Ir para conteúdo

MOCHILADA CLÁSSICA: 29 dias FODAS por Bolívia, Chile e Peru (JUL/2015)


Posts Recomendados

  • Membros
Po..então..queria saber qual foi a empresa que vc fez o Salar e as que vc fechou os passeios em La Paz. To anotando todas as referências. Boas e negativas..rss

 

 

Então, como eu disse, uma garrafa vazou na minha mochila (isso foi em Arequipa) e inutilizou meu bloco onde eu tava anotando as paradas, perdi tudo e depois disso acabei parando de anotar. Eu nao lembro o nome da empresa do Salar, mas vou perguntar pro pessoal que conheci lá se eles sabem. Mas foi tudo tranquilo, deu tudo certo. Só deixo uma dica: dê uma olhada boa lá, pesquise, peça informações, veja preços em mais de uma agencia - essa é a dica geral que todos dão e deve seguir. Não faça como eu fiz, eu fechei na primeira que encontrei hahaha sorte que deu tudo certo. No momento oportuno explico porque fiz isso.

 

Quanto a empresa em La Paz, eu acabei fechando na agencia do próprio Loki, mas eu só fiz Chacaltaya e a Cholitas Wrestling. Não fiz mais passeios lá, como estrada da morte, Tiwanaku e passeios de quadriciclo, por dois motivos: financeiros e 'caganeira" hahaha

A agencia do Loki é mais cara, devo ter pago 10Bs a mais por Chacaltaya fechando por lá (de novo, me desculpe, mas nao tenho os valores), mas como eu tava meio baleado, fechei la por comodidade. A luta de cholas voce pode ir por transporte publico ou taxi, mas como eu nao tava mt bem fiz pela agencia e paguei alguns bolivianos a mais, mas tinha onibus me buscando no proprio hostel, bem mais comodo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Aeee! Acompanhando.

Me envia essa apostila Matheus, por favor: lucy_ana-alcantara@hotmail.com

 

 

Oi Lu, tudo bem?

Você pode me mandar um email pedindo o envio da apostila? Fica mais fácil porque agora eu nao tenho ele, quando estiver no pc eu ja envio pra voce direto se voce tiver me enviado o email.

Meu email é matheus.sansilva@gmail.com

 

Obrigado por acompanhar, espero poder ajudar um pouquinho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Po..então..queria saber qual foi a empresa que vc fez o Salar e as que vc fechou os passeios em La Paz. To anotando todas as referências. Boas e negativas..rss

 

 

Então, como eu disse, uma garrafa vazou na minha mochila (isso foi em Arequipa) e inutilizou meu bloco onde eu tava anotando as paradas, perdi tudo e depois disso acabei parando de anotar. Eu nao lembro o nome da empresa do Salar, mas vou perguntar pro pessoal que conheci lá se eles sabem. Mas foi tudo tranquilo, deu tudo certo. Só deixo uma dica: dê uma olhada boa lá, pesquise, peça informações, veja preços em mais de uma agencia - essa é a dica geral que todos dão e deve seguir. Não faça como eu fiz, eu fechei na primeira que encontrei hahaha sorte que deu tudo certo. No momento oportuno explico porque fiz isso.

 

Quanto a empresa em La Paz, eu acabei fechando na agencia do próprio Loki, mas eu só fiz Chacaltaya e a Cholitas Wrestling. Não fiz mais passeios lá, como estrada da morte, Tiwanaku e passeios de quadriciclo, por dois motivos: financeiros e 'caganeira" hahaha

A agencia do Loki é mais cara, devo ter pago 10Bs a mais por Chacaltaya fechando por lá (de novo, me desculpe, mas nao tenho os valores), mas como eu tava meio baleado, fechei la por comodidade. A luta de cholas voce pode ir por transporte publico ou taxi, mas como eu nao tava mt bem fiz pela agencia e paguei alguns bolivianos a mais, mas tinha onibus me buscando no proprio hostel, bem mais comodo.

 

 

Ah sim!!!

 

Ta ótimo cara! Já ajudou bastante!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

02/07/2015 - DE SANTA CRUZ PRA SUCRE

 

Cerca de 2h25 da manhã do dia 02 de julho, cheguei em Santa Cruz de la Sierra, enfim estava na Bolívia. Tem que preencher uns papéis de imigração, voce recebe um papelzinho de volta. NAO PERCA! Esse papel é uma especie de comprovante que voce fez os tramites legais de entrada no país e voce precisa devolver ao sair - caso voce perca, tem que pagar uma taxa.

