Membros O_Messias Postado Maio 25, 2010 Membros Postado Maio 25, 2010 Olá!! Relato da minha primeira viagem ao exterior em julho de 2009. Acho que uma das coisas mais engraçadas nisso tudo é que a coisa aconteceu completamente sem querer. Tudo começou quando um amigo meu me chamou pra ir pra Foz do Iguaçu. Coisa simples. Dias depois resolvemos aumentar a viagem indo de Foz pra Buenos Aires, e de quebra convidamos outro amigo nosso que iria direto para lá. Foi então que apareceu uma tal de gripe suína ( gripe porcina, para os portenhos) que nos obrigou a mudar o destino final: Montevideo. Porém meu caro amigo que iria junto comigo pra Foz comprou uma passagem para Montevideo um tanto quanto bizarra: O voo saía de Assunção, faria uma modesta escala de 12 horas em Buenos Aires ( ultimo local que queria passar na naquele momento!!) e, por fim montevideo. Ps: Não lembro com detalhes de boa parte dos valores. PARTE 1 - FOZ Chegamos em foz de avião ( gol - SP/foz ~ R$ 330 ida e volta) e demos a "sorte" de uma bela frente fria estar por lá, pois fazia frio ( pelo menos pra mim tava bem frio) Ficamos no hostel Paudimar ( cataratas, pois existem dois hostels paudimar em foz) que era fora da área urbana da cidade, próximo ao aeroporto e das cataratas. O lugar era ótimo. Tinha campo de futebol, piscina, o bar era bem legal ( vendia Heineken long neck por R$2,50) e tudo por R$ 20,00 a diaria. A primeira noite fomos pra Puerto Yguazu na Argentina. Cidadezinha legal, comemos bife de chorizo, tomamos Quilmes e Isembeck no mercado. Mas troquem o dinheiro antes de ir para lá, o cambio deles não é nada favoravel. Tomei um bom prejuízo num bar de lá por que não tinha conseguido trocar alguns reais por pesos. Além disso, aproveitamos o cassino da cidade e de quebra fomos enquadrados por policiais argentinos na fronteira, pois o cassino é bem pertinho da fronteira com o Brasil e não achavamos taxi ali, então fomos até a fronteira... mas no fim não deu em nada e conseguimos um taxi. No segundo dia fomos até Ciudad del Este no Paraguai. Para os paulistanos, é uma 25 de março bem mais zoneada. Fizemos umas compras e fomos ao terminal rodoviario de lá para comprar passagens para Assunção. Apesar de ser mais barato do que no Brasil ( por volta de R$ 30,00 , enquanto na rodoviaria de Foz o ônibus custava por volta de R$50 , achamos melhor sair do Brasil mesmo, uma vez que teriamos que estar em Ciudad del este antes das 20h ( horario do ultimo ônibus coletivo que sai de foz e vai até a cidade paraguaia e o ônibus partia para Assunção por volta das 00:00h, e o lugar não era muito agradavel... E ainda naquela noite saímos de Foz para tentar voltar pra Puerto Yguazu. Como o ônibus de Foz que ia pra lá ( muito melhor que o paraguaio, custava R$ 3) já não rodava mais naquela hora ( parava por volta de 19h) fomos de taxi. De todos os taxistas, o unico que tentou enrrolar a gente foi, infelizmente, o brasileiro. Pelo menos deu pra passar no duty free que fica bem na fronteira BRA/ARG que é muito bom. Na nossa ultima manhã em foz fomos no parque das cataratas. É realmente muito bonito. Ainda deu pra se divertir com os quatis do parque e tinha um bom restaurante, bem no fim do passeio, que vc podia comer horrores e saia uns R$35 ( fora bebidas). Depois disso voltamos pro hostel, nos arrumamos e fomos rumo ao Uruguai. PARTE 2 - IDA - PARAGUAI Fomos para a rodoviaria de Foz no ônibus do hostel junto com um grupo de belgas que ia pra Cascavel. Demos umas boas risadas no caminho. Chegamos na rodoviaria umas 22h, compramos a passagem e ficamos ali até a meia-noite esperando o ônibus. O interessante é que a rodoviaria fecha com a gente lá dentro, pois aquele é o ultimo ônibus a sair de lá. O ônibus era legal, mas a situação era bizarra. Além do meu amigo e eu, os passageiros eram: Uma familia, um alemão esquisito que tinha um ar meio suspeito e que disse na fronteira que tinha que resolver " assuntos particulares" no Paraguai, além de dois caras que estavam carregando uma caixa que parecia ter passaros dentro ( pois "piava") e, misteriosamente, não desceram na fronteira na hora de pegar o carimbo no Paraguai. Chegamos na rodoviaria de Assunção as 5 da manhã ( deveriam ser 6, mas lá existe o horario de inverno, que atrasa em 1h os relógios) e tive que ficar enrrolando enquanto meu amigo dormia nas