Ir para conteúdo

Costa Rica, Natureza, Vulcoes, Surf, Aventuras


Posts Recomendados

  • Membros

Blog de uma Viagem a Costa Rica

 

As fotos da Viagem estão em: www.pupo.com.br/costa_rica.htm

 

* INTENSA BOGOTÁ

Bogotá é show. A cidade grande mais bonita que que já vi. 8,5 milhões de habitantes. Muitas grandes avenidas, lindas. Muito verde, muita ciclovias, muitos parques, muitos bares e discos chiques.

 

Bem do lado, as montanhas com as comunas, favelas, onde estão as guerrilhas. Uma piracao. Nunca vi tanta metralhadora na minha vida. Em cada esquina tem pelo menos uma. Bastante opressivo.

 

No Domingo acordei bem cedo pra andar e andei e andei e andei. So nao gastei 10 rolos de filme porque em toda parte tinha um policial me dizendo que nao podia fotografar nada. Fora as metralhadoras, Bogota foi perfeita.

 

No aeroporto, no entanto, um inferno de 3 horas tentando fazer um check-in, o aviao lotou comigo pra fora, tive que fazer um escandalo em espanhol, um stress.

 

Tiraram uma senhora de dentro do aviao pra eu entrar. Coitada. Quando eu ja estava sentado, tentando me acalmar, percebi que os tickets da minha bagagem estavam marcados com !!!GUATEMALA !!!! Como assim Guatemala? Outro escandalo, ai que cansera, abre porta do aviao, bafon bafon bafon, o povo do aviao ja querendo me matar, mas no final deu tudo certo. Cheguei em San Jose as 16 horas.

 

 

 

* Chegando na Costa Rica

Montanhas e vulcoes, aqui bem do lado. San Jose, a capital da Costa Rica eh pequena, suja, e muito interessante. A cidade é num vale, rodeada por uma cadeia montanhas, muito bonita a paisagem. Mal cuidada, mas muito legal.

 

Nada importa, só sorrisos e cheiros e cores e gente passando rapido, carros velhos, onibus velhos, casas velhas, mas tudo muito rico de culturas e costumes. E muitos sorrisos.

 

Hoje almocei o prato tipico do dia-a-dia do costaricence: Uma folha de bananeira, em cima arroz, um feijaozinho moido, uma tira de carne bem boa, cebola, pimentao, banana, uma massa esquisita e sem gosto, um espiga de milho, pure de batata e mais sorrisos. Bem bom, de qualquer maneira eh bem mais rico que nosso feijao-com-arroz.

 

To falando espanhol fluente e todos me elogiam muito. Em 24 horas aqui ja conheci uma centena de pessoas, todas muito prestativas, me convidam pra tudo, tem orgulho do pais e querem mostrar e contar tudo.

 

Meu corpo esta bem, mas minha cabeza esta cansada, eh muita informacao de uma vez so. Nao dormi bem nem na Colombia nem aqui, porque meus sonhos eram muito agitados, como foram estes 2 dias. Mas agora estou entrando num ritmo legal, hoje a tarde passeei bastante e com calma.

 

Vou ficar 3 dias aqui pra visitar uns vulcoes, fazer um rafting e visitar umas cachoeiras.

 

Na quinta ainda nao sei pra onde vou, porque a escola onde eu ia estudar me deu o cano e nao montou uma turma pro periodo que combinamos. Tenho outras opcoes e ainda nao resolvi.

 

Os turistas estrangeiros nem param aqui em San Jose. Nao ha estrutura para turistas aqui. Vao todos diretos pro mato ou pras praias. Talvez seja por isso que a cidade é tao interessante, é pouco contaminada pelos mc donalds da vida e tao cheia de sorrisos ainda.

 

 

 

* PURA VIDA

É assim que as pessoas se saludam por aqui. Ë pra dizer que estao felizes e que a vida é boa e que desejam vida boa pros outros tambem. Pura Vida pessoal !

 

 

 

* O sol, meu velho amigo

Hoje fui ao primeiro vulcao. Impossivel ter nocao da realidade sem ver. 57 km do centro de San Jose.

