Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 57
- Visualizações 33.1k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
murillus 14 posts
-
xaliba 13 posts
-
renami 5 posts
-
andre amaral 4 posts
Dias com mais postagens
Featured Replies
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Acho q a duvida mais frequente entre quem esta querendo comecar a mergulhar eh onde fazer o curso de mergulho. Bom, sempre q me perguntam isso eu respondo "va na banca, compre uma revista Mergulho e veja na lista de anuncios as escolas. Ligue pra elas e veja o q eles oferecem". Os precos dos cursos sao bastante parecidos. O q muda na verdade eh se tem piscina (aquecida) no local - q eh um belo conforto -, se os equipamentos sao mais novos, a localizacao da escola, mas nada disso eh excencial, especialmente se a grana nao esta tao folgada assim. Basicamente procure por certificadoras como Padi, pdic e naui q sao mais conhecidas, reconhecidas e conceituadas. De maneira geral vc vai aprender tudo direitinho com qquer desses cursos em qquer escola. Vc eh q vai entao decidir o q acha q vale a pena pagar com relacao as diferencas de preco. Com relacao ao check-out tb, uns vao ser mais caros pois incluem o transporte, uma pousada mais cara, equipos mais novos, etc, mas se a grana ta curta pode fazer no mais barato - nao no curso da garagem - q provavelmente vai correr tudo bem.
As escolas mais caras tendem a ter profissionais de mais qualidade, mas preco nao necessariamente eh sinonimo de qualidade. E o curso basico eh so o basico mesmo, ele deveria se chamar "como aprender a usar o equipamento sem se matar em baixo da agua", basicamente vc nao vai aprender nada alem disso. Aprender mesmo vem com experiencia. E nao se iluda, ter a carteira recheada de certificacoes de cursos disso e daquilo, especialidades e tal nao significa q vc eh um bom mergulhador. Mesmo a pessoa ser um instrutor nao significa q ela eh boa mergulhadora - eu ja conheci varios instrutores de mergulho q enchiam a boca pra falar q eram instrutores q eram meio pregoes, assim como ja conheci muitos mergulhadores q so tinham a carteirinha de basico mas eram excelentes mergulhadores e muito experientes, muito melhores q os mencionados instrutores. Pra ser bom tem q praticar, eh simples assim. Tem muito mais a ver com qtos mergulhos e em q circunstancias eles foram feitos do q com suas 'patentes', claro q os cursos ajudam, mas so pq um mergulhador tem varias especialidades nao quer dizer q seja melhor necessariamente q uma pessoa q so tem a carteirinha de basico.
Mas um aviso. A graaaande maioria das pessoas faz o curso basico e nunca mais mergulha na vida. Isso acho q eh um belo dinheiro jogado fora, se vc souber q vai ser assim pague por um batismo, qdo alguem te leva pela mao depois de uma explicacao de 15 min e boa, eh como se fosse um salto duplo de para-quedas. Eh bem mais barato e gasta menos tempo.
E prepare-se, mergulho eh um esporte bastante caro. Foi por essa razao q eu me tornei um profissional, pq eu nao tinha grana pra pagar todos os mergulhos q queria fazer. E deu certo
em 18 anos mergulhando eu so paguei um mergulho na vida!
Editado por Visitante