Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia e Perú (Jan-Fev/2010)!

Postado
  • Membros

Bom... eu posso dizer que quase toda a minha viagem foi planejada tirando informações daqui do fórum, perguntando e lendo muito. Acabou que nada do meu planejamento foi obedecido... ::lol4:: Mas foi por aqui eu eu descobri o que queria fazer e quais cidades visitar.

Acho que a maneira mais justa de agradecer é fazendo um relato de como foi a minha viagem! Eu estou escrevendo um relato detalhado de tudo, com todas as histórias e situações inesquecíveis. Só que eu ainda estou no começo da viagem e o relato já tem mais de seis páginas... ::lol4:: Então vou colocar aqui umas "dicas", que é no fundo o mais importante para quem quer planejar a viajem. Depois que eu acabar o relato gigante vou colocar também. Mas aí lê quem quer!

Pra começar, a minha viagem foi muito diferente dos moldes aqui do fórum. Tinha tempo de sobra, não me preocupava com data, e decidíamos o que íamos fazer e para onde iríamos na hora. Quando fiz o meu roteiro eu postei ele aqui no fórum: mais-um-bolivia-peru-chile-t39686.html

NADA disso foi obedecido! NADA!

haIUhaIhaHhaihaihaihauhaiuahiuaHiuaHiuaHiA

Mas vamos começar...

O primeiro de tudo: confirme realmente quem vai com você na viajem, e comprem passagem juntos!

Isso foi o que começou destruindo meu roteiro. Eu tinha milhas da TAM, então comprei passagem Vitória x Campo Grande pro dia 7 de janeiro. Meu amigo que iría comigo, Allan, não conseguiu comprar passagem de avião e teve que ir de ônibus. Resultado: ele só chegaria em Corumbá dia 11!

Ou seja, eu tinha quatro dias de Brasil pela frente... chegando em Campo Grande acabei comprando aquele que seria o passeio mais caro da minha viagem: R$250 por três dias no Pantanal. Não queria ficar em Campo Grande sem fazer nada porque ia acabar gastando bastante dinheiro também...

Pantanal

O passeio no Pantanal é coisa pra gringo! Ficamos numas cabanas e dormimos em redes. O tour é basicamente sair numa caminhonete pra dentro do Pantanal e ver bicho na beira da estrada. Quando aparecia uma capivara perto do carro os gringos faltavam ter um infarto. Até uma aranha foi motivo pra parar o carro pra descer e tirar foto. Não era a tôa que eu era o único brasileiro do acampamento.

20100311025819.JPG

Eu não tô falando isso porque não gosto de animais não. Pelo contrário, gosto muito! Mas é que o passeio é basicamente isso por três dias!!! E pra piorar eu fiquei doente no segundo dia... febre, tontura, diarréia, cansaço extremo. Acho que foi a caçada à Anaconda num barco na chuva e sem camisa logo depois do almoço com direito a banho no rio Paraguai! Depois de muito mosquito e muita falta de ânimo pela doença logo no segundo dia de viagem cheguei em Corumbá dia 10. Pelo menos ali tinha posto de saúde!

Fica aí então: Eu não recomendo o passeio do Pantanal. Com R$250 na bolívia você paga todos aqueles passeios tradicionais: Downhill, Chacaltaya, Tihuanaku...

Corumbá

Passei a noite no hotel Timoneiro, 30 pila a diária. Quando o Allan chegou no dia 11 eu já estava um pouco melhor. A rodoviária de Corumbá é um ninho de pilantra... cada um te oferece uma alternativa diferente pra comprar a passagem do trem da morte. Quase mandamo todo mundo pra pqp e fomos pra Porto Quijarro logo! Em frente a rodoviária tem um ponto de ônibus, o ônibus que passa ali te leva para uma espécie de terminal onde você pega outro até a fronteira. Bem tranquilo, cheio de gente e infestado de mochileiro!

Na aduana foi tudo bem simples. Não me cobraram aquela propina tradicional de R$10, talvez porque estava muito cheia, mas pediram para eu mostrar o meu dinheiro. Achei uma bosta, porque tive que tirar da doleira e tava bem escondido. Mas beleza... enfim Bolívia!