 

Se voce ja leu algum relato desse mochilão, voce ja sabe o esquema no aeroporto de Santa Cruz. Voce passa no raio x e aperta um botão, se acender uma luz verde, voce pega sua mala e vai embora, se acender a luz vermelha, sua mala é revistada por bolivianos mascarados prontos pra encontrar drogas e produtos quimicos e ilegais. Obviamente, como belo azarado, minha luz foi vermelha e minha mala foi revistada tão bem que dava pra passar até armado.

 

Bom, eu nao tinha a menor intenção de ficar em Sta Cruz, queria ir direto pra Sucre. Em todos os relatos que eu li, todo mundo sempre recomendou ir de aviao porque a viagem de onibus demoraria quase um dia e a estrada é perigosa, entao decidi ir de avião. Comprei com uns 10 dias de antecedencia, paguei 53,94 dólares, pela Amaszonas. Mas o voo só saia as 10h da manha, ou seja, eu tinha ainda cerca de SETE HORAS E MEIA no aeroporto minusculo ridiculo Viru-Viru. Consegui dar umas cochiladas lá, tudo uma merda, comi alguma coisa que nem lembro o que e as 10 horas da manha tava pegando meu voo. Atrasou uns 15 minutos, coisa pouca. Antes das 11h eu tava pousando em Sucre e ri pra caralho com aquele aeroporto hahahah alguem aí ja jogou GTA V? Ta ligado o hangar que o Trevor tem? É igualzinho haahha se voce procurar foto no google nem parece, mas me senti nesse cenario aí de gta

 

Grand-Theft-Auto-V-Arms-Trafficking-Missions-Guide.jpg.26a71040b5f3d6cff2009de8986ff38e.jpg

 

Nao vi ninguem que parecia ser estrangeiro no voo, todos que reparei eram de descendência indigena.

 

Assim que saí do aeoroporto tinham uns taxis esperando, negociei e pedi pra ir pro hostel KultuBerlim, na Calle Avaroa, 326. Eu tinha algumas outra opçoes de hostel, mas eu tava morto, duas noites sem dormir, fiquei la direto. O hostel é bom, arrumado, café da manha tava incluso, dormitório misto com 8 camas, paguei 50Bs.

 

Cheguei no hostel cerca de 12h, nao podia fazer check in ainda. Deixei minhas paradas la e fui comer algo. Parei num restaurante qualquer, comi um hamburguer e batata que o cara merece né hahah dei uma primeira volta rapida na plaza de armas, muita aconchegante, por sinal

 

Voltei pro hostel, tomei um banho e fui pra rodoviária logo resolver minha passagem pra Uyuni. Tem uma empresa que faz o trecho Sucre-Uyuni duas vezes ao dia, umas as 11h e outra no final da tarde/inicio da noite (nao lembro a hora exata). Resolvi ir andando pro terminal de buses, cerca de 2km se voce souber o caminho. Se voce nao souber e for perguntando, com todas aquelas subidas e a altitude, pode demorar uns 35min facilmente, como foi comigo. Chegando na rodoviária começou aquela doidera boliviana, geral gritando uma porrada de destino e nao da pra entender nada. Eu parei a primeira pessoa que encontrei e perguntei onde comprava passagem pra Uyuni, me indicaram na hora, achei rapidinho. Optei por comprar pro dia seguinte de manhã, onde eu poderia chegar em Uyuni no final do dia seguinte. Achei a melhor opção porque eu precisava muito descansar antes do salar, ja tava duas noites sem dormir. Passagem comprada pro dia seguinte as 11h. 100Bs, nao teve choro, nao deixaram pechinchar, infelizmente. O nome da empresa é 6 de octobre.

 

OBS: acho que sai mais barato comprar passagem pra Potosi e de la comprar pra Uyuni, mas eu tava mortao, precisava de um descanso antes do salar (o que foi uma boa escolha, dormi mal lá, mas isso fica pra depois).

 

Agora era hora de conhecer um pouco mais Sucre. Peguei um onibus maluco lá, baratinho, em menos de 5min já tava na Plaza de Armas. Aaah, tem uma rua la perto da Plaza com varias casas de cambio, só perguntar pra alguem que te indicam qual é, e lá voce ve qual ta com a melhor cotação.