 

Ja no caminho os guardas nos avisaram pra voltar, porque o tempo estava feio e que mesmo com tempo limpo é muito dificil ver qualquer coisa.

NO WAY ! Eu vim ate aqui e nao vou voltar sem tentar. Insisti muito, disse que meu anjo da guarda eh guia turistico e que podiam confiar em mim.

Dito e feito. Chegando la um puta sol se abriu. Ninguem acreditou. Ate agora estou impressionado. O sol durou somente o tempo da visita. Uma hora. Depois fechou tudo de novo.

 

 

 

* A porta pro centro da terra

Nao se passaram nem 24 horas e eu ja nao acredito mais. Foi um sonho ? Uma piracao ?

 

A cratera eh verde-esmeralda, muito brilhante, parece coisa de ET, radioativa, sei la.

 

Um cheiro forte, parece que o coisa-ruim ia sair dali, hehehe.

Que nada, o lugar eh magico. Nunca pude imaginar tao lindo.

Muita fumaca saindo de uns buracos. Tudo enorme. Meio apocaliptico.

 

A ultima vez que esta cratera entrou em erupcao foi em 1968 e ninguem menos que J.F.Kennedy estava aqui visitando. Depois o cara vai morrer na cidade, dentro do carro ?! Eu hein. Acho que aqui ta mais seguro...

 

 

 

* A Lagoa morta

A segunda cratera do mesmo vulcao esta inativa. Eh uma lagoa linda, com muito verde em volta. Muito grande, parece uma praia. mas a agua eh acida e nao tem vida.

Sao 14 metros de profundidade ! Ao lado da mata verde, viva, caminhos de lava antigos, muuuuuito estranho tambem.

Ta bom, ta bom, vou confessar: Deu um friozinho na barriga..

 

 

 

* Um parque de Cachoeiras, Beija-Flores e Borboletas

Tá boa a combinacao ? Eh isso mesmo. De tarde fui a este parque. Eh tanto colibri voando, mas tanto, que da medo de abrir a boca pra falar e engolir um.

Ja ouviu falar em Borboletario ? Muito massa.

 

Uma hora de caminhada ao lado das cachoerias e uma puta chuva caiu.

As cachoeiras sao doze. 40m, 30m, de todo tamanho.Sem nenhum lugar pra se esconder, tive que voltar no meio do mato mesmo, mais molhado que o rio, mais uma hora e meia pra subir tudo de novo.

 

 

 

* Ferias estranhas com comida esquisita !

Esquisita nos dois sentidos: no portugues e no espanhol. Eu nunca entendo nada que esta nos cardapios, peco o que eh mais barato e a maioria das vezes nao sei o que estou comendo ou tomando. Mas comi tanta coisa boa e eu nem sei o que era ! Melhor nao saber, ne ?! Vai que era olho de cabra ou coisa assim.

 

Em Bogota comi o prato tipica (a feijoada deles) e era uma sopa de frango, com uma raizes que nunca tinha visto, uma folhas verdes grossas e uns acompanhamentos estranhos, mas uma delicia ! Pena que nao lembro o nome.

 

Aqui em Costa Rica come-se muito um tipo de feijao moido com arroz, banana, linguica e meia espiga de milho, sempre servido em uma folha de bananeira, muito exotico ! Ate no MC Donalds tem o Mc Gallo!

 

As SODAS sao restaurantes de esquinas, muito simples, tipo boteco, que servem comida barata.

 

 

 

* To na praia, em Jaco

Cheguei hoje na praia onde vou estudar. Fui a escola e as aulas comecam amanha, sexta-feira, mas amanha mesmo ja tem um tour da escola pra uma reserva natural. Que chato !

 

A praia eh a praia mais agito, mais movimentada do pais.Eu estava meio chateado porque achei que ia chegar em um lugar urbanizado, mas eh incrivel ! nao tem nada !

Quer dizer, ter ate tem, mas ta mais pra guarda-do-embau que pra camboriu.

Nao tem nenhum edificio, nao tem ruas movimentadas, nao tem gente na areia nem na agua, sei la ! isso ta muito estranho.

