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Mochileiros.com
Briza Setubal

Bolívia, Chile e Peru jun/jul/2015 – Viva esta experiência!

Posts Recomendados

Bom dia meus amigos do fórum que mais bomba quando o assunto é viagem ::otemo:: .

 

Primeiro quero agradecer aos colegas que postaram suas viagens com tanto carinho e tornaram de quebra meu sonho em realidade. Em especial quero mandar um beijo para aqueles que não me conhecem, mas que me ajudaram muito na realização deste mochilão ::cool:::'> ::love::::kiss:: :

 

Tia Polly - Todo lugar que eu ia eu via alguma coisa e dizia: Ah! A Tia Polly falou que ia ver isso, isso e isso aqui... rs! Meu irmão já até me corrigia para eu parar de falar tanto da Tia Polly :lol:tia-poly-em-3-amigas-e-uma-mochila-viajante-perrengues-e-acidente-bolivia-chile-e-peru-21-dias-agosto-2014-com-fotos-t101320.html

 

Rafael Sorrent - Relato completíssimo e muito divertido. Li duas vezes tudo :) ; bolivia-chile-e-peru-30-dias-inesqueciveis-t71539.html

 

Nogy – Caracaaaa! Como eu ri lendo esse relato! Chorei de emoção também! ::lol4::mil-perrengues-bolivia-chile-e-peru-marco-abril-2014-gastos-e-fotos-t97729.html

 

Acho importante dizer que este relato foi feito somente pelo meu ponto de vista. Não criem algum tipo de preconceito pelas coisas que escrevem aqui. Vivam a experiência que com certeza suas conclusões serão diferentes das dos outros. Um país não pode ser julgado e taxado como totalmente “amistoso” ou “perigoso” ou “superior” etc, pelo sentimento obtido em alguns dias de viagem. Como no Brasil, todo lugar tem tudo quanto é tipo de gente.

 

PREPARAÇÃO

Viajamos em dois casais. Eu, meu esposo Raphael (Phael), meu irmão Luã e minha cunhada Regiane (Regimel). Começamos os preparativos em março/2015 com a compra de passagens e roupas para ir diluindo em suaves prestações e o bolso não ir sentido (ajudou, mas não adiantou muito pois o dólar estava o CÃO!!!). Os meses escolhidos não foram muito bem-vindos por serem alta temporada e principalmente devido ao frio desumano que sentimos. Porém, depois de muitos cálculos e acordos, foi o único período que nós quatro poderíamos sair de férias juntos.

Como eu sou a mais atoa do grupo e a mais ansiosa, tracei todo o roteiro. Meu esposo comprou as passagens (aérea e trem), ficou com a parte de telefonia e armazenagem de fotos e vídeos e meu irmão responsável pela compra dos dólares. Não reservamos nenhuma hospedagem (mas conseguimos com facilidade e nem eram bem aquelas que colei do fórum) e não sabemos espanhol (mas colocamos a língua no céu da boca e deu certo) :roll: .

 

BAGAGEM

Deixamos alguns rios de dinheiro na Decathlon comprando ao poucos e com antecedência. Aproveitamos as datas comemorativas do ano para nos presentear com alguns artigos. O Natal chegou e meu irmão e minha cunhada ganharam o que??? Uma blusa fleece para usarem no verão de Vitóriaaa! Tchanraaam ::otemo:: !

 

Amiga, não se iluda!... Não vai pensando que vai ficar bonita nas fotos e que vai arrasar na silhueta. Você vai ficar com uma bunda gigante de chola de tantas camadas de roupa e vai esquecer que já teve cintura algum dia ::tchann:: .

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• Capa de chuva para mochila (não choveu, mas serviu para proteger a mochila durante os percursos) – http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/mochilas-38170/acessorios-de-mochila-e-viagem/capa-mochila-55-80-litros-quechua_37122?skuId=914460

• 2 Correias de Aperto (para carregar o saco de dormir) -http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/mochilas-38170/acessorios-de-mochila-e-viagem/correia-aperto-25mm-2-unidades_36978?skuId=366921

• Saco de Dormir (utilizei apenas na segunda noite do Salar de Uyuni, mas não me atrapalhou levar);

• Capa de Chuva pessoal (como não choveu, não utilizamos, mas vai que né?);

• Bota Timberland Impermeável;

• Uma sandália tipo trekking (só consegui usar dentro do quarto e alguns banheiros);

• 1 caderninho minúsculo e caneta para anotações;

• 10 camisetas básicas (podia ter levado menos, pois na verdade, estava tão frio que eu nem precisava usar camiseta por baixo da blusa de frio – eu não tirava mesmo a blusa de cima!);

• 1 jaqueta 3 em 1 – Ela fez o papel de fleece, corta vento e capa de chuva se precisasse (muito boa!) - http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-mulher/impermeaveis---camada-3-38159/jaqueta-feminina-arpenaz-300-r_54826?skuId=1716996

• 1 calça mochileiro que vira short (não usei a função short – muito friiiiiiiiiiiiio!!); ::Cold::::Cold::::Cold::

• 1 calça jeans mais larga para caber outras peças por baixo;

• 2 calças underware;

• 2 blusas de frio underware;

• 1 blusa fleece (além da extra que soltava da jaqueta);

• 1 blusa de botão de manga comprida;

• 2 leggins;

• 1 biquini;

• 1 gorro;

• 2 pares de luva (um segunda pele e o outro melhorzinho);

