Ir para conteúdo

Bushcraft - Fogueiras


mateus santos

Posts Recomendados

  • 5 semanas depois...
  • Respostas 51
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros

Galera,

 

Vamos deixar esses comentarios sobre espiriteiras e fogareiro de lado e vamos falar sobre o que o mateus esta querendo que ajente discuta .

Existem varios jeitos de fazer fogueiras, não importa o jeito da fogueira é necessário limpar muito bem o lugar onde a fogueira vai ficar retirar todas folhas galhos que nao for usar e etc.

Se por acaso você for acender a fogueira com uma pederneira, você tem que separar os galhos pela espessura. Quando obter a chama no "ninho de passaro" comece a alimentar a fogueira com os galhos mais finos e depois vá aumentando a espessura dos galhos que você esta colocando nela até obter uma chama grande.

Tem uma chamada cotovelo, que você tem de fazer uma base com galhos não muito grossos uma ao lado da outra, logo depois faça bem perto da base de galhos o "cotovelo" que consiste em colocar a ponta de um galho em cima da ponta do outro galho formando um angulo de 90 graus e faça a sua fogueira na base de madeira.

Não se esqueça de limpar muito bem a area da fogueira e apaga-la completamente depois de usada.

 

Abraçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

0kaazuuw0,

 

Você disse tudo !!! o tópico é sobre FOGUEIRAS e o povo aqui discutindo sobre espiriteiras e fogareiro?????putz!!!

 

Respeito a opinião de todos mas estão mudando o “rumo da prosa”. É muito importante saber as técnicas de se fazer uma fogueira com responsabilidade e segurança, justamente por não saber é que ocorrem os acidentes e incêndios, e podes crer, que vai haver alguma oportunidade em que vc vai precisar saber fazer uma fogueira pra não passar frio e fome, ::Cold:: como eu precisei. Sem falar que há momentos em que um fogareiro não fará comida pra 12 pessoas famintas!!! E sempre levando-se em consideração que imprevistos acontecem, como por exemplo uma tromba dágua levar seu fogareiro, como aconteceu comigo (gente, acho q essas coisas só acontecem comigo....rsrsrsr).

 

Mudando de pau pra palito, eu queria tirar uma dúvida com vcs, já aproveitando os questionamentos do Otávio Luiz:

 

 

1 - Como fazer fogueira quando está chovendo????

 

2 – Afinal das contas, qual a maneira correta de se apagar uma fogueira????? Não há consenso !! Ajudem-me!

 

Abraços a todos!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Frida,

respondendo às suas perguntas:

 

1- No blog do André há umas dicas sobre como acender fogueira quando tudo está úmido. Mas não dá pra fazer milagre, sob chuva vai ser muito difícil conseguir fazer fogo. Daí a utilidade de se levar uma espiriteira ou aqueles combustíveis sólidos.

Bem, mas imagino que isso vc já deva saber, então vamos ao que interessa.

-Para evitar o chão úmido, você deve fazer uma fogueira suspensa, sobre pedras, madeira grossa, folhas mortas ou qualquer outro material que esteja seco ou que seque rapidamente com o fogo. Coisa que não acontece com a terra molhada.

-Se não encontra lenha seca, pode rachar a lenha ao meio e usar o miolo da madeira. Não pode ser madeira podre, que é muito porosa e se molha facilmente.

-Para iniciar o fogo, em lugar de folhas ou palha, você pode usar pó de madeira, fabricado por você ou por algum inseto que habite madeira morta. Há também algumas plantas que possuem uma material fibroso (uma espécie de algodão) em sua casca ou frutos.

-É claro que não se pode fazer fogueira debaixo de chuva, portanto se estiver chovendo você deverá procurar um lugar coberto (como uma gruta) ou improvisar alguma cobertura, com muito cuidado para que ela não pegue fogo.

 

2- Como não há consenso vou relatar o método que eu uso para apagar as fogueiras.

-Normalmente deixo-as queimar até restarem poucas brasas, processo que pode ser acelerado afastando os tições uns dos outros.

-Depois disso bato as brasas com o pé ou com um pedaço de madeira até ter certeza que não restou nem uma.

 

-Se não puder esperar o fogo abaixar, pode pegar os pedaços de lenha pela ponta que não está queimando (jura? ::mmm: ) e bater a ponta incendiada no chão até que ela fique em brasa. Depois disso, você apaga como se fosse uma grande bituca de cigarro, pressionando-a contra a terra.

-Só em caso de pressa extrema uso água, jogando-a sobre as brasas. (dá pra urinar nas brasas, mas acho que é mais fácil para os homens) Contudo, é bom ter em mente que a água só é útil para acelerar o processo. Apagar totalmente a fogueira com água gasta vários baldes da mesma e faz a maior bagunça no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Marco,

 

Valeu!! obrigada pelas respostas!

 

Minha dúvida cruel em relação à maneira correta de se apagar fogueira é em razão de constar em vários sites a informação de que não se deve apagar com água, porém não é não explicado o porquê.

 

Eu estou com um manual sobre "fogo" e vou estudá-lo, se surgir mais dúvidas venho pedir uma ajuda!

Ah!!! já salvei o blog do André Miranda nos favoritos e vou lê-lo.

Abraços!

 

Fernanda (frida_ssa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Olá frida, obrigado pelo seu incentivo e o de todos.

a questao sobre apagar fogueiras tem tbm seu lado ambiental.'

quando se joga agua, a reaçao resultante é o carvao, esse demora mais para se decompor.

por isso devemos abafar o fogo, jogando terra ou areia por cima, criando assim cinzas,

de mais rapida decomposiçao.

espero ter ajudado, sou leigo no assunto, lembre-se sempre ha o que aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

A grande confusão que reinou no tópico se deve à diferenciação que deve ser feita entre mochilão e bushcraft. Não estamos aqui falando de viagens, barracas e trekkings. É outro assunto. É dormir sem barraca, é se virar para produzir o rango e buscar técnicas antigas para conseguir se virar. Sem polêmicas, mas cada macaco no seu galho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marco, relendo sua postagem me lembrei que já vi usarem bambu na Ásia para cozinhar no vapor.

 

Era cortada uma seção do bambu, ainda verde, sendo que uma ponta era fechada pelo nó do próprio bambu e a outra aberta.

 

Dentro dele adicionavam água, mas sem encher tudo, e o que se queria cozinhar, separados por uma espécie de bucha feita de gravetos do próprio bambu.

 

Depois tampavam a boca dele com algum material que impedisse a saída em massa do vapor, colocavam no fogo meio em pé e esperavam cozinhar.

 

Era só destampar e tirar a comida pronta. Funcionou muito bem com os pitus que eu vi comerem. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...