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Serro de Santa Lucia - Santiago 

Fala galera Mochileira!!!

 

Preciso deixar aqui um pouco da minha contribuição para esse site tão maravilhosa que me ajuda em diversas formas!!!

 

Em setembro de 2017 fiz minha primeira viagem internacional. O destino escolhido foi o Chile... amei muito o lugar e pretendo voltar e fazer a patagônia um dia!

 

O destino foi escolhido de forma espontânea, precisava tirar férias... eu tinha programado ir ao Peru, mas estava receosa da fazer uma viagem de 25 dias sozinha pelo Peru :(, mexendo aqui no Mochileiros.com descobri um grupo no Whatsapp de uma galera que iria fazer o Chile em Setembro, me animei e me juntei a eles! Obrigado @thiagocmuniz !! Ia fazer a minha viagem praticamente sozinha e ir encontrando esses brasileiros no decorrer da viagem de acordo com o roteiro de cada uma... mas por sorte, meu roteiro bateu perfeitamente com uma menina maluca e gente boa e a companhia dela fez toda a diferença nessa viagem, ficamos juntas em todos os momento de alegria, bebedeira e desespero (mochilão sem desespero não é mochilão de verdade). Então eu só tenho a agradecer a esse site por me permitir conhecer pessoas e me proporcionar viagens sem igual.

Agora vamos ao que interessa! 

Meu cronograma foi assim: 

08/09 (Sexta) - Rio - Santiago - Cheguei em Santiago

09/09 (sábado) - Santiago - Passeio pelo centro de Santiago, comidas e Balada!! \o/

10/09 (domingo) - Santiago - Ressaca, ressaca, ressaca e chuva

11/09 (segunda) - Santiago - Eu ouvi neve??? - Farellones

12/09 (terça)  - Santiago - Calama - Atacama - Dia de câmbio e deslocamento

13/09 (quarta) - Atacama - Ventania e passeio cancelado :S

14/09 (quinta)  - Atacama - Passeio de Bike / Laguna Cejar

15/09 (sexta) - Atacama - Termas Puritama / Tour Astronômico 

16/09 (sábado) - Atacama - Piedra Rojas  e Fiesta Patria \o/ - Siiim, pude dançar no Ataca

17/09 (domingo) - Atacama/Santiago - Geiser Del Tatio / desespero! ::sos:: perdi o passaporte. E agora?

18/09 (Segunda) - Santiago - Rio - Até a próxima

 

Vou tentar simplificar um pouco os meus gastos:

Levei tudo em dólar. Quando comecei a comprar os dólares a vantagem em relação ao real era enorme, mas quando cheguei lá o dólar desvalorizou bastante e a diferença não foi tão grande.

eu realizei do Rio 3 compras de 300 dólares com cotações bem diferentes. Fiz a média do que gastei nas 3 compras do dólar e a média do valor do meu dólar em relação ao real ficou em 3,30...

O cálculo para saber se está vantajoso real ou dólar na cotação que peguei:

1 dólar = 622 pesos

1 dólar = 3,30 reais

1 real = 185 pesos

3,30 * 185 = 610,5 pesos

Nesse cálculo o dólar estava 21,5 pesos mais vantajoso. Diferença bem pouca, mas toda economia é válida =D

Fiz somente 2 Câmbios no Chile - dia 09/09 o dia seguinte que cheguei e 12/09 antes de ir para o Atacama... E foi a melhor coisa!!! No Atacama o Real estava valendo 155/160 e o dólar estava 600 pesos :o Então, evitem trocar dinheiro no Atacama... Como eu fui prevenida, fiz os meus cálculos de quanto ia gastar e troquei 50 dólares a mais por garantia e com isso emprestei (ambiei) pesos com as amigas que levaram a menos.

ATENÇÃO! NÃO FAÇA CÂMBIO NO AEROPORTO!! Quando cheguei no aeroporto de Santiago estava uma vergonha o câmbio!!! o Dólar estava 540 e o Real estava 145 e ainda paga uma taxa lá d 1% se não me engano.

Para sair do aeroporto eu paguei no cartão de crédito 6.500 pesos (+- 35,00 reais) num transfer muito bom que fechou para mim e mais 2 casais de brasileiros que conheci no avião. O tranfer me deixou na porta do Hostel, se não me engano o nome era Delfos... é amarelinho.

GASTOS:

  • Transporte aéreo:

Rio - Santiago Rio (Latam) - R$ 1117,00 + Santiago - Calama - Santiago (Sky Airlines) R$ 420,00 (atenção, acredito que foi mais vantajoso comprar em Pesos do que em dólar, a conversão estava melhor pelo meu cartão assim)

  • Hospedagem:

Santiago - Che Lagarto (4 diárias) - Total - R$ 240,00 com café da manhã bem bom - Cama em dorm. c/8 (Paguei pelo feminino e fiquei no misto para acompanhar a amiga nova.
San Pedro Atacama - Chill Hostel (5 diárias) Paguei pelo Airbnb -  R$ 203,00 - Cama em dorm c/6 (feminino) 

  • Gastos durante a viagem:

Como eu disse anteriormente, eu levei 900 dólares. Durante a viagem gastei 690 dólares + 26 mil pesos no cartão

Por que eu utilizei o cartão? Foram 6.500 pesos do Tranfe pois não tinha pesos em espécies quando cheguei e 19.000 pesos (+- 100 reais) de um jantar simples com pizza média e  bebida no dia 11//09, pois cheguei tarde de Farellones e não consegui trocar dinheiro.

Arredondando: O total dessa viagem foi de R$ 4.400,00.

 Não considerei uma viagem cara, pois se tratando do Chile, consegui fazer o meu dinheiro render (exceto pela passagem aérea que dei bobeira e logo depois que comprei ficou 400 reais mais barata).

 

Eu já saí do Brasil com passeios fechados (todos eu paguei somente quando cheguei)

Farellones que reservou foram as meninas do grupo, não me recordo o nome da agência, mas o guia e o vendedor eram brasileiro: Vendedor Patrick +55 19 98166-7899

 No Atacama foi tudo com a Maravilhosa  Carla Boechat do blog fuigosteicontei.com.br que estava morando lá na época e fechou tudo para mim

 

O que levei?

Vestuário:

2    calças térmicas - 2º pele
3    leggins
1    Calça Moletom
1    short 
3    Blusas - manga longa
4    blusas - manga curta
2    blusas alça 
1    blusa 2° pele 
2    fleeces 
1    Corta Vento 
7    Meias
2    luvas
1    cachecol
1    tênis (All Star)
1    Bota (Nord Outdoor)
1    Chinelo
1    óculos sol e grau
2    biquínis
10   calcinhas
2    Sutiãs 
    calcanheira

 

Higiene:

1    Shampoo
1    condicionar
1    creme para pentear
3    ampolas Pantene - Muito útil
1    papel higiênico
1    lenços umedecidos
1    Sabonete corpo e rosto
1    pinça
1    gilete
1    Bepantol
1    Batom de cacau
2    Toalhas
1    Pente
2    Protetor solar corpo e resto
1    desodorante
1    Repelente
1    Escova de dente
1    Pasta
1    fiodental

 

Saúde 

band aid

Nebacetim
esparadrapo
Gases
Algodão
Dipirona
Tylenol
Resfenol / Benegripe
Dorflex
Imosec
Cataflan
Diamox
Benalete
Alcool em gel
descongex / loratadina
Neosoro / Rinosoro
Vonau Flash (enjoo}
Colírio
Antissépticos cicatrizantes para machucados em geral (spray)
Estomazil, Eno

Obs: Usei vários desses.. principalmente pq uma amiga se machucou no Atacama e deixei boa parte da minha farmacinha com ela.

 

Outros:

doleira
2    Cadeados
1    carregador de celular
1    caderno
1    caneta
1    copias dos documentos
1    travesseiro
1    adaptador / T - Não precisei
    Lanterna
    Pilhas

Sobre o clima de setembro

Peguei muuuito frio em Santiago.. Houve nevasca no domingo, que foi ótimo para a minha vista em Farellones na segunda! a maioria dos dias em Santiago era difícil ficar sem luva e cachecol.

Mas no Atacama é deserto, neh? Era muuuuuito quente durante o dia e muuuuuito frio a noite! (Não subestime o frio do Tour Astronômico! é muito frio mesmo e vc vai precisar de todas as camadas).

Próximo capítulo:  Enfim, chegou o dia!imageproxy.php?img=&key=eaf2ee9296aa936c

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Enfim, chegou o dia!

08/09 (Sexta) - Rio - Santiago - Dia tão esperado!

Aviso: todas as fotos foram tiradas somente por celular. Eu e Larissa não temos câmera, mas o que vale é a experiência.

Saí do Rio dia 08/09/2017, sexta-feira. Peguei um voo direto que saiu as 14:30 e chegou as 19:40 em Santiago.

Baixei alguns capítulos de série na Netflix, músicas no Spotify e o voo foi pura felicidade. :x

 

No avião tive que assinar um documento sobre entrada produtos agrícolas (frutas, plantas...), marquei que entrando no país com esse tipo de mercadoria, pois estava levando pé de moleque caseiro e cocada para um amigo chileno. Não há problema em levar o problema é em não declarar.

 

Saindo do avião peguei minha bagagem e segui com o casal que estava ao meu lado do avião para tentar pegar um táxi ou transfer... O Táxi estava com preço impraticável (não lembro bem quanto, mas acredito que estava na casa de 20 mil pesos (200/2 = 100 reais ) e seguimos para os guichês de transfer... A Mari do guichê do Táxi falou para procurar o guichê do tranfer e solicitar o desconto da Mari! Deu certo,  ganhamos 500 pesos de desconto ;). O transfer fechou a van para mim e mais 2 casais de brasileiros por 6.500 pesos cada e paguei no cartão de crédito, pois estava um roubo cambiar no aeroporto.

 

Cheguei no Hostel (Che Lagarto) por volta de 20:30 (não teve fuso horário) e uma das meninas do grupo do whatsapp da viagem já estava no salão me esperando! Nos abraçamos como se fossemos amigas de infância, mas tínhamos acabar de nos conhecer hahahahah fiquei no mesmo quarto que ela, guardei as coisas no quarto e mensagem para uma amigo chileno me encontrar lá. Assim que cheguei, vi que na porta do hostel havia um ponto de ônibus e barraquinhas  de rua vendendo comidas... Eu amo muito comer, principalmente experimentar coisas novas, pra mim viajar sem comer tudo o que vejo não tem a mesma graça. Então, enquanto esperava o Javi chegar até o hostel, corri lá fora e pedi a tal de sopaipillas por 200 pesos (1 real) :-D.. Foi de longe a coisa mais barata que vi no Chile! senhooor como o Chile é caro! Essa sopaipillas é bem gostosa e é bom colocar molho, se não fica muito seca.. me lembra um pouco massa de pastel, só que melhor.

