Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

Eu e meu noivo iremos para Alemanha nas duas primeiras semanas de outubro. Chegamos em Munique no dia 30/09 e voltamos por Berlim no dia 14/10 à noite. Além dessas cidades nossa prioridade é conhecer a região da Floresta Negra. Já criei um roteiro incluindo todas as cidades que gostaríamos de conhecer mas não sei se ele é viável, estou achando que tem muita coisa sobrando pouco tempo pra Berlim e não sei quais cidades devo excluir.

 

30/09 - chegada em Munique

01/10 - Munique

02/10 - Munique

03/10 (feriado na Alemanha) - Munique

04/10 - Munique/Andechs/Fussen

05/10 - Fussen/Lago Constança/Titisee-Neustadt/Freiburg

06/10 - Freiburg (bate-e-volta Triberg)

07/10 - Freiburg/Baden-Baden

08/10 - Baden-Baden/Rotenburg ob der Tauber/Nuremberg

09/10 - Nuremberg/Bamberg/Dresden

10/10- Dresden

11/10 - Dresden/Berlim

12/10 - Berlim

13/10 - Berlim

14/10 - Berlim/Brasil

 

Com relação ao transporte, a princípio a idéia era alugar um carro em Munique para fazer a região da Floresta Negra, devolvendo-o em Baden-Baden e a partir daí usaríamos trem, mas depois de dar umas pesquisada por aqui, fiquei atraída pela possibilidade de alugar um motorhome e fazer toda a viagem de Munique à Berlim com ele. O que acham? Toda dica será muito bem-vinda!

Link para o comentário
  • Membros

Você está ciente da Oktoberfest bem nos dias que você estará la? Ela deixa tudo hiper-inflacionado em Munich e arredores nos dias da festa.

 

Concordo com você de que tem pouco tempo para uma cidade enorme como Berlin.

 

Se você quiser fazer mais do que ver rapidamente os castelos de Fussen de longe, como por exemplo entrar e visitar ambos os castelos, você precisa de um dia inteiro só pra Fussen e os castelos de lá. Você vai sair de manhã cedo de Munich, até chegar em Fussen e visitar os castelos já vai final da tarde, e você já tem que procurar o seu hotel ou o estacionamento do motor-home e cuidar da parte chata, não vai sobrar tempo para praticamente mais nada neste dia.

 

Você vai usar Freiburg e Baden-Baden só para dormir? No seu planejamento não estou vendo absolutamente nenhum tempo livre lá em Freiburg e Baden-baden para você conhecer a cidade.

 

Sair de Baden-Baden, passar por Rotenburg ob der Tauber, Nürnberg, Bamberg e ainda chegar em Dresden em somente 2 dias utilizando trem não tem a menor chance de ser viável, você teria no máximo 1 ou 2 horas livres em cada cidade. A única forma de tornar isto minimamente viável em 2 dias seria se você devolvesse o carro somente em Berlin, mas mesmo assim ainda estaria meio corrido demais para o meu gosto pessoal.

 

Resumindo, mesmo que faça tudo de carro ou motor-home, está corrido demais, vai ser uma correria só do começo ao fim, eu recomendaria a você reavaliar o roteiro, definindo prioridades e cortando aquilo que não for prioridade para que fique um roteiro viável e prazeroso, e não uma maratona de onde você volta super-cansado e sem ter visto e aproveitado nada direito.

Link para o comentário
  • Membros
Você está ciente da Oktoberfest bem nos dias que você estará la? Ela deixa tudo hiper-inflacionado em Munich e arredores nos dias da festa.

 

Concordo com você de que tem pouco tempo para uma cidade enorme como Berlin.

 

Se você quiser fazer mais do que ver rapidamente os castelos de Fussen de longe, como por exemplo entrar e visitar ambos os castelos, você precisa de um dia inteiro só pra Fussen e os castelos de lá. Você vai sair de manhã cedo de Munich, até chegar em Fussen e visitar os castelos já vai final da tarde, e você já tem que procurar o seu hotel ou o estacionamento do motor-home e cuidar da parte chata, não vai sobrar tempo para praticamente mais nada neste dia.

