Ir para conteúdo

Roteiro de 30 dias - Dúvidas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá

Tenho passagens de ida e volta para Frankfurt de 12/02/18 até 13/03/18.

Inicialmente pensei em 6 noites em Berlim, 4 em Varsóvia, 4 em Cracóvia (incluindo passar um dia em Auschwitz), 4 em Praga, 4 em Viena (que já conheço e amo), 4 em Munique e 2 em Frankfurt.

Um amigo me sugeriu Dresden até que praticamente me convenceu. Elogiou demais a cidade. Então comecei a cogitar substituir Viena, que já conheço por Dresden.

A partir daí, passei a cogitar a substituir todas as cidades dos outros países (Varsóvia, Cracóvia e Praga) por cidades alemãs, deixando essas de outros países para uma outra ocasião.

Tenho interesse por lugares para passar ao menos 4 noites com a finalidade de explorar cidade e proximidades. Isso de dormir cada noite numa cidade diferente, ficar pingando pra lá e pra cá não rola.

Pretendo viajar apenas de trem. No máximo ônibus para lugares que ficam bem perto.

Perguntas:

1 - Diante do que relatei, vocês ficariam apenas na Alemanha?

2 - Quais cidades alemãs sugerem? Tenho lido a respeito, mas gostaria de mais opiniões.

3 - Entre fevereiro e março são boas as chances de neve nos destinos que citei?

4 - Tem alguns bate-voltas que tô cogitando: Cracóvia até Auschwitz; Munique até Castelo de Neuschwanstein; Dresden até Bastei. Alguém já fez algum desses? São tranquilos?

5 - Não gosto de ficar poucas noites num local, mas Frankfurt acabou ficando com apenas 2. A cidade merece mais tempo que isso?

Link para o comentário
  • Colaboradores
11 minutos atrás, Ronaldo Zanchetta disse:

1 - Diante do que relatei, vocês ficariam apenas na Alemanha?

2 - Quais cidades alemãs sugerem? Tenho lido a respeito, mas gostaria de mais opiniões.

3 - Entre fevereiro e março são boas as chances de neve nos destinos que citei?

4 - Tem alguns bate-voltas que tô cogitando: Cracóvia até Auschwitz; Munique até Castelo de Neuschwanstein; Dresden até Bastei. Alguém já fez algum desses? São tranquilos?

5 - Não gosto de ficar poucas noites num local, mas Frankfurt acabou ficando com apenas 2. A cidade merece mais tempo que isso?

Vamos lá:

1 - Não necessariamente, se você já conhece Viena talvez valha a pena ficar menos tempo lá e incluir Dresden. Nunca fui, mas dizem que não precisa muito tempo para conhecer bem, então talvez 2 noites em Dresden e 2 em Viena (ou outra cidade que ainda não conheça) pode ser interessante.

2 - Não posso opinar, só fui a Berlim e Colônia, que achei ok, nada de mais.

3 - É uma época de transição entre o inverno e o outono, acredito que ainda tenha neve em alguns locais sim.

4 - Só fiz Cracóvia para Auschwitz, é tranquilo demais, basta ir na estação de ônibus (bem central, fácil de chegar) e pegar a van para Oswiecin. Ela te deixa na porta do campo, ir com tour privado é roubada e perda de dinheiro.

5 - Não conheço, mas quem já foi disse que não é das cidades mais interessantes. Creio que 2 noites esteja de bom tamanho.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Você já foi a Europa no inverno?  Nesta época que você vai, o clima pode ser uma mer. literalmente, com muito frio, chuva, vento e neve, o que deixa qualquer coisa na rua horrível de ser feita.

Depende bastante dos seus interesses pessoais, mas pessoalmente eu não conheço nada de tão interessante em Varsóvia que demande 4 dias lá, ainda mais no inverno.  Quando fui a Varsóvia, fiquei 2 dias, e durante o verão, até tem bastante coisa para ver, mas a maioria das coisas é ao ar livre, o que é um problemão para quem viaja no inverno.

