Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Visitante Dete

Porto Jofre - MT - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Gostaria de saber o máximo possível sobre Porto Jofre, no Pantanal: hospedagem, passeios, melhor época, estradas, etc.

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Visitante

O Pólo Ecoturístico do Pantanal Norte está centrado no trecho da Estrada Transpantaneira entre Poconé e Porto Jofre, sendo ligado a Barão de Melgaço pelas baías de Chacororé e Siá Mariana, chegando, também, até Cáceres, às margens do rio Paraguai.

 

Distância Rodoviária São Paulo a Porto Jofre: 1708 km.

 

De Cuiabá até Porto Jofre, a viagem é de aproximadamente cinco horas de duração.

 

Chega-se a Porto Jofre de carro pela rodovia Transpantaneira, depois de um percurso de 156 quilômetros e 126 pontes a partir de Poconé. São quase seis horas de travessia.

 

 

Apesar de o convívio com os mosquitos ser inevitável e incômodo, o Pantanal não é perigoso, nem mesmo à noite. Embora o mato seja grosso e cheio de bichos (mais de mil espécies).

 

È interessante a vacinação contra a febre amarela (prazo de 10 dias para imunização).

 

 

Com a reabertura da Caverna Aroe Jari é a maior caverna de Arenito do Brasil, situada a 46 km da cidade de Chapada dos Guimarães (MT). Possui 1.550 m de extensão, é extremamente plana e apresenta inúmeras cachoeiras no interior.

 

Próximo da entrada, existe uma nascente que formou a Lagoa Azul que é uma caverna em outra vertente da formação da Caverna Aroe Jari. Possui uma grande reentrância na qual se forma uma piscina natural com agua azul cristalina que se reflete nas paredes da gruta . Chega a 5m de profundidade e forma 2 pequenas cavernas totalmente submersas a saída da água se dá através de um túnel com 6 m de altura e 2 de profundidade por uns 30 de comprimento.

 

Sua visitação só é possível com guias autorizados.

 

 

A melhor época para viagem é o mês de julho a meados de outubro quando mostra a maior riqueza, grande variedade de passaros tuiuius, araras, biguás, cabeça seco, tucanos e outros, inúmera quantidade de jacares (de boca aberta esperando o almoço), e capivaras, não deixando de mencionar onca, emas, cervos, etc.

 

A beleza se completa com passeios pelo rio Cuiabá, que juntamente com o São Lourenço, Piquiri, Negro e Negrinho formam os principais afluentes do Pantanal.

 

Aproveite sua viagem amigo!

 

 

 

 

Editado por - dete on 06/06/2004 00:39:28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LEMBRANDO QUE ATE PORTO JOFRE O TRAJETO É MUITO SOFRIVEL E COM MUITAS PONTES, DE POCONE ATE PORTO JOFRE DEVE EXISTRI UMAS 170N PONTES EM PESSIMO ESTADO.

ABRAÇOS,

ROGERIO FELIXX!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A viagem ate porto jofre e muito 10,pra quem gosta de aventura eu sugiro o trajeto pelo rio Cuiaba ate la dura uns 4 dias e e muito legal e cheio de peixes para quem gosta da pesca amadora.(prof tbem).Gosto de descobrir novas trilhas e rotas ainda não exploradas quem gostar de um pouco de adrenalina e aventura tamos aew...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quem quer curtir o pantanal norte, eh melhor ir p/ Caceres ou Pocone?

ou vale a pena passar pelas 2 cidades? elas ficam perto? Da p/ ir d uma p/ a outra facil, tem onibus? Minha ideia eh ir p/ Chapada dos Guimaraes e aproveitar p/ curtir o pantanal norte na mesma viagem. Por enqto sao apenas planos, mas eh tao bom fazer planos, msm q eles demorem p/ sair do papel :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Naoni,

 

Com certeza é via Poconé, conheci Cáceres, e acho que não valeu muito a pena, lá é era mais voltado para a pesca, inclusive tem um campeonato, sendo, parece o maior do mundo em competidores.

 

Poconé, é uma cidade pequena sem muitos recursos, mas é a entrada da transpantaneira, estrada que vai até porto jofre, onde tem um hotel M$$$$$$to bom, tem até aeroporto!!!!!

 

Em "relatos de viagem", um amigo descreveu sua última viagem por lá, acho que vc deve ler primeiro, antes de ir....vale a pena.... muito detalhado.

Mário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marioluc, obrigada pelas dicas.

Entao acho q vou comecar via Pocone, mas nao sei se vou chgar ate porto jofre, pois a viagem eh longa, embora nao seja mto longe, a estrada eh mto dificil (foi o q ouvi dizer ...)

 

Eh o relato do Jorge Soto? Esse eu li, mto bom.

http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=20001&SearchTerms=pantanal

Acho q vou fazr algo parecido ... ate pedi umas dicas p/ o Jorge.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Naoni,

 

Conheci a transpantaneira em 1996, realmente era muitoooo precária, inclusive tinha uma ponte(madeira) antes de chegar ao porto jofre, que se chamava Tobogã, aí vc tira as conclusões.....outras pontes, o carro só conseguia passar através de 2 vigas, e lá embaixo os jacarés, te esperando, em caso de acidente, era uma aventura......

Depois de 96 já estive lá 4 vezes, uns 3 anos atrás a estrada estava ótima(considerando que é de terra), as pontes todas reformadas, para vc ter idéia, dormi em Cuiabá e acordei bem cedo(3 horas), fiz o roteiro Poconé x P. Jofre, parando para fotografar, almoçar e ainda cheguei 20:00hs em Cuiabá.

 

Se vc for de carro, acho que poderia fazer o mesmo, mas se informe sobre a condição da estrada, e principalmente das pontes, pois das + de 100, somente uma é de cimento, o resto e de madeira.

 

Outra coisa, vc não precisa ir até o final da estrada, pois não existe porto nenhum lá, somente um hotel M$$$$to caro, e uma plataforma para embarque de mercadoria, só isso.

O que vale mesmo são os animais que vc verá no caminho.

Inclusive tem uma agência, parece que é ANACONDA, que faz passeio por lá, mas não vale a pena, pois é muito cara, e vc não vê nada.

 

Não esqueça que vc terá mais oportunidade de ver animais no alvorecer ou no final da tarde.......

Não esqueça de levar repelente.

Mário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...