Porto Quijarro

Pegamos logo um taxi até a estação de trem para comprar a passagem pra Santa Cruz. Isso era uma segunda-feira. Daí a porrada: só tinha passagem para quinta-feira!!! Tenso! Uma galera que estava com a gente decidiu comprar a passagem de ônibus pra terça, mas falaram pra a gente que era perigoso pra caramba e que o ônibus dava muito defeito. Eu e Allan decidimos esperar e compramos pro trem da quinta mesmo. Ficamos no Tamengo. Esse albergue foi amor a primeira vista, mas depois a gente viu que não era bem assim...

O "albergue" se parece com um resort, com piscina de 25m e vista panorâmica para o Pantanal boliviano. Mas o preço é uma facada para os padrões bolivianos... 60Bs, sem banheiro privativo, ou 80Bs com ar condicionado, também sem banheiro privativo. Como estávamos desacostumados com a moeda nova achamos o preço até razoável. E lá também é oferecido almoço e janta. Pagamos 50Bs (!!!) num "churrasco" (uma carne assada num grill). Tudo muito caro! E não pode entrar com comida. É claro que a gente entrou... pãozinho com mortadela e queijo deu 5 bolivianos para cada um e durou umas três refeições! ::lol4::

20100311025954.JPG

Talvez pra quem vai ficar só uma noite vale a pena, porque o lugar é realmente bonito. Mas mais que isso fica muito caro...

Na manhã de terça-feira apareceram lá uns brasileiros que tinham comprado naquela mesma manhã passagem para terça mesmo! Ficamos putos e fomos lá ver... realmente eles tinham aberto uns vagões extras, mas já tinha acabado. Mas tinha pra quarta (!). Confusão!!! Aquela bilheteria é uma bagunça, vem gente furando fila, gente comprando 10 passagens de uma vez... tá doido! Trocamos então a passagem pra quarta. Classe Pullmann.

Em Porto Quijarro tem uma zona franca. Preços deslumbrantes. Só que eu estava no começo da viagem e tinha medo de gastar com besteira. Mas tem de tudo, e muito barato! Tênis de marca, perfume, bebida, artigo militar, eletrônicos... acabei comprando uma garrafa de Jack Daniel's por 20 dólares.

Trem da Morte

O trem da morte é o que todo mundo fala... da morte só tem o nome, pelo menos na classe Pullman não passei perrengue nenhum, e olha que é a segunda mais barata. O trem não balança tanto quanto eu pensei que balançava, os vendedores que entram nas paradas são até uma vantagem, porque além de não precisar de sair do trem pra comer alguma coisa eles são comédias demais!!!O trem estava infestado de brasileiros, no meu vagão só haviam 4 bolivianos! Eu passei a maior parte da viagem transitando de um vagão pro outro e conversando com a galera. Tranquilasso! Quanto a poltrona, a mesma coisa que um ônibus executivo brasileiro. Dá pra ir tranquilo!

Vou ficar por aqui por enquanto porque o sono bateu... mas depois eu continuo com La Paz. Até agora a minha viagem não tinha começado de verdade!

haIUhaIUhaiHiuaHuiaHihaihaihaihaiuaHIA

Abraço ae!!!

• Respostas 42
  • Visualizações 14.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Falaê, Fabrício!

Parabéns, cara! Teu relato tá muito bom.

Vou fazer roteiro parecido em agosto.

To aguardando as cenas do próximo capítulo...

Abraço!

Postado
  • Membros

Camarada não demora muito para postar o proximo capitulo porque todo mundo ta querendo saber...EU TB!!

Abraços!!

Postado
  • Membros

Fabriciooooo

bora escrever o relato...rss

tá q nem novela eo povo loko pelos próximos capítulos

num tô me aguentando de tanto rir ::lol4::::lol4::::lol4::

Mas...tô amando :mrgreen:

Lembrei de Tipon, e disse p/ minha filha q ali era o clube dos Incas pq aqueles campos de cultivos mais pareciam campinhos de futebol, só faltavam as traves.. ::lol4::

É mto bom recordar...rsss

bjs e tô aguardando no local ::hãã2::

Miziara

Postado
  • Autor
  • Membros

Ae galera! Foi mal pela demora! É que essa semana foi bem corrida pra mim... mas nessa próxima semana eu já escrevo tudo de uma vez, até o final! Valeu pelos comentários aí!

Abração

Postado
  • Membros

Parabéns Fabrício, muito bom seu relato! Tô rachando de rir aqui.