Cracóvia tem um pouco mais de coisas para se fazer do que Varsóvia, mas no inverno, perde grande parte do charme e do movimento que fizeram a cidade ser um destino bem popular, fica uma cidade bem deserta.

Dresden é uma cidade menor, se ficar só na cidade e não quiser ir para o interior, você visita praticamente todas as atrações turísticas da cidade com calma em 2 dias e sobra tempo. Mas da mesma forma que Varsóvia e Cracóvia, no inverno, a cidade fica bem deserta, bem diferente do verão ou primavera. Pergunte a seu amigo em que época ele foi a Dresden, para ver ser ele não está lhe "vendendo uma Dresden de verão" que você não vai encontrar lá durante o inverno.

Não sei se Bastei é um bom passeio para ser feito nesta época do ano, se estiver aberto, provavelmente o frio e vento serão tão fortes, que provavelmente você não consiga fazer nenhum dos passeios direito.

Algumas respostas e considerações a respeito das suas perguntas.

1 e 2 - Isto é questão de gosto e preferência pessoal, mas viajando no inverno, eu focaria o roteiro em cidades maiores, onde você tenha bastante opções de atividades indoor para fazer naqueles dias horríveis de frio, chuva, vento e neve que com certeza você vai pegar em alguma parte da viagem.

Cidades menores praticamente hibernam durante o inverno, e você não tem muitas opções de atividades indoor, então o ideal é ficar numa cidade mais central e maior, e visitar as cidades menores próximas como bate-volta caso o clima permitir.

No inverno, eu faria bases na Alemanha em Berlin, Munich e talvez em Nürnberg, cidades maiores e com bastante atividade indoor e com boas opções de bate-volta. Pessoalmente eu não faria uma base em Dresden durante o inverno, se tiver muita vontade de conhecer Dresden, eu visitaria a cidade como um bate-volta de ônibus saindo de Praga caso o clima ajude.

3 - Nunca dá para dar 100% e certeza, mas na Polônia é quase certeza pegar neve, talvez não nevascas, mas muito provavelmente ainda tenha neve pelos campos e parques. Nas demais cidades vai depender um pouco do clima, mas as chances são grandes de pegar ao menos um pouco de neve.

Só uma observação, neve é bonitinho enquanto você está olhando ela pela janela do hotel e nos primeiros 5 ou 10 minutos, depois você vai odiar aquela m. branca e gelada, que só atrapalha e complica a sua vida... rsss

4 - Já comentei a respeito de Bastei, mas os outros bate-voltas que você citou dá para fazer sem problema, só deixe para escolher o dia quando já estiver lá, pois bate-volta num dia de chuva e neve é furada total, você só gasta dinheiro e não aproveita nada.

Auschwitz é sossegado, mas confira antecipadamente os horários dos ônibus, pois durante o inverno alguns horários são cancelados, e se você se enrolar e perder o último ônibus, vai ter que achar um local para dormir lá em Oswiecin, pois depois de umas 19:00, acho que não tem mais ônibus para Cracóvia.

No inverno acredito que não esteja tão lotado, mas eu recomendaria comprar o ingresso antecipado, para não correr o risco de você chegar lá em Auschwitz e não ter mais ingresso, e você só conseguir entrar depois das 16:00 no horário gratuito, o que deixa a visitação muito corrida e já começa a ficar escuro no final, e você está lá preocupado em não perder o horário do ônibus ao invés de prestar atenção no passeio.

Acho que não precisa comprar 2 meses antes, mas ficar de olho na disponibilidade de ingressos toda semana, e nos últimos dias, todo o dia, se você ver que os ingressos estão esgotando, você escolhe um dia e compra um ingresso, mas se ver que ainda tem bastante, você deixa para comprar lá na hora.