Vamos ver se fica assim muito tempo....

 

O que importa eh que estou de sandalias havaianas, de bermuda, sem camisa e um puta calor.

 

 

 

* CROCODILOS ! EU TINHA ESQUECIDO DELES !

Eles existem, soltos, as pessoas nao tem medo deles. mas eu tenho. Hoje tirei algumas fotos de uns bem perto, nos rios ao lados das cidades, dentro das cidades e as vezes ate dentro dos quintais das casas. Hoje me disseram que tem um que sempre entra no quintal da casa onde estou. PUTAQUEOPARIU, se ele entrar, eu nao entro mais.

 

 

 

* De volta a Jaco

A casa pra onde me mudei hoje tambem tem o fundo pra uma reserva. Pra entrar na piscina, pra andar na grama do quintal, pra tudo, me da um friozinho na barriga.

Estou numa casa que aluga quartos para estudantes, mas eh baixa temporada, fora de epoca entao estou sozinho na casa.

Nao quanto tempo ficarei sozinho, mas estou adorando. Uma quadra da escola, 2 quadras do mar. Im the king of the world.

 

 

 

* Manuel Antonio

3 Dias completamente fora da civilizacao. Foi um tesao ecologico. Quase um assedio sexual a natureza !

 

Um caco de espelho pra escovar o dente era artigo de luxo no lugar onde fiquei hospedado.

 

Uma reserva ecologica ao lado de uma praia. A Costa Rica tem uma porcentagem enorme de seu territorio preservado como reservas. Esta eh pequena mas eh especial. Ao lado do mar.

Veja na foto esta tripa para fora. Eu fui ate o finzinho andando no meio do mato sozinho.

 

Fui num tour que era a maior roubada. Nao sei porque chamam de tour. Me largaram na porta da reserva e me disseram pra sair antes das 5:30 porque anoitece rapido, pra eu me cuidar com cobras e tudo o mais. Deu um medinho mas foi muito legal. Muita vida, muito verde, ao lado da praia.

 

No comeco os iguanas estavam timidos eu nao conseguia fotografar, depois o problema era oposto, nao conseguia fotografalos porque ficavam vindo em cima de mim ! Eu hein !?

En contrei um filhotinho de veado (cervo, bambi, sei la), super amistoso, deitou a cabeca na minha perna, ficava pedindo carinho, muito legal.

Eu andando sozinho no meio da floresta, encontrando quatis, macacos, preguicas, muito bicho. Muito louco.

Os sons, os cheiros, UAU !

 

Eu fiquei hospedado num albergue mais vagabundo que eu. O fundo do albergue esta encostado na reserva. Muitos bichos entravam toda hora.

Alias, como tudo aqui esta ao lado das florestas, isso eh normal.

 

 

 

* Enderecos

A maior piada de todos os tempos nao eh piada. Eh verdade. Nao existem enderecos aqui !

As rua snao tem nome e as casas nao tem numero.

So na capital e nas ruas do centro e olhe la !

Pra explicar melhor olha como era meu endereco quando eu estava em san Jose:

Guadalupe

Vida Abuntante

250 Norte

50 Leste

Que significa: No bairro Guadalupe, a 250 metros ao norte da Igreja Vida Abundante depois mais 50 metros a leste.

Dificil acreditar, ne ? Mais dificl ainda eh achar alguma coisa. As pessoas locais ate sabem pra onde eh o norte, sul, etc.

Mas cada um tem uma nocao diferente do que sao 250 metros, hehehe.

Para os correos eh a maior zona do mundo.

Na segunda casa que fiquei o endereco terminava com portao verde escuro, nao claro.

cada vez que vc viaja pra outra cidade tem que ficar ligado onde eh o norte ! Devia ter trazido uma bussola.

 

 

 

* Minha super-bat-hiper-master-plus-azulada lanterna Quasar do Boticario

Ainda bem que eu trouxe ! Muitos caminhos que tenho que fazer, nao tem luz, sao em estradas, sobre pontes, etc.

