilhas fechadas, pacote de turismo inviavel por causa da pré temporada de inverno.

 

Primeiro vou mostrar como foi o processo de elaborar a viagem: passagens/mochila/roupas/cartão saúde e segurança.

E no próximo post mais detalhes do roteiro pela Patagônia.

 

PASSAGENS:

 

Comprei tudo pela cia Aerolíneas com multi-destinos do que um trecho somente de ida e volta por ser mais em conta. Ficou acertado:

 

1º vôo: RJ - Ushuaia (com conexão em BsAs)

2º vôo: Ushuaia - El Calafate

3º vôo: El Calafate - BsAs

4º vôo: BsAs - RJ

 

Pagamos no valor de R$ 1.800, quando pesquisei alguns tempos antes estava por volta de 1.450 reais.

Dica: pesquise e compre as passagens o quanto antes, mais barato!

 

 

MOCHILA CARGUEIRA:

 

Comprei a mochila da marca Quechua 70+10 Litros e apesar do preço salgado (R$ 700), comprei por fazer investimento para o uso da vida toda, pretendo elaborar mais trip pelo mundo afora.

Vem com uma mochila de ataque, vários compartilhamentos, cinto ajustável, etc..

 

598dcb6d922b1_mochilasymbium70-10litros.jpg.71357dc3ee306eb8685f35f32d7ed844.jpg

 

ROUPAS:

 

Comprei TUDO na loja da Decatlon mas foi de T-U-D-O mesmo e era mais em conta do que em algumas lojas especializadas em roupas de inverno iigorosos:

 

Lista:

* 1 pç de casaco 3x1

* 1 pç de calça impermeável

* 1 bota impermeável (super importante esse detalhe)

* 2 pçs de casaco segunda-pele

* 1 pçs de calça segunda-pele

* 1 par de luvas

* 1 touca

* 1 toalha de microfibra (super custo beneficio e leve, seca rapidinho)

 

Com essa lista, ela super me supriu a necessidade do meu conforto durante as minhas caminhadas e tempos negativos, vento patagônico e etc.

Gastei aprox. R$ 1.400 :?

 

Em tempo: Leve 3 pçs de roupa de "balada" e 1 calça jeans para poder curtir a noitada ou visitar cidade, se preferir ir no estilo seu. rs

 

SEGURO SAÚDE:

 

Como é sábio aquela velha nota máxima:

"Todo cuidado é pouco"

E é muito acertado e mais do que certo contratar o seguro saúde pois nunca se sabe o que pode ocorrer algum imprevisto durante a sua viagem como se machucar, acidentar, ter rinite brava, etc e torrar seu dinheiro da viagem com o médico, comprar medicamentos e não ser reembolsado.

 

DICA: Se você já possui o plano de saúde onde trabalha, consulte o RH da sua empresa e pergunte se o plano faz extensão para seguro-saúde e dependendo da cia pode ser bem mais barato e em conta, talvez até ser gratuito por 45 dias!

 

No meu caso, possuo plano de saúde Sul-América e consegui a extensão do seguro saúde/viagem internacional gratuito por 45 dias!! BINGO !!! Economia de uns R$ 250 (o minimo do preço de algumas cias).

 

SEGURANÇA:

 

Como diz a velha nota máxima:

"O seguro morreu de velho".

 

Eu logo vivo em uma cidade não muito segura (Rio de Janeiro) e então já fico "cabreiro" quando vou a alguns lugares e apesar que na minha trip pela Patagônia não senti nenhum momento de insegurança mas nunca é demais usar a prevenção, alguns procedimentos de segurança para evitar alguns dores de cabeça:

* No momento de check in no aeroporto, tenha certeza que sua bagagem foi direcionada para o destino.

* Guardar objetos de valor como Notebook, materiais fotográficos, verifique antes com Hostel se tem como guardar na recepção e ou se possui lockers nos quartos.

