Ir para conteúdo

Parar ou continuar mochilão de 4 meses já?


Posts Recomendados

  • Colaboradores
7 minutos atrás, Rogerio K C disse:

 

Achei interessante a palestra que esse Rogério Chimionato deu no TED:

 

Tive a honra de conhecer ele,  muito foda esse brother.. Humildade extrema, bondade,  passou três meses dando aula grátis em Belém.  Onde passava.. Sem querer nada em trocar,  só um Sorriso,  felicidade... Superou câncer, fim do casamento,  fim do restaurante e foi mora na casa dos pais,  se viu depressivo,  deslocado e saiu por anos viaja do sem grana. Muito foda

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, samanthavasques disse:

Oi Jonatas!

Já passei por uma situação bastante parecida com a tua, então falo por experiência própria.

Nós temos algumas diferenças. O estilo da minha viagem foi diferente do seu, não fui sem dinheiro, preferi guardar a grana antes de ir pra ficar tranquila e não ter que trabalhar. Outra diferença é que eu não tinha uma situação ruim na minha rotina de antes da viagem, eu não tinha nenhum problema nem de família, nem de trabalho, eu só queria um algo a mais quando larguei tudo e parti pra viagem.

Mas mesmo assim tive crises de querer voltar pra casa como você está tendo.

A primeira crise veio com 3 meses de viagem, quando eu me decepcionei um pouco com as amizades que tinha feito, e aí bateu a saudades dos amigos de casa. Mas insisti um pouco, conheci novas pessoas, e passou.

A segunda crise veio no quarto mês, principalmente por conta de um choque cultural muito grande, em um país que hoje considero como uma das principais experiências que tive na vida (China). Não vou dizer que essa crise passou, na verdade eu enfrentei na marra e segui por mais um mês.

Depois de 5 meses de viagem, com cansaço e crises acumuladas, um dia acordei de mau humor e decidi voltar pra casa, comprei uma passagem de avião para o mesmo dia para viajar meio mundo de volta.

Minha volta foi no instinto, não pensei muito quando decidi voltar. Mas tive 2 longos dias dentro de aeroportos pensando sobre isso. E me fiz todos os mesmo questionamentos que você está se fazendo. Eu expliquei toda essa minha história para você entender que você não é o único que saiu para realizar seu sonho e percebeu que naquele momento não era aquilo que você queria. Todos esses questionamentos que você se faz agora, eu também me fiz nessa época, e um monte de gente se fez também, mas essas histórias o pessoal não bota aqui no fórum nem nos blogs, porque na internet a vida é perfeita. O que tem que entender é que nada na vida é 100% felicidade nem 100% tristeza, mas na internet só se conta o lado feliz da história, e aí quando você se dá conta que tem alguma coisa que não está tão perfeita assim, você acha que o problema é você. Não é. Não tem nada de errado com você. Não é um fracasso decidir voltar pra casa, é uma escolha. Existe felicidade e existe tristeza em qualquer caminho que você escolher daqui para a frente, seja o de continuar, seja o de voltar.

Vi numas mensagens acima alguém falando que se você voltar você volta pra mesma situação que você estava antes. Não é bem assim. Ninguém volta de uma viagem dessas sendo a mesma pessoa que era antes, você vai ter outro estilo de vida, outros objetivos, então voltar não é abrir mão da sua aventura pra aceitar a sua vida ruim de antes, voltar é escolher um caminho, assim como seguir é escolher um caminho. E não tem caminho certo ou errado, o que você tem que fazer é tirar o melhor proveito de qualquer que tenha sido a sua decisão.

Hoje, vendo de maneira mais clara, eu entendo que voltei porque estava focada mais nas coisas que pretendia fazer quando voltasse pra casa depois dessa viagem, do que pensando em aproveitar a viagem em si. E te digo que hoje, 1 ano e meio depois de ter voltado antes da hora, eu realizei 99% daquelas coisas que eu pensava durante a viagem, e minha vida é completamente diferente do que era antes.

Sei que nada do que eu disse vai te ajudar a tomar a decisão de seguir ou de voltar, porque isso é uma coisa extremamente pessoal, só espero ter te ajudado a perceber que você não está sozinho por ter passado por isso, que não é nenhum fracasso voltar, e que voltar não significa seguir o caminho que você estava seguindo antes, mas sim o início de uma nova etapa. E independente do que você decidir, o que importa é que esteja em paz consigo mesmo, e aí as coisas dão certo naturalmente.

Desculpa o textão rs

 Você realmente entendeu oque quis fala aqui não estou precisando de um analista ou de me tratar mas sim estou na dúvida comum que qlq mochileiro enfrenta no caminho roots como o meu perrengues todos tem em qlq lugar e dinheiro não move meu mundo pq cheguei até aqui sem nada e não e agora que vou só temos que ter coragem de sabe oque e melhor para nos eu agradeço muito a vc por suas palavras me ajudaram muito mesmo a toma a decisão que precisava um grande abraço e claro nunca Vou para de mochilar por qlq coisa 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
3 minutos atrás, Jonatas S. Lacortte disse:

 Você realmente entendeu oque quis fala aqui não estou precisando de um analista ou de me tratar mas sim estou na dúvida comum que qlq mochileiro enfrenta no caminho roots como o meu perrengues todos tem em qlq lugar e dinheiro não move meu mundo pq cheguei até aqui sem nada e não e agora que vou só temos que ter coragem de sabe oque e melhor para nos eu agradeço muito a vc por suas palavras me ajudaram muito mesmo a toma a decisão que precisava um grande abraço e claro nunca Vou para de mochilar por qlq coisa 

Show brother.. Muito bom!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 minutos atrás, Dan Wollker disse:

