Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Bem, acho que todo mundo já está certo de que é, pelo menos, "confortável" fazer um desses seguros proporcionais ao tempo de viagens.

 

Infelizmente não podemos prever com quem vamos cruzar no caminho, desde a agentes de imigração, até imbecis briguentos de bar, tal qual qualquer pessoa com "preconceito" á viajantes do 3º mundo... Isso pode significar problemas como processos judiciais, entre outros. Não é só saúde. É a integridade física e moral também.

 

Veja o que significa cada uma das coisas coberta por seguros, podendo variar total ou parcialmente:

 

• Assistência médico-hospitalar

Cobertura em casos emergenciais, internações, exames, cirurgias, incluindo despesas com medicamentos prescritos, além de transporte em ambulância terrestre ou aérea, quando houver necessidade

 

• Emergência odontológica

Tratamento odontológico emergencial de caráter provisório, necessário para a continuidade da viagem ou estadia.

 

• Acidente odontológico

Tratamento odontológico emergencial decorrente de um acidente. Entende-se por acidente odontológico, fraturas nos dentes, ocorridas devido a acidente que cause lesões corporais.

 

• Seguro de bagagem

Prejuízos decorrentes de roubo, furto qualificado ou extravio da bagagem. Entende-se como bagagem, todo e qualquer objeto que se encontre sob custódia da companhia aérea. Não são cobertas perdas parciais ou danos à bagagem.

 

• Acidentes pessoais e invalidez permanente

Cobertura que garante o pagamento de indenização ao segurado que sofra lesão física, tendo como consequência direta a morte ou invalidez permanente total ou parcial.

 

• Extras de viagem

Pagamento de despesas extras com alterações de bilhetes aéreos ou terrestres, viagem e hospedagem de um membro da família, devido a ocorrência médico-hospitalar, sempre que exigido por médico.

 

• Perda de embarque

Pagamento de hospedagem e gastos extras decorrentes de perda de embarque causada por quebra ou acidente do veículo de transporte público com destino ao local de embarque.

 

• Assistência legal

Pagamento de despesas legais em caso de processo judicial no exterior.

 

• Repatriação

Traslado aéreo para o país de origem em caso de morte.

 

 

Enfim, por vários motivos, vale á pena fazer o seguro. :wink:

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Respostas 829
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

MINHA experiência pessoal:

Em 2004 (janeiro/fevereiro) viajei para a Europa. Ainda não era "obrigatório" o tal seguro, mas já se comentava sobre ele.

Pedi que minha irmã (que mora legalmente na França...hehehe) perguntasse para um cara da imigração francesa sobre esse seguro...se realmente seria obrigatório...e ele respondeu:

"Em tese, é obrigatório faz mais de 10 anos, mas nunca vi ninguém cobrar."

Em 2006 (abril/julho) viajei de novo...sem seguro e com um pouco de medo.

No total passei por 10 países (8 deles assinaram o tratado), mas NENHUM me cobrou o tal.

Não estou recomendando que viajem sem ele, só estou postando minha experiência pessoal.

Além disso, os países que assinaram o tratado em 2004 (Chipre, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia e Suíça) somente deverão implementar as regras a partir de outubro de 2007 (nesses eu não duvido que eles cobrem, mas passei pela Rep. Tcheca).

Para os demais apíses, o seguro já é obrigatório há muito tempo...e se você não o tiver, volta pra casa sem fotos da Torre Eiffel...hehehe

Eu arrisquei...

Maiores informações:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_de_Schengen

 

REEDITANDO e COMPLEMENTANDO a mensagem:

Acabo de visitar o site do consulado da Noruega e encontrei a seguinte pergunta respondida (não posso confirmar que esta informação esteja atualizada):

 

2. Preciso de seguro-saúde para visitar a Noruega?

Não. A exigência de seguro-saúde vigora apenas para cidadãos de

países dos quais exige-se o Visto Schengen, o que não é o caso do

Brasil no momento. Porém, um seguro-viagem, que cubra despesas

médico-hospitalares, é sempre recomendável em viagens ao exterior.

