Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Ae galera... estou aqui para lhes contar o que rolou na minha trip pela linda América e ajudar quem está pra sair viajando.

Em primeiro lugar digo que pra mim o mais importante é o espirito do viajante. Sem o sentimento verdadeiro, sem a consciência do propósito, qualquer viagem perde seu valor. Vi muita gente mais preocupada em cheirar cocaina (o que acabou acarretando problemas grande com a policia boliviana) do que em realmente aproveitar a viagem pra um lugar tão mágico e sagrado como Machu Picchu!

O povo americano é muito rico em sua cultura, perceba isso! Converse com eles, aprenda seus costumes, suas girias, suas tradições!

O viajante está livre, está lidando com o imprevisto e está aprendendo a viver! É a escola do mundo. Tudo fica diferente na volta.

Então vamos lá.

Cheguei em Corumbá e atravessei a fronteira. Pedi o recibo mas o cara não quis dar, ficou enrolando. Depois quando atravessei para o Peru me cobraram mais dinheiro e eu falei que só tinha umas moedas que sobraram e acabei dando uns 20 bolivianos, para mim e meu amigo. Acho um desrespeito essa atitude da policia boliviana, não podemos chegar lá e simplesmente pagar, há que se ter alguma postura de protesto, pela burocracia dos nossos diplomatas creio que essa situação irá se manter...

Comprei a passagem para o dia seguinte, no Ferrobus, não tinha pro mais baratão, só alguns dias depois. Acho que paguei 110 bolivianos. Dormimos no hotel da esquina, bem baratinho e almoçamos num shopping que tem no fim da rua.. principalmente porque sabiamos que ficariamos um bom tempo sem comer arroz e feijão!!! É melhor dormir em Porto Quijarro do que em Corumbá.

O trem saiu,, muito comfortável, apesar do balanço que fazia paracer um barco viking! Tem um rango bom a bordo,, um pouco caro mas é tranquilo.

Chegamos em Santa Cruz e já emendamos pra La Paz direto. Tem umas companhias que vendem os ultimos assentos do onibus mais barato porque estes não inclinam!

O ônibus passa por lugares muito lindos, é bom ficar ligado,, a chegada em La Paz é incrivel! Que cidade louca! Um formigueiro humano em forma de caldeirão!

Demos só um rolê pelo mercado, praça etc.. e partimos para Copacabana. Já em La Paz comecei a me sentir mal.. tontura, nauseas, etc.. um chá de coca ajuda bastante, além do que creio que ir subindo mais devagar também,, como por ex. parando em Cochabamba.

Em Copacabana, por estar a me sentir mal, não quis entrar num barco para conhecer as ilhas. Deve ser alucinante, já que o Lago Titicaca é um dos lugares mais bonitos que vi na viagem!

Fomos indo em direção a Cuzco, tinhamos um pouco de pressa. Tivemos que parar em Puno para trocar de ônibus.

Chegar em Cuzco é alucinante! Que lugar! Recomendo ficar muito tempo lá! Tem vários lugares pra conhecer e a atmosfera é incrivel.

Fomos para o hotel Tumi 2 que cobra 10 soles e tem cozinha. A galera é gente boa, como os peruanos em geral e é perto da plaza de armas.

Ficamos nos habituando em Cuzco por uns cinco dias, conhecemos alguns lugares... não fizemos o Vale Sagrado inteiro porque achamos muito caro,, mas dá pra chegar em alguns lugares sem precisar pagar, é só ir andando e perguntar pros locais mais espertos...

O objetivo era fazer a tilha alternativa para Machu Picchu do Salkantay.. o que foi uma grande escolha,,, primeiro pelo caminho, que é muito louco,, e depois porque não gastamos nem 50 doláres!

Exige um pouco de preparo,, há uma passagem bem dificil, mas vi muita gente, muita mesmo fazendo. Não é necessário ser o superhomem.