 

Você vai usar Freiburg e Baden-Baden só para dormir? No seu planejamento não estou vendo absolutamente nenhum tempo livre lá em Freiburg e Baden-baden para você conhecer a cidade.

 

Sair de Baden-Baden, passar por Rotenburg ob der Tauber, Nürnberg, Bamberg e ainda chegar em Dresden em somente 2 dias utilizando trem não tem a menor chance de ser viável, você teria no máximo 1 ou 2 horas livres em cada cidade. A única forma de tornar isto minimamente viável em 2 dias seria se você devolvesse o carro somente em Berlin, mas mesmo assim ainda estaria meio corrido demais para o meu gosto pessoal.

 

Resumindo, mesmo que faça tudo de carro ou motor-home, está corrido demais, vai ser uma correria só do começo ao fim, eu recomendaria a você reavaliar o roteiro, definindo prioridades e cortando aquilo que não for prioridade para que fique um roteiro viável e prazeroso, e não uma maratona de onde você volta super-cansado e sem ter visto e aproveitado nada direito.

 

Oi Adriano, obrigada por me responder.

 

Sim, a chegada em Munique foi proposital pela Oktoberfest, pretendemos aproveitar pelo menos meio dia nela. Em relação ao resto do roteiro imaginei que estivesse corrido mesmo, mas não tinha ideia do tempo necessário para passar em cada cidade, achava que uma tarde em Fussen e Baden-Baden seria o suficiente, rs. Vou reavaliar e pesquisar um pouco mais sobre cada lugar para saber o que limar da lista.

Vc saberia de algum site confiável para o aluguel de motorhome?

Link para o comentário
  • Membros

Vocês já tem alguma experiência com viagens de motorhome? É um tipo de viagem bem diferente, com vantagens mas também com vários outros problemas e situações para você lidar...

 

Também tem a questão de que geralmente é necessário devolver o motor-home no local onde retirou ele, não costuma ser igual a alugar um carro numa grande rede, as empresas que alugam motorhome na Alemanha geralmente são pequenas empresas independentes, a maioria nem tem site de internet, e quando devolver em outro é possível, pode ter um custo proibitivo. Ou seja, pode ser necessário que vocês voltem a Munich para devolver ele.

 

Tem também a questão do prazo de locação, normalmente eles alugam por semana fechada, com duração mínima de 7 ou 14 dias...

 

Eu não lembro de nenhum site de aluguel de motorhome, mas procurando no google "rent motorhome munich" deve achar alguns sites.

Link para o comentário
  • Membros

Pra mim, essa parte de Munich a Dresden ta um pouco confusa. Vocês estão praticamente chegando de noite e saindo de manhã de quase toda cidade para poder fazer tudo que se propõe. Eu até gosto de fazer stopover, mas acho que nesse roteiro está exagerando na dose. Lembrem-se que Outubro os dias já são um pouco mais curtos.

 

Talvez se deixassem Dresden, que fica mais afastada da Floresta Negra, para uma outra viagem pudessem aproveitar melhor os outros lugares...

Link para o comentário
  • Membros
Pra mim, essa parte de Munich a Dresden ta um pouco confusa. Vocês estão praticamente chegando de noite e saindo de manhã de quase toda cidade para poder fazer tudo que se propõe. Eu até gosto de fazer stopover, mas acho que nesse roteiro está exagerando na dose. Lembrem-se que Outubro os dias já são um pouco mais curtos.

 

Talvez se deixassem Dresden, que fica mais afastada da Floresta Negra, para uma outra viagem pudessem aproveitar melhor os outros lugares...

