Ir para conteúdo

Peru-Bolívia-Chile - 18 dias (27/07/2015 - 13/08/2015)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fiz o nosso clássico da América do Sul aqui do mochileiros entre 27/07/2015 e 13/08/2015, fomos eu e uma amiga e adaptamos o roteiro de acordo com nossos gostos e necessidades, acabamos mudando mais um pouco durante a viagem e no final ficou assim:

 

1 27/07/2015 Segunda-feira RIO/CUSCO

2 28/07/2015 Terça-feira CUSCO

3 29/07/2015 Quarta-feira CUSCO

4 30/07/2015 Quinta-feira CUSCO/AGUAS CALIENTES

5 31/07/2015 Sexta-feira AGUAS CALIENTES/CUSCO/COPACABANA

6 01/08/2015 Sábado COPACABANA/ISLA DEL SOL

7 02/08/2015 Domingo ISLA DEL SOL/COPA/LA PAZ

8 03/08/2015 Segunda-feira LA PAZ/UYUNI

9 04/08/2015 Terça-feira UYUNI

10 05/08/2015 Quarta-feira UYUNI

11 06/08/2015 Quinta-feira UYUNI/ATACAMA

12 07/08/2015 Sexta-feira ATACAMA

13 08/08/2015 Sábado ATACAMA/ARICA

14 09/08/2015 Domingo ARICA/TACNA/AREQUIPA

15 10/08/2015 Segunda-feira AREQUIPA

16 11/08/2015 Terça-feira AREQUIPA/ CUSCO

17 12/08/2015 Quarta-feira CUSCO

18 13/08/2015 Quinta-feira CUSCO/RIO

 

Minha fonte principal de pesquisa pra montar o roteiro foi o mochileiros (acho que li todos os relatos referentes a esse roteiro que estavam disponíveis na vida rs) e por isso vou dar também a minha contribuição.

 

Na preparação para a trip comprei roupas de frio na Decatlhon, fiz o seguro viagem com a Mondial, fiz uma nova identidade pois a minha estava vencida (mais de 10 anos) e não consegui renovar meu passaporte há tempo e troquei meus reais por dólares, levei o dinheiro na doleira, levei tb cartão para débito caso precisasse, mas não foi necessário.

 

Vou relatar somente os pontos importantes de cada cidade que passei e qualquer dúvida ou informação que precisarem, podem perguntar a vontade...

 

CUSCO – PERU

- Paguei 20S na corrida do aero até o hostel, tem que pechinchar, aliás, esse é o lema PECHINCHAR ALWAYS!

 

- AMEI a Plaza das Armas de Cusco! Sempre cheia, sempre vibrante! Gente do mundo inteiro o tempo todo, é onde tudo acontece, comer, trocar dinheiro, fechar os passeios, descansar....

 

- Chegamos em Cusco na semana de férias peruanas, a cidade estava bem lotada e passeios com pouca disponibilidade

 

IMG_0074.JPG.4e7a18c025dd72c2cee5f4798802dca3.JPG

 

- Fiquei hospedada no hostel Wild Rover, que é um hostel festa, portanto se sua intenção é ter uma linda noite de sono, esquece!rs...

Tem um pub irlandês lá com comida boa e bebida, de todos wild rovers que eu fiquei o de Cusco é o mais bombante, devido à semana de férias o pub ficava lotado pq a galera vinha de outros hostels tb.

Padrão Wild Rover - As camas são sempre deliciosas, com edredom idem, o hostel é limpo, chuveiro quente e o pub sempre bom, eu curti!

 

- Quanto ao câmbio, eu troquei dinheiro todas as vezes no West Union que fica na praça das armas, cotação boa e seguro.

 

- Fechei todos os passeios com a empresa Machu Picchu Roundtrip, que fica na praça das armas, na mesma escada do mama africa, é só procurar o Fabian, que é bem atencioso e solícito. Além de Machu Picchu, fechei tb City Tour, Maras/Moray e Vale Sagrado.

