Ir para conteúdo

12 dias - Brasil, Paraguai , Argentina e Uruguai


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!!

 

Relato da minha primeira viagem ao exterior em julho de 2009.

 

Acho que uma das coisas mais engraçadas nisso tudo é que a coisa aconteceu completamente sem querer. Tudo começou quando um amigo meu me chamou pra ir pra Foz do Iguaçu. Coisa simples.

Dias depois resolvemos aumentar a viagem indo de Foz pra Buenos Aires, e de quebra convidamos outro amigo nosso que iria direto para lá. Foi então que apareceu uma tal de gripe suína ( gripe porcina, para os portenhos) que nos obrigou a mudar o destino final: Montevideo.

Porém meu caro amigo que iria junto comigo pra Foz comprou uma passagem para Montevideo um tanto quanto bizarra: O voo saía de Assunção, faria uma modesta escala de 12 horas em Buenos Aires ( ultimo local que queria passar na naquele momento!!) e, por fim montevideo.

 

Ps: Não lembro com detalhes de boa parte dos valores.

 

 

PARTE 1 - FOZ

 

Chegamos em foz de avião ( gol - SP/foz ~ R$ 330 ida e volta) e demos a "sorte" de uma bela frente fria estar por lá, pois fazia frio ( pelo menos pra mim tava bem frio) ::Cold::

Ficamos no hostel Paudimar ( cataratas, pois existem dois hostels paudimar em foz) que era fora da área urbana da cidade, próximo ao aeroporto e das cataratas. O lugar era ótimo. Tinha campo de futebol, piscina, o bar era bem legal ( vendia Heineken long neck por R$2,50) e tudo por R$ 20,00 a diaria.

A primeira noite fomos pra Puerto Yguazu na Argentina. Cidadezinha legal, comemos bife de chorizo, tomamos Quilmes e Isembeck no mercado. Mas troquem o dinheiro antes de ir para lá, o cambio deles não é nada favoravel. Tomei um bom prejuízo num bar de lá por que não tinha conseguido trocar alguns reais por pesos. Além disso, aproveitamos o cassino da cidade e de quebra fomos enquadrados por policiais argentinos na fronteira, pois o cassino é bem pertinho da fronteira com o Brasil e não achavamos taxi ali, então fomos até a fronteira... mas no fim não deu em nada e conseguimos um taxi.

No segundo dia fomos até Ciudad del Este no Paraguai. Para os paulistanos, é uma 25 de março bem mais zoneada.

 

 

 

20100525023432.JPG

 

Fizemos umas compras e fomos ao terminal rodoviario de lá para comprar passagens para Assunção. Apesar de ser mais barato do que no Brasil ( por volta de R$ 30,00 , enquanto na rodoviaria de Foz o ônibus custava por volta de R$50 , achamos melhor sair do Brasil mesmo, uma vez que teriamos que estar em Ciudad del este antes das 20h ( horario do ultimo ônibus coletivo que sai de foz e vai até a cidade paraguaia e o ônibus partia para Assunção por volta das 00:00h, e o lugar não era muito agradavel...

E ainda naquela noite saímos de Foz para tentar voltar pra Puerto Yguazu. Como o ônibus de Foz que ia pra lá ( muito melhor que o paraguaio, custava R$ 3) já não rodava mais naquela hora ( parava por volta de 19h) fomos de taxi. De todos os taxistas, o unico que tentou enrrolar a gente foi, infelizmente, o brasileiro. Pelo menos deu pra passar no duty free que fica bem na fronteira BRA/ARG que é muito bom.

Na nossa ultima manhã em foz fomos no parque das cataratas. É realmente muito bonito.

 

 

20100525025721.JPG

 

Ainda deu pra se divertir com os quatis do parque e tinha um bom restaurante, bem no fim do passeio, que vc podia comer horrores e saia uns R$35 ( fora bebidas). Depois disso voltamos pro hostel, nos arrumamos e fomos rumo ao Uruguai.

 

 

PARTE 2 - IDA - PARAGUAI

 

Fomos para a rodoviaria de Foz no ônibus do hostel junto com um grupo de belgas que ia pra Cascavel. Demos umas boas risadas no caminho. Chegamos na rodoviaria umas 22h, compramos a passagem e ficamos ali até a meia-noite esperando o ônibus. O interessante é que a rodoviaria fecha com a gente lá dentro, pois aquele é o ultimo ônibus a sair de lá.

O ônibus era legal, mas a situação era bizarra. Além do meu amigo e eu, os passageiros eram: Uma familia, um alemão esquisito que tinha um ar meio suspeito e que disse na fronteira que tinha que resolver " assuntos particulares" no Paraguai, além de dois caras que estavam carregando uma caixa que parecia ter passaros dentro ( pois "piava") e, misteriosamente, não desceram na fronteira na hora de pegar o carimbo no Paraguai.