Se aparecer algum crocodilo jogo a lanterna na cabeca dele, crio asas e saio voando.

Andar de noite da um frio na barriga tao grande que meu umbigo tem cubinhos de gelo.

 

 

 

* Uma Tormenta !

Na quinta-feira todos me disseram pra nao viajar, que todo o litoral seria coberto por uma tormenta de 3 dias que so acabaria amanha. Eu fui pra Manuel Antonio mesmo assim. Arrisquei. Acho que a tormenta era eu, hehehe. Foram 3 belissimos dias de sol. Estou torrado. Em todo lugar que chego as pessoas me dizem que tenho sorte, pois estava chovendo "ate ontem"...

O sol me acompanha. Que continue assim. Se este eh inverno, a epoca de chuvas, eu nao quero voltar aqui no verao, acho que nao aguento.

 

 

 

* Aulas

Apesar da grande confusao e de ter trocado de instituicao em cima da hora, as aulas estao legais.

Antes eu ia pra uma faculdade, maior, com muitos cursos e com mais gente. Agora estou em uma escola menor e as aulas sao mais personalizadas. Infelizmente minha turma se resume a eu e mais um americano burro, que trabalha no exercito, neozista total, de cabeca raspada, olhos mais azuis que tinta, que faz piadas de muculmanos. Gracas a Deus ele ja esta indo embora...

Quando acaba a aula, quase sempre o professor nos da uma carona pra uma praia aqui ao lado e surfa junto. No meio do mar fica corrigindo meu espanhol, jejeje. Nao eh facil levar vaca em outra lingua e nao poder xingar em portugues.

 

 

 

* Surf

Ao contrario da revista Playboy, aqui as Fluir nao precisaria de photoshop. As mulheres sao feias de doer mas as ondas sao perfeitas. Ate um prego como eu pego tudo que quero (ondas, nao mulheres).

Fui em 2 praias que eram tao grandes que nem entrei no mar. Mas aqui onde estou sao perfeitas.

So fica complicado quando alguem grita: COCODRILO !!! Ai eh foda ! Como eu nunca sei quando eh verdade e quando eh mentira, fico sempre em panico. A primeira vez achei que fosse brincadeira, mas nao era... 4 rios pequenos desembocam nesta praia aqui, e por isso vez ou outra um coco-mane se perde.

 

 

 

* Canopy

O esporte radical mais popular da Costa Rica nao eh tao radical, mas eh um tesao.

Uma especie de tirolesa, mas no meio da floresta.

Voce voa por cabos de aco, a 45 metros (ou mais) de altura, sozinho, por percursos de 200 a 600 metros.

Depois de muitas e muitas voadas, voce esta a km de onde saiu...

De arvore em arvore, voce anda alguns kilometros e eh absolutamente diferente de tudo que eu ja vi.

Tambem fiz rapel e outras coisinhas mais simples.

 

 

 

* Calor

Hoje estava 30 graus na sombra as 8 da manha !

Quando era quase meiodia ja estava 38.

Depois eu nao vi mais.

O telejornal disse que eh o inverno mais quente e menos chuvoso dos ultimos 14 anos.

Claro, o sol me acompanha. Eu so vi chuva durante o dia um unico dia ate agora.

Normalmente nesta epoca chove TODOS os dias.

Vamos ver quanto tempo ainda fica assim. Esta uma delicia.

 

 

 

* Turismo

Ha alguns anos o turismo passou a ser a principal fonte de renda do pais.

A maior parte disso eh do chamado ecoturismo.

Espero que seja ECO mesmo, porque este pais ainda tem muita coisa virgem.

Seria uma pena que destruissem tudo pro turismo.

Nao ha programa de reciclagem do governo. Poucos shoppings e supermercados o fazem espontaneamente.

Apesar disso a populacao tem um grande respeito pela natureza e pela limpeza.

Existem muitas historias de produtos que nao deram certo na costa rica porque nao eram ecologicamente corretos em suas embalagens ou producao.

 

Depois do turismo o cafe e fruta (principalmente banana) sao os principais geradores de riqueza do pais.

