Ir para conteúdo

Dicas EUROPA 2018 - Primeira viagem


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera, tudo bem?

estou me programando pra fazer minha primeira trip pela Europa em 2018. Será em Dezembro. Sim, está longe, mas como tenho as contas mega apertadas já estou me programando e quero começar a juntar a grana e comprar as passagens logo no primeiro trimestre.

Dentre os dias que terei disponíveis (17), tudo que li e pesquisei com amigos que foram, ajuda do aplicativo / site "quanto custa viajar" pensei em fazer o seguinte roteiro, inclusive nessa ordem, com os custos aproximados, considerando a média de R$ 250,00 de locomoção entre um país e outro.

Obs: não faço questão de luxo. Pretendo ficar em hostel, não fazer todas as refeições em bares e restaurantes (fazer muitas em supermercados e fast food), fazer apenas os passeios mais baratos ou os essenciais. Uma coisa que FAÇO QUESTÃO é de tomar variasssss brejas em todos os países! Sou fissurado por cerveja! Hehehe

1 - DUBLIN (2 dias)

TOTAL: R$ 700,00, sendo R$ 250,00 para passagem para Londres.

 

2 - LONDRES (4 dias)

TOTAL: R$ 1.350,00, sendo R$ 250,00 para passagem para Paris.

 

3 - PARIS (2 dias)

TOTAL: R$ 850,00, sendo R$ 250,00 para passagem para Bruxelas.

 

4 - BRUXELAS (2 dias)

TOTAL: R$ 800,00, sendo R$ 250,00 para passagem para Amsterdam.

 

5 - AMSTERDAM (2 dias)

TOTAL: R$ 700,00, sendo R$ 250,00 para passagem para Berlim.

 

6 - BERLIM (3 dias)

TOTAL: R$ 950,00, sendo R$ 250,00 para passagem para Budapeste.

 

7 - BUDAPESTE (2 dias)

TOTAL: R$ 350,00

 

o total dessa trip, sem contar a passagem ida e volta do brasil, está girando em torno de R$ 5.700,00 (cerca de 1.500,00 Euros).

 

Voces acham que essa programação está legal? Faz sentido? E a grana, o que acham? Cheguei em um valor corrente?

 

muito obrigado galera! Um abraço!!!

Link para o comentário
  • Membros

Uma dica, faça todas as cotações e orçamentos em Euros e converta somente o valor final, pois cotando as coisas em reais, você nunca terá um parâmetro confiável de comparação, pois a cotação do Euro muda tudo dia, e você nunca conseguirá identificar se o valor mais barato que que você está vendo hoje realmente é mais barato, ou se é somente o Euro que ficou um pouco mais barato, mas o preço em Euros na verdade é mais caro.

E acho que você também está usando a cotação errada do Euro, você não pode converter os valores usando a cotação do Euro Comercial, pois a cotação= que você efetivamente vai pagar é a euro Turismo que sempre é um pouco mais cara, e que hoje estaria em torno de 1 Euro = R$ 4.10 depois dos impostos e taxas, bem mais caro que os 3.80 que você usou.

Até é possível você conseguir viajar com este orçamento, mas pessoalmente eu acho ele bem apertado, sem folga nenhuma para algum imprevisto ou algo fora do planejado. Se você realmente tiver só isto de dinheiro, qualquer coisa que saia fora do planejado pode arruinar a sua viagem, e lhe deixar sem dinheiro para o final da viagem.

Pessoalmente eu recomendaria ter um pouco mais de folga no orçamento, não precisa gastar todo o dinheiro, só ter uma folguinha no orçamento para não ter que ficar passando vontade ou necessidade no final da viagem caso algo saia fora do planejado.

 

Link para o comentário
  • Membros

Uma coisa que eu percebi, é que as passagens entre as cidades na Europa estão lhe custando uma parte considerável do orçamento, estão lhe custando mais de 25% da viagem.

Alem disto, toda vez que você troca de cidade, facilmente você perde metade de um dia em função do deslocamento, contando desde o momento em que começa a fazer as malas na cidade A, até o momento em que finalmente larga elas no quarto da cidade B, e por causa disto, em muito locais, vai acabar sobrando quase nada de tempo livre.

Também leve em conta que o dia de chegada e o dia da volta também geralmente são dias meio perdidos, onde você não consegue aproveitar quase nada...

E se for somar mais uns R$ 3.000 das passagens Brasil x Europa x Brasil, você estaria gastando mais de 50% do seu orçamento de viagem com passagens, e sempre que o seu gasto com passagens fica acima dos 35% ou 40% do orçamento total, é um sinal de algo está errado.

Ou seja, você está gastando um monte de dinheiro com passagens, para passar correndo em monte de lugares sem aproveitar nada, na maioria dos locais não vai dar tempo nem de ver as principais atrações turisticas, muito menos ter tempo para tomar algumas das excelentes cervejas.

Pessoalmente eu tiraria pelo menos uma cidade deste roteiro, e redistribuiria este tempo entre as demais, mas agora qual tirar, é escolha pessoal sua. Destas cidades que você citou, Paris e Budapeste seriam as com a menor tradição cervejeira.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Sensacional! Contribuições incríveis! Valeu mesmo!

O lance de tirar alguma das cidades e aproveitar as outras faz todo sentido. Quanto às passagens entre os países, usei o valor "fictício" pq não faço nem ideia. Mas o que vc falou faz todo sentido. Estaria pagando para "andar de avião" e aproveitaria muito pouco.

Outra dúvida. Com relação a experiência de vocês, quanto eu gastaria de passagem ida e volta? Saindo de São Paulo? Independente da cidade destino (isso deviria, também, para rever o roteiro).

Considerando o cenário que "redesenhamos", vcs acham que R$ 11.000,00 seria suficiente para fazer bem uma trip dessa? 

Valeu galera!!!

Link para o comentário
  • Membros

Dezembro é um mês caro para se viajar a Europa pois é alta-temporada de final de ano, qualquer passagem entre 10/12 e 20/01 vai ser bem cara, viajando entre estas datas, pessoalmente eu separaria pela menos uns R$ 3.500 a R$ 4.000 para as passagens Brasil x Europa nestas datas.

Mas se você puder viajar em Fevereiro, Março, Abril ou Novembro, quando realmente é baixa temporada de verdade, você consegue achar promoções como a da Avianca, que está vendendo hoje passagens São Paulo x Madrid por R$ 2.190 já com todas as taxas. É um voo bem longo e super cansativo, com conexão em Bogotá, mas custando só isto, dá para pensar em encarrar.... rsss

Mas tirando estas super-promoções, no geral, fora de temporada, uma passagem São Paulo x Europa x São Paulo atualmente está custando em torno de R$ 2.800

Para ter uma folguinha no orçamento, e poder tomar todas cervejas que quiser sem ter que se preocupar em ter dinheiro para comer no dia seguinte, pessoalmente eu recomendaria pelo menos uma média de 70 Euros por dia.

Sendo conservador nos preços, para as passagens entre as cidades, se realmente forem estas cidades, eu manteria na média de 50 euros por passagens, claro que na hora de comprar as passagens, você pode conseguir  baixar este valor,  mas para inicio de conversa, eu iria neste valor.

Agora é só você somar tudo e converter pela cotação de de R$ 4.10 de hoje do Euro. Não esquecendo que o preço do Euro pode variar nestes 14 meses que faltam, ele pode ficar mais barato, mas também pode subir ainda mais, então é bom ter uma folga no orçamento quando você está planejando algo num horizonte tão distante.

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...