Ir para conteúdo

Informação de visto para o Japão - Perguntas e Respostas


Rock Matsuyama

Posts Recomendados

  • Membros

Mila tudo bom...??!!! tbm estou planejando uma viagem para o japão e ontem mesmo fui buscar informações sobre o visto aqui no consulado de SP. Bom pelas explicações dadas o visto de turismo tem duração de 03 meses; ou seja vc só pode solicitá-lo 03 meses antes de sua viagem caso contrário ele perderá a validade. Para retirar o visto é preciso ter o passaporte e isso eu recomendo vc já ir tirando pois sabe como são as coisas por aqui no Brasil...hhehehe!!!!!!

Outra informação que tive foi que para solicitar o visto é necessário uma entrevista onde o solicitante deve comparecer pessoalmente e caso o visto seja liberado o prazo de entrega é de 02 dias úteis.

 

tenta dar uma olhada no site da embaixada japonesa no brasil que lá vc encontrará mais informações...!!!!

http://www.br.emb-japan.go.jp

 

 

espero ter ajudado

 

abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 85
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Mila,

O que o Rafael disse é verdade. Se vc conseguir o visto hoje, por exemplo ele tem validade de 3 meses, ou seja vc tem que viajar e entrar no Japão antes do final dos 3 meses, senão o visto expira.

Aconselho, quando seu amigo mandar a carta, especificar que ele tem condições de pagar por sua estadia ou qualquer eventualidade. O Consulado vai pedir também algo que comprove que vc tem vínculos no Brasil e vai retornar e não vai ficar lá como ilegal.

Passaporte já pode tirar agora, independente do visto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal,

 

Minha experiência quanto ao visto de turista japonês:

 

Sou de São Paulo, mas moro atualmente em Londres. Tenho uma amiga japonesa que mora em Tokyo que quando veio pra Londres da última vez me convidou pra passar o ano novo lá. Aceitei com entusiasmo, afinal sempre sonhei em visitar aquele lugar.

 

Comprei a passagem aérea, partindo dia 25/12/2010 e dei entrada no visto de turista.

Achei que seria fácil, afinal tenho visto britânico, trabalho legalmente aqui, tenho um salário razoável, carta-convite da amiga, passagem de ida-e-volta na mão etc.

Existe uma tal lista de países chamada "reciprocal visa exemption arrangements" que não exige visto de turista pra alguns países. Até Argentina está nessa lista e o Brasil não. Nunca pensei que um dia na vida eu gostaria de ter nascido argentino.

Questionei se o fato de eu estar no Reino Unido ajudaria, já que o UK está na lista, disseram que não importa onde eu estou, mas sim meu passaporte.

 

Após um certo tempo de agonia pra reunir todos os documentos (minha amiga teve que preencher 2 formulários em japonês "invitation letter" e "itinerary", escanear e me mandar, minha empresa demorou pra me fazer a carta de férias e carta que comprova que eu trabalho aqui.) dei entrada na embaixada japonesa em Londres e o cara disse que parecia que tudo estava em ordem e em uma semana eu estaria com o visto na mão caso eles não me ligassem pedindo mais documentos.

Pra ajudar no processo, até mandei juntos umas fotos de nós juntos de quando ela esteve aqui, para eles verem que realmente éramos amigos.

 

Fiquei torcendo para não me ligarem! Mas ligaram, ontem, dia 16/12/2010.

Pediram mais uma série de documentos: Meu contrato de trabalho original e as cartas originais da empresa. Até aí tudo bem, já tinha isso em casa.

Mas pediram mais coisas: cópia do passaporte da minha amiga e uma outra carta "guarantee letter" com ela se responsabilizando sobre mim, em japonês. Não sabia que eu aparentava ser tão nocivo assim pra eles!

Mas não pararam por aí, pediram ainda, pasmem, um extrato bancário dela dos últimos 3 meses.

Aí eu comecei a perder a esportiva. Eu entreguei meus comprovantes de renda com grana suficiente pra passar uns 3 meses lá, e minha viagem era de 2 semanas apenas.

Tentei usar isso como argumento e recebi como resposta "somos nós que decidimos, não você".

 

Super constrangido, mandei uma mensagem pra ela pedindo esses docs com extrema urgência, afinal falta 1 semana pra minha partida.

