Ir para conteúdo

Bolívia e Peru - 21 dias (com fotos) !!!


Posts Recomendados

  • Membros

Relato de minha viagem realizada pela Bolívia e Peru em outubro de 2009:

 

Cambio Bolivia: 1 Dolar - 7 BOLs

Cambio Peru: 1 Dolar - 2,90 Soles

 

Qualquer informação adicional basta perguntar que tenho quase tudo guardado e/ou anotado, desculpa pela demora na postagem

 

Dia 1

 

Voo RJ-Santa Cruz

 

Cheguei de madrugada em Santa Cruz e dormi no aeroporto para pegar voo no dia seguinte para Sucre

 

Guarda volume no aeroporto - 40 BOLs

 

Dia 2

 

Santa Cruz-Sucre-Potosi

 

Acordo de manhã para pegar o voo as 9hs para Sucre e tenho a minha primeira surpresa, o voo tinha mudado para as 16hs e para o aeroporto de Trompillo, que é bem menor e fica do outro lado da cidade, fui almoçar no centro e depois fui para o aeroporto pegar o meu voo, cheguei em Sucre e peguei um onibus direto para Potosi, cheguei tarde em Potosi e fiquei no primeiro albergue perto da rodoviaria, sofrendo muito com o frio e a adaptação à altitude, essa foi disparada a pior noite da viagem, não consegui dormir, apenas dava uns cochilos e acordava com uma grande dor de cabeça e com muita falta de ar.

 

Taxi do aeroporto de Sucre para a Rodoviaria - 11 BOLs

Bus para Potosi + taxa rodoviaria - 12,50 BOLs

Albergue - 50 BOLs

 

Dia 3

 

Potosi

 

Quando acordei de uma das cochiladas pelas 6hs, tomei café e fui para o centro histórico, o que foi bem legal é que não tinha quase ninguem na rua nesse horário e deu para dar uma boa caminhada pelas ruas do centro, mesmo com a falta de ar.

 

20100406191856.JPG

 

Quando as agências de viagens começaram a abrir, fechei o passeio para as minas junto com o ônibus de noite para Uyuni, a noite no albergue lá e o passeio de 3 dias no Salar.

O passeio nas minas foi bem interessante, apesar de ainda estar passando um pouco mal por causa da altitude e ter sofrido um pouco lá dentro, foi bem legal conhecer um pouco a vida sofrida dos mineiros e os seus costumes, como mascar muitas folhas de coca e beber álcool 96 graus potável para aguentar o trabalho duro nas minas.

Na volta almocei, fui na Casa de La Moneda e depois peguei o bus para Uyuni.

 

20100406192131.JPG

 

Passeio nas Minas - 60 BOLs

Bus para Uyuni + Albergue em Uyuni + Passeio de 3 dias no Salar - 750 Bols

 

Dia 4

 

Salar de Uyuni

 

Aqui começa uma das melhores partes da viagem, o passeio no Salar de Uyuni. Aconselho verem se o Jipe é novo antes de fechar o passeio, pois isso faz MUITA diferença no tempo que vc vai perder ou ganhar andando no deserto.

Começamos visitando o cemitério de trens e depois vamos para o deserto de sal, paramos para ver como é o processo que eles fazem o sal e depois passamos no hotel de sal, que é muito legal.

 

20100406192434.JPG

 

20100406192636.JPG

 

20100406192847.JPG

 

Ai vem a Isla Del Pescado que é a uma ilha cheia de cactos no meio do deserto, que forma uma paisagem muito bonita e onde paramos para almoçar e tirar aquelas fotos que os tamanhos das pessoas e objetos ficam totalmente diferentes.

Depois seguimos até outro hotel de sal bem legal e confortável, com boas camas, chuveiro quente onde jantamos e passamos a noite.

 

20100406193159.JPG

 

20100406193348.JPG

 

20100406193532.JPG

 

Isla Del Pescado - 15 BOLs

Saco de Dormir - 40 BOLs

 

Dia 5

 

Salar de Uyuni

 

Acordamos cedo tomamos um bom café e partimos em direção a Laguna Colorada. Esse segundo dia é onde passamos por por um bonito vulcão, pela árvore de pedra e por várias paisagens deslumbrantes até chegar a Laguna Colorada, onde ficamos num lugar bem humilde, sem chuveiro, com umas camas caindo aos pedaços. De noite fez o maior frio da viagem, foi bem usado o saco de dormir que aluguei e as várias roupas de frio que levei.