Informação extra: Em 2006, enquanto jogava algum jogo online pela internet, comecei a conversar com um menino chileno, trocamos MSN e com o tempo migramos para o para Orkut, Facebook e Whatsapp.. Enfim, mantive contato com ele por 11 anos e nunca nos vimos pessoalmente, então também estava bem ansiosa para além de conhecer um país novo, conhecer este amigo de longa data.

 

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Javi, Larissa e eu na porta do Che Lagarto depois de 11 anos virtualmente.

Saímos pelas ruas de Santiago atrás de algo para comer e beber... entramos numa lanchonete bem legal e preço razoável. Eu e Larissa pedimos sanduíches, custo médio de 4 mil pesos cada (+- 20 reais), mas era enooorme e nos arrependemos de não ter pedido somente um para dividir.. Também experimentei minha primeira cerveja, a Escudo \o/

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Depois desse encontramos, eu e Larissa pegamos um Cabify e fomos até o bairro Providência encontrar a professora de espanhol dela.. ficamos em um bar e depois seguimos todas para uma balada de Rock pesado. Ficamos um pouco lá, mas não era muito a nossa vibe e estávamos cansadas e saímos... Andamos pela rua atrás de Empanada!! Achei uma muito boa por lá e fiquei bem feliz! íamos pedir outro Uber ou Cabify na lanchonete que paramos para voltar ao hostel, mas por ser uma bairro movimentado e cheio de Táxi (Lá Uber e etc são ilegais) aconselharam a não chamar. Tentamos voltar a pé para o Hostel (é somos um pouco doidas, mas estava movimentado e não era tão longe), mas depois decidimos pegar um táxi. Tirei foto da placa antes de entrar e ficamos observando o trajeto pelo Maps (baixando o mapa para ver offline). Deu 2 mil pesos (10 reais) a corrida e  dormi igual criança.

 

09/09 (sábado) - Santiago - Passeio pelo centro de Santiago, comida e Balada!! \o/

Acordamos cedo e decidimos ir na Calle Augustinas cambiar os dólares e depois passear pela cidade... Conhecemos a Biblioteca, Cerro de Santa Lucía, feira de artesanato, Plaza das Armas, Mercado Central... Tudo o que eu via de comer vendendo pela rua eu queria! Bebi um suco de pêssego estranho com soja no fundo ::xiu:: Comi Donald, algo parecido com coxinha só que tinha arroz, um outro negócio de carne moída que lembrava bolinho de aipim.. tudo na média de mil pesos (5 reais) cada. Também comprei muuuuito chocolate! São muito gostoso os chocolates chilenos.

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Fomos no mercado central que era bem sujeira! Só havia locais e peruanos lá e era tudo muito barato... Tinha muitas frutas, legumes, roupas, acessórios, utilidades e vários restaurantes montados estilo trailer.

Eu e a Larissa paramos em um com uma moça simpática e pedimos algo parecido com risoto de frutos do mar com sopa e pão de entrada e bebida.. tudo deu 7 mil pesos para as duas! mas o lugar era tão sujo, pombos andando... hahahah tinha certeza que ia dar ruim! Mas sou uma pessoa de sorte e nada me aconteceu, ou meu estomago está acostumado com as sujeiras mesmo... hahahah

Compramos vinhos, frios e pão no mercado e voltamos ao hostel... fizemos uns sanduíches para o dia seguinte e começamos o tomar os vinhos da Concha e Toro que lá são bem baratos :D Javi chegou no Hostel, apresentei a Catuaba de açaí para ele e subimos para o terraço... já tinha bebido 2 garras pequenas de vinho, 1 de catuaba e muitas cervejas... lembro bem pouco dessa noite, mas há fotos do terraço bem cheio e lembro de conversar com algumas pessoas.. argentinos, peruanos, bastante brasileiros, alemã.. foi bem legal! de lá saímos para uma balada chamada Club Matta, é estilo Barra Music aqui do Rio, mas acho que teria gostado mais se estivesse um pouco mais sóbria... coisas da vida ::mmm:

 

Não me recordo quanto gastei em cada dia, mas o meu primeiro cambio foi de 200 dólares e deu para 3 dias (sábado, domingo e segunda), incluindo todos os gatos com Farellones (que é muuuuito caro).

  

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10/09 (domingo) - Santiago - Ressaca, ressaca, ressaca

Esse dia era para acordar bem cedo e fazer o Cajón del Maipo, mas a bebedeira da noite anterior não deixou a gente acordar :/::dãã2::

 

Acordei com muuuita dor de cabeça, estava completamente destruída pela ressaca... O menino do nosso quarto, um baiano muito gente boa, desceu comigo para o café da manhã para beber água e tentar comer alguma coisa, mas não conseguia descer nada, nem aquela água salgada que eles dizem ser potável... só conseguia tomar remédio e olhe lá. Durante o café veio o rapaz de floripa perguntar se chegamos vivas e disse que ficou preocupado pelo estado que saímos do hostel.. Tive uma das piores ressacas morais da vida ::essa:: Enfim, história para contar... :)

No dia 11 de setembro sempre há protestos no Chile por conta do aniversário do golpe militar, mas também houve protesto no domingo, dia 10, e acompanhei um pouco da janela do quarto, pois falaram que era perigoso sair com protesto na rua. A ideia para esse dia, depois de perder o Cajón, era ir ao Costanera e Cerro de San Cristóbal.. quando a ressaca melhorou e o protesto acabou saí do hostel, era em torno de 15h... precisava comer algo e  também queria passear mais um pouco pelo centro.. fomos até o Palácio de La Moneda e andamos pelo centro... achei o centro muito lindo, ruas lindas, arborizadas, com jardins.. que arquitetura :x Mas aí começou a chover muito para piorar mais ainda o frio que estava sentido :/. Ficamos um pouco ilhada num lugar que parecia como uma rodoviária, não entendi muito bem o que era aquilo, comi algo parecido com pudim de leite, só que sem gosto :\.

Em Santiago chove bem pouco e por conta disso qualquer chuva alaga e vira caos.. o Javi não conseguiu sair de casa, teve enchente no bairro dele.. com a chuva demorando a passar, entramos numa galeria e ficamos numa lanchonete com esperanças da chuva acabar logo e terminar o passeio, mas foi uma doce ilusão e acabamos saindo em baixo de chuva mesmo e frio + chuva não é boa combinação. chegando no hostel, lanchamos os nossos sanduíches que montamos na noite anterior com as compras do mercado e dormimos cedo pois no dia seguinte teríamos que estar de pé as 5h para conhecer a tão sonhada neve!!! 

Terei que voltar a Santiago para conhecer o Costanera, o Cerro de San Cristóbal, Cajón del Maipo e Valparaíso :D

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Pessoa passando fome já! Barriguinha não parava de roncar hahahah

 

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Palacio de la moneda

PS: Comprei esse cachecol preto na feirinha de artesanato em frente ao Cerra de Santo Lucía! Ele é maravilhoso de quentinho e foi algo em torno de 10 reais!!! 

 

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Geeente, nunca que no Rio de Janeiro eu iria ficar andando com o celular assim na rua hahahah

 

E no próximo capítulo eu conto sobre a aventura na neve!!! \o/ 

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23 horas atrás, Larissa Arouche disse:

Quer dizer então que eu sou maluca ???? Hahahahahahaha morri, tinha coisa que eu nem lembrava mais

Tu é doida varrida! Hahahahah

Mas é por isso, e não só por isso, que eu te amo hahaha

E quero relato aqui seu sobre sua aventura desse ano heim!!! Não quero preguiça de escrever dona Larissa!

 

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11/09 (segunda) - Santiago - Eu ouvi neve??? - Farellones ::hahaha::

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Nessa dia eu descobri que Santiago demora muuuito a amanhecer... Acordei as 5h, tomei banho, encharquei meu rosto de protetor solar e coloquei milhares de camadas de roupa (blusa de manga comprida de tecido fino, blusa 2° pele, fleece e corta vento + calça 2° pele e legging + touca, luva, cachecol) e as 5:30 o guia ligou para avisar que já estava aguardando na porta, para nossa sorte (sqn) fomos as primeiras e passamos boa parte das primeiras horas rodando santiago todo para ficar catando as pessoas... depois de quase 2 horas rodando :? paramos em um lugar para alugar as roupas de neve e equipamentos de ski e tomar café da manhã (não incluso).. já era quase 8 horas da manhã quando começou a clarear e saímos da van (um friiio absurdo que estava fazendo) para experimentar as roupas que iríamos alugar.

Não aluguei equipamento por medo de estourar o orçamento e eu sabia que em Farellones haveria bastante coisa para brincar na neve.. minha pretensão era alugar a bota, calça, luva e os óculos, pois o meu corta vento era impermeável - cada coisa separada estava 7 ou 8 mil pesos e se alugasse o pacote completo com  jaqueta ficava 25 mil. Aceitei o completo... mas me arrependi ::putz::::putz:: podia ter alugado somente a bota e a calça (essenciais), pois a luva impermeável compra por 5 mil pesos do seu tamanho em qualquer loja ou barraquinha e os óculos para quem não vai esquiar não serve de nada, são horríveis e praticamente só usei para ajudar a segurar a touca na cabeça e mesmo assim bem pouco (usei meus óculos escuros), a jaqueta impermeável eu já tinha, não precisaria alugar... mas fica a dica para vocês, podem alugar o mínimo possível e economizar uns 50 ou 100 reais! Depois de alugar tudo e me sentir do dobro do meu tamanho, fui tomar o café da manhã num posto de havia ao lado da loja de aluguel.. acho que foi o melhor café de toda a viageeeem. Pqp...

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Isso era o tal café americano, havia ovos, bancon, suco, café.. estava uma delícia, mas tivemos que comer tudo na van mesmo pq se não ia atrasar o grupo! hahaha

Geeente!! Não esquecer de usar protetor solar, usem bastante no rosto... levem bepantol labial ou manteiga de cacau também, a neve ferra com a pele e os lábios! Eu fui prevenida, mas a Lari não e voltou para o Rio com a pela e os lábios bem queimados (não só pela neve, mas pelo Atacama também)

Em farellones pagamos a entrada de 20 mil pesos e guardamos nossa mochilinha no armário (levamos água, lanche e outras coisinha), descemos de "teleférico", brincamos de trenó, subimos, fomos na tirolesa, boia... depois de algum tempo um rapaz que estava viajando sozinho se enturmou com a gente, fizemos anjinho, boneco de neve (o Alfredo), guerra de neve...