* Compre e use cadeado TSA para usar nos armários lockers do Hostel e também serve para usar na sua mochila/mala e prender no ponto fixo com a outra para evitar abertura como esse vídeo abaixo explica melhor:

https://www.youtube.com/watch?v=mzU4iQLnh5M

Se serve cadeado comum? Serve! Porém, você vai ter levar e ter a preocupação de cuidar da chave com você o tempo todo e se de repente você perder? Vai arrebentar o armário e arcar prejuízo? Melhor não, certo? rs

* Tenha bolsa interna/doleira para usar e leve com você o tempo todo seu passaporte e dinheiro por onde você vá. (essa observação é obvia, mas nunca se sabe).

* Tire cópia do seu passaporte e guarde na sua caixa de e-mail, caso perca ou seja roubado, você terá mais facilidade de resolver com a cópia do seus documentos armazenados no seu e-mail.

* No Hostel peça quartos em segundo andar se houver pois tivemos um amigo brasileiro em outro hostel com problema de janela arrebentada e levaram os pertences das pessoas no quarto, imagina??? Fiquei revoltado com essa situação mas infelizmente isso pode acontecer com qualquer um. (vou contar isso melhor mais a frente).

 

Com isso, já estava pronto pra embarcar na aventura que iria marcar a minha vida pra sempre!!

598dcb6d99b8f_hummmboaideia.gif.2fb4b10171041bc7841663ad72c0a3c7.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Jeff to no aguardo do restante rsrsrs.....

 

Precisa ter passaporte Para Argentina??? ::dãã2::ãã2::'>

 

Olá Giovanna! Não é obrigatório a solicitação do visto para ingressar na Argentina entretanto é necessário ter um documento de viagem válido e em boas condições como Passaporte ou RG/identidade.

 

A diferença fica dessa forma ao ingressar com:

 

*passaporte: vai pegar sua carteira, fazer perguntas para onde vai e quanto tempo,etc e carimbar a sua entrada no país. E não te entrega nenhum papelzinho, tudo é informatizado agora.

 

* RG: Mesmo processo de pergunta e conferem seu RG e te entrega um papelzinho na imigração do aeroporto e tu tem que cuidar bem dele na volta para entrega, senão dor de cabeça e muita burocracia para conseguir mas sem risco de ser deportado!!

 

Obs: Carteira de motorista CNH não é aceito na alfandega.

 

Eu fui com passaporte e é legal tu colecionar os carimbos :D !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Desculpe a demora de postar outra parte, mas vamos lá:

 

USHUAIA:

 

16/05 - 1º dia

 

Finalmente depois de sair do Rio de janeiro e esperar quase 5 horas no aeroporto de Buenos Aires para embarcar em Ushuaia, chegamos por volta das 15h da tarde.

Cheguei como? EMPOLGADAÇOOOOO ! Na pilha!

Mas assim que saímos do avião veio aquela brisa e choque de temperatura, tudo gelado!!! Frio Bagaraí ::Cold::

Quase me perguntei se é isso que eu queria pois sou friorento demais da conta! Imagina um carioca que quase nunca conheceu o frio!! hahaha!

598dcbd0da3eb_alegrenofrio.gif.42c51ec04aa89e32f50025d9689fd9bc.gif

 

E enfim havia fechado alguns detalhes com o Mario do site Brasileiros em Ushuaia alguns passeios e ele gentilmente cedeu um transfer gratuito para gente do aeroporto até nosso hostel Yakush que fica localizado na San Martin e achei bem o hostel bem prático por ser localizado no centro da cidade e fica a um quarteirão onde trocamos o câmbio.

 

Fiquei por 4 noites e pagamos ao total de 103 dólares no quarto para 4 pessoas.

O ultimo dia check out seria as 10h da manhã então assim fica 5 dias ao total em Ushuaia.

Quarto? ok! Acomodação? ok! Cozinha? ok! Banheiro? ok ! mas o Wi-Fi ainda precisa melhorar um pouco !

No modo geral daria nota 7,5 ou 8! Palavra chave? Praticidade!