 

20100525031427.JPG

 

Chegamos na rodoviaria de Assunção as 5 da manhã ( deveriam ser 6, mas lá existe o horario de inverno, que atrasa em 1h os relógios) e tive que ficar enrrolando enquanto meu amigo dormia nas cadeiras da rodoviaria. Enquanto tomava um café e curtia uma boa empanada não acreditei na cena que vi na TV:

20100525032129.JPG

 

FLORINDA MEZA!!! FLORINDA MEZA!!! FLORINDA MEZA!!!

 

O melhor era o povo rindo da minha cara de turista idiota enquanto tentava tirar essa foto.

 

Assim que o dia clariou saimos por Assunção para dar uma volta, conhecer o que for possível e partir pro Aeroporto em Luque ( cidade satélite) pra pegar o bendito voo que iria para Montevideo, mas faria uma escala em BsAs. A cidade é bem movimentada, transito caótico, ônibuzinhos engraçados e bem velhos. Ao chegarmos no palacio presidencial, ficamos tirando umas 13335645756778 fotos ( como todo bom turista) quando do nada começam a tocar umas trombetas e os guardas fecham a " enorme" rua. ( que certamente deve ser do mesmo tamanho ou menor do que a sua) Não resisti e fui com meu portunhol intermediario perguntar ao guarda o que era aquilo e o cidadão me disse que o presidente estava de saída. Perguntei se poderia tirar uma foto e ele disse que sim!! Tudo bem que foi só do carro, mas o bizarro da situação foi o " esquema de segurança" pro chefe de estado.

20100525034145.JPG

 

Pegamos o ônibus com destino a Luque com o tempo meio apertado e ainda queriamos ver a sede da commenbol, ( ou sudamericana, segundo os paraguaios) foi corrido mas valeu a pena. A unica coisa que lamento foi não ter entrado no museu do futebol sulamericano. Tempos depois vi uma reportagem sobre esse museu e ele parcia ser muito loko. Vai a dica!

Por fim, chegamos no aeroporto de luque. Compramos mascaras, pois não sabiamos a real situação de BsAs e fomos embarcar. Quando fomos passar no raio X o guarda me parou, pois haviam 2 garrafas na minha bagagem de mão ( uma cerveja e um whisky, aberto!!) e, por incrivel que pareça, o guarda deixou a gente passar... sem stress. E depois disso, partimos pra BsAs/Montevideo rindo muito!!!!

 

20100525035519.JPG

 

Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 11 meses depois...
  • Membros

PARTE 3 - IDA - ARGENTINA

 

Todo o trajeto Assunção/ Montevideo foi feito pela Aerolineas Argentinas. O avião eh meio velho, mas o serviço de bordo foi ótimo ( principalmente se comparado ao da gol), acho que foi uns R$300 ida e volta. Descemos em BsAs no começo da noite no Ezeiza e teriamos que pegar a ponte aérea para o Uruguai somente as 7:30 da manhã do dia seguinte no Aeroparque, ou seja: Tinhamos que rodar por lá de qualquer jeito.

Comemos no siga la vaca, uma churrascaria que vc podia comer a vontade e ainda vinha sobremesa e vc tinha direito a uma garrafa de vinho ou a uma jarra de 1 L de chopp ou de refri, tudo por $35!( sim, 35 pesos. Mas quando voltei a BsAs esse ano, fui lá e já tava bem mais caro - $72. Possivelmente por que era feriado.)Fica em puerto madero, que por sinal é muito bonito.

Depois de comer fomos pra Palermo, onde havia muitos barzinhos e fomos assistir o jogo final da libertadores entre cruzeiro x estudiantes. Quase todo o primeiro tempo a gente ouviu no taxi. Aqui faço um parenteses: Com excessão ao Uruguai, onde vc não conseguia se comunicar com o motorista pois havia uma espécie de vidro de proteção entre os bancos traseiros e dianteiros, conversamos sobre futebol com todos os taxistas e o mais legal é que a gente achou torcedor de tudo quanto é time: Boca, river, san lorenzo , lanus (Argentina). Olimpia e cerro porteño no paraguai e gremio ( o taxista pilantra de foz.)

Fim de jogo, estudiantes 2x1 e fomos para o aeroparque, acho que isso era umas 2 da madruga. Ai, o unico jeito era tirar um cochilo até a hora do voo.

 

20100525115622.JPG

 

 

PARTE 4 - URUGUAI

 

Ah... finalmente o Uruguai. Com direito a degustar um chivas no duty free as 8:30 da manhã...