 

IMG_0136.JPG.b193261093c3ea3786c023f2998722b6.JPG

 

- Fui pra Machu Picchu de trem, paguei 220 dólares pelo pacote Trem+Ingresso+ônibus+hostel+guia e foi de longe o passeio mais caro da viagem, mas eu queria me dar esse luxo e amei a experiência... mas pra quem deseja ir pela hidroelétrica fica mais ou menos a metade desse valor.

 

IMG_0376.JPG.0586cb1bb4bdbf8e6784fd556728be16.JPG

 

IMG_0377.JPG.e3a2ed6a7e023d56af6efa622afaebca.JPG

 

IMG_0534.JPG.ac0eb62d0508043e9e828f9598a0508f.JPG

 

IMG_0570.JPG.b301f5aa5d93b6385cd7f2a03a86e112.JPG

 

- Para pegar o bus pra Machu Picchu acordamos às 4 da matina!! ::hein:

A fila é mega gigantesca, mas quando os ônibus começam a sair anda bem rapidinho.

 

- Em Machu Picchu, subimos até a Puerta del Sol (Não subi nenhuma montanha) e achei a vista linda, da pra ver a cidade lá do alto e todas as big montanhas em volta.

 

- Com relação à altitude, eu sentia que o ar simplesmente não chegava nos pulmões, e me sentia mais cansada

que o normal quando fazia algum esforço, mas nada que eu não conseguisse conviver... e Cusco foi a cidade que eu mais senti isso.

 

- Para compras, o meu lugar preferido de toda a viagem foi cusco, achei muito melhor que La Paz, onde td mundo indica... em Cusco o artesanato é mais bem feito, mais colorido e a pechincha rola solta.

Um lugar que gostei muito foi o mercado de artesanias que fica localizado ao final da Av Sol, da pra ir andando ou pegar um taxi por 3S até la.

 

- Além da balada do hostel, no último dia fui na famosa Mama Africa e tb no El Templo, todas são free entry e eu curti mais a mama africa.

 

- Fomos para Copacabana de ônibus pela empresa Huairuro Tours, ônibus bom e confortável, faz uma parada de 1h em Puno para limpeza e depois segue viagem até Copa.

Passamos perrengue na fronteira Peru/Bolívia, estava uma fila gigantesca, uma correria, confusão total e a galera da empresa de ônibus ficou com a gente o tempo todo orientando.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

COPACABANA / ISLA DEL SOL – BOLÍVIA

 

- Na viagem Cusco/Copacabana passamos muuuuuuuito mal pq comemos um sanduíche em Águas Calientes que não caiu bem, foi péssimo, a gente se revezava em quem estava pior...rs acabamos chegamos em Copacabana bem fracas, no caminho conhecemos um grupo de chilenos e outro de franceses e nos juntamos a eles para ir até a Isla do Sol.

 

Nossa ideia inicial era passar uma noite em Copa e ir pra Isla no dia seguinte, mas o povo todo fechou um barco assim que chegamos em Copa e nós fomos tb (quando chegamos em Copa não haviam mais barcos regulares que fazem o trajeto, fechamos com um barco qualquer)

 

- Chegamos na Isla del Sol parte sul (pq os gringos já tinham hotel reservado) e fechamos uma hospedagem bem gostosa, com uma vista linda do lago... mas a água da ducha não era totalmente quente e não tinha descarga!!! Oi?

É, isso mesmo, benvindos à Bolívia!

 

- Agora um ERRO que cometemos... no calor do momento de chegar na ilha e fraquíssimas por ter passado a noite mal esquecemos de deixar as mochilas em Copa, ninguém deixou, não deixamos também, levamos tudo pra ilha, ERRO! Muito ERRO! NÃO FAÇAM ISSO!

São centenas de milhares de degraus... rs... eu quase morri! Minha mochila pesava 14Kg. Portanto galera, deixem suas mega mochilas em Copa!

 

IMG_0598.JPG.7127deaab02f73fc842c6d8797e7d21b.JPG

 

- A parte sul é bem estruturada de hospedagens e restaurantes, e tem uma vista bonita, mas pelas fotos que vi, a parte norte tem uma vista infinitamente mais linda.

