Ir para conteúdo

Trekking entre Prado e Porto Seguro


Posts Recomendados

  • Membros

Gostaria de fazer esse trajeto tambem, mas nao treking, pois sou meio preguicoso. rs,rs,rs.... Tava pensando em algo do tipo walkmachine adaptado pra motoneta e fazer o trajeto. Ta parecendo coisa de "professor pardal" nao eh mesmo? Calculando creio que da poucas horas de motoneta, pois sao 100km. Andando a 20km/h daria 5horas de trajeto. Mas como eh Bahia acho mais conveniente ir devagarinho como manda o figurino, pra conhecer os locais e as pessoas. Alguem sabe se os rios que cortam as praias sao transponiveis a pe? ou precisa de barco???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

rsrsrs.. sua intenção foi boa mas a areia da Bahia é tão fofa que até pra andar é ruim!! Pra fazer o trekking é necessário ter muita força de vontade mesmo viu.. e andei umas partes e em algumas fui de bus.. não me sujeitei a andar muito não!

 

E sobre os rios, alguns só de canoa mesmo, ou embalar as coisas em um saco de estanque e atravessar nadando.. mas pode ser impressão minha o rio Trancoso fede, vai saber o que passa naquela água...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Adianto q é uma pernada dura e ardua, com direito aa atravessar rios. E q requer planejamnento pra pegar mare baixa (pra atravesa-los com agua ate a cintura), do contrario ficam na pendencia de barqueiros q passem, se é q passam. O pior trecho é de Caraivas/Corumbai/Barra do Cahi..

Mesma coisa na Costa dos Coqueiros, de Salvador ate Mangue Seco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • Membros

Fufel, em qualquer site de previsão de tempo tem a tábua das marés à disposição, basta digitar o nome da cidade requerida. Essa travessia tem trechos em que o ÚNICO modo de passar é na maré baixa (como por exemplo na passagem da falésia que chega à praia de Curuípe, no sentido de de quem vem de Porto Seguro). Teve uma vez em que eu estava em Trancoso e fui dar um rolé pelas praias próximas; na hora em que saí, a maré estava baixa e a água mal cobria o meu pé. Na volta, com a maré cheia, passei com água no peito no mesmo trecho.

 

Só uma dica: em época de lua cheia ou nova é melhor para caminhar, pois a maré desce ao ponto máximo e dá para aproveitar melhor as diversas praias que têm recifes pelo caminho, pois há a formação de piscinas naturais (sobretudo no Arraial D´Ajuda, Itapororoca, Jacumã, Curuípe/Espelho, partes de Caraíva - e pouco antes dela - e Cumuruxatiba). O trecho mais brabo que achei de caminhar fica entre Caraíva e Corumbau - no início é fácil (até a entrada da aldeia indígena), mas depois são quilômetros de areia muito fofa, que me fizeram chegar "mortinho' na foz do rio Corumbau. Agora, se você notar que vai cansar, é melhor pegar um barco em Caraíva até lá e dispensar o sofrimento (hehehe).

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Fufel, em qualquer site de previsão de tempo tem a tábua das marés à disposição, basta digitar o nome da cidade requerida. Essa travessia tem trechos em que o ÚNICO modo de passar é na maré baixa (como por exemplo na passagem da falésia que chega à praia de Curuípe, no sentido de de quem vem de Porto Seguro). Teve uma vez em que eu estava em Trancoso e fui dar um rolé pelas praias próximas; na hora em que saí, a maré estava baixa e a água mal cobria o meu pé. Na volta, com a maré cheia, passei com água no peito no mesmo trecho.

 

Só uma dica: em época de lua cheia ou nova é melhor para caminhar, pois a maré desce ao ponto máximo e dá para aproveitar melhor as diversas praias que têm recifes pelo caminho, pois há a formação de piscinas naturais (sobretudo no Arraial D´Ajuda, Itapororoca, Jacumã, Curuípe/Espelho, partes de Caraíva - e pouco antes dela - e Cumuruxatiba). O trecho mais brabo que achei de caminhar fica entre Caraíva e Corumbau - no início é fácil (até a entrada da aldeia indígena), mas depois são quilômetros de areia muito fofa, que me fizeram chegar "mortinho' na foz do rio Corumbau. Agora, se você notar que vai cansar, é melhor pegar um barco em Caraíva até lá e dispensar o sofrimento (hehehe).