 

20100406193942.JPG

 

20100406194100.JPG

 

20100406194934.JPG

 

20100406194333.JPG

 

Laguna Colorada - 30 BOLs

 

Dia 6

 

Salar de Uyuni

 

Acordamos umas 5hs e fomos logo para a estrada a caminho das águas termais, que são um alivio pelo frio e pela falta de chuveiro na noite anterior, lá tomamos um ótimo café antes de seguirmos viagem, passamos pela Laguna Branca antes de chegarmos a belíssima Laguna Verde e irmos até a fronteira com o Chile. Depois gastamos o dia inteiro voltando para Uyuni e essa parte foi bem cansativa, pois o jipe era bem velho e demorou bem mais do que os outros nessa volta, ainda tivemos a sorte do pneu furar quando faltava uns 30min para chegarmos em Uyuni.

 

20100406194546.JPG

 

20100406194734.JPG

 

20100406195200.JPG

 

20100406195349.JPG

 

Continua...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Dia 7

 

La Paz

 

No dia anterior peguei um ônibus “leito” para La Paz por 100 BOLs.

Fiquei no Loki em La Paz, albergue que recomendo MUITO, bem legal, animado, com pessoas de todos os lugares do Brasil e do Mundo....

O primeiro dia em La Paz eu tirei para conhecer a cidade a pé, fui na Plaza Murilo, que é a principal da cidade, na Rua dos Museus (Rua Jaen), onde entrei na Casa do Murilo e no Museu de Metais Preciosos, fui na Plaza Del Estudante, na Plaza Avaroa, no Estádio que o Brasil tinha jogado e perdido para a Bolívia na semana anterior, caminhei pela avenida principal (6 de agosto e 16 de julho) e fui as compras na Sagarnaga, além de pesquisar e fechar logo todos os passeios que iria fazer em La Paz (Tiwanaco, Chacaltaya + Vale de La Luna e DownHill em Coroico) e fui no museu de coca.

De noite a boa é ficar bebendo uma cerva no bar (fica aberto até 1hs) e se tiver disposição partir para a boa que eles colocam todo dia no quadro do bar.

 

20100406204213.JPG

 

20100406204452.JPG

 

20100406204700.JPG

 

Tiwanaco - 50 BOLs

Chacaltaya + Vale de La Luna - 50 BOLs

Coroico - 270 BOLs

 

continua...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 8

 

La Paz (Tiwanaco)

 

Passamos o dia no passeio para Tiwanaco, passeio muito legal para quem vai a La Paz e quer entender um pouco da história das antigas civilizações incas, primeiro passamos pelo museu e depois vamos caminhar pelas ruínas, com destaque para a porta do sol , tudo com o acompanhamento e explicação da guia, que faz entendermos a história e ficar bem mais interessante o passeio.

 

20100406205214.JPG

 

20100406205423.JPG

 

20100406205731.JPG

 

Dia 9

 

La Paz (Chacaltaya)

 

Chacaltaya é um belo lugar para ir, além de ser muito alto e frio, tem uma vista deslumbrante por todo o caminho até o alto e lá de cima tb. A van te leva até a estação de esqui desativada lá em cima da montanha, subimos mais alguns metros a pé e chegamos a mais de 5000 metros de altura, como o tempo estava ruim, ficamos pouco tempo no topo da montanha, mas o legal é que na volta para a van pegamos um pouquinho de neve caindo sobre nós.

 

20100406210050.JPG

 

20100406210302.JPG

 

20100406210547.JPG

 

20100406210759.JPG

 

Dia 10

 

La Paz (DownHill em Coroico)

 

Passeio IMPERDÍVEL para quem gosta de aventura e adrenalina, primeiro um conselho, fui com uma bike mecânica e foi tudo bem tranqüilo, sendo +/- metade do preço da bike full hidráulica, a maior parte do meu grupo Tb estava de bike mecânica.

A van leva o grupo para o alto da montanha, onde começa a descida por uma estrada asfaltada e segura, depois de um tempo começa a verdadeira estrada da morte, uma descida estreita, com passagem para apenas um carro, de terra e com um precipício pela beira, para completar, quando fui ainda choveu bastante, foi pura adrenalina !

De noite fui ao Mongo’s com o pessoal que estava no Loki e foi muito maneiro, recomendo o lugar.

 

20100406211128.JPG

 

20100406211328.JPG

 

20100406211559.JPG

 

20100406211752.JPG

 

Continua...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 11

 

La Paz - Copacabana

 

A principio iria de manha para Copacabana, mas estava tendo um protesto na estrada e estava bloqueada para os ônibus, só conseguir ir a tarde, chegando em Copacabana no fim do dia, pegando um belo por-do-sol, dormi numa pousada no centro para ir para a Isla Del Sol na manhã seguinte.

