Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Sugestão de roteiro - Europa - Férias

Postado
  • Membros

Aos amantes de viagens gostaria de dizer que é uma satisfação enorme estar aqui compartilhando do conhecimento de vocês!

Ajuda 01 - Na opinião de vocês vale a pena fazer bate e volta entre cidades? Ou seguir o estilo triangular, passando por todas as cidades?

Ajuda 02 - Preciso de uma análise do meu roteiro para viajar no final do ano, mais ou menos entre dezembro e janeiro de 2018. O roteiro conta com 18 dias ( 2 dias do trajeto BRA/EUR - Ida e volta e 16 dias viajando entre as cidades). Eu consegui definir as cidades e quantidades de dias que pretendo passar em cada uma delas, porém gostaria do apoio de vocês em relação ao transporte de uma cidade a outra e se o roteiro está aceitável para conhecer os principais pontos turísticos de cada cidade.

Dia 01 - Chegada em Madri - Ficarei 1 dias

Dia 02 - Barcelona - Ficarei 1 dia - apenas de passagem para tirar fotos

Dia 03 - Pisa e Milão - Ficarei 1 dia - apenas de passagem para tirar fotos

Dia 04 - Roma e Veneza - Ficarei 2 dias em cada cidade

Dia 6 - Amsterdã e Bruxelas - 1 dia e meio em cada cidade

Dia 9 - Londres - 4 dias 

Dia 13 - Paris - 3 dias

Dia 17 - Volta ao Brasil

Obrigado pelo apoio de todos e pelas dicas.

Abraço

Featured Replies

Postado
  • Membros

cara nessas cidades de um dia você tá levando em conta que perde tempo com deslocamento ? tenho a impressão que algumas dessas vai acabar conhecendo só o aeroporto ... eu retiraria alguma de um dia e colocaria esse um dia em outra

Postado
  • Membros

Totalmente inviável esse planejamento! Considere que o dia do deslocamento não é um dia útil onde voce pode levantar cedo, ir pra rua fazer atividades diversas e voltar no final da tarde. O dia do deslocamento voce precisa fazer o checkout - se locomover até o proximo destino - fazer checkin, se for de aviao demanda mais tempo ainda pra se chegar ao aeroporto com antecedência e depois chegar ao seu destino final. Ou seja, é quase um dia perdido e o que der pra ver/conhecer neste dia é lucro. Lembre-se tambem que imprevistos podem acontecer.

Com esse tempo disponível eu tiraria a Itália e concentraria em conhecer regiões mais próximas uma das outras.

Postado
  • Colaboradores

@jurandijunior : os foristas acima já comentaram, mas vamos lá:

- Ajuda 01: bate-volta ou triangulação? OK, você está na cidade X e quer conhecer um pouco da cidade Y.

Se fizer bate-volta a partir da cidade X, você não precisa se preocupar em pesquisar hospedagem na cidade Y e ficar perambulando por lá com bagagem, esperando dar a hora do check in e/ou procurando locker. É uma vantagem do bate-volta.

Por outro lado você terá dois deslocamentos no mesmo dia, o que torna o esquema mais cansativo. Além disso talvez não consiga curtir bem a cidade Y, pois estará preocupado em não perder a volta para a cidade X. É uma vantagem para o esquema triangular.

Se houver transporte fácil (meu limite pessoal é de 2h, estourando muito umas 3h de percurso), fácil e regular (ônibus e/ou trem de hora em hora), o bate-volta é viável. Ele vale a pena se a cidade Y for legal (que valha a pena o esforço de chegar lá), mas os atrativos estiverem muito concentrados numa área pequena.

Por outro lado, se a ideia é continuar a viagem rumo a uma cidade Z, você tem que considerar: é mais fácil chegar lá a partir da cidade X ou da cidade Y? 

- Ajuda 02: eu tentaria enxugar o roteiro. Escolher entre Amsterdã e Bruxelas, escolher entre Veneza e Roma... ou melhor ainda, fazer o que o lobo_solitário sugeriu. Lembre-se de que será inverno, com riscos de bloqueios em estradas/aeroportos, deslocamentos complicados, tempo feioso e pouco tempo de luz solar. De repente você tem a maior trabalheira para chegar a um lugar e nem consegue tirar fotos...

Aqui no Mochileiros já encontrei relatos de viagens esquema ninja (até Paris em esquema bate-volta a partir de Lisboa eu já vi aqui, ou viagens com uma média de 2 dias em cada país) e muitas vezes o viajante diz: "queria ter visitado tal lugar, mas tinha fila e eu não teria tempo"; ou "estava cansado e queria dormir mais, mas tinha que aproveitar a viagem". Aí eu penso: "que roubada!"; e no final do relato ele diz que valeu a pena e se sentiu superfeliz. Se a pessoa gostou de ter viajado dessa forma, quem sou eu para dizer que foi ruim? A melhor viagem é justamente essa: quando você volta pra casa e se sente feliz, quando vê que valeu a pena. E isso independe de visitar os pontos turísticos "obrigatórios". Muitas vezes a lembrança mais forte que temos nem é a foto no monumento, mas sim alguma figuraça que conhecemos na cidade e que rendeu um bom bate-papo.

Maaaaasss... pense com carinho num esquema mais slow travel. Você não vai participar de uma maratona e não tem obrigação de conhecer todos os lugares que seus amigos indicaram das viagens deles. 

Postado
  • Autor
  • Membros

Pessoal, obrigado pelo retorno. Vou refazer o roteiro; realmente a quantidade de dias ficaria muito apertado. Vlw!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.