Ir para conteúdo

Ajuda com roteiro e passeios na Alemanha e Suiça, além de info sobre Oktoberfest de Berlim!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá! Em outubro estarei viajando com uma amiga para NY e depois 14 dias pela Europa, chegando pela Suiça. Montei um roteiro baseado em muitas dicas daqui mesmo, mas gostaria da opinião mais específica sobre meu planejamento. Por favor, mochileiros, me ajudem!

 

Meus interesses:

 

- Dicas de economia! Nosso orçamento é limitado, por isso peço dicas de restaurantes bons e baratos, passeios que possam ser feitos a pé e tours gratuitos que valham a pena.

 

- Pela primeira vez pretendo viajar sem reservar previamente hospedagem, passeios e trens, baseado em informações de mochileiros, que alguns passeios dependerão do clima, portanto, mudar o roteiro é uma possibilidade. Por favor, me orientem se a quantidade de dias em cada cidade está suficiente.

 

- Igrejas e museos não são prioridades, mas se forem fenomenais, eu topo. (até inclui algumas em consideração a minha amiga que nunca foi a Europa)

 

- Adoro cervejas, vinho, .... alcóol em geral... ou seja, bares, pubs e boas festas quero incluir no meu passeio.

 

- Claro que adoro chocolate também (onde comprar?)

 

- Só andar o dia todo também não!!!! Quero poder sentar e comer tranquila (comida boa, mas barata, please!!!) curtindo os transeuntes e as paisagens.

 

- Adoro dançar e conhecer nativos.

 

- Numerei passeios em algumas cidades baseado em relatos de proximidade, o que facilitaria passeios a pé, portanto, pretendo seguir essa ordem para ganhar tempo e dinheiro. Peço que me ajudem na ordem desses passeios.

 

- Chegarei em Zurique, mas nem sairei do aeroporto. Pretendo ir direito para Berlim para aproveitar o Oktoberfest, já que não alcançarei o de Munique e também para desfrutar do Festival das Luzes. Um dia é suficiente para essa festa ou devo esticar meu roteiro? É possivel fazer passeios e aproveitar a festa no mesmo dia?

 

- Na parte da Suiça... com a programação que tenho, vale a pena adquirir o Swiss Pass?

 

- Qual melhor Sim Card pré pago para usar a internet?

 

- Uma preocupação: pretendo fazer compras em NY, a mala não estará tão pequena.

Outros questionamentos estão inseridos no próprio roteiro:

 

 

07/10 (SÁBADO) - CHEGADA EM ZURICH 7H50

- Vôo para Berlim

1- Oktoberfest (dá pra incluir mais algum passeio?)

2 - Alexanderplatz (Weltzeituhr - relógio, Brunnen der Völkerfreundschaft -Fonte da Amizade

3 - Galeria Kaufhof e a Saturn)

 

08/10 (DOMINGO) – BERLIM

1- Praça Gendarmenmarkt (a mesma praça ir na Fassbender & Rausch Chocolatiers)

2- Praça Postdamer

3- Palácio Reichstag

4- Mauerpark

5- Memorial do Muro de Berlim (Gedenkstätte Berliner Mauer ) da Bernauer Strasse

 

09/10 (SEGUNDA) - BERLIM

1- Topografia do Terror

2- East Side Gallery

3-Schloss Sanssouci

4- Schloss Charlottenburg

5- Portão de Brandenburgo- Gedächtniskirche-

6- Checkpoint Charlie

7- Parque Tiergarten.

Jantar: praça Hackeshermarket

 

10/10 (TERÇA) BERLIM (compensa reduzir um dia de Berlim e enxugar esses passeios nos dias anteriores?)

Noite ir para FIERBURG (DORMIR NO TREM)

1-Berliner Dom

2-Ampelmann

3- Portão de Brandenburgo- Gedächtniskirche-

4- Memorial ao Holocausto (Holocaust-Mahnmal)

5- Rua mais antiga de Berlim, a Unter den Liden.

6- Deutscher Bundestag (Bundestag Alemão)

7- Kaiser Wilhelm Memorial Church

 

11/10 (QUARTA) FREIBURG

Passeio pago Floresta Negra (Schwarzwald) – (melhor dormir aqui ou ir para Munique a noite?)