 

Depois de fazer ckeck in e guardar nossos pertences, formos fazer a troca do cambio para peso na loja de bichinhos de pelucia fica localizado na rua Belgrano com San Martin, bem na esquina:

Na ocasião, trocamos 12 pesos por dólar

E 3,60 pesos por real.

 

IMG_5875.JPG.4363133a964544753590261cb56b4f46.JPG

 

Feito isso, fomos conhecer e andar um pouco pela cidade na San Martin.

Cidade pequena, muito encantadora e as lojas cheio de vitrines parece shopping ao ar livre, só que frio.. rs

Jantamos um lanche e beber cerveja Quilmes para brindar a viagem ao fim do mundo!

 

IMG_5009.JPG.953fa8f307a5cb224e7bc9dca5972e8d.JPG

 

IMG_5013.JPG.d1ff251cde241d6271914a691c269c89.JPG

 

De volta ao hostel, fomos elaborar melhor as informações sobre o nosso roteiro, ficou acertado assim:

 

1º dia: conhecer a cidade e descansar para dia seguinte

2º dia: Parque nacional - Tierra Del Fuego

3º dia: Canal de Beagle e depois museu Marítimo

4º dia: Glaciar Martial ou Laguma Esmeralda

5º dia:

 

Lógico que, como toda viagem sempre rola imprevisto e já sofremos alteração pois no nosso segundo dia (17/06) não poderiamos fazer muita coisa no parque nacional Tierra Del Fuego pois tinha corrida tipo São Silvestre aqui no Brasil.

 

Então de fato ficou assim:

 

1º Dia: conhecer a cidade

2º Dia: Glaciar Martial / Placa Fim do mundo / Museu Marítimo

3º Dia: Canal de Beagle / Laguna Esmeralda

4º Dia: Parque Nacional Tierra Del Fuego

5º dia: Saida para El Calafate (aprox. 13h da tarde)

 

Site do Brasileiros em Ushuaia:

http://www.brasileirosemushuaia.com.br/

 

Site do hostel Yakush facebook:

https://www.facebook.com/pages/Hostel-Yakush/312195810704?fref=ts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

2º Dia 17/05

 

Glaciar Martial:

 

Agora sim começa a viagem!

Acordamos bem cedo, tomamos o café da manhã super tranquilo e com calma.

desayuno.gif.89b4cbd9cce1e5bb17f4a5b8f29d2c62.gif

 

Logo depois, partimos pro supermercado comprar alguns lanches para comer no caminho, visto que a caminhada dura aprox. total de 3h. Glaciar Martial fica cerca de 7km do centro da cidade.

 

Para ir da cidade de Ushuaia até o Glaciar Martial existem três opções: ir de táxi ou remix (espécie de táxi sem velocímetro com uma corrida de valor fixo), utilizar o transporte de vans que fazem o transporte em horários fixos ou ir a pé em uma longa caminhada. No nosso caso resolvemos ir de táxi e voltarmos de remix e o valor pago foi exatamente o mesmo, 80 pesos argentinos o trecho.

 

Pedimos um taxi que prontamente entendeu o meu portunhol :D e no caminho da montanha o motorista estava andando tão devagar, poderia jurar que era tipo 10km por hora!! ou era a minha ansiedade gritando a mil dentro do meu cerebro!! O trajeto durou cerca de 30 min, nos deixou bem no inicio da trilha.

E assim que coloquei o meu pé na pista eu quase escorreguei pois o chão estava quase um gelo !!!! nessa hora eu levei um susto me segurando na porta do carro do taxi e gritando um sonoro palavrão brasileiro: oooow porr***!

escorregando-no-gelo.gif.fac9f0fc1b878e572853b89907b8f97e.gif

E o motorista sacou que somos brasileiros deste o inicio da viagem perguntou: "Estás bien? seguro?"

e começou a rir.. e depois disse apontando a mão em riste de forma negativa: "acá no és Brasile!" e riu mais ainda.. ::lol4::

 

Depois desse susto, começamos a preparar para encarar a caminhada e começa vento gelado demais! ::Cold::::Cold::::Cold::

Estava me perguntando se escolhi o frio como destino certo (de novo) !!! ::hahaha::

 

A subida tem duas opções a partir da sua base no inicio:

 

Pela aerossila (teleférico) ou caminhar atráves de uma trilha paralela ao mesmo.

