Ir para conteúdo

MOCHILADA CLÁSSICA: 29 dias FODAS por Bolívia, Chile e Peru (JUL/2015)


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera, tranquilo? Com pouco mais de 4 meses de atraso, começo meu relato desse mochilão clássico pela Bolívia, Chile e Peru. Demorei um pouco pra começar porque desde que voltei me enrolei com monografia, trabalho, porém agora eu CONTINUO enrolado mas a saudade do mochilao tá foda e escrever o relato vai ajudar a matar um pouco. E eu me sinto na obrigação de ajudar um pouco o pessoal daqui, até porque toda minha viagem foi planejada em cima do que encontrei no fórum.

 

Antes de mais nada, me desculpem pelos palavrões ao longo do texto, sou de Niteroi-RJ e temos uma mania feia de falar palavrão pra caralho hahaha vou falar dessa forma pra tentar parecer que to conversando, tentar ser explicativo mas informal ao mesmo tempo pra ficar um texto longo mas interessante de ler. Outra parada é que eu não anotei meus gastos, então se você ta interessado mais em custos e tal, não vou poder ajudar muito, sugiro procurar em outro relato. Mas vou tentar passar bem a experiência em si, com dicas, mostrando o que eu fiz de errado, o que fiz que foi de boa, etc.

 

Vamos começar pela história pré mochilão. Com 19 anos, em 2012, comecei a estagiar e meu objetivo inicial era fazer essa viagem, mas eu era um cuzao medroso e nao tomava atitude, fui postergando, procurando companhia de alguem, até que - só no ano seguinte - desisti disso e comprei passagem para dezembro de 2014! MEU MOCHILAO IA ACONTECER E EU IRIA SOZINHO! #soquenao

Minha namorada na epoca acabou passando pra um intercambio em cima da hora e foi pra portugal. Eu tinha mais um casal de amigos morando lá, era a oportunidade perfeita pra conhecer o velho continente. Cancelei minha passagem pra Sta Cruz e fui pra Europa.

 

Até que em março de 2015 eu parei pra pensar que em junho eu sairia do estágio e acabaria a faculdade (faltaria só a monografia). PORRA É ISSO, SOU DESEMPREGADO E TENHO DINHEIRO PRO MOCHILAO, VAMO QUE VAMO. Passagem comprada, planejamento ja tava meio pronto, afinei ele e em julho parti sozinho pra essa aventura do caralho que todo mundo deveria fazer.

 

Minha passagem foi comprada pela Avianca, saindo do RJ com destino a Sta Cruz, mas com escala de 13 fucking horas em Lima. Mas eu tava tranquilo, Lima nao era parte do meu roteiro, pensei que poderia aproveitar esse tempo la e conhecer a cidade. E esse foi meu primeiro erro no mochilao, mas mais pra frente explico. Na volta sairia de Sta Cruz e teria escala em Lima também, de 12 horas.

 

 

ITENS NECESSÁRIOS E QUE EU NAO LEVEI E ME FUDI (ou quase):

- Roupa de frio: especialmente quem vai no inverno. Sério, é um frio do caralho, princialmente no Salar. A unica coisa técnica que eu levei foi segunda pele, tanto calça quanto camisa. De casaco fui com uma jaqueta de couro e dois casacos de moletom. Até me virei bem porque nao sou friorento, mas no segundo e terceiro dia no salar eu tava usando calça segunda pele, calça de moletom e jeans por cima. Camisa segunda pele, casaco de moletom e a jaqueta por cima. Se puder investir em roupa técnica, invista. Caso nao possa, se prepara, morrer voce nao vai.

 

- Bota: Como eu disse, eu tava desempregado e nao queria gastar mais que o necessário. Entao nao comprei a bota, fui só com meu tenis de correr, aqueles esportivos. No salar eu acabei com todas as minhas meias, tinha que usar dois ou tres pares de uma só vez, porque esses tenis de correr sao meio furadinhos, entao o vento vinha rasgando. Eu ainda dei sorte que nao peguei nenhuma chuva, nao cheguei a molhar o tenis, senao eu estaria fudido.

