Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

Posts Recomendados

imageproxy.php?img=&key=eaf2ee9296aa936cIMG-20170909-WA0087.thumb.jpg.e5479c66d0d23c72ac4a768bd1075eae.jpg

Serro de Santa Lucia - Santiago 

Fala galera Mochileira!!!

 

Preciso deixar aqui um pouco da minha contribuição para esse site tão maravilhosa que me ajuda em diversas formas!!!

 

Em setembro de 2017 fiz minha primeira viagem internacional. O destino escolhido foi o Chile... amei muito o lugar e pretendo voltar e fazer a patagônia um dia!

 

O destino foi escolhido de forma espontânea, precisava tirar férias... eu tinha programado ir ao Peru, mas estava receosa da fazer uma viagem de 25 dias sozinha pelo Peru :(, mexendo aqui no Mochileiros.com descobri um grupo no Whatsapp de uma galera que iria fazer o Chile em Setembro, me animei e me juntei a eles! Obrigado @thiagocmuniz !! Ia fazer a minha viagem praticamente sozinha e ir encontrando esses brasileiros no decorrer da viagem de acordo com o roteiro de cada uma... mas por sorte, meu roteiro bateu perfeitamente com uma menina maluca e gente boa e a companhia dela fez toda a diferença nessa viagem, ficamos juntas em todos os momento de alegria, bebedeira e desespero (mochilão sem desespero não é mochilão de verdade). Então eu só tenho a agradecer a esse site por me permitir conhecer pessoas e me proporcionar viagens sem igual.

Agora vamos ao que interessa! 

Meu cronograma foi assim: 

08/09 (Sexta) - Rio - Santiago - Cheguei em Santiago

09/09 (sábado) - Santiago - Passeio pelo centro de Santiago, comidas e Balada!! \o/

10/09 (domingo) - Santiago - Ressaca, ressaca, ressaca e chuva

11/09 (segunda) - Santiago - Eu ouvi neve??? - Farellones

12/09 (terça)  - Santiago - Calama - Atacama - Dia de câmbio e deslocamento

13/09 (quarta) - Atacama - Ventania e passeio cancelado :S

14/09 (quinta)  - Atacama - Passeio de Bike / Laguna Cejar

15/09 (sexta) - Atacama - Termas Puritama / Tour Astronômico 

16/09 (sábado) - Atacama - Piedra Rojas  e Fiesta Patria \o/ - Siiim, pude dançar no Ataca

17/09 (domingo) - Atacama/Santiago - Geiser Del Tatio / desespero! ::sos:: perdi o passaporte. E agora?

18/09 (Segunda) - Santiago - Rio - Até a próxima

 

Vou tentar simplificar um pouco os meus gastos:

Levei tudo em dólar. Quando comecei a comprar os dólares a vantagem em relação ao real era enorme, mas quando cheguei lá o dólar desvalorizou bastante e a diferença não foi tão grande.

eu realizei do Rio 3 compras de 300 dólares com cotações bem diferentes. Fiz a média do que gastei nas 3 compras do dólar e a média do valor do meu dólar em relação ao real ficou em 3,30...

O cálculo para saber se está vantajoso real ou dólar na cotação que peguei:

1 dólar = 622 pesos

1 dólar = 3,30 reais

1 real = 185 pesos

3,30 * 185 = 610,5 pesos

Nesse cálculo o dólar estava 21,5 pesos mais vantajoso. Diferença bem pouca, mas toda economia é válida =D

Fiz somente 2 Câmbios no Chile - dia 09/09 o dia seguinte que cheguei e 12/09 antes de ir para o Atacama... E foi a melhor coisa!!! No Atacama o Real estava valendo 155/160 e o dólar estava 600 pesos :o Então, evitem trocar dinheiro no Atacama... Como eu fui prevenida, fiz os meus cálculos de quanto ia gastar e troquei 50 dólares a mais por garantia e com isso emprestei (ambiei) pesos com as amigas que levaram a menos.

ATENÇÃO! NÃO FAÇA CÂMBIO NO AEROPORTO!! Quando cheguei no aeroporto de Santiago estava uma vergonha o câmbio!!! o Dólar estava 540 e o Real estava 145 e ainda paga uma taxa lá d 1% se não me engano.

Para sair do aeroporto eu paguei no cartão de crédito 6.500 pesos (+- 35,00 reais) num transfer muito bom que fechou para mim e mais 2 casais de brasileiros que conheci no avião. O tranfer me deixou na porta do Hostel, se não me engano o nome era Delfos... é amarelinho.

GASTOS:

  • Transporte aéreo:

Rio - Santiago Rio (Latam) - R$ 1117,00 + Santiago - Calama - Santiago (Sky Airlines) R$ 420,00 (atenção, acredito que foi mais vantajoso comprar em Pesos do que em dólar, a conversão estava melhor pelo meu cartão assim)

  • Hospedagem:

Santiago - Che Lagarto (4 diárias) - Total - R$ 240,00 com café da manhã bem bom - Cama em dorm. c/8 (Paguei pelo feminino e fiquei no misto para acompanhar a amiga nova.
San Pedro Atacama - Chill Hostel (5 diárias) Paguei pelo Airbnb -  R$ 203,00 - Cama em dorm c/6 (feminino) 

  • Gastos durante a viagem:

Como eu disse anteriormente, eu levei 900 dólares. Durante a viagem gastei 690 dólares + 26 mil pesos no cartão

Por que eu utilizei o cartão? Foram 6.500 pesos do Tranfe pois não tinha pesos em espécies quando cheguei e 19.000 pesos (+- 100 reais) de um jantar simples com pizza média e  bebida no dia 11//09, pois cheguei tarde de Farellones e não consegui trocar dinheiro.

Arredondando: O total dessa viagem foi de R$ 4.400,00.

 Não considerei uma viagem cara, pois se tratando do Chile, consegui fazer o meu dinheiro render (exceto pela passagem aérea que dei bobeira e logo depois que comprei ficou 400 reais mais barata).

 

Eu já saí do Brasil com passeios fechados (todos eu paguei somente quando cheguei)

Farellones que reservou foram as meninas do grupo, não me recordo o nome da agência, mas o guia e o vendedor eram brasileiro: Vendedor Patrick +55 19 98166-7899

 No Atacama foi tudo com a Maravilhosa  Carla Boechat do blog fuigosteicontei.com.br que estava morando lá na época e fechou tudo para mim

 

O que levei?