Evitamos, em todos os lugares, as agências, que querem nosso couro, nossos olhos e nossos orgãos digestivos. Faça o seguinte: leve um fogareiro. alugue um barraca. compre muita comida. frutas, legumes (batata), pão, macarrão instantaneo e agua. pegue um ônibus até Mollepata (2 horas). "alugue" uma mula por 20 soles o dia e mais 20 soles para o cara que leva e traz a mula(mais 20 soles) já que sua mochila vai estar bem pesada por causa da comida, além do que o cara sabe muito bem o caminho. (se vcs procurarem pelo seu Domingos,vão adorá-lo, não será dificil acha-lo em Mollepata). Foi perfeito esse esquema. Você vai me agradecer, e vai querer beijar as mulas por estarem levando sua mochila na hora de encarar o salkantay...

Tem várias opções de caminho,, tem chokenkiraw que é muito doido e demora um pouco mais, a trilha inca, a famosa,, tá bem disputada,, tava valendo uns 150 dolars. Ai vai muito da tua situaçao. Em julho não tinha vagas,, tinha que esperar mais de um mês;..

Muitas pessoas vão dizer para você não ir pelos caminhos alternativos, no intuito de vender seus pacotes. Escolha bem de quem você vai tirar suas dúvidas.

Tem muitas agências.. várias ouvi elogios e várias ouvi que eram ruins. Tem muitas que também fazem Salkantay, Chokenkiraw etc;;;

Há várias maneiras de se chegar a Machu Picchu e todas valem a pena;.

O que digo é que, pelo que conversei com as pessoas, sempre essa viagem marca mais quando é feita andando. As pessoas que chegam de trem vão ver Machu Picchu e é claro que vão amar. O lugar é alucinante!!!! Mas quem chega andando, talvez sinta mais a magia, justamente por estar nas montanhas já por alguns dias, num processo muito louco de querer chegar.. e de auto superação;;;

VALE A PENA!

Eu não iria de trem nem de graça nem por 60 dolares que é seu preço!

Em Cuzco,, vá até o mercado público. tem coisas iradas. Dá pra fazer uma boa compra lá e ficar sem comer fora. Tem uns sucos irados.. as mamas misturam um monte de frutas, cenoura, o que vc quiser, e é bem barato.. TOME SUCO! Compre aqueles pães que são ótimos.

Uma boa dica é sair com muito rango do Brasil. Miojo é facil e rápido de fazer. Dá pra incrementá-lo e fazer uma ótima refeição. Eu levei uns três quilos de granola que valeram muito, lá a granola é meio fajuta e isso vc vai comendo e livrando o peso ao longo da viagem!

De lá eu continuei uma longa trip.

Estou disposto a ajudar quem tá indo com qualquer coisa.

Acredito que é importante estar consciente, ter fé de que tudo dá certo! Sempre tem uma saida nas horas dificeis... sempre é possível ir mais longe!

 

vou continuando...

 

Curti Machu Picchu por dois dias,, vale a pena subir na montanha chamada Machu Picchu, que fica do lado oposto a Wayna Picchu. Demora uma horinha e não tem ninguem lá!!! É aquela que tem uma bandeirinha de Cuzco no topo... (bandeirinha..)

Aproveite o lugar!

Voltamos de trem até Ollanta..

Chegamos em Cuzco, nos despedimos dos muitos amigos que fizemos e partimos para Arequipa.

Ficamos num hotel tranquilo chamado Backpackers. Tem cozinha também. Arequipa é maneiro. fomos conhecer o cañon del colca. De novo, não vá pelas agências!!!

Tomamos um bus até Chivay. Curtimos as Aguas calientes, passamos a noite lá e depois fomos ver o grande espetaculo do CONDOR na cruz del condor. É impresionante! O condor é gigante!

Nessa cruz,logo pela manhã, tá lotado de turista. Nós permanecemos lá, esperando pelo onibus local. já que os turistas têm que ir embora juntos, não ficou quase ninguem. Foi quando pudemos apreciar o grande vôo solitário dessa ave linda!

Foi incrivel!

Voltamos a arequipa e curtimos um pouco mais.. tem vários doces pra comer lá...

Depois descemos em direção a San Pedro de Atacama. Via Tacna, Arica e Calama.

