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felipe.araujo

Peru: Lima (Escala) - Cusco - Machu Picchu e Puno (Com planilha de custo)

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Olá companheiros de viagem, tentei fazer esse breve relato de minha viagem ao Peru, ainda estou editando e colocando aos fotos, espero que tenha ajudado no planejamento de vocês.

 

Peguei o vôo da Avianca/TACA partindo de Guarulhos as 05:35, vôo super tranquilo e com muitas cadeiras sobrando, deu para ir domindo, ao acordar me deparei com o avião sobrevoando o lago Titikaka, foi a primeira das inúmeras lindas imagens que veria.

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• Observações pré-viagem:

- Ter dinheiro local no bolso, para pelo menos pagar o táxi até seu hotel, como o aeroporto de Cusco é pequeno as coisas fecham cedo, então é recomendado trocar em Lima.

- Para fugir do assédio dos taxistas, ande para fora do aeroporto, à sua esquerda, vai vir um monte de taxis não oficiais falar com você, dentro do aeroporto pedem até S/. 50,00. O preço correto do táxi é em torno de S./ 15,00.

- Quem tem alergia a ácido acetilsalicílico (meu caso infelizmente) e a dipirona, não pode tomar o Sorojchi Pills. Recomenda-se para substituir esse medicamento, tomar um Tylenol 750 mg + Nisulid ou tomar muito chá, só não abuse muito pois todo excesso...

- As malas quando você sai do hostel para ir a Aguas Calientes ou Puno por exemplo ficam num armário trancado com cadeado (seu cadeado, então tenha um para isso), geralmente não cobraram a mais por esse serviço, mas alguns hotéis cobram, é bom se informar.

-A diferença de fuso horário para o Peru (2h a menos), então vale a pena conferir os horários. As passagens sempre são nos horários locais, exemplo: Sai de Guarulhos as 05:35 e cheguei em Lima às 08:50 (10:50 no Brasil) com 5:15 de voo.

-Na sua chegada no aeroporto de lima terá que preencher um formulário de imigração, não perca este formulário pois você deve entregar o mesmo na hora de voltar ao Brasil, e há multa para quem perde.

- Para facilitar um pouco coloquei no mapa abaixo os principais pontos que cito em meu relato, sendo as linas azuis as ruas para compras baratas (você vai achar lojas vendendo roupas em toda Cusco), os pontos vermelhos são os locais de compras de ingresos de trem e boletos, os marcadores verdes são os restaurantes que mais gostei, ainda há os marcadores dos caixas eletrônicos caso queiram sacar dinheiro e das agências que fechei passeios.

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• Câmbio

- Para a troca de dinheiro, você vai ver que tem um monte de casas de câmbio, uma do lado da outra, muitos viajantes relataram que fizeram câmbio apenas na a LAC DOLLAR, bem na Avenida del Sol. As notas vêm todas carimbadas e eles não te dão notas rasuradas ou rasgadas, que podem não ser aceitas, porém o câmbio lá não estava muito convidativo. Então acabei trocando nas casas de câmbio ali pelo Plaza de armas mesmo.

- Há muitos relatos de que o cartão internacional algumas vezes não funcionou, então creio ser de grande importância deixar uma procuração com alguém aqui no Brasil para resolver essas pendencias com o banco caso aconteça. Há em caso extremo a possibilidade de enviar dinheiro via a WESTERN UNION.

-Você consegue sacar dinheiro tranquilamente, em meu caso saiu quase a mesma coisa do câmbio,só evita sacar varias vezes pois você paga taxa por saque e não pelo valor.

 

 

• Alimentação (Onde comer)

Me impressionei com a quantidade de variedade de bons restaurantes em Cusco, todos com o preço bastante acessível. Em geral a maioria dos pratos envolve Lomo (Carne) e Pollo (Frango), não deixe de experimentar alguns pratos típicos locais como o Lomo Saltado, assim como beber uma famosa Cusquenha (cerveja) e pisco sour (bebida típica a base de pisco)

 

-Como em toda viagem que faço, sempre me oriento sobre onde comer pelos comentários na internet, dificilmente arrisco sem ter uma indicação. Uso sempre as avaliações do TripAdvisor:

http://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g294314-Cusco_Cusco_Region.html

-Seguindo o Trip Advisor encontrei o restaurante Número 01 em recomendações : Morena Peruvan Kitchen, excelente restaurante e o Qucharitas ( o melhor sorvete que já tomei em minha vida).

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- Em geral Cusco oferece excelentes opções de alimentação e com preços muito acessíveis, com S. 20,00 você almoça bem, seguem descritos alguns lugares que comi.

- Jantei uma pizza deliciosa na Pizzaria Trattoria (esquina da Avenida del Sol), pertinho do Plaza de Armas e na Pizza Point (Calle Plateros) esta última custava S. 28,00 servia bem duas pessoas e com bebida inclusa.

- Para Almoçar quando estava em Cusco sempre ia ao Pacha Mama (Calle Plateros), pratos a partir de S. 15,90 com bebida inclusa e buffet de saladas livre, a comida típica italiana e ainda havia várias opções da culinária local.

- Final de tarde sempre que estava pelo Plaza de Armas passava pelo Starbucks, a entrada é por um beco lateral a catedral e de lá você tem uma vista linda de toda praça.

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-No aeroporto de Lima a dica é, almoçar/jantar na praça de alimentação, que apesar de meio caro, ainda é muito mais barato que na área de embarque. Nessa área do aeroporto mal tem onde sentar, difícil achar mesa tanto na ida quanto na volta. Na área de embarque há algumas lanchonetes cobrando preços absurdos, porém no outro lado, para a área de embarque nacional ainda há uma lanchonete cobrando em soles.

 

• Hospedagem:

Há muitos hostels bons em Cusco, porém o que me chamou a atenção e que vi bons comentários foi o Mama Simona e o Loki. A diferença maior entre os dois é que o Loki é bastante agitado, com festas internas e bar funcionando o tempo inteiro, já o Mama Simona é mais tranquilo e organizado, recomendo para quem preza uma boa noite de sono e quer chegar no hostel e ter tranquilidade. Em geral deve-se procurar ficar hospedado próximo ao Plaza de Armas, tome muito cuidado que apesar de alguns hotéis ficarem próximos, há muitas ladeiras enormes em Cusco. Ficando próximo à Plaza de Armas, você estará a uma pequena distância curta de diversas atrações, evitando, assim, depender de táxi para se locomover. Peguei essa dica no SundayCooks explicando com o esboço do que são as ruas e ladeiras próximas à Plaza de Armas. Verde é tranquilo, amarelo é ladeira leve, laranja é ladeira moderada e vermelho é um morrão.

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• Vestuário:

Outro ponto que não tinha prestado atenção até então foi em relação ao vestuário, principalmente para quem for mudar muito de hotel ou dormir em Aguas Calientes e de lá passar uma noite em Ollantaytambo não deixe de considerar que você passará o dia em MP com sua mochila nas costas, então carregar calça jeans e jaquetas pesadas pode ser um transtorno. Recomendo então alguns dos sites que olhei:

http://www.decathlon.com.br

(Início Montanha e Aventura > Aventura > Homem Roupas de Frio: Camada 2)

http://www.arcoeflecha.com.br

http://trilhaserumos.com.br/produtos/

 

Há muitos relatos de quem deixa para comprar lá, mas em geral compensa principalmente se você for passar antes por Santa Cuz de La Sierra (Bolívia). Sugiro também que leia um pouco sobre o sistema de camadas antes de sair comprando. Em geral comprei um casaco de segunda pele e um de terceira camada, os dois muito leves e confortáveis e serviram bem para a viagem. Usava uma camisa normal com um casaco de segunda camada por cima, quando ventava muito ou o frio apertava usava ainda a terceira camada.

Como perdi minha mala e tive que sair comprando roupas em Cusco e em Lima, achei algumas ruas com coisas baratas para comprar, seguem marcadas no mapa. Mas por toda Cusco você verá uma infinidade de lojinhas vendendo desde roupas muito caras (marcas como The North Face e Columbia por exemplo ) até mesmo lojas mais em contas (localizadas na Calle Marquez) e se preferir ainda há o comércio mais popular (ruas Tecte - Pera - Trinitarias), estas ruas estão representadas pelas linhas azuis no mapa.

 

• Baladas

Cusco reúne muita de todas as partes do mundo (se exagero). São muitos inúmeros hostels espalhados por toda parte como tudo em cusco fica tudo ali nos arredores da Plaza de Armas não seria diferente com as baladas. Ao caminhar durante a noite sempre haverá promoters distribuindo pulseiras de acesso liberado. A partir da meia noite os locais já estão cheios, porém, muitos hostels fazem festas (como o: Loki Hostel) e o pessoal só parte para as baladas depois delas.

Mama África Club: Está localizada na Plaza de Armas. Basta chegar na entrada, dizer que é brasileiro e subir sem pagar nada. A música sempre agitada varia entre coisas atuais e coisas muito velhas, ainda há músicas locais tocando que animam muito. Ainda é possível guardar seu caso logo na entrada (pagando uma gorjeta).

Mushroom Lounge Bar: Localizado no andar logo abaixo do Mama Africa é um bar totalmente diferente do primeiro. Aqui o ambiente é mais confortável e agradável. É um lugar mais para sentar e conversar, jogar uma sinuca com os amigos e curtir o DJ. Tem uma bela vista para o Plaza de Armas e fica cheio de gente jovem e de toda parte do mundo, assim como no primeiro não custou nada para entrar.

 

 

• Dia 01

 

No aeroporto de Lima, comprei meu chip diretamente na loja da Claro que fica no andar superior do aeroporto entre a praça de alimentação e o portão de embarque. Depois de fazer a recarga dos créditos, você também pode habilitar o plano de Internet por conta própria apenas enviando um SMS para o número 779 com o código correspondente ao pacote desejado: 10d Para o plano de 700MB por 10 dias 15d Para o plano de 1,5GB por 15 dias 30d Para o plano de 3GB por 30 dias.

Comprei o plano de 1,5 GB pagando 75 soles, a própria atendente habilitou e já sai de lá com ele funcionando.

Como minha mala foi extraviada e a previsão de chegada era para a noite do próximo dia, aproveitei o tempo em Lima para comprar algumas roupas. Logo na saída do aeroporto de Lima indo para a sua esquerda você encontrará um outlet (INOUTLET), consegui comprar algumas roupas para aguentar até o próximo dia. Vale lembrar que apesar de fazer seguro de viagem (Assistcard) este não me deu nenhum suporte pois informam que só após 36 sem a mala você tem direito ao seguro. E ao contrário do que informam, eles não dão um valor fixo, apenas reembolsam até um valor limite, então caso aconteça peguem nota fiscal de tudo.

Chegada a Cusco e deslocamento até o Hostel ( Taxi S/. 15,00), realmente vale a pena sair um pouco daquela multidão de taxistas que ficam na saído do desembarque, em geral o preço correto é em torno de S./ 15,00.

Após chegar no hotel e fazer check-in resolvi que iria no Plaza de Armas olhar alguns passeios e conhecer um pouco Cusco (me arrependo até hoje). Vi muitos relatos falando do mal de altitude, porém achava que era exagero dos viajantes, mas infelizmente não é. Recomendo por experiência própria ir com calma e andar pouco, quase não conseguia voltar até o hotel e passei a primeira noite em claro com uma dor de cabeça terrível.