Ela, super gentil e atenciosa, na manhã seguinte (hoje cedo) me mandou, inclusive o extrato bancário. Fiquei mais aliviado e levei os documentos, hoje dia 17/12/2010, por sinal.

Chegando lá, ele olhou o extrato e começou a achar pelo em ovo: "essa página não tem todos os detalhes do banco, nome, agencia, conta, dados dela, etc. bla bla bla, não podemos aceitar."

Comecei a perceber que eles não queriam de jeito nenhum me deixar entrar no Japão.

Questionei, discuti, mostrei novamente meus extratos. Em vão.

Perguntei "e se eu tivesse reservado um hotel"? Recebi mais respostas evasivas "ou você traz um extrato com todos os dados ou não podemos dar seqüência".

Pensei "FUDEU! Hoje é sexta, ela vai me mandar isso á noite por causa do fuso-horário, vou conseguir levar só na segunda e a viagem é no sábado."

 

De qualquer forma, mandei outra mensagem, constrangido, já considerando mudar minha passagem pra outra data. Pra minha surpresa, assim que cheguei da embaixada no trabalho, lá estava uma mensagem dela com os extratos com todos os dados. Quase não acreditei, voltei correndo á embaixada, o japa até assustou "Ah, voce voltou?". Pensei "Sim, não vou te deixar em paz!".

Os japas ficaram olhando os docs todos, confabulando em japonês, com jeito de quem estava procurando mais pêlos naquele ovo, mas enfim falou: "É... agora parece que está OK mãnssss, talvez nosso HeadQuarter lá no japão peça as cartas (invitation e guarantee) originais. Nesse caso eles ligam pra sua amiga e ela tem que levar lá."

 

DICA: Se eu tivesse que repetir o processo, teria reservado um hostel, pago somente a taxa de reserva e falado que não conheço ninguém lá. Chegando lá é outra coisa.. cancelaria o hostel e ficaria na casa dela mesmo. Acho que o que complicou foi o fato de ter falado que a conheço e que ficaria na casa dela.

 

Agora estou esperando ansiosamente pela resposta positiva. Só queria compartilhar minha experiência até agora.

Assim que sair a resposta eu posto aqui novamente, provavelmente semana que vem.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Daniel,

Tirar visto japones não é fácil. E concordo com vc de que se vc tivesse dito que só iria a turismo sozinho, teria enfrentado menos burocracias. Espero que no final dê tudo certo.

 

Olá Heka, você está certa. It's a pain in the ass!!!

 

Bom, mas é com muita alegria que venho informar que saiu meu tão esperado visto!!!

 

Saiu para os exatos 15 dias que consta na minha passagem, sem re-entry ou qualquer outra coisa.

 

Mas o que importa é que domingo dia 26 estarei aterrisando em terras nipônicas!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Pessoal, deixa eu atualizar essa função de visto pro Japão já que solicitei o meu aqui em Porto Alegre/RS

 

Em primeiro lugar NÃO precisa de entrevista nenhuma. Voce vai no consulado e solicita a documentação necessária para o visto. Neste quesito eles são corretíssimos, você deve se apresentar no consulado sabendo exatamente o que quer. Por exemplo se vai a turismo/trabalho/negocios/contrato de modelo/convite de alguem que mora lá?

 

Cada uma destas situações exigem documentos diferentes. E eles entregam a lista de papéis necessários ali na hora conforme o seu objetivo.

 

No meu caso foi simples: Qual o seu objetivo no Japão? turismo. Quem vai? eu, esposa e filha pequena. Quem vai pagar a viagem? eu mesmo. Da sua esposa quem paga a viagem? também eu. Quanto tempo quer permanecer no Japão? 8 dias.

