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1 hora atrás, Eliane Oliveira disse:

Oque v acha? E melhor eu leva dólar usa no Chile e Mendoza,
Qualquer coisa eu troco por peso
Mas no Chile o custo e mas alto ne?

@Eliane Oliveira 

Isso, eu levei dólar e lá troquei pela moeda local.. no meu caso foi o peso chileno. Você sempre vai trocar pela moeda local. Na primeira postagem estou ensinando a fazer o cálculo para saber se levar dólar ou real é mais vantagem, mas esse cálculo vc começa a fazer 1 mês antes da viagem, pois vai precisar saber da cotação da época que estiver indo. Mas eu recomendo levar um pouco em dólar e um pouco em reais.

Chile e Argentina possuem um custo bem alto, já foi o tempo que a Argentina era barata também, então o custo não vai ser muito diferente de uma país para outro, só que o Chile possui mais passeios caros, como o Farellones que custou 300 reais com os alugueis das roupas.

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Em 02/01/2018 em 07:22, Natália C. Santos disse:

14/09 (quinta)  - Atacama - Passeio de Bike / Laguna Cejar

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Chegou o primeiro dia de passeio, já que a ventania de ontem não deixou fazer o vale de la luna :( !! Como eu já disse, eu já havia fechado tudo com a Carla Boechat e ela foi a responsável por fechar os meus passeios e com isso não precisei me preocupar com absolutamente nada!!! Ela foi maravilhosa e fez essa planilha pra mim com todo o roteiro, preços, horários e entradas:

 

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Então o primeiro passeio já começou hard.. pq pedalar peso deserto não é fácil não!!! O nosso guia, o José, foi maravilhoso... é um peruano muito gente boa!!

O passeio é particular, somente eu e a Larissa fizemos e tudo no nosso tempo, o Zé era bem cuidadoso e atencioso a todo o momento, as bikes também eram ótimas, com ótimo freio até na terra...

Saí do hostel bem cedo, por volta de 7:30, encontrei a Lari no hostel dela e seguimos para o centro onde o ponto e encontro era em frente a um restaurante.. enquanto esperávamos comi uma empada que infelizmente não caiu muito bem, me deixou arrotando o gosto da carne moída a manhã toda :/... peguei trauma e nunca mais como empanada de carne hahaha

De manhã estava um absurdo de frio!!! Quem fizer o passeio de bike pela manhã, por favor, saiam bem agasalhados (estilo cebola, várias camadas) e levem bandana para cobrir o rosto!!! eu não levei e pedalar levando vento frio no rosto e respirando aquele ar gelado fez a minha "ite" atacar, me causando muita coriza e dor de cabeça... eu havia levado minha bolsinha de remédio para esse passeio e foi bem útil para melhorar os sintomas.

Conforme foi passando o dia, o vento gelado foi diminuindo e dando lugar ao calor... eu fui com blusa de esporte, blusa segunda pele, corta vento e cachecol.. tudo bem essencial. O passeio é maravilhoso, nunca tinha visto nada igual!!! fazer o passeio de bicicleta deu um ar de superação. Super recomendo para quem não tem preguiça de atividade física, mas é importante estar mais aclimado e praticar exercícios regularmente para não sentir tanto. Eu faço exercício funcional 3 vezes por semana e mesmo assim senti bastante câimbra quando precisava subir com a bike as montanhas cheias de arreia, mas de forma alguma deixaria de fazer esse passeio.

 

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O parque que visitamos de Bike 

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Aqui a gente paga uma entrada de 2 ou 3 mil pesos... 

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Teve lanchinho nesse passeio, mas a fome ainda era negra, então, por volta de 13h acabou nossa aventura e quando estávamos a caminho dos Los Carritos para o almoço, um brasileiro parou a gente e nos convenceu a comer ali perto no centro mesmo... comida boa, mas deu uns 30 reais para cada, achei um pouco caro.. Mas segue a foto do prato bonito :)

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o ambiente era bonito e confortável, mas não lembro o nome e nem onde ficava, só que era bem perto da lojinha do Zé...

 

Depois corremos para o hostel para nos prepararmos para o passeio da tarde, a Lagunas Cejar... :x , a laguna de sal.

