Ir para conteúdo

Bogotá, o que há?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal...

 

Como ninguém me respondeu sobre o que fazer em Bogotá, eu resolvi me responder e contar um pouco da minha experiência... Ainda estou por aqui.

 

Minha viagem não é bem de mochileira porque vim acompanhando meu marido que está aqui a trabalho. Mas boa parte do tempo fiquei sozinha e perambulando pela cidade e encontrei coisas bem diferentes que no Brasil, por exemplo: os caras na rua vendem minutos de celular como se fosse água!!! A Telefonia na Colombia é muito barata se comparada ao do Brasil. Como meu celular é desbloqueado, acabei comprando um chip que saiu por $1000, o equivalente a R$1,00!!!

Bom, chegamos no hotel por volta das 14 horas e fomos almoçar perto do hotel. (Quanto a isso, nem vou recomendar porque é um hotel para executivos e por esse motivo é um pouco mais caro do que ficar em um hostel).

Nesse dia, como cegamos um pouco tarde, acabamos indo para um shopping memo, só para matar o tempo, e como as roupas são muito baratas aqui, acabamos comprando algumas pessas. O SHopping Gran Estacion não é imperdível, mas eles falam muito nele porque ele é enorme. Se vc tiver algum tempo e não quer ficar no hotel, ou mesmo fazer hora antes de ir para o Aeroporto, esse shopping pode ser uma opção, já que se localiza na via que vai até o aeroporto.

Na terça, queria ir ao centro histórico de Bogotá. Sai andando do hotel e fui caminhando em direção ao que eu achava que era o centro. As casas aqui são diferentes e parecem mais como um caixote com tijolinhos a vista... Graciosas a sua maneira. Como não fazia a minima idéia de onde eu estava, resolvi pegar um taxi e para meu espanto o taxista disse que não podia me levar até lá porque estava muito transito. Então ele me deichou numa estação do Transmilenio, uma espécie de metro deles, com o mesmo sistema que é o Ligeirinho de Curitiba. Até chegar no Museo del Oro eu teria que pegar dois onibus, e quando eu estava prestes a pegar o segundo, meu marido disse que já tinha saído da reunião e que me encontraria onde estava. Fui saber depois que a região que eu estava era considerada a mais perigosa de Bogotá. Porém, passei umas duas horas por lá e nada me pareceu mais familiar. É igual ao centro de São Pulo, com pessoas pedindo na rua, vendendo suas bugigangas, pessoas falando mais alto que outras, enfim... Tomei as precauções que um bom brasileiro tomaria e nada me aconteceu!!!! Por fim, demos uma volta pelo centro de carro (pois estavamos com um colombiano que trabalha com meu marido) e fomos almoçar. Praticamente um dia perdido.

Na quarta, meu marido foi para Calle e tive que ficar sozinha: aí sim conheci o que queria. Fui aos Museos De Arqueologia e da Cultura Colonial. Andei muuuito pelo centro histórico. Passeei na Plaza Bolivar, vi Lhamas no centro da cidade!!! Passeata de trabalhadores, velhos e mulheres!!! Um dia Memorável.

DICA: Se pegarem um taxi até o centro, pessam para o motorista levar até a Biblioteca Luis Agel Arango. Vão até as informações e pessam para as moças informações sobre os museos de Bogotá. Elas irão dar um catalago com os museos, seu endereços e horários de funcionamento. Foi o que salvou meu dia, porque tive tempo de me organizar e ver o que queria. Em quase todos dá para ir a pé. Vc demora uma hora mais ou menos em cada Museo, isso depende da sua predisposição para ler as informações do lugar.

Na quarta, meu marido tinha uma reunião de manhã em uma cidade perto da Catedral de Sal. Por isso fui junto e fiquei na cidadezinha que ele tinha que ir. Nada de mais e não vale a pena. Almoçamos e depois fomos a Catedral que fica em Zipaquirá. Infelizmente não poderei dar dicas de como chegar lá, já que fomos de carro com o colega de trabalho do meu marido. A Catedral é imperdível. E se tiverem tempo, façam o passeio com monitor. É o mesmo preço se for sem, a diferença é que demora mais. Leva umas duas horas a visita. Não vão esperando algo antigo. A igreja tem apenas 15 anos e foi feita com o proposito turistico. A monitora fala que houve concurso e tal, para ver quem ganhava a construção da Catedral. Considero um passeio muito legal de fazer. E depois passar na pracinha da cidade, que é muito bonitinha e mais voltada para o turismo. Passear por lá também vale a pela. Acho que com tudo isso, você perde uma tarde inteira. Não sei calcular direito porque não sei quanto tempo se gasta com o transporte até lá. Mas vale a pena.