 

Pousada - R$ 40 BOLs

 

20100406213233.JPG

 

20100406213411.JPG

 

Dia 12

 

Isla Del Sol

 

Peguei o barco de manha para a parte sul da ilha, fiquei numas das pousadas logo depois na grande subida que vc pega logo que chega lá. Deixei minhas coisas e fui fazer a trilha para o norte, na ida me perdi no início e acabei pegando sem querer a trilha “não-oficial” que vai pelo litoral e é bem mais tranqüila. Só quando cheguei na parte norte que fui descobrir que não tinha passado pela trilha inca que vai mais pela parte de dentro dela e tem um belíssimo visual, apesar de ser bem mais cansativa, depois de um pequeno descanso e pausa para um lanche peguei a trilha “oficial” de volta até a parte sul da ilha, demorei umas 6hs para ir e voltar. Ainda deu tempo de tomar um banho antes de curtir o incomparável por-do-sol tomando uma cerveja e comendo algumas papas.

A Isla del Sol é IMPERDÍVEL !

 

Barco - 10 BOLs

Pousada - 20 BOLs

Taxas - 20 BOLs

 

20100406213705.JPG

 

20100406213953.JPG

 

20100406214146.JPG

 

20100406214400.JPG

 

20100406214611.JPG

 

Dia 13

 

Isla Del Sol - Copacabana - Puno (Isla dos Uros) - Cusco

 

Acordei e paguei o barco de volta para Copa (20 BOLs), almocei algo rápido e peguei o bus para Puno, onde fiz o passeio para a Ilha dos Uros, o que achei legal, mas nada que não possa ser deixado de fazer caso seu tempo esteja curto, de noite peguei o bus leito (esse leito de verdade) para Cusco.

 

Bus Copa - Puno - 20 BOLs

Passeio Uros + Bus Cusco - USD 20

 

20100406214930.JPG

 

20100406215135.JPG

 

Continua...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 14

 

Cusco

 

Cheguei bem cedo em Cusco e fiquei no Loki, que não se compara ao de La Paz, o daqui é bem mais quieto e devagar. Na primeira manhã aproveitei para dar uma volta na bela cidade a pé, comprar o boleto turístico e fechar o City-Tour para a parte da tarde e o Vale Sagrado para o dia seguinte que são os dois principais passeios de Cusco.

O City-Tour começa por Koricancha, que fica ainda dentro da cidade, depois vai para Saqsaywaman e suas pedras gigantescas, além de ter o Cristo Branco ao lado e uma belíssima vista de toda a cidade. Depois passamos pelos sítios arqueológicos de Quenqo e Pucapucara e terminamos o passeio nas fontes de Tambomachay.

De noite a boa é ir para a Plaza de Armas e entrar nos bares para ver qual é a boa, mas o que mais gostei foi o Mama Africa, muito bom !

 

Boleto Turístico - 70 Soles

City-Tour + Vale Sagrado - 30 Soles

 

20100407201712.JPG

 

20100407201854.JPG

 

20100407202043.JPG

 

20100407202231.JPG

 

Dia 15

 

Cusco (Vale Sagrado)

 

O passeio começa no mercado artesanal de Pisac, muitas coisas bem legais e com bom preço, principalmente se vc pechinchar bastante, depois vamos para o sitio arqueológico de Pisac, que é belíssimo e com muitas historias interessantes contadas pelos guias. Almoçamos em Urubamba e depois passamos ainda por Ollantaytambo, onde tem uma imgem impressionante de um homem esculpido na rocha, e terminamos em Chinchero, onde é muito legal ver como as mulheres fazem todos aquelas roupas de frio tão bonitas e coloridas, mas o preço lá é bem salgado.

 

20100407202558.JPG

 

20100407202741.JPG

 

20100407203123.JPG

 

20100407203432.JPG

 

Dia 16

 

Cusco

 

Tirei o dia para conhecer a cidade a pé tranquilamente, ir aos museus (recomendo muito o Museu Inka que não está no Boleto Turistico), passear pela cidade admirando sua bela arquitetura, passar pela pedra de 12 angulos, por suas ruas pequenas e cheias de surpresas. Um dia de relaxamento, sem nenhuma grande preocupação com o tempo. Dormi bem cedo para acordar as 4hs para fazer a Trilha Inca de 2 dias.

 

Museu Inka - 10 Soles

 

20100407204213.JPG

 

20100407204409.JPG

 

Dia 17

 

Trilha Inca

 

Fechei a trilha com a Marisol e fomos só eu e uma guia, gostei muito de ter uma guia particular te dando toda a atenção. Pegamos o trem bem cedo e descemos no km 104 para começarmos a caminhada que leva primeiramente até o sitio arqueológico de Wiñaywayna e depois chegamos em Inti Punku, onde temos a grande surpresa de ver pela primeira vez a beleza de Machu Picchu, realmente foi uma sensação indescritível ter aquela visão que vc sempre só teve por fotos, SENSACIONAL !