No hostel tomei banho e coloquei o biquíni por baixo da roupa e novamente fui até o centro para a saída na agência Flamingo.. No centro também encontrei a Loren, curitibana do grupo do whatsapp que também fechou os passeios com a Carla e íamos fazer os passeios juntas. A laguna Cejar tem uma entrada muito cara, mas tem boa infraestrutura, com bastante banheiros e chuveiros de água doce para ajudar a tirar o sal do corpo...  a laguna é bem bonita e mesmo a água sendo gelada, eu recomendo entrar sim, depois seu corpo acostuma com a temperatura, mas sabe lá quando haverá outra oportunidade de entrar numa água tão densa de sal... Só cuidado para não manchar seus óculos escuros pq eu me ferrei com isso hahaha

Na  verdade a laguna que entramos não é a Cejar, pois a mesma é proibida para banho, a que entramos é a laguna ao lado, a laguna Piedra.

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Laguna Piedra...

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Depois de ficarmos um bom tempo aproveitado a laguna, fomos para o banho, entramos novamente na van e seguimos para conhecermos outras lagunas e novamente entramos na van para o lanche no por do sol...

 

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 No Atacama vc nunca pode deixar de levar o corta vento e uma blusa quente (flecee / 2° pele) para todos os passeios, pois a variação de temperatura é enooorme! principalmente de manhã e fim de tarde.

O lanche era muito bom! Teve nachos com guacamole, pisco, suco, biscoitos e uma galera muito gente boooa.. havia muito brasileiro, então conversamos muito e foi uma ótima troca de experiência também.

Depois do por do sol a van nos deixou no centro e eu e a Loren resolvemos comprar coisas para lancharmos no hostel e fizemos um hamburguer bem delicioso gastando bem pouco.. compramos tudo na rua dos los carritos (próximo ao campo de futebol e do cemitério) lá há várias vendas bem baratas e ajuda a não estourar o orçamento.

 

Próximo capítulo: 15/09 (sexta) - Atacama - Termas Puritama / Tour Astronômico 

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Foto por onde passamos de bike.

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15/09 (Sexta)  - Atacama - Terma Puritamas e Tour Astronômico

 

Acordamos cedo e um pouco antes das 9h a van já buscou a gente! De novo, as primeiras... ¬¬

Usei uma calça leggin e blusa de manga de fácil transpiração (teladas de exercício físico), com biquíni por baixo. Lá tivemos que pagar uma entrada de 15 mil pesos (150/2 = 75 reais) ::quilpish::, que entregamos ao guia e nos deu o ingresso.

São 4 ou 5 (não lembro bem ::putz:: lindas piscinas naturais com água quentinha que chega a ser torturante sair delas, pois o vento castiga....

O tempo que ficamos não foi muito, mas deu para aproveitar bem cada uma. Levem uma roupa entra para não voltar molhada e toalha de alta absorção.

Eu realmente não tenho fotos fotos, estava absolutamente mais preocupada em aproveitar aquilo tudo, mas vou por aqui o pouco que tenho

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O ingresso

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A primeira visão do local

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2° Piscina

Estava um sol bem forte e foi tudo maravilhoso...

Depois fizemos uma pequena subida até a van e voltamos para casa ouvindo um reggae espanhol bem gostoso..

 

Chegando na cidade, almoçamos no conhecido Carritos! Próximo ao Campo de futebol, bem próximo ao centro. Comi um pescado com batata e arroz bem gostoso por 3 mil pesos (30/2 = 15 reais) + um sucão de abacaxi por mil pesos (5 reais). ::otemo::

Pança cheia! Partiu tomar um banho e descansar no hostel para o tão grande e esperado passeio do Atacama... O Tour Astronômico!!!! ::hahaha:: Meu passeio mais desejado, o que me fez ir até o Atacama.

O Tour Astronômico, a agência te leva até uma parte do deserto, com melhor visualização do céu e o guia, um astrônomo (geralmente) explica tuuuudinho. Depois ficamos livres para observar os telescópios com o guia ainda explicando cada detalhe e no fim entramos numa casinha, ficamos em volta de fogueira, tomamos chocolate quente e o guia fica aberto a todas as perguntas... foi a coisa mais linda de toda a viagem.

Para não ter erro, reservei a data com a Space 1 mês antes http://www.spaceobs.com/en . É a mais tradicional agência do tour astronômico! 20.000 pesos (100 reais) mais bem gastos da minha vida. Agendei o tour em espanhol, mas o astrônomo conhecia o Brasil e também falava português (haviam muitos brasileiros no grupo), ele explicou cada detalhe muito bem, deixa cada pessoa perguntar.. dedicou 1h só de explicação com o laser que chega em casa estrela... A Space também possui mais telescópios e os melhores e maiores do que qualquer outra agência no Atacama... Valeu super a pena.