Depois, fomos a um restaurante diferente de tudo que já vi!!! Não vi ninguém comentar sobre ele aqui, o que acho uma pena, pois o lugar é fantástico... Ele é enorme cheio de quinquilharia espalhada por todos os lados. Há muito turista lá. Para terem uma idéia, o lugar tem 25 anos e conta com 850 funcionários. Quando entramos, não temos noção da grandiosidade!!! Isso sim é IMPERDÍVEL!!! ::otemo:: Acho que ninguém comenta porque não fica exatamente em Bogotá. Fica em uma cidadezinha chamada Chia, que fica muito perto de Bogotá. Sinceramente, não sei como seria o transporte até lá quanto sairia um taxi. Mas para quem quer conhecer gente diferente de varias localidades é uma balada imperdível. O site do lugar é esse http://www.andrescarnederes.com. Não percam, nem vou tentar descrever o lugar porque será mais impactante vcs irem lá, do que eu falar... Só para terem uma idéia, há duas pistas de dança e em uma delas está escrito em latim: Errar é humano!

Bom,por enquato é isso, hoje pretendo ir ao Planetário, que dizem que é uma tração por aqui...

 

Até a próxima....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Oi Ana, eu li a sua história em Lisboa a fazer-me uma ideia daquilo que me aguarda na minha próxima viagem ao Rio de Janeiro, a verdade é que tenho muita ansiedade e medo do que vou encontrar tempo, eu teria sabido que você estava vindo para mostrar a cidade antes (felizmente eles não estavam sozinhos, porque o seu marido teve um acompanhamento da Colômbia), eu gostaria de dizer-me sobre o Rio de Janeiro, se não há problema, eu estou bogotano contar comigo em sua próxima visita à Colômbia.

Saudações

Alex

cueale@gmail.com ::sos::::sos::::sos::::sos::::sos::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Restaurantes Bogotá

 

Bom, economico mesmo são as arepas, é como uma esfirra, mas a massa é diferente, tem vários recheios, mas não tem molho. Tem em todo lugar.

 

Outra coisa muito econômica, que vc vê em todas as ruas são os Corrientes. É um tipo de PF, geralmente é barato, é muito, muito grande (muitas vezes carno ou pollo) e vem acompanhado de sopa, bebida e sobremesa. Não me recordo o preço, mas é bem econômico.

 

Outra opção, não tão, tão barata, mas acessível, e muito, muito boa! é o crepes&waffles. Eu sou apaixonada pelos seus crepes , são enormes, e não são tão caros, pela qualidade da comida. E preços bem acessíveis pelos mais simples, tipo queijo, queijo e presunto ou waffle de nutella, nutella com morango e tal... vale a pena experimentar.

 

Eu tenho uma recomendação especial pra que curte uma cerveja. Colombia tem uma cerveja sópara mulheres, chama-se Red's, é muito saborosa (2500 pesos). É masi cara que a Aguila, mas é bem melhor.

 

Tudo na Zona rosa, ou zona T é bem mais caro! E não recomendo o Pub InglÊs, o atendimento é muito ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi... Eu também estive em Bogotá a trabalho e confesso que me surpreendi e me apaixonei pela cidade !

 

Não tive muito tempo para passear, o que fiz foi durante os finais de semana, que álias foram muito proveitosos !

 

Não deixem de fazer:

-Catedral de Sal

-Andres carne de Res ! O melhor restaurante que já conheci.

http://www.andrescarnederes.com.

-Museo de Oro

-Comer na Praça 93

-Dançar Salsa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá, mochileiros!

 

Sempre consultei o Mochileiros.com mas, como meus destinos eram sempre muito batidos, acabei nunca postando... Agora, inspirando-me em uma amiga que fiz em uma dessas viagens (Evelyn, aqui vai uma homenagem a vc, que sempre posta suas viagens com o máximo de detalhes e informações possível), e vendo a dificuldade que tive de fazer um roteiro por conta da escassez de informações, decidi dividir com os leitores do site um pouco sobre a Colômbia, onde resido há quase dois meses, e algumas dicas sobre Bogotá, para onde fui no último feriado. As informações sobre Medellín, minha atual moradia, ficam para quando tiver conhecido mais pontos turísticos.