 

- Protetor solar e labial, e hidratante: O protetor labial eu levei, graças a Deus ahahah mesmo assim minha boca ficava meio desidratada, rachou um pouquinho. O protetor solar nao levei e depois de Uyuni e Atacama, fiquei com o rosto bem vermelho, a sorte é que eu me liguei disso e pedi emprestado pro pessoal que conheci. Quanto ao hidratante, eu, de novo, nao levei e meu rosto ficou com a pele bem ressecada, mas até ai tranquilo. Só que minha mao, especialmente a direita, ficou queimada, serio, ficou com a pele muito fudida, meio preta, bizarro hahaha até que pedi emprestado pra Leticia, uma amiga que fiz na viagem, me salvou

 

- Remédios: Eu só levei remédio de dor de cabeça e nao precisei. Mas eu precisei de remédio pra dor de barriga hahaha de novo, dei sorte nas amizades que fiz e quando precisei me emprestaram. Mas é bom se precaver. Meu problema foi tranquilo, mas o Gustavo que conheci na viagem pegou uma parada braba e mesmo com varios remedios nao melhorava, só melhorou quando comprou remedio no proprio Peru, aí a dor de barriga dele passou hahaha

 

 

ITENS NECESSÁRIOS E QUE EU LEVEI:

- Seguro: Não é um item pra se levar, mas é algo extremamente importante. O Gustavo que comentei ai em cima nao acionou, mas deveria. Voce nunca sabe o que pode acontecer, é essencial que voce faça um seguro antes de viajar.

 

- Lanterna: No atacama, entrei numa caverna lá, a lanterna foi bom de ter. E se voce for subir Machu Picchu pelas escadas ao inves do onibus que custa alguns bons dólares, eu acho fundamental ter lanterna. Comecei a subida ainda de madrugada, totalmente escuro. Quando fizer o relato de lá posto a foto de como estava escuro.

 

- Carteira de vacinação internacional: Tipo, é necessário, mas nao me pediram e eu nunca li um relato de alguem que tenha sido solicitado. Mas vai que né, melhor levar.

 

- Doleira/moneybelt: Nao me senti inseguro momento nenhum da viagem, mas bem ou mal eu andava quase sempre com todo meu dinheiro em especie (até metade da viagem, porque depois disso ele acabou hahahaha). Entao é bom sempre tomar algumas medidas de segurança.

 

- Cadeado: Leve dois. A maioria dos hostels tem locker na recepção pra voce deixar seus dispositivos carregando. Entao tenha um cadeado pra deixar suas coisas guardadas no quarto e outro pra deixar carregando na recepção.

 

- Toalha esportiva: elas são bem úteis porque secam bem rápido e são bem pequenas, não ocupam muito espaço na mochila. Comprei no site da decathlon.

 

Quanto a quantidade de roupa e tal, acho que isso vai de cada um. Mas saiba que em todos os lugares, exceto durante o passeio no Salar de Uyuni, voce consegue lavar roupa a preços acessíveis.

 

 

DICAS GERAIS

- Negocie: Amigo, negocie, negocie pra caralho, tanto em taxi como em comercios. As vezes alguns podem ficar putos, mas paciencia. Vou dar dois exemplos.

Cheguei em Arequipa com o Gustavo e Marcela, casal de mineiros que fiz amizade. Nós realmente só tinhamos, se eu nao me engano, 7 soles. Abordamos um taxista, demos o endereço e ele falou 20 soles. Eu falei 5. Ele disse que 15. Eu expliquei que só tinha 7 soles. Ele aceitou.

Outro exemplo. Meu ultimo dia em Cusco, estava sozinho e queria comprar uma pintura de lá - no centro de Cusco tem um monte de ambulante vendendo pinturas (eles vendem maconha tambem, em sua grande maioria haahah). Um me abordou, olhei as pinturas e escolhi uma.

Vendedor: "60 soles"

Eu: "Sem condições, amigo, achei que era bem mais barato. Um abraço"

Ele: "Que isso, pra você que é brasileiro faço a 40."

Eu: "Continua muito caro"

Ele: "Quanto quer pagar?"

Eu: "Só tenho 20"

Fechado.

 

- Passeios: Compre com pelo menos um dia de antecedência. É até possivel fechar na hora, fiz isso em algumas ocasiões, mas nao custa nada se adiantar um dia pra evitar problemas. As vezes fechar mais de um passeio pela mesma agencia consegue desconto, consegui em Cusco assim.