Eles pegam a gente no ponto de encontro pontualmente e nos levam num micro-ônibus e deixam no mesmo lugar no centro.

 

Minhas amigas fizeram com 2 outras agência na mesma noite e sério, a explicação delas foram muito mais precárias, com o tempo dedicado a tirar fotos, pois precisa de uma máquina especial... O que a Space não faz. Se você procura viver mais o momento e ter boa explicação, recomendo a Space, mas se preferir mais um foto para recordar, há várias agências que realizam esse serviço.

 

Obs: No tour astronômico faz um frio absuuuurdo ::Cold:: por favor, utilizem as 3 camadas de roupa (Segunda pele, fleece e casaco), cachecol, gorro, luva são sempre importante também!

 

 

 

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16/09 (Sábado)  - Atacama - Pedras Rojas e Lagunas Altiplânicas

Sem dúvida um passeio indispensável no Atacama....

É um passeio longo, de 1 dia inteiro, em altitude elevada, com variações enormes de temperatura, mas uma das paisagens mais bonitas que já vi na minha vida.

1 dia antes, umas brasileiras que estavam no meu quarto me informaram que sentiram muito frio no passeio, foi o passeio mais congelante, que as vezes elas não conseguiam sair da van sem as mãos congelarem... bateu um medo e com isso eu coloquei calça segunda pele + leggin + moletom e blusa segunda pele + fleece + corta vento... gorro, luva, cachecol e tudo mais.

Na 1° parada, paramos em um lagoa para ver os flamingos e tomar café da manhã.. não achei nada demais, parecia um esgoto de tão fedido o lugar... tiramos algumas fotos e fomos tomar o café da manhã (incluso) bem gostoso, deu para ficar feliz :) 

 

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Depois seguimos a estrada e paramos no meio dela para tirar fotos naquele lugar super lindo.. acho que já estávamos a mais de 4 mil metrôs de altitude e Larissa passou um pouco mal, mas levamos folhas de coca e ajudaram bastante e ela ficar boa rápido.

 

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Tiramos algumas poucas fotos... (sério, eu nasce mais para olhar que tirar fotos, gente. Desculpa.)

E seguimos para as Pedras Rojas... Estava ventando, mas não chegava nem perto do frio que eu esperava.. Então tirei o fleece e o moletom para ficar mais confortável.. e que lugar incrível!!!! Um dos lugares mais lindos que já visitei!

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Um sapato resistente é indispensável também, pois vocês vão tirar o coro dele!!

Ficamos um booom tempo neste lugar, algo em torno de 45 / 1h e seguimos felizes para as Lagunas Altiplânicaas, infelizmente lá ficamos beeeem pouco, não sei bem porquê, mas admiramos um pouco aquela beleza de lugar.

 

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Depois ainda fomos até um outro lugar, não me recordo o nome, mas parecia que eu estava dentro de uma pintura!!!

Sente o que era aquilo...

 

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Depois ficamos um bom tempo na van e paramos para almoço, também incluso, com um suco colorido com gosto de corante com açúcar bem horrível.... mas a comida era bem satisfatória!

Em outra cidadezinha tomamos sorvete, vimos umas lhamas fofas e aí já estava um calor desesperador.. eu estava tirando absolutamente tudo o que eu podia de roupa...

Estava exausta e vim cochilando até a cidade...

Mas como era a minha ÚLTIMA noite no Atacama, Final de Semana de Festa Pátria, único Final de semana permitido ter festa, beber na rua e dançar! Claaaro que iamos pegar uma festinha...

Encontrei Larissa no hostel dela e descemos para encontrar 2 amigas chilenas que fizemos amizade... Estávamos morrendo de fome e paramos na Casa de Piedra, onde comi a melhor pizza da minha vida... tomamos umas cervejas e depois seguimos para um bar / karaokê / balada, chamado Lolita, se eu não me engano...