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 Maravilhada com a minha mão congelando na neve!!!

 

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Montando o Alfredo! :)

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Fizemos o primeiro boneco de neve do diiia!! Como nevou no dia anterior, estava com muuuita neve e um dia lindo ao mesmo tempo... ::love::

 

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Saímos um pouco do parque e encontramos outros brasileiros da nossa van lá fora, ele nos deram a senha do wifi do restaurante e podemos dar um oi para a família e avisar como estava sendo o dia na neve e esperamos o resto do pessoal juntar para irmos embora... na volta um menino atrás de mim passou mal e vomitou ::xiu::::xiu::::xiu:: sujou a minha roupa e o meu cabelo, mas em mim não foi tanto quanto para o caro ao meu lado :(... paramos a van por bastante tempo e toda vez que ele enjoava parávamos a van mais um pouco... a van nos deixou próximo ao Cerro de Santa Lucía (fomos quase as últimas), pagamos ao guia os 15 mil  pesos e seguimos para o Che Lagarto.

Como o dia 11 de setembro é perigoso devido ao aniversário do golpe militar, tivemos que comer na rua correndo já tudo ia fechar entre 19h/19:30 e não é bom andar na rua a noite nesse dia. Logo depois me despedi do Javi, deixei com ele alguns doces e uma cachaça... enquanto isso a Loren, uma curitibana que também conheci no grupo, chegou lá no Che e conversamos um pouco até cansaço bater. No quarto bateu um pouco de tristeza por já estar indo embora, comecei a arrumar as coisas até o Thiago baiano chegar e contar suas aventuras e me tirar um pouco da Bad por estar deixando Santiago... gente boa para caramba, ótimo amigo de quarto! 

Essa noite tive um pouco de ansiedade por estar indo embora de Santiago com a sensação de não ter aproveitado tudo... o que só aumenta minha vontade de voltar lá...

Os 2 próximos dias foram bem tranquilos e sendo mais deslocamento e passeio pela cidade..

12/09 (terça)  - Santiago - Calama - Atacama - Dia de câmbio e deslocamento

Esse dia eu viajei sozinha para o Atacama, então acordei um pouco cedo, tomei o café da manhã, peguei uma maçã para a Larissa (ela escolheu se hospedar sem café da manhã),  agendei o transfer pelo hostel mesmo por 10 mil pesos (se você estiver com mais alguém, sugiro pegar uber para dividir o valor)  saí para realizar o último câmbio (500 dólares), eu e Larissa andamos mais pela cidade, por ser dia de semana havia mais movimento e foi muito bom conhecer a cidade cheia também... comi mais um pouco (é mais forte que eu, não posso ver comida) e voltei ao hostel para pegar o transfer.. era um carro particular, estilo Uber mesmo, o rapaz era um brasileiro gente boa. Ele pediu para eu ir na frente para evitar represálias dos taxistas e quando nos despedimos nos abraçamos para fingir parentesco hahaha.

 

Cheguei cedo ao aeroporto, deu tempo de andar calmamente, despachar a mala e aguardar o voo... foi uma viagem rápida, mas a sky é um tanto apertada e desconfortável, mas mesmo assim dormir boa parte do tempo... Quando cheguei no salão de bagagens a minha malinha já estava lá na esteira!! Eu reservei o transfer pelo hostel e eles fecharam com a empresa Pampa! Foi maravilhoso :) uma menina já me aguardava e assim que me viu andando veio em minha direção, me colocou no guichê para realizada o pagamento e enquanto aguardava o resto do pessoal para ir a van ela me deu a senha do wifi ::otemo:: a van também era bem confortável.

Achei uma viagem longa de Calama até San Pedro de Atacama! Parecia não chegar nunca.. meus lábios lá começaram a rachar, olhos arderem, tive dificuldade na respiração e nem havia saído da van para isso... por ser um hostel um pouco afastado do centro (10 min a pé) fui a última, mas o Leonard (foi um amor, tirou todas as minha dúvidas por whatsapp, sempre a disposição para responder) já me aguardava na porta e dizia que quase todos seus hospedes eram brasileiros.. me alocou no quarto compartilhado (6 camas) que havia 4 brasileiras... por estar bem cansada eu só tomei banho e fui a minha cama.

 

Os hostels:

Gostei muito do Che, tinha um ambiente legal e bastante brasileiros (eu não falo nenhuma outra língua e ter brasileiro é sempre bom para mim), os quartos, banheiro e roupas de cama estavam limpos, cada cama havia tomada do lado. Os a água quente realmente era limitada e por 2 vezes precisei tomar banho frio ::quilpish::::quilpish:: e WiFi também possui muita dificuldade de pegar nos quartos, só chegava no dormitório em horários mais vazios, o que era bem raro.

o Chill Hostel no Atacama era ótimo! a única coisa contra era um pouco da distância do centro, andar até o hostel depois de um dia cansativo de passeio era um pouco chato, mas pelo preço (203 reais para 5 diárias) e qualidade - cada cama tinha tomada e lâmpada, cama confortável e bastante roupa de cama quentinha, quarto suíte com banheiro limpo, chuveiro com boa pressão e água quente ilimitada... Lá café e chá também podia ser feitos a vontade e a cada era ampla.

 

13/09 (quarta) - Atacama - Ventania e passeio cancelado :S

Eu já havia feito toda a programação do Atacama com a Carla do blog fuigosteicontei.com.br, então nesse dia eu iria encontrar a Lari que chegou de manhã, conhecer a cidade e a tarde haveria o Vale de la Luna. 

Fui andando do meu hostel até o da Lari (era próximo do meu, porém, o dela era mais perto da cidade).. damos uma volta pela cidade, comemos empanada que parecia pastel ¬¬ e já fomos localizar a agência Flamingo que seria a responsável por realizar este passeio e também aproveitei para confirmar minha reserva no tour astronômico pelo Spacer.

Quando chegou no horário do passeio, as 15h, descobrimos que foi cancelado devido a ventania que estava tendo no Atacama :/:( Como não sou de ficar chorando coisas que não posso mudar, resolvermos gastar esse dinheiro com comida em algum lugar bacana e paramos no Casa de Piedra!!! Super recomendo o ambiente, os garçons e a comida ::love::

Tomamos o famoso terremoto - drink típico feito com sorvete de abacaxi e grenadine...

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conhecemos mais um pouco da cidade, paramos num mercadinho para comprar guloseimas e ficamos na varanda do meu hostel - era coberta e bem quentinha, pois estava fazendo muuuuito frio a noite, depois a Lari foi embora e dormir torcendo muito para a ventania não estragar os passeios do dia seguinte...

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Olá nossa bacana seu roteiro ..irei em julho ou Agosto...o meu objetivo e ver neve kkk de Santiago ate Atacama vocês alugou um nos hostel ? Me indica uma boa agencia .o Ruim no Chile e tudo caro RS quantos em dinheiro em Reais que vocês levou  é depois trocou por dólar ou peso...entendeu 

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@Eliane Oliveira 

6 horas atrás, Eliane Oliveira disse:

Olá nossa bacana seu roteiro ..irei em julho ou Agosto...o meu objetivo e ver neve kkk de Santiago ate Atacama vocês alugou um nos hostel ? Me indica uma boa agencia .o Ruim no Chile e tudo caro RS quantos em dinheiro em Reais que vocês levou  é depois trocou por dólar ou peso...entendeu 

Olá, Eliane! Não sei se entendi bem a sua pergunta  "de Santiago ate Atacama vocês alugou um nos hostel ?" Se aluguei algum passeio?? Não, não aluguei nada em hostel.. Eu fechei os 2 hostels aqui do Brasil mesmo, Che Lagarto já é uma rede conhecida minha e sempre tenho preferência por eles e o Chil no Atacama fechei pelo Arbnb pq eu tinha desconto.

Eu não lembro qual foi a agência que utilizei em Santiago pq fechei junto com umas meninas e elas que fecharam e só paguei no dia, mas tenho o telefone do vendedor Patrick (brasileiro) +55 19 98166-7899.. pq fechamos em grupo ficou 15 mil pesos (75 reais)

Eu já sai do Brasil com os dólares! troquei mais ou menos 2.965,00 reais por esses 900 dólares, mas utilizei somente 690 dólares... voltei para o Brasil com 210 dólares.

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  • Conteúdo Similar

    • Por LLoschi
      Olá Mochileiros e Mochileiras!
      Vim aqui deixar meu relato de viagem ao Chile e Patagônia por algumas razões. Uma delas é por conta de uma das minha cias de viagem, a minha avó. Acredito que muitas pessoas talvez tenham até vontade de fazer uma viagem dessas com pais, ou avós ou até mesmo crianças e tenham receio por acharem muito "selvagem". Mas tem como fazer uma viagem dessa ficar acessível a essas pessoas e ainda sim ser incrível para todos. A outra razão é para compartilhar algumas dicas e perrengues pelos quais passamos e ajudar outros viajantes.
      Escolhemos viajar em outubro pois li que era quando inicia a temporada de passeios na Patagônia. O bom é que o clima já está bem mais ameno comparado ao inverno, porém, ainda não é a alta temporada, o que torna os passeios menos caros (eu não disse baratos, ok?) e as atrações menos cheias de gente. Saímos de Brasília no dia 11 de outubro à noite, pela GOL e fizemos conexão no Rio de Janeiro. Como nosso voo para Santiago era só no dia 12 de manhã, dormimos em um hotel perto do Galeão. 
      SANTIAGO
      1º DIA - SEXTA-FEIRA
      O voo para Santiago foi bem tranquilo, acho que pelo RJ são 4h20 de duração. Nem tínhamos pousado na capital e já estávamos maravilhadas lá de cima com a majestosa Cordilheira dos Andes. Foi o primeiro (de muitos) contatos que tive com as paisagens de tirar o fôlego do Chile. Vai vendo...