Vestuário:

2    calças térmicas - 2º pele
3    leggins
1    Calça Moletom
1    short 
3    Blusas - manga longa
4    blusas - manga curta
2    blusas alça 
1    blusa 2° pele 
2    fleeces 
1    Corta Vento 
7    Meias
2    luvas
1    cachecol
1    tênis (All Star)
1    Bota (Nord Outdoor)
1    Chinelo
1    óculos sol e grau
2    biquínis
10   calcinhas
2    Sutiãs 
    calcanheira

 

Higiene:

1    Shampoo
1    condicionar
1    creme para pentear
3    ampolas Pantene - Muito útil
1    papel higiênico
1    lenços umedecidos
1    Sabonete corpo e rosto
1    pinça
1    gilete
1    Bepantol
1    Batom de cacau
2    Toalhas
1    Pente
2    Protetor solar corpo e resto
1    desodorante
1    Repelente
1    Escova de dente
1    Pasta
1    fiodental

 

Saúde 

band aid

Nebacetim
esparadrapo
Gases
Algodão
Dipirona
Tylenol
Resfenol / Benegripe
Dorflex
Imosec
Cataflan
Diamox
Benalete
Alcool em gel
descongex / loratadina
Neosoro / Rinosoro
Vonau Flash (enjoo}
Colírio
Antissépticos cicatrizantes para machucados em geral (spray)
Estomazil, Eno

Obs: Usei vários desses.. principalmente pq uma amiga se machucou no Atacama e deixei boa parte da minha farmacinha com ela.

 

Outros:

doleira
2    Cadeados
1    carregador de celular
1    caderno
1    caneta
1    copias dos documentos
1    travesseiro
1    adaptador / T - Não precisei
    Lanterna
    Pilhas

Sobre o clima de setembro

Peguei muuuito frio em Santiago.. Houve nevasca no domingo, que foi ótimo para a minha vista em Farellones na segunda! a maioria dos dias em Santiago era difícil ficar sem luva e cachecol.

Mas no Atacama é deserto, neh? Era muuuuuito quente durante o dia e muuuuuito frio a noite! (Não subestime o frio do Tour Astronômico! é muito frio mesmo e vc vai precisar de todas as camadas).

Próximo capítulo:  Enfim, chegou o dia!imageproxy.php?img=&key=eaf2ee9296aa936c

IMG_20170909_120531274_TOP.jpg

  • Gostei! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enfim, chegou o dia!

08/09 (Sexta) - Rio - Santiago - Dia tão esperado!

Aviso: todas as fotos foram tiradas somente por celular. Eu e Larissa não temos câmera, mas o que vale é a experiência.

Saí do Rio dia 08/09/2017, sexta-feira. Peguei um voo direto que saiu as 14:30 e chegou as 19:40 em Santiago.

Baixei alguns capítulos de série na Netflix, músicas no Spotify e o voo foi pura felicidade. :x

 

No avião tive que assinar um documento sobre entrada produtos agrícolas (frutas, plantas...), marquei que entrando no país com esse tipo de mercadoria, pois estava levando pé de moleque caseiro e cocada para um amigo chileno. Não há problema em levar o problema é em não declarar.

 

Saindo do avião peguei minha bagagem e segui com o casal que estava ao meu lado do avião para tentar pegar um táxi ou transfer... O Táxi estava com preço impraticável (não lembro bem quanto, mas acredito que estava na casa de 20 mil pesos (200/2 = 100 reais ) e seguimos para os guichês de transfer... A Mari do guichê do Táxi falou para procurar o guichê do tranfer e solicitar o desconto da Mari! Deu certo,  ganhamos 500 pesos de desconto ;). O transfer fechou a van para mim e mais 2 casais de brasileiros por 6.500 pesos cada e paguei no cartão de crédito, pois estava um roubo cambiar no aeroporto.

 

Cheguei no Hostel (Che Lagarto) por volta de 20:30 (não teve fuso horário) e uma das meninas do grupo do whatsapp da viagem já estava no salão me esperando! Nos abraçamos como se fossemos amigas de infância, mas tínhamos acabar de nos conhecer hahahahah fiquei no mesmo quarto que ela, guardei as coisas no quarto e mensagem para uma amigo chileno me encontrar lá. Assim que cheguei, vi que na porta do hostel havia um ponto de ônibus e barraquinhas  de rua vendendo comidas... Eu amo muito comer, principalmente experimentar coisas novas, pra mim viajar sem comer tudo o que vejo não tem a mesma graça. Então, enquanto esperava o Javi chegar até o hostel, corri lá fora e pedi a tal de sopaipillas por 200 pesos (1 real) :-D.. Foi de longe a coisa mais barata que vi no Chile! senhooor como o Chile é caro! Essa sopaipillas é bem gostosa e é bom colocar molho, se não fica muito seca.. me lembra um pouco massa de pastel, só que melhor.

Informação extra: Em 2006, enquanto jogava algum jogo online pela internet, comecei a conversar com um menino chileno, trocamos MSN e com o tempo migramos para o para Orkut, Facebook e Whatsapp.. Enfim, mantive contato com ele por 11 anos e nunca nos vimos pessoalmente, então também estava bem ansiosa para além de conhecer um país novo, conhecer este amigo de longa data.

 

IMG-20170909-WA0006.thumb.jpg.d87b4266a083e07128a175770d3d0250.jpg

Javi, Larissa e eu na porta do Che Lagarto depois de 11 anos virtualmente.

Saímos pelas ruas de Santiago atrás de algo para comer e beber... entramos numa lanchonete bem legal e preço razoável. Eu e Larissa pedimos sanduíches, custo médio de 4 mil pesos cada (+- 20 reais), mas era enooorme e nos arrependemos de não ter pedido somente um para dividir.. Também experimentei minha primeira cerveja, a Escudo \o/

IMG_20170908_223550459.thumb.jpg.087c633dbe5038eb1c7632270c1e5434.jpg

Depois desse encontramos, eu e Larissa pegamos um Cabify e fomos até o bairro Providência encontrar a professora de espanhol dela.. ficamos em um bar e depois seguimos todas para uma balada de Rock pesado. Ficamos um pouco lá, mas não era muito a nossa vibe e estávamos cansadas e saímos... Andamos pela rua atrás de Empanada!! Achei uma muito boa por lá e fiquei bem feliz! íamos pedir outro Uber ou Cabify na lanchonete que paramos para voltar ao hostel, mas por ser uma bairro movimentado e cheio de Táxi (Lá Uber e etc são ilegais) aconselharam a não chamar. Tentamos voltar a pé para o Hostel (é somos um pouco doidas, mas estava movimentado e não era tão longe), mas depois decidimos pegar um táxi. Tirei foto da placa antes de entrar e ficamos observando o trajeto pelo Maps (baixando o mapa para ver offline). Deu 2 mil pesos (10 reais) a corrida e  dormi igual criança.

 

09/09 (sábado) - Santiago - Passeio pelo centro de Santiago, comida e Balada!! \o/

Acordamos cedo e decidimos ir na Calle Augustinas cambiar os dólares e depois passear pela cidade... Conhecemos a Biblioteca, Cerro de Santa Lucía, feira de artesanato, Plaza das Armas, Mercado Central... Tudo o que eu via de comer vendendo pela rua eu queria! Bebi um suco de pêssego estranho com soja no fundo ::xiu:: Comi Donald, algo parecido com coxinha só que tinha arroz, um outro negócio de carne moída que lembrava bolinho de aipim.. tudo na média de mil pesos (5 reais) cada. Também comprei muuuuito chocolate! São muito gostoso os chocolates chilenos.