Nesse dia não podiamos entrar no parque, então descemos até Aguas Calientes par descansar depois do dia inteiro de caminhada.

 

Trilha Inca de 2 dias - 110 USD

 

20100407204702.JPG

 

20100407204934.JPG

 

20100407205132.JPG

 

Dia 18

 

Machu Picchu

 

Acordei bem cedo, umas 4hs para subir a pé até Machu Picchu e chegar antes do pessoal que vai de ônibus, pois só os 200 primeiros ganham senha para subir a montanha de Huayna Picchu. Cheguei tão cedo lá em cima que peguei a senha 001 ! Isso mesmo, fui o primeiro a chegar em MP. Quando abriu fizemos a visita guiada por cerca de 2hs com muitas historias e toda aquela beleza de MP, depois fui subir Huayna Picchu que tem uma vista maravilhosa de MP e desci fazendo a volta nela, o que foi muito cansativo e desnecessário, por não ter nada demais para apreciar. Quando cheguei lá embaixo estava totalmente morto e apenas aproveitei para descansar um pouco apreciando os últimos momentos nessa maravilha de lugar antes de pegar o ônibus de volta para Aguas Calientes. Chegando lá fui nos baños termais, algo que não indico, pois as águas são sujas em piscinas não muito higiênicas. A noite peguei o trem para Cusco.

 

20100407205444.JPG

 

20100407205911.JPG

 

20100407210147.JPG

 

20100407210340.JPG

 

20100407210606.JPG

 

continua...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Dia 19

 

Cusco

 

No dia anterior aproveitei bem a noitada e fui dormir já de manhã, o que me fez acordar bem tarde no dia seguinte e juntamente com a chuva que caia sobre a cidade, me fez não fazer praticamente nada, a não ser caminhar no fim da tarde pela cidade bem tranquilamente, só passeando msm...me poupei para o noite que era a minha última em Cusco e deveria aproveitar muito bem novamente...

 

Dia 20

 

Lima

 

Acordei e fui para Lima, chegando lá as coisas começaram a complicar para mim. O meu dinheiro tinha acabado e não conseguia sacar com o meu cartão, só depois de muito sufoco e várias ligações consegui sacar e msm assim na função crédito (pagando taxas bem mais altas). Fiquei no Loki que estava inaugurando em Miraflores e de noite fui na rua que tem lá cheio de pizzarias e boates, mas não gostei muito não.

 

Dia 21

 

Lima

 

Fui até a Plaza de Armas onde teve a cerimônia de troca de comando militar e depois peguei um onibus turistico onde passa em alguns lugares e chega até ao Cerro de San Cristobal de onde se tem uma boa vista de toda a cidade e ai vc descobre que Lima é muito poluida e feia, parece SP...não gostei muito de Lima não, só de noite que teve uma Festa de Halloween no próprio albergue e foi bem legal e animada, como terminou cedo, ainda fomos para outra na cidade, e tinha festas de halloween por todos os lugares, com todo mundo fantasiado e todos os lugares enfeitados, uma cultura diferente daqui...

 

20100407212308.JPG

 

20100407212533.JPG

 

Dia 22

 

Rio de Janeiro

 

Fim de viagem, hora de voltar para casa e contar os dias para a próxima trip.......recomendo a todos conhecer a Bolívia e o Peru !

 

Abs. e Bjs.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá,

seu relato até aqui me ajudou bastante, se puder continuar e se tiver como informar também os custos dos transportes entre as cidades.

Obrigado

 

rpn,

 

Ai vão os custos de transportes:

 

Santa Cruz - Sucre (avião) - USD 50,00

 

Sucre - Potosi (bus) - BOLs 12,50

 

Potosi - Uyuni (bus) - Fechei o pacote: Bus para Uyuni + Albergue em Uyuni + Passeio de 3 dias no Salar - BOLs 750,00

 

Uyuni - La Paz (bus) - BOLs 100,00

 

La Paz - Copacabana (bus) - BOLs 20,00

 

Copacabana - Isla del Sol (barco) - BOLs 10,00

 

Isla del Sol - Copacabana (barco) - BOLs 20,00

 

Copacabana - Puno (bus) - BOLs 20,00

 

Puno - Cusco (bus) - Fechei o pacote: Passeio Uros + Bus Cusco - USD 20,00

 

Cusco - Lima (avião) - USD 90,00

 

Qualquer outra informação é só perguntar.......

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...