São 3 áreas divididas e resolvemos ficar na parte com Karaokê livre, era só por o nome na fila... O bar era LGBT e estava cheio de brasileiros (como em qualquer canto). Pedimos um vinho, porém, para beber precisa pedir comida também ::toma::

Então pedimos algumas empanadas e pagamos 10 mil pesos num vinho que custa 2 mil HAHAHAHAHAHAH Trouxa ::mmm:

 

Ficamos lá bastante tempo, mas começamos achar chato e saímos... entramos na festa pátria, saímos, tomamos mais terremoto e ficamos trebatos.. depois fomos ao hostel das chilenas e ficamos  na área comum até ninguém mais conseguir se mantar acordado. Voltei ao hostel, cochilei por exatos 25 min e já tive que acordar as 5h para os passeio ao Geyser!! <3 

 

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@Eliane Oliveira Só vi hoje.mas não posso deixar sem responder Grande erro dos ameri canófilos fazerem 2 câmbios.EM TODA A AMÉRICA DE ANDA COM REAL,é trocado por qualquer casa de câmbio,não tem que perder 2 vezes, é principalmente, não paga IOF.

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      Não se pode dançar em San Pedro de Atacama. Sob os nossos pés, um imenso cemitério indígena, restos de um povo que acreditava que tudo aquilo o que víamos era o bem mais precioso que tínhamos. Um povo que sabia honrar cada pedaço daquela terra e extrair dela tudo o que precisávamos para existir. Um povo que tinha um enorme respeito pela nossa grande e única fonte de tudo, e entendia sobre o que realmente importava. Ouvir música é permitido, contanto que ela não desperte, no corpo e nos pés, a vontade de manifestar euforia e, por consequência, desrespeito sobre aqueles que nos ensinaram tudo o que jamais poderíamos ter esquecido. 
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      Deserto do Atacama
      O deserto do Atacama não é real. É um outro planeta inventado num filme. É um sonho confuso que se divide ao acordar. É uma mentira contada sobre um paraíso. É uma miragem que nos faz duvidar, o tempo todo, se estamos acordados. Uma memória que temos certeza que está a nos enganar. Um medo constante dos olhos esquecerem a beleza, a imensidão e a intensidade do que veem. Uma emoção que faz chorar todos os dias diante da magnitude do que nos rodeia. O lugar mais especial que já pisamos. 
      No deserto do Atacama há muitas possibilidades de passeios e dificilmente, por tempo e dinheiro, você fará todos. Pesquise bastante e escolha passeios diferentes e que se encaixem no seu gosto e no seu bolso. Optamos por fechar todos os passeios com a mesma empresa, Araya https://www.arayaatacama.com/, e adoramos. Pode não ser a agência mais barata, mas os guias são excelentes e pontuais, as vans são ótimas e nos pegam e nos deixam de volta no hotel e os lanches oferecidos em cada passeio, eram visivelmente melhores que o de outras empresas.
       

       

       

       
      Escolhemos os seguintes passeios:
       
      Lagunas Escondidas
      Três litros de água por dia é o que se recomenda beber no deserto. O corpo rapidamente sente a secura na boca, nas mãos, nos poros, na língua, na pele. A desidratação chega sutil, a saliva falta e a dor de cabeça se aponta lá no fundo dos olhos. Um mínimo gole de água resolve instantaneamente. Sentimos cada parte do nosso corpo reagir ao ambiente em que recebemos muito mais do que damos, como deveria ser sempre na natureza. 
      Saímos às 8h da manhã para as Lagunas Escondidas, um conjunto de 7 lagoas formadas no meio da Cordilheira do Sal. Uma viagem de uns 20min de carro e uma caminhada de uns 15min nos levam à primeira delas, uma piscina natural com a água tão salgada que, se secarmos as mãos na roupa, uma capa branca se forma no mesmo instante. Dá pra ver pequenas bolhas brotarem do solo, indicando a nascente de água subterrânea, um fenômeno banal explicado pelos geólogos, mas impressionante para nós. Água verde clara, transparente e salgada. 
      Seguimos a trilha adiante e, entre uma e outra lagoa verde, nos deparamos com a penúltima do conjunto. Falta ar e palavras para descrever o que os olhos não acreditavam ver. No meio de um concentrado de sal na superfície, rodeado de rochas de sal que vão escurecendo pelo horizonte até ficarem marrom, um pedaço do céu se abre no chão, de uma cor tão azul esverdeada, tão verde azulada, tão aturquezada, tão ainda sem nome, que os olhos se enchem de lágrimas e a boca saliva a vontade das mãos de toca-la. E o corpo desaba na pedra mais próxima e se rende, sem qualquer outra chance de alternativa, enquanto o silêncio e a suspensão são a única manifestação comum e possível dos sentidos. E ali, naquele instante mágico, naquele intervalo que a noção de tempo não consegue explicar, entendemos o nada que somos. 