 

12/10 (QUINTA) MUNIQUE

1-Praça Maximiliansplatz

2- Trinity Church

3-Marienplatz com a Neues Rathaus (com o Glockenspiel, a Coluna de Maria e a Altes Rathaus)-

4- Viktualienmarkt

5- St. Peter’s Church (Alter Peter)

6- Sendlingertor

7- Residenz

8- Hofgarten, o jardim nos fundos do Residenz

9- Augustiner-Bräu, a mais antiga cervejaria local, entre as que estão em atividade.

 

13/10 (SEXTA) MUNIQUE

1- Castelo de Nymphenburg

2- Chinese Tower, no English Garden

3-Karlsplatz (Karlstor)

4-Frauenkirche

5– Odeonplatz (Theatine Church)

6 – Rua Neuhauserstrabe

7- Mariensäule e Hofbrauhaus

8 - Caminhada pelo Isar

 

14/10 (SÁBADO) FUSSEN (2h de trem)

- Castelo de Neuschwanstein

 

15/10 (DOMINGO) SALZBURG (1h40min de trem)

- Palácio Mirabell

- Centro histórico de Salzburg

- Mozarts Geburthaus

- Fortaleza Hohensalzburg

- Teleférico Untersberg

- Palácio Hellbrunn

- Cruzeiro no Rio Salzach

 

16/10 (SEGUNDA) DACHAU (20 min de trem)

1- Campo de Concentração

2 –Kirchweihdult (só uma tarde é suficiente para esse evento?)

 

17/10 (TERÇA) ZURICH (3h40min bus Flixbus 5h trem)

- seguir a caminhada pela Bahnhofstrasse em direção a Lago de Zurique.

- Old Town (Altstadt)

- Lindenhof Platz,

- Limmant

 

18/10 (QUARTA) INTERLAKEN (dormir) Melhor reduzir um dia de Berlim ou Zurique para ficar 2 dias aqui?

- Caminhada às margens do Rio Aare,

- Avenia Hoheweg,

-Hohoematte park

- Passeio de barco no Lago Brienz.

- Jungfrau (Top of Europe)

- Harder Kulm (compensa fazer esses dois passeios ou melhor selecionar um dos dois?)

 

19/10(QUINTA) LUCERN (dormir)

- Ponte da Capela – Kapellbrücke

- Spreuerbrücke

-Rio Reuss,

-Centro histórico e a Igreja Hof

- o Leão de Lucerna

- Muralha Medieval

- Capela Hofkirche,

- Palácio do Governo,

 

20/10 (SEXTA) – ZURICH (é possivel incluir esses passeios no primeiro dia? Vale a pena ficar 2 dias em Zurique?)

- Cidade Velha – Niederdorf (bares e pubs)

- Zurich-West,

- a igreja de Grossmunster,

- Chinese Garden de Zurich.

 

21/10 10:15 (SABADO) ZURICH - NY

 

 

É isso! Desde já agradeço a todos que se dispuserem a ler esse textão e mais ainda aos que puderem colaborar!

 

abraços!

 

Dani

Link para o comentário
  • Membros

Algumas considerações:

 

07/10 (SÁBADO) - CHEGADA EM ZURICH 7H50

- Vôo para Berlim

1- Oktoberfest (dá pra incluir mais algum passeio?)

2 - Alexanderplatz (Weltzeituhr - relógio, Brunnen der Völkerfreundschaft -Fonte da Amizade

3 - Galeria Kaufhof e a Saturn)

 

Este voo para Berlin será comprado separado?

 

Lembre que você vai ter que desembarcar do avião, se estiver num assento lá do fundão, pode levar até 20 ou 30 minutos para as mais de 300 pessoas na sua frente juntarem as tralhas e finalmente você conseguir sair do avião.

 

Depois de desembarcar você vai ter que passar na imigração, vai ter que esperar as malas chegarem, vai ter que sair para a área comum do aeroporto, entrar na fila do check-in, despachar as suas malas, entrar na fila do raio-x, ir até a sala de embarque, etc..

 

Tudo isto leva tempo, se for um voo comprado separado, eu não compraria nenhum voo com menos de 4 horas de intervalo, para evitar que qualquer atraso não faça vocês perderem o voo para Berlin e vocês se ferrem.