IMG-20170909-WA0063.thumb.jpg.a1dab28dc8423f764563304050dde027.jpg

 

Fomos no mercado central que era bem sujeira! Só havia locais e peruanos lá e era tudo muito barato... Tinha muitas frutas, legumes, roupas, acessórios, utilidades e vários restaurantes montados estilo trailer.

Eu e a Larissa paramos em um com uma moça simpática e pedimos algo parecido com risoto de frutos do mar com sopa e pão de entrada e bebida.. tudo deu 7 mil pesos para as duas! mas o lugar era tão sujo, pombos andando... hahahah tinha certeza que ia dar ruim! Mas sou uma pessoa de sorte e nada me aconteceu, ou meu estomago está acostumado com as sujeiras mesmo... hahahah

Compramos vinhos, frios e pão no mercado e voltamos ao hostel... fizemos uns sanduíches para o dia seguinte e começamos o tomar os vinhos da Concha e Toro que lá são bem baratos :D Javi chegou no Hostel, apresentei a Catuaba de açaí para ele e subimos para o terraço... já tinha bebido 2 garras pequenas de vinho, 1 de catuaba e muitas cervejas... lembro bem pouco dessa noite, mas há fotos do terraço bem cheio e lembro de conversar com algumas pessoas.. argentinos, peruanos, bastante brasileiros, alemã.. foi bem legal! de lá saímos para uma balada chamada Club Matta, é estilo Barra Music aqui do Rio, mas acho que teria gostado mais se estivesse um pouco mais sóbria... coisas da vida ::mmm:

 

Não me recordo quanto gastei em cada dia, mas o meu primeiro cambio foi de 200 dólares e deu para 3 dias (sábado, domingo e segunda), incluindo todos os gatos com Farellones (que é muuuuito caro).

  

  • Gostei! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

10/09 (domingo) - Santiago - Ressaca, ressaca, ressaca

Esse dia era para acordar bem cedo e fazer o Cajón del Maipo, mas a bebedeira da noite anterior não deixou a gente acordar :/::dãã2::

 

Acordei com muuuita dor de cabeça, estava completamente destruída pela ressaca... O menino do nosso quarto, um baiano muito gente boa, desceu comigo para o café da manhã para beber água e tentar comer alguma coisa, mas não conseguia descer nada, nem aquela água salgada que eles dizem ser potável... só conseguia tomar remédio e olhe lá. Durante o café veio o rapaz de floripa perguntar se chegamos vivas e disse que ficou preocupado pelo estado que saímos do hostel.. Tive uma das piores ressacas morais da vida ::essa:: Enfim, história para contar... :)

No dia 11 de setembro sempre há protestos no Chile por conta do aniversário do golpe militar, mas também houve protesto no domingo, dia 10, e acompanhei um pouco da janela do quarto, pois falaram que era perigoso sair com protesto na rua. A ideia para esse dia, depois de perder o Cajón, era ir ao Costanera e Cerro de San Cristóbal.. quando a ressaca melhorou e o protesto acabou saí do hostel, era em torno de 15h... precisava comer algo e  também queria passear mais um pouco pelo centro.. fomos até o Palácio de La Moneda e andamos pelo centro... achei o centro muito lindo, ruas lindas, arborizadas, com jardins.. que arquitetura :x Mas aí começou a chover muito para piorar mais ainda o frio que estava sentido :/. Ficamos um pouco ilhada num lugar que parecia como uma rodoviária, não entendi muito bem o que era aquilo, comi algo parecido com pudim de leite, só que sem gosto :\.

Em Santiago chove bem pouco e por conta disso qualquer chuva alaga e vira caos.. o Javi não conseguiu sair de casa, teve enchente no bairro dele.. com a chuva demorando a passar, entramos numa galeria e ficamos numa lanchonete com esperanças da chuva acabar logo e terminar o passeio, mas foi uma doce ilusão e acabamos saindo em baixo de chuva mesmo e frio + chuva não é boa combinação. chegando no hostel, lanchamos os nossos sanduíches que montamos na noite anterior com as compras do mercado e dormimos cedo pois no dia seguinte teríamos que estar de pé as 5h para conhecer a tão sonhada neve!!! 

Terei que voltar a Santiago para conhecer o Costanera, o Cerro de San Cristóbal, Cajón del Maipo e Valparaíso :D

5a4d8d22ec324_IMG_20170910_142458597(1).thumb.jpg.272b2d9e0adea3b9bce34c9da68cc725.jpg

Pessoa passando fome já! Barriguinha não parava de roncar hahahah

 

IMG-20170910-WA0040.thumb.jpg.707b772e84190852d42e02d80995d564.jpg

Palacio de la moneda

PS: Comprei esse cachecol preto na feirinha de artesanato em frente ao Cerra de Santo Lucía! Ele é maravilhoso de quentinho e foi algo em torno de 10 reais!!! 

 

IMG-20170910-WA0051.thumb.jpg.fecd2d7b76e61253770cc336508b6daf.jpg

Geeente, nunca que no Rio de Janeiro eu iria ficar andando com o celular assim na rua hahahah

 

E no próximo capítulo eu conto sobre a aventura na neve!!! \o/ 

  • Gostei! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Larissa Arouche disse:

Quer dizer então que eu sou maluca ???? Hahahahahahaha morri, tinha coisa que eu nem lembrava mais

Tu é doida varrida! Hahahahah

Mas é por isso, e não só por isso, que eu te amo hahaha

E quero relato aqui seu sobre sua aventura desse ano heim!!! Não quero preguiça de escrever dona Larissa!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

11/09 (segunda) - Santiago - Eu ouvi neve??? - Farellones ::hahaha::

IMG-20170911-WA0055.thumb.jpg.4bbbd820b4aaf492103701d4d31d9025.jpg

Nessa dia eu descobri que Santiago demora muuuito a amanhecer... Acordei as 5h, tomei banho, encharquei meu rosto de protetor solar e coloquei milhares de camadas de roupa (blusa de manga comprida de tecido fino, blusa 2° pele, fleece e corta vento + calça 2° pele e legging + touca, luva, cachecol) e as 5:30 o guia ligou para avisar que já estava aguardando na porta, para nossa sorte (sqn) fomos as primeiras e passamos boa parte das primeiras horas rodando santiago todo para ficar catando as pessoas... depois de quase 2 horas rodando :? paramos em um lugar para alugar as roupas de neve e equipamentos de ski e tomar café da manhã (não incluso).. já era quase 8 horas da manhã quando começou a clarear e saímos da van (um friiio absurdo que estava fazendo) para experimentar as roupas que iríamos alugar.

Não aluguei equipamento por medo de estourar o orçamento e eu sabia que em Farellones haveria bastante coisa para brincar na neve.. minha pretensão era alugar a bota, calça, luva e os óculos, pois o meu corta vento era impermeável - cada coisa separada estava 7 ou 8 mil pesos e se alugasse o pacote completo com  jaqueta ficava 25 mil. Aceitei o completo... mas me arrependi ::putz::::putz:: podia ter alugado somente a bota e a calça (essenciais), pois a luva impermeável compra por 5 mil pesos do seu tamanho em qualquer loja ou barraquinha e os óculos para quem não vai esquiar não serve de nada, são horríveis e praticamente só usei para ajudar a segurar a touca na cabeça e mesmo assim bem pouco (usei meus óculos escuros), a jaqueta impermeável eu já tinha, não precisaria alugar... mas fica a dica para vocês, podem alugar o mínimo possível e economizar uns 50 ou 100 reais! Depois de alugar tudo e me sentir do dobro do meu tamanho, fui tomar o café da manhã num posto de havia ao lado da loja de aluguel.. acho que foi o melhor café de toda a viageeeem. Pqp...

