Ir para conteúdo

Abelhas - Como Evitar?


jvictor

Posts Recomendados

  • Membros

Apis mellifera. Esse é o nome científico da abelha, dado por Linnaeus. Mas, dentro do próprio nome encontramos o termo fera, o que condiz com o seu comportamento feroz...

 

Normalmente as abelhas são operárias laboriosas, que polinizam flores e produzem cêra e mel, vivendo em uma colméia. Mas algumas raças de abelhas são emocionalmente instáveis, e se irritam com qualquer coisa diferente...

 

Algumas características e dicas que se deve saber sobre esses insetos:

 

As abelhas são úteis ao homem a milhares de anos, e resultam de uma seleção entre várias raças. A abelha mais comum no Brasil é resultado da mistura de uma variedade nativa com a famosa abelha africana... Sim, ela mesma! Ou seja, sua produtividade de mel é alta, porém ela tem o pavio curto...

 

As abelhas são particularmente perigosas quando estão em enxame, para formar uma nova colônia. Os ânimos estão exaltados pelas disputas entre as possíveis rainhas, e elas atacam simplesmente devido ao clima reinante no enxame... E quanto maior o enxame, mais suscetíveis a iniciar um ataque elas estarão... Por outro lado, uma abelha solitária que, por exemplo, entre em sua barraca, está somente procurando néctar, e só picará se for ameaçada...

 

Mesmo quando já estabelecidas em uma colméia, algumas variedades de abelha se irritam facilmente com movimentos próximos à colônia. Evite passar a menos de dez metros de uma colméia, especialmente se esta estiver alvoroçada.

 

Ao notar um enxame enfurecido, não grite, pois as abelhas são atraídas por sons agudos. Evite também gestos bruscos, que podem ser interpretados como uma ameaça.

As abelhas, assim como os borrachudos, são atraídas pelas cores escuras. Evite, portanto, usar roupas pretas, vermelhas ou de cores escuras.

 

As abelhas são atraídas por um hormônio excretado no local da picada. Ou seja, ao se tomar uma picada, as outras abelhas do enxame são atraídas para o mesmo local com uma única ordem: PICAR. Ao ser picado, afaste-se imediatamente do local...

 

Ao ser atacado mantenha a calma... Parece besteira, mas as abelhas são atraídas pelo descontrole, provavelmente o hormônio adrenalina... E pessoas que conseguem se manter calmas tomam um número menor de picadas... Além do mais, o desespero pode levar a vítima a se machucar seriamente em um galho, ou cair num precipício...

 

Mesmo sem ser picado, mantenha a calma. Nós, do Trilhas e Aventuras, nunca sofremos um ataque, talvez por respeitar o inimigo, porém sem entrar em pânico ao observar colméias e enxames. Claro que isso poderá mudar a cada trilha que fazemos, devido ao temperamento desses bichinhos.

 

No caso de ataque, corra para o mato. Saia da trilha e entre na vegetação densa. Não mantenha uma direção definida, correndo em zigue-zague (abelhas são péssimas em curvas fechadas), e raspando deliberadamente nas folhas e galhos para que estes tirem as abelhas de seu alvo (você) e também para que o sumo das folhas mascare os hormônios liberados pelas abelhas agressoras em sua pele. Com sorte e alguma disposição você conseguirá despistar as agressoras, ainda que se arranhando um pouco no mato...

 

Em campo aberto corra, mas também em zigue-zague. Procure por obstáculos e corra na direção deles (mas não em linha reta!). Certamente você levará algumas picadas, mas escapará do grosso do ataque...

 

A velha estratégia de mergulhar na água pode funcionar, desde que você seja um bom mergulhador e consiga sair da área crítica por baixo da água. Desnecessário dizer que é melhor tomar umas picadas a se afogar, ou pior, mergulhar num local que não permita a fuga, e cada vez que se respirar tomar mais picadas no rosto, e depois se afogar...

 

Uma outra opção é, independente de se estar em campo aberto ou não, se cobrir com algo espesso, como um saco de dormir, cobertor, etc. Lembre-se: A picada da abelha perfura tecidos finos, e como elas são pequenas poderão penetrar por frestas. No caso de conseguir algo adequado para se cobrir, tenha paciência para aguardar a dispersão do enxame, o que pode levar um certo tempo. Não confie muito em se abrigar em barracas, a não ser que dentro da barraca você possua um saco de dormir. Pois, se elas descobrirem um meio de entrar, você ficará em maus lençóis!

 

Mesmo que sua decisão seja correr, diminua sua área exposta colocando sua jaqueta, ou o que tiver à mão. Desde que realmente esteja à mão, pois rapidez é fundamental numa situação destas.

 

Proteja os olhos: uma picada de abelha no globo ocular quase certamente levará à cegueira do olho atacado. Na impossibilidade de correr (em uma montanha, por exemplo) tente curvar-se sobre si mesmo, e proteja os olhos com as mãos. E, resista bravamente. (ai!)

