Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Entre para seguir isso  
Pat Motinha

Escolha a sua barraca NACIONAL

Posts Recomendados

Dicas para escolher a barracaid="size4">

 

Ae, sou novo no site e tb em relação a acampar. Adoro fazer cicloturismo e to afim de comprar uma barraca que seja leve, pra duas pessoas, e q seja resistente, numa faixa de preço de até uns R$ 200,00. Vou utilizá-la para fazer viagens, de princípio pela Grande Florianópolis, depois pelo Brasil e pelo mundo (SERÁ QUE CONSIGO?).

 

Gostaria de saber informações, marcas, tudo o q puder ajudar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os fabricantes oferecem quase toda combinação de tamanho, peso e modelo. Porém, há alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de adquirir uma barraca. São eles:

 

Resistência à água - As barracas são construídas com paredes duplas ou simples, de material impermeável ou transpirante. Uma unidade completamente fechada deve ser bem ventilada a preferencialmente deve "respirar". Se a barraca é à prova d'água, a umidade que você exala condensa sobre as paredes frias e escorre para baixo formando poças no chão. Em uma só noite, você e seus companheiros de barraca podem expelir vapor d'água suficiente para encharcar os sacos de dormir.

 

Cuidado com barracas baratas de uma só camada de material que não "respira" e impermeável. Elas só são boas em condições suaves abaixo da linha de vegetação, onde a porta e as janelas podem ser deixadas abertas para ventilação; mesmo assim você pode esperar alguma condensação. Algumas barracas sem sobre-teto possuem um modelo que aproveita a gravidade para espalhar e remover a condensação, mas para funcionar a barraca precisa estar bem ventilada.

 

O dilema entre uma barraca transpirante e ainda impermeável resolve-se usando paredes duplas ou sobre-teto. A parede interna é transpirante, não é à prova d'água, então ela permite que sua respiração e transpiração passem para o lado de fora. A camada externa é impermeável, geralmente separada, que mantém a chuva fora da tenda e também coleta e dispõe fora da barraca a umidade do corpo. o sobre-teto não deve tocar a camada interna, porque aonde ele encostar, a água condensará por dentro.

 

O sobre-teto deve vir até bem próximo do solo para cobrir toda a barraca e a entrada, evitando a chuva dirigida pelo vento. Mesmo em barracas com parede dupla, o saco de dormir pode molhar por causa da condensação proveniente da parte impermeável das laterais que sobem do piso em alguns modelos.

 

Um importante passo para manter a barraca seca é selar as costuras com um produto selador impermeável. Faça isto antes de usar a barraca. Algumas barracas vêm seladas de fábrica; em outras, isto compete a você e é bom que seja feito. Ao acampar, arme a barraca sobre um pedaço de nylon ou plástico, para evitar que a umidade do solo entre pelo piso. Este procedimento serve também para manter o piso limpo e protegido contra a abrasão.

 

Resistência - Muitas barracas são classificadas por um "fator de resistência relativa", a velocidade do vento que a barraca permanece de pé antes que a armação deforme. Se você espera ir de encontro ao vento e neve, esta é uma importante consideração. A barraca deve ficar de pé com ventos fortes e cargas de neve sem falhas estruturais.

 

Peso - Normalmente não há escolha: pouco peso ou mais conforto e durabilidade. Barracas leves são disponíveis mas a questão é se elas são grandes e resistentes o suficiente para os seus usos particulares. Simplesmente procure por uma barraca leve que satisfaça suas solicitações de número de ocupantes, área principal, tamanho do piso, altura do teto, local para armazenar equipamentos, resistência, clima e condições atmosféricas indicados.

 

Uma barraca para duas pessoas acamparem no verão pode ser leve, enquanto uma barraca para três pessoas, para expedições em quatro estações pode pesar o dobro ou mais e custar duas ou três vezes mais.

 

Forma - A tendência nas formas de barracas têm sido o túnel e iglu. Estes modelos aproveitam ao máximo o espaço disponível e minimizam o número de estacas e extensores.

 

As do tipo iglu não precisam de extensores para permanecerem em pé e podem ser levantadas e removidas facilmente mas ainda necessitam ser estacadas no chão para não serem carregadas pelo vento. As barracas tipo túnel de dois ou três arcos, normalmente precisam de extensores para ficarem em pé, oferecem um uso eficiente do espaço e tem características que não deixam passar o vento. O tradicional desenho em A (barraca canadense) não tem muito espaço utilizável, mas é simples, com modelo aprovado.

 

Tamanho - A barraca de dois lugares é provavelmente o tamanho mais popular e oferece a maior flexibilidade em peso e locais de acampamento. Para a versatilidade de um grupo, normalmente é melhor levar duas barracas para duas pessoas do que uma para quatro pessoas. Muitas barracas de dois lugares suportam três pessoas apertadas e ainda são leves o suficiente para serem usadas por uma só pessoa ocasionalmente.

 

Algumas barracas de três e quatro lugares são leves o suficiente podendo ser carregada por duas pessoas que desejem bastante luxo e conforto. Barracas grandes, especialmente aquelas que se pode ficar em pé dentro, são um grande incentivo à moral do grupo durante uma expedição ou longa tempestade. Para carregar pode-se dividir o peso entre o grupo dividindo a barraca em partes.

 

Outras características - Modelos diversos de entrada oferecem portas com zíper, alcovas, vestíbulos e avancês. Compare tais modelos para encontrar um que, na sua opinião mantenha fora a maioria da chuva e neve ao entrar e sair da barraca. Um vestíbulo pode ser ótimo para cobrir a entrada e dar mais espaço para guardar o material, cozinhar e se vestir. Existem muitas opções de arranjos e tipos de aberturas de ventilação e janelas. Telas contra mosquitos podem ajudar a manter fora os roedores, assim como moscas e outros insetos voadores.