• 10 calcinhas e 4 toppers;

• 2 pares de meia polar, 2 pares de meias anti-bolhas e 2 pares de meias comuns;

• Moneybelt (eu não me adaptei com o meu... achei que me apertava e me deixava com mais falta de ar que eu já estava);

• Travesseiro de pescoço (para mim foi excelente porque usei em todos os hostels);

• Bandeira do Brasil;

• 1 barbie esquisita para as fotos em perspectiva;

• Produtos de higiene pessoal (sabonete, shampoo 2 em 1, pasta, escova...);

• Muitos remédios (para tudo!) e kit de curativos;

• Máquina fotográfica simples mesmo;

• 2 pacotinhos de café solúvel (terrível);

 

* O sistema de 3 camadas (underware, fleece e corta vento) além de ser trazer conforto porque você não precisa utilizar um monte de roupa, realmente é eficaz contra o frio ::Cold:: . Esse site me ajudou: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/10/que-roupas-vestir-para-encarar-o-frio-extremo/

 

*Poderia ter levado a mais:

- Uma blusa fleece numa cor básica;

- Um saco de feijão e um pacote de café forte arábico. Ô falta que isso me fez meu Pai ::sos:: !

 

SEGURO VIAGEM

De acordo com a MasterCard, os portadores de cartão Platinum MasterCard, seu Cônjuge, Filhos dependentes podem se beneficiar de uma valiosa cobertura de seguro de acidentes de viagens em uma Empresa de Transporte Comum oferecida através do MasterSeguro TM de Viagens.

 

Quem Está Coberto:

Portadores de Cartão Platinum MasterCard, seu Cônjuge e Filhos dependentes, se

estiverem viajando juntos ou separados.

 

Para Obter Cobertura:

A cobertura é fornecida automaticamente quando o custo total da passagem de uma

Empresa de Transporte Comum tiver sido cobrado do seu cartão Platinum MasterCard

e/ou tenha sido adquirido com pontos ganhos através de um programa MasterCard

Rewards associado com seu cartão (isto é, pontos de milhagem para viagem).

 

Vide maiores detalhes aqui:> http://www.mastercard.com/sam/wce/PDF/469594_LAC_MCpltPORT_9p.pdf

 

Aproveitamos essa vantagem e assim fizemos. Precisei usar ::ahhhh::::mmm: ! Seremos reembolsados em breve.

 

CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO

Tomamos a vacina contra febre amarela conforme as orientações. Mais detalhes no site: http://www.anvisa.gov.br/viajante/

 

DINHEIRO

Levamos 1.200 dólares cada e voltamos com 200 dólares cada.

Compramos o dólar na casa dos R$ 3,15 uma semana antes da viagem. Pulta quil pariu ::grr:: !

 

Durante a viagem pegamos diversas cotações em cada cidade e não tive paciência de anotar por tim-tim. Mas a gente fazia o seguinte cálculo rápido de cabeça para ter noção se algo era caro ou barato em reais:

 

Boliviano dividíamos por 2;

Soles = reais;

Peso chileno dividíamos por 200;

::otemo::::otemo::::otemo::

 

ROTEIRO

Este sofreu umas pequenas alterações devido à intercorrências que serão detalhadas mais a frente (resumindo: problemas de saúde!) ::xiu::::putz:: . No final ficou assim:

 

27/06 – Vitória – São Paulo/Guarulhos

28/06 – São Paulo/Guarulhos – Santa Cruz de La Sierra – Sucre

29/06 – Sucre

30/06 – Sucre

01/07 – Uyuni / Tour Salar de Uyuni

02/07 – Tour Salar

03/07 – Tour Salar – São Pedro do Atacama

04/07 – São Pedro do Atacama

05/07 – São Pedro do Atacama

06/07 – Arica – Tacna – Arequipa

07/07 – Arequipa

08/07 – Arequipa

09/07 – Cuzco

10/07 – Tour Vale Sagrado – Aguas Calientes

11/07 – Machu Picchu

12/07 – Cuzco

13/07 – Cuzco

14/07 – Puno/ Copacabana

15/07 – Copacabana / Isla Del Sol

16/07 – Copacabana – La Paz

17/07 – La Paz

18/07 – La Paz

19/07 – La Paz

20/07 – La Paz - Santa Cruz de La Sierra

21/07 – Santa Cruz de La Sierra – São Paulo/Guarulhos

22/07 – São Paulo/Guarulhos – Vitória

 

*Ficaram de fora Ica e Ilha de Uros.[/size][/size]

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Continua..... Por Favor.....

Estou louco para ler as mais loucas aventuras e experiências vivenciadas por vocês (nós)!!!

::quilpish:: Keep writing!!!!!

Parabéns!

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26/06 – Um dia antes da viagem

Usamos nossas horas extras para faltar o trabalho nesse dia para podermos fazer nossas malas com calma e despedirmos dos familiares... Parecia que estávamos indo para a um campo de extermínio nazista. :? Fomos à casa de cada um para mostrarmos o quanto foi bom enquanto durou e dizer que tínhamos um seguro viagem e que queríamos um enterro digno. :shock:

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A ansiedade estava a mil. Eu e Raphael arrumamos nossas malas umas 15 vezes, deixando tudo muito organizado, sem espaço para nenhum alfinete a mais. Raphael tem algumas manias meticulosas na arrumação de mala. Aff!!! Ô raiva! :x:x

27/06 – Vitória – São Paulo/Guarulhos

Acordamos cedo antes do despertador, com as tripas saindo pela boca de nervoso. Até fizemos uma oração para acalmar e pedir que desse tudo certo. Afinal, pela primeira vez estávamos num mochilão como este.