Encontramos nosso terceiro elemento já no hostel, que ficava em ciudad vieja, perto da plaza de la independencia e da famosa 18 de julho ( que só descobri que siginificava uma data importante pois passei por lah no dia 17 de julho!!). Quanto a vida noturna de lá, não tenho reclamações.Na região de ciudad vieja tem muitos barzinhos, mas dou destaque pra tres: O Irish pub ( vende ótimas cervejas, tanto da região quanto importadas); O El pony pisador( que tocava musica brasileira ao vivo!!) e o La ronda ( barzinho com ar meio cavernoso, mas na verdade é bem aconchegante). Todos eles são de graça pra entrar e os preços são bem parecidos com os do Brasil ( fazendo-se as devidas conversões). Alias, em geral, os valores no Uruguai sao muito parecidos com os do Brasil, o que era mais caro eram as taxas de serviço ( 22% ao invés dos 10% do Brasil). Ah, não estranhe se vc tomar um tremendo tranco no meio da balada: O povo não costuma passar com muita educação, coisa que até irritou um de meus amigos...

A avenida 18 de julho é interessante, tem o comércio em geral da região, vale a pena dar uma olhada ou passar para comprar lembrancinhas pros parenentes.Mas as ruazinhas da ciudad vieja, ou cidadela são mais legais, as casas lá são bem rústicas, tem varios mercadinhos ( não tanto quanto BsAs)

 

20100525122952.JPG

 

lá também tem muitas feirinhas de antiguidades e quinquilharias, vc acha varias delas pela cidade toda.

Pra comer, a cidade é ótima!! Recomendo muito o mercado do porto,que fica bem pertinho ali da ciudad vieja.Pra quem conhece,lembra muito o mercadão municipal de são paulo, cheio de barracas.Mas lá 90% delas são mega barracas de churrasco, e os pedaços de carne são absurdos!!! Pedi um provolone, pensando que fosse um espetinho e tals... era um prato forrado de provolone derretido, muito bom!!! Além do mercado do porto, existem varios restaurantes muito bons ali em ciudad vieja. Comi um chivito, que é um mega sanduiche tipico do Uruguai. Tem carne, queijo, ovos... enfim, é muito grande e eu recomendo.

Numa das noites que estavamos em uma das das baladas em Montevidéo,depois de dançar muita cumbia e reggaton,descobrimos conversando com uns uruguaios (Ps: É muito facil chamar atenção nas baladas no Uruguai. Basta ter cigarros, eles são muito caros no Urugai - uns R$10- e o pessoal chega e pede pra vc sem frescura nenhuma. Portanto,se vc não tah a fim de ser incomodado na balada , não deixe seus cigarros a mostra, caso vc fume, claro.) que no dia seguinte ( que era um domingo) que teria jogo do nacional lah no estádio centenario. Como um doente por futebol,não pude perder a chance! Ps: O nacional tomou de 3x1 nesse jogo...

 

20120129134400.jpg

 

 

 

PARTE 5 - A VOLTA

 

A volta foi um show a parte: Pra começar, mal dormimos a noite anterior, já que ficamos enchendo a cara no hostel. O voo com destino a BsAs ( sim, fizemos exatamente o caminho de volta: montevideo/ BsAs / Assuncion / Foz / Sampa ) era bem cedo e as nossas condições eram, portanto, péssimas. Pra piorar, uma tempestade resolveu seguir a gte, fazendo com que o primeiro voo atrasasse em 1h. Sendo assim só tivemos tem e forças para pegar o taxi e mudar de aeroporto.

Como estavamos praticamente sem dinheiro, resolvemos comer no voo para Assuncion de modo a não gastar. Doce ilusão... Lembra da chuva? Pois bem, ela continuou atras da gte e fez com que o voo tb se atrasasse em 1h e pior, o voo todo com turbulência! Logo, não teve serviço de bordo e portanto não comemos. Ao descer em Assuncion, meu amigo teve a brilhante ideia de ir até o estadio Defensores del chaco, de bus, com ressaca, morto de cansaço, com fome e sem dinheiro. E fomos! Infelizmente o chip da maquina deu pau e não tenho fotos dessa parte, mas posso garantir que o estádio é bem bonito sim.

Saíndo do estadio a tal chuva resolveu aparecer novamente, então resolvemos parar numa garagem que foi transformada em lanchonete. Mesmo com fome não tive coragem de comer ali não ( ok, fui fresco, mas a coisa tava feia. Lembre-se, tava morto de fome). Pra tapiar, tomamos coca. Só que de repente, veio um vento muito forte, como se um monstro tivesse assoprado o lugar e derrubou tudo! Com direito as caixas de refri cairem e eu cair na gargalhada. Não sei como o dono daquele lugar não me matou... Como se não bastasse tudo isso, ainda acabou a luz! Resolvemos ir embora antes que o lugar caísse.

Desmaiamos no ônibus com destino a Foz, mas acordava toda vez que o bus dava um solavanco. Trauma do voo anterior...

Quando chegamos em Foz, paracia estar em casa. Nunca fiquei tão feliz de ver o rosto da Ana Maria Braga ( urhg!). Reunimos as ultimas forças, se mandamos pro aeroporto e chequei, sujo, duro, e morto na minha querida Guarulhos, louco pra arrumar a proxima bagunça como essa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...