Não fiz o trekking pq não aguentava.

 

- No dia seguinte tomamos café com vista pro lago e voltamos com o mesmo barco que viemos até copa.

 

- O barco foi muuuuito animado, nem vi passar as 2h até a ilha, a galera era bem legal e a gente foi brincando a viagem inteira e na volta tb, os meninos pularam no lago... foi uma festa.

 

IMG_0654.JPG.af599d058e486d07597a1020cb1ae184.JPG

 

- O ônibus até La Paz é uma loucura, por mais que vc escolha, sempre vai ser uma bosta.

Benvindos à Bolívia (Parte2) !!

Como era somente 4h de viagem, deu pra levar... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

LA PAZ

 

- Chegamos em La Paz no domingo e tinha uma guardinha na frente da rodo que nos ajudou com o táxi, estávamos com tanto medo que entramos no banco de trás no taxi, nós duas e nossas 2 mega mochilas... rsrsrs

Não dava nem pra mexer o dedo. Loucas!

 

- Nos hospedamos no Wild Rover

 

- Como passamos somente um dia em La Paz, não fizemos muita coisa, foi só conhecer a cidade mesmo, o centrinho, mercado das bruxas, e pegamos o teleférico (pegamos a linha vermelha acho, nada de mais. Os teleféricos são bem novos e parecem seguros).

 

IMG_0666.JPG.b7ae0f7f88f28bfdc81074eb0a7b1837.JPG

 

IMG_0667.JPG.aa3eb7b5bce9732b1abe1feaff39e2e9.JPG

 

IMG_0668.JPG.21b4e88e5b9d7c6525657d5a30c6057d.JPG

 

Eu não esperava nada de La Paz e não me surpreendi em nada.

- Compramos o ticket do ônibus para Uyuni na agência do hostel, empresa Trans Omar, compramos cama, ônibus Ok, dormimos super bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

UYUNI

 

- Chegamos em Uyuni por volta de 7:30 da manhã, vem várias empresas te abordar ao sair do ônibus, como já tínhamos algumas em mente, topamos ir pra agência Tiago Tours dar uma olhada e fechamos com eles por 700B pelo tour de 3 dias com saco de dormir (è só barganhar um pouquinho que consegue), o legal dessa empresa é que sempre tem brasileiros e nós somos um povo muito animado rs.

 

- O Tour saiu por volta de 11:00, compramos água, alguns snacks, balas e bebidinhas pras noites frias, nosso motorista se chamava Benito e era ótimo. Em muitos relatos que li, pessoas relatavam problemas no tour do salar e todos diziam que o sucesso do tour dependia muito do motorista e da galera do carro, quanto a isso, demos muuuuuuita sorte, Benito tirou todas as fotos no salar, dava ideias, tinha bonecos no carro...no nosso grupo havia mais dois brasileiros, a Lelet e o Morrice que no fim do tour já eram meus amigos de infância rs, nos divertimos horrores!!! O resto do grupo era composto por duas suecas, tia e sobrinha, tentamos incluí-las, mas elas não estavam muito interessadas, mas eram tranquilas.

 

IMG_0786.JPG.413dd0d4340269cc8638e5540c216856.JPG

 

- O tour foi incrível!

* Os alojamentos eram melhores do que eu pensava

* A comida delicinha

* Paisagens espetaculares que pareciam pinturas

* Consegui tomar banho as duas noites, na primeira o nosso alojamento tinha ducha caliente por 10B e na segunda noite o alojamento de uns amigos tinha a ducha tb por 15B.

* Quem usa lente de contato, como eu, leve bastante soro, tem muito e vento e muito sal e poeira, então a lente embaça o tempo todo.

* O primeiro dia pegamos calor no salar (Use bastante filtro solar e os óculos de sol são super necessários), mas as noites foram congelantes e os outros dias tb muito frio, perto das lagoas ventava muito e o frio era horroroso, levem luvas e meias grossas.