 

- Idiomas: meu espanhol era basicão, mas no quarto dia de mochilão vi que ele já estava bem melhor, conversava de boa com a grande maioria dos latinos. Mas conheci gente viajando sozinha que o espanhol era quase zero, mas dá pra se virar. Ingles só é importante para fazer amizade com pessoas de outros países. Se você não tiver nem espanhol nem inglês, da pra se virar tranquilamente, mas saiba que você vai restringir novas amizades a apenas brasileiros.

 

ROTEIRO PLANEJADO

Eu fiz um roteiro planejado antes de viajar, mas sabendo que existia grandes chances de ser alterado e, de fato, ele foi. Segue como ele foi planejado:

 

Data Roteiro

01/07/2015 - RJ/Lima

02/07/2015 - Santa Cruz de la Sierra/Sucre

03/07/2015 - Sucre/Uyuni

04/07/2015 - Salar de Uyuni

05/07/2015 - Salar de Uyuni

06/07/2015 - Salar de Uyuni/San Pedro do Atacama

07/07/2015 - San Pedro do Atacama

08/07/2015 - San Pedro do Atacama

09/07/2015 - San Pedro do Atacama/Arica

10/07/2015 - Arica/Tacna/Arequipa

11/07/2015 - Arequipa

12/07/2015 - Arequipa/Ica (Huacachina)

13/07/2015 - Ica (Huacachina)/Cuzco

14/07/2015 - Cuzco

15/07/2015 - Cuzco

16/07/2015 - Cuzco/Salkantay

17/07/2015 - Cuzco/Salkantay

18/07/2015 - Cuzco/Salkantay

19/07/2015 - Cuzco/Salkantay

20/07/2015 - Aguas Calientes/Machu Picchu

21/07/2015 - Cuzco

22/07/2015 - Cuzco/Copacabana/Isla del Sol

23/07/2015 - Copacabana/La Paz

24/07/2015 - La Paz

25/07/2015 - La Paz

26/07/2015 - La Paz

27/07/2015 - La Paz/Santa Cruz de la Sierra

28/07/2015 - Santa Cruz de la Sierra

29/07/2015 - Santa Cruz de la Sierra/Lima/RJ

 

Segue como ele, de fato, foi.

 

Data Roteiro

01/07/2015 - RJ/Lima

02/07/2015 - Santa Cruz de la Sierra/Sucre

03/07/2015 - Sucre/Uyuni

04/07/2015 - Salar de Uyuni

05/07/2015 - Salar de Uyuni

06/07/2015 - Salar de Uyuni/San Pedro do Atacama

07/07/2015 - San Pedro do Atacama/Arica

08/07/2015 - Arica/Tacna/Arequipa

09/07/2015 - Arequipa/Ica

10/07/2015 - Ica (com Paracas e Huacachina)/Cuzco

11/07/2015 - Cuzco

12/07/2015 - Cuzco (city tour)

13/07/2015 - Cuzco

14/07/2015 - Cuzco

15/07/2015 - Cuzco

16/07/2015 - Cuzco

17/07/2015 - Cuzco

18/07/2015 - Cuzco

19/07/2015 - Cuzco/Aguas Calientes

20/07/2015 - Aguas Calientes/Machu Picchu/Cuzco

21/07/2015 - Cuzco/Copacabana

22/07/2015 - Copacabana/Isla del Sol

23/07/2015 - Copacabana/La Paz

24/07/2015 - La Paz

25/07/2015 - La Paz

26/07/2015 - La Paz

27/07/2015 - La Paz/Santa Cruz de la Sierra

28/07/2015 - Santa Cruz de la Sierra

29/07/2015 - Santa Cruz de la Sierra/Lima/RJ

 

Então minha dica é a seguinte: planeje. Mas esteja aberto a mudar durante o caminho. Voce pode não gostar muito de alguma cidade, você pode fazer amizades que preferem ficar mais tempo em outro lugar e você acabar aceitando, você pode descobrir que não tem dinheiro pra tanto deslocamento, você pode receber indicação de alguma cidade que não estava no caminho. Entao esteja pronto pra mudanças, e não reserve nada com antecedência para não deixar seu roteiro engessado (além de que reservar antes fica sempre mais caro).