       

       

       

       

       
      Vale de La Luna e Vale de la Muerte
      É curioso e surpreendente perceber-se no lugar considerado o mais inóspito da Terra, o ambiente que temos de mais próximo à superfície da Lua. Por isso o nome, Vale de la Luna. 
      23 milhões de anos soam como um número perdido e vago, já que é humanamente incalculável para aqueles que vivem, quando muito, um mísero século por aqui. São 23 mil gerações da nossa família vivendo por um período acima da média. Um número impossível para nós. 
      Mas não para a Terra. Não para a natureza. Não para aquele lugar onde tempo e espaço são conceitos que temos que ressignificar para tentar, com muitos esforços, começar a entender o início de nós. 
      Cavernas no meio de cânions de um tamanho muito além do alcance dos olhos; gesso, argila, cristais de sal, granito, quartzo, infinitos minérios cuja explicação para aparecerem ali não existe; cinzas e pedaços de rochas espalhados por todo o vale; e o vento, que faz tudo aparecer e sumir conforme a sua vontade, moldando esculturas que os humanos, tão perdidos diante daquela fonte gigante de tudo, chamam de “Marias”; e a chuva que, raríssima, quando aparece vem imensa, abrindo caminhos em espaços invisíveis. 
      Da mesma forma é o Vale de la Muerte, que era para ser Marte, pelo óbvio, mas a dramaticidade ocidental não permitiu. Do topo do vale vemos o horizonte rosa, as cordilheiras desenhadas, a terra vermelha, as fontes intermináveis de minérios, o sal, os vulcões, o tamanho daquilo tudo. 
      Ali somos nós os estrangeiros, os extras do território, aqueles que não pertencem, achando que sabem alguma coisa, mas que não conseguem explicar quase nada do que se passa nesse outro planeta, que só parece nosso, mas que é ele muito mais o dono da gente. 

       

       

       

       
      Laguna Céjar
      O céu do deserto do Atacama é de um azul firme, fixo, que de tão certo e forte faz os olhos duvidarem. E o horizonte de montanhas e cordilheiras de um colorido que vai do branco da neve nos cumes dos Andes, passa pelo avermelhado rosa da cordilheira do sal, depois pelas formações rochosas amarronzadas de sal seco, pelo bege do solo de pedras menores, até voltar ao branco do sal puro e, por fim, ao azulverde da água das lagoas. É como uma paleta cíclica de cores que só existem ali. 
      A Laguna Céjar é um imenso de água no meio dessa esfera impossível. Começa rasa e transparente, tentadora aos pés, e aos poucos, ao passo lento e natural que a natureza impõe, vai passando pro verde, todos os tons, até chegar ao azul, confundindo o nosso olhar entre céu e água, entre cima e baixo, entre nós e a imensidão. 
      Ali não se pode tocar. É preciso aprender a apalpar com os olhos. 

       

       

       
      Ojos del Salar
      Acredita-se que há milhões de anos, não se sabe dizer quantos, contra toda e qualquer teoria geológica de probabilidade, dois meteoritos caíram na Terra, um ao lado do outro, bem ali no meio do deserto. E com menos explicação ainda, esses buracos formados se encheram de água, doce, limpa, onde se pode mergulhar. E mesmo com toda a seca que se vive lá, ano após ano, a água não diminui. Se evapora, é novamente alimentada por alguma nascente que não se sabe sequer de onde poderia vir. Os buracos possuem uma profundidade que máquina nenhuma inventada pelo homem consegue calcular. 
      Eles te encaram, imensos, como que rindo da tentativa vã e sem propósito de entender o que não se pode explicar. Nos emocionamos entre os Ojos del Salar.

       

       

       
      Laguna Tebinquiche
      A Laguna Tebinquiche é a origem de tudo. No momento em que o mundo acabar e a Terra sucumbir às torturas que praticamos a cada segundo, é ali que tudo recomeça. As bactérias presentes nas pedras que rodeiam toda a lagoa são capazes de dar início ao ciclo da vida. A potência daquele lugar é assustadora. 
      Há um caminho delimitado para caminhar, para que se tente não acabar com o nosso único possível recomeço. E após uma trilha no meio dessa fonte de vida tão invisível aos nossos olhos, tão possivelmente desacreditável a olho nu, chega-se a um ponto onde a luz do pôr do sol a oeste reflete nas montanhas a leste, mudando-as de cor. A beleza é tão arrebatadora que, ao não sabermos para onde olhar, se para o sol que se põe por trás das montanhas e vem até nós pelo reflexo na água ou para o horizonte que vai seguindo o movimento do olhar em amarelo claro, amarelo escuro, laranja claro, laranja escuro, rosa claro, rosa escuro, até atingir a cor púrpura do outro lado, a luz do dia acaba, deixando somente o silêncio daquela visão impossível. E pedimos, com lágrimas que escorrem em meio ao sorriso incessante, que os olhos não esqueçam o milagre que acabaram de ver.
       