 

• Dia 02

 

Como fiquei muito mal no primeiro dia, meu segundo dia resolvi ir com mais calma, acordei e tomei muito chá de coca (realmente funciona), então depois resolvi passear pelo Mercado San Pedro e Plaza de Armas, aproveitei também para fechar meus passeios e comprar meu boleto turístico.

O boleto turístico de Cusco pode ser comprado na Avenida el Sol no escritório da COSITUC (Av. El Sol, 103) bem pertinho de uma agência do BCP,o boleto completo custa S/. 130, há também para os circuitos específicos, então caso não vá fazer o City Tour e Vale Sagrado pode até compensar comprar o que não seja o boleto completo.

Com o Boleto Turístico em mãos, fui até a sede da Inca Rail e Peru Rail (Todas no Plaza de Armas), como iria fazer a conexão com o Vale Sagrado (fazer o passeio e de lá tomar o trem em Ollantaytambo até Águas Calientes) o melhor horário para mim foi o trem das 16:36hs pois assim poderia visitar Ollantaytambo, note que muitas pessoas por comprar o trem da Peru Rail das 15:37 não conseguem tempo para visitar Ollantaytambo, o que considero uma pena pois é o mais bonito do Vale Sagrado. Além disso deixe para comparar a ida e volta juntas e pela mesma companhia (há desconto) em resumo paguei 119 dólares pela minha passagem completa.

Outro ponto que considero importante, não compre o trem de volta muito cedo, e considere que você deve sair de Machu Picchu duas horas antes da hora da viagem, há uma fila enorme que só fica pequena depois das 16:00 hs. Como havia comprado minha volta para a noite não tive esse problema e ainda pude ficar muito tempo em Machu Picchu.

Após comprar o Boleto Turístico e os ingressos de trem, fui comprar também o Boleto para Machu Picchu, fica ao lado do Museu Histórico regional (entre Plaza de Armas e Plaza San Francisco) na imagem abaixo vemos o tarifário para cada tipo de ingresso.

Com tudo em mãos fui até a Qorianka Tours (Calle Suécia próximo ao Mc Donalds), lá fechei meu City Tour (geralmente varia de S.20 a S.30) há ainda de fazer visita a Catedral (dez soles e mais) mas não acho vantagem pois pode-se ir a catedral em um horário de missa e assistir de graça e ainda apreciar a beleza, todos os tours são igual, as agências juntam e você vai acabar indo com o guia de outra agência, ainda tem que pagar a entrada em Qoricancha (S.10,00) que não está inclusa nos boletos. No geral achei o tour bastante corrido, tanto que recomendo depois com calma voltar aos locais, pois todos os tours são no mesmo horário e chegam ao mesmo tempo, sendo assim sempre vai estar cheio de turistas os locais.

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Aproveitei o final de tarde no Plaza de Armas (amei ficar nese lugar, observando todo movimento de Cusco)

Todos estes pontos estão marcados no mapa no começo do relato.

 

• Dia 03

Com tudo resolvido, aproveitei a manhã do terceiro dia para ir mais uma vez ao mercado de San Pedro, almocei em um dos restaurantes que citei acima e esperei o horário do City Tour (geralmente todos começam das 13 às 14 horas). Só lembrando que todo primeiro domingo do mês há um desfile muito lindo de hasteamento da bandeira no Plaza de Armas, vale a pena conferir.

 

O City tour seguiu a sequência:

Qorikancha (Templo do Sol): Todas as paredes desse templo eram cobertas de ouro e pedras preciosas, que foram todas tomadas pelos conquistadores espanhóis que construíram sobre os templos incas seu templo, representando a conquista sobre o povo inca. A parte de fora é muito linda, recomendo um dia que estiver de bobeira pela Avenida el Sol retornar lá.

Sacsayhuaman (sexy woman): Sacsayhuaman é um dos maiores templos incas de Cusco representa a cabeça do puma (é que Cusco foi projetada como uma forma de puma pelos incas, sendo que Sacsayhuaman representa a cabeça e seus muros dentados, as presas do animal). Sacsayhuaman é um dos maiores templos incas de Cusco e o guia nos explicou que Cusco foi projetada como uma forma de puma pelos incas, sendo que Sacsayhuaman representa a cabeça e seus muros dentados, as presas do animal. A construção desse templo se deu para servir como guarda e, em caso de emergência de abrigo. Também era lá onde se realizava a maior festividade ao deus sol Inti Raymi (em quéchua, "Festa do Sol") comemorado no solstício de inverno do hemisfério sul nos Andes, no dia 24 de junho de cada ano.

Q’enqo: Era um conjunto santuários muito importantes para os incas. Apesar da destruição que este complexo sofreu pelos espanhóis, o pouco que restou ainda é muito impressionante, era um templo espiritual cravado numa caverna utilizado como um importante sítio de cerimônias e rituais (inclusive mumificação).

Puca Pucara: Construção militar para a defesa de Cusco, também comentam quando o Inca se preparava para visitar os banhos de Tambomachay, a formidável comitiva de soldados, dançarinos e outros se hospedavam em Pukapukara que era um quartel e tambo(hospedagem).

Tambomachay: Tambomachay em espanhol ou Tampumachay (quíchua: tanpu mach'ay, lugar de descanso, é um sítio arqueológico que foi destinado ao culto à água e para que o chefe do Império Inca pudesse descansar. Este lugar também é denominado "Banhos do Inca".

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Na volta do passeio paramos para conhecer o processo de fabricação de lã de alpaca e como reconhecer uma original, mas já estava cansado só imaginando chegar no hotel. Ainda passei na Qorianka para fechar meu passeio para o Vale Sagrado, é importante lembrar que quem for pegar o trem ao final do passeio deve informar que fará conexão. Paguei S. 90 no passeio com almoço incluso (almoço típico muito bom, recomendo), e saímos uma hora mais cedo que os outros passeios, assim deu tempo visitar Ollanta com calma.

 

Obs: Considerando o preço pago nas passagens e com o boleto para Machu Picchu, Hotel em Aguas Calientes e Guia, não compensou fechar com agência, a diferença de preço foi enorme.

 

• Dia 04

 

Acordei cedo neste dia, ás 08:15 o transfer chegou e lá fomos nós para o tour do vale Sagrado, em geral compreende as cidades de Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero. A maioria dos passeios é em grupo não havendo diferenças de uma agência para outra a não ser o local de almoço e guia em inglês.

Antes de chegarmos a Pisac, que seria a nossa primeira parada, o guia parou 20 ou 30 minutos numa feirinha (mais uma), vá se acostumando pois é comum em todos os passeios pararem nessas feirinhas. Este é um ponto negativo nos passeios, perdemos trinta minutos em uma feirinha e ficamos o mesmo tempo em Pisac, que é enorme leva muito tempo para chegar até o topo e voltar para a entrada, uma coisa muito curiosa sobre Pisca é a forma como eram enterrados os mortos, em tumbas escavadas na montanha.

Após isso o ônibus para em uma feirinha onde há explicação sobre a produção de prata, fica uns trinta minutos, dá tempo passear pelo mercado de Pisac.

Após isso fomos almoçar em Urubamba, adorei o restaurante que a agência ofereceu, um buffet enorme de comidas típicas e o lugar muito bonito. Logo após o almoço seguimos para Ollantaytambo (para mim a ruina mais bonita, então compre um horário de trem que dê para aproveitar ou fique por lá no retorno de Águas Calientes. Há também uma feirinha de artesanatos (normal todo lugar por lá ter), de lá pegamos uma moto (tuc tuc) até o terminal de trem.

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Obs.: Recomendo muito que pegue o trem durante o dia para aproveitar a beleza do caminho, dá só uma olhada e se convença que não pode perder essas paisagens:

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Chegando a Aguas Calientes fiz check-in e fui comprar as passagens de ônibus (Obs: O guichê fica aberto até 21:30 hrs) para o outro dia, logo após fui jantar (há muitas opções e todas com preço bastante acessível), a vila de Águas Calientes é muito pequena e achei um charme, a rua principal onde ficam a maioria dos restaurantes é muito linda.

Neste dia dormi cedo pois é recomendável pegar a fila do ônibus antes das cinco da manhã, alguns hotéis deixam seu café pronto em uma sacolinha para que possa sair cedo e comer.

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• Dia 05

 

Enfim, a parte mais fantástica da viagem. Depois de Machu Picchu, tudo perde a graça, então faça todos os passeios que tem que fazer antes e vá com tempo, calma e o espírito aberto para contemplar essa maravilha.

Acordei às quatro da manhã e fui para a fila que já estava cheia, cheguei antes das seis em Machu Pichu e já havia fila para entrar, entramos assim que abriu e fomos direto a Porta do Sol, no retorno já estava cansado dos últimos dias e sabia que ainda teria mas quatro horas da trilha da montanha pela frente, e então decidi não subir e gastar tempo andando por Machu Pichu, foi uma decisão sábia pois aproveitei cada pedaço deste patrimônio da humanidade.

Obs: Aquela velha foto clássica é tirada do Recinto do Guardião.

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Depois de rodar por tudo, tirar belas fotos, sentar a admirar a beleza decidi ir até a entrada (sim, você pode sair até três vezes) e contratar um guia. Eles cobram S. 120,00 por grupo, fechamos um grupo de seis pessoas com o Guia Ernesto, falando sério, alguns amigos que fiz lá reclamaram que os guias que pegaram foram superficiais e rápidos; dei sorte com o Ernesto pois foi um guia incrível, deixo o WhatsApp dele para quem quiser marcar +51984381686.

Achei uma reportagem da Turomania sobre o que fazer em Machu Picchu e me baseei por ela um pouco:

http://turomaquia.com/o-que-fazer-em-machu-picchu/

 

Rodei muito e então chegou uma hora que minha agua tinha acabado e estava com muita fome, desci então até o restaurante na entrada (uma água custava S.10,00), mas estava com tanta fome que acabei pagando U$$ 16,00 (mais ou menos S. 48,00) em um hambúrguer e uma coca, é um valor um pouco caro, mas compensa. Quando terminei de almoçar estava com a bateria recarregada e então aproveitei e subi novamente, desta vez como estava já no finalzinho da tarde não tinha mais tantos turistas, então foi uma ótima experiência.

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Já falei sobre a enorme fila para pegar o ônibus na volta, então sempre sai com duas horas no mínimo uma hora e meia de antecedência. Depois das 16:00 a fila diminui bastante, quase que imediatamente você pega o ônibus.

Chegando de volta em Águas Calientes, fui até o hotel buscar minhas coisas, descansei, carreguei o celular e depois fui à estação de trem. Um ponto que me arrependo foi não ter deixado o transfer de volta (Ollantaytambo x Cusco) reservado, foi um pouco difícil encontrar transporte e estava exausto, mas nada de mais, dá para achar sem problemas.

 

• Dia 06

 

Cansado da viagem inteira e principalmente de Machu Picchu, neste dia meu passeio seria apenas às 09:00, faltava conhecer Maras, Moray e Salineras. Lembra quando disse que depois de Machu Picchu tudo perde a graça? Então, foi isso que aconteceu, com exceção de Salineras. Fechei o passeio com a Qorianka (S. 30,00). O visual até estes locais é lindo (tirando a estrada de chão e o balanço dentro do ônibus).