 

- HOSTELS QUE FIQUEI:

Sucre - KulturBerlin, Calle Avaroa 326. Dormitório com 8 camas, café da manha incluso, 50Bs. (http://kulturberlin.com/pt-br/)

Uyuni - não lembro o nome do hostel.

San Pedro do Atacama - Hostel Towanda, Sector Aduana S/N, San Pedro de Atacama. 4 camas, 7.000 pesos. (http://www.sanpedroatacama.com/hs-towanda.htm)

Arequipa - Wild Rover. Alfonso Ugarte 111. 20 camas, 21 soles. (http://www.wildroverhostels.com/arequipa.php)

Huacachina - não pernotei.

Cusco - fiquei em dois hostels:

Um nao lembro o nome, tinha quartos duplos, triplos e pra 4 pessoas. Era bem barato e bem simples. Ficava na Calle Tigre. Nao tinha bar, era vazio, mas cumpre sua função.

Loki - Cuesta Santa Ana 601. Tem varios tipos de quartos e eu trocava toda hora entre eles hahaha nao lembro quanto paguei por cada. O hostel é top demais, mas pra chegar nele tem que subir uma escadaria que cansa bastante. (http://www.lokihostel.com/cusco)

Isla del Sol - Nao lembro o nome, eu tava meio doente, entrei em qualquer um, peguei quarto individual e paguei bem caro, papo de 90Bs. Não pernoitei em Copacabana.

La Paz - Loki, Las Americas #120, Plaza Alonso de Mendoza. (http://www.lokihostel.com/en/la-paz)

Santa Cruz de la Sierra - Jodanga Hostel, Calle El Fuerte, 1380, Santa Cruz de la Sierra. Caro, mas era o unico que eu via recomendação. 85Bs o de 10 camas, e eu ACHO que incluia cafe da manha, mas como sai mt cedo nao comi. (http://www.jodanga.com/)

 

 

Algumas considerações e dicas a mais antes de iniciar o relato:

- Cuzco é foda. Me apaixonei por lá e fiquei mais tempo que esperava.

- O Loki de Cuzco tem umas escadas escrotas pra chegar, o Wifi é ruim mas recomendo demais. Muito foda!

- Em Cuzco inúmeras pessoas oferecem maconha pra vender no meio das ruas e praças. E eles sabem que você é brasileiro pela sua cara, oferecem direto falando “maconha”.

- San Pedro é muito caro, eu gostaria de ter ficado mais, mas meu dinheiro tava desparecendo. Dormi uma noite só por lá, infelizmente.

- O Valle de la Luna é uma das coisas mais bonitas que eu já vi.

- Não vão para Cuzco e façam só Machu Picchu. Conheçam Maras, Moray, façam o tour do Valle Sagrado. Não recomendo o City Tour, faça as ruínas de Sacsayhuaman por contra própria pegado um táxi ou andando mesmo se tiver disposição.

- Sucre é uma cidade bem bonita, se tiver tempo, passe duas noites lá.

- Vá para Huacachina. Aquele oásis é sensacional, é uma paisagem que sempre me emociono quando lembro.

- Você acha as fotos do Salar de Uyuni bonitas? Voce não viu nada, quando estiver lá que você terá noção do que realmente é.

- Vá pra Aguas Calientes pela trilha da hidrelétrica (caso não vá fazer Trilha Inca ou Salkantay), o caminho do trilho é sensacional.

- Não seja tímido. Faça amizades.

- Conheça a cultura dos locais, converse com pessoas locais, faça perguntas. Experimente os alimentos.

- Você vai achar La Paz feia a primeira vista. Não se precipite, ela tem vários atrativos.

- Quando for para Chacaltaya, não deixe a altitude te vencer, explore, suba, se esforce. A vista de lá é maravilhosa.

- Fique ligado nas viagens de ônibus, as vezes a policia para para revistar mala ou pedir documentos.

- Não faça como alguns brasileiros que conheci, não beba brahma nos bares dos hostel. Beba brhama no brasil, vamos beber as cervas locais ahahaah

- Mesmo que esteja com uma galera, tire seus momentos sozinhos. Os momentos de reflexão, parado, olhando pras paisagens absurdas que encontrei foram alguns dos melhores momentos de toda a viagem.