      Termas de Puritama
      Há 3 mil metros de altitude cresce uma espécie de cacto que só existe em bando. Chegando aos 6 metros de altura e vivendo por cerca de 200 anos, esse tipo que sequer vinga diante da solidão, possui uma madeira porosa diante de sua casca de espinhos perfeita para o artesanato. De tão esbelto e firme, é difícil crer que, assim como as rolinhas, não sabe e não suporta ser só. Mas gosta de topos, talvez para ter a certeza de avistar os seus a todo instante, como uma galinha que não perde seus pequenos de vista, mas todos sendo mãe e filho ao mesmo tempo. 
      Num dos cânions em que vive essa espécie há um rasgo feito por um raio, há milhões de anos, que foi se abrindo com o movimento da Terra e formando um caminho. Por ali corre um rio, que não se sabe como, nasce dentro de um vulcão e vem correndo toda uma montanha até desaguar entre cactos carentes e rabos de raposa, planta que só cresce perto d’água e mais parece um capim dourado brilhando no meio da rocha seca e do céu azul.
      Pequenas cachoeiras de uma água inacreditavelmente morna, que quanto mais se sobe o caminho no cânion, mais quente fica.
      Ora na sombra, ora sob o sol fervente do deserto, quando as mãos encostam nessa água, o corpo inteiro arrepia a sensação inesperada daquela temperatura improvável. 
      Caminhamos por 2 horas na abertura do cânion, às vezes ao lado das águas, às vezes na rocha laranja, avistando somente a vegetação que garantia que o rio estava ali. Com a boca seca e os olhos em choque, atingimos o cume e as famosas Termas de Puritama. 7 piscinas naturais desenhadas como que em andares, cada uma delas com formatos e temperaturas diferentes, que vão dos 23 aos 30 graus.
      A água é quente feito abraço, potável e de uma transparência que se confunde com as lágrimas, dando a impressão de que choramos cada gota daquele elixir que, se não cura doença, acalenta a alma.
      Quando o corpo emerge aquelas águas, o coração palpita; a boca não consegue não beber; as mãos correm os braços na tentativa de sentir ainda mais o abraço que envolve por inteiro; os olhos não conseguem se fechar para não perderem um segundo daquela sensação indescritível e choram ao mesmo tempo em que querem ver; e o sorriso vem, completamente involuntário, mais do que convidado e sem nenhum necessidade de ser chamado, aguçando cada poro e cada mínimo sentido e despertando a absoluta certeza de que a plenitude do amor está dentro e só pode ser isso.
      Esse passeio é o Termas da Puritama + trekking. Não deixe de ir caminhando. A sensação de chegar ao topo vivendo o caminho é incomparável do que alcançar as termas numa van.

       

       
      Tour Astronômico
      A altitude alta e as nuvens raríssimas fazem do céu do Atacama o ponto de observação mais limpo da Terra. É ali que estão os maiores e mais modernos telescópios da Nasa e os mais competentes astrônomos. 
      A realidade é que, para além das pesquisas, olha-se para cima após as 23h e tudo parece um filme. As estrelas são holofotes, dispensando qualquer luz artificial, e o céu parece tão baixo e tão perto que é possível ver o movimento da Terra em tempo real, com os planetas visíveis a olho nu mudando de lugar a cada segundo. A Via Láctea é um borrão branco nítido, grande, que prende os olhos ao tentarmos entender o inexplicável. Mas o que o telescópio mostra ao parar em Saturno beira o indescritível. O coração palpita quando os olhos se deparam com os anéis perfeitos e a nitidez do imaginário de toda uma vida. É preciso coragem para descer as escadas do imenso observador do céu e aceitar registrar aquele instante somente na memória, rezando pra que ele permaneça, forte, vivo e intenso, exatamente como o segundo em que os olhos perceberam o que viam. E num misto de felicidade e medo do que o tempo muitas vezes prega em nossa lembrança volátil, três estrelas cadentes rasgam o céu, roubando a respiração e deixando ainda mais claro que a gente é um pingo de absolutamente nada.
      Fizemos o tour astronômico com a Space Obs, porque lemos muitos relatos de que eles teriam os melhores telescópios. Não gostamos. Extremamente técnico. Grupos grandes, muita espera e filas para cada telescópio. Um casal de simpáticos astrônomos estrangeiros nos recebe e nos guia pelo tour. Observamos o céu a olho nu, com ela apontando estrelas, planetas e constelações. Seguimos para a observação nos telescópios e finalizamos com uma roda de chocolate quente e uma palestra bem entediante sobre física quântica, cálculos astronômicos e informações numéricas pouco interessantes e nada relevantes para quem, como nós, busca um pouco mais de magia. Nos arrependemos de não termos feito também esse passeio com a Araya. Algumas pessoas que fizeram com eles, amaram a experiência. O guia era um senhor nascido no Atacama e entendedor do céu, que em meio aos telescópios, contava sobre as crenças ancestrais do surgimento das constelações. Tudo acompanhado de chocolate quente ou de whisky.
      Preparem-se para o frio da noite do Atacama. Especialmente nesse passeio, que é feito na madrugada por razões óbvias, o frio é congelante. Gorros, cachecol, luvas e meias. Tudo é necessário. 
       