 

Ou seja, se forem voos separados, eu acho arriscado demais comprar o voo das 10:30, um atraso de 15 ou 20 minutos faria vocês perderem o voo para Berlin, então teria que ser o voo das 12:50 da Swiss, mas ele é meio caro, vai lhe custar uns 200 Euros (R$ 800) com uma mala de 23kg despachada.

 

Uma opção mais em conta, já que o seu orçamento é limitado seria pegar o voo das 15:00 da Airberlin, que vai lhe custar uns 100 Euros (R$ 380 a R$ 400) com uma bagagem despachada de até 23 Kg.

 

Ai se você pegar o voo das 15:00, vai chegar em Berlin as 16:30, até até você desembarcar, retirar bagagem, ir até o centro, achar o seu hotel, fazer check-in, largar as suas coisas no quarto, muito provavelmente vai passar das 18:00 horas.

 

E não para por ai, você vai ter passado a noite em claro no voo vindo de New York, muito provavelmente não terá dormido nada, ou muito pouco, sem contar o jetlag do fuso horário diferente.

 

Berlin fica 6 horas adiantado em relação a New York, ou seja as 18:00 horas, quando você finalmente se ver livre para sair, o seu corpo vai estar achando que é meia-noite.

 

Eu poderia apostar que vai dar 20:00 e vocês estarão lá na Oktoberfest caindo de sono pelos cantos depois da noite em claro no avião e das 6 horas de jetlag.

 

Então neste dia de chegada não vai dar tempo de fazer quase nada, eu recomendaria um passeio leve e dormir cedo, para que vocês consigam aproveitar ao menos a oktoberfest na noite de domingo sem ficar caindo de sono pelos cantos.

 

Detalhe, a okberfest começa cedo e termina cedo, o pavião abre as 18:00 e as 01:00 já está fechando.

 

09/10 (SEGUNDA) - BERLIM

1- Topografia do Terror

2- East Side Gallery

3-Schloss Sanssouci

4- Schloss Charlottenburg

5- Portão de Brandenburgo- Gedächtniskirche-

6- Checkpoint Charlie

7- Parque Tiergarten.

Jantar: praça Hackeshermarket

 

Sem a menor condição de fazer tudo isto num dia!

 

Sanssouci fica super longe em Potsdam, é uma hora de metrô só para chegar lá e outra hora só pra voltar, fora o tempo que você vai gastar lá visitando.

 

Charlottenburg também fica meio fora de mão, juntando com East Side Gallery lá do outro lado da cidade, e mais este monte de lugares, vai dar tempo de vistar nem metade destes locais.

 

 

10/10 (TERÇA) BERLIM (compensa reduzir um dia de Berlim e enxugar esses passeios nos dias anteriores?)

Noite ir para FIERBURG (DORMIR NO TREM)

1-Berliner Dom

2-Ampelmann

3- Portão de Brandenburgo- Gedächtniskirche-

4- Memorial ao Holocausto (Holocaust-Mahnmal)

5- Rua mais antiga de Berlim, a Unter den Liden.

6- Deutscher Bundestag (Bundestag Alemão)

7- Kaiser Wilhelm Memorial Church

 

Bundestag e Reichstag são o mesmo lugar, então não precisa ir 2 vezes.

 

Mas tem coisa demais no dia 09, se tiverem sorte, e correrem, vocês vão conseguir fazer metade do planejado para o dia 09, então eu não recomendaria cortar este dia de Berlin, por que já vai ter um monte de coisas que você não vai conseguir fazer nos dias anteriores.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros
11/10 (QUARTA) FREIBURG

Passeio pago Floresta Negra (Schwarzwald) – (melhor dormir aqui ou ir para Munique a noite?)

Muito longe e fora de mão em relação a Berlin e Munich.

 

Será que vale a pena encarrar uma noite super desconfortável no trem, para pouco tempo e proveito lá em Freiburg?

 

Trem noturno não é lá muito confortável e barato. Baratos são só os assentos desconfortáveis e que não reclinam, um leito ou cama de verdade para você ao menos ir deitada e tentar dormir custa quase 100 Euros

 

E depois lá em Freiburg, são mais 5 horas de trem até Munich, e mais 50 Euros em passagens

 

Ou seja, muita correria, muito dinheiro gasto com passagens, para pouco ou nenhum proveito da Schwarzwald.