Ruínas de Moray: Ainda em suas explicações acerca da sua finalidade, em grande maioria creem que era um lugar destinado a experimentos científicos com alimentos, estima-se que só em Moray foram desenvolvidas cerca de 2.400 variedades de batatas, cada nível de Moray possuía seu próprio microclima, com diferenças de mais de 1 grau de temperatura entre elas, desta forma era possível produzir experimentos e determinar as melhores variedades para os vários microclimas do domínio Inca.

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Salineras de Maras: As salineras de Maras me impressionou por fugir do padrão que vinha vendo nos últimos dias, não se trata de nenhuma ruína inca e sim da engenhosidade do povo que conseguiu produzir sal de qualidade mesmo a dezenas de quilômetros de distância do mar. O sistema funciona bloqueando a passagem da água, são mais de quatro mil piscinas, fazendo-a percorrer umas piscinas rasas antes de deixá-la desaguar no rio permitindo a produção de sal (é só deixar a água dos tanques evaporar). Me empolguei e trouxe muito sal para o Brasil (cuidado com o excesso de peso).

O passeio retona a Cusco às 15:00 hs, leve lanche pois não há parada para o almoço durante o passeio.

 

• Dia 07

Como sempre gosto de viajar com alguns dias de folga, deixei esse dia livre para passear por Cusco, dormir um pouco mais e descansar. Aproveitei e lavei toda a minha roupa suja em uma lavanderia próxima ao hotel, paguei S. 4,00 por quilo e voltei para casa com a mala toda organizada e limpa, um lado bom de Cusco é que sempre que chegava ao Plaza de Armas estava acontecendo alguma festividade, são muito religiosos e tem muito orgulho da cultura local.

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Durante a tarde fui fechar meu pacote para visitar Puno (Los Uros e Tequile), houve uma diferença absurda nos preços. Na Qorianka me cobraram 320 soles e na agência do Mama Simona 140 soles. Na dúvida resolvi procurar em outras até que achei a PROMOTUR’S (Plaza de Armas), eles tem e-mail : [email protected].

A diferença de preço em geral se dá devido ao ônibus, todos falam do Cruz del Sur, mas não vi diferença alguma para o Mer ou a Transzela, todos são iguais, as poltronas reclinam e viram cama, confortáveis e saem ao mesmo horário (22:00 hs). Resolvi ir de Transzela, excelente companhia, passagens custam S. 40,00

 

• Dia 08

 

Chegando em Puno (05:00) o guia nos esperava e levou para o Hostel (Qoni Wasi), eles tem e-mail ([email protected]); o bom deste hostel apesar de ser simples tinha uma ducha forte e quente, e isso para mim depois de um longo dia de caminhada fazia diferença, o dono também super simpático e a localização que fica ao lado do ‘’Shopping´´ de Puno, há cinema e praça de alimentação, uma boa pedida até o horário do próximo ônibus.

Obs.: como os passeios são misturados de várias agências recomendo que sempre guarde o nome do hotel em que está, pois em Puno no retorno ao hotel esqueci o nome e o guia era outro e também não sabia, quase ficava perdido.

O guia então nos buscou no hostel e nos levou até o porto de Puno o tour engloba as Ilhas Uros e Ilhas Taquile, com 2 opções de barcos: o tradicional, mais lento, por 90 soles, e o rápido, por 130 soles. A diferença até que é significativa, porém, a volta de Taquile a Puno pode levar umas 2 horas no barco lento, logo depois do almoço, chegando em Puno somente às 17:00 hs. Após vinte minutos de barco chegamos a Isla de Uros, que são ilhas artificiais e feitas de totora, uma planta encontrada com certa abundância pelo Lago (serve para construir a Ilha, comer, fazer barco, fazer a casa, forrar a ilha, fazer lenha) é a salvação para a humanidade!!! Há uma explicação de como as ilhas são feitas e é possível ainda andar nesses barquinhos tradicionais, as famílias usam as roupas típicas e as crianças (como todas no Peru são pura fofura).

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Seguindo viagem depois de duas horas chegamos a Ilha Taquile, o caminho de barco é muito lindo, e é impressionante a grandiosidade do lago Titikaka, lá a altitude chega a mais de 3800 metros então é comum falta de fôlego e cansaço. A subida é íngreme e leva cerca de trinta minutos até o centro da cidade, algumas turmas fizeram almoço logo antes do centro, dei azar e nossa turma almoçou só depois da praça já na descida para o porto (os passeios atracam de um lado e desatracam de outro, você atravessa a ilha andando). Fato curioso que os restaurantes são casas locais e servem todos os mesmos pratos: omeletes, truchas (parece salmão) ou misto dos dois; de entrada uma sopa de quinua (custa S. 20 por pessoa e alguns passeios já estão incluso).

O sol estava quente e estava sentindo muito o efeito da altitude – parei em vários momentos, ofegante.

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Obs.: os banheiros são bem precários, na verdade em quase toda viagem, então se você for mulher é sempre bom andar prevenida e levar seu próprio papel.

Após o almoço voltamos ao barco para retornarmos a Puno, chegando as 17:00 horas, fui direto ao hotel (depois da confusão que ninguém sabia onde estava, fui salvo por uma foto que mandei para minha família via WhatsApp, reconheceram a rua).

Chegando no hostel, a ducha forte e quente foi uma maravilha, como o hostel ficava perto do ‘’shopping’’ fui até a praça de alimentação esperar a hora do ônibus, peguei um taxi até o terminal rodoviário (S. 4,00). A viagem pela Transzela foi muito confortável, cheguei em cusco às 05:00.

 

• Dia 09

Ultimo dia pela manhã reservei para comprar algumas lembranças da viagem e me despedir de Cusco, é uma cidade encantadora, seja por sua arquitetura, restaurantes, baladas, mas o que acho que faz de Cusco um lugar especial é o espírito mochileiro em todos os seus viajantes, gente do mundo todo e de todas as idades. Infelizmente era hora de voltar ao Brasil.

 

Caso você faça uma longa conexão em lima (descontando cerca de uma hora e meia de trajeto para ir e voltar) tenha tempo para aproveitar sugiro que leia alguns dos tópicos abaixo:

http://cupofthings.com/2015/07/03/conexao-em-lima/

http://cupofthings.com/2012/04/13/um-dia-em-lima-o-que-fazer/

http://cupofthings.com/2013/10/04/city-tour-lima/

 

Se tenho uma dica para essa viagem? Além de usar muito protetor, sempre carregar água e alguns lanches, de usar repelente e ter cuidado com os mosquitos em Machu Pichu (isso é sério), ter cuidado com os trocos errados, pechinchar sempre, ir com calma nos primeiros dias recomendo mais do que tudo: vá de coração aberto, releve os imprevistos e curta essa experiência única.

E tenha em mente que nenhuma foto, nenhuma descrição, chega próximo a vivenciar todos estes lugares, são paisagens lindas, uma cultura fantástica e muito rica, não há como se arrepender desta viagem!

 

Qualquer dúvida ou se precisarem de ajuda com o roteiro de vocês é so falar, grande abraço a todos!

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Legal Felipe, muito bom o seu relato.. Bastante informação útil..

Estou planejando a mesma trip, mas não tinha incluído puno, mas pelo valor vale muito.

Quando você foi? E como foi perder a mala? Rsrsrsr

 

Abraço!

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Legal Felipe, muito bom o seu relato.. Bastante informação útil..

Estou planejando a mesma trip, mas não tinha incluído puno, mas pelo valor vale muito.

Quando você foi? E como foi perder a mala? Rsrsrsr

 

Abraço!

 

Rafael, recomendo conhecer Puno, você gastará apenas um dia fazendo o esquema de sair à noite e retornar na outra noite. Gasta tá apenas S./ 80,00 das passagens (ida e volta), S./ 20 do almoço. Os valores da passagem de barco lá não são caras, veja só o tarifário.

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(Como fechei por agência não sei quanto cobrariam pelo passeio, achei barato dez soles até Uros, muito barato na verdade).

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Parabéns pelo relato, Felipe!! Ficou ótimo!!

 

Só uma ressalva: se for em grupo, dá pra pechinchar bem mais. Pagamos 13 soles pro city tour, 25 pro vale sagrado (sem almoço) e 20 pra maras e moray.

 

Qm sabe na próxima viagem a gente se tromba! :)

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Oi Felipe,queria saber a respeito de hospedagem,vi na tabela que vc gastou S./ 360 em Cusco,esse valor é da diaria??Queria saber o total gasto com hospedagem??

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Oi Felipe,queria saber a respeito de hospedagem,vi na tabela que vc gastou S./ 360 em Cusco,esse valor é da diaria??Queria saber o total gasto com hospedagem??

 

Daniel,

 

Esse foi o valor total gasto. Em geral a hospedagem não é cara, e lá você encontra para todo tipo de gosto e bolso. mas fiz minha reserva pelo Booking (www.booiking.com)

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Bom dia!

 

Felipe, adorei seu relato, estou pensando em ir para la, mas tive uma duvida, vc subiu o machu picch de trem?

 

Oi Flávia,

 

Não não, a ida de trem é até Aguas Calientes, fica "na base" de Machu Pichu. De lá comprei a passagem de ônibus para subir até Machu Pichu, mas há também trilha para subir do povoado até la porém você leva em torno de uma hora e vinte de caminhada e é uma subida íngreme. Recomendo subir até a entrada de Machu Pichu de ônibus e guardar energia para gastar lá.

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Parabéns pelo relato, Felipe!! Ficou ótimo!!

 

Só uma ressalva: se for em grupo, dá pra pechinchar bem mais. Pagamos 13 soles pro city tour, 25 pro vale sagrado (sem almoço) e 20 pra maras e moray.

 

Qm sabe na próxima viagem a gente se tromba! :)

 

Oi Simoni, conseguiram uns preços bons! Mas realmente, sempre dá pra pechinchar mais e mais lá. Ainda tem muito lugar pra conhecer por lá, nos veremos na próxima!

=*

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Boa tarde felipe,

 

parabens pela descrição da viagem! só não consegui entender o gasto total da sua viagem para machu pichu.

 

voce diz que em Cusco no 2º dia comprou ida e volta pelo vale sagrado de cuzco x ollanta ollanta x cuzco por 119$, certo?

 

Porém voce mesmo cita que na volta voce se arrependeu de nao ter deixado o transfer reservado, que foi dificil mas conseguiu transporte.

 

 

ou seja: transporte pra onde? de ollanta para cusco? se sim, você já nao havia comprado essa viagem ida e volta por 119$ como vc mesmo disse?

 

 

 

obrigado

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Oi Fernanda,

 

A passagem comprei de Ollanta x Aguas Calientes (tanto ida quanto volta). Em geral sai mais barato se você comprar a ida e a volta juntas.

 

A ida de Cusco até Ollanta aproveitei o tour do vale sagrado e fiquei por lá mesmo no final.

O transfer que me refiro é na volta de Ollanta até Cusco, como peguei o trem no final do dia de Machu Pichu, cheguei tarde em Ollanta, não consegui mais ônibus para Cusco e foi difícil achar uma van pois todas já estavam fechadas com as agências.

Os $119 são as passagens de Ollanta até Aguas Calientes, a ida de Cusco até Ollanta não teve custo pois aproveitei o tour e a volta peguei uma van, saiu 15 por soles.