Meu cunhado nos levou para o aeroporto de Vitória. Descemos do carro e neste momento começamos a sentir nas costas o peso da nossa vaidade em forma de mala, também prometi para mim que não compraria muita coisa nesta viagem, que trabalharia meu desapego.

No aeroporto encontramos com Luã e Regimel que já nos esperavam ansiosos também. Enquanto esperávamos o voo, fomos tietar Oswaldo Montenegro e banda (caraca, comecei a viagem com o pé direito já que sou fãzona do cara). ::hahaha::

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Pela noite fomos numa festa junina de uma comunidade e fomos tentar dormir para viajar no dia seguinte (eu não consegui).[/size]

 

28/06 – São Paulo/Guarulhos – Santa Cruz de La Sierra – Sucre

Acordamos 07:00, o pai da Regimel nos levou gentilmente no aeroporto rumo a Santa Cruz de La Sierra (Viru-viru). O voo da GOL durou 02:37. Serviram-nos apenas bebidas convencionais e um pão com queijo ou carne. No avião nos entregaram os papeizinhos da aduana que preenchemos em todas as fronteiras. Nunca perca este papel que fica com você, pois na saída do país você terá que entrega-lo.

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O voo para sucre durou apenas meia hora, porém, com uma mudança brusca de paisagem e altitude. :| Sta Cruz está há 400 metros do nível do mar e Sucre em torno de 2800 metros. Ao descermos do avião, vimos casas no meio de um monte de montanha, sem um verde se quer, poeira, meio favela, meio velho-oeste... Respirei fundo e fui buscar minha mala. Em princípio não sentimos nada de soroche, só mesmo o ar gelado. ::Cold:: No próprio aeroporto cambiamos um dinheirinho para pegar o táxi. Tomamos o táxi (6 bolivianos total) e fomos para o Hostel Kutulberlin (55 bol/pessoa com café, banho quente e wifi – recomendo). Ficamos num quarto compartilhado onde tinha mais um brasileiro, o vulgo “motosserra” (desculpa se estiver lendo amigo, você é muito gente boa, mas naquele dia eu e Raphael não dormimos rs! ::hahaha:: Aliás, Phael dormiu sim, mas teve que ser num sofá lá na recepção). :(

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Voltamos para o hostel e jogamos baralho no restaurante do mesmo até umas 23:30 e fomos tentar dormir no quarto do “motosserra”. Segunda noite seguida que não durmo. ::putz::

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29/06 – Sucre

Levantei mal da cama. Com dor nas costas de levar a mala e princípio de mal da altitude. Tomei um banho quente e fomos tomar café. O café do hostel foi o melhorzinho de toda viagem (frutas, pão, manteiga, leite, café, sucos). Luã e Raphael saíram para cambiar enquanto eu e Regimel ficamos arrumamos as malas e fizemos o check out. Foi quando eu comecei a passar mal.

***Pausa para observação

Gente... Essa história de mal da altitude não é brincadeira. Achei que por fazer atividade física a vida toda e me alimentar bem, não sentiria. Aliás, não é todo mundo que sente. O soroche é algo que vem das trevas... é de satanás... não é de Deus.rs! :twisted: A coisa ruim começa com uma dorzinha de cabeça no osso do nariz e dai começa a se espalhar para os ouvidos. Dai ele rouba sua audição (como ocorre dentro do avião, mas mais forte). Ai do nada o coração dispara como se você estivesse numa maratona (só que você está sentando). A vista fica escura e você começa a respirar como se estivesse sobrando um balão de aniversário. Náuseas, tonturas e suor frio... Senti isso por dois dias e vi meus planos indo pelo ralo... chorei com o desespero de não saber o que fazer. Até cogitei mentalmente em voltar para casa. Muito triste esta sensação. Agora imagino como um cardiopata se sente ::essa:: .

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***

 

Tomei chá de coca, mas a sensação não passou. Pagamos mais meia diária do hostel para eu e Raphael tentarmos descansar pela tarde enquanto Luã e Regimel compravam as passagens para irmos para Uyuni pela noite. Porém, o dia foi passando e eu fui piorando (ainda mais sabendo que estava a 2.800 metros e partiria para mais de 4.000 em Uyuni). Então Raphael ligou para o seguro viagem que não conseguiu nos informar muita coisa. Apenas solicitou que procurássemos um hospital particular e posteriormente solicitássemos o reembolso à MasterCard. E o medo de gastar muito dinheiro e comprometermos nosso roteiro? Mas neste caso, era ou ir para o hospital ou voltar para o Brasil.

 

Fui caminhando lentamente com Raphael para um hospital particular que ficava há 3 quadras do hostel. Ficamos de cara com o preço da consulta: 40 bolivianos, ou seja, 20 reais!!!!! ::otemo:: O médico dr. Pope foi super atencioso, aferiu minha pressão, pulso e me fez várias perguntas. Disse que não podia fazer muita coisa, que me colocaria no oxigênio (por 7 bolivianos) e que eu precisava de mais tempo para me acostumar com a altitude antes de partir para Uyuni. O hospital era todo novinho, com todos os aparelhos. Fui para o oxigênio e a melhora foi nítida. ::cool:::'>

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30/06 – Sucre

Acordei um pouco melhor, mas fiquei viciada no oxigênio do hospital nos cuidados do dr. Pope bonitão rsrsr! ::Ksimno:: Voltei com Raphael para o hospital tomar meu oxigênio de cada dia. De lá, fomos para rodoviária comprar as passagens para Uyuni para a noite (35 bol/pessoa).