 

 

 

* Animais

Incrivel ver como a vida silvestre convive com a civilizacao por aqui.

Todo dia vejo coisas que jamais viriamos em uma cidade no brasil.

 

Ja vi 3 revoadas de araras, coloridas, enormes lindas.

Tem esquilo em toda parte. Ontem um estava no meu pe dentro de um restaurante.

 

Tucanos, pagagaios, lagartos, etc. Tudo eh tao normal.

 

Hoje eu tava na piscina e ouvi um barulhos muito feios e altos. Eram dois macacos enormes em cima de uma arvore, em cima da minha cabeca, deu um medinho.

 

Estes mesmos macacos (que eu esqueci o nome) estavam em outros lugares que visitei. Eles gritam muito alto pra assustar os outros animais. Funciona. Uma noite foi dificil dormir com os gritos num albergue no meio de uma reserva. Principalmente porque na janela nao tinha nem vidro, so uma telinha muito fina...

 

Fotografar eh que eh foda.

 

 

 

* Weekend

Depois de uma semana sem viajar, estudando em Jaco, hoje (sabado) estou numa praia muito ao norte. Quase Nicaragua.

Eh uma praia meio boring, sem comercio nenhum, so mansoes.

Maior roubada, nao tem nem onda.

 

Pra passar o tempo fico passeando com a camera, tentando fotografar os malditos animais que fogem da minha lente.

 

Cheguei ontem a noite, mas vou embora hoje mesmo.

Vou tentar ir a mais um vulcao amanha, ainda maior, Segunda-feira re-comecam as aulas.

 

 

 

* Agito em Tamarindo

A praia Flamingo, que eu achei que era roubada, acabou se revelando vizinha de uma praia tesao, Tamarindo.

No sabado fim-de-tarde achei 3 barzinhos na areia da praia, lotados de gente bonita do mundo todo.

Maior astral. Fogueiras, musicas, mar, uma babel de gente louca e linda.

Fiquei ate 2 da manha ! Ate que enfim vida noturna. As outras tentaivas anteriores em San Jose e em Jaco haviam sido frustrantes.

Sair a noite por aqui, fora de temporada, eh pior que programacao da Globo no domingo.

Mas esta praia estava otima.

 

 

 

* Estradas

Nao sei o que eh mais aventura: viajar por terra ou por ar.

Os avioes sao pequenos, velhos, tipo indiana jones.

As estradas sao lindas, mas minusculas, cheias de buraco.

 

As paisagens sao demais pelas estradas. A topografia eh um esquema so: Se voce nao esta no litoral, esta numa cadeia de montanhas. A capital fica no meio desta cadeia de montanhas. Como eh uma cidade pequena que cresceu, ja esta colada em outras cidades. Eu nunca sei quando estou em uma ou outra.

 

Ontem eu as vi de noite, de cima de uma montanha. Muita luz, muita luz. Nao da pra ver onde comeca uma cidade e termina a outra.

 

Mas pra andar entre elas eh um inferno de transito. Eu ja tinha achado o transito um caos no primeiro dia, agora sei que eh o pior defeito da Costa Rica. Voce ve acidente todo o tempo. E proporcionalmente nao deveria ter tanto, porque tudo eh pequeno e perto.

 

 

* Brasilito

Encontrei um Brasilzinho no meio do nada !

Um povoado de pescadores, com uma prainha charmosa. Ninguem soube me dizer porque se chama Brasilito.

 

 

 

* Acidente

Ontem quando estavamos voltando de Tamarindo pra San Jose havia um pequeno acidente na estrada. Apesar de pequeno, fez um estrago no transito. A viagem era pra levar 3 horas e levou 8.

Resultado 1: perdi o onibus que ia pra Jaco ontem a noite.

Resultado 2: tive que dormir em San Jose.

Resultado 3: tive que pegar um taxi $$$$ ate a "rodoviaria" de onibus porque eu nao sabia ir de onibus.

Resultado 4: o filho-da-puta do motorista de taxi me roubou ! Levou minha carteira com dolares, documentos, cartao de credito. Levou tambem minha camera fotografica com minha lente zoom novinha. Filho da puta. E o pior de tudo: um filme cheio de fotos da semana inteira.