 

Pois não, aqui está a documentação necessária:

 

- declaração IR minha

- passaportes com valid. min 6 meses

- passagens aéreas originais já pagas, no meu caso POA-NARITA-POA

- reservas dos hoteis que vai ficar. Fiz tudo com cartao de credito no booking.com. Detalhe: se o visto nao fosse concedido eu tenho até um dia antes para cacelar as reservas

- cópia autenticada da certidão de casamento

- cópia autenticada da certidão de nascimento da minha filha

- formulario padrão de solicitação do visto de turista. Este formulário é simples mas deve ser preenchido corretamente. Para mostrar organização preenchi o meu com maquina de escrever

- formulário do roteiro de viagem no Japão. Ao contrario do que alguns falaram aqui no fórum, para mim não fez a menor diferença indo por operador turismo ou por conta propria como fiz. Eu estudei meu roteiro antes e coloquei tudo lá, os hoteis que vou ficar em cada cidade bem como o telefone deles. Como disse antes, é só fazer exatamente como eles pedem

 

Não pedriam mais nada, extratos bancários, entrevista, nada. O prazo é dois dias uteis e eles ligam um dia antes para confirmar a concessão do visto ou não. Neste caso eles podem pedir mais documentos o que é dificil pois de saída eles já explicam direito exatamento o que precisam...pelo menos aqui em Porto Alegre.

 

Detalhe: para o Japão existem dois vistos , de TURISMO e de TRANSITO. Os dois tem a mesma finalidade, entretanto o de TRANSITO permite estadias de até 15 dias e custa menos: R$ 14,00 por pessoa. O de turismo permite mais dias até a expiração dele, que como foi falado é de 90 dias e custa: R$ 60,00. Valores atualizados em fevereiro de 2011.

 

Emfim, não é o bixo de 7 cabeças, é só ser organizado e saber o que quer. Boa sorte a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá thelittle, acho que voce conseguiu o visto mais fácil por ser em Porto Alegre e por ter menos demanda. Mas aqui em SP conseguir o visto é mais complexo, talvez nem tanto como o visto americano. A procura é muito grande e o nível de exigencia para concessão mais restrita. Já vi gente ser direcionada para entrevistas com o consul e em conversas já ouvi de pessoas terem o visto negado e estarem tentando pela segunda vez e desta vez levando uma série de documentos, como extratos e IR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Heka.

 

Acho possivel a tese que por causa da procura aqui no sul seja mais relaxado a concessão do visto japonês, mas a impressão que tive nas tres vezes que visitei o consulado (a primeira para saber o que levar, na segunda para entregar os documentos e na terceira para retirar os passaportes) é que eles são extremamente organizados, tanto é que como citei no meu depoimento, para cada tipo de visto, uma documentação específica. Não acho que eles sejam chatos, afinal estão fazendo o trabalho deles, é só fazer o nosso direito e levar o que se pede.

 

Sei lá, mas tu sabes que eu nunca tive visto recusado em país nenhum e olha que eu já conheço mais de 40 pelo mundo afora. Talvez o que me ajuda é que tenho uma vida estável no Brasil, família, casa própria, essas coisas e talvez por isso não encontre dificuldades para vistos, ou talvez eu tenho sorte mesmo.

 

De qualquer forma eu dividi com vocês meu processo que para mim foi muito simples.

 

Novamente desejo boa sorte a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Pessoal eu tirei o visto no começo do mês, bastou levar o que eles pedem no site. Meu único problema foi a falta do recibo de entrega do IRPF, mas mesmo assim a atendente ficou com os documentos e solicitou que eu mandasse por fax para ela. Fui até a receita federal no centro de SP peguei um extrato com números de todos os recibos de entrega, tirei cópia do último, passei e liguei para confirmar.

No dia marcado peguei o visto, eles realmente são bem organizados e não pode faltar nada do que pedem.

Por exemplo, para a China levei print de reserva, reserva de hotel e não olharam nada, ficaram apenas com o formulário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Todos,

 

Pretendo ir em breve para o Japão mas estou na dúvida, não possuo comprovante do IR pois ganho menos de 2k e quem irá custear toda a minha viagem será meu pai. Como poderei comprovar o rendimento? Vi em algumas respostas não é necessário extratos da conta e tal. Mas como poderei solicitar o visto comprovando o que tenho? Posso confirmar que possuo vinculos com o brasil e que irei voltar pois essa é a intenção. Meu pai irá me dar o dinheiro necessário para viajar pra lá e visitar os lugares mas fico na dúvida, com esse dinheiro em conta já pode ser o comprovante de rendimento para eu passar o tempo que quero lá?

Outra dúvida seria, posso ficar 1 mês? Pretendo passar um mês de mochileiro pelo Japão.

Meu pai é autonomo e também não possui comprovante de IR pois os valores ganhos por mês sempre são diferentes.

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...