 

Rodei pelos entornos da Praça pra conhecer e tal. O centro de Sucre é muito bonito, varias construções iradas, quase tudo branco. Tirei umas fotos e decidi subir pro Café Mirador. Um cafe bem alto com um mirante com uma vista bem maneira, pena que minhas fotos de lá ficaram uma bosta. Tomei um suco e voltei pro hostel. Já era final do dia e começava a esfriar. Chegando no hostel, decidi tirar um cochilo, dormi uns 40min. Acordei e fui dar mais uma volta na cidade pra ver como era a noite. O centro fica mt maneiro a noite com tudo aceso, praça movimentada. Era hora de dar uma economizada na comida e encontrei um buraco com duas mulheres fazendo uma hanburguesa imensa com papas extremamente gordurosas por 5Bs. OBVIO QUE COMI ISSO.

 

Eram umas 21h, voltei pro hostel, tomei mais um banho e fui pro bar e tomei a primeira cerva local, uma Pacena. Boa, mas nada demais. Alias, nao teve nenhuma cerveja em todo mochilao que achei foda, a maioria boa, mas nada absurdo. O ponto negativo do hostel foi o bar, mas ai pode ter sido azar meu. A galera bem desanimada, a maioria das pessoas estavam com livros, tablets e notebooks planejando a viagem. Conversei com dois chilenos um pouco, fiquei um pouco na internet e umas 23h30 fui deitar.

 

Até porque no dia seguinte eu iria pra Uyuni, o primeiro ponto alto da viagem, iria conhecer a primeira pessoa que me mostrou que se é mochileiro é amigo e iria começar a ter uma ideia do frio que eu ia enfrentar!

 

FOTOS:

598dd2138a8fb_Sucre-calle.jpg.d66ddf805223fbec8e5726482261eb88.jpg

598dd213b6570_Sucre-plaza.jpg.1326a2369715f047002de3167bce61f0.jpg

598dd213cc9b1_Sucre2.jpg.0fbf0a80836a6ebc7a92e75e799f5525.jpg

Sucre.jpg.34efa8b355d14a1c9fbf9adaaccef200.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

03/07/2015 - IDA PARA UYUNI: O PRIMEIRO PONTO ALTO DO MOCHILÃO SE APROXIMA

 

 

Como eu disse anteriormente, nesse dia eu iria para Uyuni pegando o ônibus 11h em Sucre. Optei por ir de manhã porque eu tive algumas noites sem dormir e só tinha dormido uma noite na altitude ‘leve’ de Sucre. Queria chegar no final do dia em Uyuni, procurar lugar pra dormir e agencia com calma e ter uma noite de adaptação na altitude de la.

 

Acordei umas 8h e pouco, tomei um banho. Alias, esqueci de comentar que já vi logo de cara a diferença de cultura. Tinham duas dinamarquesas no meu quarto que andavam de calcinha e sutiã, toalha enrolada, coisas que dificilmente brasileiras fariam assim em quarto misto. Eu tinha café da manha incluso, comi, fiz checkout, aproveitei um pouco o wifi de lá e umas 10h peguei o taxi pra rodoviária. Bem perto, ficou bem barato.

 

OBS: sempre que eu pegava taxi sozinho com meu mochilao, eu evitava colocar ele na mala, deixava sempre comigo pra evitar sair do carro e o motorista meter o pé.

 

Chegando na rodoviária, só esperei a hora, paguei a taxa de embarque (SEMPRE TEM QUE PAGAR UMA TAXA DE EMBARQUE) e cerca de 11h20 o ônibus saiu. Vi que teve um maluco que chegou em cima da hora e quase ficou pra trás, sorte dele que rolou um leve atraso. Dormi pra caralho na viagem, li um pouco, comi umas besteiras que eu tinha comprado no dia anterior. O ônibus fez poucas paradas e todas bem rápidas, eu nem saltei. Ao longo da viagem entram varias cholas vendendo umas paradas pra comer, achei melhor não comprar ahaha foi tranquilao, eu não ligo muito de ficar em ônibus assim, especialmente olhando a vista que, por mais que não tenha sido nada demais, eram paisagens totalmente novas e diferentes pra mim

 

Cheguei em Uyuni, eu acho, entre 17h/18h, já estava um frio da porra lá. Leve roupa de frio na mochilao na sua mao, especialmente se você chegar la de madrugada, e detalhe que o ônibus te deixa no meio de uma rua, no meio do nada. Enquanto eu tava na confusão pra pegar meu mochilao, o cara que se atrasou no ônibus vira pra mim e fala: “você é brasileiro, mano?”. Obviamente, atrasado só podia ser brasileiro hahah ele tinha me visto mexendo na mochila dentro do ônibus e viu meu passaporte, ele também tava viajando sozinho, ia encontrar os amigos em Uyuni depois do passeio do salar. Nome dele era Lineker, conversamos rápido ali na hora e fomos andar pra procurar hostel, mas na hora já começaram a oferecer o passeio, uma porrada de agencia. Resolvemos já dar uma olhada.