 

Aproveitamos o mesmo taxista e fomos para o restaurante El Mirador na recoleta admirar a vista. Depois de muito negociar, compramos algumas coisinhas de frio (meia, gorro...) numa barraquinha de um local. O coitado ficou tão feliz por ser a primeira venda do dia que ao receber o dinheiro, beijou a nota e fez em nome do Pai. :shock:

 

***Pausa para observação

Na Bolívia e no Peru, percebemos que o catolicismo é muito forte. Até vimos alguns protestantes, mas é incrível como o número de católicos é grande. Em todos os lugares vimos cruzes, imagens, pessoas rezando... Cada carro possui no retrovisor a imagem da santa que o proprietário é devoto. Além disso, nossa viagem coincidiu com a ida do Papa Francisco para a Bolívia, então em todos os lugares havia fotografias do mesmo e desejos de boas-vindas. Interessante. :wink:***

 

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Voltamos andando para o centro da cidade já que era descendo a rua. Fomos numas algumas lojas, compramos umas folhas de coca e andamos tiramos umas fotos na praça Central.

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Voltamos para o hostel para pegar nossas bagagens para partir para Uyuni. Compramos um kit viagem no hostel (que constava um sanduiche de queijo, presunto, e ensaladas, uma garrafinha de água, uma maçã) por 30 bol/pessoa. Pegamos um táxi até a rodoviária. Nela, pagamos para usar o banheiro e a taxa de embarque (que pagamos em todas as rodoviárias que fomos. É um valor simbólico por uso da rodoviária, por isso, mesmo que estivéssemos saindo daquele país, sempre tínhamos que ter uns trocados da moeda local. O ônibus saiu 20:30 cheio de locais muito bem agasalhados com cobertores, gorros e luvas. Nós também nos preparamos para esse momento. Porém, o ônibus tinha calefação, então senti até calor no caminho. A medida que o tempo foi passando, eu fui ficando ansiosa porque o caminho é cheio de curvas e subida. Meus ouvidos foram estalando e uma dor de cabeça forte começou :( . Tomei Soroche Pills (medicamento a base de AAS que dizem que ajuda a combater o mal da altura), mas não adiantou. Fiquei super enjoada e não consegui pregar os olhos ::xiu:: . Acho que realmente este foi o pior trajeto de ônibus que pegamos.

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01/07 – Uyuni / Tour Salar de Uyuni

Chegamos 04:00 em Uyuni. O ônibus nos deixa no meio da cidade que não tem quase nada. Colocamos todas as nossas roupas e descemos do ônibus. E meeeeeeeeu Deus! Que frio era aquele! Estava tudo escuro ainda e deviam estar de 5 a 10 graus abaixo de zero. Saimos com as malas atrás de um hostel para descansar até dar horário dos passeios. Eu estava extremamente mal, tremendo e queria vomitar ::xiu:: . Uma chola nos abordou oferecendo o tour do salar naquela hora da madruga. Dá para acreditar? :o Eu não conseguia entender muita coisa... só queria um vaso e uma cama. Então batemos no primeiro alberque que conseguimos e a Regiane ainda queria negociar preço do lado de fora. E conseguiu! Putz! ::tchann:: Enfim... Optamos por ficar mesmo naquela espelunca chamada Mañaneiro por 30 bol/pessoa meia diária.

 

As 07:00 levantamos e procuramos um lugar para tomar café, comprar água e alguns lanches para o tour do Salar. Fechamos o passeio com a agência Couque Tours por 650 bol/pessoa.

 

***Pausa para observação

Por estarmos em 4 pessoas, conseguimos negociar um preço legal. A Couque Tours nos atendeu muito bem, principalmente porque pegamos um guia muito proativo e divertido chamado Victor. Ele nos levou em todos os lugares prometidos, ultrapassou o horário de retorno para o albergue para apreciarmos o pôr-do-sol e até nos ensinou a dançar música típica boliviana. Quando fomos ao Atacama, fizemos outro passeio com a Couque Tour e por isso ganhamos 30% de desconto no mesmo. Mas acho que qualquer um consegue este desconto, é só dar aquela choradinha básica de brasileiro.***

 

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Ai que lindoooooooooooooo!! Estou até emocionada, viu?! É tão bom saber que eu te ajudei de alguma forma.. Fico muito feliz. E estou acompanhando esse relato fodástico.. tô pensando muito em voltar. Só me falta tempo disponível.. rs.. Bjos!! ::kiss::

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Ai que lindoooooooooooooo!! Estou até emocionada, viu?! É tão bom saber que eu te ajudei de alguma forma.. Fico muito feliz. E estou acompanhando esse relato fodástico.. tô pensando muito em voltar. Só me falta tempo disponível.. rs.. Bjos!! ::kiss::

 

Tia Polly! Nem acredito que é vc!! Rsrsrsrs! Já até mandei um whats pro meu irmão dizendo: - Você não vai acreditar!!! A tia Polly tá lendo meu relato! Hauhauhahua! ::lol4::

Você já está totalmente recuperada?