Só uma(s) pergunta(s): sobre Tipón, Pikillacta e Moray. Pelo que vi, vocês fizeram por conta, sem guias. Quanto tempo de deslocamento e para visitar cada uma? Dá pra encaixar tudo num dia?

Devo voltar a Cuzco depois de 5 anos (dessa vez com a patroa) e queria fazer uns roteiros diferentes dos tradicionais City Tour e Valle Sagrado.

Postado
  • Autor
  • Membros

Opa! Valeu Andre! Então... Tipón e Pikillacta são bem perto uma da outra, acho que dá pra visitar as duas em uma manhã. O ônibus de Cusco até Pikillacta, que é a mais longe das duas, demora uns 30 minutos eu acho. É tudo pertinho! Moray é um pouco mais longe, mas é menos de uma hora até lá! Acho que você consegue fazer tudo em um dia tranquilamente. Em Cusco, perto da Plaza de Armas, na Avenida El Sol, há uma galeria chamada "La Merced", lá dentro fica o Centro de Informações Turísticas, lá que eu peguei todas as informações de preço e horário dos ônibus para as ruínas. É um serviço da prefeitura, e é gratuito, eles te explicam tudinho e te dão um mapa muito útil!

Então... vou continuar com a novela!

hAIUhuaIHAIUhiUAhAIUhAIUhaIUhaIhaiuhi

Como eu disse, depois de voltar do trekking no Colca ficamos mais uma noite em Arequipa. Já era dia 10 de fevereiro, e o Allan tinha comprado passagem de avião de Santa Cruz de La Sierra para Vitória pro dia 16. Meu planejamento inicial era viajar por uns 25 a 30 dias e voltar para o Brasil antes do Carnaval. Até ali já tinham sido 33 dias, e eu não tinha ido em nem metade dos lugares que tinha planejado, nem gastado muito mais que a metade da grana que tinha levado. O Allan decidiu que iria embora no dia seguinte, em direção a Bolívia de novo para conhecer o Salar de Uyuni. Eu fiquei numa dúvida cruel entre voltar com ele, conhecer o Salar e chegar no Brasil no final do carnaval o continuar a viagem com o resto do pessoal, que eu conheci na viagem. Acabou que eu fiquei. Eu ainda tinha muito dinheiro e tempo de sobra, não tinha comprado passagem, sem data pra voltar. Fiquei um pouco chateado em deixar o Allan voltar sozinho, afinal estávamos fazendo a viagem juntos. Mas ele falou que não tinha problema e que me entendia.

Na noite anterior em Arequipa conhecemos umas meninas que nos falaram de Camaná, uma praia perto de Arequipa que ficava cheia no carnaval. Acordamos então e fomos para a rodoviária. Nessa altura a minha bota já não era usada fazia quase 20 dias, só ficava pesando e enchendo saco pendurada no mochilão. Tentei trocar ela por um violão em várias lojas de instrumentos de Arequipa, claro que ninguém aceitou!

hAUIhAIhaIUhaiuhauihAUIAHUIHAUihAIAHIAUhAI

Aí eu decidi vender ela! Só usava chinelo mesmo... fui numa papelaria comprei uma caneta piloto (que mais tarde faria estragos no carnaval) e arranjei uma folha em branco. Escrevi grandão: "VENDO BOTAS". Quando acabei de escrever uma mulher parou do meu lado e perguntou:

-Quanto?

-70 Soles!

-Hum... 50!

-No... 60 entónces!

-No... solo tengo 50!

-Está bién! 50!

Mas ela abriu a carteira e só tinha 40 soles.

-Hum... Solo tengo 40...

-Está bién! Está bién!

Vendi por 40 soles mesmo! Eu tinha comprado por 100 Bs, o que dá mais ou menos s./39. Então eu só saí com s./1 de prejuízo! ::lol4::

Fui então pra rodoviária mais leve e mais rico. Dei a caneta pro Fred, que na mesma hora começou a escrever em tudo que é lugar... se liguem no nível:

20100330231641.jpg

hAUIhAIUhaIUhaIUhAIUhAiuAHiuAHIUAHAIUhaIUhaUIhAuiAHIAHiUHI

Só besteira!