      Como chegamos sem nenhum peso optei por trocar alguns no aeroporto, algo que desse para pegar uma condução até o nosso apartamento e outras despesas iniciais. A cotação do aeroporto é bem ruim, o ideal é trocar o resto depois no centro da cidade. Se bem me lembro, no dia que chegamos estava 1 real = 160 pesos. Pesos trocados, optei por pegar um táxi pois estava com a minha avó. Sei que dá para pegar Uber, porém, como ainda não é legalizado, fiquei com medo de não conseguir encontrar o ponto de embarque. Outra coisa que também é possível são os ônibus para o centro, mas deixarei para quando eu voltar sozinha. Ao chegar vários taxistas irão te abordar, nem olhe para o lado, vá direto para as empresas credenciadas de táxi. O preço para o bairro de Providência é de R$ 20.000 pesos (cerca de R$ 120 reais).
      Chegamos no nosso apartamento (aluguei pelo Air Bnb e achei um excelente custo benefício. A hospedagem saiu por R$ 1092 reais para 4 dias. Muito organizado, excelente localização, ótima receptividade e uma vista.....ah meu bem, veja por você mesmo....) Vou deixar o link aqui para quem se interessar: https://www.airbnb.com.br/rooms/21106715


      Feito o check-in fomos direito para o centro de Santiago com dois objetivos: trocar pesos e comprar um chip de dados de internet para o meu celular. A Afex (a mesma casa de câmbio do aeroporto) fica na Rua Augustinas e estava com uma cotação boa. Trocamos por 1 real = 177 pesos, ou 1000 pesos = R$ 5,65, além de alguns pesos argentinos para a viagem até El Calafate. O chip eu comprei por R$ 2 mil pesos de um vendedor ambulante brazuca que estava no centro. Com o chip já instalado eu fui na farmácia Cruz Verde, fiz uma recarga de R$ 5 mil pesos. Depois fui na loja da Entel, que fica do lado e pedi orientações ao vendedor para a instalação do pacote de dados. Tudo configurado, fomos direto para o shopping Costanera Center almoçar e conhecer o mirante "Sky Costanera". Porém, aqui, vai mais uma dica importante: atente-se às condições meteorológicas para não jogar seu dinheiro fora. Como chegamos em um dia ensolarado, céu aberto, eu pensei: por que não? Porém, chegando lá em cima, percebi que as cordilheiras estavam todas encobertas por "Smog", que é aquela névoa de poluição comum em grandes metrópoles. Ou seja, pagamos salgados 15 mil pesos (cerca de R$ 90 reais) para ver prédios e carros, o que já dava pra ver bem legal da varanda do nosso apto. Terminada nossa experiência, fizemos umas comprinhas de comida no supermercado Jumbo (depois voltarei a falar desse mercado), pegamos um táxi no subsolo do shopping (mais seguro do que pegar na rua, pois os da rua são muito exploradores) e voltamos para casa.
       
      2 DIA - SÁBADO
      Sábado de manhã fomos dar uma caminhada pelos bairros de Providência e Bellavista, para conhecer a região. Sugeri à minha vó que fôssemos caminhando até a famosa casa do Pablo Nerura, La Chascona, porém, chegando lá, percebemos que era impraticável entrarmos, pois são muitos degraus para conhecer tudo e seria muito cansativo para a minha avó. Retornamos ao nosso apartamento para encontrar a minha tia que havia acabado de chegar do Brasil e seguimos de metrô até o Bairro Paris-Londres. Lá é bem pitoresco, tem umas ruas de paralelepípedo e uma arquitetura diferente. É lá também que tem um memorial para as vítimas da Ditatura do Pinochet, mas quando chegamos, infelizmente, tinha acabado de fechar, então só fizemos umas fotos na entrada mesmo. Mais uma dica: se pretende trocar câmbio no sábado, fique atento, pois as casas fecham ao meio dia, ok?

      Seguimos andando pelo centro, com várias lojas e comércio variado até chegarmos na Plaza de armas. Conhecemos a Catedral e em seguida o Mercado Municipal. O prédio do mercado é bem bonito, entramos, demos uma olhada e saímos, pois achamos o cheiro de peixe um pouco desagradável...rsrsrs mas vimos muitas pessoas por lá comendo a famosa Centolla, o caranguejo gigante das águas geladas da Antártida. Colocamos na cabeça que não sairíamos do Chile sem provar essa iguaria, porém, em outro lugar. De lá, seguimos para o Bairro Bellas Artes, onde tomamos um café. Depois, voltamos para o apartamento para descansar um pouco e à noite fomos conhecer o famoso Pátio Bellavista, onde tem diversos bares e restaurantes e costuma ser bem movimentado à noite.reservar 
      3º DIA - DOMINGO
      Separamos o domingo para conhecer uma vinícola, por indicação de amigos fomos até à Santa Rita. Aqui vai mais uma dica: reserve com antecedência, para conseguir mesa no restaurante. Infelizmente, como deixei para comprar no dia, não havia mais vagas no restaurante e acabamos almoçando no café que fica dentro da vinícola, que tem uma comida bem mais ou menos. Para chegar até a vinícola fizemos uma simulação de quanto custaria se fôssemos de Uber. Cerca de 15 mil pesos, quase 90 reais. Então optamos por ir de metrô até a estação Las Mercedes e de lá pedimos um Uber, que nos custou 5 mil pesos. O passeio foi bem legal, compramos o tour em Português que tinha a degustação de 3 vinhos, além de alguns tipos de queijos. Acho que foi 16 mil pesos, se não me engano. A vinícola é bem bonita, os vinhos são muito gostosos e têm um bom preço. Saí de lá com apenas uma garrafa pois queria voltar para o Brasil com rótulos de várias vinícolas. O tour demorou cerca de 1h,  almoçamos e pegamos uma charrete (carreta como eles chamam) até a porta da vinícola para tentar pegar um ônibus até a estação de metrô, pois como o lugar é meio fora de mão ficamos com receio de nenhum uber querer nos buscar. Por sorte, passou um táxi na porta pedindo 15 mil pesos para nos deixar na estação do metrô. Eu disse: "moço está muito caro". Ele respondeu: "10 mil pesos". Eu retruquei: "O uber nos deixou aqui por 5 mil". Depois de pechinchar ele acabou topando e voltamos até o metrô pelo mesmo preço da ida. 

      Chegamos em Providência por volta de 17h e minha ideia era ainda subir o Cerro San Cristobal, pois tinha lido que lá é muito bonito, tem uma vista panorâmica da cidade e um por- do-sol divino. Porém, como era domingo estava lotado, uma fila imensa para entrar e o parque fecha às 18h. Por conta disso, acabamos não conseguindo conhecer o cerro, vai ter que ficar para uma próxima visita à cidade. À noite fomos jantar no restaurante famoso "Como água para chocolate", porém, não achei nada demais. O ambiente é bacana, mas a comida é bem sem tempero. Sou mais a minha...hehehehe
      4º DIA - SEGUNDA-FEIRA
      Separamos esse dia para conhecer o Cajon del Maipo, mais precisamente a represa Embalse El Yeso. Optamos por alugar um carro e ir por conta própria, para termos a liberdade de decidir quanto tempo iríamos ficar e também pelo fato de eu ser traumatizada com excursão. Reservei com antecedência pela internet um carro na Chilean - United rent a car, no Bairro Bellavista, cerca de 500m a pé do nosso apartamento. O bom é que poderíamos retirar o carro lá e devolvê-lo no dia seguinte no aeroporto, onde precisaríamos ir para tomar nosso voo para Punta Arenas. Pegamos um carro comum, compacto, com ar condicionado. Deu conta legal do passeio, mas o clima ajudou bastante também. GPS do celular ligado, seguimos em direção ao Cajon del Maipo e o bom desse passeio é que não só o destino é lindo, mas todo o caminho também. E como estávamos por conta própria, podíamos parar na estrada para tirar fotos e admirar as belezas do caminho. 

      De modo geral achei a estrada bem tranquila, mas como eu disse, o dia estava lindo e o clima ajudou muito. Depois de passar pela porta da represa a estrada fica um pouco pior, com curvas bem sinuosas e o chão de terra. Nesse trecho em especial é bom ir devagar e ficar bem atento, pois o espaço é bem estreito para dois carros passarem. Ao chegar mais perto da represa, para nossa surpresa: um grande engarrafamento. O lugar estava muito, mas muito cheio. E como têm trechos que não passam dois carros, você tem que esperar um monte de carro descer para conseguir subir. Muita gente já ia largando o carro pelo meio do caminho e subindo a pé, mas o sol estava muito forte e minha vó estava no carro, então esperamos cerca de 1h para conseguir subir. Depois, ficamos sabendo que aquele dia (15 de outubro) é feriado no Chile, então se eu puder te dar uma dica é: evite ir em domingos e feriados para não passar por isso.  No dia em que fomos tinham vendedores ambulantes, banheiro químico, etc. Não sei se é assim todo dia ou se estava assim por conta do feriado. Então aproveite para tirar a aguinha do joelho no restaurante que tem antes da entrada de acesso à represa (El Tarro). Outra opção (bem mais barata) é levar seu próprio lanche. O clima lá é muito doido, estava quente, um sol de rachar e do nada dava uma rajada de vento congelante! Vá de roupas confortáveis, use muito protetor solar e leve um bom casaco para os momentos de vento. Perrengues à parte, o lugar é muito bonito e todo passeio valeu muito a pena.

      PUNTA ARENAS
      5º DIA - TERÇA-FEIRA
      Saímos bem cedinho para o aeroporto rumo ao nosso primeiro destino da Patagônia chilena: Punta Arenas. E por que escolhemos essa cidade? Pois o sonho da minha avó (e confesso, meu também) era conhecer os pinguins de Magalhães, uma colônia que pode ser visitada de barco a cerca de 40 minutos da cidade. Mas vou contar dessa cilada  passeio já já.
      Continuando, fomos até Punta Arenas de Sky Airlines, uma empresa low cost do Chile e a viagem foi ótima, sem nenhum contratempo. Chegando no aeroporto retirei o carro que havia reservado pela Avis, dessa vez um carro melhor, pois íamos pegar algumas estradas mais longas com ele. Detalhe importante: como iríamos cruzar a fronteira até a Argentina, foi preciso fazer uma solicitação à empresa com 10 dias de antecedência da viagem para que eles providenciassem a documentação necessária a ser apresentada. Sem isso você não consegue atravessar a fronteira. Segundo detalhe importante: ao chegar no nosso hotel (link para o hotel: https://www.booking.com/hotel/cl/finis-terrae.pt-br.html) me dei conta de que havia perdido o meu papel da PDI (que eles te dão na imigração quando você entra no país). Sem esse papel você pode ter problemas para sair do Chile. Por sorte, havia a poucas rua do hotel um prédio da PDI e foi bem fácil para eu tirar uma segunda via. 
      Como não tínhamos nada programado para esse dia acabamos indo conhecer a famosa Zona Franca de Punta Arenas e achamos uma loja com preços incríveis para comprar casacos e roupas de frio. Não lembro o nome, mas é uma loja de departamento grande, é bem fácil de achar. Fizemos nossas compras e voltamos à cidade. À noite fomos jantar em um restaurante chamado La Marmita, bem aconchegante e perto do nosso hotel. Gostamos tanto de lá que voltamos no dia seguinte para almoçar. O Ceviche e a Centolla são bem gostosos!