 

Meu objetivo era fazer o tour de 3 dias e pegar o transfer pra San Pedro do Atacama, o Lineker só faria o passeio de 2 dias e voltaria pra Uyuni pra encontrar os amigos dele que começaram o mochilao na frente e tinha começado o tour no salar no dia anterior.

 

Entramos na primeira agencia e, indo contra todas as recomendações, fechamos já na primeira hahah a mulher mostrou varias fotos, tinha folders explicando detalhadamente o passeio, foi solicita e mostrou no papel dela que outros 4 brasileiros haviam acabado de passar la e fechado o passeio, ela me mostrou inclusive o papel que eles preencheram pra eu ver que era verdade. Eu paguei 650 Bs pelos 3 dias de passeio pra começar na manhã seguinte, com guia e alimentação e uma diária num hostel em Uyuni com café da manha do dia seguinte. Alem disso, paguei mais 50Bs pelo transfer pra San Pedro do Atacama.

 

OBS: não to lembrando o nome da agencia, que eu recomendo bastante, mas vou tentar descobrir aqui e, descobrindo, atualizo.

 

Eles aceitavam em dólar também, mas a mina tava mt enrolada, paguei em dólar e saiu menos do que seriam os 700Bs, eu acho. Eu ainda perguntei umas 3 vezes se era isso mesmo, se não era mais em dólar, ela disse que não. Não lembro exatamente quanto dei em dólar, mas pensando na cotação que peguei, foi alto em torno de 670Bs ao invés dos 700.

 

A mulher da agencia chamou um garotinho pra levar a gente pro hostel, foi uma conversa maneira entre eu, o Lineker e o molequinho, ele se amarrando no fato de sermos brasileiros. Mas ele deu uma volta do caralho, não sei se de proposito, pra levar a gente pro hostel. E já dava pra sentir que cansava mais andar carregando o mochilao. Chegando lá a gente deixou as coisas e saímos pra dar uma rodada em Uyuni (que não tem nada), comemos num restaurante bem mais ou menos uma carne de lhama (que parece um contra file ruim) e fomos procurar algo pro frio.

 

Eu esqueci de falar, mas em Sucre eu já tinha comprado luva. Em Uyuni comprei aquelas famosas tocas andinas, paguei 30 Bs. Não deixe de comprar, compre uma forrada. Pensei em comprar meias picas mas desisti e me arrependi. Lembra que eu disse que só tava com um tênis esportivo? Entao, meu pé sofreu durante o passeio do salar.

 

Saindo de lá fomos ver se tinha algo pra fazer a noite. Não achamos porra nenhuma. Paramos tipo num pub meio maluco, com varias fotos na parede de gente que foi lá e tirou foto com a bunda de fora haha pelas fotos parecia um lugar animado, mas não tinha porra nenhuma, tava mortao. As bebidas tinham uns nomes diferentes, como "Sexy Llama Bitch" e "Multiple Orgasm" haahaha coloquei a foto do cardapio aqui embaixo

Bebemos umas cervejas, experimentamos uma bebida lá com pisco sour e voltamos pro hostel umas 21h30 porque agua quente só tinha até 22h. Arrumei as paradas, aproveitei o Wifi pra avisar as pessoas que eu iria desaparecer por 3 dias, vi noticias do Flamengo e fui dormir.

Foi difícil dormir, tava ansioso para caralho. Fazia anos que eu sonhava em conhecer o Salar e iria acontecer no dia seguinte. Mal sabia eu que aquele lugar é ainda mais bonito do que eu imaginava.

 

 

Vou fazer o relato do tour no Salar de Uyuni numa única postagem!

 

FOTOS

IMG_20150703_084648.jpg.0e7e303a692ee1426df41d2e98ba6982.jpg

598dd24cd5972_cardapiouyuni.jpg.9de152ecd7b14bca6107e0dcdbebf339.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...