Na rodoviária então nos separamos do Allan, que voltou para a Bolívia, e nós fomos para Camaná. Ali na rodoviária o Fred desenhou em nós todos o que viria a ser a nossa maior "arma de sedução" durante o carnaval! Um smile no braço!

hAIUhAIUhAIUhAIhAIHiuAHAIUhAIUhAIhAIhAIUhAihi

20100330234233.jpg

Camaná

A viagem durou umas 3 horas. No ônibus fomos assistindo Avatar dublado em espanhol e com legendas em alemão, e nem um pouco em 3D! Como quase todos os cenários do Peru, esse era bem exótico... a estrada corta uma região bem seca e cheia de dunas, bem doido!

Chegamos em Camaná e arranjamos um albergue. A cidade é bem pequena, parece um balneário típico brasileiro que enche de mineiro no carnaval! E lá não estava diferente! A cidade estava repleta de "mineiros peruanos"! Muito turista, mas todos peruanos... acho que nós éramos os únicos gringos daquele lugar. Demos umas voltas pela cidade durante a noite toda. A impressão inicial foi decepcionante... Só tinha garota novinha, e muita familia, achamos o lugar muito tranquilo. Fomos durmir, no outro dia iríamos na praia... finalmente o Pacífico!

Aí sim... na manhã de sexta-feira as coisas mudaram! Fomos andando até a praia. Uma hora depois estávamos tomando umas cervejas em frente ao mar. Uma beleza! Alí, mais uma dessas rasteiras do acaso transformou drásticamente nossa viajem. Perto da nossa sombrinha duas mulheres, digamos, esbeltas se bronzeavam tranquilamente. Nós que somos brasileiros tarados e perturbados começamos a tirar fotos... hehehehehehe

20100330235831.jpg

Acontece que algumas fotos depois, e muitas olhadas, um garçom apareceu com uma cerveja na mão e falou:

-Las chicas le envió una cerveza!

HAIUHAIUhAIUhAIuhAiuHAUIHAiUAHAUIhAIUhaiu

Brincadeira né?? Só com a gente mesmo acontece um negócio desse. E tem mais... depois de nos conhecermos e conversado uma meia hora elas nos chamaram para passar o carnaval em sua casa!

AUIhAIUhAIUhAIUHAIUhaIUhaIuhaIahihAAIUHAIUhAi

20100331000350.jpg

Aí já era... como eu costumava dizer na viagem: "a felicidade nunca acaba!". Toda hora alguma coisa acontecia que nos deixava mais feliz, mais confortáveis, mais amigos! Da praia fomos para o albergue, pegamos nossas coisas e levamos para a casa delas. Sua mãe era essa senhora que aparece na foto, a Soyla, um doce de pessoa! E nos disse que cozinharia feijão, para matarmos a saudade do Brasil!

O que já tinha deixado de ser um mochilão comum na Ilha do Sol quando eu conheci Lucas, Fred e Rodrigo, agora tinha se transformado num verão na casa de praia da familia! A noite conhecemos o pai delas, o Sr. Wilson. Eu juro que eu não quero ser piegas, mas conhecer essa familia foi fantástico. Nessa viagem muita coisa mudou ou surgiu na minha cabeça, e nesse carnaval com essa familia o meu conceito de amizade, generosidade e carinho foi fortemente abalado. Foi incrível como pessoas que conhecemos de uma maneira tão ocasional e com tão pouco tempo nos trataram tão bem e com tanta sinceridade.

Bom... foram muitas linhas aí em cima, e só dois dias se passaram. Ficamos na casa da familia Ardiles Zubiate até a segunda-feira. O carnaval lá é bem diferente! Na noite da sexta fomos para uma boate. E pra completar o pacote, o Fred e o Rodrigo ficaram com as duas, Gianna e Yasmin, respectivamente. Para variar, eu e o Lucas jupiramos na noite! Pedi pro Fred desenhar uma "Super Carita Feliz", porque eu estava MUITO feliz!!!

hAIUhaIuhaIUhaIUhiuaHiuaHhaaiuAHiuAHiAUhi

20100331002803.jpg

Foi nessa noite que começou a propagação da Carita Feliz por toda Camaná. Não importava se era homem, mulher, velho, criança... Se dava na nossa telha a gente ia lá e tatuava no braço! As mulheres, é claro, era o nosso alvo preferido! E eu te digo, o negócio funciona!

hAUihaiuhauihauihaiuaHiuAHiuAHIAUhAIUhAIUhaiuaHiuhAIUhIA

Passei a noite inteira descalço e sem camisa no boate. E também a noite inteira o segurança me enchendo o saco pra colocar um calçado e vestir uma camisa! Mas turista é rei!!! "Yo no compreendo!" é a nossa melhor arma!