IMG_20170911_083220769.thumb.jpg.a9adbaa9396ce41dd01536751669a45b.jpg

 

Isso era o tal café americano, havia ovos, bancon, suco, café.. estava uma delícia, mas tivemos que comer tudo na van mesmo pq se não ia atrasar o grupo! hahaha

Geeente!! Não esquecer de usar protetor solar, usem bastante no rosto... levem bepantol labial ou manteiga de cacau também, a neve ferra com a pele e os lábios! Eu fui prevenida, mas a Lari não e voltou para o Rio com a pela e os lábios bem queimados (não só pela neve, mas pelo Atacama também)

Em farellones pagamos a entrada de 20 mil pesos e guardamos nossa mochilinha no armário (levamos água, lanche e outras coisinha), descemos de "teleférico", brincamos de trenó, subimos, fomos na tirolesa, boia... depois de algum tempo um rapaz que estava viajando sozinho se enturmou com a gente, fizemos anjinho, boneco de neve (o Alfredo), guerra de neve...

 IMG-20170911-WA0080.thumb.jpg.ffc9c31a73a41e2d95af973a9c74c62d.jpg

 Maravilhada com a minha mão congelando na neve!!!

 

IMG-20170911-WA0069.thumb.jpg.d198f97f61af6024a7a66fafd8085cec.jpg

Montando o Alfredo! :)

IMG-20170911-WA0074.thumb.jpg.29c70bd89279d66b6cb4c1d9275bc477.jpg

Fizemos o primeiro boneco de neve do diiia!! Como nevou no dia anterior, estava com muuuita neve e um dia lindo ao mesmo tempo... ::love::

 

IMG-20170911-WA0075.thumb.jpg.f1848c420b9297082ba2b62ca4c371a5.jpg

 

Saímos um pouco do parque e encontramos outros brasileiros da nossa van lá fora, ele nos deram a senha do wifi do restaurante e podemos dar um oi para a família e avisar como estava sendo o dia na neve e esperamos o resto do pessoal juntar para irmos embora... na volta um menino atrás de mim passou mal e vomitou ::xiu::::xiu::::xiu:: sujou a minha roupa e o meu cabelo, mas em mim não foi tanto quanto para o caro ao meu lado :(... paramos a van por bastante tempo e toda vez que ele enjoava parávamos a van mais um pouco... a van nos deixou próximo ao Cerro de Santa Lucía (fomos quase as últimas), pagamos ao guia os 15 mil  pesos e seguimos para o Che Lagarto.

Como o dia 11 de setembro é perigoso devido ao aniversário do golpe militar, tivemos que comer na rua correndo já tudo ia fechar entre 19h/19:30 e não é bom andar na rua a noite nesse dia. Logo depois me despedi do Javi, deixei com ele alguns doces e uma cachaça... enquanto isso a Loren, uma curitibana que também conheci no grupo, chegou lá no Che e conversamos um pouco até cansaço bater. No quarto bateu um pouco de tristeza por já estar indo embora, comecei a arrumar as coisas até o Thiago baiano chegar e contar suas aventuras e me tirar um pouco da Bad por estar deixando Santiago... gente boa para caramba, ótimo amigo de quarto! 

Essa noite tive um pouco de ansiedade por estar indo embora de Santiago com a sensação de não ter aproveitado tudo... o que só aumenta minha vontade de voltar lá...

Os 2 próximos dias foram bem tranquilos e sendo mais deslocamento e passeio pela cidade..

12/09 (terça)  - Santiago - Calama - Atacama - Dia de câmbio e deslocamento

Esse dia eu viajei sozinha para o Atacama, então acordei um pouco cedo, tomei o café da manhã, peguei uma maçã para a Larissa (ela escolheu se hospedar sem café da manhã),  agendei o transfer pelo hostel mesmo por 10 mil pesos (se você estiver com mais alguém, sugiro pegar uber para dividir o valor)  saí para realizar o último câmbio (500 dólares), eu e Larissa andamos mais pela cidade, por ser dia de semana havia mais movimento e foi muito bom conhecer a cidade cheia também... comi mais um pouco (é mais forte que eu, não posso ver comida) e voltei ao hostel para pegar o transfer.. era um carro particular, estilo Uber mesmo, o rapaz era um brasileiro gente boa. Ele pediu para eu ir na frente para evitar represálias dos taxistas e quando nos despedimos nos abraçamos para fingir parentesco hahaha.

 

Cheguei cedo ao aeroporto, deu tempo de andar calmamente, despachar a mala e aguardar o voo... foi uma viagem rápida, mas a sky é um tanto apertada e desconfortável, mas mesmo assim dormir boa parte do tempo... Quando cheguei no salão de bagagens a minha malinha já estava lá na esteira!! Eu reservei o transfer pelo hostel e eles fecharam com a empresa Pampa! Foi maravilhoso :) uma menina já me aguardava e assim que me viu andando veio em minha direção, me colocou no guichê para realizada o pagamento e enquanto aguardava o resto do pessoal para ir a van ela me deu a senha do wifi ::otemo:: a van também era bem confortável.

Achei uma viagem longa de Calama até San Pedro de Atacama! Parecia não chegar nunca.. meus lábios lá começaram a rachar, olhos arderem, tive dificuldade na respiração e nem havia saído da van para isso... por ser um hostel um pouco afastado do centro (10 min a pé) fui a última, mas o Leonard (foi um amor, tirou todas as minha dúvidas por whatsapp, sempre a disposição para responder) já me aguardava na porta e dizia que quase todos seus hospedes eram brasileiros.. me alocou no quarto compartilhado (6 camas) que havia 4 brasileiras... por estar bem cansada eu só tomei banho e fui a minha cama.

 

Os hostels:

Gostei muito do Che, tinha um ambiente legal e bastante brasileiros (eu não falo nenhuma outra língua e ter brasileiro é sempre bom para mim), os quartos, banheiro e roupas de cama estavam limpos, cada cama havia tomada do lado. Os a água quente realmente era limitada e por 2 vezes precisei tomar banho frio ::quilpish::::quilpish:: e WiFi também possui muita dificuldade de pegar nos quartos, só chegava no dormitório em horários mais vazios, o que era bem raro.

o Chill Hostel no Atacama era ótimo! a única coisa contra era um pouco da distância do centro, andar até o hostel depois de um dia cansativo de passeio era um pouco chato, mas pelo preço (203 reais para 5 diárias) e qualidade - cada cama tinha tomada e lâmpada, cama confortável e bastante roupa de cama quentinha, quarto suíte com banheiro limpo, chuveiro com boa pressão e água quente ilimitada... Lá café e chá também podia ser feitos a vontade e a cada era ampla.