cadeiras da rodoviaria. Enquanto tomava um café e curtia uma boa empanada não acreditei na cena que vi na TV: FLORINDA MEZA!!! FLORINDA MEZA!!! FLORINDA MEZA!!! O melhor era o povo rindo da minha cara de turista idiota enquanto tentava tirar essa foto. Assim que o dia clariou saimos por Assunção para dar uma volta, conhecer o que for possível e partir pro Aeroporto em Luque ( cidade satélite) pra pegar o bendito voo que iria para Montevideo, mas faria uma escala em BsAs. A cidade é bem movimentada, transito caótico, ônibuzinhos engraçados e bem velhos. Ao chegarmos no palacio presidencial, ficamos tirando umas 13335645756778 fotos ( como todo bom turista) quando do nada começam a tocar umas trombetas e os guardas fecham a " enorme" rua. ( que certamente deve ser do mesmo tamanho ou menor do que a sua) Não resisti e fui com meu portunhol intermediario perguntar ao guarda o que era aquilo e o cidadão me disse que o presidente estava de saída. Perguntei se poderia tirar uma foto e ele disse que sim!! Tudo bem que foi só do carro, mas o bizarro da situação foi o " esquema de segurança" pro chefe de estado. Pegamos o ônibus com destino a Luque com o tempo meio apertado e ainda queriamos ver a sede da commenbol, ( ou sudamericana, segundo os paraguaios) foi corrido mas valeu a pena. A unica coisa que lamento foi não ter entrado no museu do futebol sulamericano. Tempos depois vi uma reportagem sobre esse museu e ele parcia ser muito loko. Vai a dica! Por fim, chegamos no aeroporto de luque. Compramos mascaras, pois não sabiamos a real situação de BsAs e fomos embarcar. Quando fomos passar no raio X o guarda me parou, pois haviam 2 garrafas na minha bagagem de mão ( uma cerveja e um whisky, aberto!!) e, por incrivel que pareça, o guarda deixou a gente passar... sem stress. E depois disso, partimos pra BsAs/Montevideo rindo muito!!!! Continua... Citar
Colaboradores rpn Postado Fevereiro 13, 2011 Colaboradores Postado Fevereiro 13, 2011 Bom relato, mas cade o resto? Abraço! Citar
Membros O_Messias Postado Janeiro 29, 2012 Autor Membros Postado Janeiro 29, 2012 PARTE 3 - IDA - ARGENTINA Todo o trajeto Assunção/ Montevideo foi feito pela Aerolineas Argentinas. O avião eh meio velho, mas o serviço de bordo foi ótimo ( principalmente se comparado ao da gol), acho que foi uns R$300 ida e volta. Descemos em BsAs no começo da noite no Ezeiza e teriamos que pegar a ponte aérea para o Uruguai somente as 7:30 da manhã do dia seguinte no Aeroparque, ou seja: Tinhamos que rodar por lá de qualquer jeito. Comemos no siga la vaca, uma churrascaria que vc podia comer a vontade e ainda vinha sobremesa e vc tinha direito a uma garrafa de vinho ou a uma jarra de 1 L de chopp ou de refri, tudo por $35!( sim, 35 pesos. Mas quando voltei a BsAs esse ano, fui lá e já tava bem mais caro - $72. Possivelmente por que era feriado.)Fica em puerto madero, que por sinal é muito bonito. Depois de comer fomos pra Palermo, onde havia muitos barzinhos e fomos assistir o jogo final da libertadores entre cruzeiro x estudiantes. Quase todo o primeiro tempo a gente ouviu no taxi. Aqui faço um parenteses: Com excessão ao Uruguai, onde vc não conseguia se comunicar com o motorista pois havia uma espécie de vidro de proteção entre os bancos traseiros e dianteiros, conversamos sobre futebol com todos os taxistas e o mais legal é que a gente achou torcedor de tudo quanto é time: Boca, river, san lorenzo , lanus (Argentina). Olimpia e cerro porteño no paraguai e gremio ( o taxista pilantra de foz.) Fim de jogo, estudiantes 2x1 e fomos para o aeroparque, acho que isso era umas 2 da madruga. Ai, o unico jeito era tirar um cochilo até a hora do voo. PARTE 4 - URUGUAI Ah... finalmente o Uruguai. Com direito a degustar um chivas no duty free as 8:30 da manhã... Encontramos nosso terceiro elemento já no hostel, que ficava em ciudad vieja, perto da plaza de la independencia e da famosa 18 de julho ( que só descobri que siginificava uma data importante pois passei por lah no dia 17 de julho!!). Quanto a vida noturna de lá, não tenho reclamações.Na região de ciudad vieja tem muitos barzinhos, mas dou destaque pra tres: O Irish pub ( vende ótimas cervejas, tanto da região quanto importadas); O El pony pisador( que tocava musica brasileira ao vivo!!) e o La ronda ( barzinho com ar meio cavernoso, mas na verdade é bem