O Atacama é muito louco. San Pedro é uma vilazinha perdida no meio do deserto! Achamos uma casinha de familia que fazia um preço bem mais baixo e tinha uma cozinha com tudo! Lá já é bem mais caro, tudo, por isso é melhor comer em casa. Alugamos umas bikes de uns caras que moravam atras da casa (mais barato que nas agências) e saíamos pedalando pelo deserto.. valle de la luna, de la muerte, garganta del diablo...etc.. é um lugar que vale a pena;;

Meu amigo voltou.. estava com saudade da mãe dele...

Em San Pedro eu cruzei para a Bolivia até o Salar de Uyuni. Fiz por uma agência bem boa, acho que chama Pamela. São 65 dolares eu acho por três dias. È muito bom! A viagem começa cruzando do Chile pra Bolivia.. ai começam várias lagoas.. branca, verde, vermelha!!!

É indescritivel!

Tem geisers, vulcões, paisagens iradas!!!

O rango é tranquilo e na ultima noite dorme-se no hotel de sal.. é muito louco!! Inclua isto no teu roteiro!

No ultimo dia entramos no salar!

É uma imensidão sem fim nem começo! Tem uma ilha no meio com cactus de até 12m! Só vendo com os próprios olhos!

Em Uyuni eu peguei um trem até Villazon, direção Argentina.

Cruzei por La quiaca e desci até Jujuy. Depois Salta e então Cordoba.

Conheci a região na serra de Córdoba, onde fiz grandes amigos, em San Marcos Sierras. É uma região encantadora.

Conheci a casa onde cresceu Che Guevara em Alta Gracia, maneiro.

Ai de Córdoba, por não ter mais dinheiro, peguei um ônibus direto para Porto Iguazu.

Conheci as cataratas pelo lado argentino, o que acho que é melhor.. podemos chegar mais perto das agua e rola uma nadadinha "escondida"...

Foi o fim da minha viagem...

 

Cheguei em Porto Iguazu com 10 pesos no bolso!!!

Vou dizer mas talvez vcs não acreditem, mas fiz minha viagem toda com 600 dolares estadunidenses!

às vezes nem eu acredito!

Como vocês podem ver, é fácil fugir do que está estabelecido, do óbvio;.. creio que assim fica até mais gostoso!

 

Agora, resta curtir a lembrança e planejar a próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá Tempo Amigo - rs!

 

Adorei seu relato e só me deu ainda mais ânimo!!!

Saiu de sampa dia 19 rumo a Corumbá e farei mais ou menos o mesmo roteiro que fez!!!

Fiquei mto feliz de saber q só gastou 600 dólares, pois não tenho muita grana. Mas uma pergunta, qto tempo ficou viajando? Terei +ou- 30 dias, é o suficiente?

E na bagagem além do miojo e da granola o que foi essencial?

 

Beijinhos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tyago,

fiquei fão do seu roteiro....tu fez tudo de legal por aqueles lados e ainda conseguiu visitar a cada do che por pouco dinheiro

 

saca....no caminho de salcantay, tu gastou mto dinheiro com os carregadores e a entrada?

(pq vendo bem, acho que o caminho inca é que pesa no bolso..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara achei teu relato irado... desde o começo do ano tou muito na vontade de fazer uma trip nesse sentido... tou juntando grana pra quem sabe em janeiro de 2007 fazer a minha... já até salvei teu relato aki preu fazer um roteiro bem quente pra mim!!!

E o melhor vc gastou só 600 dólares? Pow... que poco eihn cara... esperoq ue a minha saia uma pechincha assim hehehe...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi Tempoamigo, beleza?

Muito bacana o seu relato!

Quando se vai para Machu Picchu por Salkantay contratando apenas um guia local e as mulas, nos podemos montar a barraca em qualquer lugar ou tem os lugares própios para montar a barraca?

 

É viável fazer a trilha de Salkantay sem contratar guia nem mula?

Mesmo que para isso demore um ou dois dias a mais, já que com o peso da mochila a caminhada fica mais lenta.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...