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Muito bom receber a mensagem de vocês, recebi muitas mensagens inbox também,então complementando vou falar sobre a questão dos valores das passagens de trem até Machu Pichu

 

Segue abaixo o tarifário da Peru Rail e Inca Rail:

 

061.JPG.e331b1d85a4bc30a463f98edf2f63ca0.JPG

 

 

062.JPG.5fd3ac72d4209bf4f54a0ff9f321852a.JPG

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Pessoal, ainda colocarei a planilha de custos e mais fotos depois,mas espero que possa ir ajudando.

Abraços!

 

Excelente o seu relato!

Muito obrigado pelas informações!

 

Qual é a melhor época para ir?

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Eae Felipe,

 

Beleza, irmão?

Cara uma curiosidade até Lima você foi de avião?

E de Lima a Cusco como você foi?

Fez a reserva do boleto antes de ir? Como faz para reservar a ida para Machu Picch?

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Cara, seu relato foi muito bom! Vai ser muito útil!

 

Pretendo ir entre final de maio e junho...

 

Queria tirar umas dúvidas que já li em vários posts mas nunca ficou totalmente claro pra mim.

 

Quando você compra o boleto turístico você tem direito a entrar em todos os locais que constam. A questão da agência é importante pois eles oferecem guia, transporte e alimentação, é isso mesmo?? Ir sozinho é uma possibilidade e compensa, em sua opinião?

 

Eu posso optar por fazer os passeios que incluem dentro do boleto em um único dia? Pelo que entendi você dividiu seus passeios em dias alternados (sendo que em um deles aproveitou para pegar o trem para Aguas Calientes) e as agências cobraram por dia de você. É isso mesmo? Sempre me confundo nessa parte.

 

Sobre as compras dos boletos turistico, trem e ingresso Machu Pichu, você fez tudo por sua conta. Você se lembraria a diferença de preço entre fazer tudo isso sozinho ou contratar agência? Você achou vantajoso comprar tudo isso lá na hora? Em sua opinião, o passeio para Machu Pichu não valeria a pena tentar comprar previamente? Eu penso em ir além de Machu Pichu para Huayna Pichu e por isso minha preocupação em comprar antecipadamente, já que a entrada é limitada a 200 pessoas por horário.

 

Obrigado!!

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Pessoal, ainda colocarei a planilha de custos e mais fotos depois,mas espero que possa ir ajudando.

Abraços!

 

Excelente o seu relato!

Muito obrigado pelas informações!

 

Qual é a melhor época para ir?

 

Opa mauro, demorei pra entrar aqui, mas respondendo a pergunta a melhor época para ir é de Abril à Outubro (época seca). A alta temporada vai de maio a setembro, quando chove menos. Sendo que em junho e julho a probabilidade de precipitação é menor ainda. De dezembro a março chove com frequência, e, nos dias em que chove muito, o parque é fechado. Por isso é aconselhável viajar quando o tempo é mais seco mesmo.

Ir com o tempo seco ainda evita o incômodo com pernilongos, que pode ser frequente na época de chuvas.

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    • Por Lielto
      Sebuí é o nome dado a uma Reserva Ecológica que fica proximo a Guaraqueçaba-PR. Sendo exato fica ha 50 minutos de barco.
      http://rppnsebui.blogspot.com.br/
       
      Trata-se de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) com 400 hect. de Mata Atlântica e ecossistemas asociados, litoral norte do Paraná.
      Ha cerca de 6 cachoeiras dentro dessa pequena ilha, ha algumas cavernas também e o que mais impressiona é a fauna, as belas aves e animais que voce -com sorte e atenção- vera pelo caminho.
       
      São mais de 91 espécies de aves, cerca de 20 de anfíbios, além de peixes, répteis e várias de mamíferos convivem na reserva.
       
      A visita começa por Guaraqueçaba (em tupi: Pousada do Pássaro Guará).
       

       
      Ou melhor voce pode colocar Paranaguá no roteiro se tiver um tempinho a mais, pois é um bom lugar pra se tirar fotos e ver o sol nascer na baía, dar uma volta no centro histórico de Paranaguá, almoçar.



       
      Tambem em Paranaguá (cidade tombada pelo patrimônio histórico) sera inaugurado (em fev/ 14 ?) o Aquário Marinho.

       
      Além de ser a melhor opção para ir até Guaraqueçaba, são 2:30 de barco (40 reais ida e volta)
      Mas se atente aos horários de barco.

       
      Pois de carro se percorre um longo caminho de estrada de chão, 76km. Quase 3 horas de percurso.
      A empresa Viação Graciosa http://www.viacaograciosa.com.br/ faz esse percurso, mas de ônibus demora-se quase o dobro de tempo. (42,77 ida 39,77 volta)

       
      (com essa estrada de chão, somente o eco-turista que realmente preserva o meio ambiente vai para lá, se fizerem o asfalto... Os comerciantes lucrarão mas a cidade perdera o encanto em si pois pessoas imundas irão para lá com suas caixas de cerveja e som alto)

       
      Se for passar a noite em Paranaguá tem um hostel http://www.hostelcontinente.com.br/ que ta sempre tocando um bom e velho rock n roll.
      obs. talvez voce considere passar a noite lá por causa do horario do barco para Guaraqueçaba.
      http://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/guia-turistico/horarios-de-barcos
      Saída as 09:00 e 14:00 horas.
       
      Guaraqueçaba é encantadora, tem seus artesanatos, suas lojinhas, sua igrejinha, seus barcos coloridos, suas histórias... No ultimo dia por exemplo, ficamos sabendo da história do Copo Sujo.
      Chico Mula era um índio/ poeta dono de um bar, morador querido e conhecido por todos, ícone da cidade, casado com uma das mais belas mulheres da Baía de Guaraqueçaba
      Em seu bar havia um copo do qual ele sempre servia uma dose de graça pra quem quisesse beber algo, porem o copo 'como tradição' nunca era lavado, logo ficou conhecido e desejado (?) pelos viajantes, como Copo Sujo.




       
      Voltando a falar de Sebuí. Ha duas opções de se conhecer o lugar. Uma sai meio caro... Mas as chances de ver animais, pássaros exóticos é maior! Uma vez que você pousaria dentro de uma cabana na ilha. (lembrando que não se pode acampar lá e nem tem como).
      Entre em contato com eles e conheça o pacote e suas tarifas http://www.cormorano.com.br/ (média de 500 reais/ pessoa por um pacote com tudo incluso, hospedagem 2 noites e 3 dias, 4 refeições, passeios e uma serie de atividades)
      Outra foi como fizemos, entrar em contato direto com um dos barqueiro de Guaraqueçaba solicitando o passeio até a Reserva de Sebuí.
      Por sorte, conhecemos um dos melhores e mais simpático barqueiro da região, Senhor Valdir. Que nos cobrou 60 reais por pessoa.

       
      Claro que foi um passeio mais simples mas pudemos conhecer uma parte de Sebuí, 3 cachoeiras, o mangue, os pássaros guaras, infelizmente devido a maré no vimos os papagaios de cara roxa.






       
      Senhor Valdir também nos fez companhia no barzinho a noite contanto suas histórias e curiosidades do município. Uma figura ele!
      Tambem nos fizeram cia um casal muito gente boa, foi uma noite bem bacana de muita história, pois estávamos todos nos conhecendo naquele dia/ viagem.


       
       
      ha... ao contrario do que eu pensava, a melhor lua é a minguante, pensei que fosse a cheia, mas na minguante o mar fica mais velejável.
      Pois na cheia, ha duas mares: uma muito rasa (por isso demoramos pra sair de barco) e outra muito cheia. Por essa demora não pudemos conhecer outras cachoeiras que existem na ilha.

       

       
      Na minguante ha 4 tipos de marés, todas quase no mesmo nível, o que facilita a navegação nesse caso.
      Se puder escolher... Pois isso facilitará, mas se ficar em Sebuí, a Lua Cheia e sua luminosidade sera melhor para observação das espécies.
       
      Em Paranaguá deixamos o carro no Estacionamento Bom Abrigo; Rua Correa de Freitas, nº89. Centro.
      Pagamos 20 reais por dia. Estacionamento coberto.
      Fone: 41-3422-6789
      Lembrando que também tem ônibus Ctba-Paranaguá. Mas o horário não bate com o de saída do barco!
       
      Em Guaraqueçaba nos ficamos na Pousada Chauá: http://pousadachaua.blogspot.com.br/
      35 reais com café da manha incluso.

       
      Então, por mais que como mochileiro, eu fuja dessas agencias de turismo, nesse caso, ha de se considerar um pouco a idéia. Pra ser exato não é uma agencia e sim o próprio dono de Sebuí que planeja esses pacotes contanto com uma equipe de guias de apoio. E é o único tambem.
      Todavia, dependendo dos dias que voce tenha, da pra explorar bem nos bate-volta até Sebuí.
       
      Bom, como faz tempinho que fomos (feriado de novembro/13) as coisas já não estão tao frescas na memória mas qualquer dúvida só perguntarem que tentamos ajudar!
       
      Dedico esse relato a nova mochileira Andressa, que deu a idéia de irmos para lá abrindo o tópico: reserva-ecologica-do-sebui-pr-setembro-t84825.html
      Agradeço as queridas meninas Carina e Daila, que me deram o prazer da companhia sendo eu o bendito fruto entre as mulheres.