      6º DIA - QUARTA-FEIRA
      Esse, para mim, foi o dia mais marcante da viagem. Se por um lado, eu amei, por outro, odiei. Vou dizer por que. Contratamos o passeio até a Isla Magdalena com a empresa Solo Expediciones. Não é nem um pouco barato são 63 mil pesos por pessoa (Cerca de R$ 380 reais), mas para mim valia tudo para ver os pinguinzinhos em seu habitat natural. E lá fomos nós, às 6h30 da manhã até a agência para pegar o traslado. Um ônibus nos levou até um porto para tomar o barco bote até a Isla Magdalena. Juro, devia ter umas 30 pessoas e o barco era bem pequeno, parecia uma cápsula motorizada. Só de ver aquilo já me deu uma agonia, mas tudo bem, eu estava lá para me aventurar. Quem me conhece sabe que eu tenho problema com barco, pois enjoo muito fácil e por isso mesmo tomei um remédio antes de ir. Só que eu não tinha noção de como era o tal estreito de Magalhães. Parecia que o nosso barquinho estava participando do programa "Pesca mortal" do Discovery, ele pulava tanto, mas tanto, que eu não aguentei nem 10 minutos antes de perder a minha dignidade na frente de todos. Não teve jeito, fiquei os 40 minutos da ida passando muito, mas muito mal mesmo. O bom é que assim que o barco atracou e eu coloquei os dois pés em terra firme o enjoo passou na hora e pude curtir os meus tão sonhados pinguins.  Dica: lá tava fazendo um dia lindo, muito sol, e mesmo assim a sensação términa era de -3º. Ou seja, vá bem agasalhado. Mesmo assim, a 1h que passei com os pinguins me fez esquecer todo o perrengue que eu passei, foi muito incrível a experiência.


      Na volta o barco circundou a Isla Marta para o pessoal ver e fotografar os Leões Marinhos, mas eu ainda estava muito nauseada e só conseguia pensar em voltar logo para terra firme e recuperar a minha dignidade. Esse dia foi a primeira aventura de verdade que a minha vó viveu na viagem, pois não foi fácil se segurar dentro daquele barco com um mar tão revolto. Se você gosta muito de pinguins e não curte barcos, uma opção é visitar a Pinguineira Otway, que tem acesso a partir do continente.
      Retornamos do passeio as 13h, almoçamos e já pegamos estrada até Puerto Natales. Sobre essa estrada: ela faz parte da Ruta del fim del mundo e foi a melhor que eu dirigi na minha vida. Muito bem pavimentada, pouco movimentada, muitas belezas pelo caminho. Dá vontade de meter o pé, hehe, mas tem que tomar cuidado com os ventos laterais que desestabilizam o carro. São pouco mais de 3h de Punta Arenas até a cidade que é a porta de entrada para o parque Torres del Paine. Dica importante: encha o tanque do carro antes de sair de Punta Arenas, pois não existe um posto sequer entre uma cidade e a outra.

       
      PUERTO NATALES
      Como essa época do ano no Chile demora bastante para escurecer, chegamos lá em Puerto Natales por volta das 18h e ainda conseguimos pegar um belo pôr-do-sol na praça da cidade. Fiquei impressionada com a quantidade de cachorros de rua que existem por lá e são todos muito lindos, dá vontade de levar pra casa. Fizemos o check-in no hotel (Link para do hotel: https://booki.ng/2T5VvVf), demos uma volta no centrinho e fomos jantar em um restaurante muito bom chamado Cafe Kaiken. Lá, experimentei o famoso prato chileno Lomo a lo pobre, que é uma carne de vaca com dois ovos fritos em cima, cebola e batata frita. Estava muito gostoso!

      7 º DIA - QUINTA-FEIRA
      Seguindo a programação, reservamos todo o dia para conhecer o parque Torres del Paine. Na minha opinião, o segundo ponto alto da viagem, um dos lugares mais bonitos que já conheci. Existem inúmeras opções de conhecer o parque, seja a pé, seja de carro, seja de excursão. Como estava com a minha vó, optamos por ir de carro, no esquema bate e volta e, para mim, foi muito lindo e suficiente. Existem duas estradas que dão acesso ao parque, uma mais longa e uma mais curta. Nós fizemos a mais longa na ida (é bem mais bonita e também em melhor condições) e a mais curta na volta (depois percebemos que apesar de mais curta não é mais rápida, porque tem muita curva, é de terra e não é bem sinalizada). Na ida, além de ver as lindas montanhas de gelo no horizonte, vimos muitos animais, ovelhas, vacas, cavalos, tem um mirante lindíssimo do lago Sarmiento já perto da entrada do parque. Logo mais a frente, nos deparamos com a cena mais linda, um guanaco sozinho pastando na beira da estrada com as montanhas cobertas de gelo ao fundo. Emocionante!


      Seguimos direto em direção às Lagunas Amarga e Azul, pois além de muito bonitas são os trechos do parque com maior chance de ver os Guanacos, animais que parecem uma mistura de Lhama com camelo. E não foi diferente do esperado, tem muitos mesmo, inclusive tome cuidado pois eles correm no meio da rua e podem pular na frente do carro.

      Fizemos fotos incríveis e quando nos preparávamos para entrar na Portaria Sarmiento percebemos que o carro estava com 1/4 de tanque. Que amadorismo da nossa parte! Já tinham me alertado que lá não existem postos de gasolina, mas foi uma distração nossa mesmo. A única solução que encontramos para não inviabilizar nosso passeio foi voltar até Puerto Natales, abastecer e retornar ao Parque, desta vez direto para a portaria Sarmiento. Chegando lá de volta, pagamos o ingresso para entrar no parque (21 mil pesos por pessoa, vale ressaltar que pode ser pago no cartão de crédito) e nos deram um mapinha bem completo com todas as atrações do parque. De cara já vimos o trajeto que poderia ser feito de carro e seguimos em direção ao salto grande e ao lago Nordenskjöld. No meio do caminho, paramos para tirar fotos no mirador deste lago, que é maravilhoso e seguimos para a cafeteria Pudeto, onde fizemos um lanchinho (mais uma vez, se quiser economizar, leve seu próprio lanche). Em seguida subimos de carro para o mirante do salto grande, paramos o carro, fizemos uma caminhada rápida e já demos de cara com o paraíso.


      Desse ponto é possível fazer uma caminhada de aproximadamente 1h até o Mirador Cuernos, porém não fizemos pois estávamos com a minha vó e achamos melhor poupá-la pois ainda tinha muitas coisas para ver. Seguimos pela estrada de carro em direção ao lindíssimo lago Pehoé, onde também tem um mirante que nos rendeu mais um show de fotos e vista espetacular. Nossa próxima parada era o Lago Grey, então não perdemos tempo e rumamos para lá, pois já começava o cair da tarde. Estacionamos o carro e fizemos uma caminhada bem agradável de uns 30 minutos por um bosque que tem uma ponte bem bacana que passa por cima do rio Pingo. Seguimos em frente até chegar ao lago, que tem uma prainha toda de pedra. Contemplamos, fizemos fotos, porém decidimos não caminhar até o mirador Grey por dois motivos: já estava escurecendo e a vó já demonstrava sinais de cansaço, então como já íamos ver glaciares na Argentina, resolvemos voltar.

      Para otimizar nosso retorno a Puerto Natales voltamos pela estrada que passa pela sede administrativa do parque (aquela mais curta que eu falei antes). Foi um pouco tensa a volta, pois já era tarde, o sol começou a cair e a estrada é bem sinuosa, escura, tem muito coelho que se joga na frente do carro (ainda bem que não atropelamos nenhum) e é bem estreita, sem sinalização...enfim, a volta definitivamente não foi legal, talvez se não tivéssemos perdido tempo no passeio pela falta de combustível na ida a gente tivesse conseguido voltar mais cedo e não passar por isso. À noite, para recuperar as energias fomos direito para o restaurante comer. Desta vez escolhemos um chamado El Bote, que tem a melhor carne que eu já comi em toda a minha vida (carne mechada). Serve muito bem duas pessoas, sobrou bastante, e olha que eu comi muito! 
      EL CALAFATE
      8º DIA - SEXTA-FEIRA
      Escolhemos dar um pulo para conhecer a Patagônia Argentina, mais precisamente o Parque Nacional Los Glaciares, onde tem um dos glaciares mais bonitos do mundo, o Perito Moreno. Seguimos para El Calafate ainda de manhã e cruzamos a fronteira sem problemas, pois toda a documentação estava correta. Dica importante: existem dois caminhos para El Calafate, um mais curto e um mais longo. Tanto o pessoal da locadora de carros, quanto da fronteira nos alertou para evitarmos o mais curto, pela condição ruim da estrada. Então optamos, por segurança, pegar o caminho mais longo, que é cerca de 4h30 de viagem saindo de Puerto Natales. Não tem posto de gasolina durante um longo trecho, então encha o tanque antes de sair de Puerto Natales.
      Na entrada da província de Santa Cruz, já na argentina, os policiais pediram para abrirmos o porta-malas, mas só deram uma olhada por cima e já nos liberaram. Na primeira cidadezinha já paramos em uma loja para comprar um chip Argentino de celular para acesso de dados de internet. Não foi tão fácil configurar dessa vez pois precisava ligar na operadora e informar alguns dados, mas o rapaz da loja foi bem gente boa e nos ajudou. Apenas pediu para quebrarmos o chip quando terminasse a viagem, já que estava com os dados dele. Continuamos a viagem, mais longa e bem mais tediosa que as anteriores, pois são muitos trechos sem absolutamente nada para se ver, apenas campos de vegetação rasteira, trechos com retas sem fim, parecia que nunca ia chegar no nosso destino. Finalmente chegamos em El Calafate por volta de 15h e fomos direto para o hotel fazer o check-in e deixar as malas (Link do hotel: https://www.booking.com/hotel/ar/aca-el-calafate.pt-br.html) Logo na recepção nos informaram que se quiséssemos conhecer o Glaciar Perito Moreno ainda naquele dia teríamos que sair naquela hora. Então, apesar do cansaço foi o que fizemos, pois não teríamos outra oportunidade de fazê-lo.
      O acesso ao parque para o Perito Moreno é uns 80km de El Calafate, a estrada é bem tranquila. Logo na entrada do Parque você tem que pagar para entrar (custa 600 pesos o ingresso por pessoa, cerca de R$ 70 e é possível pagar com cartão de crédito). Dentro do parque a estrada também é bem bonita, apenas é preciso ficar atento às curvas. Chegamos no tão esperado Perito Moreno e para nossa surpresa era o horário em que as excursões estavam indo embora, o que eu achei ótimo, pois quanto menos gente, melhor. Lá, tem uma placa com todas as trilhas que podem ser feitas pelas Plataformas. Ao todo, são 5, com tempos e níveis de dificuldade diferentes. Independentemente da trilha, as vistas são espetaculares. Se fizer silêncio você consegue ouvir barulhos como se fossem explosões, do gelo se desprendendo e caindo na água. De arrepiar.