Tive a honra de conhecer ele,  muito foda esse brother.. Humildade extrema, bondade,  passou três meses dando aula grátis em Belém.  Onde passava.. Sem querer nada em trocar,  só um Sorriso,  felicidade... Superou câncer, fim do casamento,  fim do restaurante e foi mora na casa dos pais,  se viu depressivo,  deslocado e saiu por anos viaja do sem grana. Muito foda

Pow vlw mesmo pelo vídeo ele e Guerreiro mesmo muito motivador oque ela fala abraços 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 minuto atrás, Jonatas S. Lacortte disse:

Pow vlw mesmo pelo vídeo ele e Guerreiro mesmo muito motivador oque ela fala abraços 

Você tbm eh um Guerreiro. Muitas pessoas q passam oq passou tomam as piores decisões.. Você tomou a mais difícil para muitos q pensam q o mundo só move com grana e muitos rotulam isso como loucura sair por aí. Creio q todos merecemos algo assim,  dá um reset e um tempo. Eu um dia espero muito da um tempo. Infelizmente ainda do numa prisão q a sociedade cultua,  emprego,  bens etc.. E to quase dando um tempo. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
27 minutos atrás, Dan Wollker disse:

Você tbm eh um Guerreiro. Muitas pessoas q passam oq passou tomam as piores decisões.. Você tomou a mais difícil para muitos q pensam q o mundo só move com grana e muitos rotulam isso como loucura sair por aí. Creio q todos merecemos algo assim,  dá um reset e um tempo. Eu um dia espero muito da um tempo. Infelizmente ainda do numa prisão q a sociedade cultua,  emprego,  bens etc.. E to quase dando um tempo. 

Pra mim foi muito bom conheci muitas coisas culturas pessoas e aprendi que não precisamos de dinheiro pra nada que podemos nos vira sem ele e ir aonde quiser com a força de vontade em nosso coração so que tem vezes bate uma bad por situações que acontencem no caminho amor solidão tudo isso Mas está na hora de continuar em frente o destino nos Guarda sempre algo novo 

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
18 minutos atrás, Jonatas S. Lacortte disse:

Pra mim foi muito bom conheci muitas coisas culturas pessoas e aprendi que não precisamos de dinheiro pra nada que podemos nos vira sem ele e ir aonde quiser com a força de vontade em nosso coração so que tem vezes bate uma bad por situações que acontencem no caminho amor solidão tudo isso Mas está na hora de continuar em frente o destino nos Guarda sempre algo novo 

Realmente.. Eh um misto!  Cada dia eh uma experiência,  um desafio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Poxa, é inspirador o que você está realizando! 

Curta cada momento, poucas pessoas neste mundo tem coragem de fazer, bilhões de pessoas queriam ter essa tua coragem. 

O dia que pintar um amor na tua vida, tudo muda.

Tire uns dias pra ficar contigo mesmo e reflita o que é melhor pra você! 

Parabéns pela coragem e muita sorte! 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá, cheguei no seu tópico enquanto ainda estava na sessão "perguntas e respostas". Durante o final de semana enquanto fazia uma pedalada fiquei pensando no seu dilema e refletindo sobre a minha própria vida. Entendo essa frustação que vc comenta de ver as coisas dando errado - passei por situação semelhante quando saí de casa com pouco dinheiro e tudo aconteceu diferente do esperado. Já que o primeiro caminho que tomei não deu certo e o orgulho me impedia de voltar pra casa, acabei indo pra outro lugar e recomeçando minha vida numa situação diferente. Foi bem difícil, mas hoje olho pra trás e não me arrependo. Estou comentando isso apenas pra te lembrar que vc não tem apenas 2 opções (continuar mochilão/ voltar pra casa) e sim que na vida temos montes de oportunidades. Então vc pode ir pra outro lugar, pegar um trabalho, se organizar melhor, retomar seu mochilão depois. Não veja isso como derrota mas sim uma mudança estratégica de planos. O seu tópico me fez também pensar no que realmente me trouxe satisfação na vida até agora. Como todo mundo mais aqui no mochileiros eu adoro viajar, sendo que a minha grande paixão é explorar o mundo de bicicleta. Mas sendo sincera as coisas que trouxeram mais satisfação envolveram duas coisas que não se comenta muito por aqui: esforço e trabalho. E não estou nem pensando em profissão, dinheiro, bens materiais, nada disso. Mas em habilidades que aprendi e dificuldades minhas que superei, como a imensa fobia social que eu tinha. Aliás me dei conta que está na hora de pedalar menos e aprender/crescer mais. Então entrei aqui para agradecer vc ter compartilhado seu dilema (valeu muito pelo momento de reflexão) e te desejar boa sorte, qualquer que seja o caminho que vc resolver seguir.

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Só não te acompanho pois estou esperando resolver pendências com o ministério do trabalho, tenho vontade de viver como andarilho, mas não como um maluco de br/micróbio.

Essa parte que você falou que foi assaltado me assustou...

Difícil te dizer algo, eu ouvi num filme  o seguinte: "a felicidade é um estado de espírito"

Você pode voltar pra casa e tentar novamente o mochilão posteriormente, tire um tempo para reflexão...

Com solidão nunca tive problemas, pois já morei sozinho, é complicado, mas pra mim nunca foi um bicho de sete cabeças, já fiquei em internato militar também, pra mim foi pior pois eu queria sair, mas não podia, quase como uma prisão, pra mim privação de liberdade é a pior coisa possível...

Então, fique livre pra errar até a vida permitir, erre, acerte, fique feliz, fique triste, mas continue vivendo! guarde isso!

Você é livre !  Pode tentar recomeçar quando quiser! E mais, você está vivo!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...