       
      Bom e também a todos que aqui prestam seus relatos de viagem os quais tanto nos ajuda e inspira a por o pé na estrada.
    • Por Vanilsa Potira
      Olá,  galera da mochila!!!
      Estou de volta ao Mochileiros para descrever em um breve relato a viagem que fiz com amigos ao Chile entre os dias 05 a 19 de janeiro passado. O Chile é bastante visitado e os lugares que conhecemos dispensam relatos com muitos detalhes. Por isso me atentarei nos valores que pagamos nos passeios, nos hostels e nos registros fotográficos dessa aventura linda que fizemos da Rota do Deserto à Rota do Fim do Mundo.
      Primeiramente, como sempre, a viagem de avião começou em Manaus porque passagens com saída de Boa Vista custam simplesmente “os olhos da cara”! Conseguimos passagens com um preço bom de 1700,00 reais ida e volta, mas, já vi passagens com tarifas bem mais baixas, mas para outro período, fora da alta estação.
      Ao chegarmos em Santiago, seguimos direto para o Atacama, onde ficamos cinco dias por lá e aproveitamos bem os passeios naquele incrível deserto. Mas, antes, conferimos a cotação do dólar que estava 1 dólar para 600,00 pesos e 1 real corresponde a 165 pesos, mais ou menos.
      Pegamos o voo da Sky, cuja tarifa foi de 50,00 dólares. Já tínhamos reservado antes pela internet. Voo tranquilo com duração de 1h40min mais ou menos. Do aeroporto seguimos de van da empresa Lincancabur, que também tínhamos reservado antecipadamente pela net. O translado custou 12 mil pesos. A van nos deixou no Hostel Ayny com a primeira diária já reservada pelo Booking. Esse hostel oferece quarto compartilhado com banheiro e cozinha também compartilhados. Também tem opção para casais e quarto com banheiro e cozinha privativo. Ou seja, tem para todas as preferências e bolsos.
      No dia seguinte, depois de pesquisarmos os preços em várias agências, decidimos pela Lithium Adventures. Dos dez passeios que a agência oferece fechamos um pacote com sete tours, por 172 mil pesos ou 287 dólares por pessoa, que foi mais ou menos uns mil reais sem as tarifas de entradas. Abaixo, um resumo do roteiro que realizamos:
      1º dia:  Laguna Cejar (entrada: 17 mil pesos);
      2º dia: Piedras Rojas e lagunas altiplanicas - Full Day (Entrada: 5500,00 pesos);
      3º dia: Valle del Arcoiris e Petrogrifos (entrada no Petrogrifos: 3000 pesos e no Valle de la Luna:  3000 pesos).
      4º dia: Gêiser del Tatio, Termas del Puritama e Tour Astronômico (entrada nos gêiseres: 10 mil pesos para estrangeiros e nas Termas del Puritama foram 9 mil pesos)
      5º dia: Salar de Tara e Monges de la Pakana - Full Day.
      Todos os passeios são feitos de vans e guias bilíngues. No dia do passeio a Piedras Rojas, houve um protesto dos indígenas contra o impacto ecológico e ambiental causado pelo turismo e, portanto, não pudemos visitar a região.
      Assim, foram nossos dias no Atacama, um lugar belíssimo, maravilhoso, que é quente durante o dia e muito frio a noite. San Pedro do Atacama é uma cidade pequena com cerca de 10 mil habitantes e uns 200 turistas para cada um! Rss. Muito legal encontrar gente de várias partes do mundo e sempre com alguém se inicia uma grande amizade.
      Quero destacar a atenção dos guias. Todos maravilhosos. Mas o Nicolás Yaru foi o mais incrível de todos. Detentor de um vasto conhecimento da área, explicou com segurança como é a vida das pessoas que vivem no Atacama, seus costumes e suas necessidades básicas de sobrevivência no deserto. É bastante comunicativo e interativo com as pessoas e além do mais não se importa em tirar fotos para os turistas, pois sabe o melhor ângulo para uma excelente fotografia!! É o melhor guia do Atacama!!
      Depois desses cinco dias intensivos no Atacama, segui de ônibus para Santiago, pela Rota do Deserto.  Foi uma opção minha para conhecer a realidade daquela região. O deserto chega a ser hostil em certos trechos e ao mesmo tempo imponente e lindo. A passagem do ônibus pela TurBus custou 49 mil pesos
      Depois de um dia e uma noite viajando, cheguei em Santiago e segui direto ao aeroporto, onde encontrei minha amiga para irmos a Punta Arenas, o outro extremo do Chile. De Punta Arenas seguimos para Puerto Natales, com transfer em ônibus da empresa Busur. Que também foi agendado e pago pela internet por 30 dólares ida e volta.
      Depois de mais ou menos três horas de viagem, pela chamada Rota do Fim do Mundo, chegamos na rodoviária da gelada Puerto Natales. Tomamos um táxi até o Hostel Chamango, onde ficamos hospedadas em um quarto com banheiro privativo, por 24 mil pesos a diária.
      No dia seguinte, fechamos com a agência o único passeio que fizemos no lugar: Parque Nacional Torres Del Paine que custou 35 mil pesos por pessoa, sem almoço e a entrada no parque que custa 21 mil pesos. Uma dica que dou é de as pessoas levarem seu próprio almoço ou almoçar nos caríssimos restaurantes localizados dentro do parque.
      O passeio no Parque Nacional Torres Del Paine é lindo, com muitas paisagens belíssimas, é um local ideal para trekking, de fato. Nesse passeio, avistamos as Torres Del Paine por diversos miradores espetaculares, conhecemos o Lago Grey e visitamos a Cueva do MIlodón.
      Agendamos um passeio de barco pelo Glaciar Balmaceda y Serrano, mas, chuva e vento nos impediram de sair do hostel. Foi uma pena, pois ficamos na pequena cidade de Puerto Natales praticamente sem fazer muita coisa alternativa nesse dia chuvoso.
      E, após três dias curtindo o frio e o vento da patagônia chilena, retornamos a Santiago para encontrar um casal de amigos que fizeram passeios alternativos pelas vinícolas chilenas, pois estavam com uma bebê de colo e depois visitamos uma amiga chilena que morou em Roraima um tempo.
      Assim passamos as férias no Chile. Presenciamos tantas belezas que foram uma recompensa à distância que percorremos, ao calor e frio que sentimos, e claro, ao investimento $$$$$$$$$$$$ necessário. Afinal de contas a Patagônia, principalmente, não é um dos destinos mais baratos para viajar na América Latina. A média de preços de hospedagem e alimentação pode assustar os viajantes mais econômicos. Um simples café com leite e pão com manteiga podem custar uns 36,00 reais! um almoço simples, uns 42 reais... Já no Atacama, como já citei, tem para todos os gostos e bolsos. 
      Mas, valeu a pena. Elegi o Atacama como meus destinos preferidos. Mas, também fiquei muito encantada com a beleza da Patagônia. Valeu tanto a pena que eu vou voltar para conhecer outros destinos do fim do mundo. Já pensando na Argentina... rss
      Abaixo segue algumas fotos do maravilhoso passeio ao Chile.
       





































    • Por crysthyna
      Oiee genteee!
      Olha eu aqui de novo! Então... tô aqui pra fazer mais um relato, dessa vez sobre a Colômbia, mais especificamente, San Andrés!!! Um lugar incrível que eu sempre tive muita vontade de conhecer e quando vi uma oportunidade no valor de passagens super em conta e que batia com meu período de férias, não pensei duas vezes!!! Masssss, eu já havia comprado passagens para ir novamente a Fernando de Noronha e achei que ficaria super caro ir para esses dois lugares em uma única férias, mas pesquisei bastante, fiz meus cálculos e quem já acompanhou algum relato meu aqui sabe como sou de economizar muitooooo...rsrs! Enfim, comprei logos as passagens e depois ia me virar e foi o que fiz! Vi que San Andrés não era um lugar muito caro q comecei a investigar tudo sobre o lugar...hehehe! Já fechei a minha meta de gastos e o passeios que desejaria fazer, infelizmente as vezes é preciso abrir de algumas coisas para realizar uma viagem assim, mas eu nunca me arrependo, pois quero mais é curtir o local e pensar em coisas supérfluas depois... Bom, as passagens custaram pela Copa Airlines a bagatela de R$1.083,00 (incluindo as taxas) saindo do Rio de Janeiro, e já que o preço real foi de R$689,00 e o restante foram taxas, então vc vê que foi super em conta! Mas só depois que comprei é que vi as pessoas comentando que setembro é um mês mega chuvoso em San Andrés e já me desanimei bastante, poxa vida... será que eu ia me dar mal? Mas já estava feito e agora era rezar pro tempo ajudar....rsrs... fui na fé mesmo, minha gente!
       
      Não sou muito exigente com hospedagem, mas para mim uma boa localização é o ideal e como vi também que a ilha era muito quente, eu optei para ao menos o lugar ter ar condicionado e não precisava ser de frente para o mar ou um super hotel nem nada, eu fui pra curtir as praias e não os quartos e a estrutura do hotel, mas como eu sempre disse, existem vários perfis de viajantes, o meu é esse! Eu ficaria no El Viajero, o hostel mais famoso e procurado de lá, cheguei a fazer a reserva pelo booking e tudo, mas uns 10 dias antes eu estava olhando novamente e encontrei uma pousada por uma diferença pouca em quarto privativo com banheiro compartilhado que ficava na rua ao lado do El Viajero, uma localização boa e não pensei 2x!!! Cancelei a reserva anterior e fechei com essa pousada e não me arrependi, pelo contrário, gostei muito! Na verdade, não era uma pousada e sim uma casa de morador que alugava alguns quartos, assim como acontece em Noronha e como já tinha passado por essa experiência não achei problema algum.
       
      O lugar se chama Jackson House Inn e tem até página no face, paguei em 5 diárias a bagatela total de Cop 292.500!!! Muitoooo baratooo! Até fiquei meio receosa...rsrs... mas olha o quarto é arrumadinho, possui ar condicionado, frigobar, tv a cabo, cama de casal e a limpeza é feita todos os dias... Eles deixam vc usar a cozinha da casa que possui todos os utensílios necessários e era lá que eu fazia meu jantar de cada dia....rsrs... o banheiro, apesar de ser compartilhado não vi ninguém usando, parecia até que só eu usava, estava sempre muito limpo! Eu pagaria no El Viajero o valor de Cop 270.000 então vc vê como a diferença é pouca, apesar que no hostel eu teria café da manhã e lá não possui, mas isso não é problema pra mim! Fica perto do comércio e possui mercados próximos e foi lá que fiz uma comprinhas para passar os dias... Ah, não precisei comprar água pois o pessoal de lá também deixa vc utilizar a água potável para beber, eu enchia minhas garrafinhas todos os dias e deixava no frigobar e também levava para as praias, que beleza né?! Hehehe.... Eles lhe dão as chaves, uma do quarto e a outra da porta da casa e assim vc fica a vontade para entrar e sair a hora que quiser e a casa estava sempre vazia, foi bem tranquilo. De onde eu estava para a praia principal eram uns 5min caminhando, bem pertinho! Então, dá pra ver que bela economia eu tive com a hospedagem né?!
       
      Eu sempre coloco uma meta de gastos e dessa vez não foi diferente, acreditem se quiser, eu gastei U$200,00 com tudo, quando digo tudooo, eu digo tudo mesmo! Passeios, hospedagem, alimentação e taxa de entrada na Ilha! Mas ainda voltei com U$10 então na verdade gastei U$190!!! Hahahaha!
      Mas Cris, como vc consegue? Gente, mantenha o foco e controle seus gastos, ainda mais eu que tinha acabado de voltar de Fernando de Noronha e juntei uma viagem na outra, ou era assim ou não ia....rsrs! Bom, como economizar? Em tudo que vc vê que dá pra fazer sem gastar seu dinheirinho suado, eu por exemplo não gastei com táxi do aeroporto para a pousada e vice-versa, pois vi pelo google maps que dava pra ir andando e deu mesmo, eram 10 min apenas do aeroporto e foi super simples, eu gastaria no táxi Cop 15.000 ida e Cop 15.000 volta! Ah, mas isso é bobagem, pra mim não é não... pois de bobagem em bobagem vc nem vê seu dinheiro indo embora! Eu levei dólares para trocar na ilha e o cambio estava péssimo nas casas, fiquei xoxa mas lembrei q tinha o contato de um rapaz que consegui nas minhas pesquisas e procurei por ele... na mesma hora ele levou o dinheiro na pousada e fez a troca pra mim, estava bem melhor do que nas casas de cambio neste dia e ele é super de confiança, todos o conhecem e foi tudo certinho. Eu tive que pagar a taxa de entrada na ilha em Bogotá, onde foi minha escala e lá já troquei U$35,00 para pagar a taxa que era de Cop 99.000 e só aceitava em pesos, então tive que trocar no aeroporto mesmo, mas a taxa não estava tão ruim. Sendo assim cheguei em San Andrés apenas com U$165,00 e consegui me virar com isso.... hauahauhah!!!!
       