 

13/09 (quarta) - Atacama - Ventania e passeio cancelado :S

Eu já havia feito toda a programação do Atacama com a Carla do blog fuigosteicontei.com.br, então nesse dia eu iria encontrar a Lari que chegou de manhã, conhecer a cidade e a tarde haveria o Vale de la Luna. 

Fui andando do meu hostel até o da Lari (era próximo do meu, porém, o dela era mais perto da cidade).. damos uma volta pela cidade, comemos empanada que parecia pastel ¬¬ e já fomos localizar a agência Flamingo que seria a responsável por realizar este passeio e também aproveitei para confirmar minha reserva no tour astronômico pelo Spacer.

Quando chegou no horário do passeio, as 15h, descobrimos que foi cancelado devido a ventania que estava tendo no Atacama :/:( Como não sou de ficar chorando coisas que não posso mudar, resolvermos gastar esse dinheiro com comida em algum lugar bacana e paramos no Casa de Piedra!!! Super recomendo o ambiente, os garçons e a comida ::love::

Tomamos o famoso terremoto - drink típico feito com sorvete de abacaxi e grenadine...

IMG-20170914-WA0113.thumb.jpg.31b452fe60fffcc2ccf746e77a998fad.jpg

 

conhecemos mais um pouco da cidade, paramos num mercadinho para comprar guloseimas e ficamos na varanda do meu hostel - era coberta e bem quentinha, pois estava fazendo muuuuito frio a noite, depois a Lari foi embora e dormir torcendo muito para a ventania não estragar os passeios do dia seguinte...

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá nossa bacana seu roteiro ..irei em julho ou Agosto...o meu objetivo e ver neve kkk de Santiago ate Atacama vocês alugou um nos hostel ? Me indica uma boa agencia .o Ruim no Chile e tudo caro RS quantos em dinheiro em Reais que vocês levou  é depois trocou por dólar ou peso...entendeu 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Eliane Oliveira 

6 horas atrás, Eliane Oliveira disse:

Olá nossa bacana seu roteiro ..irei em julho ou Agosto...o meu objetivo e ver neve kkk de Santiago ate Atacama vocês alugou um nos hostel ? Me indica uma boa agencia .o Ruim no Chile e tudo caro RS quantos em dinheiro em Reais que vocês levou  é depois trocou por dólar ou peso...entendeu 

Olá, Eliane! Não sei se entendi bem a sua pergunta  "de Santiago ate Atacama vocês alugou um nos hostel ?" Se aluguei algum passeio?? Não, não aluguei nada em hostel.. Eu fechei os 2 hostels aqui do Brasil mesmo, Che Lagarto já é uma rede conhecida minha e sempre tenho preferência por eles e o Chil no Atacama fechei pelo Arbnb pq eu tinha desconto.

Eu não lembro qual foi a agência que utilizei em Santiago pq fechei junto com umas meninas e elas que fecharam e só paguei no dia, mas tenho o telefone do vendedor Patrick (brasileiro) +55 19 98166-7899.. pq fechamos em grupo ficou 15 mil pesos (75 reais)

Eu já sai do Brasil com os dólares! troquei mais ou menos 2.965,00 reais por esses 900 dólares, mas utilizei somente 690 dólares... voltei para o Brasil com 210 dólares.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

    • Por Wes Bonfante
      Olá, pessoal, saio neste sábado, 13 de julho de Niterói, Rio de Janeiro, em direção a Santiago no Chile de mochilão. Quero descer até Montevideo, visitar Buenos Aires novamente, Mendoza, e seguir até Santiago. Queria chegar em Santiago até dia 22 de julho. Gostaria de dicas diversas, sobre o caminho a percorrer, segurança, banhos, tempo, também aceito ofertas para couchsurfing... Ah, preciso de seguro viagem pra cada lugar? 
    • Por guilherme.hotz
      Olá Mochileiros! Irei em agosto para o Chile e uma das minhas tantas dúvidas era quanto me custaria estar por lá durante uma semana.
      Para tanto fiz um esboço de roteiro que irá contemplar uma diversidade de atividades, que serão alteradas ainda devido à proximidade da viagem, clima na semana e disponibilização do calendário do Campeonato Chileno de Futebol (pois quero ver um jogo).
      Todavia, segue o esboço de forma que outros viajantes tenham uma noção de preços, e o que fazer.
      Fico à disposição para discutir possibilidades, sanar dúvidas e ouvir sugestões.
       
       
      CRONOGRAMA CHILE-1.pdf
    • Por Lizandra Telles
      Roteiros para Viajantes é um blog de viagens, principalmente para encorajar mulheres a viajarem sozinhas e acreditam que tudo vai ser muito complicado.
      Estudos mostram que mulheres preferem viajar sozinhas pela independência e liberdade. Organizando o seu próprio roteiro, tendo a possibilidade de conhecer novas pessoas e ter experiências únicas.
      Geralmente, as mulheres que viajam sozinhas acabam tendo uma autoconfiança melhor de si, mesmo com alguns medos, elas tentam enfrentá-los, mostrando que sempre é possível buscar seus objetivos. Veja também o infográfico: [Infográfico] Mulher Viajante: Não tenha medo de viajar sozinha.
      Minha missão é incentivar as mulheres a viajarem, mesmo sem companhia. Mostrando que viajar sozinha e planejar sua viagem melhora a autoestima, confiança, a saúde mental e até mesmo a depressão.
      Roteiros para Viajantes pode ajudá-la a planejar sua viagem de forma mais prática e fácil.
      Saiba mais: https://www.roteirosparaviajantes.com.br/
    • Por Daniela Alvarez
      Chegamos em San Pedro pelo aeroporto de Calama. Lá pegamos uma van que cruza parte do deserto e nos leva até o povoado. Nos hospedamos por 5 noites no Ckoi Atacama Lodge http://www.ckoiatacama.cl, uma ótima dica de hospedagem. Boa estrutura, atendimento super simpático, perto de tudo, mas longe o suficiente do barulho e com bom preço. 
      O Atacama é uma viagem cara. Todos os passeios são feitos com agências e embora isso interfira na liberdade de quem é bicho solto, é de fato a única forma de preservar aquela natureza absoluta.
      Uma rua de terra principal com duas paralelas e quatro transversais formam o casco histórico de San Pedro de Atacama. E ali naquele pequeno povoado, naquele oásis perdido em meio a uma paisagem que muda de cor com o passar das horas, há uma efervescência, com mercadinhos, restaurantes e lojas que vão de um artesanato simples a joias de pedras preciosas.
      Não se pode dançar em San Pedro de Atacama. Sob os nossos pés, um imenso cemitério indígena, restos de um povo que acreditava que tudo aquilo o que víamos era o bem mais precioso que tínhamos. Um povo que sabia honrar cada pedaço daquela terra e extrair dela tudo o que precisávamos para existir. Um povo que tinha um enorme respeito pela nossa grande e única fonte de tudo, e entendia sobre o que realmente importava. Ouvir música é permitido, contanto que ela não desperte, no corpo e nos pés, a vontade de manifestar euforia e, por consequência, desrespeito sobre aqueles que nos ensinaram tudo o que jamais poderíamos ter esquecido. 
      E mesmo com todas as fotos e vídeos e relatos que havíamos visto e ouvido, não fazíamos ideia da imensidão que nos aguardava e nem do tamanho que isso seria aqui dentro. 
       
