Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Travessia Serra Fina - Junho 2017

Postado
  • Membros

O Início da travessia foi feito na Toca do Lobo, no município de Passa Quatro - MG. Chegamos até a toca com o transfer do Hostel Serra Fina (35) 997203939 feito pelo guia Cristiano (35) 991910372, recomendo ambos pela humildade e hospitalidade sem igual.

Começamos a caminhada 8h da manhã e chegamos no Alto do Capim Amarelo por volta do meio dia. Vou falar uma coisa para vocês, essa é definitivamente a pior parte da travessia. Um aclive muito grande, um capim infernal, e todo o peso da mochila. Você pode pegar a sua água já na toca, ou então 1h a frente em um lugar chamado quartzito, onde existe uma água amarelada que não faz mal nenhum para a saúde, pode ser bebida sem medo e foi o que eu fiz. Quem passou a dica foi o Cristiano que é guia de tempos da Serra Fina. Abasteci 4 litros. Dica do dia: Não acampe no topo do capim, adiante e vá até uma área de camping bem grande e plana chamada maracanã. Foi o que fizemos, chegamos lá passando das 14hrs.

No dia seguinte começamos a caminhada perto das 9h. Chegamos no próximo ponto de água que é na base da Pedra da Mina 12h, fizemos nosso almoço e tocamos montanha a cima. Neste ponto de água você deve pegar o suficiente para subir a pedra, jantar e tomar o café da manhã do dia seguinte, para mim isso se traduz em no máximo 2 litros. Chegamos no topo da Pedra da Mina 15h, subida relativamente tranquila. Lá em cima os ratos vão tentar roubar a sua comida se ela tiver cheiro forte e você der bobeira. A noite foi bem fria por causa do vento, mas as muretas de pedra ajudam bastante dentro da barraca.

No terceiro dia começamos a caminhar somente às 9h. Com 45 minutos de descida você já visualiza o primeiro ponto de água no Vale do Ruah, caso você precise abastecer. Nesse momento a trilha segue por 1 hora margeando o rio que corta o vale, então você pode esperar para abastecer quando você estiver para "se separar" do riacho. Abasteça completo, no meu caso foram 4 litros. Seguimos a trilha e chegamos no topo do Pico dos 3 estados 15h.

No último dia de travessia começamos a caminhar 8h, estávamos dentro de uma nuvem literalmente. Chuva fina e vento gelado, realmente passamos frio nesse dia pois a caminhada era sempre por cristas expostas ao vento. Com 2 horas de caminhada conquistamos o cume do Alto dos Ivos, dali em diante foram mais 3 horas para chegarmos até o final da travessia, às 13h. O interessante é que lá embaixo o dia estava bem bonito, enquanto no topo da montanha não se via nada. Neste dia os bambus quase te puxam para trás, mas quando você adentrar uma floresta e diminuir a "população de bambus" você já pode ficar tranquilo, dali em diante é só vitória!

Cristiano nos buscou no sítio do Pierre com cerveja gelada e voltamos para o Hostel.

A travessia foi realizada no inverno, mas pos sorte pegamos tempo bom em 3 dos 4 dias. Minha sugestão de roupa para essa travessia é: conjunto segunda pela, conjunto fleece, 2 calças de caminhada, 2 camisetas de caminhada manga longa, 1 anorak e se quiser mais 1 jaqueta de plumas. Para dormir usei um saco da nautika chamado Mummy, conforto 8ºc e mais um cobertor fleece, além de quase toda a roupa. Não passei frio durante as noites.

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 19/08/2017 em 08:25, Daniel Figueira disse:

Show vou fazer essa travessia agora em 7 setembro será q vai estar frio ainda?

Em 19/08/2017 em 08:26, Daniel Figueira disse:

Estou pegando dicas sobre a água para não ficar carregando peso a toa

Amigo, acho muito difícil não fazer frio pelo menos a noite lá, esteja preparado.

A água é sempre o maior dilema. Mas se seguir a minha programação ali acredito que ocorra tudo certo. Eu costumo beber muita água.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Boa tarde Turma!

Alguém fará essa trilha em Dezembro ou começo de Janeiro, Estou muito afim de ir.

Se alguém for, pode dar toque 11-99888-1952

• 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado
  • Membros

@Eduardowck Só para ficar claro, tu fizesse a trilha sem guia? A orientação é complicada? Utilizaram GPS ou mapa? Ja fiz algumas travessias mas queria me assegurar da trilha da Serra Fina, se é bem sinalizada ou não. 

Postado
  • Autor
  • Membros

Fizemos sem guia, apenas nos guiando pelo app wikiloc (versão paga), uma espécie de gps para smartphone. A trilha é bem demarcada no geral, mas existem inúmeras bifurcações. Além do que, em um nevoeiro a sua visando complica bastante.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.