Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Como escolher onde fazer seu curso de mergulho?

Postado
  • Membros

Acho q a duvida mais frequente entre quem esta querendo comecar a mergulhar eh onde fazer o curso de mergulho. Bom, sempre q me perguntam isso eu respondo "va na banca, compre uma revista Mergulho e veja na lista de anuncios as escolas. Ligue pra elas e veja o q eles oferecem". Os precos dos cursos sao bastante parecidos. O q muda na verdade eh se tem piscina (aquecida) no local - q eh um belo conforto -, se os equipamentos sao mais novos, a localizacao da escola, mas nada disso eh excencial, especialmente se a grana nao esta tao folgada assim. Basicamente procure por certificadoras como Padi, pdic e naui q sao mais conhecidas, reconhecidas e conceituadas. De maneira geral vc vai aprender tudo direitinho com qquer desses cursos em qquer escola. Vc eh q vai entao decidir o q acha q vale a pena pagar com relacao as diferencas de preco. Com relacao ao check-out tb, uns vao ser mais caros pois incluem o transporte, uma pousada mais cara, equipos mais novos, etc, mas se a grana ta curta pode fazer no mais barato - nao no curso da garagem - q provavelmente vai correr tudo bem.

As escolas mais caras tendem a ter profissionais de mais qualidade, mas preco nao necessariamente eh sinonimo de qualidade. E o curso basico eh so o basico mesmo, ele deveria se chamar "como aprender a usar o equipamento sem se matar em baixo da agua", basicamente vc nao vai aprender nada alem disso. Aprender mesmo vem com experiencia. E nao se iluda, ter a carteira recheada de certificacoes de cursos disso e daquilo, especialidades e tal nao significa q vc eh um bom mergulhador. Mesmo a pessoa ser um instrutor nao significa q ela eh boa mergulhadora - eu ja conheci varios instrutores de mergulho q enchiam a boca pra falar q eram instrutores q eram meio pregoes, assim como ja conheci muitos mergulhadores q so tinham a carteirinha de basico mas eram excelentes mergulhadores e muito experientes, muito melhores q os mencionados instrutores. Pra ser bom tem q praticar, eh simples assim. Tem muito mais a ver com qtos mergulhos e em q circunstancias eles foram feitos do q com suas 'patentes', claro q os cursos ajudam, mas so pq um mergulhador tem varias especialidades nao quer dizer q seja melhor necessariamente q uma pessoa q so tem a carteirinha de basico.

Mas um aviso. A graaaande maioria das pessoas faz o curso basico e nunca mais mergulha na vida. Isso acho q eh um belo dinheiro jogado fora, se vc souber q vai ser assim pague por um batismo, qdo alguem te leva pela mao depois de uma explicacao de 15 min e boa, eh como se fosse um salto duplo de para-quedas. Eh bem mais barato e gasta menos tempo.

E prepare-se, mergulho eh um esporte bastante caro. Foi por essa razao q eu me tornei um profissional, pq eu nao tinha grana pra pagar todos os mergulhos q queria fazer. E deu certo :) em 18 anos mergulhando eu so paguei um mergulho na vida!

Editado por Visitante

• Respostas 57
  • Visualizações 33.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

kkk... os 02 estao certos...

carteirinha nao vale nada pois nao prova que voce é ou nao capaz... nem mesmo os 2000 mergulhos logados te habilita... pois se voce cai num ponto desconhecido, tem que tratar todos como basico... isso eu aoprendi com o grande amigo e intrutor XEU (Marcelo Torres) e Luciano, pessoal do antigo Projeto Netuno... aqui, no ceara, mergulhar é pra "cabra macho"... navegacao longa, mar agitado, vento forte...

uma vez, 17 dos 22 tripulantes de um navio da marinha real britanica passaram mal numa saida de mergulho por ca...

entao... o que vale é o bom senso...

[]s

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Fala rapaziada , peguei o "barco" andando e achei o assunto interessante. Esse lançe de carteirada é um negocio preoculpante mesmo

pois meu instrutor no curso de Divemaster me conta umas historias macabras de pessoas que ja mergulharam

com ele dizendo ter certos cursos e querendo mergulhos radicais. No final das contas o que era pra ser prazeiroso

acaba sempre perto de alguma tragédia. Hoje ele fica com o pé atras quando alguem chega botando banca.

Bons mergulhos a todos !