 

A grana, que ja tava curta, agora esta foda.

 

Fiquei meio baqueado por umas 2 horas, agora ja passou. Fui pra aula, surfei, comi, tomei muito sol, muito suco e ja estou de otimo humor de novo. Mais uma semana em Jaco de aulas.

 

 

 

* Desculpa ae !

Pro pessoal que ta escrevendo e eu nao to dando conta de responder, EU ESTOU OTIMO, CURTINDO UM MONTE !

 

Sem duvida esta eh a melhor viagem que ja fiz na minha vida, mais rica, mais cheia de coisas pra descobrir, com mais pessoas interessantes pra conhecer bater papo sobre coisas do mundo e com um SOL MARAVILHOSO TODO DIA !

 

 

 

* Transporte

Tenho tomado cada onibus para viajar que fariam os interbairros de curitiba parecer leito.

O transporte eh muito fraco, antigo, sem horarios, sem qualidade.

Mesmo pra pegar um bus da capital do pais para a praia mais movimentada e perto (Jaco) eh um caos.

Mas eh divertido, folclorico e muito educativo.

Os motoristas dos onibus fazem da cabine seu quarto. Tem cadeira de pelucia, fotos da familias, mobiles, adesivo de walt disney, tudo que se pode imaginar. Muito engracado.

 

 

 

 

* $$$$$

Com o incidente do roubo, acabei arranjando outras coisas pra facer aqui. Estou dando aula de portugues pro meu professor de espanhol e pra outro professor da escola.

 

Tambem ja aluguei minha prancha algumas vezes e ate dei 2 aulas de surf pra um austriaco e um israelense.

 

Ajuda na grana mas o mais interessante eh a convivencia.

 

 

 

* Aulas

Estou tendo aulas 6 horas por dia. De manha e de tarde.

Pedi aa escola pra intensivar mais o curso, pra eu ter mais tempo livre nos ultimos dias e poder viajar. Estou falando fluentemente, mas conjugar verbos eh foda !

 

 

 

* Oooo vidinha mais ou menos !

Hoje a ultima vez que olhei no termometro estava 40 graus na sombra, perto das 11 da manha.

Acordo normalmente 5:30 ou 5:45 porque o sol ja ta pegando forte.

Vou pra praia ate as 9:00 que eh quando comecam as aulas.

Vou pra aula de chinelo, regata, muito relax. As vezes as aulas sao na praia, com todo mundo sentado numa sombra, etc.

Ao meio dia acabam as aulas da manha e como rapidamente e mais praia !

As 15:00 recomecam as aulas ate a 18:00. Este horario ja eh noite e nao da pra fazer nada alem de um footing, comer algo e cair na cama antes das 21:00 porque normalmente ja estou morto neste horario.

 

 

 

* People

Como eh um pais pequeno, todo mundo conhece todo mundo.

Ja na primeira semana conheci uma galera, que me apresentou outra, que me apresentou outra e assim vai.

Todo mundo louco pra mostrar tudo pros turistas, leva-los pra passear e acabo conhecendo tambem outros turistas.

Aqui em Jaco metade dos turistas sao estadosunidenses, italianos ou israelitas.

A outra metade eh sempre uma caixinha de supresas. Fiji, Islandia, Australia, etc.

Nao encontrei nenhum brasileiro ate agora.

Faz tempo que nao falo portugues.

 

 

 

* Cocodrilito

Hoje eu tava voltando da aula e encontrei um cocodrilito na rua. 1,5 metro de comprimentro

Foi um susto, mas foi legal.

Nao da nem pra chegar perto, ainda mais agora que nao tenho mais minha camera com zoom.

E se a mae dele estivesse por perto tambem ?

 

* mais bichos

eh tanto bicho, mas tanto bicho o tempo todo,que eh dificl explicar.

caranguejos coloridos no box do banheiro, aranhas vermelhas nas portas, iguanas verdes em toda parte, macacos nas arvores ao lados das ruas, esquilos tambem.

de vez em quando passa um tucano voando, um grupo de araras..

incrivel.