 

Nunca se deve guardar a barraca úmida ou molhada, pois isso causará a ocorrência de mofo e diminuirá a vida útil da mesma. Uma outra dica é sempre escolher materiais feitos para resistir aos raios ultra-violetas, que alteram a cor e a estabilidade da barraca.

 

A barraca que uso é uma Hummer para 4 pessoas que pode ser encontrada para 3 pessoas. Forte e resistente ao calor e a chuva forte.

52067g.gif

 

O avancê é um tremendo quebra galho em dias de chuva, onde pode-se dormir com a porta aberta deixando apenas a tela mosquiteiro fechada. Além de ter espaço para guardar tenis, bolsas etc...

 

Boa sorte na sua escolha...Qualquer coisa, continue escrevendo ou me envie email, ok?

 

http://www.cmfitness.kit.net

http://www.fitnessesaude.jex.com.br

Pat

 

Editado por - Pat Motinha on 17/05/2004 19:02:42

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Pat

Mas é o seguinte. Afinal, eu consigo comprar uma barraca boa pra 2 lugares por +- 200? E a marca?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu comprei uma Capri Iglu para 4 pessoas faz uns 2 anos, e adorei, ela eh bem resistente, nao molha e pesa soh 5 quilos. Paguei R$150,00.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo que me desculpe, mas 5kg para uma barraca de 2 lugares é peso pacas!

A minha é de 4 pessoas e 4 estações pesa 4kg!

Normalmente uma barraca de 2 pesa no máximo 2,5kg.

Alguns exemplos:

Hummer Igloo 3 Super

igloo_3_super_small.jpg

 

Capacidade 2 pessoas, medidas 2,10+0,60(avanço) X 1,40 , peso 3 kg, sobreteto até embaixo, avanço, porta com mosquiteiro, suporte p/ lâmpada, 2 bolsos, ventilação frontal

 

O preço dela é na faixa de 160 reais.

Quando achar outras coloco aquí para você ver, tá?

 

 

http://www.cmfitness.kit.net

http://www.fitnessesaude.jex.com.br

Pat

 

 

Editado por - Pat Motinha on 28/04/2004 22:52:33

 

Editado por - Pat Motinha on 28/04/2004 22:54:37

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja essa:

Barraca Fox 2 - Trilhas e Rumos

 

 

Extrema resistência a ventos muito fortes, indicada para uso em montanhas, menor peso. Sobreteto impermeabilizado, costuras seladas, estabilizadores laterais, porta frontal com mosquiteiro, porta no avanço, ventilação ampla para dias de muito calor.

NOVO DESENHO. Agora com linhas retas na parte de cima, para melhorar ainda mais a resistência aos ventos fortes.

Garantia permanente contra defeito de fabricação.

 

Capacidade: 2 pessoas

Comprimento: 2,10 metros

Largura: 1,40 metros

Altura: 1,10 metros

Peso: 2,4 kg

foxm.jpg

 

http://www.cmfitness.kit.net

http://www.fitnessesaude.jex.com.br

Pat

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Trilhas e Rumos Fox 2 custa emmédia 140 reais.

ESta outra custa 200 reais,mas é pra 4 pessoas. BArraca boa tb.

Fabricante: Capri

Modelo: Iglu 4

Frente: 2.0 m

Fundo: 2.0 m

Altura: 1.3 m

Peso: 3,7 kg

 

Esta barraca é uma boa opção para campistas que pretendem ter um material de boa qualidade, aliado a um baixo custo de investimento. Acomoda até 4 pessoas. Comparado aos modelos tradicionais com estrutura metálica, tipo canadense, esta barraca tem um peso e volume reduzido, facilitando seu transporte.

 

Apresentação:

Sacola em nylon, com alça para transporte

 

Características:

Barraca em poliamida (nylon)

Sobretudo 100% poliamida (nylon)

Estrutura em varetas de fibra de vidro interligadas

Piso em polietileno reforçado

Porta dupla com tela mosquiteiro em poliester

Zíperes de nylon e cadarços com tratamento repelente á água

Jogo de espeques em aço

Instruções para montagem

14.100.12_m.jpg

 

http://www.cmfitness.kit.net

http://www.fitnessesaude.jex.com.br

Pat

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu comprei uma Nautika Lancer 2/3 por R$ 168,00

http://www.aventurabrasilrs.com.br/camping/barracas/barraca_nautika_lancer_2_3.shtml

2,05x1,50x1,20 com um avancê de 1,00x0,62

Resiste a 1000mm de chuva e tem sobreteto aluminizado

Pesa 3,1kg

 

Ela montada:

?id=3546494

 

Ela por dentro:

?id=3546546

 

Resistiu bem à chuva, fácil de montar, resistente. Recomendo. Coloquei uma análise sobre ela em:

http://mochilabrasil.uol.com.br/mochileiros/topic.asp?whichpage=4&ARCHIVE=&TOPIC_ID=4556

 

[]s

H

 

--

Henrique Cintra

ICQ: 5626854

blog: http://www.holococos.vardump.com

fotolog: http://www.fotolog.net/holococos

album de fotos: http://henrique.fotopic.net

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pat, a barraca a qual me referi eh de 4 lugares e nao 2 como tu falou, se fosse, logico que seria muito pesada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens
Entre para seguir isso  



×
×
  • Criar Novo...