E nesse dia que visitamos o Glarciar Martial a aerossila estava fechado, provavelmente pelo risto de acidentes devido a enorme umidade de gelo ainda formando na região.

 

Na medida que fomos caminhando e subindo mais, a vista é incrivel chegando mais perto daquela montanha branca e gelo! Ficava abismado com cada segundo, cada arvore, cada pedra, cada detalhe da trilha! Encantado. Cada detalhe, um flash! foto aqui e ali, e acolá! Filmar cachoeira e tudo! Enfim.. rs

 

A subida em si é tranquilo, não tem muito mistério e é bem demarcada.

 

IMG_5128.JPG.a5b2a37bbd6448efd714732838f6b6c0.JPG

IMG_5137.JPG.f5493684a2a04f04bb5a41e2af1979c2.JPG

IMG_5148.JPG.be96a988030a2a4fde9e4f510c8ecdd3.JPG

 

E depois mais ou menos de uma 1 hora de subida, a neblina já começou dar as caras nas montanhas mas nada que possa atrapalhar a caminhada. A essa altura já estava me habituando com o tempo gelado. Encontramos algumas pessoas fazendo o trekking sozinho e outros com grupos.

 

598dcbd149539_subidatrilha.jpg.1428cac7f98b0c5b6fb1ec3888dd9e62.jpg

 

E ae começou ficar mais intensa a neblina mas pelo menos não tinha vento o que faz ser mais tranquila a subida.

 

598dcbd22c10f_subidaneve.jpg.745c702a9a73f42f18ad452d66b2068c.jpg

 

E quase no topo da montanha e para minha supresa o meu sonho começou a tornar realidade ali: começou a nevar!!! Muita sorte !!! Fiquei como? Louuuuco ::love::::Cold::::love::::otemo::::Cold::

Virei uma criança querendo pegar vários flocos de neve caindo do céu ::ahhhh:: !! E tentar registrar na fotografia os flocos.. mas nao obtive muito sucesso! Celular! sabe como é que é, entende? :roll:

Neve.jpg.de5a47b66bc34833da576b18661a2ea3.jpg

 

Finalmente cheguei no objetivo final :D:D:D :

IMG_5265.JPG.f3479b27e89ecf9ace5cd61959a06280.JPG

 

Depois de muito fazer ski-bunda (escorregar na neve), fazer boneco de neve, jogar neve por alto, fazer anjo..e começamos fazer o retorno e para aproveitar mais o dia fizemos outro caminho na descida para a trilha Del Filo.

Trilha relativamente fácil e curta, cerca de 30 min e você pode aproveitar a vista panorâmica da encantadora cidade de Ushuaia.

IMG_5149.JPG.4c1f5b6bfa2dce4b32baa30b02f5d199.JPG

IMG_5282.JPG.5c49fdc6a0c64af38283fce87d6b6fd3.JPG

 

E por enfim, pegamos o taxi remix que tem na saída da trilha e se não tiver nenhum no local pode ir na lojinha ao lado da entrada, tipo centro de informações ao turista e solicitar um pra você.

Depois voltar a cidade, aproveitamos mais conhecer Ushuaia e tirar bastantes fotos, queria provar a culinária local a centoulha, uma especie de caranguejo só que gigante e achei um pouco caro comer sozinho (aprox. 850 pesos) pois o meu amigo que estava comigo é vegetariano ::prestessao:: .

 

No mais de volta ao albergue, fiz a primeira macarronada e bebi algumas cerveja, fizemos amizades com algumas pessoas do hostel, americano, argentino, chileno, francês e coreanos (esse não eu conseguia entender porra nenhuma! hahahaha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...