 

 

* ARGH !!!

Um dia nublado Que horror !

 

 

 

* O Arenal

Uma das maiores atrações da Costa Rica é o vulcão Arenal, que fica num parque nacional, a 1633m de altitude. Desde 1968 tem estado 24 horas ativo, lançando para os ares, com estrondo, lavas vermelhas, que acabam descendo montanha abaixo. La Fortuna é a cidade-base de expedições ao vulcão, que por suas erupções periódicas é tido como o mais ativo da América Central.

 

 

 

* Quase !

Passei 2 dias em um lugar isolado, sem noticias do mundo e ontem eu tava indo para La Fortuna, visitar o Vulcao Arenal. Quando fui alugar o carro me disseram que o vulcao havia voltado a atividade ha 2 dias e que a cidade estava meio interditada. WOW !

Entao passei o noite en San Jose e amanha vou ver o tal vulcao enfezadinho.

To indo sozinho, num carro alugado, uma aventura diferente.

 

Veja a notícia do jornal hoje:

Costa Rica: alerta por aumento de actividad en volcán Arenal

Las autoridades costarricenses se mantienen en alerta luego que el viernes el volcán Arenal, ubicado en la zona norte del país, aumentara su actividad aunque sin provocar daños materiales ni heridos.

El primer "pulso" de avalancha de lava se reportó a las 10.55 seguido de otros cuatro eventos de fuerte magnitud.

 

El último reporte se dio a las 12.12, aunque el experto explicó que este tipo de actividad, en la que el volcán expulsa rocas, gases, humo y cenizas, puede extenderse hasta por siete horas.

 

Los flujos se han dirigido por los costados norte y noroeste, donde no hay sitios poblados, aunque si se vio levemente dañado un sector boscoso del parque nacional que rodea al coloso de 1.633 metros de altura.

 

La oficina de prensa de la Comisión Nacional de Emergencias señaló que por el momento no se emitirá ninguna alerta ni se realizará una orden de evacuación a los numerosos hoteles que se ubican en las laderas del volcán.

 

El Arenal está a unos 130 kilómetros al norte de la capital y se encuentra activo desde 1968.

 

 

 

* Feriado

O Pais esta' enfeitado para o principal feriado nacional.

As lojas, os carros, as pessoas, as ruas. Parece natal...

Parece que o povo leva a serio mesmo as datas civicas.

Mais um ponto para um pais de gente tao feliz, sem exercito, exemplo de educacao publica e saude para todo o mundo.

 

 

 

* Na Estrada

Estou no meio da Panamericana, estrada que corta toda a America Central, ligando-a a do Norte e do Sul.

Alguns trechos parecem piada. Dificil acreditar que eh a estrada principal do pais.

 

Algumas viagens de 70, 90 km levam 3 ou 4 horas.

Na maioria dos trechos a velocidade maxima eh de 60 km/h !!!

Mas dificilmente se consegue chegar a isso, pois o fluxo de carros anda a 30km/h.

Nao se pode ter pressa. Tem que aproveitar para olhar pra paisagem, sempre feita de montanhas.

Nao tem outra opcao: ou voce esta em uma montanha ou esta rodeado delas.

 

Estou viajando sozinho, com um frio na barriga, ouvindo Mercedes Sosa e Mano Chao para completar o clima.

 

Eu estava na estrada, vendo a lua (quase) cheia nascer, qdo vi um Mac Donalds.

Ao entrar, descobri um enorme shopping center, cheio de tudo e ate este internet-cafe que estou usando.

 

 

 

* Um classico

Ontem teve Costa Rica x China ! O pais parou para ver o amistoso e eu nao pude ver Brasil x Colombia porque estavam todos respirando Costa Rica.

Estou impressionado com o fanatismo por futebol que existe aqui.

Bares, restaurantes, shoppings, num simples amistoso e parecia o Brasil em Copa do Mundo.

Ah ! a Costa Rica ganhou por 2 x 0. Teve a maior festa nas ruas.

 

Ontem eu sai com minha camiseta do SPFC e foi um sucesso.