- Não deixe que as pessoas te desanimem. Quase todo mundo que conheço dizia que eu era maluco em ir pra bolívia, sem reserva de nada, sozinho. Se voce quer mesmo, faça. Vale a pena demais!

 

OBS: antes de viajar eu montei uma espécie de guia com varias informações, como opções de hostels nas cidades, com endereço, opções de agencias, etc. Eu levei impressa pra me ajudar durante o caminho. Se quiserem, me enviem e-mail pedindo que eu encaminho pra vocês. Meu e-mail é: matheus.sansilva@gmail.com

 

Obs. 2: Ao longo do relato vou postar fotos também. Mas já vou postar algumas aqui mesmo pra mostrar um pouquinho pra voces como foi.

Caso queiram dar uma olhada, meu instagram tem algumas fotos lá também @matheussansilva

 

Bom, agora vamos começar!

 

Sucre.jpg.6ef639299f75d3791802d5459ebd6d95.jpg

598dd20fc3da0_SalarDakar.jpg.6597ef92a4c4094210044fecfaf3e3aa.jpg

598dd21046fd7_SunsetSalar.jpg.4337eac2c36dfa3aa47a3828445ff007.jpg

598dd21063c4e_Salartrilho.jpg.c4998b8e5180c2064c648f0c11fb78dd.jpg

598dd2122246e_ValledelLaLuna-grupo.jpg.86ff89ddd12dce74b9b0f672fe2ac461.jpg

598dd2123610d_IslasBallestas.jpg.debbb6aa7568ea24a7cf5bd29a2c9313.jpg

598dd21241b12_Huacachinasunset.jpg.47d2a3fc4d140f3e0c18464cb0315e07.jpg

Moray.jpg.d4e7dea7ad31fdbad20b02ace1093193.jpg

598dd2126f2fd_RoadtoMachuPicchu.jpg.e365d7fc9f2a0df3b2620b8400c08855.jpg

598dd21290dae_MachuPicchu.jpg.e3b6ea88fe46e043ce044eff422ab095.jpg

598dd212a080b_SunriseIsladelSol.jpg.623bed4f2d8b0f620242af477ff2f4fe.jpg

Chacaltaya.jpg.124b49e18cad00d42463ee3456a32ded.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

01/07/2015 - O INÍCIO JÁ COM IMPREVISTO

 

Meu voo saiu do Galeão, RJ, dia 01 de julho, as 05:40 da manhã, com escala em Lima (previsão de chegada 09:25 horário local). Eu ficaria em Lima até 22:35 e pegaria o voo para Santa Cruz de la Sierra, onde só chegaria as 02:20 do dia 02 de julho. Comprei esse voo porque estava mais barato e, como Lima não estava no meu roteiro, eu "ganhei" um dia pra passar em Lima, achei a ideia foda. Foi tão foda que eu me fodi hahah

 

Meu pai me deixou no aeroporto e no horário certo embarquei, ansioso pra caralho, a aventura tava começando né. Dormi pesado no voo, nao tenho problema pra dormir em nenhum lugar. Quando tava chegando em Lima, os comissários de bordo começaram a entregar formulários para quem desembarcaria em Lima, quem estivesse indo lá para conexão e o próximo voo seria internacional não precisava preencher (eu tava chegando no Peru, mas meu destino mesmo era Bolívia, entao nao precisei). Porra, fiquei felizao, nem precisaria preencher a parada.

 

Quando desembarquei, segui por onde devia e, quando me deparo, estou na área internacional, preso dentro do aeroporto. Fui perguntar como eu fazia para sair e conhecer a cidade, a resposta: VOCE NAO PODE. Puta que pariu, 13 horas no aeroporto? Nada disso, deve poder, continuei procurando. Até que descobri que eu poderia sair mediante pagamento de imposto de alguns dolares. Nao lembro quantos foram, mas acho que 32 dolares (REPITO, NAO TENHO CERTEZA, MAS ACHO QUE FOI 32 DOLARES. OBS: EU ATE COMECEI A ANOTAR GASTOS, MAS UMA GARRAFA DAGUA VAZOU E INUTILIZOU MEU BLOCO, POR ISSO NAO TENHO MTS VALORES).