(http://www.noruega.org.br/assuntosconsulares/Cinco+perguntas.htm)

 

 

O site do consulado da Itália também não fala em seguro-saúde para brasileiros: http://www.italconsul.org.br/bilingue/pag/turismo.htm

 

Por outro lado, as embaixadas da França e da Alemanha falam da obrigatoriedade do seguro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Eu até hoje não soube de quem foi barrado só pelo seguro, a verdade que o valor dele é tão pequeno, em relação ao custo da viagem, que vale a pena fazer um.

 

Isso depende Mauro. Fiquei 3 meses na Europa e teria que pagar quase US$ 400,00. Eu acho esse valor alto, uma vez que gastei cerca de 3.000 euros na viagem inteira (fora passagem de ida e volta).

Apesar disso, acho arriscado não fazer.

"Faça o que eu digo, não faça o que eu faço"....hehehe.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Eu to indo pra alemanha em dezembro, vou ficar 50 dias... eu ja tenho seguro internacional, mas ele cobre menos que 30 mil euros. Será que pode dar algum problema se pedirem o meu seguro?

Outra coisa: esses 30 mil são relativos a que? pq no meu seguro não tem nada referente a "seguro saude". Tem coisas do tipo: assitencia médica-hospitalar, assistencia odontologica, cobertura no caso de morte, etc.

 

Valeu.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Neste tópico se vc procurar nas outras páginas vai encontrar muita coisa sobre o seguro de viagem e procure nos sites seguro schengen é o que é previsto na Europa, dificilmente eles iram pedir a comprovação. Se vc nao fizer seguro schengem, leve a cópia da apó;ice e o cartão Poiz o seguro é exatamente assitencia médica-hospitalar, assistencia odontologica, cobertura no caso de morte, etc acima de E 30.000.

Nos últimos 3 anos estive na Europa e ninguem me pediu, Uma enbtrada por Londres, uma pela França e uma pela Alemanha. So em Londres me solicitaram quanto eu tinha em espécie que era Libras 200,00 e E$ 800,00 para 25 dias e apresentei meu cartão de crédito e do Banco. Não tive problema. Ha e eu estava sem o tal seguro, so fiz agora na última viagem de medo mas não mepediram, so que eu fiz para 25 dias aprox. Para 50 dias como o Panda mencionou acho que fica salgado.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá,

 

Estou partindo de viagem à Itália, por quase 90 dias, e já me certifiquei que não preciso de visto. No entanto, quanto ao seguro que cubra gastos de até 30.000 euros, estou com dúvidas. Li em alguns sites de agências de turismo que se formos beneficiários do INSS não há a necessidade de adquirirmos o seguro, em razão de um acordo entre Brasil-Itália:

 

"ITÁLIA

Seguro de saúde: Não é obrigatório. Existe um acordo bilateral de assistência médica que assegura o sistema de saúde aos cidadãos de ambos os Países. No entanto, para usufruir deste benefício, o cidadão brasileiro deve dirigir-se a um escritório do INSS local e solicitar uma declaração a dizer que é beneficiário do INSS, indicando o período de permanencia em Itália."

 

Gostaria de saber se alguém já se utilizou desta declaração do INSS, se realmente funciona e como faço para tirá-la. Isto porque fui ao consulado italiano e não souberam me falar nada sobre isso. Pelo contrário, me disseram para adquirir o seguro saúde.

 

Obrigado pela ajuda

Renato

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Apesar de ninguém saber responder minha dúvida, corri muito atrás da informação até que encontrei! Realmente existe um Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM) que nos desobriga do seguro. É válido para alguns países, apenas, mas já é uma alternativa para quem vai para poucos lugares.

 

Fui no local onde emitem o certificado, fui super bem atendido. Como é um serviço super específico, estava completamente vazio e sai em 3 dias úteis. Sem custo algum! Mas precisa ter recolhido GPS nos últimos 3 meses.

 

Para maiores informações, entrem no link. Telefone de São Paulo

é 3291 8973.

http://sna.saude.gov.br/cdam/index2.cfm

 

Espero que ajude a galera mochileira!

Abs

RVFS

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...