 

Por estar residindo neste país tão incrível, tracei um plano pessoal de aproveitar alguns feriados (aqui todos os feriados são transferidos para a 2a. feira seguinte - são os chamados "lunes festivos" - salvo quando já caem na 2a. feira ou datas como Natal, Ano Novo, Independência, Dia do Trabalho e algumas festas religiosas) para conhecer a diversidade de culturas, climas e pratos. Para levar em conta os valores descritos abaixo, considerar que R$1,00 equivale, aproximadamente, a $1.000,00.

 

Meu primeiro destino mais distante de Medellín foi Bogotá! Partindo de dicas deste site, fiz reserva no albergue Destino Nómada, na Calle 11, 00-38, La Candelaria. Fica na mesma rua do Centro Cultural Garcia Márquez (Calle 11, 5-60 - tem um Juan Valdez Cafe, imperdível), Donación Botero (Calle 11, 4-41 - entrada gratuita, e não tem somente obras do Botero, mas obras doadas por ele, então tem também Monet, Renoir, Picasso, dentre outros), Casa de Moneda (Calle 11, 4-21 - entrada gratuita) e Biblioteca Luis Ángel Arango (Calle 11, 4-14), e é travessa da Plaza Bolívar. Dá pra fazer tudo a pé (só tem que ter um fôlego bom, porque na volta tem uma subida razoável).

 

A construção do albergue é antiga, como todo o bairro, então tem que levar isso em conta na hora da sua avaliação. Pontos positivos: staff atencioso, boa localização, bom custo-benefício (paguei $44.000 a diária por um quarto privado sem banheiro, mas os coletivos são mais baratos), banheiros limpos, claridade em relação à proibição ao uso de drogas e ao turismo sexual, roupa de cama e banho brancas e limpas, chuveiro e cobertores quentes (contando que Bogotá fica em um ponto alto da cordilheira, e faz frio), tem área comum com televisão, sala de vídeo, wifi, computador com internet (pago à parte), churrasqueira (toda 6a. rola um churras) e uma geladeira com refri, água, cerveja, prateleira com uns salgadinhos e brownies, e tudo é pago na hora de fechar a conta. Pontos negativos: o café da manhã gratuito vai das 8:00 às 9:00h e é bem simples (pra não dizer ruim), e fora isso tem um mais completo pago à parte, instalações um tanto antigas, não é recomendável caminhar pela vizinhança à noite (como nos centros da grande maioria das cidades do mundo), e é afastado das baladas (rumbas) que acontecem na Zona Rosa (de táxi dá uns 20 minutos, e fica em torno de $15.000), Usaquén e Parque de la 93. No albergue conheci brasileiros, além de backpackers da França, EUA, Austrália e Peru.

 

Tentei utilizar o shuttle do albergue na chegada à cidade ($18.000), afinal o aeroporto se localiza na principal avenida (Calle 26, que está completamente tomada por obras, causando um caos no trânsito), mas o motorista bateu o carro, então tomei um táxi tradicional (saiu $17.000). Primeira dica em relação aos táxis: pergunte sempre quanto é o "recargo", porque eles cobram isso aleatoriamente em cima do valor da corrida, independentemente de ser via taxímetro ou previamente combinado. A dica para quem pretende alugar carro é ter em conta que há rodizio municipal duas vezes por semana para cada final de placa, das 6:00 às 20:00h - praticamente o dia inteiro sem poder utilizar o carro. Ouvi dizer que os táxis estão melhores agora, mas por precaução é melhor escolher os rádio-táxis.

 

Há um site oficial de turismo do país (http://www.colombia.travel/po/) que dá a informação de um passeio guiado gratuito a pé pelo centro histórico da cidade pelo Ponto de Informações Turísticas (PIT). Infelizmente houve um problema com o e-mail que eles disponibilizam para se inscrever no passeio, mas como cheguei cedo aproveitei para me inscrever pessoalmente. Neste passeio (e em todos os outros pontos turísticos que visitei) encontrei muitos brasileiros, o que me alegra muito, pois a imagem do narcotráfico e das FARC está ficando para trás e finalmente estão descobrindo a beleza do país e a gentileza de sua gente. O passeio dura em torno de duas horas, tem dois horários diários (10:00h e 14:00h) e é guiado por um policial militar especializado em turismo. O ponto de partida é a Plaza de Bolívar com os quatro monumentos em seu entorno: Capitolio Nacional, Catedral Primada de Bogotá, Palacio de Justicia e Palacio Lievano (onde se encontra o PIT). Passamos pelo Museo Iglesia Santa Clara, Palacio Echeverry, Observatorio Nacional, Palacio Nariño (a casa do presidente), casa do Simón Bolívar, dentre outros pontos. O guia era muito gentil, tinha muitas histórias para contar, o passeio foi extremamente agradável.