      Deserto do Atacama
      O deserto do Atacama não é real. É um outro planeta inventado num filme. É um sonho confuso que se divide ao acordar. É uma mentira contada sobre um paraíso. É uma miragem que nos faz duvidar, o tempo todo, se estamos acordados. Uma memória que temos certeza que está a nos enganar. Um medo constante dos olhos esquecerem a beleza, a imensidão e a intensidade do que veem. Uma emoção que faz chorar todos os dias diante da magnitude do que nos rodeia. O lugar mais especial que já pisamos. 
      No deserto do Atacama há muitas possibilidades de passeios e dificilmente, por tempo e dinheiro, você fará todos. Pesquise bastante e escolha passeios diferentes e que se encaixem no seu gosto e no seu bolso. Optamos por fechar todos os passeios com a mesma empresa, Araya https://www.arayaatacama.com/, e adoramos. Pode não ser a agência mais barata, mas os guias são excelentes e pontuais, as vans são ótimas e nos pegam e nos deixam de volta no hotel e os lanches oferecidos em cada passeio, eram visivelmente melhores que o de outras empresas.
       

       

       

       
      Escolhemos os seguintes passeios:
       
      Lagunas Escondidas
      Três litros de água por dia é o que se recomenda beber no deserto. O corpo rapidamente sente a secura na boca, nas mãos, nos poros, na língua, na pele. A desidratação chega sutil, a saliva falta e a dor de cabeça se aponta lá no fundo dos olhos. Um mínimo gole de água resolve instantaneamente. Sentimos cada parte do nosso corpo reagir ao ambiente em que recebemos muito mais do que damos, como deveria ser sempre na natureza. 
      Saímos às 8h da manhã para as Lagunas Escondidas, um conjunto de 7 lagoas formadas no meio da Cordilheira do Sal. Uma viagem de uns 20min de carro e uma caminhada de uns 15min nos levam à primeira delas, uma piscina natural com a água tão salgada que, se secarmos as mãos na roupa, uma capa branca se forma no mesmo instante. Dá pra ver pequenas bolhas brotarem do solo, indicando a nascente de água subterrânea, um fenômeno banal explicado pelos geólogos, mas impressionante para nós. Água verde clara, transparente e salgada. 
      Seguimos a trilha adiante e, entre uma e outra lagoa verde, nos deparamos com a penúltima do conjunto. Falta ar e palavras para descrever o que os olhos não acreditavam ver. No meio de um concentrado de sal na superfície, rodeado de rochas de sal que vão escurecendo pelo horizonte até ficarem marrom, um pedaço do céu se abre no chão, de uma cor tão azul esverdeada, tão verde azulada, tão aturquezada, tão ainda sem nome, que os olhos se enchem de lágrimas e a boca saliva a vontade das mãos de toca-la. E o corpo desaba na pedra mais próxima e se rende, sem qualquer outra chance de alternativa, enquanto o silêncio e a suspensão são a única manifestação comum e possível dos sentidos. E ali, naquele instante mágico, naquele intervalo que a noção de tempo não consegue explicar, entendemos o nada que somos. 

       

       

       

       

       
      Vale de La Luna e Vale de la Muerte
      É curioso e surpreendente perceber-se no lugar considerado o mais inóspito da Terra, o ambiente que temos de mais próximo à superfície da Lua. Por isso o nome, Vale de la Luna. 
      23 milhões de anos soam como um número perdido e vago, já que é humanamente incalculável para aqueles que vivem, quando muito, um mísero século por aqui. São 23 mil gerações da nossa família vivendo por um período acima da média. Um número impossível para nós. 
      Mas não para a Terra. Não para a natureza. Não para aquele lugar onde tempo e espaço são conceitos que temos que ressignificar para tentar, com muitos esforços, começar a entender o início de nós. 
      Cavernas no meio de cânions de um tamanho muito além do alcance dos olhos; gesso, argila, cristais de sal, granito, quartzo, infinitos minérios cuja explicação para aparecerem ali não existe; cinzas e pedaços de rochas espalhados por todo o vale; e o vento, que faz tudo aparecer e sumir conforme a sua vontade, moldando esculturas que os humanos, tão perdidos diante daquela fonte gigante de tudo, chamam de “Marias”; e a chuva que, raríssima, quando aparece vem imensa, abrindo caminhos em espaços invisíveis. 
      Da mesma forma é o Vale de la Muerte, que era para ser Marte, pelo óbvio, mas a dramaticidade ocidental não permitiu. Do topo do vale vemos o horizonte rosa, as cordilheiras desenhadas, a terra vermelha, as fontes intermináveis de minérios, o sal, os vulcões, o tamanho daquilo tudo. 
      Ali somos nós os estrangeiros, os extras do território, aqueles que não pertencem, achando que sabem alguma coisa, mas que não conseguem explicar quase nada do que se passa nesse outro planeta, que só parece nosso, mas que é ele muito mais o dono da gente. 

       

       

       

       
      Laguna Céjar
      O céu do deserto do Atacama é de um azul firme, fixo, que de tão certo e forte faz os olhos duvidarem. E o horizonte de montanhas e cordilheiras de um colorido que vai do branco da neve nos cumes dos Andes, passa pelo avermelhado rosa da cordilheira do sal, depois pelas formações rochosas amarronzadas de sal seco, pelo bege do solo de pedras menores, até voltar ao branco do sal puro e, por fim, ao azulverde da água das lagoas. É como uma paleta cíclica de cores que só existem ali. 
      A Laguna Céjar é um imenso de água no meio dessa esfera impossível. Começa rasa e transparente, tentadora aos pés, e aos poucos, ao passo lento e natural que a natureza impõe, vai passando pro verde, todos os tons, até chegar ao azul, confundindo o nosso olhar entre céu e água, entre cima e baixo, entre nós e a imensidão. 
      Ali não se pode tocar. É preciso aprender a apalpar com os olhos. 

       

       

       
      Ojos del Salar
      Acredita-se que há milhões de anos, não se sabe dizer quantos, contra toda e qualquer teoria geológica de probabilidade, dois meteoritos caíram na Terra, um ao lado do outro, bem ali no meio do deserto. E com menos explicação ainda, esses buracos formados se encheram de água, doce, limpa, onde se pode mergulhar. E mesmo com toda a seca que se vive lá, ano após ano, a água não diminui. Se evapora, é novamente alimentada por alguma nascente que não se sabe sequer de onde poderia vir. Os buracos possuem uma profundidade que máquina nenhuma inventada pelo homem consegue calcular. 
      Eles te encaram, imensos, como que rindo da tentativa vã e sem propósito de entender o que não se pode explicar. Nos emocionamos entre os Ojos del Salar.