Ou seja galera, se voce tem conexao no Peru mas seu destino final é para outro país, voce só pode deixar o aeroporto mediante pagamento de imposto.

 

Aí foi minha primeira duvida: eaí, morro nesse dinheiro e conheço Lima ou sofro por 13 horas aqui?

Eu resolvi pagar. Detalhe, eu só tinha levado 900 dólares para 29 dias de viagem e esse dinheiro, mais o que gastei nesse dia em Lima foi pesado.

 

Taxa paga, cambio feito, peguei um taxi e fui para Plaza del Armas. Aí começou meu primeiro contato com o povo peruano, conversei bastante com o taxista, especialmente sobre futebol. Eu sou flamenguista e o Guerrero tinha acabado de ir pro Flamengo. Nesse trajeto eu vi dois outdoors em que o Guerrero estava hahaha esse taxista foi o primeiro peruano a tentar comprar minha camisa do Flamengo

 

Chegando na praça, dei uma volta por lá, tava um dia bonito, com friozinho e sol. Tava rolado uma manifestação pequena tambem (muito normal), tirei umas fotos, rodei bastante pelo entorno. Fui até a Plaza San Martin e a um mercadão lá (nao lembro o nome, vou ver no guia que tenho em casa e edito aqui). Essa parte da cidade tem varias construções antigas, achei bem interessante.

 

Cerca de 14h escolhi um restaurante meio carinho, queria comer bem, e fui apresentado a duas maravilhas da culinária peruana: papas a la huancaina e lomo saltado. Comi muito bem, usei o wifi pra avisar meus pais que tava tudo certo (hábito que perdi assim que cheguei em Uyuni e deixei eles malucos ahahah) e fui para Iglesia y Convento de San Francisco, bem do ladinho da Plaza de Armas. O tour lá é bem legal, as catacumbas que ficam embaixo da Igreja são imperdíveis, vale a pena a visita.

 

Saindo de lá, dei mais uma volta pela região, tudo a pé, comi mais alguma coisa pra evitar comer no aeroporto. Ah, eu tinha trocado mo ideia com o garçom la do restaurante, ele disse pra ter muito cuidado com taxista em Lima, é bem perigoso especialmente pra turista. Ele disse que se eu quisesse, podia passar lá na hora de ir embora e ele pararia um taxi pra mim pra me levar pro aeroporto. Assim eu fiz, ele me ajudou e negociou o taxi pela metade do valor que eu tinha pago na ida hahaha

 

Cerca de 19h eu voltei pro aeroporto. Gastei mais um bom dinheiro (16 dolares) comprando um livro que eu tinha esquecido de levar. Eu gosto mt de ler, aproveitava viagens pra ler e o tempo no aeroporto até as 22h35. Mofei lá ate a hora do voo, lendo e tal. As 22h35 peguei meu voo e fui para Santa Cruz, agora sim o mochilão iria começar mesmo!

 

FOTOS:

598dd213489f0_Lima-PlazadeArmas.jpg.50a83b20c2fa539762832f7b44b37a70.jpg

598dd2135ec09_PlazadeArmas-Lima2.jpg.e37b85f254ce7c356b2e191c9beab594.jpg

DSC01218.jpg.c1c0052ebc9cbb6fcd3dc29244113d16.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Legal!!

 

To indo daqui 14 dias. Bolívia - Peru!

 

Já fui pro Atacama, se puder, volte tem coisas mais lindas ainda!

E sim, lá é caro mesmo!

 

Acompanhando, até dia 25! rss

 

Volto com certeza, vou ver se faço um mochilão só pro Chile e deixo uns 5 dias pra lá, pelo menos haha

Não devo terminar o relato até o dia 25, entao se quiser fazer alguma pergunta, pode fazer que eu adianto aqui pra voce

 

E obrigado por acompanhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
opa, acompanhando tambem!

vou fazer essa mochilada classica em janeiro kkk

se tiver como, me manda a apostila? meu email é pedroandrademagalhaes@gmail.com

valeu!!

 

Fala Pedro, beleza? Cara, voce pode me enviar um e-mail pedindo? Nao tenho aqui comigo agora, aí fica mais facil pra eu enviar tendo recebido um email seu. meu email é matheus.sansilva@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...