 

Mais uma vez obrigada flor!! ::kiss::

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02/07 – Tour Salar

Acordamos 07:00, tomamos café e iniciamos a subida para lugares incríveis. Em alguns pontos ultrapassamos os 5.000 metros de altura ::dãã2::ãã2::'> . Pela manhã conhecemos formações rochosas, vulcões e lagunas. Cada lugar mais lindo que o outro e cada vez mais frio é alto também ::Cold::::Cold::::Cold:: . Almoçamos em torno de meio dia (arroz, legumes, palmito, cebola, pão, abacate, atum em lata, coca-cola e água) numa mesa em frente ao lago dos flamingos. O guia estacionou o carro de modo a tentar nos proteger daquele vento cortante que nos pegava. Mesmo passando bepantol a cada hora, minha boca não resistiu. Cada sorriso era um rasgo num ponto diferente ::tchann:: . Passamos na entrada do parque Eduardo Avaroa e pagamos a taxa de 150 bol/pessoa. Seguimos para visitar a laguna colorada.

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itinerario_trem.jpg.b0fb2972819bf56190f014d9fa7c0047.jpgcargar[/b]”. Nós brasileiros nos entreolhamos como se disséssemos: “Oooooi? ::mmm: Como assim só pode cagar até as 21:00?” A gargalhada foi geral! Ela queria dizer “carregar” os celulares e câmeras.

 

Essa mesma alemã deu a ideia de sair para caminhar fora do alojamento no fim da tarde. O que??? Tá loucaaa? Nesse frio?? Eu não sei quem seria tão retardado de querer fazer isso!!! ::vapapu:: Daqui há pouco só vi meu marido e meu irmão indo com elas. ::putz::

 

Eu sei que essa mulher resolveu perder o celular no meio do deserto e ficou ela, meu marido, meu irmão, a Katharyna e o guia procurando no escuro. ::ahhhh:: Por sorte encontraram.

 

Jantamos sopa, macarrão ao sugo e vinho. E neste momento (não sei se foi a altitude, o vinho ou o que), mas todos começamos a passar mal. Quando deu 21:00 desligaram o gerador. Ficamos naquele frio que segundo o guia fazia de -20 a -30oC!!! ::Cold::::Cold::::Cold:: Coloquei toda roupa que tinha, mas não sentia mais meus pés (usei 5 pares de meia!!!)invernomagiagifs40.gif.

 

Deitamos e fiquei rezando para aquilo acabar. Quando foi umas 03:00 horas eu escuto um barulho de vômito dentro do quarto. Pensei: “Pulta quil palriu!! O quarto vai feder e eu também vou vomitar!!! ::xiu:: Era minha cunhada vomitando numa sacola que estava furada. Quando olho para o lado para chamar Raphael, não encontro ele na cama. Meu irmão me disse que ele estava no banheiro vomitando (ele estava tão mal que até colocaram uma cadeirinha no banheiro para ele ficar lá). Acredito que o vômito da Regiane deve ter congelado porque não fedeu nada. Ela e meu irmão foram buscar algo para limpar... só vi eles voltando com as lanternas, um pano e uma bacia. Parece que meu irmão também passou mal e vomitou no banheiro. Dizem que o banheiro estava todo cagado e mijado no final da noite, o que deve ter facilitado o processo de chamar o Raul.

Eles encontraram com o guia Victor que disse: Se continuarem passando mal me avisem! Terei que descer com vocês! Mês passado um homem passou mal de altitude e morreu! :shock: Bem animador esse comentário. :cry:

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polybhh    0
Ai que lindoooooooooooooo!! Estou até emocionada, viu?! É tão bom saber que eu te ajudei de alguma forma.. Fico muito feliz. E estou acompanhando esse relato fodástico.. tô pensando muito em voltar. Só me falta tempo disponível.. rs.. Bjos!! ::kiss::

 

Tia Polly! Nem acredito que é vc!! Rsrsrsrs! Já até mandei um whats pro meu irmão dizendo: - Você não vai acreditar!!! A tia Polly tá lendo meu relato! Hauhauhahua! ::lol4::

Você já está totalmente recuperada?

 

Mais uma vez obrigada flor!! ::kiss::

 

Sim sou eu hahahahaha.. graças a Deus estou totalmente recuperada. Lendo aqui o aperto que você passou em Sucre. Eu senti um leve mal estar lá também. Um enjoo.. mas eu tomei um plasil, deitei e melhorei. No outro dia estava zero bala! Quero muito voltar.. visitar alguns lugares que eu gostei mais e tentar outros que não deu tempo... estou adorando o seu, bem rico em detalhes.. eu gosto é assim.. ::lol4::::lol4:: Um grande bjo pra vc e outro pro seu brother! PS: eu até viajei de novo.. fui pra Europa em março/15, tem relato aki tb!

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Ai que lindoooooooooooooo!! Estou até emocionada, viu?! É tão bom saber que eu te ajudei de alguma forma.. Fico muito feliz. E estou acompanhando esse relato fodástico.. tô pensando muito em voltar. Só me falta tempo disponível.. rs.. Bjos!! ::kiss::

 

Tia Polly! Nem acredito que é vc!! Rsrsrsrs! Já até mandei um whats pro meu irmão dizendo: - Você não vai acreditar!!! A tia Polly tá lendo meu relato! Hauhauhahua! ::lol4::

Você já está totalmente recuperada?

