Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 42
- Visualizações 14.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Fabrício Kriger 12 posts
-
Ka Barros 5 posts
-
andre amaral 2 posts
-
roro 2 posts
Bom... eu posso dizer que quase toda a minha viagem foi planejada tirando informações daqui do fórum, perguntando e lendo muito. Acabou que nada do meu planejamento foi obedecido...
Mas foi por aqui eu eu descobri o que queria fazer e quais cidades visitar.
Acho que a maneira mais justa de agradecer é fazendo um relato de como foi a minha viagem! Eu estou escrevendo um relato detalhado de tudo, com todas as histórias e situações inesquecíveis. Só que eu ainda estou no começo da viagem e o relato já tem mais de seis páginas...
Então vou colocar aqui umas "dicas", que é no fundo o mais importante para quem quer planejar a viajem. Depois que eu acabar o relato gigante vou colocar também. Mas aí lê quem quer!
Pra começar, a minha viagem foi muito diferente dos moldes aqui do fórum. Tinha tempo de sobra, não me preocupava com data, e decidíamos o que íamos fazer e para onde iríamos na hora. Quando fiz o meu roteiro eu postei ele aqui no fórum: mais-um-bolivia-peru-chile-t39686.html
NADA disso foi obedecido! NADA!
haIUhaIhaHhaihaihaihauhaiuahiuaHiuaHiuaHiA
Mas vamos começar...
O primeiro de tudo: confirme realmente quem vai com você na viajem, e comprem passagem juntos!
Isso foi o que começou destruindo meu roteiro. Eu tinha milhas da TAM, então comprei passagem Vitória x Campo Grande pro dia 7 de janeiro. Meu amigo que iría comigo, Allan, não conseguiu comprar passagem de avião e teve que ir de ônibus. Resultado: ele só chegaria em Corumbá dia 11!
Ou seja, eu tinha quatro dias de Brasil pela frente... chegando em Campo Grande acabei comprando aquele que seria o passeio mais caro da minha viagem: R$250 por três dias no Pantanal. Não queria ficar em Campo Grande sem fazer nada porque ia acabar gastando bastante dinheiro também...
Pantanal
O passeio no Pantanal é coisa pra gringo! Ficamos numas cabanas e dormimos em redes. O tour é basicamente sair numa caminhonete pra dentro do Pantanal e ver bicho na beira da estrada. Quando aparecia uma capivara perto do carro os gringos faltavam ter um infarto. Até uma aranha foi motivo pra parar o carro pra descer e tirar foto. Não era a tôa que eu era o único brasileiro do acampamento.
Eu não tô falando isso porque não gosto de animais não. Pelo contrário, gosto muito! Mas é que o passeio é basicamente isso por três dias!!! E pra piorar eu fiquei doente no segundo dia... febre, tontura, diarréia, cansaço extremo. Acho que foi a caçada à Anaconda num barco na chuva e sem camisa logo depois do almoço com direito a banho no rio Paraguai! Depois de muito mosquito e muita falta de ânimo pela doença logo no segundo dia de viagem cheguei em Corumbá dia 10. Pelo menos ali tinha posto de saúde!
Fica aí então: Eu não recomendo o passeio do Pantanal. Com R$250 na bolívia você paga todos aqueles passeios tradicionais: Downhill, Chacaltaya, Tihuanaku...
Corumbá
Passei a noite no hotel Timoneiro, 30 pila a diária. Quando o Allan chegou no dia 11 eu já estava um pouco melhor. A rodoviária de Corumbá é um ninho de pilantra... cada um te oferece uma alternativa diferente pra comprar a passagem do trem da morte. Quase mandamo todo mundo pra pqp e fomos pra Porto Quijarro logo! Em frente a rodoviária tem um ponto de ônibus, o ônibus que passa ali te leva para uma espécie de terminal onde você pega outro até a fronteira. Bem tranquilo, cheio de gente e infestado de mochileiro!
Na aduana foi tudo bem simples. Não me cobraram aquela propina tradicional de R$10, talvez porque estava muito cheia, mas pediram para eu mostrar o meu dinheiro. Achei uma bosta, porque tive que tirar da doleira e tava bem escondido. Mas beleza... enfim Bolívia!
Porto Quijarro
Pegamos logo um taxi até a estação de trem para comprar a passagem pra Santa Cruz. Isso era uma segunda-feira. Daí a porrada: só tinha passagem para quinta-feira!!! Tenso! Uma galera que estava com a gente decidiu comprar a passagem de ônibus pra terça, mas falaram pra a gente que era perigoso pra caramba e que o ônibus dava muito defeito. Eu e Allan decidimos esperar e compramos pro trem da quinta mesmo. Ficamos no Tamengo. Esse albergue foi amor a primeira vista, mas depois a gente viu que não era bem assim...
O "albergue" se parece com um resort, com piscina de 25m e vista panorâmica para o Pantanal boliviano. Mas o preço é uma facada para os padrões bolivianos... 60Bs, sem banheiro privativo, ou 80Bs com ar condicionado, também sem banheiro privativo. Como estávamos desacostumados com a moeda nova achamos o preço até razoável. E lá também é oferecido almoço e janta. Pagamos 50Bs (!!!) num "churrasco" (uma carne assada num grill). Tudo muito caro! E não pode entrar com comida. É claro que a gente entrou... pãozinho com mortadela e queijo deu 5 bolivianos para cada um e durou umas três refeições!
Talvez pra quem vai ficar só uma noite vale a pena, porque o lugar é realmente bonito. Mas mais que isso fica muito caro...
Na manhã de terça-feira apareceram lá uns brasileiros que tinham comprado naquela mesma manhã passagem para terça mesmo! Ficamos putos e fomos lá ver... realmente eles tinham aberto uns vagões extras, mas já tinha acabado. Mas tinha pra quarta (!). Confusão!!! Aquela bilheteria é uma bagunça, vem gente furando fila, gente comprando 10 passagens de uma vez... tá doido! Trocamos então a passagem pra quarta. Classe Pullmann.
Em Porto Quijarro tem uma zona franca. Preços deslumbrantes. Só que eu estava no começo da viagem e tinha medo de gastar com besteira. Mas tem de tudo, e muito barato! Tênis de marca, perfume, bebida, artigo militar, eletrônicos... acabei comprando uma garrafa de Jack Daniel's por 20 dólares.
Trem da Morte
O trem da morte é o que todo mundo fala... da morte só tem o nome, pelo menos na classe Pullman não passei perrengue nenhum, e olha que é a segunda mais barata. O trem não balança tanto quanto eu pensei que balançava, os vendedores que entram nas paradas são até uma vantagem, porque além de não precisar de sair do trem pra comer alguma coisa eles são comédias demais!!!O trem estava infestado de brasileiros, no meu vagão só haviam 4 bolivianos! Eu passei a maior parte da viagem transitando de um vagão pro outro e conversando com a galera. Tranquilasso! Quanto a poltrona, a mesma coisa que um ônibus executivo brasileiro. Dá pra ir tranquilo!
Vou ficar por aqui por enquanto porque o sono bateu... mas depois eu continuo com La Paz. Até agora a minha viagem não tinha começado de verdade!
haIUhaIUhaiHiuaHuiaHihaihaihaihaiuaHIA
Abraço ae!!!