Todo mundo olha, muita gente pergunta de onde eh, etc.

Um cartao de visitas. Devia ter descoberto antes..

 

 

 

* Independencia

Por falar em festa, o pais esta cada vez mais enfeitado pra comemorar sua independecia, dia 15/07.

Ninguem fala em feriadao, praia, etc mas em deslifes, historias. Igualzinho no Brasil, ne ?!

 

 

 

* Diario de bordo de uma viagem astral

Imagina a cena: estrada na montanha, de noite, de um lado a lua cheia nascendo, do outro um puta vulcao em atividade, posso ver as lavas vermelhas descendo.

Estou indo para la...

No radio, uma estacao local toca musicas populares.

WOW !

 

 

 

* Eh muita informacao pra uma cabeca so !

Onde mais se pode estar em um lugar com mais de 10 piscinas, 2 rios, 5 cachoeiras ???

Tudo isso com temperaturas entre 30 e 40 graus ?

O clima tambem esta quente, mas os vapores que saem das aguas eh que realmente me esquentam.

Passo o dia suando, tudo eh umido, apesar do calor, a roupa nao seca nunca. Quer mais ?

Tudo isso esta na base do um vulcao em atividade constante.

Infelizmente ha nuvens no topo e posso ver pouco das lavas.

De dia e de noite, tudo eh mutio bonito.

Ha turistas do mundo todo e animais de toda especie.

Bares espalhados pelas piscinas e cachoeiras servem agua para que ninguem se desidrate.

A musica que toca ? Bossa Nova !!!

Passei o dia neste local, se chama TABACON RESORT. (carissimo !)

 

Repare na foto na piscina, o vulcao esta la atras e de noite eh mais lindo.

 

Tabacon Clique para fotos bar_nocturno.jpeg foto2_2.jpeg foto11_2.jpeg foto12_2.jpeg

 

E eu cheguei 3 dias depois: Veja esta noticia http://www.arenal.net/arenal.htm

 

 

 

* Acabou !

Meu ultimo dia na Costa Rica esta ensolarado e quente.

Estou fazendo as ultimas comprinhas.

 

A cidade esta enfeitada, alguns desfiles ja estao nas ruas.

Pena que vou perder a festa principal na segunda-feira, quando ja estiver a milhares de km, de terno e gravata, trabalhando.

Ja estou com saudades...

 

 

 

* A saidera

Estou na Colombia novamente. Ai que zona !

 

No aeroporto de San Jose sentei em uma mesa global.

Estavamos um espanhol (indo pro USA), um Noruegues (indo pro Peru), Um Frances (indo pra Venezuela) e eu (um brasileiro indo pra Colombia). Nenhum estava indo direto pra casa. Foi uma conversa sensacional, multicultural. Dava um bom comeco de filme...

 

Aqui em Bogota a mesma zona da outra vez. Cheguei as 11 da manha e meu voo so sai as 9 da noite. Ja li um livro inteiro hoje !

 

Pupo Neto

costarica@pupo.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pupo! adorei teu relato, demais... muito irado, me deixou com mais vontade de chegar na costa rica duma vez! eu to indo pra la daquia duas semanas. estou morando no hawaii, mas essa etapa esta terminando agora e to voltando pro brasil. na volta, passo 5 dias na costa rica. nao programei absolutamente naaaada, nao tenho a menor ideia de onde ir. eu quero, com certeza, conhecer a regiao de tamarindo pelo surfe, mas nao sei ao certo se nao tem outra regiao que seria melhor nessa epoca do ano. fiquei muito a fim de visitar o vulcao...aqui em maui subi no topo do haleakala e me apaixonei, com certeza uma das experiencias mais inesqueciveis da minha vida, e esse vulcao da costa rica esta ativo, o q torna tudo ainda mais interessante. entao, se tu pudesses me dar uma luz, tu acha q eh possivel eu conhecer tamarindo, subir no vulcao e passar uns dois dias na costa do caribe (limon) em 5 dias? ou, ainda, se tiveres uma sugestao melhor... adoreeei tuas fotos! valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...