      A fila é imensa para fazer a imigração, mas anda bem rápido e olhaaaa, a ilha é bem quente mesmo, parece até o Rio no verão...rsrs! O aeroporto é muito pequeno, mas dá pra atender a todos e já achei o pessoal bem simpático! Eles pedem o comprovante de pagamento da taxa e vc guarda o outro com vc, pois vai precisar mostrar para sair da ilha, ou pagará novamente, então guarde-o muito bem!!!
       
      1º Dia: Fui andando para a pousada, arranhei um portunhol e consegui encontrar a dita cuja, foi fácil até! Olha gente, eu em momento algum tive receio de andar na ilha, nem mesmo a noite, achei tudo super tranquilo, é bem policiado e por isso tive total segurança em andar sozinha, mesmo com uma mochila gigante nas costas...hahahaha! Guardei as coisas, e fui conhecer a praia principal, chama Peatanol e já fiquei bestaaaaa!!! Que coisa lindaaaaaa! Vê se não tenho razão?
       

       
      Estava sol, a praia não estava muito cheia, era baixa temporada e um dia de semana né, então já viu...rsrs
       
      Pesquisei os valores dos passeios e vi que é tudo a mesma coisa, nem adianta pechincar, é tudo tabelado! Passei no mercadinho, abasteci o frigobar, comprei pães, biscoitos, presunto, ovos, sorvete (amooooo) e etc... e fui dormir cedo, pois estava cansada!
       
       
      2º Dia: Acordei cedo e já fui direto para o cais comprar algum passeio, compre direto lá no cais mesmo, pois é mais fácil e vc já saí logo no primeiro barco! Não precisa reservar, comprei o meu na hora e foi ok! Escolhi fazer o Aquário e Johnny Cay que custa Cop 15.000 + 5.000 de taxa em Johnny Cay e foi só pra ter uma idéia de como era, gostei muito dos dois, mas achei pouco tempo no Aquário e já resolvi fazer novamente em outro dia, porém Johnny eu achei suficiente e não gostei muito da muvuca na hora de ir embora e por isso não fiz de novo. O lugar é realmente muito lindo!
       

       

       

       

       

       

       

       

       

       
      3º Dia: Neste dia resolvi Ir para West View, peguei o ônibus no centro que deixa bem em frente e na volta vc pega no mesmo lugar para voltar ao centro. A entrada custa Cop 4.000 e vc ganha um pedaço de pão para os peixes, eles possuem estrutura como restaurante e um trampolim onde o pessoal fica o tempo todo saltando...rsrs! Neste dia desabou uma chuva daquelas e me desanimou totalmente, tinha muita gente chegando na hora que fui embora, não sei se foi por causa da chuva, mas não curti muito o lugar, achei as praias bem melhores! Mas vale a pena conhecer!
       

       
      4º Dia: Acordei cedo, mais uma vez peguei o ônibus e segui para a Playa de San Luis, fica próximo e é muito bonita, o tempo não estava muito legal, sol com muitas nuvens e achei que ia chover novamente, mas depois abriu maior solzão e o dia ficou perfeito! Fiquei alí curtindo aquela praia que estava praticamente deserta ainda e era praticamente toda minha.
       

       

       
      Depois fui esperar o ônibus, pois queria seguir para Rocky Cay, mas ele estava demorando tanto que resolvi ir andando mesmo e foi uma caminhada boa, já que estava muito quente, mas quando cheguei no lugar valeu a pena!!!! Adorei simplesmente maravilhosa! Vc pode usar a estrutura ou só ficar na praia mesmo e eu apenas aluguei um locker na praia para guardar as coisas, eles cobram Cop 5.000 e vc pode utilizar o dia todo. Atravessei a praia até a ilhota que fica um pouco longe, mas vale a pena, é bem legal... Depois fiquei curtindo a praia na sombra, fiz meu lanchinho e aproveitei o resto do dia por alí!
       

       

       
      Atravessei a praia até a ilhota que fica um pouco longe, mas vale a pena, é bem legal... Depois fiquei curtindo a praia na sombra, fiz meu lanchinho e aproveitei o resto do dia por alí!
       

       
      5º Dia: Mais uma vez acordei cedo e neste dia resolvi ir novamente ao Aquário, custou Cop 10.000 e cheguei lá por volta das 08:30 e só saí as 13:00h, foi muito bom!! Estava bem cheio, mas deu pra encontrar alguns lugares mais desertos e aproveitar bastante!
       

       

       
      Algumas pessoas não queriam atravessar para o outro lado, na ilha de Haynes Cay, que é maior e mais bonita (na minha opinião), passei a maior parte do tempo lá e estava muito melhor, no Aquário é muita muvuca!! Dá pra atravessar de boa, pois a água chega somente até a cintura!
       

       
      Não guardei as coisas nos armarios, mas eles tem pra alugar e custa Cop 5.000, também tem mascaras e sapatilhas, mas eu já tinha tudo isso e não comprei na Ilha, levei as minhas mesmo, aqui do Brasil!
       

       

       

       

       
      Na volta fiquei pela praia do Peatanol, ela é uma delícia e eu adorei, super tranquila! Eu deixava minhas coisas na areia e ficava de boa na água... Passei o resto do dia nessa praia e depois curti o pôr do sol, foi ótimo!
       

       

       
      6º Dia: Era meu último dia e meu voo era a tarde, então fui comprar uma lembrancinhas pelo centro e depois arrumei minhas coisas pra ir embora.
       
      Deu pra aproveitar tudo muito bem e com calma, economizei, pois não comi em restaurantes (não faço questão) e sempre procurando priorizar o que estava dentro do meu orçamento. Andei de ônibus, não aluguei mula, pois estava sozinha e sairia bem caro pra mim, mas indico, pois vc deve ver mais coisas e pode dar a volta na ilha. O ônibus custa Cop 2.000 e apesar de serem bem velhos e alguns até quebrados, te leva onde vc quiser...rsrs!
       
      Amei a ilha e a energia que vc sente é incrível! As pessoas são maravilhosas e muito gentis, apesar de não falar espanhol, vc conseguirá se virar muito bem! Voltaria de olhos fechados pra lá e aconselho a quem deseja conhecer o mar do caribe, vistá-la, pois é barata e muito mais acessível! espero que meu relato tenha ajudado vcs! Até a próxima, pessoal!
    • Por brayan.linhares
      Olá Mochileiros e Mochileiras,
       
      Recentemente voltei de uma viagem de 10 dias com minha noiva para Cidade do México, uma viagem sem igual.
      Acompanho o mochileiros.com a alguns anos, sempre lendo os mais variados roteiros de viagem, já montei alguns roteiros através do site que ainda não realizei, e nesta vigem par o México não poderia ser diferente, pesquisei algumas coisas aqui que me ajudaram muito. Através deste relato pretendo ajudar com o máximo de informações quem pretende ir futuramente para este país incrível.
      Vou começar fazendo algumas considerações gerais da viagem, e logo depois um relato dia a dia de tudo que aconteceu.
       
      Por que o México? Na verdade tanto eu como minha noiva pouco conhecíamos sobre o país, a vontade veio depois de ver uma promoção de passagem e surgir a oportunidade de realizar um trabalho fotográfico lá, juntamos isso com uma pesquisa mais a fundo do país e decidimos ir para ver e viver tudo que havíamos pesquisado, alem disso tem o fato da Sara ser estudante de moda e nós dois termos uma marca de roupas, e o México se mostrou um ótimo campo de pesquisa.
       
      Passagens Aéreas: A decisão de viajar já vinha a tempos, mas quando vimos as passagens para o México acabamos definindo nossos destino. A muito tempo que acompanho o http://www.passagensimperdiveis.com.br e um belo dia eles postaram a promoção de passagens para CDMX (Cidade do México), promoções não são novidades mas geralmente os melhores preços são saindo das grandes cidades, e nesta pesquisa encontrei as passagens por R$ 1.070,00 (cada) com todas as taxas incluídas, saindo de Navegantes-SC (NVT), cidade vizinha a minha, o valor normal desse voo NVT-MEX é entre R$ 2.500 e R$ 3.100. Comprei uma passagem pela Decolar.com e outra pela Submarino Viagens, preferi o serviço da decolar.com. Resumindo as duas passagens custaram R$ 2,140,00.
       
      Vôo: No Final meu vôo ficou assim NVT(Navegantes)> GRU(Guarulhos)> BOG(Bogota) > MEX (Cidade do México), Foram 24h de ida e 21h de volta, o vôo de ida de NVT a GRU foi operado pela Gol em parceria com a Avianca, e o de volta CGH a NVT novamente operado pela Gol, na volta tive mudança de aeroporto, pousamos em GRU e sairíamos para o ultimo vôo de CGH, o translado foi feito gratuitamente com ônibus da Gol apresentando o ticket de embarque, se não me engano o ônibus sai de hora em hora, é bom chegar cedo no local de embarque pois os lugares são contados, fomos os últimos a conseguir embarcar no ônibus. Voltando a ordem dos fatos, a partir de GRU os vôos passaram a ser operados pela Avianca, já tinha voado antes de Avianca e recomendo sem duvidas!! Neste caso o vôo era operado pela Avianca Colombiana, ótimo serviço de bordo. entretenimento, atendimento da equipe de bordo e aviões em ótimo estado!
       
      Hospedagem: Na hora de montar o roteiro acabamos decidindo ficar os 10 dias de viagem na Cidade do México para explorar de ponta a ponta a cidade, alem do que perderíamos 1 dia em função do trabalho fotográfico. Então optamos pelo Airbnb, o que se mostrou uma ótima escolha, nós hospedamos no centro histórico, em um apartamento muito bom, perto de restaurantes, farmácias, a 50 Metros do Metro, loja de conveniências e afins. Além de tudo o apartamento era super seguro, estávamos com todo dinheiro em especie e os equipamentos fotográficos, ficaria meio preocupado de deixar tudo isso em um quarto de hostel! Alem de todas as vantagens do apartamento tem a comodidade de pagar tudo pelo cartão ainda no Brasil e parcelar em até 3X, nos hospedamos neste apartamento: https://www.airbnb.com.br/rooms/7651362 Ana nossa anfitriã sempre muito prestativa e atenciosa, dando dica de lugares, restaurantes, lojas e sempre tirava um tempo para conversar com nós sobre os mais variados assuntos, recomendo! Para quem não é cadastrado ainda pode se cadastrar por este link: http://www.airbnb.com.br/c/brayanl3?s=8 assim você ganha um bônus para a próxima viagem e eu também!
       
      Moeda: A moeda corrente no México é o peso mexicano $MXN, preferi levar todo o valor em moeda local, separei cerca de $1.000MXN para gastar por dia, logo level $10.500MXN em especie, não levei travel money e levei apenas um cartão de credito internacional para emergencias, já que o limite do mesmo era baixo, no final acabei usando só para uber (através do app, não necessita ter o cartão em mãos), e também para comprar uma lembrancinha no aeroporto. O câmbio eu fiz ainda no Brasil através da Confidence Câmbio, casa de câmbio presente em todo país, apenas necessário reservar com uns 4 dias de antecedencia. Quando fiz a troca na segunda semana de fevereiro consegui quase o valor de R$1,00 X $4,00MXN, se não me engano R$1,00 comprou $3,87MXN. Uma dica é que pagando mais R$19,90 na hora do câmbio com a confidence você garante que eles comprem a moeda de volta pelo mesmo valor que você pagou, acabei não pagando e gastei até o ultimo peso no México
      Outra coisa que vi é que muita gente leva em dólares e no destino final faz a troca para a moeda local, fiz essa simulação e no meu caso não foi vantagem iria perder cerca de R$200,00. Caso você opte por fazer assim, na cidade do México o melhor lugar para fazer a troca dos dólares é na bolsa de valores (https://goo.gl/IQgW5E) fica na Avenida Paseo de la Reforma, uma das mais importantes da cidade, no link tem a localização certinho, é na salinha com a placa CI Banco.
      Para a configuração de viagem que fizemos, $1.000MXN por dia é suficiente é possível fazer até com menos. Todos as atrações que fomos fizemos por conta propria, em agencia sairia pelo menos 5X mais, ao longo dos relatos vou colocando a questão de valores e como chegar em determinados lugares. Na questão de transporte sempre utilizamos transporte público, e nos alimentamos bem, hora na rua, hora em restaurantes típicos, e poucas vezes em 'bons' restaurantes.
       