5 - Depende dos seus interesses pessoais, mas Frankfurt não é um destino turístico muito popular, apesar de ter alguns museus bem interessantes, não tem muita coisa interessante alem disto, pessoalmente eu acho que 2 dias é tempo mais que suficiente para Frankfurt.

Frankfurt é interessante como base ou porta de entrada para um roteiro pelas pequenas cidades, vilas e castelos do vale do Reno, mas durante o inverno, todas estas pequenas cidades e vilas estão literalmente hibernando, e quase nenhum passeio funcionando.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@adrianolb 
Eu fui à Europa no Inverno, mas para lugares onde não é tão rigoroso assim, como Londres e Paris. E já era fim de inverno (últimas duas semanas).
Meu amigo morou na Alemanha e disse ter visitado Dresden + Bastei duas vezes, sendo uma na primavera e outra em janeiro, no auge do inverno. Ele disse ter gostado bem mais no inverno, mostrou algumas fotos e, apesar da dificuldade do frio, com neve o local (Bastei) fica muito mais bonito.
Tô numa de querer ver neve pois ainda não tive essa sorte (ou azar) na vida.

Link para o comentário
  • Membros

Tive em Frankfurt e Berlin no inverno mais ou menos nessa epoca ano passado e não tive muitos problemas. Nevava quase todo dia, mas isso não chegou a impedir que aproveitassemos os passeios inclusive em cidades bem pequenas como Michaelstadt. Somente não curti muito os parques do Sansoucci e Charlottenburg porque realmente o frio atrapalha em campo aberto.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Ronaldo, vale mesmo a pena ir em Dresden, é lindo! Fiquei apenas 2 dias e senti que conheci tudo! Dresden está no caminho de Berlin para Praga (se for de ônibus, quase todos os ônibus - Flixbus e Helloe - já fazem a parada lá de toda forma). É uma viagem muito rápida, por isso não acho que deve ser um incoveniente ficar apenas 2 dias (1 noite).

O bate e volta desde Munique para o Castelo Neuchwanstein é tranquilo se você sair cedo! Lembre-se apenas que o dia vai estar durando muito pouco e o castelo não é tão empolgante, mas sim o passeio nas trilhas do entorno. O Neuchwanstein também tem que comprar o ingresso com antecedência. Você vai poupar muito tempo de fila e seu dia será mais proveitoso.

No mais, acho que seu roteiro está bem legal!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Só leve em conta que se comprar o ingresso Neuchwanstein antecipado, e for um dia chuvoso ou com neve, será um dia horrível e que você provavelmente aproveitará quase nada...

Então pessoalmente eu ainda deixaria para comprar lá na hora, no dia que você for visitar, afinal de contas, ainda é melhor perder uma meia-hora na fila do que gastar um monte de dinheiro e depois não conseguir fazer ou ver nada por que está chovendo, nevando ou tudo encoberto de neblina com você não enxergando mais de 2 metros a sua frente.

Tenho um amigo que voltou extremamente frustrado de Munich, o único motivo de ele ter incluído Munich foi devido a Neuchwanstein, mas ele deixou muito pouco tempo alocado para Munich, só 3 dias, sendo que no primeiro dia ele estaria chegando em Munich e no último indo embora de lá, então o segundo dia era o único dia que ele tinha para ir a Neuchwanstein.

Só que, como era inverno, foi um dia com neve e tudo meio encoberto de neblina, as trilhas não estavam abertas, e não dava para ver quase nada dos castelos e das paisagens.

Em resumo, ele gastou um monte de dinheiro para ir até lá, mas não viu praticamente nada.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
5 horas atrás, Ronaldo Zanchetta disse:

Tô pensando em tirar uma noite de Varsóvia e aumentar uma em Munique. Tenho intenção de pegar um jogo do Bayern. De resto, após todas as opiniões, creio que vou manter assim. 

Na minha opinião seria uma boa escolha, este dia não faria grande falta em Varsóvia, e poderia ser bem melhor aproveitado em Munich com as várias opções de excelentes bate-voltas que há próximo a Munich.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...