No sábado o bicho pegou. Acho que eu e o Lucas tatuamos umas 200 pessoas no mínimo! A praia estava lotada. Algumas tendas enormes foram montadas, com muita cerveja e música bombando! Nesse dia saímos todos com aqueles shorts de ciclistas bem apertados, uma cena pitoresca!

20100331004026.jpg

Eu cresci na Bahia. Passei todos os carnavais da minha vida na Bahia, uma loucura. Mas esse carnaval foi imbatível! Foi uma coisa completamente espontânea e insana. Eu e o Lucas simplesmente éramos uma atração na praia, sempre dançando muito, e com essa "sunga" que desarmava a mais séria das meninas. Até na rua a gente dormiu!

hAIUhaIhaIhaiUHiuaHiaHiuaHuiaHiuaHaI

O Fred e o Rodrigo estavam mais tranquilos porque estavam com as nossas anfitriãs.

Na segunda-feira fomos em direção a Ica, e deixamos para trás grandes amigos. A familia Ardiles Zubiate foi um presente na viagem, não só por nos hospedarem, mas também por todo o carinho que nos deram, os conselhos. Quando fomos embora nos convidaram para passar um final de semana em sua casa em Arequipa quando estivéssemos voltando. Nem preciso dizer que aceitamos com gosto o convite né?

hUiAHiuaHiuaHuiaHAUIhaIUhaIUhaIuhaih

Vou ficar por aqui de novo! Um grande abraço pra todo mundo que tá tendo a paciência de esperar minhas postagens aí!

hAUIhiahiaHIAHAIHihAiuAHiUAHiuaHih

Até a próxima!

Postado
  • Membros

fez sucesso então n é Fabricio? hahahaaha

Pessoal do trabalho estão me achando louca por rir sozinha aqui no setor hehehe.

Ps: Relato está q nem novela mexicanaaaaaa...

A espera do próximooo.....

Beijão.

Postado
  • Membros

Cara, teu relato tá simplesmente fantástico... ri pra caramba já com todas as tuas aventuras...Que trip pirada... Viajo dia 15/04/10 pra lá e vou fazer La Paz a Lima, passando por Copa, Puno, Cuzco e MP, mas só tenho 11 dias... Mesmo assim, já tô readequando meu roteiro pra deixar uns dias sobrando e fazer mais coisas por conta em Cuzco...

Parabéns... Sensacional.... Continua aí que queremos ler tudo...

Postado
  • Autor
  • Membros

Bom galera... mais uma vez desculpa pela demora. Vai aí mais um capítulo!

aHIUhaiuhaihaiUhaIUhaIUhaIuhaiuahiua

Depois de passarmos o carnaval em Camaná decidimos subir mais um pouco. Chegamos a pensar em ir até Lima, mas aí ia depender da nossa grana. Fomos primeiro para Nazca...

Nazca

Chegamos em Nazca antes de amanhecer e fomos para o albergue de um cara que ficava na rua oferecendo. Bem tosco. Sempre tentávamos pegar um horário de ônibus que nos deixasse em nosso destino final num horário legal. Mas dessa vez não deu. E acabamos fazendo isso... é ruim porque não dá pra confiar nesses caras que ficam oferecendo albergue. Mas deu tudo certo, e o albergue era bem legal! Chegamos e fomos dormir.

Quando acordamos o dono do albergue, que por sinal era o cara que nos levou até lá no dia anterior, queria de qualquer jeito empurrar uns passeios com a agência dele. Mas nós já estávamos viajando fazia mais de um mês, não éramos mais turistas zés! Recusamos categoricamente tudo que ele ofereceu. Esses caras são muito chatos. Enchem o saco, falam de tudo pra você comprar na mão deles. Fui dar uma volta na cidade enquanto os caras acordavam e arranjei um taxista que nos levaria a todos os lugares incluídos no passeio oferecido pelo chato do albergue e pela metade do preço. Sem guia, mas com metade do preço!

haIUhaIhiahiaHiaUhiAUhAIUhaIUhaIUhAIUhaIhAIuhaIuhAiAUhiAhIAU

Acabamos nos enrolando e ficou muito tarde pra fazer tudo, e decidimos quebrar o passeio em dois dias. No primeiro fomos em algumas linhas e ruínas perto de Nazca, MUITO sem graça por sinal, e depois fomos nos aquedutos, que são muito legais, mas que não valem muito a pena. Pra falar a verdade Nazca foi bem fraquinha, com certeza foi a cidade mais sem graça e com os passeios mais toscos que fizemos. Pra quem vai viajar com pressa e com grana apertada não recomendo passar por lá.