      Minha vó acabou não descendo com a gente pois ficou com medo de se cansar muito na volta, além disso, o pessoal do hotel foi sacana e fez um terrorismo com o lance das escadas, disseram que era muito exaustivo, etc. Então eu e minha tia descemos pela trilha central, de cerca de 1h enquanto minha vó ficou no mirante lá do alto, perto do restaurante. Quando estávamos voltando acabamos descobrindo que tem um acesso diferente para pessoas com mobilidade reduzida para um mirante que é um pouco mais abaixo e melhor, mas já era bem tarde quando descobrimos e ela acabou não conseguindo descer. À noite voltamos para a cidade para comprar chocolates artesanais no centrinho e jantar. Eu comi no pior lugar da minha vida, um restaurante chamado San Pedro. Além do atendimento péssimo, o bife era muito duro e sem gosto. Fiquei com uma péssima impressão da comida Argentina, pois vinha comendo muito bem no Chile. Quando retornamos ao hotel tivemos uma desagradável surpresa: o padrão de tomada deles é completamente diferente do nosso e do chileno! Nós não tínhamos adaptador, então tivemos que pedir para deixar nosso celulares carregando na recepção.
      9º DIA - SÁBADO
      Fizemos uma reserva antecipada do passeio Rios de Hielo para conhecer mais glaciares do parque. Acordamos bem cedo, pegamos o carro e seguimos para o Puerto Punta Bandera, um acesso diferente do parque Los Glaciares de onde saem embarcações. Estávamos com poucos pesos argentinos e eu já sabia que a gente teria que pagar novamente a entrada do parque, mas não sabia se eles aceitavam cartão por essa outra entrada de acesso ao parque. Perguntei para a empresa que nos vendeu o passeio e eles não souberam nos informar (o que eu achei absurdo). Perguntei no hotel e eles nos disseram que aceitava. Pois bem, fomos até o tal porto e para nossa surpresa, a entrada do parque por esse acesso é apenas em dinheiro. Por conta disso, minha tia desistiu de fazer o passeio e voltou para a cidade, o que foi muito chato. O barco saiu do porto às 9h e foi navegando pelo lago argentino em direção ao primeiro glaciar, o Upsala. No caminho já é possivel ver vários icebergs enormes e todo mundo corre pra fora do barco para tirar foto, mas nesse dia estava nublado em bem frio, então tava difícil ficar muito tempo lá fora.


      Depois de um bom tempo de navegação chegamos ao Glaciar Upsala, ele é muito, mas muito grande. Não é permitido às embarcações chegar muito perto dele, pois ele está regredindo. Então o barco para em frente a um enorme bloco de gelo para as pessoas fotografarem. Em seguida, ele segue pelo outro braço do lago Argentino em direção ao glaciar Spegazzini, no caminho vemos mais diversos pedaços enormes de gelo até chegar bem pertinho do glaciar e para para mais um tempo de fotos.

      O passeio terminou por volta de 14h30 (sim, ele é bem longo e eu achei muito tempo de passeio, até um pouco cansativo). Depois descobri que tem um passeio de 1h de duração que visita outro glaciar, acho que teria sido melhor fazer este. Terminado o passeio retornamos ao centro de El Calafate para comermos e abastecermos o carro, pois voltaríamos no mesmo dia a Puerto Natales. Se eu já tinha achado a estrada cansativa na ida, a volta foi muito pior, pois choveu durante todo o trajeto. Para coroar nossa volta, o pessoal da fronteira do Chile nos pediu para tirar todas as malas do carro para passar no raio X, muito bom para quem já estava podre de cansada. rsrs
      Em Puerto Natales, já de noite, fomos direto para o restaurante comer (voltamos ao El Bote, pois gostamos muito da comida e do atendimento) e dormimos no mesmo hotel que havíamos nos hospedado antes.
      PUNTA ARENAS - SANTIAGO
      10º DIA - DOMINGO
      Acordamos bem cedinho, abastecemos o carro e pegamos estrada para Punta Arenas, rumo ao aeroporto. Nosso voo para Santiago era meio dia e chegamos por volta de 15h30. Como nosso voo para o Brasil era no dia seguinte, optamos por ficar hospedadas perto do aeroporto (Link do hotel: https://www.booking.com/hotel/cl/lq-by-la-quinta-santiago-aeropuerto.pt-br.html) Como tínhamos tempo de sobra, fizemos o check in e fomos de uber para o supermerado Jumbo, que fica dentro do Costanera Center. Lá tem uma adega excelente, com muitas opções boas de vinhos a preços ótimos. Fizemos as nossas compras, até comprei uma malinha de mão para trazer as minhas garrafas (trouxe 7 no total na bagagem de mão). Eles também te dão plástico bolha de graça para embalar os vinhos. À noite voltamos ao hotel, jantamos e retornamos ao Brasil no dia seguinte às 15h muito cansadas, mas felizes pela grande experiência que tivemos no Chile. Com certeza algo que levarei por toda a minha vida! Gracias, Chile!
       
       






    • Por M A T H E U S V E R D
      O vídeo abaixo mostra detalhadamente o valor gasto com combustível, hospedagem, alimentação, passeios, lembranças e seguros da viagem realizada entre os dias 02 de Janeiro de 2018 ao dia 21 de Janeiro de 2018.
      Eu Matheus Verdan, sai do Rio de janeiro e o Iago Luiz de São Paulo e juntos fomos do Atlântico ao Pacifico, do Rio a Santiago e voltamos. Rodamos cerca de 10000km em duas Tenere 250 por cerca de 19 dias. O valor final mostra exatamente quanto gastamos na viagem e serve de base para calcular o seu gasto.
      ► Saiba o preço do combustível no Chile e na Argentina.
      ► Valor gasto diariamente com alimentação.
      ► O custo da hospedagem na viagem.
      ► Quanto custa e onde contratar o seguro SOAPEX, seguro CARTA VERDE e Seguro Viagem.
       
      Links uteis: Seguro obrigatório Chileno - SOAPEX - https://www.hdi.cl/venta/Index.aspx
      Seguro Viagem - https://www.seguroviagem.srv.br/
      Vídeo da viagem - https://youtu.be/qNx7PDM1Yxw 
       
      Observação: O valor final esta somado com a multa que explico no vídeo. Se quiser qualquer informação sobre a viagem, será um prazer ajudar.
       
      Para acompanhar todas as fotos dessa trip espetacular entre no meu instagram:
      @mathverdan https://www.instagram.com/mathverdan/
      @iagoluizoli https://www.instagram.com/iagoluizoli/ 
       
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      ► Motos utilizadas: Duas Tenere 250
      ► Dificuldade da estrada: Médio
      ► Partida: Rio de Janeiro - BRL
      ► Chegada: Santiago - CHL
      ► Percurso: 10000 km
       
      Locais Visitados:
      ► Laguna Cejar
      ► Salar de Tara
      ► Salar de Atacama
      ► Laguna Tuyajto
      ► Gêiseres del Tatio
      ► Valle de la Luna
      ► Monjes de la Pacana
      ► Mão do Deserto
      ► Los Caracoles
      ► Salinas Grandes
      ► Lagunas Miscanti y Miniques (Altiplânicas)
      ► Concha Y Toro
      ► Fuerte Neptuno
       
       
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    • Por aletchos
      Pessoal, estive no Deserto do Atacama em agosto de 2016 e queria colocar aqui meu relato para ajudar o pessoal do fórum que está planejando uma trip para lá.
       

      Como chegar no Deserto de Atacama
       
      Para visitar o Deserto de Atacama você quase certamente ficará hospedado em San Pedro de Atacama, um povoado com 3 mil habitantes instalado no meio do deserto e que serve de base para todos os principais passeios ao Deserto do Atacama.
       
      De avião
       
      O aeroporto mais próximo fica na cidade de Calama, situada a aproximadamente 1 hora e 20 minutos de carro de San Pedro de Atacama. Calama é o principal ponto de chegada para quem chega de avião ao Deserto do Atacama.
       
      Paguei 76 dólares pelo voo de ida e volta pela Sky Airline, saindo de Santiago.
       
      No aeroporto mesmo existem umas 5 empresas de transfers que fazem o trajeto Calama – San Pedro de Atacama. Todas cobram um preço tabelado de 12.000 pesos ida e 20.000 ida e volta.
       
      Se você chega e sai de Calama, feche ida e volta e informe o dia e horário do seu voo de volta que eles irão pegar você no seu hotel/hostel a tempo do seu voo de volta.
       
      Sobre qual empresa escolher, todas parecem sérias e estruturadas, mas a Transfer Vip aparentemente possui mais carros, o que pode ser uma vantagem.
       
      De ônibus
       
      Você também pode chegar a San Pedro de Atacama de ônibus. A viagem saindo de Santiago leva quase 24 horas, o que certamente é cansativo.
       
      Com a Tur Bus você consegue comprar passagens até San Pedro, e com a Pullman Bus você chega até Calama.
       

      Quanto gastei no Deserto de Atacama
       
      Bom, gastos são sempre importantes, mas cada um sabe o budget que tem e o que pode gastar em uma viagem.
       
      Eu anotei absolutamente tudo o que gastei nessa viagem, dos passeios ao chocolate. Usei um app que gosto demais, que é o Travel Pocket (recomendo!). Segundo minhas anotações no app, meus gastos ficaram assim:
       
      CLP 339.250,00 (pesos chilenos, aproximadamente 522 dólares); USD 575,00; e BRL 1.386,00 (neste valor está apenas a passagem para o Brasil).  
      Assim, podemos dizer que minha viagem no total saiu por algo como R$ 5.220,00 (considerando 1 real como 3,5 dólares).
       