 

Abraço

OLÁ SOU NOVA COMO MOCHILEIRA, MAS SEMPRE TIVE VONTADE DE VAZER ESTE PERCURSO. ESTOU ENVIANDO MEU ROTEIRO E QUERO QUE ME DIGAM SE FICOU LEGAL, EM SALVADOR VOU FICAR NA CASA DE AMIGOS. TAMBÉM QUERO SABER SE NESSA ÉPOCA TEM MUITA GENTE. OBRIGADA

Data Local Saída Chegada

26/08/2006 GRS - VITORIA TAM 05:25 06:50

26/08/2006 AERO – RODOVIARIA

26/08/2006 VITORIA / ITAMARAJU A. BRANCA 23:00

27/08/2006 ITAMARAJU / PRADO

28/08/2006 PRADO / CUMURUXATIBA

Camping Fruta Coco – R. D. Pedro II, 158. Praia do Centro

Camping Mar e Sol – R. D. Pedro II, 330. (73) 32981626

CURUMUXATIBA / BARRA DO CAÍ

Camping Aldeia da Lua – Av. Beira Mar. (73) 35731168/1175 Curumuxatiba

Corumbaú – Pousada e camping Corumbau “Nogueira”

BARRA DO CAÍ / CARAÍVA

Barra do Caí. Fale com o Gileno, próximo. Ao quiosque da Tia Glória (73) 3573-1048

CARAÍVA / TRANCOSO

Camping Caraíva / Camping aconchego (73) 9112-2418 (11) 56816566

Camping Sombra e Água Fresca

TRANCOSO / ARRAIAL D’AJUDA

Camping rio Trancoso

ARRAIAL D’AJUDA / P. SEGURO.

Camping Audaz

06/09/2006 P. SEGURO / SALVADOR GOL – 14:10 15:00 –

Pousada Hostel em Porto Seguro

10/09/2006 SALVADOR / SÃO PAULO BRA – 15:00 17:20

 

 

SORAIA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Soraia, beleza?

 

Achei legal o seu roteiro. Dá para fazer na boa. De todos esses campings e pousadas que você colocou, só conheço o Aldeia da Lua, em Cumuruxatiba, porque fiz a travessia fazendo camping selvagem no resto do caminho. O Aldeia da Lua fica localizado em frente ao píer de Cumuruxatiba (posição estratégica) e o achei muito bom (não sei se continua assim).

 

Se você for fazer o trecho entre Prado e Cumuruxatiba a pé, prepare-se para andar quase 40 km. Então, tem que madrugar nesse dia. Dá para ir de carro (tem uma pista paralela à praia), de ônibus ou de barco, se você quiser ganhar tempo.

 

Outra coisa: de Barra do Caí a Caraíva é muito chão, tendo ainda que enfrentar o pior trecho da travessia (na minha opinião...), que fica entre o rio Corumbau e a entrada da reserva indígena. Aí, da entrada da reserva até Caraíva são só 6 km de terreno duro e fácil, mas você certamente estará EXAUSTA quando chegar lá. De repente, você pode ficar por Corumbau e deixar para ir para Caraíva no dia seguinte (a pé ou de barco). Mas é só uma sugestão.

 

De Caraíva a Trancoso é tranqüilo, mas dá uns 25 km. Para mim, foi o trecho mais bonito da travessia. Aí, é prestar atenção para passar por Espelho e Curuípe quando a maré estiver baixa, porque senão será difícil atravessar a ponta de falésia que separa essas praias do caminho pela praia. Depois, é só torcer para o rio dos Frades estar baixo (ele fica a 12 km ao sul de Trancoso, depois de você ter passado por uma enorme fazenda de coqueiros que vai margeando a praia, a Fazenda Jacumã) e atravessá-lo. Se estiver fundo, sempre aparece algum barqueiro de plantão que irá te ajudar.

 

Daí até a ponta do Apaga Fogo, em Arraial D´ Ajuda (onde você pegará a balsa para atravessar o rio Buranhém em direção a Porto Seguro), é uma longa "avenida", sem percalços. Só tem uns riozinhos pelo meio, mas nada intransponível - muito pelo contrário.

 

Acho que você não encontrará muita gente não, pois já estamos na baixa temporada, inverno, etc. Sempre passei por lá no alto verão, em época de carnaval (e por ironia, para FUGIR dele), e aí o problema fica só em relação à hospedagem. Mas como eu já fui com um esquema de fazer camping selvagem, o problema de hospedagem, para mim, foi indiferente. Mas a maioria das praias da travessia em si, mesmo no verãozaço, ficam pouco freqüentadas (à exceção, é claro, daquelas mais manjadas: Arraial, Trancoso, Caraíva...). Teve um dia em que andei uns 20 quilômetros sem topar com ninguém pelo caminho.

 

Um abraço e boa travessia para você!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oteb

 

obrigada pelas dicas, pensei em fazer camping selvagem, mas como não sei da segurança fiquei com medo. Nessa viagem faremos em duas pessoas eu e uma amiga, mas mesmo assim por sermos mulheres fiquei com receio.

Outra coisa quando fala das mares (caraíva / trancoso) tem como ir por cima das falésias em vez das praias?

 

Obrigada por todas as dicas

adorei esse site :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...