      Passeios que não fizemos
      Salar de Tara - queríamos muito, mas estava fechado, com muita no acesso.
      Geyser el Tatio - era muito cedo, muito frio e estávamos mais interessadas nas belezas das lagoas.
      Vale do Arco-Íris - faltou tempo.
      Lagunas Antiplânicas - na seleção de cada passeio, optamos pelas outras lagunas.
       
      Onde comer?
      Não achamos tão tranquilo comer em San Pedro. Tentamos tudo. De restaurantes típicos locais a pizzarias. Destacamos somente a Pizzería El Charrúa, com pizzas crocantes e saborosas, e o Empório Andino, com empanadas de diferentes sabores.

       

       
      Também lemos muito sobre Las Delicias de Carmen. Comemos lá 2 vezes e não gostamos nenhuma. 
       
      Dicas
      Na rodoviária há o precioso e pouco divulgado Mercado dos Produtores. Não deixe de caminhar até lá. É onde os artesão locais tem suas oficinas e lojas. Nos apaixonamos pela Dona Carmem, uma das mais antigas artesãs do Atacama e dona de mãos que tecem belíssimas peças, de uma lã natural que ela mesma prepara, monta em novelos e encaixa em seu tear. E também o Manolo, exímio ourives e conhecedor de cobre, mineral abundante na região. Suas joias são obras de arte.

       

       

       

       
      https://www.instagram.com/trip_se_/
       
    • Por Astrolábio Trip
      O Deserto do Atacama é o deserto mais alto e mais seco do mundo, mas com paisagens belas e  únicas. Não é a toa que é um dos destinos turísticos mais procurados por brasileiros.
              Como chegar:
            Voos até o Aeroporto de Santiago e de Santiago para o Aeroporto de Calama. De Calama é necessário contratar um tranfer que pode ser reservado pela internet ou direto no aeroporto.
              Quando ir:
             Dependendo da época do ano, você encontrará paisagens bem diferentes.
             A época de chuvas vai de Dezembro a Fevereiro. Sim, chove no deserto. Não tanto a ponto de estregar o passeio, mas ninguém controla a natureza, né?
             Inverno : Junho, Julho e Agosto com temperaturas em torno de 20°C durante o dia , porém a noite e de manhã cedo espere temperaturas por volta de 0°C ou até mesmo negativas.
             Nos demais meses a temperatura é mais amena e não há tanta variação térmica, o que torna esse período bem interessante para conhecer o Atacama.
              O que levar:
             Independente da estação do ano leve gorro, casaco ou fleece, cachecol, hidradante corporal, protetor solar, pomada Bepantol é essencial para os lábios, toalha e  óculos de sol. No verão dá para levar alguns shorts e camisetas para o dia. Se for inverno, capriche no casacos mais grossos, além de levar segunda pele,fleece, luvas, meias grossas e um corta vento.
             Como lidar com a altitude nos passeios: Mastigar folha de coca, chá de coca ou chachacoma. A folha da coca não é considerada droga e tampouco tem efeitos alucinógenos. Há também nas farmácias Soroche pills  para o mal da altitude. Descanse bem e evite bebidas alcoólicas em excesso. Você preciso de pelo menos 24 horas. para se aclimatar. Aproveite para conhecer a cidade de San Pedro de Atacama que é um charme.
       