aconchegante). Todos eles são de graça pra entrar e os preços são bem parecidos com os do Brasil ( fazendo-se as devidas conversões). Alias, em geral, os valores no Uruguai sao muito parecidos com os do Brasil, o que era mais caro eram as taxas de serviço ( 22% ao invés dos 10% do Brasil). Ah, não estranhe se vc tomar um tremendo tranco no meio da balada: O povo não costuma passar com muita educação, coisa que até irritou um de meus amigos... A avenida 18 de julho é interessante, tem o comércio em geral da região, vale a pena dar uma olhada ou passar para comprar lembrancinhas pros parenentes.Mas as ruazinhas da ciudad vieja, ou cidadela são mais legais, as casas lá são bem rústicas, tem varios mercadinhos ( não tanto quanto BsAs) lá também tem muitas feirinhas de antiguidades e quinquilharias, vc acha varias delas pela cidade toda. Pra comer, a cidade é ótima!! Recomendo muito o mercado do porto,que fica bem pertinho ali da ciudad vieja.Pra quem conhece,lembra muito o mercadão municipal de são paulo, cheio de barracas.Mas lá 90% delas são mega barracas de churrasco, e os pedaços de carne são absurdos!!! Pedi um provolone, pensando que fosse um espetinho e tals... era um prato forrado de provolone derretido, muito bom!!! Além do mercado do porto, existem varios restaurantes muito bons ali em ciudad vieja. Comi um chivito, que é um mega sanduiche tipico do Uruguai. Tem carne, queijo, ovos... enfim, é muito grande e eu recomendo. Numa das noites que estavamos em uma das das baladas em Montevidéo,depois de dançar muita cumbia e reggaton,descobrimos conversando com uns uruguaios (Ps: É muito facil chamar atenção nas baladas no Uruguai. Basta ter cigarros, eles são muito caros no Urugai - uns R$10- e o pessoal chega e pede pra vc sem frescura nenhuma. Portanto,se vc não tah a fim de ser incomodado na balada , não deixe seus cigarros a mostra, caso vc fume, claro.) que no dia seguinte ( que era um domingo) que teria jogo do nacional lah no estádio centenario. Como um doente por futebol,não pude perder a chance! Ps: O nacional tomou de 3x1 nesse jogo... PARTE 5 - A VOLTA A volta foi um show a parte: Pra começar, mal dormimos a noite anterior, já que ficamos enchendo a cara no hostel. O voo com destino a BsAs ( sim, fizemos exatamente o caminho de volta: montevideo/ BsAs / Assuncion / Foz / Sampa ) era bem cedo e as nossas condições eram, portanto, péssimas. Pra piorar, uma tempestade resolveu seguir a gte, fazendo com que o primeiro voo atrasasse em 1h. Sendo assim só tivemos tem e forças para pegar o taxi e mudar de aeroporto. Como estavamos praticamente sem dinheiro, resolvemos comer no voo para Assuncion de modo a não gastar. Doce ilusão... Lembra da chuva? Pois bem, ela continuou atras da gte e fez com que o voo tb se atrasasse em 1h e pior, o voo todo com turbulência! Logo, não teve serviço de bordo e portanto não comemos. Ao descer em Assuncion, meu amigo teve a brilhante ideia de ir até o estadio Defensores del chaco, de bus, com ressaca, morto de cansaço, com fome e sem dinheiro. E fomos! Infelizmente o chip da maquina deu pau e não tenho fotos dessa parte, mas posso garantir que o estádio é bem bonito sim. Saíndo do estadio a tal chuva resolveu aparecer novamente, então resolvemos parar numa garagem que foi transformada em lanchonete. Mesmo com fome não tive coragem de comer ali não ( ok, fui fresco, mas a coisa tava feia. Lembre-se, tava morto de fome). Pra tapiar, tomamos coca. Só que de repente, veio um vento muito forte, como se um monstro tivesse assoprado o lugar e derrubou tudo! Com direito as caixas de refri cairem e eu cair na gargalhada. Não sei como o dono daquele lugar não me matou... Como se não bastasse tudo isso, ainda acabou a luz! Resolvemos ir embora antes que o lugar caísse. Desmaiamos no ônibus com destino a Foz, mas acordava toda vez que o bus dava um solavanco. Trauma do voo anterior... Quando chegamos em Foz, paracia estar em casa. Nunca fiquei tão feliz de ver o rosto da Ana Maria Braga ( urhg!). Reunimos as ultimas forças, se mandamos pro aeroporto e chequei, sujo, duro, e morto na minha querida Guarulhos, louco pra arrumar a proxima bagunça como essa! Citar
Membros O_Messias Postado Janeiro 29, 2012 Autor Membros Postado Janeiro 29, 2012 Demorou, mas mandei o resto da história. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.