Ir para conteúdo

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos na Bolívia


Posts Recomendados

  • Membros

Olá! Farei o mesmo percurso em outubro. Estarei em San Pedro de Jujuy entre os dias 02 e 04 de outubro/2015. Por Villazon entrarei para a Bolivia seguindo Uyuni. Alguém mais estará por este percurso nesta época? Sabem se tem tem o trem de Villazon para Uyuni/dias/horários?

 

Falou pessoal até uma próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 511
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Olá pessoal. Vou começar meu roteiro em Setembro passando por Santa Cruz, Sucre, Uyuini, Atacama, La Paz, Copacabana, Puno e Cusco, serão uns 16 dias (02 pessoas). A largada esta se aproximando e a dúvida é a de sempre: Como levar o dinheiro?

1-Fazendo as contas minha escolha seria concentrar as despesas no cartão de credito CAIXA (das vezes que utilizei na internet as cotações foram vantajosas principalmente por que utiliza a cotação do dollar comercial. Sendo assim, apesar do IOF ainda escolheria esta opção . Problema: ACEITAÇÃO.

2- Dinheiro em espécie: Uma parte em real e a outra em dollar. Não me conformo em fazer desa format, já me acostumei a andar com pouquíssimo dinheiro, porém, sei que se tudo der certo é a opção mais econômica.

3-VTM- Apesar do IOF seria uma boa opção, porém nas casas de cambio que pesquisei a cotação do dollar para recarga no cartão é sempre maior em cerca de R$ 0,30 por cada dollar, comparando com a compra da moeda em espécie. Sendo assim, acredito que cada recarga perde aproximadamente 20% do valor no momento do saque. Acho muito caro e ainda tem o problema da aceitação. Talvez faça uma pequena recarga para emergência.

 

SERÁ QUE CONSIGO CONCENTRAR DE 50% DE TODAS AS DESPESAS NO CARTÃO DE CRÉDITO?( exceto ida e volta Brasil e Santa Cruz-Sucre, pois já foram comprados).

 

Antecipadamente agradeço aos viajantes que compartilharem suas experiências.

Abraço e Boa Viagem! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá pessoal. Vou começar meu roteiro em Setembro passando por Santa Cruz, Sucre, Uyuini, Atacama, La Paz, Copacabana, Puno e Cusco, serão uns 16 dias (02 pessoas). A largada esta se aproximando e a dúvida é a de sempre: Como levar o dinheiro?

1-Fazendo as contas minha escolha seria concentrar as despesas no cartão de credito CAIXA (das vezes que utilizei na internet as cotações foram vantajosas principalmente por que utiliza a cotação do dollar comercial. Sendo assim, apesar do IOF ainda escolheria esta opção . Problema: ACEITAÇÃO.

2- Dinheiro em espécie: Uma parte em real e a outra em dollar. Não me conformo em fazer desa format, já me acostumei a andar com pouquíssimo dinheiro, porém, sei que se tudo der certo é a opção mais econômica.

3-VTM- Apesar do IOF seria uma boa opção, porém nas casas de cambio que pesquisei a cotação do dollar para recarga no cartão é sempre maior em cerca de R$ 0,30 por cada dollar, comparando com a compra da moeda em espécie. Sendo assim, acredito que cada recarga perde aproximadamente 20% do valor no momento do saque. Acho muito caro e ainda tem o problema da aceitação. Talvez faça uma pequena recarga para emergência.

 

SERÁ QUE CONSIGO CONCENTRAR DE 50% DE TODAS AS DESPESAS NO CARTÃO DE CRÉDITO?( exceto ida e volta Brasil e Santa Cruz-Sucre, pois já foram comprados).

 

Antecipadamente agradeço aos viajantes que compartilharem suas experiências.

Abraço e Boa Viagem! ::otemo::

 

Poucos lugares aceitam cartão na Bolívia.

Os lugares que aceitam são os lugares mais caros.

 

Sei que é arriscado, mas quando fui levei tudo em espécie.

Sempre dentro do porta dólar a quantia total e no bolso os trocados que vai usar nas próximas horas, assim não fica mexendo no porta dólar em público.

 

Abraço !!

 

Rodrigo Cavalcante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

Li em um relato meio antigo que a pessoa comprou pesos chilenos na Bolívia com uma cotação melhor que a de San Pedro de Atacama, alguem fez isso recentemente?

 

Sei que a cotação (mesmo a do dólar) em San Pedro e muito ruim com relação as outras cidades chilenas, mas fica a dúvida com relação a Bolívia.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Cara, estive no Atacama no final do ano e a cotação que consegui lá foi praticamente a mesma que vejo dos relatos de outras partes do Chile. Real por 200 pesos e dólar 610. Nesse caso valeu muito a pena levar dólares, pois o valor da troca do dólar é 3,05 maior que o do real, e eu paguei apenas R$2,79 no dólar.

 

A cotação do peso chileno na Bolívia era semelhante ao Chile, tive que trocar alguns bolivianos e não tive ganho algum.

 

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cara, estive no Atacama no final do ano e a cotação que consegui lá foi praticamente a mesma que vejo dos relatos de outras partes do Chile. Real por 200 pesos e dólar 610. Nesse caso valeu muito a pena levar dólares, pois o valor da troca do dólar é 3,05 maior que o do real, e eu paguei apenas R$2,79 no dólar.

 

A cotação do peso chileno na Bolívia era semelhante ao Chile, tive que trocar alguns bolivianos e não tive ganho algum.

 

Abçs

Legal Leo, vou continuar acompanhando as cotações, quem sabe né...

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu vou levar dólar e trocar por peso chileno e bolivianos e cartão de crédito para eventuais compras em aeroporto e emergências. Acho que cada um tem que fazer a sua conta.

 

Só prestem atenção nos preços passeios que são oferecidos em moeda local e em dólar e tenha parâmetro para barganhar,

 

Por exemplo, eu vou para Chile, Peru e Bolívia no próximo dia 25 e peguei uma cotação de uma agência com o preço de todos os passeios que vou fazer no Atacama para ter uma ideia de como barganhar lá e ter um parâmetro.

 

Resultado - a agência cobra por todos os passeios USD220 ou CLP110.000.

 

Fazendo as contas num site chileno de cotações, os USD220 dá CLP150.700 ou R$805,00.

 

No mesmo site, os CLP110.000 dão R$612,00 ou USD161! :shock::shock::shock:

 

Aproveitando a deixa, alguém sabe se há banco Santander ou Banco do Brasil em Uyuni?

 

A minha dúvida é sobre sacar em Uyuni, pagar em dólar (que o preço da Todoturismo também sai mais caro no final pagando em dólar do que em bolivianos) ou se levo bolivianos daqui do Brasil ou compro no Chile.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...