Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

5 dias incríveis na Bósnia

Postado
  • Membros

5 dias na Bósnia

Em agosto e setembro desse ano eu fui para a Áustria, Eslovênia, Bósnia, Montenegro e Croácia no caminho para a Itália, onde eu estou fazendo intercâmbio. Resolvi contar um pouco sobre a Bósnia porque é o destino menos popular, e eu achei o país incrível.

Dia 1

Eu cheguei em Sarajevo as sete da manhã do dia 8 de agosto, o que significa que deveria ser verão. Apesar disso, a temperatura estava em cinco graus. Eu tinha pego um ônibus noturno em Podgorica, Montenegro, e por isso cheguei na Rodoviária de Istočno Sarajevo, ou Sarajevo do leste, que na verdade não fica na Federação da Bósnia. Após a guerra, a Bósnia foi dividida entre a Federação da Bósnia e a República Srpska, onde eu estava, o que significa que os letreiros eram em cirílico e o transporte público para o centro da cidade era precário. Então se você quer ver logo de cara como o país ainda é dividido, é só chegar em Istočno Sarajevo. Eu peguei um táxi para o meu albergue, como eles tinham recomendado no email.

Eu cheguei uns 15 minutos depois no War Hostel, albergue que eu tinha escolhido porque ele simula as situações do cerco e é mantido por uma família que passou a guerra toda em Sarajevo. As janelas são tampadas, os cobertores são militares, os lockers são antigos cases de munição e a lâmpada do meu quarto era uma latinha em soldados treinavam a mira. No albergue você vê recortes de jornal e instrumentos improvisados que eles usavam para recolher madeira e água da chuva. O mais interessante: era um lugar em que eu podia conversar sobre a guerra livremente, sem ofender ninguém. Eu cheguei e logo me colocaram em um quarto para que eu pudesse dormir um pouco antes de fazer o check-in.

Todas as noites no albergue nós víamos filmes ou documentários sobre a guerra e nos sábados tem uma festa no bunker.

No primeiro dia eu marquei de participar de alguns tours com eles no dia seguinte (vou falar deles daqui a pouco) e recebi um mapa com dicas da cidade. Saí para ver a ponte latina, onde o Arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado, o que deu início a primeira guerra, e o bairro turco, o Baščaršija. Ele é o centro cultural da cidade, onde você pode visitar mesquitas (eu visitei o complexo Gazi-Husrev Beg, que é maravilhoso) e beber o tradicional café bósnio. De tarde fiz o Free Walking Tour oferecido pelo Tourist Office, que me levou novamente ao bairro turco e a ponte latina, a vários lugares da guerra, como o mercado onde dois massacres aconteceram, a vários prédios da época austro-húngara e aos templos de quatro religiões que coexistem no centro da cidade (o povo de Sarajevo tem muito orgulho da sua cidade multicultural).

IMG_20150908_223134.jpg.3c3ebbcfa6df51c1728cc18ddc00aa17.jpg

IMG_20150910_190608.jpg.d1a91c0ba4a1a8f4b988b04144e30b90.jpg

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi julia, adorei a viagem. Estava pensando em ir pra bosnia e agora quero msm ir. 

Minha duvida eh. Como foi pra reservar os tours? Foi no dia ou voce achou algum site pra fazer. Estou tentando achar voos pra la mas vi que terei de fazer deslocamentos (croacia ou budapeste).

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

@juliabm Muito bom seu relato! :)

Eu e meu namorado teremos 6 dias inteiros na Bósnia, pensamos em ficar alguns dias em Sarajevo e depois alugar um carro para conhecer outros lugares, mas ainda estou meio perdida.

Quantos dias você acha ideal para conhecer Sarajevo?

Separei alguns lugares que parecem interessantes mas provavelmente não conseguirei ver todos: Mostar, Blagaj, Pociteli, Kravice Waterfalls, Jajce e Travnik. Tem algum que você acha imperdível? Alguma sugestão de roteiro?

Obrigada!

Postado
  • Membros

@juliabm Olá Júlia, tudo bem? Ainda está por aí?

Você falou que acordou cedo pra pegar o trem de Saraievo pra Mostar, mas, em seguida, disse que chegou às "duas horas da manhã". Poderia esclarecer isso? Quanto tempo durou essa viagem? Obrigado.

Mari, acredito que dê pra conhecer tudo com um carro disponível. É um país pequeno, as distâncias entre as atrações igualmente pequenas.

Postado
  • Autor
  • Membros

@Taciano Bahia oi, tudo bom? Foi um erro, acho que quis dizer que cheguei duas horas mais tarde. Lembro que cheguei em Mostar e nos ofereceram café da manhã no albergue, então ainda era cedo. Mas a Bósnia é um dos mus países preferidos, vale muito a pena.

Postado
  • Membros

Tudo bem. Entendido e obrigado.

De nada, Mari.

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá, Júlia, lendo mais uma vez esse incrível relato sobre a incrível Bósnia e Herzegovina ::otemo::

Tenho algumas perguntas, um interrogatório rsrs...  lembra por qual lado do túnel da esperança vocês foram, o da casa museu? A excursão "louca" durou apenas um período e passou por várias atrações, né, achou que o tempo foi suficiente? Chegou a ir em Blagaj? E, quantos dias a mais ficaria em Mostar? Lembra qual empresa e horário foi pra Dubrovnik, e se passa em Medjugorje e Capljina?

Ahh, se me permite, uma correção, a olimpíada de Saraievo foi em 1984 e não em 2016 ::prestessao:: ::lol4::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.