 

Antes do passeio, como tinha tempo, tomei café da manhã em um lugar indicado pelo hostel chamado La Puerta Falsa (Calle 11, próximo à Plaza Bolívar), e pedi um "combo" de chocolate (não se esqueça que o chocolate aqui pode ser em leite ou em água de panela, que é um tipo de diluição de rapadura em água onde se coloca uns tabletes de chocolate, e para quem está acostumado com leite, como eu, pode ficar decepcionado), queijo (único ponto realmente saboroso neste café da manhã), almojábana (um tipo de pão de batata que não tem recheio mas tem queijo na massa) que costuma ser gostosa, mas estava fria, e pão com manteiga por $5.000. Depois aproveitei e conheci a Casa de Moneda.

 

Depois do passeio no centro pensei em ir ao Monserrate (ponto mais alto da cidade), mas começou a chover, então fui ao Museo del Oro (Calle 16 com Carreira 5 - $3.000, nos domingos a entrada é gratuita, e também dá para ir a pé do albergue). Vale a pena conhecer, pois mostra toda a história de troca entre sociedades até chegar ao uso do metal, além das várias técnicas de artesanato com ouro utilizados pelos antigos povos. Almocei no restaurante do museu, provei um ajiaco (uma sopa típica da região, com vários tipos de batatas e frango, acompanhada de alcaparras, creme de leite, arroz e abacate, além de um couvert não cobrado (um pão maravilhoso com azeite e vinagre para "chuchar") e suco de mandarina por $20.000 (já contando a "propina", ou o serviço). Voltei para o albergue, e estava tão cansada que à noite não saí para jantar. A dica é que os colombianos apreciam muito mais os produtos nacionais que os de empresas que vêm de fora, e eles realmente são saborosos, então provar um biscoito Noel, um refrigerante Postobon ou um sorvete CremHelado vale a pena!

 

No dia seguinte tomei um táxi do hotel e fui ao Cerro Monserrate ($6.000), ponto mais alto da cidade - lembrando que esses trajetos podem ser feitos a pé, mas contando que eu tinha pouco tempo e a chuva era iminente, preferi ir de táxi. A subida pode ser feita de funicular (que é um tipo de trem), de teleférico (as viagens têm o mesmo valor, então se pode fazer como eu, que subi em funicular e desci em teleférico - $8.000 ida e volta), ou a pé (só é aconselhado para grupos maiores, pois o caminho é perigoso). Os horários de funcionamento e os valores estão no site http://www.cerromonserrate.com. Chegando lá tomei café da manhã no restaurante Casa de Santa Clara (que tem uma vista espetacular), comi um Desayuno Monserrate, com suco de laranja, chocolate (esse sim em leite, bem cremoso), pão, manteiga, marmelada de uchuva, tamal (um parente da nossa pamonha, mas recheado com carne de frango e de porco), queijo e café extras - lembrando que o pessoal por aqui chama o cafezinho de "tinto", então não se assuste se te oferecerem um tinto às 8 da manhã ($23.000 com propina). Uma dica interessante: o pessoal aqui coloca pedaços de queijo no chocolate quente, e a textura resultante é bem interessante.

 

Saindo de Monserrate, tomei um táxi ($5.000) até o Museo Nacional (Carrera 7, 28-6 - fui no domingo, e a entrada era gratuita), e sugiro que se vá com tempo para contemplar as diversas exposições que ocupam seus corredores que formam uma cruz. São três alas em cada andar, e são três andares! A pé de lá se pode ir à Plaza de Toros de Santamaria (Carrera 7 com Calle 27), que infelizmente não está aberto para visita, e ao Planetário de Bogotá (Carrera 6, 26-07), que é seu vizinho. Na rua seguinte está o Colpatria, o edifício mais alto da cidade (Carrera 7, 24-89) e, em teoria, estão o Museo de Arte Moderno (Calle 24, 6-00) e a Biblioteca Nacional (Calle 24, 5-60), mas estava debaixo de chuva, caminhando rápido, mas acho que fui tão rápido que passei pelos dois e não percebi e, quando dei por mim, já estava no Museo del Oro (rs)... uma pena, mas na próxima viagem a Bogotá serão meus primeiros destinos!