 

Mais uma vez obrigada flor!! ::kiss::

 

 

Sim sou eu hahahahaha.. graças a Deus estou totalmente recuperada. Lendo aqui o aperto que você passou em Sucre. Eu senti um leve mal estar lá também. Um enjoo.. mas eu tomei um plasil, deitei e melhorei. No outro dia estava zero bala! Quero muito voltar.. visitar alguns lugares que eu gostei mais e tentar outros que não deu tempo... estou adorando o seu, bem rico em detalhes.. eu gosto é assim.. ::lol4::::lol4:: Um grande bjo pra vc e outro pro seu brother! PS: eu até viajei de novo.. fui pra Europa em março/15, tem relato aki tb!

 

Nossa! Europa é chique D+!! Rsrsrs! Um dia eu chego lá! Assim que terminar aqui vou ler esse seu relato. Tb tenho vontade de ver o Salar e Machu Picchu outra vez! Mas como sou pobre, tenho que economizar pra ir em outros lugares! ::tchann::

 

Que bom que está bem!

Beijos! ::love::

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03/07 – Tour Salar – São Pedro do Atacama

Arrumamos nossas coisas bem cedo e saímos do abrigo num breu em torno de 04:30 após a tentativa de tomar café. Todos estavam fracos e sem dormir. Eu era a única que saía com muita dificuldade do carro para fotografar, por que além de tudo, estava extremamente frio e ventando. Visitamos os Geisers e não ficamos por muito tempo. O cheiro é ruim, a visibilidade não é boa e venta muito. :shock:

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Pegamos o transfer as 10:00 da manhã e chegamos 11:00 em SPA. Deixamos nossas malas na agência Couque Tours e fomos procurar um albergue. Neste momento percebemos o quanto o lugar é caro (segundo informações dos locais, é a cidade mais cara do Chile!) ::vapapu::. Fechamos com o hostel Corvatsch por 10.000 pesos/pessoa/dia quarto compartilhado com 4 camas e banheiro compartilhado sem café da manhã. O hostel tem banho quente e cozinha.

 

Almoçamos fora apenas no primeiro dia e vimos que estava ficando muito caro, por isso, comprávamos frango assado (tipo o de padaria) com papas fritas e fazíamos arroz no hostel. Pela noite, fizemos cachorro quente.

 

Neste dia dormimos cedo (em torno de 20:30), todos pregados do tour do salar.

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fer.jpg.52d6c96fbba4cfdd0658b7e91e770622.jpgslow motion[/i] e sem jeito com as pernas para o ar. ::lol4::

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O vento estava sinistro e com ele vinha a areia. Não dava nem para sorrir para as fotos direito. Além disso, subir aquelas dunas era uma tarefa muito difícil. O fôlego faltava completamente. Você anda na areia e não sai do lugar. Então começou a ficar tarde e a fome bateu. Dai só conseguimos descer umas três vezes cada um. Pegamos as bikes e voltamos para almoçar em torno das 14:40. Não conseguimos pegar mais passeios neste dia, pois o último saía 15:00.

 

Após um banho para tirar toda aquela areia, deitamos e percebi Raphael amoado. :? Ele estava com febre provavelmente pela insolação que pegamos no passeio de bike. Por isso, passe muito protetor solar e beba muita água, pois o vento frio do Atacama engana. ::prestessao::

 

Saímos pela noite para procurar uma pizzaria. Neste dia o Chile foi campeão da copa América, mas pareciam ter ganhado a copa do mundo. ::bruuu:: A cidade estava um caos. Fomos numa pizzaria e lá estavam passando a reprise de todo o jogo numa altura que não dava nem para a gente conversar. Pedimos que abaixassem o som da tv, mas ignoraram completamente o nosso pedido! Paciência! Os caras não ganham nada, quando ganham têm que valorizar né?! :roll: Mas achei que os chilenos ao contrário dos bolivianos, são bem marrentos e não fomos muito bem atendidos nos lugares. Não fazem questão de serem entendidos (falam rápido e não explicam direito o que pergunta) e não fazem questão de terem você como cliente. Eles se acham os europeus da América! Acho que juntando este fato ao fato de tudo estar muito caro por ali, quisemos ir embora no dia seguinte. ::grr::

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05/07 – São Pedro do Atacama

Pela manhã, comprei pão e fiz café enquanto os rapazes compravam nossas passagens para Arica (14.400 pesos/pessoa). Fomos na Couque Tours e fechamos o passeio Vale de La Luna para tarde (não anotei o preço ::putz:: !) e pedimos para nos deixar no final no terminal de ônibus. Pela manhã, passamos na feirinha de artesanatos próxima ao exército e compramos poucas lembrancinhas porque estava tudo caro. Comemos novamente o frango assado com batata fritas e partimos para o passeio da tarde.

acampamento.jpg.27fe0d33f55e2f318d81f4fb1ed2e250.jpg06/07 – Arica – Tacna – Arequipa[/b]

Chegamos a Arica 06:00 da manhã e estava tudo escuro ainda :shock: . A ideia era pegarmos um táxi para Tacna e de lá pegarmos um ônibus para Arequipa. Pagamos para usar banheiro e percebemos que não tínhamos pesos suficientes para pegar o táxi e nem casas de câmbio abertas naquela hora :roll: . Existem alguns ônibus que vão direto para Arequipa, mas sai muito mais caro. Ficamos sem saber o que fazer... Tentamos negociar com os taxistas, mas eles eram um pouco inflexíveis. Uma mulher viu nossa situação e ofereceu cambiar alguns pesos por um preço não muito camarada. Mas ela acabou não aceitando nosso dólar por que estava um pouquinho amassado (aliás, preste muita atenção ao trocarem dólares, em nenhum país que fomos, eles aceitaram essa nota amassadinha). Convencemos um taxista a nos levar à Tacna e lá trocaríamos o dinheiro para pagá-lo.