       

       

       
      Laguna Tebinquiche
      A Laguna Tebinquiche é a origem de tudo. No momento em que o mundo acabar e a Terra sucumbir às torturas que praticamos a cada segundo, é ali que tudo recomeça. As bactérias presentes nas pedras que rodeiam toda a lagoa são capazes de dar início ao ciclo da vida. A potência daquele lugar é assustadora. 
      Há um caminho delimitado para caminhar, para que se tente não acabar com o nosso único possível recomeço. E após uma trilha no meio dessa fonte de vida tão invisível aos nossos olhos, tão possivelmente desacreditável a olho nu, chega-se a um ponto onde a luz do pôr do sol a oeste reflete nas montanhas a leste, mudando-as de cor. A beleza é tão arrebatadora que, ao não sabermos para onde olhar, se para o sol que se põe por trás das montanhas e vem até nós pelo reflexo na água ou para o horizonte que vai seguindo o movimento do olhar em amarelo claro, amarelo escuro, laranja claro, laranja escuro, rosa claro, rosa escuro, até atingir a cor púrpura do outro lado, a luz do dia acaba, deixando somente o silêncio daquela visão impossível. E pedimos, com lágrimas que escorrem em meio ao sorriso incessante, que os olhos não esqueçam o milagre que acabaram de ver.
       
      Termas de Puritama
      Há 3 mil metros de altitude cresce uma espécie de cacto que só existe em bando. Chegando aos 6 metros de altura e vivendo por cerca de 200 anos, esse tipo que sequer vinga diante da solidão, possui uma madeira porosa diante de sua casca de espinhos perfeita para o artesanato. De tão esbelto e firme, é difícil crer que, assim como as rolinhas, não sabe e não suporta ser só. Mas gosta de topos, talvez para ter a certeza de avistar os seus a todo instante, como uma galinha que não perde seus pequenos de vista, mas todos sendo mãe e filho ao mesmo tempo. 
      Num dos cânions em que vive essa espécie há um rasgo feito por um raio, há milhões de anos, que foi se abrindo com o movimento da Terra e formando um caminho. Por ali corre um rio, que não se sabe como, nasce dentro de um vulcão e vem correndo toda uma montanha até desaguar entre cactos carentes e rabos de raposa, planta que só cresce perto d’água e mais parece um capim dourado brilhando no meio da rocha seca e do céu azul.
      Pequenas cachoeiras de uma água inacreditavelmente morna, que quanto mais se sobe o caminho no cânion, mais quente fica.
      Ora na sombra, ora sob o sol fervente do deserto, quando as mãos encostam nessa água, o corpo inteiro arrepia a sensação inesperada daquela temperatura improvável. 
      Caminhamos por 2 horas na abertura do cânion, às vezes ao lado das águas, às vezes na rocha laranja, avistando somente a vegetação que garantia que o rio estava ali. Com a boca seca e os olhos em choque, atingimos o cume e as famosas Termas de Puritama. 7 piscinas naturais desenhadas como que em andares, cada uma delas com formatos e temperaturas diferentes, que vão dos 23 aos 30 graus.
      A água é quente feito abraço, potável e de uma transparência que se confunde com as lágrimas, dando a impressão de que choramos cada gota daquele elixir que, se não cura doença, acalenta a alma.
      Quando o corpo emerge aquelas águas, o coração palpita; a boca não consegue não beber; as mãos correm os braços na tentativa de sentir ainda mais o abraço que envolve por inteiro; os olhos não conseguem se fechar para não perderem um segundo daquela sensação indescritível e choram ao mesmo tempo em que querem ver; e o sorriso vem, completamente involuntário, mais do que convidado e sem nenhum necessidade de ser chamado, aguçando cada poro e cada mínimo sentido e despertando a absoluta certeza de que a plenitude do amor está dentro e só pode ser isso.
      Esse passeio é o Termas da Puritama + trekking. Não deixe de ir caminhando. A sensação de chegar ao topo vivendo o caminho é incomparável do que alcançar as termas numa van.

       

       
      Tour Astronômico
      A altitude alta e as nuvens raríssimas fazem do céu do Atacama o ponto de observação mais limpo da Terra. É ali que estão os maiores e mais modernos telescópios da Nasa e os mais competentes astrônomos. 
      A realidade é que, para além das pesquisas, olha-se para cima após as 23h e tudo parece um filme. As estrelas são holofotes, dispensando qualquer luz artificial, e o céu parece tão baixo e tão perto que é possível ver o movimento da Terra em tempo real, com os planetas visíveis a olho nu mudando de lugar a cada segundo. A Via Láctea é um borrão branco nítido, grande, que prende os olhos ao tentarmos entender o inexplicável. Mas o que o telescópio mostra ao parar em Saturno beira o indescritível. O coração palpita quando os olhos se deparam com os anéis perfeitos e a nitidez do imaginário de toda uma vida. É preciso coragem para descer as escadas do imenso observador do céu e aceitar registrar aquele instante somente na memória, rezando pra que ele permaneça, forte, vivo e intenso, exatamente como o segundo em que os olhos perceberam o que viam. E num misto de felicidade e medo do que o tempo muitas vezes prega em nossa lembrança volátil, três estrelas cadentes rasgam o céu, roubando a respiração e deixando ainda mais claro que a gente é um pingo de absolutamente nada.
      Fizemos o tour astronômico com a Space Obs, porque lemos muitos relatos de que eles teriam os melhores telescópios. Não gostamos. Extremamente técnico. Grupos grandes, muita espera e filas para cada telescópio. Um casal de simpáticos astrônomos estrangeiros nos recebe e nos guia pelo tour. Observamos o céu a olho nu, com ela apontando estrelas, planetas e constelações. Seguimos para a observação nos telescópios e finalizamos com uma roda de chocolate quente e uma palestra bem entediante sobre física quântica, cálculos astronômicos e informações numéricas pouco interessantes e nada relevantes para quem, como nós, busca um pouco mais de magia. Nos arrependemos de não termos feito também esse passeio com a Araya. Algumas pessoas que fizeram com eles, amaram a experiência. O guia era um senhor nascido no Atacama e entendedor do céu, que em meio aos telescópios, contava sobre as crenças ancestrais do surgimento das constelações. Tudo acompanhado de chocolate quente ou de whisky.
      Preparem-se para o frio da noite do Atacama. Especialmente nesse passeio, que é feito na madrugada por razões óbvias, o frio é congelante. Gorros, cachecol, luvas e meias. Tudo é necessário. 
       
      Passeios que não fizemos
      Salar de Tara - queríamos muito, mas estava fechado, com muita no acesso.
      Geyser el Tatio - era muito cedo, muito frio e estávamos mais interessadas nas belezas das lagoas.
      Vale do Arco-Íris - faltou tempo.
      Lagunas Antiplânicas - na seleção de cada passeio, optamos pelas outras lagunas.
       
      Onde comer?
      Não achamos tão tranquilo comer em San Pedro. Tentamos tudo. De restaurantes típicos locais a pizzarias. Destacamos somente a Pizzería El Charrúa, com pizzas crocantes e saborosas, e o Empório Andino, com empanadas de diferentes sabores.