      Quando ir ao Deserto de Atacama
       
      O Deserto do Atacama é um destino que pode ser visitado durante todo o ano, sem restrições. O tempo é extremamente seco e raramente chove.
       
      Temperaturas. Basicamente, essa é a principal questão envolvendo o clima que você vai se preocupar. A amplitude térmica é muito grande por lá, ou seja, você vai pegar frio à noite e nas primeiras horas da manhã e calor durante o dia.
       
      Nos meses de verão (mesmo período do verão no Brasil) você terá temperaturas mais altas durante o dia, e no inverno (período em que eu estive por lá) já não tão altas. Por outro lado, no inverno você terá noites e manhãs mais frias do que no verão.
       
      Para você ter ideia, no passeio aos Geysers del Tatio eu peguei -13 graus logo ao amanhecer. Na tarde, já de volta a San Pedro, a temperatura estava um pouco acima de 20 graus, ou seja, uma diferença de 33 graus no mesmo dia!
       

      Geysers del Tatio – Temperatura quando estive por lá foi -13 graus!
       
      Os períodos com temperaturas mais amenas e uma amplitude térmica não tão grande é de março a maio e de setembro a novembro, portanto esses seriam os melhores meses para visitar o Deserto do Atacama, mas, como falei antes, você tem condições climáticas para visitar o Atacama durante todo o ano.
       
      Sobre o tempo ser seco, leve Bepantol e um hidrante e beba bastante água. É que com o tempo seco, sua boca e pele ficarão secas (incrivelmente secas), então você deve passar o Bepantol nos lábios o dia todo ou vai ficar com a boca parecendo a lua cheia de crateras!
       

      Onde ficar em San Pedro de Atacama
       
      A não ser que você procure algo muito específico, você certamente ficará hospedado em San Pedro de Atacama. É aqui que estão as agências e de onde saem os passeios para visitar o Deserto do Atacama.
       
      A cidade é praticamente toda voltada para o turismo, então você encontra opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos. Saiba, contudo, que você está no meio do deserto e, em razão disso, recursos são escassos. São comuns relatos de falta de água, falta de água quente, falta de luz, internet, etc. Também em razão disso os preços são relativamente mais caros do que em outros lugares que já visitei.
       

      As ruas bucólicas de San Pedro de Atacama. Na foto, a rua Caracoles.
       
      Li praticamente todos os reviews de todos os lugares, peguei recomendações de blogueiros que confio que estiveram por lá, e acabei fechando no Booking.com. Certamente não é a opção mais barata, mas longe de ser mais cara. Tinha um café da manhã excelente, um quarto extremamente confortável e limpo, banheiro ótimo com água quente, Wi-Fi que funcionava razoavelmente bem, excelente localização e um igualmente excelente atendimento (em breve um review mais detalhado).
       
      O Hotel Pat'ta Hoiri é uma boa opção para quem está disposto a investir um pouco mais em conforto, sem pagar os preços estratosféricos de alguns hotéis de San Pedro de Atacama. Contudo, certamente não é a opção para os mochileiros que querem economizar ao máximo!
       
      Além da análise preço, a localização é um fator relevante. A principal rua de San Pedro de Atacama é a Caracoles, onde estão a maioria das agências e serviços que você precisa (farmácia, restaurantes, bares, etc). Grande parte do comércio está na Caracoles ou nas ruas próximas, portanto o mais próximo que você ficar daqui, melhor.
       
      De todo modo, San Pedro não é uma cidade muito grande, então com alguns minutos de caminhada você chega à grande maioria das hospedagens. Contudo, quando você está cansado do dia inteiro de passeios, é sempre melhor que o restaurante ou bar que você vai jantar esteja o mais próximo possível de onde você está ficando. Enfim, um ponto a considerar!
       
      Um hostel que também é muito bem avaliado e que já bons reviews de blogueiros é o Hostal Lickana. Esse hostel fica muito bem localizado e tem excelente reviews no Booking.com também e tem preços mais em conta que o Hotel Pat'ta Hoiri.
       
      Estou escrevendo um post com uma pesquisa bem extensa de preços comparados com as avaliações de outros viajantes e opiniões de blogueiros e logo posto aqui para vocês.
       

      Onde comer em San Pedro de Atacama
       
      Apesar de ser um povoado pequeno e simples, San Pedro de Atacama oferece opções excelentes de comida. Na Rua Caracoles estão bons restaurantes, mas nas ruas próximas você encontra outras opções interessantes também.
       
      Vou relatar aqui os lugares onde comi, o que comi e quanto gastei exatamente em cada refeição, mas fico extremamente feliz se vocês colocarem outras opções nos comentários, assim aumentamos as opções para quem está lendo esse post aqui.
       
      Restaurante La Casona, na Rua Caracoles
       
      Restaurante muito bom, comida extremamente bem servida (mata a fome e sobra) e de qualidade. Paguei 15.070 pesos pelo menu do dia (foto abaixo) e uma cerveja.



       
      Restaurante Blanco, na Rua Caracoles
       
      Outro excelente restaurante na Caracoles, talvez um dos melhores da cidade. Paguei 20.405 pesos pelo jantar, com vinho e água. O menu do dia, que saia por 10.000 pesos (o meu saiu mais caro pelo vinho e água), está descrito na foto abaixo, juntamente com as fotos dos pratos que consegui tirar por lá.
       



       
      Restaurante La Pica del Indio, Rua Tocopilla
       
      Restaurante um pouco mais em conta, que fica na rua Tocopilla, uma travessa da Caracoles. Gastei 8.140 pesos para comer um ceviche como entrada e peito de frango com batatas de prato principal. O valor do menu, com sobremesa, era 4.500 pesos, mas como bebi duas cervejas o preço subiu! O frango não estava muito bom, mas é uma opção mais em conta para quem quer pagar menos.
       





       
      Restaurante Delicias del Carmen, Rua Caracoles
       
      Outro bom restaurante na Caracoles. Paguei 12.100 pesos por uma entrada de salada de quinoa e frango com fritas, e também bebi uma cerveja por lá. Uma outra opção do cardápio, pelo mesmo valor, era uma caesar salad. Fotos abaixo!
       


       
      Restaurante Tierra Natural, Rua Caracoles
       
      Aqui, paguei 9.900 pesos por um frango com batatas salteadas e uma Coca-Cola. Comida muito boa, feita com ingredientes orgânicos e naturais e um clima muito legal. Achei o serviço um pouco atrapalhado, mas acredito que isso se deu pois já era mais tarde do que o normal.
       

       
      Restaurante Adobe, Rua Caracoles
       
      Outro excelente restaurante de San Pedro. Jantei aqui em duas ocasiões. Na primeira, comi uma pizza muito boa e duas Coca-Colas, que me saíram por 16.830 pesos. A pizza alimenta duas pessoas que não comem muito (vou ficar devendo a foto)!
       
      Na segunda vez, um risoto de quinoa e uma Coca, que me saíram por 13.305 pesos.
       

       
      Fora essas opções acima, existem tantas outras na própria Caracoles. E como falei antes, ficaria feliz se outras pessoas pudessem comentar no post outras opções que usaram.
       
      Além dos restaurantes acima, também tomei uns chopps e comi uma pizza que eles mesmo fazem no Bar Chelacanbur, que fica também na Caracoles. Por lá, na final do futebol masculino da olimpíada e vendo o Brasil levar o ouro, deixei 12.500 pesos numa pizza que foi dividida em 5 pessoas e em uma quantidade de cerveja que me deixou relativamente bêbado!
       

      Agências de Viagem em San Pedro de Atacama
       
      Uma das grandes dúvidas na viagem ao Deserto do Atacama diz respeito às agências de viagem, afinal são muitas opções! Outra dúvida é se devemos fechar os passeios com antecedência ou se deixamos para fechar quando estivermos lá.
       
      Vou tentar responder essas dúvidas!
       
      Qual agência escolher?
       
      Como falei, são muitas. E os critérios de escolhas são muitos e muito pessoais também.
       
      Antes de qualquer coisa, só queria colocar que usei três agências diferentes e não recebi qualquer apoio delas por ter o blog. Aliás, elas sequer sabiam (e nem devem saber) do blog. Só escrevo isso pois li algumas críticas no TripAdvisor para alguns blogueiros que recomendavam passeios de agências que ofereceram apoio a esses blogueiros e o serviço e preço prestado por essas agências aparentemente não foi tão bom (e não estou fazendo qualquer julgamento aos blogueiros, agências ou a pessoa que escreveu no TripAdvisor).
       
      Enfim, vou dizer como eu escolhi a minha agência.
       
      No hotel que fiquei, o dono recomendou a agência Latchir. Visitei e verifiquei os preços, que eram bons. Os passeios são quase todos distantes de San Pedro, ou seja, você vai ter que percorrer longas distâncias de carro. É importante pagar barato, mas o barato pode sair caro, pois seu trajeto (seja de ônibus, van, pickup, etc) pode ser um inferno, isso sem falar no carro quebrar ou até algum acidente.
       
      Depois, visitei a Ayllu, muito recomendada por blogueiros e brasileiros que visitam o Deserto do Atacama. Achei a Ayllu com um preço alto (por vezes seis vezes mais caras que as demais), mas não fechei nenhum passeio com eles para dizer se o preço compensa ou não. Contudo, dada a grande diferença, acho bem difícil que valha até 6 vezes mais.
       
      Depois, visitei a Grado 10, também muito bem falada pelos viajantes brasileiros. Em termos de preço, saiu mais caro que a Latchir, mas bem mais barata que a Ayllu. Acabei fechando com eles.
       
      Por que escolhi a Grado 10? Bons reviews no Trip Advisor e em blogs no Brasil e, principalmente, pelo grande diferencial: O caminhão!
       
      Todas as demais agências fazem os trajetos em vans, micro ônibus ou pickups. A Grado 10 faz num caminhão overland adaptado para esse tipo de viagem. Eu já conhecia esse tipo de caminhão há muitos anos, pois meu grande sonho de viagem é cruzar a África num desses. Quando bati o olho não teve jeito! Apesar de ser rústico, o caminhão é extremamente confortável por dentro, com bancos reclináveis e janelas grandes. No Valle de la Luna pudemos assistir ao nascer da lua de cima do caminhão e na Laguna Cejar ficamos lá em cima enquanto o caminhão ia para o lugar onde faríamos nosso brinde da tarde!
       