* Outros 2 itens muuuuuuito importantes:

Protetor labial, pode ser o bepantol, nívea, manteiga de cacau, qq um, apenas leve, a boca fica muito seca.

Lenços umedecidos, na verdade esse item é importante para toda a viagem, eu tive sorte de conseguir banho nos alojamentos, mas li muitos relatos de pessoas que não conseguiram, aí entra o lencinho...

 

IMG_0886.JPG.3b8fd0ddb14a299ba3760206bf85e19e.JPG

 

IMG_0968.JPG.3c41d84554cd851f069522a6d6e9f780.JPG

 

IMG_1017.JPG.26fe0dd0738492e33ba0d98eac6013d5.JPG

 

IMG_1130.JPG.da37f44b65b672434a0218ecbfe52c91.JPG

 

IMG_1147.JPG.37d70c7e8eb6c923f9cf50f626851e07.JPG

 

IMG_1245.JPG.6984623ce00129e1b43b3effa39054d2.JPG

 

IMG_1290.JPG.a5f4ef3b26ed92e44c8a4101d7dadf8a.JPG

 

IMG_1335.JPG.570426e311f687e11d11c6a31de366e8.JPG

 

As paisagens são todas maravilhosas, tudo parece pintura, é até difícil escolher as fotos, rs.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

SAN PEDRO DO ATACAMA

 

- San Pedro é o lugar mais caro da viagem, não da pra negar, mas também é um dos mais lindos... juro, deu vontade de morar por um tempo.

 

IMG_1424.JPG.b41e995d74a208aeeb56ff65ce434760.JPG

 

IMG_1677.JPG.722e027801ecd292c86edb6b60e1edcd.JPG

 

- Ficamos hospedadas no hostel Corvatsch, chegamos sem indicação e sem reserva, achamos o hostel novinho, bem estruturado e limpinho, a dona é brasileira, mas não é muito simpática e nem muito flexível, o hostel é cheio de regrinhas, não pode guardar a mochila depois do checkout, não pode ficar na cozinha depois das 10, tem horário pra banho tb... achei meio engessado... mas no geral a experiência foi boa.

 

- Um restaurante que eu indico é o Barros, a estrutura é bem rustica, mas a comida é deliciosa! Comi um spaghetti ao pesto e no outro dia uma salada ceasar, tudo maravilhoso e enoooorme, os pratos são super bem servidos e da até pra dividir.

 

IMG_1673.JPG.aeee9b552f5ba7b44c8d60d2d5dcfccf.JPG

 

- Quando vc chega em San Pedro e começa a pesquisar sobre os passeios, percebe que muitos paisagens são bem parecidas com as do deserto que vc acabou de passar, claro que não são idênticas, claro que cada passeio tem suas particularidades, mas como eu iria ficar pouco tempo na cidade queria coisas que fossem um pouco diferentes, então escolhemos os seguintes passeios (Agência : Aventura San Pedro):

 

- Tour Astronômico (Eu queria muito fazer! Gostei, mas não amei, talvez eu tenha criado expectativa demais)

 

- Vale de Luna e Vale de la Muerte (Imperdível de San Pedro! Diferente de tudo, uma paisagem espetacular pra curtir o fim de tarde)

 

- Laguna Cejar (A concentração de sal na água é tão grande que nos faz flutuar sem nenhum esforço, a lagoa é linda, mas fomos de manhã e a água estava muuuuito gelada, acabei não entrando, mas meus amigos entraram e curtiram a sensação, no fim, a visita valeu pelo visu)

 

- Vale do Arco-Íris (É um local que ainda pouco explorado pelos turistas, acredito que poucas agências oferecem o passeio, no vale existem rochas e montanhas de cores diferentes, prevalecendo o verde e diferentes tons de marrom, e ainda no mesmo passeio, visitamos uma área com vários petroglifos, eu amei!)