              Moeda: pesos chilenos. Trocamos em São Pedro do Atacama mesmo, pois a cotação estava melhor que no aeroporto. As principais casas de câmbio ficam nas Ruas (calles) Toconao e Caracoles. Pesquise a melhor cotação antes de trocar seu dinheiro.
          Com quem fechamos os Tours: Fechamos os nossos passeios com a Deyd (www.instagram.com/deynoatacama) , que é uma brasileira super gente boa que mora em São Pedro do Atacama, e nos ajudou na escolha dos tours e preparou tudo da melhor maneira para nos receber. Ao entrar em contato com a Deyd, comente que você achou a indicação no Blog Astrolábio Trip e ganhe 5% de desconto. Pode enviar mensagem para ela pelo whatsapp +56 9 7993 2005 ou ligar também.
               O que fazer no Atacama :
      Valle de la Luna 
      Fica a 10km de São Pedro de onde visitaremos diferentes atrativos que se encontram no valle como o Anfiteatro, mina Victoria, Mirador, Três Marias, cavernas de sal e a pedra do Coyote.
      Entrada: 3 mil pesos
      Horário : 16:00 às 20:00h
      Valle de la Luna . crédito @deydnoatacama        Geysers del Tatio
             Esse é um dos passeios que mais exige dos visitantes. A saída do hotel é por volta de 4:30/5:00 da manhã quando as temperaturas ainda estão baixas ou até mesmo negativas, e ao chegar ao campo geotérmico alcança-se cerca de 4200 metros de altitude. E mesmo assim é uma das atrações mais procuradas por quem visita o Atacama.  O tour começa com uma caminhada para observar os diferentes tipos de gêiseres, fenômeno que só pode ser observado em 6 lugares do mundo e este é o terceiro maior. O tour inclui café da manhã . Dica: Não faça esse tour antes de estar aclimatado.
      Entrada : $7.000
      Horário: 04:30 às  13h
      Geysers del Tatio         Piedras Rojas e Laguna Altiplânicas
              O tour mais clássico e mais procurado no Atacama, ou seja, imperdível. É um tour de um dia inteiro passando por variadas altitudes no decorrer do passeio. Começamos visitando o  povoado de Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa , Reserva Nacional dos Flamingos  e seguimos para o povoado de Socaire , onde tomamos o café da manhã e mais tarde retornaríamos para o almoço. Depois de ver tantas paisagens lindas, paramos no Mirante de Piedras Rojas . Infelizmente, o acesso a Piedras Rojas está fechado desde janeiro/2018 e ainda não há previsão para reabrir. Visitamos a Laguna Tuyaito e logo depois as Lagunas Altiplânicas a 4200 metros de altitude. E pra finalizar o dia , uma parada em um trecho do antigo caminho Inca e em uma das latitudes do Trópico de Capricórnio. Fizemos esse maravilhoso tour e em breve teremos um post só para ele.
      Entradas : $5.500 ($2.500 – Reserva Nacional dos Flamigos e $3.000 – Lagunas Altiplânicas)
      Horário: 07h às 17h
        Vulcano          Termas de Puritama
             Esse tour é para relaxar e é excelente para combinar com algum outro que você já tenha feito pela manhã ou que fará à tarde. Há geralmente saídas nos dois turnos. Em Puritama, você disfruta das águas termais  (30°C) que vem dos vulcões e da cordilheira.
      Entrada : $15.000 fim de semana e manhãs durante a semana e $9.000 tardes durante a semana
      Horários: 09h às 14h ou 14h às 18h
      Termas de Puritama        Lagunas Escondidas
             São 7 lagoas localizadas no altiplano, de águas turquesas e com uma concentração de sal de ceraca , 7 vezes mais alta que a concentração do mar. Apenas 2 lagoas estão aptas para o banho, onde você não consegue afundar devido a alta concentração de sal.
      Entrada: $5.000
      Horário: 15h às 20h
      Lagunas Escondidas        Laguna Cejar
             Outro lugar ideal para descansar depois de um dia de muitos passeios. As saídas são por volta das 16h e você visitará a Laguna Cejar e los Ojos del Salar. Imagina poder se banhar flutuando nas águas salgadas e ainda poder observar o pôr do sol. Leve roupa de banho e um casaco para o retorno.
      Entrada: $17.000
      Horário: 16h às 20h
      Leia mais em https://astrolabiotrip.com/2018/12/02/o-que-fazer-no-atacama/


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