       
      Claro que isso é um pequeno detalhe e que me cativou, mas achei o serviço excelente também. A nossa guia (Camila) era excelente, prestativa, com muito conhecimento e falava espanhol e inglês, mas todos os brasileiros entendiam ela sem problema algum.
       
      A Grado 10 só tem 4 passeios, os mais tradicionais: Laguna Cejar, Valle de La Luna, Geysers del Tatio e Lagunas Altiplanicas (sem Piedras Rojas). Fechei os 3 primeiros com eles e paguei 80.000 pesos.
       
      Também li bons reviews sobre a agência Atacama Connection e fechei com eles apenas o Lagunas Altiplanicas com Piedras Rojas (pois a Grado 10 não fazia Piedras Rojas). Tudo ocorreu bem, o veículo era um micro ônibus confortável, a guia tinha conhecimento e era muito prestativa, mas não tinha a mesma vibe do caminhão da Grado 10 hehe! De todo modo, nada a reparar quanto ao serviço prestado pela Atacama Connection. O preço que paguei por esse passeio foi 35.000 pesos.
       
      Por fim, fiz o Salar de Tara com a agência Crisol(não achei site, por isso estou indicando o Facebook). Honestamente, não pesquisei absolutamente nada sobre essa agência, fechei o passeio um dia antes depois de sentar num bar com uns brasileiros que iam no dia seguinte e recomendaram. O carro e o guia eram muito bons e o passeio foi excelente também, portanto não tenho absolutamente nada a reportar sobre eles.
       
      Um post que me ajudou bastante na avaliação de agências foi este aqui, do Viaje na Viagem, além, claro, do Trip Advisor.
       
      Geralmente, quando os passeios saem muito cedo da manhã (como é o caso dos Geysers del Tatio, que você sai próximo das 5, dependendo da época do ano) as agências oferecem café da manhã durante o passeio. Nos passeios de longa duração também é oferecido almoço, portanto a inclusão de refeições é um ponto também a ser observado na sua escolha.
       
      Devo reservar com antecedência?
       
      Sendo bem objetivo, não vejo razões para você reservar com antecedência.
       
      São muitas opções de agência e você dificilmente ficará sem poder fazer algum passeio que queira fazer. Ainda, quase todas aceitam uma chorada e concedem um desconto no preço inicial, então minha recomendação é que você feche os passeios apenas quando chegar em San Pedro de Atacama.
       

      Passeios no Deserto de Atacama
       
      Existem muitas opções do que fazer por lá.
       
      Os passeios tradicionais são 4:
       
      Valle de la Luna: O mais próximo de San Pedro, fica há uma meia hora do centro da cidade. Nesse passeio você faz uma visita guiada dentro do Valle de La Luna, que tem formações muito lindas. Ao final do dia, você sobe até onde fica a pedra do Coyote para ver o por do sol. Quando estive por lá também era época de lua cheia, e de lá vimos a lua nascer junto com o por do sol, foi lindo!
       




       
      Neste post aqui conto um pouco mais sobre o passeio ao Valle de La Luna e também mostro algumas das fotos que tirei por lá.
       
      Geysers del Tatio: Nesse passeio você sairá bem cedo de San Pedro (perto das 4 ou 5 da manhã), pois os geysers são mais ativos antes de o sol nascer. O problema é que faz muito frio por lá, e você deve ir preparadíssimo. Em agosto, quando estive lá, peguei temperaturas de -13 graus.
       




       
      É um passeio que dura o dia todo, você percorrerá uns 200 km de carro e atingirá uma altitude de 4.300 metros. Em breve, colocarei aqui o link para o post que estou escrevendo sobre o passeio.
       
      Lagunas Altiplanicas: Um dos passeios mais distantes de San Pedro. As paisagens do altiplano são espetaculares (as fotos abaixo falam por si só). Este passeio dura o dia todo e você percorrerá uns 270 km de carro ida e volta. Você vai visitar a Laguna Chaxa e o povoado de Socaire, e também as lagunas Miscante e Miñiques. É na laguna Chaxa que você verá inúmeros flamingos e terá a chance de tirar as fotos que tirei abaixo!
       




       
      Em breve, colocarei aqui o link para o post que estou escrevendo sobre o passeio.
       
      Lagunas Cejar e Tebenquiche: Esse passeio tem duração de meio dia e fica a apenas 30 km de San Pedro de Atacama. Aqui você terá a oportunidade de nadar em uma das lagunas, que tem 200 vezes mais sal que o mar. É possível também avistar flamingos, mas eu não tive essa sorte.
       
      Em breve, colocarei aqui o link para o post que estou escrevendo sobre o passeio.
       
      Além dos passeios tradicionais mencionados acima, existem outras ótimas opções do que fazer. Algumas eu listo aqui:
       
      Salar de Tara: Além dos passeios acima, também visitei o Salar de Tara. É um dos mais distantes de San Pedro e também onde você atingirá uma das maiores altitudes (pouco mais de 4.800 metros). O frio não é tão extremo como nos Geysers, mas é bom ir preparado para temperaturas baixas. É um passeio de dia inteiro e você vai rodar quase 300 km ida e volta.
       
      Em breve, colocarei aqui o link para o post que estou escrevendo sobre o passeio.
       
      Tour Astronômico: A baixa luminosidade no deserto e a baixa umidade fazem do Atacama um dos melhores lugares do mundo para se observar as estrelas.
       
      Apesar de fotografia noturna ser uma das minhas preferidas, quando cheguei em San Pedro era a primeira noite de lua cheia, e a lua cheia, em razão da sua grande luminosidade, faz com que você veja um número menor de estrelas do que o normal. Em razão disso, o tour astronômico mais conhecido do Deserto do Atacama não estava ocorrendo. Esse tour é feito pela empresa Space e você pode encontrar maiores informações no site deles.
       
      No último dia, contudo, consegui ir para o meio do deserto tirar fotos noturnas, pois a lua cheia nasceria duas horas depois do anoitecer.
       
      Vulcão Lascar: O Lascar é um vulcão ativo que fica acima dos 5.500 metros de altitude. Inúmeras agências em San Pedro oferecem um hiking para subir o vulcão. Infelizmente, meu pouco tempo no Deserto do Atacama não permitiu incluir a subida ao Lascar.
       
      Sandboard: Você pode fazer sandboard no Valle de La Muerte. Essa é outra atividade que gostaria, mas que não consegui incluir no tempo que estive por lá. Em dias de lua cheia, o pessoal faz o sandboard à noite, o que deve ser muito legal. Inúmeras agências oferecem esse passeio, então você não terá problemas em encontrar alguém que leve você até lá!
       
      Termas de Puritama: Outro que não consegui incluir, as Termas de Puritama são piscinas termais no meio do deserto, localizadas a 30 km de San Pedro. É uma excelente opção para relaxar depois de um dia cansativo no deserto. Inúmeras empresas levam você até lá e o preço é algo em torno de 9.000 pesos.
       
      Salar de Uyuni: O Salar de Uyuni fica na Bolívia, mas inúmeras agências em San Pedro fazem travessias até lá pelo deserto, que duram de 3 a 4 dias.
       
      O que levar ao Deserto do Atacama
       
      Fazer as malas para essa viagem ao Deserto do Atacama não é muito simples. Você tem que considerar que vai pegar temperaturas extremamente frias e temperaturas relativamente quentes, tudo no mesmo dia.
       
      Fora os itens básicos de higiene pessoal e vestuário, acredito que a lista abaixo é suficiente:
       
      Meias para frio: Se você tiver meias de esqui, ótimo. Você vai usar no passeio dos Geysers del Tatio e pode ser bom para dormir também. Se você não tiver meias de esqui, leve a mais grossa que você tiver. Calçado confortável: Leve sandália e um tênis confortável para fazer os passeios, já que você vai andar com frequência. Não vejo necessidade para uma bota de trekking ou algo mais pesado, a não ser que você vá fazer algum trekking mais pesado, como o Lascar. Eu estava com um tênis goretex da The North Face, que é bem reforçado, mas praticamente todo mundo que vi por lá estava com tênis normal. Se você tiver uma bota ou um tênis mais reforçado, ótimo, caso contrário não vejo necessidade de comprar um. Calça térmica: Se você tiver, será muito útil. Ainda que você não tenha uma calça térmica técnica (aquelas para esqui, frio extremo, etc), uma ceroula ou uma calça justa ao corpo e que retenha o calor já será muito boa. Blusa térmica: Basicamente, o mesmo que da calça térmica, mas para a parte de cima do corpo. Eu tenho várias, porque esquio, e você pode encontrar umas baratinhas na Decathlon e na Centauro. Fleece: O fleece é o que chamamos de segunda camada, um blusão bem quentinho e excelente para reter o calor. Além do fleece, pense em moletons também para usar como segunda camada. Jaqueta: Terceira e última camada, você pode levar um corta vento ou até algo mais pesado (eu andei com minha jaqueta de ski nos dias de muito frio). Luva e touca: Eu usei luva de ski e passei frio nos geysers, mas em todos os outros passeios me virei bem com uma luva de lã e mão no bolso. Para quem sente frio na cabeça, uma touca é bem útil por lá. Roupas leves: Além das roupas acima focadas no frio, leve roupas leve, como camisetas, calça jeans, etc, pois boa parte dos passeios serão feitos em temperatura amena. Um casaquinho não muito pesado também é muito útil para as noites em San Pedro. Filtro solar: É sol o dia todo e sol forte, não economize no FPS! Mochila de ataque: Leve uma mochila de ataque para usar durante o dia, especialmente para guardar as roupas que você for tirando e a água que você precisará carregar com você. Bepantol e hidratante: O tempo é muito seco e seus lábios e pele ficaram muito ressecados, mas ressecados como você nunca viu antes. Sua mão vai ficar áspera e seus lábios vão rachar, então evite isso ao máximo com Bepantol e hidratante. Soro fisiológico ou Sorine: Seu nariz fica desconfortavelmente seco, então use esses produtos para ajudar um pouco. Colírio: O olho também sofre com o tempo seco.  
      Espero que a lista acima ajude vocês!
       
      Como falei antes, estou escrevendo uma série de posts sobre o Deserto do Atacama, e aos poucos vou publicando e colocando o link aqui para ajudar todo mundo.
       
      Coloquei aqui as informações que relatei no meu blog e o link para o post completo com mais fotos e informações está aqui. Espero que ajude!
      Não esquece de seguir o blog no Instagram para curtir as fotos que tirei lá no Atacama! Clica aqui.
    • Por Andreaz Herz
      se tromba na trip, só dá um slv ;
       
      ✌️
       
       


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