20100407001113.JPG Os aquedutos!

No outro dia fomos visitar as linhas, mas sem ser de avião, que é muito caro!!! Um voôzinho de quarenta minutos custa uns US$50! Mais umas taxas no aeroporto. Fomos de taxi até um "Mirador", uma estrutura de metal de uns 10m de altura de onde dá pra ver três figuras: as mãos, a árvore e o lagarto. Sem graça... Tem também um "mirador natural", uma montanha fuleira, mas lá de cima só dá pra ver um monte de triângulo.

20100407001512.JPG

20100407001607.JPG

20100407001712.JPG Fred não gostou muito da linhas... hAUIhaIHiaHIAHIhaIhaIHaiHiAHia

Pronto, com essas três fotos vocês viram tudo que eu vi lá. Uma bosta!

hAIUhaiUhiauhiaUhiaUhAIUhAIUhaIuhaIuhaiuhiuaHiuahaIUhaIuhaIuhaiu

Se você tiver grana deve ser legal sobrevoar todas as linhas. Mas senão... passa reto por Nazca! Antes de passar por esse miradores mixurucas nós visitamos uma ruína legal que fica no meio de um deserto lá perto. O problema é que o taxista se perdeu no deserto! Tinha muitas bifurcações na estrada, e ele começou a fazer um monte de curva até que ele parou o carro e pergunto se a gente tinha uma mapa! O Fred tinha um guia do Perú com um mapa de Nazca, mas é claro que não tinha as estradas do deserto lá!!!

20100407002313.JPG Taxista perdidão

20100407002419.JPG

Nós rachamos o bico com a situação... afinal "a felicidade nunca acaba" e alguma coisa ia acontecer e tirar a gente dali. O taxista lutou pra conseguir sinal no celular e ligou para um brother dele, que não sei como deu as coordenadas para a ruína perdida. Não consigo lembrar de jeito nenhum o nome das ruínas, sei que fica perto de um tal de "Pueblo Viejo". É legal! Tenho certeza que daqui alguns anos vai ser um grande destino turístico, porque só um pequeno pedaço foi escavado, e os arqueólogos disseram que a ruína é muito grande. É uma cultura pré-Inca, não sei se é a civilização Nazca, não lembro de nenhum detalhe daquilo, acho que eu tava chapado!

haUIhiaUHiAUHihaIhahAIuhaIuhaiuhaiuHAiuAHiuahaiUhAIUhAIUhaIuhaI

20100407003201.JPG

Foi o lugar mais legal que conhecemos em Nazca.

Fomos embora então daquela cidade cinza, pequena e sem graça em direção a Ica!

Ica

Chegamos lá bem de noite e arranjamos lugar pra ficar. E também fechamos logo o passeio para as Ilhas Ballestras para a manhã seguinte. Comemos uma pizza e umas laricas inesquecíveis nessa noite, incluindo uma torta de maçã que quase me causou uma ereção.

AIUhaUhiaUhaIUhaIUhaIUhaiuaHiuAhAIUhaIUhaiuaHiuaiA

De manhãzinha pegamos a van em direção a Paracas, onde se pega a lancha até as ilhas. Aquele lugar é bonito demais!!! O esquema do passeio é igual ao que eu descrevi no Pantanal: um monte de gringo pirando nos bichos e paisagens. Mesmo sendo tão passivo o passeio é legal. É um visual bem diferente de todo o resto da viagem. Eu fiquei com vontade de pular na água e ir nadando até praia pra ficar com aqueles leões-marinhos doidões. Eles não param de gritar, e os machos ficam separados das fêmeas. Como o Fred disse, eles estavam vendo um jogo de futebol, bebendo cerveja e brigando!

20100407004534.JPG

Pra quem gosta de natureza é bom demais! Humano não tem moral nenhuma naquelas ilhas. Tem muito bicho lá. É muito doido! Eu gostei muito. Tirei umas duzentas fotos em meia hora.