 

Na esquina seguinte ao albergue tem uma lanchonete que pertence à maior rede colombiana de fast food, a El Corral (e fica bem em frente a uma universidade), mas infelizmente na hora que fui jantar estava fechada. Bem em frente tinha uma pizzaria aberta, a 1969 (pizza individual Napolitana e uma cerveja Club Colombia, mais propina: $15.000 - detalhe que eu só consegui comer metade da pizza, era muito grande)! Aliás, uma dica: cuidado ao tomar cerveja nacional, pois se vc aprecia uma Original, Bohemia ou Brahma como eu, há marcas muito boas como Club Colombia e Aguila, mas tem outras como a Reeds, que é doce... urgh!

 

No dia seguinte só tinha a manhã para passear, então rachei um táxi com um casal que estava no albergue até Usaquen ($22.000), um bairro (que um dia foi um "pueblo" perto de Bogotá) há uns 20 minutos de La Candelária onde rola um mercado de pulgas, uma feirinha de rua com artesanatos e comidas típicas, vários restaurantes descolados e um shopping que aproveitou a estrutura de um antigo casarão, o Hacienda Santa Bárbara (interessante, mas no final vc se dá conta que é um shopping mesmo - rs). A sorte é que dei de cara com um restaurante de frutos do mar indicado por uma amiga colombiana, o 80 Sillas. Comi o couvert (pãezinhos folha com patê de grão de bico com curry) e duas entradas, um ceviche misto (camarão, peixe marinado, polvo e lula) com molho green (alface romana, hortelã, coentro, limão) e um tartar de atum com óleo de gergelim, coentro, cebola e ovas sobre arroz de sushi, uma taça de Chardonnay e uma garrafa de água, saiu em torno de $50.000. Saiu caro, mas a experiência valeu muito! No próprio restaurante pedi um táxi para voltar ao albergue, e saiu $16.000.

 

Acabei não andando de Transmilénio nem indo a um monte de lugares, como o Parque de la 93, a Zona Rosa e o MamBo, além da Catedral de Sal em em Zipaquirá, Chia, Villa de Levya, mas tentei aproveitar o máximo possível os lugares que consegui ir! Não tem problema, pois pretendo voltar em breve à capital! Dentre as frutas locais, sugiro experimentar guanábana, feijoa, tomate de arbol, lulo e uchuva. Dos restaurantes, além dos que já citei, vi muitas referências nos posts sobre o Crepes & Waffles, e realmente vale a pena fazer uma refeição lá: é barata, saudável e feita com muita qualidade (uma curiosidade que o pessoal do meu trabalho me contou: eles só empregam mulheres chefes de família, e geralmente mães solteiras). Outra coisa que li e também é recorrente tanto em Bogotá quanto em Medellín é a revista, seja do carro que está entrando em um shopping, ou da bolsa de quem vai entrar a pé em algum lugar. Claro que isso não impede completamente a violência (os cuidados de sempre são imprescindíveis), mas inibe bastante e, associado ao grande número de policiais na rua deixa os turistas mais tranquilos para fazer o que realmente tem que ser feito: divertir-se!

 

Espero não ter me equivocado em nada, e estou à disposição para tirar dúvidas sobre o que escrevi!

 

Boa viagem!!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Para ir para Catedral de Sal é super fácil: Pegar o Transmilênio com destino ao terminal Norte. Chegando no terminal só passar para plataforma ao lado, cruzando a catraca, e pegar algum dos infinitos onibus para Zipaquira.

Em Zipaquira é só seguir caminhando, uns 15 minutos, pela mesma rua do terminal... vc chegará no centro histório da cidade, vale a pena sacar umas fotos, de lá fica a duas quadras da entrada do parque da Catedral de Sal.

Qualquer coisa é só perguntar, o povo de lá é prestativo.

Quase toda cidade de Zipaquira está em obras urbanas, talvez perca um tempinho no trânsito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...