       

       
      Também lemos muito sobre Las Delicias de Carmen. Comemos lá 2 vezes e não gostamos nenhuma. 
       
      Dicas
      Na rodoviária há o precioso e pouco divulgado Mercado dos Produtores. Não deixe de caminhar até lá. É onde os artesão locais tem suas oficinas e lojas. Nos apaixonamos pela Dona Carmem, uma das mais antigas artesãs do Atacama e dona de mãos que tecem belíssimas peças, de uma lã natural que ela mesma prepara, monta em novelos e encaixa em seu tear. E também o Manolo, exímio ourives e conhecedor de cobre, mineral abundante na região. Suas joias são obras de arte.

       

       

       

       
      https://www.instagram.com/trip_se_/
       
    • Por Astrolábio Trip
      O Deserto do Atacama é o deserto mais alto e mais seco do mundo, mas com paisagens belas e  únicas. Não é a toa que é um dos destinos turísticos mais procurados por brasileiros.
              Como chegar:
            Voos até o Aeroporto de Santiago e de Santiago para o Aeroporto de Calama. De Calama é necessário contratar um tranfer que pode ser reservado pela internet ou direto no aeroporto.
              Quando ir:
             Dependendo da época do ano, você encontrará paisagens bem diferentes.
             A época de chuvas vai de Dezembro a Fevereiro. Sim, chove no deserto. Não tanto a ponto de estregar o passeio, mas ninguém controla a natureza, né?
             Inverno : Junho, Julho e Agosto com temperaturas em torno de 20°C durante o dia , porém a noite e de manhã cedo espere temperaturas por volta de 0°C ou até mesmo negativas.
             Nos demais meses a temperatura é mais amena e não há tanta variação térmica, o que torna esse período bem interessante para conhecer o Atacama.
              O que levar:
             Independente da estação do ano leve gorro, casaco ou fleece, cachecol, hidradante corporal, protetor solar, pomada Bepantol é essencial para os lábios, toalha e  óculos de sol. No verão dá para levar alguns shorts e camisetas para o dia. Se for inverno, capriche no casacos mais grossos, além de levar segunda pele,fleece, luvas, meias grossas e um corta vento.
             Como lidar com a altitude nos passeios: Mastigar folha de coca, chá de coca ou chachacoma. A folha da coca não é considerada droga e tampouco tem efeitos alucinógenos. Há também nas farmácias Soroche pills  para o mal da altitude. Descanse bem e evite bebidas alcoólicas em excesso. Você preciso de pelo menos 24 horas. para se aclimatar. Aproveite para conhecer a cidade de San Pedro de Atacama que é um charme.
       
              Moeda: pesos chilenos. Trocamos em São Pedro do Atacama mesmo, pois a cotação estava melhor que no aeroporto. As principais casas de câmbio ficam nas Ruas (calles) Toconao e Caracoles. Pesquise a melhor cotação antes de trocar seu dinheiro.
          Com quem fechamos os Tours: Fechamos os nossos passeios com a Deyd (www.instagram.com/deynoatacama) , que é uma brasileira super gente boa que mora em São Pedro do Atacama, e nos ajudou na escolha dos tours e preparou tudo da melhor maneira para nos receber. Ao entrar em contato com a Deyd, comente que você achou a indicação no Blog Astrolábio Trip e ganhe 5% de desconto. Pode enviar mensagem para ela pelo whatsapp +56 9 7993 2005 ou ligar também.
               O que fazer no Atacama :
      Valle de la Luna 
      Fica a 10km de São Pedro de onde visitaremos diferentes atrativos que se encontram no valle como o Anfiteatro, mina Victoria, Mirador, Três Marias, cavernas de sal e a pedra do Coyote.
      Entrada: 3 mil pesos
      Horário : 16:00 às 20:00h
      Valle de la Luna . crédito @deydnoatacama        Geysers del Tatio
             Esse é um dos passeios que mais exige dos visitantes. A saída do hotel é por volta de 4:30/5:00 da manhã quando as temperaturas ainda estão baixas ou até mesmo negativas, e ao chegar ao campo geotérmico alcança-se cerca de 4200 metros de altitude. E mesmo assim é uma das atrações mais procuradas por quem visita o Atacama.  O tour começa com uma caminhada para observar os diferentes tipos de gêiseres, fenômeno que só pode ser observado em 6 lugares do mundo e este é o terceiro maior. O tour inclui café da manhã . Dica: Não faça esse tour antes de estar aclimatado.
      Entrada : $7.000
      Horário: 04:30 às  13h
      Geysers del Tatio         Piedras Rojas e Laguna Altiplânicas
              O tour mais clássico e mais procurado no Atacama, ou seja, imperdível. É um tour de um dia inteiro passando por variadas altitudes no decorrer do passeio. Começamos visitando o  povoado de Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa , Reserva Nacional dos Flamingos  e seguimos para o povoado de Socaire , onde tomamos o café da manhã e mais tarde retornaríamos para o almoço. Depois de ver tantas paisagens lindas, paramos no Mirante de Piedras Rojas . Infelizmente, o acesso a Piedras Rojas está fechado desde janeiro/2018 e ainda não há previsão para reabrir. Visitamos a Laguna Tuyaito e logo depois as Lagunas Altiplânicas a 4200 metros de altitude. E pra finalizar o dia , uma parada em um trecho do antigo caminho Inca e em uma das latitudes do Trópico de Capricórnio. Fizemos esse maravilhoso tour e em breve teremos um post só para ele.
      Entradas : $5.500 ($2.500 – Reserva Nacional dos Flamigos e $3.000 – Lagunas Altiplânicas)
      Horário: 07h às 17h
        Vulcano          Termas de Puritama
             Esse tour é para relaxar e é excelente para combinar com algum outro que você já tenha feito pela manhã ou que fará à tarde. Há geralmente saídas nos dois turnos. Em Puritama, você disfruta das águas termais  (30°C) que vem dos vulcões e da cordilheira.
      Entrada : $15.000 fim de semana e manhãs durante a semana e $9.000 tardes durante a semana
      Horários: 09h às 14h ou 14h às 18h
      Termas de Puritama        Lagunas Escondidas
             São 7 lagoas localizadas no altiplano, de águas turquesas e com uma concentração de sal de ceraca , 7 vezes mais alta que a concentração do mar. Apenas 2 lagoas estão aptas para o banho, onde você não consegue afundar devido a alta concentração de sal.
      Entrada: $5.000
      Horário: 15h às 20h
      Lagunas Escondidas        Laguna Cejar
             Outro lugar ideal para descansar depois de um dia de muitos passeios. As saídas são por volta das 16h e você visitará a Laguna Cejar e los Ojos del Salar. Imagina poder se banhar flutuando nas águas salgadas e ainda poder observar o pôr do sol. Leve roupa de banho e um casaco para o retorno.
      Entrada: $17.000
      Horário: 16h às 20h
      Leia mais em https://astrolabiotrip.com/2018/12/02/o-que-fazer-no-atacama/


×
×
  • Criar Novo...