 

O táxi possui um banco maior no carona da frente. Fomos nós quatro mais um rapaz chileno. O chileno não fez nada de mais, mas como ele começou a puxar conversa com a gente e se vestia como um “malandrinho”, fiquei um pouco assustada, com medo de ser assaltada. Mas era preconceito puro :oops: . O cara só era simpático mesmo. Passamos a aduana chilena e na aduana peruana, mandaram Regimel jogar fora a pêra dela ::putz:: .

 

Chegamos em Tacna 07:30 da manhã e achamos a cidade feia, além do tempo estar chuvoso. Nem tivemos vontade de conhecer a cidade naquelas condições. Compramos as passagens para Arequipa na empresa Flores por 25 soles/pessoa (muito boa, recomendo!). ônibus semi-cama com direito à lanchinho (bolo, café, suco e bala). Chegamos em Arequipa em torno das 14:00, pegamos um táxi por 8 soles e pesquisamos nuns 3 hostels até fechar com o Baviera por 35 soles/pessoa quarto de casal com banho individual.

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O filé mignon não estava tão apetitoso, mas o local nos permitia ver a praça com a catedral maravilhosa. Descobrimos que o restaurante também era albergue porque vimos uma menina toda molhada passando de toalha!! Em seguida veio uma dupla com flautinha tocando música peruana para ganhar uns trocados. Raphael os desafiou dizendo que meu irmão daria grana para eles se tocassem música brasileira ::putz:: . Os caras começaram a tocar uma música rápida e alegrinha que não tinha nada a ver com o Brasil (talvez acreditassem que estavam tocando brasileirinho), mas pelo esforço, meu irmão deu um trocado :D . Mostraram o chapéu para Raphael e ele disse que não tinha dinheiro para ofertar. O cara continuou com o chapéu estendido com a cara fechada, dai Raphael disse: Não tenho soles, somente alguns bolivianos! E o cara: “Sí, OK!”. Voltamos para hostel para dormir, pois o dia seguinte começaria cedo :roll: .

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07/07 – Arequipa

Acordamos 02:30 da madrugada ::dãã2::ãã2::'> para o passeio do Canion de Coca que nos buscaria as 03:00, mas que nos buscou as 03:30. Gastamos 4 horas de van para chegar ao parque e na entrada do mesmo pagamos 40 soles/pessoa. O tour oferece café continental num restaurante antes de partirmos para os pontos de parada. Porém, como chegamos tarde, não havia lugar para todos sentarem no restaurante e até faltou pão!

O passeio nos leva a diversos lugares como igrejas, praça, feirinha de artesanato... Vimos mulheres com os trajes típicos e animais locais. Umas 11:00 chegamos ao Canion del Coca onde vimos alguns condores e recebemos algumas explicações. O lugar é admirável, mas ficamos incomodados com uma espécie de mosca gigante que pica e ficava nos cercando :?

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08/07 – Arequipa

Acordamos as 06:40, tomamos café no hostel, arrumamos as malas, fizemos check-out e levamos algumas roupas na lavanderia (4 soles/kg).

 

Eu e Raphael fomos ao monastério de Santa Catalina (40 soles/pessoa + 10 soles da guia/casal). Adorei a história daquelas mulheres. Parecia um castigo imaginar que pessoas moravam trancadas naquele lugar, mas nossa guia nos explicou que na verdade era um privilégio para poucas, pois era isso, ou aceitar casamentos arranjados. O lugar é uma cidade com muitas casas e muita história. Se você curte viajar no passado, vai gostar de conhecer. Além disso, pegamos uma guia que fala muito bem português, o que me fez matar um pouco da saudade de casa ::love:: . O passeio durou em torno de 2 horas. Existe a possibilidade de fazer o passeio noturno, mas creio que as fotos não fiquem muito boas.

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Resolvi procurar um salão de beleza para fazer as unhas e resgatar um pouco da minha dignidade. Com pele toda ferrada e desbotada, cabelo seco de usar shampoo 2 em 1 e boca toda pocada (gíria capixaba), ao menos pensei que poderia deixar minhas mãos bonitinhas né? Achei uma manicure que me cobrou 8 soles para pintar. Ela fingiu que tirou minha cutícula e passou um monte de esmalte que jamais secaria. Borrou tudo, mas pelo visto eles não usam acetona. Ficou lindo! Só que não! Uma merda de alpaca adulta! Até Raphael que não entende bulhufas de unhas concordou. Dinheiro jogado fora! Abri aquele sorriso amarelo e depois tive que comprar removedor de esmalte para limpar aquela porcaria!