 

Eu seria da opinião de tirar Freiburg da história, pois fica muito fora de mão e aumentar a quantidade de dias em Munich por exemplo, para poder fazer um bate-volta até Salzburg na Austria, ou então incluir uma parada em Nürnberg entre Berlin e Munich, na verdade Nürnberg seria minha escolha, pois deixaria as coisas mais fáceis e possivelmente mais barato.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros
12/10 (QUINTA) MUNIQUE

1-Praça Maximiliansplatz

2- Trinity Church

3-Marienplatz com a Neues Rathaus (com o Glockenspiel, a Coluna de Maria e a Altes Rathaus)-

4- Viktualienmarkt

5- St. Peter’s Church (Alter Peter)

6- Sendlingertor

7- Residenz

8- Hofgarten, o jardim nos fundos do Residenz

9- Augustiner-Bräu, a mais antiga cervejaria local, entre as que estão em atividade.

 

13/10 (SEXTA) MUNIQUE

1- Castelo de Nymphenburg

2- Chinese Tower, no English Garden

3-Karlsplatz (Karlstor)

4-Frauenkirche

5– Odeonplatz (Theatine Church)

6 – Rua Neuhauserstrabe

7- Mariensäule e Hofbrauhaus

8 - Caminhada pelo Isar

 

Até daria para fazer tudo isto, mas eu não faria, pois acho que seria muita correria para um dia.

 

16/10 (SEGUNDA) DACHAU (20 min de trem)

1- Campo de Concentração

2 –Kirchweihdult (só uma tarde é suficiente para esse evento?)

 

Nunca visitei o Kirchweihdult, mas pelo que eu sei, é uma feira/mercado que ocorre na praça central vendendo tudo que é coisa, desde artesanato até comida típica, e neste tipo de evento, você pode desde passar 30 minutos e já ter visto tudo se não for muito a sua vibe, ou passar o dia todo lá se for visitar e olhar em detalhe todas as barraquinhas.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros
17/10 (TERÇA) ZURICH (3h40min bus Flixbus 5h trem)

- seguir a caminhada pela Bahnhofstrasse em direção a Lago de Zurique.

- Old Town (Altstadt)

- Lindenhof Platz,

- Limmant

 

18/10 (QUARTA) INTERLAKEN (dormir) Melhor reduzir um dia de Berlim ou Zurique para ficar 2 dias aqui?

- Caminhada às margens do Rio Aare,

- Avenia Hoheweg,

-Hohoematte park

- Passeio de barco no Lago Brienz.

- Jungfrau (Top of Europe)

- Harder Kulm (compensa fazer esses dois passeios ou melhor selecionar um dos dois?)

 

19/10(QUINTA) LUCERN (dormir)

- Ponte da Capela – Kapellbrücke

- Spreuerbrücke

-Rio Reuss,

-Centro histórico e a Igreja Hof

- o Leão de Lucerna

- Muralha Medieval

- Capela Hofkirche,

- Palácio do Governo,

 

20/10 (SEXTA) – ZURICH (é possivel incluir esses passeios no primeiro dia? Vale a pena ficar 2 dias em Zurique?)

- Cidade Velha – Niederdorf (bares e pubs)

- Zurich-West,

- a igreja de Grossmunster,

- Chinese Garden de Zurich.

 

O risco de vocês "quebrarem a cara" lá em Interlaken é enorme, as chances de estar tudo encoberto e vocês gastarem uma pequena fortuna para subir o Jungfrau e não ver nada por que está tudo encoberto são enormes.

 

Faça uma base numa cidade centra, pode ser Zurich, Interlaken ou Lucerna, e visite o resto como bate-voltas usando o Swiss Pass.

 

Jungfrau (Top of Europe) é um passeio que consome umas 6 ou 7 horas, e bem caro! Não dá para fazer mais quase nada no dia dia em que você subir no Jungfrau (Top of Europe).

 

Na minha opinião, dá para fazer tudo o que você programou para Zurich num dia.