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

querendo mergulhos radicais.

na minha opiniao, mergulhos recreativos devem ser rasos... mergulho prazeiroso é raso... sem correntes... e pra qualquer tipo de pessoal...

ja mergulhos radicais nao sao prazeirosos... geralmente sao estenuantes... ou sao profundos e tempo de fundo restrito e as vezes tem parada descompressiva prolongada... ou ocorre a existencia de correntes que exigem condicionamento fisico e mental da equipe... resumindo, perigosos...

ja falando em mergulho tecnico, a conversa muda...

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

E ae pessoal,

Demais esse papo todo, sou de SP Capital, e estou procurando curso basicão pra mim e pra minha namorada.

Até tenho alguns em vista, porém o meu "drama" é...rs...to querendo fazer algo diferente no carnaval...e como a grana ta meio curta, sugeriram irmos para Campos do Jordão...isso mesmo no verão, mas blz, sempre se tem algo diferente pra fazer fora da alta temporada de determinado lugar. Agora...a pousada mais em conta que encontramos cobra R$800 pro casal passar o carnaval...por esse valor encontrei escolas de mergulho com checkout incluso!!! ::ahhhh::

É claro que acho que vale mto mais a pena fazer o curso...

Alguém aí sabe indicar escolas que ministram checkout durante o carnaval? Pelo menos pra alguns mergulhos a mais enquanto o povão enche a cara nas micaretas e blocos ::lol4:: e ninguém tem que voltar antes do carnaval acabar rs

Valeu pessoal

Postado
  • Membros

Edu, não sei se será tão fácil. Na maioria das escolas, o Carnaval é o período que fazem saídas internacionais e colocam seus staffs nelas.

Agora, mais fácil é dar uma checada nos sites das escolas. Sempre tem um link como Calendário ou Viagens, algo assim. Veja se tem viagens para Ilhabela, Ubatuba, Parati ou Ilha Grande, lugares onde costumam dar check out de Básico. Aí só confirme com eles se pode encaixar o check out nessa viagem.

Agora, R$ 800 / R$ 1000 deve ser preço para fim de semana comum, não Carnaval.

Alguns sites de escolas em SP (há várias outras):

http://www.scafo.com.br

http://www.staffdivers.com.br

http://www.kokasub.com.br

http://www.scubapoint.com.br

http://www.aquadive.com.br

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi, pessoal, tudo bem? Muito obrigada pelas dicas, faz um tempo tenho procurado um curso mas nunca levei adiante por tempo e $. Agora porém estou bem animada pois eu e meu namorado estamos planejando viajar para o sudeste asiático e, do pouco que li, tem vários pontos para se fazer mergulho!

Tenho visto uma série de promoções nesses clubes de desconto, mas com o preço tão bom bate uma certa desconfiança! Ano passado vi da Aqualander e da Dive Buddy, agora tem esse da Hyperion Dive [ http://www.colmeiadeofertas.com.br/oferta/54 ]. O que vocês acham essas escolas? Será que dá pra confiar? Eu sei que no final o que vai pesar é o check-out que é mais caro, mas não consigo encontrar maiores informações...

Valeu!! ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Olha, nao conheco essas escolas q vc citou. Se estiver na duvida passe la e veja o lugar, a estrutura. Se estiver em um local adequado e vc sentir confianca nao vejo pq nao fazer. No mais eh como coloquei no primeiro post desse topico, o importante eh saber q os intrutores sao realmente habilitados. E tb eh bom lembrar q o desconto eh no curso, o check-out eh cobrado separado.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoal. eu to querendo aprender a mergulhar também. meu sonho é ter isso como profissão, mas para não enfiar os pés pelas mãos estou fazendo aulas de natação para me preparar fisicamente. Estou me preparando para entrar no curso ministrado pelo Senai de Macaé-RJ, de mergulhador profissional raso... direcionado à área de off shore (petróleo e gás). Mas antes, vou procurar também uma boa escola para fazer o batizado e um curso básico e ver se rola. alguém aqui tem informações sobre essa área de off shore ou já trabalhou com isso? minha idéia é depois fazer o curso de soldador subaquático. qualquer informação é válida pq eu tenho muitas dúvidas. ::otemo::

valeu!!!!

Postado
  • Membros

Oi pessoal tudo bom?

Já tenho história nesse forum, de outros diretórios, outras viagens, nem sabia que tinha parte de mergulho aqui. Mas sempre gostei da ideia de mergulhar, uma experiência que parecia ser muito boa, até que fiz o batismo agora no carnaval em Porto de Galinhas. AMEI. Tive a certeza de que quero mergulhar trocentas vezes, de noite, em navios e cavernas...

O amigo em cima disse que é melhor ficar no batismo mesmo quem não quiser ser profissional, ou para que eu possa fazer os mergulhos que citei preciso da PADI?

Meu sonho é mergulhar por todo o mundo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.