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Bote.JPG.1b4c63cc8ce82addf01dde80496b3a06.JPG09/07 – Cuzco[/b]

Deveríamos chegar a Cuzco as 06:30 da manhã, porém, uma manifestação de trabalhadores fechou as entradas da cidade com troncos de árvores e tacava pedra em qualquer carro que ameaçasse passar. Ficamos parados 3 horas no ônibus sem rumo há 14 km do nosso destino final. :shock: Segundo os locais, toda semana acontecem protestos na cidade, e aquela não terminaria tão cedo. Depois de muito esperar, tomamos coragem, pegamos as mochilas e nos unimos a outros dois brasileiros (Mike e Mauricio) para ir andando. E o medo de levar pedrada? Além disso, andaríamos umas 3 horas num sol quente, com as mochilas pesadas... Andamos por 1 hora e passamos os pontos de confusão sem maiores problemas. Conseguimos um táxi que cortou caminho por outros trechos e nos deixou no ponto mais próximo e possível de chegar de carro.

 

Fechamos com um hostel chamado Vanzuela por 50 soles o quarto de casal, com banheiro individual, tv e banho quente. Mal sabíamos que ele não estava tão perto assim da praça (20 minutos andando). Mike e Maurício não quiseram fechar lá, pois queriam um hostel mais badalado. Seguimos para a praça central e almoçamos num restaurante por 20 soles/pessoa (entrada, prato principal e sobremesa mentirosa), mas a comida era para pinto, não matou a fome.

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Despedimos de Mike e Maurício, fomos comprar o boleto turístico por 130 soles/pessoa (obrigatório para acesso aos principais pontos turísticos da cidade e válido por 10 dias) e pechinchar o tour do Valle Sagrado. Como estávamos fascinados pela história Inca, achamos conveniente buscar um tour privado com guia para podermos perguntar tudo que tínhamos direito. Depois de muito procurar, fechamos 105 soles por pessoa (tour, entradas e almoço).

 

Para maiores informações sobre o boleto turístico obrigatório, veja em:

http://www.cosituc.gob.pe/tarifas.php

 

À noite, fizemos cachorro-quente no hostel.

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10/07 – Tour Vale Sagrado – Aguas Calientes

Começamos o Tour às 07:00 horas. Nosso guia e motorista era um senhor. Inicialmente ele fez algumas paradas na cidade de Cuzco para algumas explicações. E seguimos para conhecer o Cristo de onde pode-se ver toda a cidade. Fizemos uma parada numa loja de roupas de alpaca e joias de prata (onde recebemos breves explicações sobre a lã da alpaca adulta, da alpaca bebê e da confecção das joias), paramos para alimentarmos algumas alpacas, lhamas e vicunhas.

 

Fomos à feira de artesanatos de Pisaq, um lugar enorme e com diferentes produtos. Ideal para realizar as compras das lembrancinhas pois é mais barato que nos outros mercados. Em Pisaq também vimos um casamento sendo comemorado em passeata na rua. A noiva com vestido vermelho (pois estava no segundo casamento) e o noivo na frente, seguido dos familiares e convidados e a banda musical seguindo atrás.

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Durante o caminho fazíamos algumas perguntas ao nosso guia. Algumas coisas ele não entendia muito bem, tipo:

 

- O que representam esses lobos em cima das casas?? (havia algumas esculturas de lobo em cima das casas, assim como em outras casas havia cruzes representando o catolicismo da família e em outras havia escadas, representando o crescimento financeiro dos moradores);

E ele responde:

- Sí, hay lobos por aqui.

E nós:

- Queremos dizer os lobos que estão em cima das casas (e apontamos)!

E ele:

- No existe. Sólo en el bosque.

E nós:

- A esculturas de lobo são por quê?

E ele:

- Los lobos no vienen aqui.

::putz::::putz::::putz::

Ooooi? Daí desistimos de sermos entendidos! Aff! :roll:

 

Algumas vezes perguntamos coisas que ele não sabia. Dai acho que ele inventava a história porque não batia com o que a gente já havia aprendido nas leituras e nos museus e tours. Ele disse que a média de tamanho do povo inca era de mais de 2 metros de altura (sendo que na verdade só o chefe inca era alto). Disse também que não haviam sacrifícios humanos nos rituais incas (sendo que a gente tinha acabado de ver a Juanita no museu!)... e por ai vai! Além disso o cara era péssimo motorista. Só andava na contramão numa velocidade constante de 40km/h. Quase atropelou algumas pessoas e bateu de frente com outros carros.

 

Almoçamos num buffet livre com comidas típicas bolivianas. Este estava muito bom. Mas ao final não queriam deixar a gente sair sem pagar (mandamos eles se virarem com o guia já que no valor do tour já estava incluso almoço). O guia ficou quase 30 minutos tentando se entender com a caixa do restaurante.

 

Chegamos em Ollantaytambo, nosso destino final as 14:00. Nosso guia fez algumas explicações do lugar que nem sei até que ponto acreditamos. Disse para irmos subindo e conhecendo o local enquanto ele procurava outro lugar para estacionar. Ficamos meio que perdidos porque ver ruína sem um guia é o mesmo que ver um monte de pedras. Todos os guias subiram, mas o nosso sumiu :shock: ! Então como não estávamos entendendo nada, começamos a inventar histórias sobre os Incas com as ruínas que víamos tipo: que as ruínas não tinham teto porque os incas eram muito altos, todos tinham mais de 2 metros de altura e por isso mandaram tirar. Se havia um buraco grande numa pedra, dizíamos que tratava-se de uma privada Inca e por ai vai... todos do grupo davam moral para essas invenções. É o que tinha pra hoje né? :D

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