 

O ataque de um grande enxame pode ser mortal. A maioria das pessoas resiste em média a mais de 50 picadas, mas há casos de mortes com apenas 3 picadas. Por outro lado, há quem resista a 400 picadas. Como você não conhece o seu limite (e eu nem tenho curiosidade de conhecer o meu), tente evitar ao máximo levar novas picadas. Além do mais, um grande enxame pode facilmente ultrapassar a casa do milhar.

 

As reações ao veneno são ligadas à sensibilidade prévia da vítima aos componentes deste, e proporcionais ao número de picadas. Umas poucas picadas podem desencadear uma reação alérgica onde a vítima poderá sofrer bronco-espasmo, edema da glote e choque anafilático. Traduzindo: A reação alérgica impedirá a vítima de respirar e esta entrará em estado de choque. Neste caso a presença de um anti-histamínico no estojo de primeiros socorros é fundamental (ex: Polaraminie ®), e em último caso poderá se fazer uma traqueostomia (Cuidado!!! Este procedimento somente poderá ser feito por quem realmente saiba como fazer.)

 

No caso de muitas picadas, o procedimento é basicamente o mesmo: ministra-se um anti-histamínico à vítima, e esta deve ser removida imediatamente a um hospital para que os procedimentos adequados possam ser tomados. O veneno contém inúmeros elementos, dentre eles anti-coagulantes, elementos que causam insuficiência renal e respiratória e hipertensão arterial. Não é brincadeira! O perigo é potencialmente maior que uma picada de escorpião!

 

Se isso serve de consolo: A abelha ao picar perde seu ferrão, a bolsa de veneno e, juntamente com isso, órgãos vitais de seu abdomen. Pouco tempo após a picada, ela morre... Por essa razão leve em seu kit uma pinça para extrair a bolsa de veneno, pois esta poderá inocular mais veneno se for pressionada. A técnica para retirar corretamente o ferrão é, com a pinça, puxar pela base, no local mais próximo à sua pele, sem pressionar a bolsa ou as vísceras.

 

O mesmo não vale para vespas e marimbondos. Após picar eles estão prontos e dispostos para picar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Boa Iniciativa!

Mes passado estava na chapada diamantina, e minha noiva pisou num vespeiro! Eu estava ao lado dela, e fiquei parado, não sofri uma ferroada, quanto a ela, saiu correndo e levou cinco. Para prevenir reação alérgica, logo em seguida ela tomou um fenergan, e nada ocorreu. ( nem febre como alguns costumam mencionar após ferroadas de vespas).

 

Outra dica é evitar passar perfume, ou substâncias odoríferas, estas podem atrair abelhas/vespas. No incidente citado, acredito que minha noiva foi ferroada e eu não por dois motivos: 1 ela saiu correndo, enquanto permaneci parado. 2 ela havia acabado de passar hidratante.... ::mmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...

-Existe sim! Contudo, em caso de alergias ou para prevenir alergias, fenergan é o anti alérgico de primeira escolha, mais eficiente, rápida ação, etc... contudo, cuidado com a auto medicação, já conheci pessoas alérgicas ao anti-alérgico fenergan ::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Boa noite pessoal!!!

 

Sinceramente, o que vou dizer pode ser a maior bobeira e gostaria muito que algum biólogo ou químico abordasse o assunto. De qualquer forma, o que presenciei vou comentar a fim de que numa situação similar possa ser útil.

 

Certa vez, no Pantanal norte, o barco de um amigo foi atacado por africanas e por diversos fatores a tripulação do barco não conseguiu se safar rapidamente.

Resultado: Os dois homens chegaram ao pesqueiro com todo o corpo picado. Não havia uma parte na cabeça de cada um que não houvesse picada (para se ter idéia, o casco do barco ficou preto, ou seja, completamente repleto de abelhas - claro mortas, depois da picada e certo tempo).

Havia um homem, como índio, no local. Nasceu e sempre viveu no pantanal. A primeira providência dele foi derramar mel por todo o corpo dos atacados. Depois desse "banho" seguiram para o hospital.

 

Depois conversando com um dos atacados, ele comentou que o mel trouxe uma sensação de alívio, algo anestésico.

 

Não desejo que ninguém utilize esse método e nem sei se o mesmo é realmente funcional.

No entanto, acho difícil um índio tirar isso do nada.

No sufoco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Te taca dentro d'agua, se não tem agua, fumaça, se não, fogo, se não tem fumaça ou fogo te taca dentro do mato.

 

No correr cuide para não se perder, sempre mantenha seu senso de direção atento.

 

Se tu já foi picado, tire devagar os ferroes, com um canivete, ou pinça, limpe com agua e esfregue uns pedaço de cebola recém cortada no lugar, mas não deixe por muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...