 

Oi Mario,

Concordo com vc que estava corrido mesmo, mas foi bom colocar por escrito para poder organizar as ideias. Dei uma enxugada retirando do roteiro Dresden, Nuremberg e Baden-Baden, ficou assim:

 

30/09 - chegada Munique

01 - Munique

02- Munique

03 - Munique

04 - Munique/Andechs/Fussen

05 - Fussen

06- Fussen/Lago Constança/Titisee-Neustadt (?)/Freiburg

06 - Freiburg (bate-e-volta Triberg)

07 - Freiburg

08 - Freiburg/ Rotenburg ob der Tauber (partir pela manhã)

09 - Rotenburg (bate-e-volta Bamberg)

10 - Rotenburg/Berlim (partir à tarde/noite)

11 - Berlim

12 - Berlim

13 - Berlim

14/10 - Berlim/Brasil (no início da noite)

 

Está viável agora? Acho que vamos acabar optando pelo carro normal mesmo, alugando em Munique e devolvendo em Berlim.

Link para o comentário
  • Membros

Apesar de eu não gostar de ficar trocando de hotel cada noite, pense na possibilidade de pernoitar em Bamberg ao invés de voltar a Rothenburg, literalmente você vai dirigir 100 km para voltar até Rothenburg no final do dia, dormir, e no dia seguinte, voltar os mesmos 100 km pela mesma estrada no caminho até Berlin.

 

Ou então avalie deixar Bamberg como um pit-stop quando você estiver indo para Berlin, você sai cedo de Rothenburg, lá pelas 07:00 da manhã, dirige 2 horas até Bamberg, passa o dia lá, e lá pelas 16:00 pega a estrada para Berlin, chegando em Berlin lá pelas 20:00...

Link para o comentário
  • Membros

O bata-e-volta em Bamberg seria mesmo por esse motivo, não precisar trocar de hotel. Esse será um ponto a ser discutido com o motorista ;).

Agora, mais umas dúvidas, a nossa carteira de motorista é válida ou precisa ser a internacional? Como é a legislação sobre beber e dirigir? Tenho receio de numa dessas paradas bebermos uma cerveja durante uma refeição e depois passarmos por algum tipo de fiscalização.

Link para o comentário
  • Membros

A carteira brasileira é válida, mas eu recomendaria fazer a PID (Permissão Internacional para Dirigir), não costuma ser cara e em muitos estados você pede ela pela internet e chega pelo correio.

 

Algumas locadoras pedem PID para estrangeiros na hora de retirar o carro outras não, e podem encher o saco se você não tiver ela, a PID também lhe livra muito mais facilmente caso seja parada numa fiscalização na estrada. A PID só vale se estiver acompanhada da carteira de motorista original.

 

Na Alemanha o limite de álcool é:

 

- Entre 0.3 e 0.5 mg/L: Multa de 500 Euros e 1 mês sem dirigir somente em caso de se envolver em algum acidente.

- Entre 0.5 e 1.1 mg/L: Multa de 500 Euros e 1 mês sem dirigir

- Entre 1.1 e 2.00 mg/L: Multa de 1.500 Euros e 6 mês sem dirigir

- Acima de 2.00 mg/L: Multa de 1.500 Euros e 18 meses sem dirigir, responde processo, podendo ser preso ou ter que frequentar uma clínica de reabilitação

- Tolerância zero para iniciantes com menos de 2 anos de carteira de motorista. 250 Euros de multa e perde a carteira.

 

Então uma cerveja pequena na hora do almoço não deve ultrapassar o limite, desde que você fique só em 1 cerveja mesmo e não se envolva em acidentes.

 

Depende de cada pessoa, se pessoa é mais encorpada ou magra, se tem mais ou menos tolerância ao álcool, etc, mas em geral uma cerveja long neck ou um copo normal de 0.3 cl resulta em 0.2 mg/L de álcool no sangue abaixo do limite de 0.3 Mg/L em casos de acidentes.

 

Uma de 500 ml, como é costume na Alemanha, costuma deixar você um pouco abaixo dos 0.5 mg/L, mas acima dos 0.3 Mg/L do limite em caso de acidentes.

 

Então mesmo que o garçom já traga a cerveja logo antes de vocês fazerem o pedido do que comer, evite beber aquela cervejinha toda antes de começar a comer, isto costuma potencializar o efeito do álcool, deixe para tomar ela junto com a refeição ou após a refeição, já de estomago cheio e espere um pouco antes de pegar no volante, vá dar uma volta rápida na cidade ou vizinhança a pé antes de voltar para a estrada.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...