      Transporte: Durante os 10 dias tudo que fizemos na Cidade do México foi 95% através do transporte público e caminhando. Nosso meio de transporte mais utilizado foi sem duvida o metro, chegamos a utilizar mais de 6 vezes por dia, em termos de cobertura o sistema é ótima, são mais de 200KM distribuidos em 12 linhas e 195 estações, você consegue ir para quase todos os cantos da cidade de metro é ótimo, aqui tem algumas informações interessantes (http://goo.gl/mWd1t6), mas num geral o sistema é muito bom, tem uma ampla cobertura é barato $5MXN o bilhete, e é seguro em cada estação ha vários policiais. Todo sistema é muito antigo, foi inaugurado em 1969 e desde então não passou por grandes melhorias, os trens são antigos e tudo mais, porem tudo funciona muito bem. Mais de 5 milhões de pessoas utilizam por dia o sistema, de todas as vezes que utilizamos apenas uma ou duas vezes conseguimos pegar o trem vazio a ponto de conseguir sentar, 80% das vezes estava cheio, você conseguia entrar numa boa e ficava em pé apertadinho, e duas vezes foi um parto para conseguir entrar, depois de deixar passar mais de 3 trens e muito empurra empurra conseguimos entrar, depois é só risadas, essas duas situações ocorreram entre 17:30 e 20h fora esses horarios é tranquilo. Quanto a segurança mochila sempre na frente com pertences pessoais, passaporte e dinheiro na doleira por baixo da roupa, tudo tranquilo sempre esperto sem dar bobeira. Nos horários de pico o primeiro vagão da composição é exclusivo para mulheres, apenas uma vez eu e minha noiva nos separamos pois era mais seguro para ela por conta do empurra empurra dos homens, todas as outras vezes fomos juntos no vagão geral e nunca tivemos problemas por conta de outros homens, com vagões cheios se via muitas mulheres em meio aos homens, mas nessas situações de empurra empurra não vi nenhuma, e o vagão de mulheres ia igualmente cheio. Minha opinião geral sobre o sistema, é que é super tranquilo de usar, muitos brasileiros evitam porem achei super tranquilo, é seguro, limpo e barato, fomos em todos lugares que queríamos apenas com o metro, recomendo.
      Alem do metro por 3 vezes utilizamos os famosos e temidos táxis de ruas, utilizamos em trajetos de no máximo 2km por pura preguiça de caminhar. O fato é que existe uma lenda urbana (verídica) que principalmente a noite taxistas sequestram e extorquem turistas, conversando com um amigo mexicano ele me confirmou essas historias e contou que inclusive um hospede seu de nacionalidade suíça sofreu um sequestro que durou 2 dias, os sequestradores o doparam dentro do táxi então faziam saques do seu cartão de credito, depois de 2 dias ele foi liberado. Mas conversando com os mexicanos a orientação para fugir desse tipo de risco é: Se sair a noite para um restaurante ou balada, ao voltar para o hotel peça que alguém do local que você está chame um táxi de confiança, evite pegar táxi nas ruas. Se possível utilize o UBER ou aplicativos como Easy Taxi. Se for pegar táxi na rua durante o dia, tente pegar nos pontos, que são os TAXIS de Sitio, se não encontrar nenhum escolhas os táxis branco e rosa e de preferencia para carros mais novos, segundo um taxistas executiva que fez nosso transfer do aeroporto os táxis branco e rosa seguem a ultima regulamentação. No nosso caso pegamos 3 táxis na rua durante o dia, desses 2 eram carros muito velhos, o que era melhor também era registrado no Easy Taxi, motorista muito simpático e atencioso.
      Utilizamos o Uber por 2 vezes, serviço muito bom. Para o transfer do ultimo dia para o aeroporto foi a melhor opção, muito mais barato que um táxi velho de rua.
      Se você ainda não se cadastrou no Uber, use esse link aqui e tenha desconto na primeira viagem: https://www.uber.com/invite/9sdkheezue
      Ônibus coletivos não utilizamos nenhum, tem também os peseros que são micro-ônibus e não é muito aconselhável por ser um sistema confuso e sem linhas fixas.
      Outra boa opção é o Metrobus, semelhante ao sistema de Curitiba, com linhas fixas estações fechadas e bons ônibus, o valor é o mesmo do metro, nas estações de metrobus você só entra através de cartão, na entrada da estação é possível comprar um cartão recarregável por $10MXN esse mesmo cartão pode ser utilizado no metro.
       
      Alimentação: Uma coisa você pode ter certeza, a comida mexicana que comemos nos restaurantes do Brasil nada tem haver com a verdadeira comida mexicana, tanto pelo sabor quanto pelo preço. Comer no México, mais precisamente na região central é barato comparado ao Brasil. Sabe aquela dica que todo mundo dá, não coma comida de rua? Esqueça, como na rua, nas barraquinhas, nos mercadões, no metro, é muito tranquilo pelo menos uma vez por dia comíamos em barraquinhas na rua, assim como no Brasil é claro que você deve prezar pela higiene do local, e quanto a isso todos os locais que comemos eram muito limpo e organizados, então COMA COMIDA DE RUA! Só assim da pra aproveitar bem a tipica comida mexicana na sua essência.
      Para quem sem preocupa com a comida apimentada relaxa, nem tudo é pimenta no México, a maioria dos pratos vem sem pimenta, a pimenta vem em um recipiente separado e você coloca ao seu gosto, mas para prevenir peça sempre: Sin Chile, por favor. Assim os atendentes sempre te indicam um prato menos apimentado, e no final você acaba se acostumando e sentindo falta da pimenta.
      Quanto ao valor por exemplo um bom café da manhã (Desayuno Completo) Custa cerca de $36MXN por pessoa, vem com Café ou Chá + Suco de Laranja + Cesta de Pães + prato escolhido ou seja muito barato. Na rua se compra 5 Tacos por $30MXN e por ai vai, nossa refeição mais cara foi $320,00MXN o casal, mas foi um verdadeiro banquete em um bom restaurante. Nos bairros como Condesa e Polanco existem restaurantes bem chiques ali a conta pode passar dos $1.000MXN Facilmente. No mais outra boa maneira de economizar são as conveniências, são duas grandes redes e tem em todo lugar OXXO e 7eleven, praticamente uma em cada esquina.
       
      Segurança: Bom a CDMX se mostrou muito mais seguro do que esperávamos, quando se pesquisa sobre se acha muitas comparações entre CDMX e SP. Gosto muito de SP e até moraria lá sem problemas nenhum, mas CDMX se mostrou uma cidade muito mais limpa e seguro para mim, andamos os 4 cantos da cidade desde bairros ricos a periferia e tudo de transporte publico e a pé, o que vimos foi uma cidade limpa, sem moradores de rua, sem ocupações, sem pontos de droga a céu aberto, enfim se existe nós não vimos.
      Os cuidados para andar na rua são os mesmos que tomo em minha cidade, sem ostentar objetos de valor, sempre de olho quando se esta no meio de muita gente, no metro objetos de valor sempre na mochila e a mochila na frente do corpo, ou em bolsos com ziper. Em nenhum momento nos sentimos ameaçados na rua e tal, li recentemente uma matéria que falava que o índice de furtos no metro da CDMX era inferior ao do metro de Londres .
      Também há muito policiamento nas ruas, muito mesmo principalmente na região central, é so andar com o mesmo cuidado que você anda aqui que não há problema algum.
      Bom essas são minhas primeiras dicas e impressões gerais, em seguida vou relatando dia a dia a viagem, com dicas especificas de lugares e tudo mais.
      Deixo aqui um vídeo com um resumo de tudo que vimos e vivemos, em breve continuo as postagens.

      Antes de ver nosso vídeo da uma passadinha e nos segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/mundodequintal/
      Se você gostou do nosso vídeo, entra lá no canal e se inscreve, sempre tem coisa legal saindo
      Segue Planilha com os custos, lembrando que da para ser BEM mais econômico que isto, por exemplo só de presentes e coisas pessoais foram 20% do orçamento total.
      Todos os valores são para duas pessoas:
      Custos Cidade Do México.pdf
    • Por Amilton & Poly
      Aqui estão reunidas nossas experiências cometíveis por terras Lusas .
      Acompanhe tbm nossas viagens pelo Instagram/ Facebook @polymsousa.
       
      Come-se mto bem e com preços mto bons em Portugal. A comida é deliciosa e barata em relação a SP. Por ex: sopa + prato de bacalhau sai em torno de 15 reais por pessoa.
      DICA 1: peça pratos para 1 e divida, as porções costumam ser grandes. Assim é possível pedir entrada, prato principal e sobremesa e ter uma degustação total sem gastar tanto. Os valores são mto parecidos com o que vc gastaria no Brasil comendo arroz e feijão, porém lá vc come bacalhau kkkkk.
      DICA 2: geralmente fazemos compensações, então se um dia esbanjamos um pouco mais com alimentação no outro seguramos a onda e seguimos o baile.
      DICA 3:  Vc encontra os cardápios com valores de todos os restaurantes no site Zomato.
      DICA 4: se não quiser o couvert (pães e patês) é só não mexer que não será cobrado.
       
      Vamos lá:
       
      LISBOA
      -Restaurante Costa Vicentina: ambiente aconchegante, atendimento excelente feito por brasileiros rsrs. Nos receberam com um vinho do Porto! Eles são especializados em comida portuguesa então pedimos pratos com frutos do mar: Gamba Aguille (camarão alho e óleo) + Cataplana de Mariscos + sobremesa Sericaia (lembra um curau) + taça de vinho verde. Tudo delicioso e muito delicado.

       
      -Landeau: onde tem o famoso bolo de chocolate. Tipo um bolo-mousse realmente delicioso. Fomos na unidade da LX Factory mas tem tbm no Baixa-Chiado.

       
      -Restaurante Frade dos Mares: Um ritual gastronômico! Pedimos a sugestão do chef e fomos muito felizes kkkkk: folhado de leite de cabra com doce de frutas vermelhas (couvert) + mexilhões com manteiga de ervas (entrada) + Camarão alho e óleo (entrada) + Polvo a Lagareiro (principal) + Entrecôte maturado (principal) + Leite-creme folhado com abacaxi ao vinho do Porto e sorvete (sobremesa) e ainda um vinho branco delicioso. Meuuu Deus, pensa numa riqueza! Maravilhoso! Se não bastasse, o atendimento é primoroso e rápido e a música ambiente dá um clima. Super romântico. Recomendo muito! Áh lá precisa reservar pq são poucas mesas. Vá, sério.
       