 

IMG_1701.JPG.671159c1ccec9e5bee066b80a18e06a4.JPG

 

IMG_1458.JPG.396d8dfa37277118fec9873bffa461ce.JPG

 

IMG_1599.JPG.16fa16ad9fe3081e9470c36d68e55f77.JPG

 

- Tem um barzinho que vale a visita pra quem curte tomar uma cervejinha e enturmar, ele se chama Chelacabur e só vende cerveja, sempre tem música e uma galera animada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

AREQUIPA

 

- Chegamos em Arequipa depois de uma viagem cansativa, de San Pedro para Arica pegamos o ônibus da Turbus, que sai da rodô às 20:00h e vai direto pra Arica. Chegamos em Arica às 6:00h e pegamos o táxi para Tacna, de volta ao Peru a diferença é de -2h, por isso, em Tacna pegamos o bus para Arequipa às 7:15h e chegamos em Arequipa às 13:30, mortas com farofa...

 

- Me hospedei no Wild Rover novamente e ganhei a camiseta, é só pedir!

 

- Estava tendo festa, disseram que era aniversário da cidade, estava uma loucuuuuura, não dava nem pra andar, hava desfiles no meio da rua e muuuita gente por todos os lados.

 

- Fiz o Free Tour a pé que teve início às 10:00h, é uma iniciativa de universitários, eu achei ótimo! Dá pra aprender um pouco sobre a cultura local, curiosidades e fatos bem legais, no fim cada um dá uma gorjeta ao guia.

A cidade é linda!

 

IMG_1708.JPG.6fda751f9a67aaa5e824628cf7919ebc.JPG

 

IMG_1705.JPG.58870b457ed26a512e5c4efb8e839ef7.JPG

 

- Fomos ao monastelio Santa Catalina, que é um convento que parece uma cidadezinha, da pra quase se perder... na verdade a graça é se perder pela bela arquitetura, paredes coloridas e muitas flores... vale super a pena!

 

IMG_1754.JPG.95c45eb1286a55e78cbc6092d9700ff5.JPG

 

IMG_1735.JPG.1d0d47ce4605615ec4c79c54a9d002d0.JPG

 

- O outro passeio foi o tour pelo Colca Canion, até fazer o tour eu não tinha certeza se queria mesmo fazer, procurei por uma empresa bem barata e pagamos 45S pelo tour de um dia, a van era boa, mas o guia e a organização eram muito ruins, é um tour bem cansativo pq vc sai do hostel as 3:00h, mas uma vez que vc está em Arequipa acho que vale a pena conhecer, as paisagens foram o q mais gostei...

 

IMG_1840.JPG.15280edf0e68d8b1d47c5666e495eb4c.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Lindona!

Embarco no dia 2/11 e vou fazer um trecho igual ao teu :D

Obrigada por compartilhar as informações.

Algumas perguntinhas:

Tu levou dólares ou reais?

Tens como colocar os valores dos passeios no Atacama?

Para comprar as passagens de ônibus geralmente é através de agência ou dá para comprar na rodoviária das cidades?

Abraço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Xará!

 

Então, levei dólares, na época troquei por 3,28 e achei mais vantajoso, mas todos os lugares trocavam reais tb.

 

Nos passeios do Atacama eu estava com uma galera que conheci e conseguimos um descontinho foram todos (Vale de la luna e vale de la muerte + Valle do Arco ìris + Laguna Cejar) por 35.000 Pesos e o tour astroômico saiu à 17.000 Pesos (porém, foi beeeem meia boca)

 

As passagens de ônibus, algumas vezes comprei em agências e outras na rodoviária, quando a rodo era longe eu não gostava de perder tempo indo la e pesquisava nas agencias, quando era perto eu ia la mesmo... geralmente a diferença não é grande.

 

Qualquer dúvida é só gritar! rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito obrigada Xará :D

Só para eu ter uma base na hora de barganhar ;)

Mais uma perguntinha... eu estarei em Cusco e tenho duas opções:

1) de Cusco ir pra Puno - Titikaka direto

2) ir de Cusco a Arequipa e depois voltar indo a Puno

Pergunta: pra vc valeu a pena ir à Arequipa?

No meu caso é meio fora de mão, mas se for bacana estou disposta a ir... qual a tua opinião?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...