Chegamos de volta em Ica depois do almoço. Queríamos fazer sandboarding, mas achamos muito caro. As agências estavam cobrando uns s./70 por 3 horas. Decidimos então ir até a lagoa de Huacachina, um cartão postal do Perú, que está estampada no verso da nota de 20 soles. O taxi até lá foi s./4. Chegando lá tive uma surpresa, achei que a lagoa era um lugar bem sofisticado, mas ela é um tipo de piscinão de ramos da galera! Mó mulecada catarrenta e tia velha de biquíni. É muito bonito! Mas é zuadão!

hIAUhiaUhiaUhaIhAIhaIUhaIhaiaHiuaHiuahiauhaIUhaIUhaIuhaIuHA

A lagoa fica no meio de um oasis, todo rodeado de dunas enormes. E pra nossa surpresa tinha um cabloco lá alugando prancha de sandboarding. Adivinha quanto? s./10 por 4 horas!!! E agência queria cobrar s./70 por 3 horas. Tudo bem que na agência a prancha deve ser bem melhor, e o jipe deve te levar numas dunas mais doidas. Mas a gente não era profissional mesmo!

haIUhaIuhaIhaihaiuahiuaHiauhaIUhaIUHIuahiuAHiuahiUhAIUHAIUhaiuhaia

Subimos uma duna lá no gás. Passamos muita parafina nas pranchas e comemos muita areia!

20100407005740.JPG

É meio difícil pegar o jeito, mas depois fica massa! Só que cansa muito... a gente desce a duna em 10 segundos e demora 10 minutos pra subir de novo. Depois de 2 horas a gente enjoou e devolveu as pranchas... Tomamos um banho no piscinão, perdão, na lagoa de Huacachina. Como já tínhamos feito o check-out do albergue essa era a nossa única oportunidade de banho no dia.

iuaiahiuahiuaHiaUHiUAhaIUHiauhaIUhaIuhaIuAHiuAHiauhAIU

Fomos então para o rodoviária de Ica para seguir ao próximo destino. E advinha para onde iríamos???????????????????

...

...

...

CUSCO!!!!!!!!!!!!!!

hAIUhAIUhAIHiAHiuAHiUAHaIUhaIUhaIUhaiuaHiuahaiuhaIUhaIuhaIuhaiuahiauHIAUhAIUhaIuahiuaHiuahaiUhaIUhaiuhaiuAHiA

Nossa grana já tava curta. Decidimos não ir até Lima. Era uma quarta e queríamos passar o final de semana na casa da família Ardiles Zubiate em Arequipa! Só que enquanto estávamos em Cusco não conseguimos ir em Ollantaytambo (sim... 12 dias em Cusco e conseguimos não fazer alguma coisa). No último dia que estávamos lá chegamos a pegar ônibus até a tão sonhada ruína, mas o Lucas estava passando mal e nós decidimos descer no meio do caminho e voltar para ele ir num hospital. Então o plano era chegar em Cusco na quinta de manhã, ir direto para Ollantaytambo e de noite pegar um ônibus até Arequipa e chegar lá na sexta de manhã!

Acontece que a viagem que tinha previsão de 10 horas durou 19!!! Éramos para ter chegado em Cusco bem cedo, mas só chegamos depois do almoço. Uma parte da estrada tinha caído por causa da chuva, e a estrada só abria em determinados horários.

Cusco (de novo)

E lá estávamos nós de novo... os mesmos vendedores nas ruas, as mesmas peruanas danadas oferecendo massagem. E que tal?! Nós não fomos para Ollantaytambo!!! Já era mais de três da tarde, e a viagem até lá duraria no mínimo 2 horas. Iríamos ter muito pouco tempo pra ficar lá. Compramos logo nossa passagem para Arequipa.

hAIUhAIUhAIhiahaIhaIhaIhaIuhaIuhaIuhaiuhaiuaHiAUHAIU

Depois o Fred confessou que só tinha ido para Cusco para poder comer um McPollo Jr no McDonald's de novo!

aIUhaIUhIAUhAIUhAIUhAIUhAIUhAIUhAIuHAiuhAiUAHiAUHAIUhaiuah

Foi isso... fomos para Arequipa pela noite!

Continua no próximo capítulo!

hiAUhiAHaIUhaiHiAUHiAUHaIUhAIhAI

Tô brincando galera... mas eu prometo que na próxima vez eu vou até o fim. Muito obrigado pra quem elogiou o relato aí! Eu estou me divertindo muito escrevendo ele!

Abração!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.