      -Fábrica da Nata (no bairro Restauradores). Lindo ambiente com azulejos portugueses, preparação dos pastéis visível (o que é mto legal, pois se torna uma experiência), ótimo atendimento. No teto estão em movimento forma de pasteis de nata que parecem ter saído do forno, mas é só decorativo kkk. Comemos pão com queijo da serra da estrela e presunto Parma + bolinho de bacalhau + croquete de vitela + pastel de nata com vinho do Porto. Não sabia que faziam essa combinação de pastel e vinho, amamos!!!! Td delicioso mas o pastel de nata quentinho e cremoso foi demais!

       
      -Restaurante Nepalês Himchuli: nunca tínhamos visto comida do Nepal. Pedimos indicação de pratos típicos e veio de entrada ‘papada’ tipo uma torrada com 3 molhinhos. De prato principal um cozido de frango com especiarias e guioza. Tava muito gostoso, o ambiente é todo decorado, tem vela na mesa. O garçom não conseguia entender português e tivemos que fazer o pedido em inglês (hummmm phyna kkkk) e deu td certo kkkkk.

       
      -Alcoa (doces conventuais): São doces típicos portugueses em q a base é gema e açúcar. A história desses doces é interessante e data do séc. XV: as freiras usavam as claras para engomar roupas e como as gemas sobravam começaram a produzir doces com eles (por isso conventual).  O Alcoa é especializado nesses doces desde 1957 e seguindo a tradição ainda o fazem em tachos de cobre. Vários doces deles são premiados. Pega essa: o Coroa de Baronesa feito por eles foi a sobremesa do Papa quando visitou Portugal, pira? Provamos 6 doces premiados, incluindo o do papa kkkk. São deliciosos e uma obra de arte. Se quer algo menos doce aposte no Ovos do Paraíso. Áhh sabe quem tbm estava lá? Willian Bonner e família! Chupa essa manga kkkkk

       
      -Restaurante Cantinho do Avillez: faz parte do grupo de restaurantes do chef José Avillez e este é de comida portuguesa com influência de viagens, achamos mto interessante o conceito. Pedimos Tartar de atum e Ovos à Professor do séc XXI,  kkkk deliciosos. Depois Vieiras e Tagine de Cordeiro. Por fim, sobremesa de Avelã e Cheesecake de framboesa. Tudo é muito delicado e delicioso. O vinho é escolhido com um tablet que contém as informações do vinho e com que comida do restaurante combina, mto legal! Pedimos vinho verde e um vinho tinto q eles estão desenvolvendo. Jantar demais!!!!
       
       
      -Pastéis de Belém (o de Belém de fato rsrs): Esse é o clássico e original desde 1837. Sabia que só eles podem usar o termo “pastel de belém”? É marca registrada. Como a receita é secreta é um pouco diferente dos pastéis de nata dos outros lugares. São deliciosos tbm e não pode sair de Portugal sem provar! Tomamos tbm um galão (café com leite) e um chocolate quente que dá vontade de comer de colher!

       
      -Pop Cereal Café: estávamos mto curiosos pra experimentar por ser super novidade pra gente. O ambiente é td decorado com histórias em quadrinhos, colorido e mtas caixas de cereais. Tem mais de 100 tipos de cereais entre nacionais e importados. A graça é combinar os cereais, adicionar os toppings, escolher o leite e desfrutar.  Como são mtas opções resolvemos pedir as preparações indicadas no cardápio. Pedimos o King Coco e o Heaven is made of chocolate e acrescentamos sorvete de nata kkkk. Cara, q massa!!! Uma delícia, super anos 90, nostalgia total mto legal. Atendimento primoroso! Tem que ir.
       
       
      SINTRA
      -Byron Bar: a entrada do bar fica embaixo e não é mto óbvia mas tenha fé que vai dar certo kkk, tem uma seta apontando para a entrada. O nome é em homenagem a um poeta que visitou a cidade no séc XIX e por ter gostado mto escreveu sobre Sintra. Começamos com um chocolate quente pra tirar a friagem kkk delícia. Experimentamos bolinho de bacalhau e as especialidades da casa: os travesseiros de Sintra e as queijadas. Tudo feito por eles, uma delícia e ainda olhando para a praça onde fica o Palácio Nacional. Finalizamos com o doce Dona Amélia que só tem na região dos Açores e tbm mto bom e experimentamos a Ginginha de Óbidos (bebida bem docinha feita com uma espécie de cereja). Dica: lá o valor das coisas são bem melhores que nos outros restaurantes.
       
       
      -Casa Piriquita: A casa existe desde 1862 e produz desde então os tradicionais Travesseiros de Sintra. Tem que provar! Experimentamos tbm outros doces especialidades deles como Cruz Alta, Joaninha, Queijada, Pastel de Sintra. Deliciosos. Separe um momento para essa experiência gastronômica em Sintra. Áhhh como a casa estava tranqüila pedimos para entrar na cozinha! Vimos a arte acontecendo e ainda conhecemos a família dos "Piriquitos", a Casa foi passando de geração em geração, mto legal!

       
      PORTO
      -Leitaria Quinta do Paço: famosa pelos seus Eclaires. O que que é isso Brasil? São mto delicados, equilibrados no doce e deliciosos! Pra conseguir provar vários sabores pedimos os miniaturas para compartilhar e depois os normais msm kkkk. Meu preferido foi o crocante!!! O chantily são eles que fazem tbm. Os cafés são de marca própria, tem um até com maçã! Experimente!

       
      -Amarelo Torradas: e suas maravilhosas torradas kkkkk. O local é mto charmoso e delicado. As torradas deram a fama ao lugar e não é pra menos: pedimos torrada com avelã e outra com cereais, vem quentinha, com manteiguinha derretida, crocante por fora, macia por dentro, ahhhhh tem que provar. Ainda acompanha geléia e nutella. Mas não se engane, não são só as torradas q são demais, o bolo-mousse de chocolate tbm é incrível.

       
      -Hungry Biker: Um restaurante com conceito mto jovem e decoração em torno das bikes. Fomos atendidos pela Maria que é russa e está aprendendo português. Mto simpática e divertida. Pedimos um brunch e um almoço. O brunch vem com ovos mexidos, presunto parma, pão, feijão (diferente né? Mas delicioso). O almoço vem mexilhões, salada, pão , sopa e acompanha vinho.  Estava uma delícia e os ingredientes de qualidade. Amamos, vale mto  a pena e ainda aproveite para uma troca cultural com a Maria.

       
      -Confeitaria Petúlia: Vimos vídeos sobre eles e a fama do bolo-rei (no fim do ano formam-se filas para comprar o famoso bolo). É uma confeitaria de 1972 com atendimento mto bom. Como ainda não tínhamos experimentado pedimos a Francesinha, prato típico do Porto. Existem várias formas de fazer francesinha, essa leva pão, queijo, embutidos, carne (de porco ou boi), queijo por cima derretendo e molho levemente picante. Ainda acompanha batata frita (passa a batata frita no molhinho pra vc ver). Tomamos uma  cerveja Super Bock (eles disseram que era a combinação ideal kkk). O prato é bem servido viu!!! Pra finalizar pedimos o Bolo-Rei. É como se fosse um panetone mas com mais frutas cristalizadas (como laranja, cereja) e castanhas. Sensacional. Adoramos!
       

       
      -Padaria Ribeiro: existente desde 1878. Atendimento mto simpático. Como é uma padaria tradicional pedimos uma degustação das especialidades da casa. Começamos pelos salgados: bolinho de bacalhau, croquete, empada, pastel de chaves.  Gente, os salgados de vitela e o bolinho de bacalhau são fabulosos. Depois pedimos a degustação dos doces kkkkk e vieram em miniatura (Thanks God, assim podemos comer mais opções kkkk). Mto bons, deliciosos, equilibrados no açúcar e com um cafezinho fecha com chave de ouro.

       
      -Café Piolho:  Restaurante tradicional e popular entre os universitários da época da ditadura. Tds se conheciam e falavam de política, porém qdo alguém diferente entrava eles faziam sinal coçando a cabeça pra indicar q podia ser alguém da ditadura. E assim ficou conhecido como café Piolho kkkk. E lá comemos um Bacalhau com natas maravilhoso e uma sopa de legumes.

       
      -Petisqueira Voltaria: O local é bem pequeno, tem entre 4 e 5 mesas, mas o atendimento é tão caloroso e a comida é tão saborosa que te aconselho a ir sim!! Começamos com uma sangria... azul! Feita com espumante português azul e frutas vermelhas..uauu delícia. De entrada pedimos bolinho de alheira (alheira é um embutido português) super bem temperado, delicioso. De prato um bacalhau a Braz mto gostoso. Áh observe que lá por ser um local pequeno não fazem fritura, usam o forno nas preparações (e ainda fica saudável, olha só kkk). Pra fechar pedimos um Natas do Céu, creme com bolacha que vc vai pegando as camadas de colher...aprovadíssimo! E além de td tem a simpatia do Hugo e da Fátima... dê umas risadas com ele!

       
      -Restaurante Raiz: o restaurante é lindo e conta com 4 andares. Mto aconchegante e romântico à luz de velas. O atendimento é excelente e o Miguel, que nos atendeu, ao explicar os pratos correlacionava com a história de Porto e Portugal. Aliás, eles valorizam suas tradições e recriaram pratos utilizando ingredientes da culinária portuguesa, além de trazerem de volta pratos que haviam sido esquecidos. Pedimos alheiras (vem com ovo de codorna em cima que é a coisa mais linda), é uma explosão de sabores. Depois, Tiborna de Salmão com temperos intensos mas mais suaves que a alheira...pelo amor de Deus, é divino. O tiborna de salmão é um prato que era tradicional no sul do país e eles resgataram.  E como principal Bacalhau com crosta de broa e mel...ahhh gente, é pra fechar com chave de ouro nossa experiência em Porto. De sobremesa um pudim de batata-doce com laranja em calda. Uau que combinação o cítrico da laranja com o doce da batata, bom demais!

       
      BRAGA
      -Nata Lisboa (em Braga kkk):  local mto aconchegante e atendimento mto atencioso msm estando super cheio na hora que fomos. Pedimos uma Tábua Ibérica (uiiii rsrs) com frios e pães deliciosos. Não tem ainda no cardápio pois é novo e foi sugestão deles. Aprovado! Acompanhado de sangria com vinho do Porto rosê (pensa num povo que quer experimentar td nessa vida kkkkk).  E pra adoçar nada de inovar: vamos no famoso pastel de nata kkkk... quentinho com café...áhhhh não tem coisa melhor.

       
      COIMBRA
      -Zé  Manel dos Ossos: Local bem pequeno, com 5 mesas q forma fila na porta (dizem q a espera geralmente é de mais de 1h).A comida lá é fresca e caseira e o prato mais famoso é o tal dos ossos. Pois então vamos prová-lo. Pedimos os ossos com arroz e feijão pra acompanhar. Mas não subestime o arroz e feijão do Manel, é delicioso demaissssss e os ossos tbm... pedimos meia porção dos ossos e 1 de arroz e feijão e foi suficiente. O ambiente é cheio de guardanapos de clientes q deixaram recadinhos. Tem tbm varias decorações inusitadas. Tem que ir!



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