 

Mas ficar pulando de cidade em cidade a cada dia é furada na Suíça, faça uma base em Zurich, Lucerna ou Interlaken e visite o resto como bate-volta, é muito muito melhor, pois você pode escolher um dia em que não esteja nublado para subir o Jungfrau e também não precisa ficar arrastando malas pesadas todo dia.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros
- Na parte da Suiça... com a programação que tenho, vale a pena adquirir o Swiss Pass?

 

Sim, vale super a pena, alem das viagens de trem, você tem desconto ou entrada gratuita em monte de locais.

 

Alem de passagens compradas lá na hora serem bem mais caras, e como o recomendável é escolher uma cidade base e fazer bate-voltas, o Swiss Pass costuma ser uma boa escolha.

Link para o comentário
  • Membros
- Dicas de economia! Nosso orçamento é limitado, por isso peço dicas de restaurantes bons e baratos, passeios que possam ser feitos a pé e tours gratuitos que valham a pena.

 

- Pela primeira vez pretendo viajar sem reservar previamente hospedagem, passeios e trens, baseado em informações de mochileiros, que alguns passeios dependerão do clima, portanto, mudar o roteiro é uma possibilidade. Por favor, me orientem se a quantidade de dias em cada cidade está suficiente.

 

Definitivamente viajar sem reservas de hospedagem e de passagens para os deslocamentos de longa distância não combina com orçamento limitado.

 

Pois deixando para procurar hospedagem lá na hora, alem de perder um tempão enorme rodando a cidade atras de um local para dormir, você sempre paga 2x ou 3x mais caro do que se tivesse reservado um hotel antecipado, pois os locais bons e baratos já terão esgotado a tempo, e só vai lhe restar os locais ruins ou os muito caros.

 

Passagens de avião/trem/ônibus de longa distância compradas na hora custam 3x ou 4x vezes mais caras do que quando compradas com antecedência de 90 dias.

 

As únicas passagens que não são muito mais caras lá na hora são as passagens para as cidades próximas, onde você usa os trens regionais que tem preço fixo, como por exemplo para Neuschwanstein, o resto é muito mais caro lá na hora.

 

Ou seja, se o seu orçamento é limitado, reveja completamente esta ideia, por que é furada total, você vai gastar muito mais dinheiro.

 

Defina o roteiro e as cidades da Alemanha, e uma cidade base na Suíça, faça as reservas de hospedagem nestas cidades, e compre as passagens entre elas antecipado.

 

Deixe a flexibilidade e para escolher as coisas nos passeios pontuais de bate-volta a partir de Munich usando o Bayern Ticket e na Suíça usando o Swiss Pass.

Link para o comentário
  • Membros

Uma sugestão, já que Oktoberfest e festa parecem ser um dos principais objetivos da ida a Alemanha.

 

Por que vocês não vão na Cannstatter em Stuttgart? A festa em Stuttgart vai até o domingo dia 08/10, e com mais de 4 milhões de visitantes durante a festa toda, é bem mais animada que a de Berlin, que não costuma ter mais de 50 mil visitantes durante a festa toda.

 

E em Berlin ainda tem que reservar ingresso antecipado na melhor das festas no Universal Hall, pois só entra com ingresso e é bem limitado.

 

Como Stuttgart fica muito mais perto de Zurich, dá para você tentar pegar o trem das 10:30 no centro de Zurich e chegar em Stutgart antes das 14:00.

 

Neste caso, você inverteria o roteiro, iria de Zurich para Stutgart, depois Munich e Berlin e voltaria de avião até a Suíça para a parte final.

 

O problema mesmo seria a hospedagem em Stutgart nos dias da Cannstatter, o preço da hospedagem pode ser meio salgado, e eu reservaria o quanto antes, por que quanto mais perto da data da festa, mais caro vai ficando.

 

Link para o comentário
  • Membros

Nossa, Adriano!!!! Que dica maravilhosa!!!! Assisti aos vídeos e achei o máximo! Era isso que na verdade eu estava esperando da Oktoberfest de Berlim. Vou procurar hospedagem agora. Não conhecia essa festa.

Só que ainda assim, pretendo sair de Stuttgart para Berlim porque quero ver os monumentos iluminados a noite.

Adorei demais essa dica!!!! Obrigada

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...